Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 20 de novembro de 2020
Ninguém marcou e ninguém sorriu



Atrasado da 16ª rodada, Vasco x Fortaleza acabou exatamente como começou. Mesmo com quase 3 dezenas de finalizações (a maioria dos visitantes), pouca emoção em fato. Ninguém fez gol e ninguém saiu feliz de um chuvoso São Januário. O Cruzmaltino tem apenas duas vitórias nas últimas 15 apresentações (8 perdidas) e apenas uma vitória nos últimos 7 mandos (3 perdidos), especificamente no Brasileirão não triunfando há 7 mandos desde o 1 x 0 no Athletico Paranaense em 6 de setembro - a próxima chance de cessar esta seca será no dia 30, contra o Ceará. Já o Leão do Pici não ganha há 6 partidas (4 perdidas) e tem 9 visitas fracassadas sem contar as duas "visitas" contra o Ceará, uma vencida e outra perdida. Fora do CE, não se dá bem desde os 3 x 1 no Goiás em 19 de agosto.

Ainda com asteriscos - e acho que assim ficará até o ano que vem por não achar que antes disso saiam os benditos Palmeiras x Vasco e Grêmio x Flamengo devido a Verdão e Imortal na Copa do Brasil e ao Machão da Gama na Sul-Americana -, vamos à classificação: em 1º, Atlético Mineiro com 38; em 2º, Internacional, São Paulo*** e Flamengo com 36; em 5º, Palmeiras* e Santos com 34; em 7º, Grêmio* com 33; em 8º, Fluminense com 32; em 9º, Bahia com 28; em 10º, Athletico Paranaense, Sport, Fortaleza e Corinthians com 25; em 14º, Ceará* e Atlético Goianiense com 24; em 16º, Vasco* e Red Bull Bragantino com 23; em 18º, Coritiba e Botafogo* com 20; e em 20º, Goiás** com 12.

A 22ª rodada começará hoje com Red Bull Bragantino x Bahia, os visitantes tentando pela vez primeira ganhar no interior paulista, onde os donos da casa ganharam os 6 embates ali realizados. Amanhã tem Flamengo x Coritiba, Athletico x Santos e Goiás x Palmeiras, ficando para domingo São Paulo x Vasco, Ceará x Atlético Mineiro, Botafogo x Fortaleza, Inter x Fluminense e Corinthians x Grêmio, vindo na segunda-feira Sport x Atlético Goianiense. Ah: antes da conclusão desta coluna, veio a notícia de que Abel Braga pegou o coronavírus e desfalcará o Colorado na casamata (contra o Flu e contra o Boca Juniors pela Libertadores), nela estando Osmar Loss e Leomir de Souza.

Promessa de duelaço no Maranhão

É Sampaio Corrêa x Chapecoense, um dos 6 jogos da 22ª rodada da Série B nesta sexta-feira - e essa, finalmente, completamente em dia. O Bolívia Querida é vice-líder com 37 pontos e o Verdão do Oeste é líder com 44. De um lado, mandantes em excepcional ascensão. Do outro, catarinenses de intransponível defesa. Bom desafio esse.

Também hoje tem Avaí (7º com 30) x Confiança (11º com 29), Vitória (16º com 24) x Ponte Preta (6º com 32), Guarani (14º com 25) x Botafogo de Ribeirão Preto (19º com 18), Juventude (5º com 34) x Paraná (9º com 29) e Cruzeiro (15º com 24) x Figueirense (18º com 19). A Raposa tem a volta do Marcelo Moreno, agora maior goleador da história da seleção da Bolívia com 21 gols após deixar um nos 2 x 2 com o Paraguai, na última terça.

Para amanhã, teremos Oeste (20º com 8) x Brasil (13º com 26), Operário (10º com 29) x América Mineiro (3º com 37) - aliás: Coelho, primeiro time de fora da divisão principal a ser semifinalista da Copa do Brasil desde o Vasco em 2009 -, CRB (8º com 29) x Náutico (17º com 20) e Cuiabá (4º com 37) x CSA (12º com 28).

Heroísmo de um e papagaiadaça de outro



É a história do "copo meio cheio e meio vazio" que tivemos pela 16ª e antepenúltima rodada da Série C.

Sem marcar um mísero golzinho que fosse nas últimas 5 partidas (fechando 8 horas sem estufar a rede alheia), o Criciúma saiu demais do sério e anotou 3 vezes logo nos 10 primeiros minutos de cotejo. Parecia que teria uma vitória redentoraça. Só que ficou nisso. O Ypiranga diminuiu e encostou, 3 x 2. Depois, os tricolores chegaram ao 4º gol aos 30 do segundo. Tranquilidade, certo? Erradíssimo. Os canarinhos diminuíram de novo aos 40 e obtiveram o improvável empate aos 43 minutos da metade complementar. Um louquérrimo e surreal 4 x 4.

Pensando bem: "copo meio cheio" coisa nenhuma. Heroísmo dos gaúchos à parte, foi mesmo muito mais papagaiada dos catarinenses. 3 gols de frente com 10 minutos e deixam a coisa chegar nesse ponto??? Tenha santa paciência! Bom, o Ypiranga é o 2º colocado do Grupo B com 25 pontos, três abaixo do líder Brusque. Já o Criciúma está em 7º e soma 18 pontos, quatro acima do 9º colocado Boa Esporte (dois de cada chave cairão).

Adiamentos causados pelo coronavírus

Se no Campeonato Brasileiro dos homens isso não acontece mesmo com inúmeros casos e até vários surtos em massa - devido, falemos um português bem às claras, basicamente por questões comerciais -, em outros eventos a postura felizmente não é a mesma. Lembram do Cruzeiro feminino, que mesmo com muitas e muitas infectadas teve que jogar semana passada porque o Ipatinga não aceitou adiar a partida? Aliás, time do Vale do Aço também com desfalques pela doença, uma insensibilidade absoluta tanto com elas próprias quanto com as oponentes. Bom, teria amanhã Cruzeiro x Atlético, mas o Galo não se opôs e adiaram o clássico para 8 de dezembro. O porém da Covid persiste na Raposa, sendo 10 atletas infectadas. Se atuasse, uma goleira teria que ir pra linha.

Outras modalidades além do futebol também sentem o efeito do coronavírus. No vôlei, dois jogos do Flamengo pela Superliga Feminina foram adiados, sendo agora em dezembro o diante do Fluminense no dia 8 e o contra o Curitiba no dia 15. As rubro-negras têm 5 atletas infectadas, sendo que 3 já estiveram ausentes no início desta semana diante do Pinheiros - e não é porque venceram a partida que isso suavizou a gravidade do fato. Já no salão, a Liga Futsal teve adiada a oitava-de-final ACBF x Corinthians pois há 15 infectados (13 jogadores) na equipe gaúcha.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Força, Amapá!!! 17 dias com problemas gravíssimos de energia elétrica e muitos outros seríssimos decorrentes disso. Até quando o descaso? Até quando vão maltratar essa gente? Até quando ninguém tomará providências efetivas?

Coronavírus na Rádio Bandeirantes SP As infecções prosseguem e o "Jornal Gente" foi mais afetado ainda. Além dos já afastados Mariana Godoy e Pedro Campos, quem também teve infecção confirmada foi a apresentadora e diretora geral Thays Freitas. Isto fez com que Cláudio Humberto, pela 1ª vez em 3 anos na emissora, tivesse - ao menos das 8h às 9h, quando saiu para fazer o horário local da BandNews FM de Brasília - uma posição não apenas de comentarista e sim de apresentador, sendo acionado Cláudio Zaidan (que segue em Uberaba desde o início da pandemia) para fazê-lo completo, na segunda metade em dupla com Eduardo Castro, presente nesta semana. Que todos fiquem bem, votos nos quais também incluo o repórter de trânsito e locutor noticiarista Robson Ramos.



Debates na TV Bandeirantes A rede chegou a divulgar que João Pessoa teria um, mas não teve, não. Os realizados ontem à noite tiveram estes mediadores: Belém com Márcio Campos (pois é, ninguém da própria RBA e sim um da matriz de SP, vai entender por qual motivo isso aconteceu); Bauru com Hiltonei Fernando; Campinas com Valter Sena (ele e os dois candidatos de máscara o programa inteiro); Manaus com Neto Cavalcante (debate não teve pois um dos candidatos não foi, daí o que foi acabou sendo entrevistado); Porto Alegre com Oziris Marins; Rio de Janeiro com Mariana Procópio (o mediador do 1º turno, Carlos Andreazza, está com coronavírus); São Paulo com Eduardo Oinegue; São Vicente com Roberta Lemos (obs.: a TV Thathi Band Litoral não usa a trilha clássica de eleições, senão imperdoável); Taubaté com Cláudio Nicolini; e Uberaba com Ricardo Bagnete.

Debate na manhã de sábado Será amanhã, das 9h às 10h, na TV Bandeirantes paulistana. Os dois candidatos de Guarulhos estarão ao vivo com a mediadora Sheila Magalhães. Horário até inacreditável de tão cedo sendo num fim-de-semana, mas é que tem Campeonato Russo às 10h. Mesmo assim, não tinha um melhorzinho, não?

Recife não teve debate Não apenas ontem, mas "anteontem", "tresantesdeontem" e daí por diante. Sei pelo Diogo Cavalcante que a TV Tribuna não promove debate - seja para prefeitura ou governo do estado - desde 2012. Sim! A afiliada da Bandeirantes em Pernambuco não faz debate há 8 anos!!! Eu posso com isso??? Bom, ontem teve debate na Rádio Jornal pela manhã e hoje terá um televisivo na Clube (Record) às 6 da tarde.

Por falar em debates na Record... O que teria no próximo domingo em São Paulo acabou caindo, com isso, Bruno Covas e Guilherme Boulos terão debatido apenas 3 vezes neste segundo turno, as já realizadas em CNN na última segunda e Bandeirantes ontem, e mais a Globo na sexta-feira da semana que vem.

Luiz Bacci com coronavírus O apresentador do "Cidade Alerta" já está quarentenado, sendo substituído desde ontem por Matheus Furlan. E sei pelo Sandro Nascimento no NaTelinha que isso fez a Record repensar os retornos dos idosos aos seus estúdios. Celso Freitas já não fez ontem o "Jornal da Record", sendo substituído pelo Luiz Fara Monteiro - que em princípio apresentaria apenas hoje, ao lado da Mariana Bispo na escala especial de Dia da Consciência Negra. Marcos Hummel, Renato Lombardi e Heródoto Barbeiro (este da Record News) também ficarão em casa.



Daniel Penna Firme agredido Aconteceu no "Primeiro Impacto" de ontem no SBT, manhãzinha no Rio de Janeiro e ele cobriu um acidente de trânsito ao vivo. O motorista envolvido se revoltou com a presença dele e o agrediu em rede nacional, além de fazer gestos obscenos com a mão na genitália. Péssimo acontecimento.

Zeca Camargo no rádio a partir de hoje O diretor de conteúdos artísticos da TV Bandeirantes começará hoje o semanal "Replay" na Play FM de São Paulo, em dupla com Lu Dias às sextas-feiras com reprise aos domingos, nos dois dias das 19h30 às 21h. A ideia é revisitar músicas nacionais e internacionais dos anos 1980, 1990 e 2000, além de resgatar bastidores de shows e destaques curiosos e interessantes sobre artistas.

Carlos Alberto deixou o "RJ da Sorte" Depois de 13 anos, o apresentador e dublador anunciou no Facebook o fim de sua presença na apresentação dos sorteios da loteria carioca, veiculados na TV todos os domingos.

Carlos Henrique Schroder deixando a Globo Com 35 anos na firma, o conterrâneo e atual diretor de entretenimento sairá no ano que vem. Ricardo Waddington, cuidador da dramaturgia, será o substituto.

Especial na Globo esta noite Por ocasião do Dia da Consciência Negra, "Falas Negras" passará logo depois de "A Força do Querer", às 23h, e terá textos históricos de figuras negras importantíssimas dos últimos mais de 400 anos. Idealizado por Manuela Dias, tem direção de Lázaro Ramos e conta com atrizes e atores como Taís Araújo, Fabrício Boliveira, Babu Santana e Ailton Graça, entre outros tantos, interpretando personagens que vão de Martin Luther King e Muhammad Ali até Nina Simone e Marielle Franco, passando por Nelson Mandela e Mirtes Souza, a mãe do Miguel Otávio, o menino que morreu ao cair de um prédio de luxo em Pernambuco.

Luto dobrado Duas mortes de anteontem que apenas hoje registro: a do ator Roberto Lopes, vitimado pelo enfisema pulmonar não sei com qual idade por não encontrá-la em lugar nenhum, mas que tinha 5 décadas de carreira na televisão em inúmeras novelas de Globo, SBT, Manchete e Tupi, além de teatro e minisséries; e a da jornalista argentina Nelly Raymond, que tinha 88 anos e sofreu uma insuficiência respiratória, ela que foi a criadora do "Viva a Noite" em 1982 - e Nelly morreu dois dias antes de completar 1 ano a morte do Gugu Liberato.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 20 de novembro, são estas:

*325 anos da execução de Zumbi dos Palmares, cuja cabeça foi cortada pelo capitão Furtado de Mendonça, acontecimento que originou em 1995 o surgimento do Dia da Consciência Negra, estabelecido como feriado a partir de 2011, não no país inteiro e sim apenas em 832 dos 5.570 municípios brasileiros - e hoje ficou muito terrível esta data por causa do assassinato do João Alberto Silveira Reis, de 40 anos, massacrado ontem à noite por dois seguranças no Carrefour da Zona Norte daqui de Porto Alegre, num caso que domina os noticiários desde então e que ficou ainda mais agravado por ter sido filmado e sem um impeditivo devido para que esta vida não fosse perdida. Ser negro no Brasil não é, nunca foi e, dói dizer isso, nunca será fácil num país sem qualquer respeito por ele como é o nosso. E nós, que somos brancos, nunca teremos a dimensão exata disso. Não sejamos racistas e sejamos anti-racistas.

Bela do Dia: Nyakim Gatwech

Nyakim Gatwech, modelo etíope de beleza negra única, magistral e irresistível. Ela é extraordinária, sem paralelo. Não sei como não a conhecia até hoje, tá vindo à seção com muito tempo de atraso pois já há alguns anos repercute muito - e crédito a quem merece: tomei ciência da existência dela por uma postagem no Twitter do Milton Neves, dica excelente a dele.

*215 anos da estreia de "Fidelio", a única ópera teatral de Ludwig van Beethoven.

*120 anos do nascimento de Chester Gould, desenhista falecido em 1985 e criador do Dick Tracy.

*110 anos da morte de Leon Tolstói, nascido em 1828 e autor de dezenas e dezenas de livros, os mais destacados sendo "Guerra e Paz" e "Anna Karenina".

*55 anos de Jimmy Vasser, campeão da Fórmula Mundial (CART) em 1996.

*50 anos de Digão, guitarrista e vocalista do Raimundos, co-criador do grupo em 1985 ao lado de Rodolfo Abrantes.

*35 anos ao dobrado: de Jayme Matarazzo, ator revisto na Globo em "Haja Coração" e que interpretou o pai Jayme Monjardim em "Maysa: Quando Fala o Coração", minissérie sobre sua avó; e da primeira versão do Windows.

*15 anos ao triplicado: do até hoje polêmico Corinthians 1 x 1 Internacional do Brasileirão (o pênalti do Fábio Costa no Tinga, não marcado por Márcio Rezende de Freitas); do Remo campeão da Série C com 2 x 1 sobre o Novo Hamburgo (empatou o quadrangular final em 10 pontos e 3 vitórias com o América de Natal, ganhando com um gol a mais de saldo); e do Brasil campeão da Copa dos Campeões feminina de vôlei (3 x 0 na Coreia do Sul na final).

*10 anos ao dobrado: do Coritiba campeão da Série B num 2 x 2 com o Icasa; e do ABC campeão da Série C num 0 x 0 com o Ituiutaba após fazer 1 x 0 na ida.

*5 anos do Botafogo campeão brasileiro da Série B, vitória por 2 x 1 sobre o ABC.

Clipe do Dia: "25"

Há 5 anos era lançado o 3º disco da Adele, cujo principal destaque é a marcante "Hello".



Clipe do Dia: "The Beatles Anthology 1"

25 anos do lançamento do álbum duplo que tem entrevistas, gravações alternativas, ensaios, raridades e material não aproveitado. Lembro bem do auê que esta novidade causou na época, numa mostra de quão fortes para sempre serão os Fab Four. O grande destaque era a faixa inédita "Free as a Bird", completada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr em cima de uma fita demo gravada por John Lennon em 1977.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 168 mil dos quase 6 milhões de infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.