Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 2 de janeiro de 2021
Cruzeiro, a partir de agora centenário



Não era para ser assim que o dia de hoje chegasse, com o clube praticamente mantido na Série B por mais um ano - num ineditismo na fórmula de pontos corridos e, proporcionalmente, no maior vexame de um grande nesta situação (talvez até maior que o do Fluminense caindo para a C de 1998 para 1999 porque a fórmula era diferente, cabe um bom debate). Mas tudo que se viu desde o ano passado, com a roubalheira sem comum praticada por nefastos e maléficos dirigentes, ruiu de forma assustadora com uma grandeza que não acabará, mas que foi arranhada.

Grandeza essa construída através de títulos, muitos títulos, além de campanhas de destaque. Como as duas Libertadores - e os dois vices mundiais - em 1976 e 1997 (mais dois vices em 1977 e 2009), as duas Supercopas dos Campeões da Libertadores em 1991 e 1992, a Recopa Sul-Americana em 1998, a Copa Ouro e a Copa Master da Supercopa ambas em 1995, os quatro títulos brasileiros em 1966 - então Taça Brasil -, 2003, 2013 e 2014 (e mais os cinco vices em 1969, 1974, 1975, 1998 e 2010), as seis Copas do Brasil em 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018 (e mais os dois vices em 1998 e 2014), as duas Sul/Minas em 2001 e 2002, uma Centro-Oeste em 1999 e mais 38 campeonatos estaduais das Minas Gerais (os últimos deles o bi de 2018 e 2019).

História que se expande para outros esportes além do futebol (não só masculino, mas agora também no feminino, campeão estadual em 2019 e vice em 2020), como nas mais de três décadas do atletismo, com competidores seus destacando-se nas principais corridas existentes, e especialmente nos 11 de vôlei masculino a partir da união da equipe de Betim com a Raposa, originando o hoje por todos conhecido Sada/Cruzeiro, campeoníssimo de três mundiais, cinco sul-americanos, cinco Copas do Brasil, seis Superligas e o eneacampeonato mineiro. Toda essa trajetória faz com que o Cruzeiro ainda seja uma das grandes potências do continente. Vive seu pior momento em 100 anos, indubitavelmente, mas espero de verdade que dê a volta por cima para voltar ao status de protagonismo em 2022.

Retornemos à segunda divisão

A Série B acabou em 2020, mas a Série B de 2020 não acabou pois invade este mês primeiro de 2021. Aberta no começo da semana por Cruzeiro 0 x 0 Cuiabá, Avaí 0 x 1 CRB e Juventude 2 x 1 Ponte Preta, a 32ª rodada tem três partidas sequenciais neste sábado. Com 12 vitórias em 21 jogos com Mozart na casamata, o CSA recebe o Sampaio Corrêa, que não vence há cinco rodadas - e apenas aí poderá acontecer mudança nos quatro primeiros neste fim-de-semana, pois vitória deixará o Azulão empatado em pontos com o Dourado e uma vitória acima.

Depois tem o praticamente rebaixado Oeste recebendo o Figueirense, motivado pela vitória no clássico diante do Avaí no sábado passado e para quem a vitória significaria seguir fora dos quatro últimos - desde que depois de amanhã não dê Náutico sobre o Confiança por um saldo maior a ponto de tirar a diferença hoje de dois gols negativos no saldo (nos gols pró já dá Timbu). À noitinha, o Guarani de quatro meses e 12 jogos sem derrota no Brinco de Ouro receberá o América Mineiro, vindo da frustante eliminação da Copa do Brasil para o Palmeiras na semifinal.

Duas pelejas serão neste domingo, a primeira delas marcada por fortíssima carga emocional pois o Brasil será o adversário da Chapecoense, que nesta semana perdeu seu presidente Paulo Magro, mais um dos 195 mil brasileiros vitimados pelo coronavírus. Apesar da tristeza geral, certamente isso também dará mais ânimo para o time vencer o campeonato e dedicar a conquista a ele, à sua memória. Já no fim de tarde, o Vitória precisa se dar bem contra o Operário por via das dúvidas porque pode sobrar para ele uma vaguinha no Z4 nesta rodada...

A Bêzona encerrou seu ano original desta maneira: em 1º, Chapecoense com 62 pontos; em 2º, América Mineiro com 60; em 3º, Juventude com 52; em 4º, Cuiabá com 51; em 5º, CSA com 48; em 6º, Guarani com 47; em 7º, Ponte Preta com 46; em 8º, Sampaio Corrêa com 45; em 9º, Avaí com 44; em 10º, Brasil com 43; em 11º, Cruzeiro e Operário com 41; em 13º, CRB com 40; em 14º, Confiança com 39; em 15º, Vitória com 36; em 16º, Figueirense e Náutico com 35; em 18º, Paraná com 32; em 19º, Botafogo de Ribeirão Preto com 26; e em 20º, Oeste com 20.

Os destaques de anteontem, ontem, hoje e amanhã

Brasileirão Série C Hoje tem Vila Nova x Brusque pelo Grupo C, goianos com 4 pontos e catarinenses com 3. Amanhã tem Santa Cruz x Ituano, ambos com 4. Quadrangular embaralhadíssimo após três de seis rodadas. Também o Tricolor terá muita carga emocional a superar pois só nesta semana o técnico Marcelo Martelotte perdeu sua esposa e o jogador Tinga perdeu seu pai, as duas mortes logo em sequência. Já no Grupo D, amanhã à noite tem Ypiranga, ainda zerado, versus Remo, líder com 7 pontos. Na segunda tem Londrina, com 4, versus Paysandu, com 6.

Brasileirão Série D Começam as quartas-de-final, que definirão não só os semifinalistas deste torneio, mas os novos times da Série C para este 2021. Hoje tem Floresta x América de Natal e Mirassol x Aparecidense, ficando para este domingo Marcílio Dias x Altos e Fast x Novorizontino. 180 minutos para o grande objetivo.

Campeonato Boliviano Always Ready (gostei do nome desse clube, eh, eh) campeão anteontem com 2 x 0 sobre o Nacional Potosí, o Apertura é seu primeiro caneco nacional em 63 anos. Um detalhe sobre essa agremiação: ela joga no Municipal de El Alto, estádio inaugurado em 2017 e localizado a "módicos" e "suaves" 4.070 metros acima do nível do mar - é tão abusivo isso que um árbitro morreu em 2019 por sofrer uma parada cardíaca ali!

Copa do Imperador do Japão Dela sempre sai o primeiro campeão de todo ano, desta vez o Frontale Kawasaki do Leandro Damião e do Jesial. 1 x 0 no Gamba Osaka, tento de Mitoma. Aliás: Osaka, que terá como treinador o desaposentado Levir Culpi - mas não o Gamba e sim o Cerezo Osaka.

Curtinhas Esportivas

Coritiba de luto: morreu Cléber Arado É mais uma vítima do coronavírus no futebol brasileiro, apenas e tão somente 48 anos. Com 45 gols em 85 jogos em duas passagens entre 1997 e 2000, foi peça fundamental na quebra do jejum estadual em 1999, Campeonato Paranaense arrematado em finalíssima contra o Paraná.

Espanto geral na posse são-paulina A cerimônia que oficializou Júlio Casares como novo mandatário do São Paulo terminou de um jeito tão surreal que até agora não achei as palavras mais apropriadas para aquilo - "espanto geral" foi ao menos o que senti, rs. O discurso de Iraci Blum, esposa do conselheiro vitalício José Roberto Opice Blum, foi simplesmente inacreditável. Receber cartão amarelo e ir para o quarto de hóspedes? Ficar com o cachorrinho se levar cartão vermelho? Receber o novo presidente tricolor com um banquete? Mesada cortada? Personal stylist? Controlar Júlio? Cara... (pensa naquela expressão de "ãããã???") Continuo procurando palavras e não as encontro.

O "pofexô" voltou para a Colina Um ano depois de sair do Vasco após 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas, tirando ele dos quatro últimos, Vanderlei Luxemburgo tentará a mesma coisa agora nestes dois meses.

Paulo Baier está no mercado Campeão da segundona de SC, o técnico não renovou com o Próspera.

Guerra saiu do Palmeiras O venezuelano, que nele estava desde 2017, não é mais vinculado aos paulistas.

Acidente muito grave envolveu Marcinho Não mais jogador do Botafogo por findado seu contrato, o lateral é acusado de dirigir o carro que atingiu um casal na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, e fugir sem prestar socorro. O moço morreu no local da tragédia e a moça está internada em estado grave. Foi um de três acidentes envolvendo esportistas nesta semana. Anteontem, o jogador Moisés, da Ponte Preta, se envolveu num acidente próximo a Criciúma, com seu carro atingindo um cavalo que cruzou a rodovia repentinamente à noite - Moisés passa bem. Já Márcio Araújo, campeão mundial e prata olímpica do vôlei de praia, bateu seu veículo em uma vaca na quarta-feira ao retornar da Praia de Taíba para Fortaleza. Mesmo capotando duas vezes, felizmente não teve maiores gravidades.

Morreu o autor do 1º gol do Paris Saint Germain O primeiro dia do novo ano marcou o adeus a Bernard Guignedoux aos 73 anos. Em 23 de agosto de 1970, ele fez a proeza história do clube no 1 x 1 com o Stade Poitevin, pela segundona francesa. Sua história no PSG incluiu ainda o centro de formação de 1981 até 2003.

Cavani suspenso por três jogos por post nas redes Um "obrigado, negrito" dele para um seguidor no Instagram, em resposta a um cumprimento pelos seus dois gols sobre o Southampton, rendeu ao atacante do Manchester United uma suspensão de três jogos do Campeonato Inglês por considerado racista o termo "negrito".

Fogos de artifício não são brincadeira, gente! Omar Elabdellaoui que o diga. O lateral do Galatasaray mexeu com eles durante festa na virada de ano e sofreu queimaduras no rosto e ferimentos que podem deixá-lo até cego. Risco de morrer ele não corre, mas não há previsão de alta e sua carreira está em consequente risco.

Punida em doze por causa de cinco 12 anos de suspensão por causa de cinco jogos nos quais manipulou resultados, todos em 2017. Castigo aplicado à eslovaca Dagmara Baskova pela Unidade de Integridade do Tênis. É uma jogadora irrelevante em termos de WTA e que agora ganha relevância nos noticiários da pior forma possível.

Mudança na Fórmula 1 Racing Point ficou no passado, Aston Martin a partir de agora é o nome da escuderia.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Taís Lopes virou o ano no Ceará A virada de 2020 para 2021 marcou a primeira aparição na telinha da jornalista desde que pediu as contas da CNN Brasil no começo de dezembro. Ela apresentou o Réveillon de Fortaleza, que foi gravado no Teatro São José uma semana antes e reuniu artistas musicais do estado. Um pool de emissoras composto por TV Ceará, TV Fortaleza, Assembleia, Terra do Sol, FDR, O Povo e Otimista exibiu a atração. Em termos noticiosos, como era no canal pago em SP e antes na Verdes Mares, por enquanto nada. Mas segue a expectativa.

A pauta é linha cruzada "GloboNews em Pauta" de ontem, Cecília Flesch apresentando. Em dado momento, comentavam as aglomerações nas praias no Réveillon. Um pensamento absurdo de Demétrio Magnoli originou um bate-boca com o divergente Gerson Camarotti: que quem foi para as praias não deveriam ser julgadas por passar o ano inteiro sem respeitar o isolamento social porque precisavam trabalhar, tipo quem pega trens e ônibus para trabalhar em setores essenciais. É inacreditável que ainda agora haja quem confunda necessidade máxima, praticamente obrigatória para a sustentação de sua vida, com algo que não só não é necessário como nem de longe é obrigatório - obrigatório é ainda ficarmos longe uns dos outros porque a pandemia segue à toda e infelizmente está muito longe do fim. Fora que, convenhamos, muitos que se aglomeram não andam de busão e trem, oras! Quando muito, táxi ou Uber.

Coronavírus vitimou Dawn Wells Atriz de "A Ilha dos Birutas", série clássica de 1964 até 1967, ela tinha 82 anos e faleceu ontem. Nela era a intérprete de Mary Ann, uma dos sete náufragos da produção, que passou aqui no Brasil e que virou icônica nos EUA com a pergunta por décadas respondida por homens e mais homens: "Ginger ou Mary Ann?" A atriz que fazia Ginger, Tina Louise, tem 86 anos e é a última do elenco original ainda viva.

Aneurisma da aorta vitimou Carlos do Carmo Um dos maiores artistas de Portugal enlutou seu país logo no primeiro dia do novo ano ao morrer aos 81 anos. 2020 marcou sua despedida dos palcos, cuja carreira de décadas e mais décadas fez dele em 2014 o primeiro lusitano premiado com um Grammy Latino pelo conjunto da obra.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bianca Crispim

Bianca Crispim, analista de conteúdo no Cruzeiro. No aniversário da Raposa, uma torcedora da Raposa, tão bela quanto a letra do Alex no Maracanã em 2003, tão bela quanto o "pelo amor de Deus, Joãozinho!!!" de 1976, tão bela quanto o Elivélton mandando no cantinho em 1997.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 2 de janeiro, são estas:

*95 anos do nascimento de Zé Béttio, falecido em 2018 e histórico radialista de Record, Capital e Gazeta em SP especialmente nas décadas de 1970, 1980 e 1990.

*80 anos ao dobrado: do nascimento de Waldir Peres, falecido em 2017 e ex-goleiro mundialista em 1974, 1978 e 1982, campeão por São Paulo (Brasileiro de 1977 e Paulistas de 1975, 1980 e 1981) e Corinthians (Paulista de 1988); e de Lula Ferreira, técnico de basquete do Brasil ouro pan-americano em 2003 e 2007, também campeão nacional pelo COC/Ribeirão Preto em 2003.

*60 anos de Gabrielle Carteris, atriz que fez a Andrea na série "Barrados no Baile" de 1990 a 2000.

*50 anos de Taye Diggs, ator de filmes como "No Embalo do Amor" e "Chicago", além de ser o Dr. Sam Bennett na série "Private Practice" de 2007 até 2013.

*45 anos de Paz Vega, atriz de filmes como "Lúcia e o Sexo", "Espanglês" e "Fale com Ela".

*40 anos ao dobrado: de Maxi Rodríguez, futebolista campeão por Liverpool (Copa da Liga Inglesa de 2012), Newell's Old Boys (Torneio Final da Argentina em 2013), Peñarol (Uruguaios de 2017 e 2018) e Argentina (Mundial de Juniores em 2001); e do fim de "Carga Pesada", série da Globo cuja primeira versão durou 54 episódios a partir de 1979.

*10 anos ao dobrado: da estreia do "Esquenta!", programa da Globo que Regina Casé apresentou até o primeiro dia de 2017; e da morte de Pete Postlethwaite, nascido em 1946 e indicado ao Oscar de ator coadjuvante por "Em Nome do Pai".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 195 mil dos mais de  7 milhões e 700 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.