Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 11 de janeiro de 2021
Remo de volta à Série B depois de 14 anos



É a grande notícia deste fim-de-semana. Desde 2007 os azulinos não jogavam a segunda divisão brasileira, tendo passado cinco anos na Série C. A espera enfim acabou às 10 da noite deste domingo, depois do 1 x 1 entre Londrina e Ypiranga, que somado ao 1 x 0 diante do Paysandu garantiu ao Leão o primeiro acesso desta Terceirona. Os comandados de Paulo Bonamigo ainda buscarão a finalíssima do torneio, um simples empate já resolve. O Grupo D está assim a uma rodada do fim: Remo com 10, Paysandu com 7, Londrina com 6 e Ypiranga com 4.

Sábado que vem, tem Remo x Londrina e Ypiranga x Paysandu. Para mostrar quão pegada estará a situação, pego o Canarinho para referencial: se ele vencer e der empate em Belém, todos os adversários remistas ficariam com 7 pontos. O Londrina - que empatou todos os três mandos nesta fase e mandou embora o técnico Alemão, que ontem não estava na casamata devido ao coronavírus (!!!) - ficaria com uma vitória contra duas de Ypiranga e Paysandu. Hoje, o saldo é menos 1 a menos 2 para o Papão. Um simples 1 x 0 inverte para menos 1 a menos 2 pro Ypiranga.

Anteontem, o Vila Nova ganhou do Santa Cruz por 2 x 1. Hoje, tem Brusque x Ituano. Ganhando, os catarinenses matam a charada do primeiro acesso via Grupo C, que está assim: Vila com 7, Brusque com 6 e Ituano e Santa com 5. Vitória deixará o Brusque com 9. Domingo que vem, tem Santa Cruz x Brusque e Ituano x Vila Nova.

Série D definiu semifinalistas e acessados



A grande novidade é o Altos, que não tem nem uma década completa de existência e era o único cuja ida das quartas acabara empatada. Porém, ele tocou 5 x 1 ontem e 6 x 2 totais no Marcílio Dias, cessando uma longa espera de quatro anos para enfim obter isso. O adversário na semifinal será o Mirassol, que mesmo com um a menos virou de 0 x 2 para 3 x 2 anteontem e 5 x 3 totais diante da Aparecidense. Eduardo Baptista ganhou sua temporada.

A outra semifinal também terá um Nordeste x SP. Rebaixado no Cearense do ano passado, o Floresta deu uma transformada substancial e consolidou isso no 1 x 1 de ontem para 3 x 1 totais sobre o América de Natal, eliminado pela quarta vez consecutiva. Vem aí o Novorizontino, que atropelou o Fast por 3 x 0 ontem e 4 x 0 totais - e sua ida pra Série C abriu uma vaga para SP na Série D para a Inter de Limeira, 18 anos depois nacional de novo.

Altos, Mirassol, Floresta e Novorizontino substituirão Boa Esporte, Imperatriz, São Bento e Treze na C de 2021.

São Paulo deu mole e o Inter encostou mais ainda



A derrota pros reservas do Santos por 1 x 0 fez o líder do Campeonato Brasileiro perder a invencibilidade de 19 jogos no Morumbi, perder duas seguidas depois de 10 meses e chegar às três rodadas sem vitória, ao passo que o alvinegro praiano voltou a ganhar um clássico depois de três empatados e sete perdidos em 2020, além de ganhar de novo dos tricolores depois de quatro encontros. A diferença agora é somente de três pontos pois o Internacional fez 1 x 0 no Goiás, a quem não batia na primeira divisão havia quatro partidas, para ser o primeiro time a vencer cinco seguidas nesta temporada. Praxedes fez o primeiro gol profissional dele e o primeiro da nova rede "véu de noiva".

Já o Flamengo não ganha há três consecutivas. Rogério Ceni fez várias trocas no onze inicial por simples opção e elas resultaram no 2 x 0 do Vozão, que repetiu o sucesso de 2018 no Maracanã. O Grêmio também perdeu a chance de se aproximar ao ficar no 0 x 0 com o Fortaleza, 13º empate nesta Série A. Mesmo com 12 infectados e sem vencer há quatro jogos, Enderson Moreira estreou sem derrota. Já o Palmeiras ganhou do Sport por 1 x 0 e o bafafá do pênalti desmarcado rende até agora. A regra pode dizer isso, mas muitos árbitros já fizeram aquilo, daí a enorme queixa rubro-negra a ponto de quererem seus jogos sem VAR (não levarão) e a anulação desse de sábado (esquece).

Horrível o 0 x 0 entre um Coritiba que não ganha há 10 rodadas e o Athletico. A síntese foi o lateral cobrado erradamente pelo Maílton, que acertou o bandeirinha e não repôs a bola em jogo. No outro clássico, o Vasco tocou 3 x 0 no Botafogo, que perdeu 11 dos últimos 12 jogos e tem apenas uma única vitória nas últimas 14 partidas. O 3º cruzmaltino foi do Yago Pikachu, 100º gol na carreira e primeiro desde o feito no 1 x 1 com a Chapecoense em dezembro de 2019. Melhor resultado vascaíno sobre os botafoguenses desde os 6 x 0 do Carioca de 2010. Melhor ainda porque o Bahia, se não chegou às oito derrotas seguidas, não vence há isso tudo após o 1 x 1 com o Atlético Goianiense.

Hoje tem o Atlético Mineiro, com Jorge Sampaoli completando 100 partidas por clubes brasileiros (35º pelo Galo e 65 pelo Santos) - segundo estrangeiro mais longevo no Brasileirão de pontos corridos, atrás apenas dos 120 jogos de Diego Aguirre entre Inter, Atlético e São Paulo -, visitando o Red Bull Bragantino, que enfrenta nove casos de Covid no grupo. A corrida pela liderança está assim após 29 rodadas: em 1º, São Paulo com 56; em 2º, Internacional com 53; em 3º, Atlético, Flamengo e Grêmio com 49 e todos com um jogo a menos (os mineiros ficarão assim depois de hoje); e em 6º, Palmeiras com 47 e duas partidas a menos. Quantos moles mais Fernando Diniz e cia. darão?

As próximas partidas envolvendo estes seis primeiros são estas: na sexta, Palmeiras x Grêmio; no domingo, Athletico Paranaense x São Paulo, Atlético Mineiro x Atlético Goianiense e Internacional x Fortaleza; e na segunda, Palmeiras x Corinthians (atrasado e enfiado às 7 da noite de uma segunda-feira, humpf!!!) e Goiás x Flamengo.

Eis a zona de rebaixamento: em 14º, Sport, Vasco (este com um jogo a menos) e Fortaleza com 32; em 17º, Bahia com 29; em 18º, Goiás com 26; em 19º, Botafogo com 23; e em 20º, Coritiba com 22. As próximas partidas com essa turma: no sábado, Fluminense x Sport e Vasco x Coritiba; no domingo, Santos x Botafogo e Inter x Fortaleza; e na segunda, Goiás x Flamengo. Foi adiado Bahia x Corinthians pro dia 28 devido aos jogos alvinegros diante de Fluminense depois de amanhã (dia 13) e Corinthians no dia 18. Os baianos voltam a jogar no dia 20, contra o Athletico.

América a uma vitória do acesso pra Série A



Os 4 x 0 sobre o Vitória deixam assim os mineiros após 33 rodadas desta Série B, finalmente pintou a primeira possibilidade na letra fria dos números de classificação. Apesar de tomar 3 x 0 do Jeferson (primeira trinca do Botafogo de Ribeirão Preto desde os 4 x 1 na Ponte Preta em outubro de 2019 e primeira trinca sofrida desde os 3 x 0 do São Paulo um mês depois), a Chapecoense também ficou na mesma condição por tão acima dos outros.

Vamos à classificação: em 1º, América com 66; em 2º, Chape com 63; em 3º, Cuiabá com 54; em 4º, CSA e Juventude com 52; em 6º, Guarani com 48; em 7º, Avaí e Ponte com 47; em 9º, Sampaio e Operário com 45; em 11º, Cruzeiro e Brasil com 44; em 13º, CRB com 43; em 14º, Confiança com 42; em 15º, Náutico com 38; em 16º, Vitória com 37; em 17º, Figueirense com 36; em 18º, Paraná com 33; em 19º, Botafogo com 30; e em 20º, Oeste com 23.

34ª rodada começando hoje com Ponte Preta x Cuiabá, Confiança x Operário e CRB x Guarani, amanhã tendo Botafogo de Ribeirão Preto x Sampaio Corrêa, Paraná x CSA, Brasil x Juventude, Náutico x América Mineiro e Chapecoense x Figueirense, por fim na quarta-feira apresentando Avaí x Vitória e Cruzeiro x Oeste.

Os destaques de anteontem, ontem e hoje

Brasileirão Sub-20 Athletico Paranaense finalista com 3 x 1 ontem e 5 x 3 totais sobre o Flamengo. Esta tarde tem Atlético Mineiro x Corinthians, 1 x 1 na ida. Finalíssima começando no próximo domingo.

Brasileirão Feminino A2 Semifinais abertas por Botafogo 1 x 1 Bahia e Real Brasília 0 x 0 Napoli.

Copa Diego Maradona O Boca Juniors, que destaquei na coluna de ontem, decidirá em jogo único no próximo domingo diante do Banfield, que ontem aplicou 4 x 1 no San Lorenzo.

Campeonato Espanhol O Atlético de Madrid segue líder com 38 pontos em apenas 14 jogos devido ao adiamento do prélio com o Athletic Bilbao por causa da nevasca. Sua sorte foi que o Real Madrid, de dois gols anulados, ficou no 0 x 0 com o Osasuna e só tem 37 pontos em 18 partidas. O Barcelona tocou 4 x 0 no Granada e tem 34 em 18.

Campeonato Italiano Milan em 1º com 40 pontos após 17 rodadas com 2 x 0 sobre o Torino, seguido dos 37 da Internazionale, que ficou nos 2 x 2 com a Roma.

Campeonato Alemão Depois de tomar 3 x 2 do Borussia Monchengladbach sexta passada, o Bayern de Munique deu mais sorte que juízo nesta 15ª rodada. O RB Leipzig poderia assumir a liderança, mas seguiu com 31 pontos contra 33 dos bávaros ao sofrer 3 x 1 do Borussia Dortmund. Na coluna de ontem, destaquei o fim do jejum de 30 partidas do Schalke 04 com 1, 2, 3, 4 no Hoffenheim.

Campeonato Francês 19 rodadas já eram e a liderança é do Lyon, 40 pontos após 2 x 2 com o Rennes. Com 39 estão Paris Saint Germain, que fez 3 x 0 no Brest, e Lille, que derrotou o Nímes por 1 x 0.

Copa da Inglaterra Carlos Vinícius, maranhense de Bom Jesus das Selvas, surgido na base de Santos e que, depois da base do Palmeiras, profissionalizou-se na Caldense, passando ainda pelo Grêmio Anápolis até chegar na Europa. Com três gols nos 5 x 0 sobre o Marine, o jogador emprestado pelo Benfica foi o destaque máximo do Tottenham - são seis em nove jogos na temporada. O Manchester City fez 3 x 0 no Birmingham, o Manchester United superou o Watford por 1 x 0 e o Arsenal precisou da prorrogação para eliminar o Newcastle por 2 x 0.

Os 80 anos do "Canhotinha de Ouro" Gerson



Campeão mundial pelo Brasil em 1970. Campeão pelo Flamengo no RJ/SP de 1961 e no Carioca de 1963. Campeão pelo Botafogo nos RJ/SP de 1964 e 1966, na Taça Brasil de 1968 e nos Cariocas de 1967 e 1968. Campeão pelo São Paulo nos estaduais de 1970 e 1971. Campeão pelo Fluminense no Carioca de 1973. Jogador técnico, de qualidade altíssima e lançamentos inigualáveis. Um dos ex-jogadores mais longevos dentre os comentaristas de futebol, mais de quatro décadas de latinha. Folclórico, impagável e falastrão. Salve, "Canhota"!!!

Curtinhas Esportivas

Reeleição na CBV Vôlei ainda comandado até 2025 por Walter Laranjeiras e o vice Radamés Lattari.

Wild Card da NFL O Rams venceu o Seahawks por 30 x 20 e enfrentará o Packers. O Bills fez 27 x 24 no Colts e pegará o Ravens, que venceu o Titans por 20 x 13. O Browns passou pelo Steelers por 48 x 37 e encarará o Steelers. Já o Saints excluiu o Bears por 21 x 9 e confrontará o Buccaneers, que fez 31 x 23 no Washington.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Nem sempre a internet ajuda - e Eduardo Oinegue é prova disso Presente todas as noites na bancada do "Jornal da Band", ele faz de casa o "BandNews no Meio do Dia". Mas na sexta-feira passada a internet dele falhou e, na base da correria, o apresentador foi à BandNews FM e de lá fez o jornal com Carla Bigatto e Felipe Bueno.

Cristiano Santos recuperado do coronavírus Soube dessa pelo Napoleão de Almeida: o apresentador do "Bora PR", da Band Curitiba, recebeu alta média após 40 dias sofrendo de coronavírus, inclusive na UTI.

Morreu Stanley Gusman O apresentador do "Alterosa Alerta" na afiliada do SBT em Belo Horizonte, ex-"Brasil Urgente" na Band Minas, foi vitimado neste domingo pela Covid-19 aos apenas 49 anos. Negacionista da doença e disseminador de inverdades no ar e nas redes sociais, além de envolvido com acusação de racismo em 2019, ele vinha sendo substituído por Ricardo Carlini e pelo repórter Paulo Tiago desde que foi internado há poucos dias. Como já esperado, uma homenagem foi feita no programa de hoje, apresentado por Leopoldo Siqueira.

Novela bíblica da Record na TV Brasil Li no Globo pelo Lauro Jardim - que mais de quatro meses atrás já noticiara a negociação - que a EBC está comprando a novela "Os Dez Mandamentos" para exibi-la este ano.

Nunca o "Altas Horas" começou tão cedo Duvido que em algum dia dos seus mais de 20 anos no ar Serginho Groisman tenha entrado no ar tão cedo igual foi anteontem: às 22h10. Tudo porque a Globo terminou o "Jornal Nacional" muito cedo para os padrões atuais, às 21h10, além de "A Força do Querer" só durar uma hora aos sábados.

Bela do Dia: Amanda Martins

Amanda Martins, repórter da BandNews FM do Rio de Janeiro. Sempre atenta às coisas cariocas em momentos alegres, como esse do carnaval do ano passado, e também nos tristes e sérios, em todos merecendo a mais interessada atenção de seus ouvintes.

"A Cor do Poder" na Globo Semana de exibição da série britânica, que dura seis episódios aqui condensados em quatro até sexta-feira com exibição diária logo depois de "A Força do Querer" - menos na quarta-feira.

"Sexo e a Cidade" de volta A clássica série de 1998 a 2008, que rendeu dois filmes em 2008 e 2010, voltará pela HBO Max em 10 episódios da produção "And Just Like That...", com Sarah Jessica Parker, Kristin Davis e Cynthia Nixon revivendo Carrie, Charlotte e Miranda. Só de fora estará Kim Cattrall, sem Samantha nessa.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 11 de janeiro, são estas:

*100 anos de Hélio Fernandes, jornalista proprietário da Tribuna da Imprensa.

*75 anos ao dobrado: de Tony Kaye, tecladista do Yes; e Naomi Judd, cantora da dupla The Judds.

*25 anos de Baco Exu do Blues, cantor que é uma das revelações do rap nos últimos anos.

*20 anos do incêndio em gravação do "Xuxa Park", que deixou 26 pessoas feridas - algumas em estado grave - e quase vitimou a apresentadora (que, por sinal, anunciou ontem sua saída da Record após cinco anos), o que levou a TV Globo a encerrar a transmissão do programa em respeito às vítimas mesmo ficando inéditas oito edições jamais apresentadas.

*5 anos ao dobrado: da morte de Reginaldo Araújo, ex-futebolista campeão paranaense de 1999 e 2003 pelo Coritiba; e da morte de Gilberto Mendes, nascido em 1922 e compositor, escritor e pioneiro em música aleatória e concreta.

Clipe do Dia: Mary J. Blige

A cantora completa 50 anos nesta segunda. Em 1998, ela e George Michael regravaram "As", de Stevie Wonder.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 203 mil dos mais de 8 milhões e 100 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.