Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 19 de novembro de 2020
América, o grande destaque das quartas da CB

E digo isso porque só a partida dele precisou do fator "surpresa" para ser decidida, pois Grêmio e Palmeiras solidificaram suas vantagens da ida e o São Paulo já estava na frente e ficou mais ainda na frente. Fiquemos agora pelas semifinais em 23 e 30 de dezembro, ordem dos mandos a ser sorteada na semana que vem.



Estava 0 x 0 no Horto até 20 segundos do fim, quando o Internacional conseguiu o 1 x 0 que levava aos pênaltis. Neles, os mineiros erraram uma vez, mas os gaúchos erraram duas - inclusive com Thiago Galhardo, que logo nessa hora errou um pênalti em 9 cobrados neste ano. 6 x 5 e o time do Lisca bateu o do Abel Braga, com direito a treta forte após o erro decisivo do Uendel. Muito semelhante à primeira fase de 1998, quando cada um venceu por 1 x 0 o seu mando, e agora cada um faturou a visita por este escore. Fim igual nos dois casos: América melhor nos pênaltis.

O Coelho tem apenas uma vitória nos últimos 6 jogos gerais (dos quais 3 empatados), só que justamente ela ajudou a garantir a histórica presença na semifinal, momento singular que merece celebração - o próprio fato de um partícipe da Série B na semifinal tinha um tempão que não acontecia. Já o Colorado até voltou a ganhar depois de 3 partidas gerais, mas isso acabou sendo o mesmo que nada devido à eliminação nos pênaltis. E no fim das contas, valeu a pena a fritura interna de quem estava bem no Brasileirão só porque o sucesso dele no campo seria o sucesso na votação com os sócios do opositor que era vice de futebol quando o contratou? E que nunca mais tenham a capacidade de elogiar Marcelo Medeiros. Quem endivida o clube e não ganha um troféuzinho sequer não merece boas palavras.



O oponente americano será o Palmeiras, paulista com mais semifinais na história da Copa do Brasil, garantida a 9ª com um 2 x 2 sem traumas com o Ceará. A dobra do Raphael Veiga no tempo primeiro, com o 1º tento sendo o de número 300 do clube no torneio (que disputa desde 1992) e o 2º sendo uma pintura lindaça que mereceria placa na entrada do Castelão, fez o Verdão ficar com 5 gols de frente - só ele tem 5 gols nas últimas 3 apresentações. O Vozão até diminuiu e empatou num espaço de 3 minutos, mas não foi além disso. Os palestrinos não chegaram às 9 vitórias seguidas, mas continuam na crista da onda. Já os alvinegros têm apenas uma vitória nos últimos 7 jogos (dois perdidos).



O Grêmio tornou-se recordista em semifinais de CB: são 15 em 32 edições. Diego Souza fez os 2 x 0 no Cuiabá, 4 x 1 totais. Já aos 9 do primeiro, quando aberto o placar, a partida ganhou ares de "treinamento oficial de luxo". São 8 vitórias gerais consecutivas e 11 partidas de invencibilidade, das quais 9 exitosas. Houve a instabilidade, sim, mas Renato Portaluppi conseguiu não só dar a volta por cima, mas dar a volta por cima de maneira avassaladora. De 2016 para cá (vi num tuíte de Fernando Maisonnave, crédito a quem merece), 16 torneios eliminatórios e 12 semifinais. Notável! Já o Dourado tem que abrir bastante o olho, 5 jogos gerais sem se dar bem (3 perdidas).



O adversário será o São Paulo, cuja freguesia diante do Flamengo agora é de 8 partidas, das quais 5 vencidas. Um 3 x 0 marcante com 5 x 1 totais. Marcante foi, isso sim, o Vitinho jogar o pênalti na casa da mãe dele, um erraço ainda mais horrível que aquele gol feito perdido contra o mesmo adversário e no mesmo Morumbi no 2 x 2 do Brasileirão de 2018. Não adiantou de nada Everton Ribeiro completar 200 atuações pelos cariocas no dia seguinte à vitória do Brasil sobre o Uruguai. Aliás: 6 pênaltis foram marcados contra os são-paulinos neste ano e nenhum foi convertido.

Se o Tricolor do Fernando Diniz tomou o rumo do sucesso de vez ao chegar às 6 vitórias consecutivas, o Mengão não vence há 4 pelejas e tem apenas uma vitória nas 6 últimas, das quais 4 perdidas. E Rogério Ceni conseguiu uma proeza que parece inacreditável: ser eliminado pela 4ª vez da Copa do Brasil apenas do ano passado para cá. Agora ele caiu duas vezes seguidas contra os paulistas, a anterior pelo Fortaleza. Já em 2019, foi eliminado primeiro pelos cearenses diante do Athletico Paranaense nas oitavas e depois com o Cruzeiro ante o Inter na semifinal. Bah!!!

Em dia a confirmar da semana que vem, um sorteio definirá a ordem dos mandos de campo dos dois São Paulo x Grêmio e dos dois Palmeiras x América Mineiro. Datas-base: 23 e 30 de dezembro. Com o calendário cheíssimo a ponto de não haver uma mísera folga que seja até o fim do ano que vem (visto que uma temporada emendará na outra), temos ainda mais um prolongamento do "sabe lá Deus quando" para as realizações dos atrasados Palmeiras x Vasco e Grêmio x Flamengo da Série A, que periga agora acontecerem somente em 2021.

Atlético bobeando e Athletico decolando



Depois de 15 mandos, o Atlético Mineiro foi derrotado. Só no Brasileirão, eram 8 vitórias e 2 empates assim. Mas - surto de Covid à parte (e nem vou falar que não deveria ter bola rolando enquanto a pandemia persiste à toda porque vai ter gente achando que "sou chato", mas só pegar as próprias cenas de aglomeração em massa em estádios ontem e... deixa pra lá, negacionistas não aprenderão nem se forem afetados diretamente pela doença a ponto de depois pedirem compreensão e compaixão, quando merecerão somente desprezo e um "eu avisei" na cara) - a instabilidade persiste e veio a 2ª derrota seguida, neutralizando o valor daquelas duas vitórias consecutivas.

O Athletico Paranaense aproveitou e ganhou o duelo atrasado da 6ª rodada por 2 x 0. Paulo Autuori tá conseguindo ao menos tirar o time da zona do rebaixamento, lembram que certa feita eram 11 fracassos consecutivos? Pois agora são 3 vitórias seguidas e um consequente 10º lugar com 25 pontos, três acima da zona do rebaixamento. Quanto ao Atlético, ainda é líder, mas continua com 38 pontos e isso faz a diferença do 8º colocado para ele seguir em 6 pontos. Já pensou se no fim-de-semana ela cai para 3? E hoje, tem o pendente Vasco x Fortaleza pela 16ª rodada.

Curtinhas Esportivas

Novos amistosos pra Seleção Feminina Já que aqueles dois diante da Argentina foram cancelados, as comandadas da Pia Sundhage pegarão o Equador tanto na sexta-feira da semana que vem quanto em 1º de dezembro.

Troca de técnico no Náutico Gilson Kleina foi mandado embora após 4 vitórias, 5 empates e 8 derrotas. Hélio dos Anjos tentará tirar o Timbu do buraco. Conseguirá? No mínimo duas rodadas para tentar sair do Z4 da Série B.

Surto de coronavírus no Avaí São 17 infectados, dos quais 10 jogadores. Querem que eu diga o quê?

Surto de coronavírus na seleção do Uruguai 7 casos, incluindo os dos jogadores Rolín e Rossi, além de 5 membros da comissão técnica. Daqui a pouco dá pra imaginar que o protocolo falhou e que eles foram pro jogo diante do Brasil já infectados - sim, os dois atletas ficaram no banco o tempo inteiro, mas ainda assim...

Manchester City renovou com Guardiola O técnico permanecerá até 2023, fechando 7 anos no clube inglês.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Força, Amapá!!! 16 dias com problemas gravíssimos de energia elétrica e muitos outros seríssimos decorrentes disso. Até quando o descaso? Até quando vão maltratar essa gente? Até quando ninguém tomará providências efetivas?

Debates na TV Bandeirantes Serão 11 às 10 e meia da noite desta quinta: São Paulo (mediação de Eduardo Oinegue), Rio de Janeiro (com Mariana Procópio), Porto Alegre (com Oziris Marins), João Pessoa, Belém, Manaus, Campinas, São Vicente, Taubaté, Bauru e Uberaba. O debate paulistano passará nacionalmente no BandNews TV e todos estarão no canal "Band Jornalismo" no YouTube. Salvo alguma filial ou afiliada resolver mostrar Bruno Covas x Guilherme Boulos por vontade própria, Belo Horizonte e emissoras de praças com eleição para prefeito já resolvida ficarão com o filme "O Resgate de um Campeão", estrelado por Samuel L. Jackson, na sessão "Top Cine".

Mais uma grávida no jornalismo da Globo São agora não duas e sim três "mães do ano". Depois das repórteres Natália Ariede e Andréia Sadi, agora chegará o primeiro filho da Sabina Simonato, do "Bom Dia SP".

Cinema nacional clássico na TV Brasil A partir de hoje e sempre às 22h30 das quintas-feiras, o "Cine Retrô" exibirá 10 comédias brasileiras do fim da década de 1950. A primeira é "Alegria de Viver", com Eliana Macedo e John Herbert. Depois teremos "Eu Sou o Tal", "Depois Eu Conto", "Chico Fumaça", "Na Corda Bamba", "Noivo da Girafa", "O Barbeiro que Se Vira", "Camelô da Rua Larga", "Quem Roubou Meu Samba" e "Dona Xepa".



Luto: perdemos Jonas Mello O ator e dublador faleceu de causas naturais aos 83 anos. Atualmente revisto em "Flor do Caribe", esteve em várias novelas não só da Globo, mas também de Record, Bandeirantes, SBT, Manchete, CNT e Tupi. Fez ainda vários trabalhos de dublagem em SP, como a narração dos episódios de "Os Cavaleiros do Zodíaco" e a primeira voz do Joe Swanson do desenho "Uma Família da Pesada". Grande presença e voz espetacular.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Amanda Santos

Amanda Santos, apresentadora da previsão do tempo na NDTV (Record Santa Catarina). Amanhã, ela brilhará para todo o país no "Fala Brasil" em dupla com Salcy Lima, sei pelo Gabriel de Oliveira no TV História que esta é uma escala especial da rede por ocasião do Dia da Consciência Negra - e por causa do qual, à noite, Luiz Fara Monteiro e Mariana Bispo farão o "Jornal da Record". Brilhe muito, Amanda, e sucesso!

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 19 de novembro, são estas:

*110 anos do Vitória de Setúbal, campeão de três Taças de Portugal e uma Taça da Liga.

*100 anos do nascimento de Gene Tierney, atriz falecida em 1991 e indicada ao Oscar por "Amar Foi Minha Ruína".

*55 anos de Nilson, ex-futebolista de clubes como Internacional, Grêmio, Palmeiras, Corinthians, Flamengo e muitos mais, um dos grandes artilheiros "não-campeões" dos anos 80 e 90; e de Blanc, ex-futebolista campeão mundial de 1998 e europeu de 2000 pela França, além de vencedor dentro de campo por Montpellier, Barcelona, Auxerre e Manchester United, e na casamata por Bordeaux e Paris Saint Germain.

*45 anos de "Um Estranho no Ninho", um dos maiores filmes de todos os tempos e um dos pouquíssimos a vencer os 5 principais Oscars: filme, diretor para Milos Forman, ator para Jack Nicholson, atriz para Louise Fletcher e roteiro adaptado.

*40 anos do São Paulo campeão paulista com 1 x 0 sobre o Santos na final.

*25 anos da morte de Adolpho Bloch, empresário nascido em 1908 e dono da TV Manchete (1983 a 1999) e da revista Manchete (1952 a 2000).

*15 anos do Desportivo Brasil, clube-empresa fundado pela Traffic e hoje gerido pela empresa chinesa Luneng.

*10 anos do Brasil campeão sul-americano feminino de futebol com 5 x 0 sobre a Colômbia.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 167 mil dos mais de 5 milhões e 900 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.