Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 8 de janeiro de 2021
Inter vice a seis pontos do líder São Paulo, quem diria?



Depois daquele começo periclitante com Abel Braga após a saída tumultuada do Eduardo Coudet por picuinhas eleitoreiras de merecidos perdedores, acho que nem o mais otimista torcedor colorado poderia imaginar que ontem o time chegasse à quinta vitória seguida no geral e à quarta consecutiva no Campeonato Brasileiro. Não foi um 2 x 0 fácil, o Ceará criou mais chances e rondou mais a área do Marcelo Lomba. Mas não adianta muito criar e pouco marcar, eficiência é o que há. Caio Vidal - primeiro gol como profissional, na cidade onde nasceu e para festa de sua família (que é torcedora do rival Fortaleza) - e Yuri Alberto determinaram ainda uma vitória inédita: a primeira do Internacional sobre o Vozão "em Vozão" pela Série A, algo que fizera até ontem apenas na Série B de 2017.



Enquanto isso, o melhor no 0 x 0 "blergh" entre Atlético Goianiense e Vasco do regressado Vanderlei Luxemburgo foi o gramado do Antônio Aciolly. Se fosse para a bola rolar umas 3 da tarde, condição zero de jogo pois tinha caído uma chuva desgraçada em Goiânia e a relva era água pura. Mas o novo sistema de drenagem funcionou e, apesar de alguns judiados nítidos no gramado, deu para disputar a peleja de boa - mesmo não sendo ela boa de se ver. Mais quente que o dentro de campo foi o noticiário fora de campo dos cruzmaltinos com esse lero do Solidariedade (sim, o partido político) entrando com ação no STF para que Luiz Roberto Leven Siano seja empossado presidente mesmo que decisão do TJ-RJ tenha validado a eleição virtual vencida por Jorge Salgado. Mas era só o que faltava!!!

Superadas 28 rodadas, vamos à classificação do Campeonato Brasileiro com reforço nos seus, nos meus, nos nossos "amigos queridos", os asteriscos (rs): em 1º, São Paulo com 56; em 2º, Internacional com 50; em 3º, Atlético Mineiro* e Flamengo* com 49; em 5º, Grêmio* com 48; em 6º, Palmeiras** com 44; em 7º, Fluminense com 43; em 8º, Santos* e Corinthians* com 39; em 10º, Athletico Paranaense com 37; em 11º, Ceará com 36; em 12º, Atlético Goianiense com 35; em 13º, Red Bull Bragantino com 34; em 14º, Sport com 32; em 15º, Fortaleza com 31; em 16º, Vasco* com 29; em 17º, Bahia com 28; em 18º, Goiás com 26; em 19º, Botafogo com 23; e em 20º, Coritiba com 21.

A 29ª rodada começa amanhã e terá às 19h Sport x Palmeiras e Coritiba x Athletico Paranaense (detalhe: o Coxa oficializou Gustavo Morínigo, ex-Nacional do Paraguai, e ele já vai pra casamata amanhã mesmo), depois às 21h tendo Fortaleza x Grêmio (o Leão do Pici anunciou ontem Enderson Moreira como sucessor de Marcelo Chamusca). No domingo, vamos às 16h de São Paulo x Santos e Flamengo x Ceará, às 18h15 de Internacional x Goiás e Atlético Goianiense x Bahia, por fim às 20h30 com Vasco x Botafogo. Na segunda-feira acontecerá às 20h Red Bull Bragantino x Atlético Mineiro. Por último, quarta que vem tem às 21h30 Corinthians x Fluminense.

Os destaques de ontem e de hoje

Brasileirão Série B 33ª rodada prosseguindo hoje com Brasil x Avaí (os avaianos aparentemente tão querendo arrumar sarna pra se coçar com isso de Marco Aurélio Cunha, vulgo "lenhador de bonsai", ser seu novo executivo de futebol), CRB x Confiança, Operário x Oeste, Sampaio Corrêa x Cruzeiro e as duas principais pelejas da noite, Náutico x Paraná e Figueirense x CSA. "Carnificina" na zona do rebaixamento com 35 pontos e 8 vitórias tanto do Figueira quanto do Timbu (menos 6 a menos 9 no saldo para os catarinenses) e 33 pontos e 8 vitórias do Tricolor. Além disso, um simples empate recolocará o Azulão do Mutange nos quatro primeiros pois tem 51 pontos e 15 vitórias contra 52 e 14 do Juventude após a derrota de terça passada, que levou o Cuiabá aos 54 pontos em terceiro.

Copa Sul-Americana Adiada para terça que vem, em Assunção, a ida da semifinal Coquimbo Unido x Defensa y Justicia, que aconteceria ontem em Santiago e foi suspensa devido a casos de coronavírus no time argentino, que ficou todo em isolamento por determinação do governo chileno. Com isso, até agora tivemos a ida somente da outra semi, a específica entre argentinos, com Sand (alô, São Paulo) fazendo 1 x 0 pro Lanús sobre o Vélez Sarsfield.

Brasileirão Sub-20 A ida da semi teve Flamengo 2 x 2 Athletico Paranaense e Corinthians 1 x 1 Atlético Mineiro.

Curtinhas Esportivas

Marcinho indiciado O ex-jogador do Botafogo foi indiciado por duplo homicídio culposo após o atropelamento que na hora matou um senhor e que, nesta semana e após dias de internação, matou também a senhora atingida.

Substituição por concussão no Mundial de Clubes Será um teste da FIFA no torneio no Catar, mês que vem. Se tiver atleta com suspeita de concussão, ele poderá ser substituido em alteração à parte das cinco ainda persistentes em no máximo três paradas - e com isso poderiam acontecer até seis mudanças no total. É uma situação que tem gerado intenso debate há muito tempo por constante a preocupação com casos como esse.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Carlos Andreazza deixou a BandNews FM Depois de um ano e cinco meses ele não é mais apresentador e comentarista da rádio a partir do Rio de Janeiro, na qual chegou após sair da Jovem Pan. Além da BandNews FM, Andreazza também fazia aparições em vídeo no BandNews TV, além de mediar em 2020 o debate de primeiro turno dos candidatos cariocas a prefeito na TV Bandeirantes - não fez o do segundo pois estava com Covid. O jornalista teve hoje seu último dia e decidiu sair no começo desta semana, prometendo novos desafios após férias.



Mariana Godoy deixou a Rede Bandeirantes Mal chegou em meio ano a passagem dela, que teve apenas e tão somente três meses de apresentação do semanal "Melhor Agora" na TV Bandeirantes às segundas-feiras, pouco mais do que isso no "Jornal Gente" nas manhãs da Rádio Bandeirantes de São Paulo e dois afastamentos, um por coronavírus (que afetou não só ela, mas também os outros colegas de "Gente", Thays Freitas e Pedro Campos, ao mesmo tempo) e outro por, mesmo curada, sentir desconfortos causados pela doença. Li no Daniel Castro, do Notícias da TV, que a Bandeirantes convidou ela para fazer seu telejornalismo, mas Mariana recusou pois no entretenimento pode participar de comerciais e fazer "merchans" nos programas que fizer, lucrando uma boa grana.



José Raimundo deixou a Rede Bahia Essa me espantou muito ontem à noite, jamais imaginaria isso: que o principal repórter da emissora saísse dela após 31 anos. "Relação de trabalho só se mantém quando as duas partes querem", disse ele nas redes sociais, prometendo "daqui a pouco pegar a estrada novamente - aliás: novas estradas pela frente, e ainda muita história pra contar". Atuante em todos os noticiários nacionais e em inúmeros "Globo Repórter", Zé apareceu na Rede Globo por 41 anos. Primeiramente era visto através da TV Aratu na época em que era esta a afiliada baiana dos Marinho, convidado que foi para nela ingressar por Hermano Henning. Quando a Aratu deixou a Rede Globo em 1987, José passou rapidinho por SP e foi para a Globo de Recife, dela indo pra Rede Bahia em 1990.

Cultura unifica Rádio Bandeirantes e Jovem Pan Explico o título do tópico: li na Cristina Padiglione que a TV Cultura estreará no dia 28 o programa de análises jornalísticas "Linhas Cruzadas". Seus apresentadores serão Luiz Felipe Pondé, colunista do "Jornal Gente" na Bandeirantes, e Thaís Oyama, comentarista da Pan.

E ele está errado, por acaso??? "Jornal da Cultura" de quarta-feira e o médico sanitarista Gonzalo Vecina diz que não há consenso na sua área sobre as medidas restritivas contra a pandemia do coronavírus e as consequências na área - a não ser entre os médicos inteligentes porque existem "muitos médicos burros que dão cloroquina e essas coisas". A sinceridade dele chegou a levar a apresentadora Ana Paula Couto e a convidada Patrícia Campos Mello a rir. Mas convenhamos: ele não disse mentira nenhuma. Tem até um aí que... bah, esquece aquele traste lá.

Cadê Xuxa Meneghel em "As Brasileiras"? Justificando "decisão editorial" em posicionamento enviado ao NaTelinha e ao Notícias da TV, o Viva simplesmente excluiu a apresentadora da abertura de todos os episódios da série "As Brasileiras", reprisada desde anteontem, além de não apresentar o episódio estrelado por ela, "A Fofoqueira de Porto Alegre". Truque de tecnologia tirou ela da imagem final da abertura, que mostra todas as atrizes centrais reunidas, mas não foi possível tirá-la em frames no qual aparece Patrícia Pillar e o crédito ao diretor Daniel Filho. Causa, motivo, razão e circunstância para isso: ninguém sabe, ninguém faz a mínima ideia. Vou te contar, viu...

Morreu Deezer D Intérprete do enfermeiro Malik McGrath em "Plantão Médico" de ponta a ponta da série (desde o começo em 1994 até o fim em 2009 (quinto ator com mais episódios, 188 dos 331 totais, atrás apenas dos 189 de Maura Tierney, dos 219 de Laura Cerón, dos 249 de Laura Innes e dos 254 de Noah Wyle), ele morreu aos 55 anos de causa não confirmada ainda, mas a família acreditando que ele sofreu um infarto fulminante.



Perdemos Marion Ramsey Como fã da franquia "Loucademia de Polícia", fiquei muito sentido ao saber da morte da intérprete da hilária oficial Laverne Hooks aos 73 anos, de causa não confirmada, mas seu agente confirmando que ela havia ficado doente recentemente. Marion fez os seis primeiros filmes de 1984 até 1989 e, dos artistas principais da franquia, é a quarta grande baixa depois de David Graf (Tackleberry) em 2001, Bubba Smith (Moisés Jamanta) em 2011 e George Gaynes (Comandante Lassard) em 2016. A "loucademia" do céu tá reforçada.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Larissa Oliveira

Larissa Oliveira, nadadora recordista em medalhas pan-americanas pelo Brasil (10 pódios nos Jogos) e que ontem soubemos que trocou o Pinheiros pelo Flamengo, que agora usufruirá dos seus muito valorosos préstimos aquáticos da campeã mundial de revezamento misto em piscina curta em 2014 e detentora de 13 recordes sul-americanos.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 8 de janeiro, são estas:

*80 anos ao dobrado: de Little Anthony, vocalista do grupo Little Anthony and the Imperials, de sucessos como "Going Out of My Head"; e do nascimento de Graham Chapman, falecido em 1989 e ator integrante do Monty Python no humorístico da BBC e nos filmes do cinema, de "E Agora Para Algo Completamente Diferente" até "O Sentido da Vida".

*70 anos de John McTiernan, cineasta que dirigiu filmes como "Predador", "Duro de Matar" (1 e 3) e "Thomas Crown, a Arte do Crime".

*55 anos de Antônio Czamanski, jornalista ex-repórter da Rádio Guaíba.

*45 anos de Alexandre Pires, cantor surgido no Só Pra Contrariar e estourado em carreira solo.

*35 anos de David Silva, futebolista da Real Sociedad e campeão por Espanha (mundial de 2010 e europeu de 2008 e 2012), Valencia (uma Copa do Rei) e Manchester City (duas Copas da Inglaterra, quatro Ingleses, três Supercopas da Inglaterra e cinco Copas da Liga Inglesa).

*30 anos de Marco Matos, repórter da RBS TV de Porto Alegre e apresentador da previsão do tempo no "Jornal do Almoço".

*25 anos da morte de Luiz Carlos Arutin, ator nascido em 1933 e que fez novelas como "A Gata Comeu", "Vereda Tropical" e "Renascer" na Globo, "As Pupilas do Senhor Reitor" no SBT e "Campeão" na Bandeirantes.

Clipe do Dia: "A Gata e o Rato"

Há 35 anos completados nesta sexta, o Brasil começava a acompanhar as aventuras de Maddie Hayes, interpretada pela lindíssima Cybill Shepherd, e David Addison, feito pelo futuro astro Bruce Willis, com dublagem extraordinária da Herbert Richers nas vozes dos maravilhosos Sumara Louise e Newton da Matta. A Globo estreou a série às 21h25 de uma terça-feira durante as férias do "Chico Anysio Show" e o sucesso foi imediato. Posteriormente, houve reprises em canais como SBT, Rede Brasil (RBTV), TCM e Multishow, este o primeiro a exibir os episódios com som original e legendas na segunda metade da década de 1990. Música inesquecível: "Moonlighting", com Al Jarreau.



Clipe do Dia: Roberto Ribeiro

Do Império Serrano para o mundo, dos afoxés aos ijexás passando pelos maracatus, da estrela de Madureira aos malandros maneiros passando pelos amores de verdade e por todos os meninos que são reis, este cracaço do samba nasceu em 1940 e nos deixou há 25 anos fechados nesta sexta-feira. Uma das minhas músicas preferidas é um dueto dele com Ivan Lins em 1977, genial criação de Ivan e Victor Martins: a lindíssima "Desesperar Jamais".



Arremate



Coronavírus já vitimou no Brasil 200 mil dos mais de 7 milhões e 900 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.