Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Domingo, 10 de janeiro de 2021
Empate vitorioso do Boca e derrota do River



Os adversários dos brasileiros na semifinal da Libertadores jogaram ontem pela última rodada do Grupo A da Copa Diego Armando Maradona, torneio que substitui o Campeonato Argentino neste 2020/2021. Com time misto, o River Plate tomou 2 x 0 do Independiente e agora, como diria Miss Piggy para Gonzo, precisa juntar os cacos (observe-se: os cacos e não os "kermits") para tentar a reviravolta das reviravoltas contra o Palmeiras na terça-feira. Já o Boca Juniors de somente dois titulares saiu perdendo, virou o placar - segundo gol de Ábila driblando o goleiro, isso depois que ele perdeu um pênalti escorregando numa "nasca de bacana" - e tomou o 2 x 2 do Argentinos Juniors, mas a igualdade foi suficiente para acabar a chave em 1º lugar e saber na noite de hoje a quem enfrentará no epílogo do fim-de-semana que vem. Antes disso, tem Santos na quarta-feira com todos os empates com gol favorecendo os xeneizes.

Fim de um jejum histórico na Alemanha



Parece até mentira dizer isso pois fazia tanto tempo que não acontecia, mas é verdade com "VE" maiúsculo, como diria Regys Silva, que até hoje não criou coragem para admitir que é torcedor apaixonadíssimo do Bayern de Munique (ah, ah, ah, ah!!!!): o Schalke 04 venceu pelo Campeonato Alemão! (no rádio ou na TV, esse seria o momento em que tocaria "Aleluia" de Handel no último volume) Eram nada mais e nada menos que 30 partidas sem uma mísera vitória que fosse desde os 2 x 0 sobre o Borussia Monchengladbach no longínquo, distante e em princípio pandêmico 17 de janeiro do ano passado. Mas os 1, 2, 3, 4 x 0 sobre o Hoffenheim, pela 15ª rodada, impediram os comandados de Christian Gross - que não sei dizer se tem parentesco com o Nando ou com a Mariana (risos) - de igualar a marca de 31 fracassos seguidos do Tasmania Berlim de 1966. Agora é cuidar: fato efêmero ou nova constante?

Dia de lembrar dos irmãos Assis Moreira



É este 10 de janeiro por motivos diferentes. Da parte de Roberto de Assis Moreira, são os 50 anos que está fazendo. Surgido no Grêmio, foi tricampeão gaúcho de 1988 até 1990 e ainda ganhou em 1989 a primeira Copa do Brasil, sendo autor do primeiro gol de uma finalíssima dela, abrindo os 2 x 1 da volta diante do Sport no Olímpico (já que a ida na Ilha do Retiro acabou 0 x 0). Depois, jogou no Sporting e venceu a Supertaça Cândido de Oliveira em 1995, ano no qual iniciou o tri da Copa da Suíça pelo Sion até 1997, ano no qual arrematou o bicampeonato nacional. Assis também possuiu um clube aqui na capital, o Porto Alegre, que admito nem saber se ainda existe e que ficou conhecido por conquistar a segundona gaúcha de 2009 e jogar a primeira divisão apenas em 2010 e 2011.

Já da parte de Ronaldo de Assis Moreira, são lembrados neste domingo os 10 anos de sua contratação pelo Flamengo. Dias depois do famoso episódio das caixas de som recolhidas no Olímpico - algo que só aumentou mais ainda a fúria que muitos gremistas sentem dos dois irmãos (Roberto seu empresário) desde ainda a saída do mais novo para o Paris Saint Germain em 2001 -, o campeão mundial de 2002 foi anunciado pelo rubro-negro. Porém, os tempos na Gávea não foram muito memoráveis, não. Verdade, foi campeão carioca de 2011 ganhando as Taças Guanabara e Rio, marcando o gol do 1 x 0 sobre o Boavista na decisão da GB, mas tirando isso restam poucos outros momentos destacáveis, o maior deles a atuaçãozaça-aça-aça com três gols nos 5 x 4 sobre o Santos pelo Brasileirão.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste domingo, 10 de janeiro, são estas:

*105 anos do nascimento de Clóvis Bornay, carnavalesco falecido em 2005, idealizador do Baile de Gala do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, campeão do desfile das escolas de samba de 1970 pela Portela com "Lendas e Mistérios da Amazônia" e inigualável nos famosos desfiles de fantasias que por décadas a fio marcavam os dias foliões.

*60 anos da morte de Dashiell Hammett, escritor nascido em 1894 e criador do Agente Secreto X-9 e de Sam Spade, detetive que protagoniza "O Falcão Maltês", livro que inspirou o filme "Relíquia Macabra", estrelado por Humphrey Bogart.

*55 anos de Branca, ex-basquetebolista (irmã de Magic Paula) medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e no Pan-Americano de 1987 em Indianápolis, além de campeã sul-americana no Chile em 1989.

*50 anos da morte de Coco Chanel, estilista nascida em 1883, fundadora da Chanel S.A. e única do ramo presente na lista de 100 pessoas mais importantes do século 21 elaborada pela revista Time.

*40 anos do Uruguai campeão do Mundialito com 2 x 1 sobre o Brasil na final.

*35 anos do Passo Fundo, campeão gaúcho do acesso em 1986.

Clipe do Dia: Shawn Colvin

Ganhadora do Grammy de canção do ano em 1998 por "Sunny Came Home", ela completa 65 anos neste domingo. Destaco aqui "Nothing on Me", que foi tema de abertura da série "Suddenly Susan" no 2º e 3º anos.



Clipe do Dia: Elvis Presley

Há 65 anos fechados hoje, o "Rei do Rock" gravou um de seus mais históricos temas: "Heartbreak Hotel".



Clipe do Dia: David Bowie

Nascido em 1947, o "Camaleão" nos deixou há 5 anos completados hoje. De 1983, eis a joia "Let's Dance".



Revisitando a semana na "24 Horas"

Estas foram as colunas dos últimos dias e seus principais destaques (leia a edição clicando na data):

Bela do Dia: Sophia Bush

Sophia Bush, atriz. Já faz mais de três e tantos anos que ela saiu de "Distrito 21", mas ainda hoje Erin Lindsay continua vivíssima pros fãs de "Chicago P.D." com as constantes reprises na TV. Antes disso, ela já tinha brilhado por anos a fio na série "Lances da Vida" e, atualmente, é uma recorrente na produção "Love, Victor'.

3 de janeiro Boca Juniors e River Plate empatados no superclássico; CSA ganhando do Sampaio Corrêa; Rádio Bandeirantes tirando o "Arquivo Musical" do ar; e nas "Datas em 0 ou 5", os 85 anos do nascimento de Artur da Távola.

4 de janeiro Chapecoense perdendo a liderança da Série B; Brusque a uma vitória do acesso; o começo das quartas da Série D; Vasco campeão da Copa do Brasil Sub-20; Edina Alves no Mundial de Clubes; mentiradas espalhadas sobre Maria Júlia Coutinho; e "Clipe do Dia" póstumo para Gerry, dos Pacemakers.

5 de janeiro O histórico de mata-matas entre Brasil e Argentina em Libertadores; Paraná e Náutico dando ajudonas para o Figueirense; embaralhamento no Grupo D da Série C; Carla Vilhena cobrindo férias de Monalisa Perrone na CNN; as mortes de Gaúcho, cinegrafista que processou Fausto Silva, e Tanya Roberts; e nas "Datas em 0 ou 5", os 70 anos de Leda Nagle.

6 de janeiro Uma das maiores vitórias da história do Palmeiras; Cuiabá ganhando "seis pontos" do Juventude; Gilmar dal Pozzo fora do Paraná; Paola Manfroi deixando a RPC após 18 anos; desmentida internação de Fausto Silva em UTI; nas "Datas em 0 ou 5", os 55 anos de Lombardo; e "Clipe do Dia" para os 15 anos sem Lou Rawls.

7 de janeiro Santos obrigado a vencer, ganhar ou triunfar; desastre do São Paulo atenuado pela derrota do Flamengo para o Fluminense; a morte de Alex Apolinário; os 30 anos do "Bom Dia DF"; Datena reivindicando a volta das músicas na Rádio Bandeirantes; Aline Aguiar com coronavírus; a grande cobertura de Raquel Krahenbuhl na invasão ao Capitólio; e "Clipe do Dia" póstumo para Genival Lacerda.

8 de janeiro Internacional vice-líder a seis pontos do São Paulo; semifinal da Sul-Americana suspensa devido à Covid; as saídas de Carlos Andreazza da BandNews FM, de Mariana Godoy da Rádio e TV Bandeirantes e de José Raimundo da Rede Bahia; as mortes de Deezer D e Marion Ramsey; e "Clipe do Dia" para os 35 anos da estreia de "A Gata e o Rato" no Brasil.

9 de janeiro Náutico fora do Z4 da Série B depois de 14 rodadas; a projeção da Série A; "Pijama Show" de volta na Rádio Atlântida em SC; o novo dominical da Super Tupi com Isabele Benito e Márcia Pinho; Thaís Dias de volta às manhãs da BandNews Rio; Eduardo Castro efetivado pela Rádio Bandeirantes no "Jornal Gente"; um "Band Cidade" todo gravado e sem um só factual que fosse no RS; as saídas de Greici Mattos da RBS, de Cristina Mayumi da RMT e de Laís Cavalcante da Record Bahia; as mortes de Daniel "Katylene" Carvalho e Michael Apted; e "Clipe do Dia" dos 80 anos de Joan Baez.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 202 mil dos quase 8 milhões e 100 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.