Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 18 de novembro de 2020
Seleção manteve os 100% e a escrita de 19 anos



Mesmo o Uruguai jogando melhor em parte do tempo, o Brasil manteve a escrita de 19 anos e agora 11 partidas com 2 x 0 para garantir os 100% das 4 primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas, algo que não acontecia desde 1981. Arthur fez seu primeiro gol pela Seleção e Richarlison fez dois gols: um dentro de campo e outro fora dele, ao dedicá-lo ao povo do Amapá e pedir que as autoridades tomem providências contra a crise da energia elétrica, tristemente agravada pois ontem deu apagão de novo no estado. Até quando deixarão o Amapá assim?

No mais, a Argentina fez 2 x 0 no Peru e, mesmo sem anotar, Messi tornou-se o jogador com mais vitórias pela seleção: 85, um acima do recém-aposentado Mascherano. Próximo adversário brasileiro, a Colômbia tomou um sacode para a eternidade: 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 1 do Equador. A Venezuela fez 2 x 1 no Chile e, mesmo tendo um gol anulado, o Paraguai não tornou-se o primeiro mandante derrota pela Bolívia em 27 anos e ficou no 2 x 2 em seus domínios.

A classificação da corrida sul-americana rumo ao Catar em 2022 aponta: em 1º, Brasil com 12; em 2º, Argentina com 10; em 3º, Equador com 9; em 4º, Paraguai e Uruguai com 6; em 6º, Chile e Colômbia com 4; em 8º, Venezuela com 3; e em 9º, Peru e Bolívia com 1. A próxima rodada tem data-base para 25 de março de 2021: Colômbia x Brasil, Argentina x Uruguai, Chile x Paraguai, Bolívia x Peru e Venezuela x Equador. Já a de 30 de março de 2021 aponta isso: Brasil x Argentina, Uruguai x Bolívia, Equador x Chile, Paraguai x Colômbia e Peru x Venezuela.

Bobeou, deixou, o Sampaio com tudo chegou



O Sampaio Corrêa, definitivamente, virou candidatíssimo ao acesso para a Série A em 2021. Estava no 1 x 1 com o Náutico até 53 do segundo, quando Caio Dantas disparou no alvo e decretou a vitória que tornou os maranhenses vice-líderes da Série B pelos critérios de desempate, além de afundar mais e mais os pernambucanos.

Agora que está todo mundo rigorosamente em dia não com suas mensalidades por isso ser futebol e não o Baú da Felicidade, mas sim com 21 partidas, vamos à classificação sem um só asterisco graças a Deus: em 1º, Chapecoense com 44; em 2º, Sampaio Corrêa, América Mineiro e Cuiabá com 37 (Bolívia Querida com uma vitória a mais); em 5º, Juventude com 34; em 6º, Ponte Preta com 32; em 7º, Avaí com 30; em 8º, CRB, Paraná, Operário e Confiança com 29; em 12º, CSA com 28; em 13º, Brasil com 26; em 14º, Guarani com 25; em 15º, Cruzeiro e Vitória com 24; em 17º, Náutico com 20; em 18º, Figueirense com 19; em 19º, Botafogo de Ribeirão Preto com 18; e em 20º, Oeste com 8. Destaque importante: Cruzeiro e Vitória fora do Z4 por, no mínimo, mais uma rodada.

A 22ª rodada terá seis jogos depois de amanhã: Avaí x Confiança, Vitória x Ponte Preta, Sampaio x Chapecoense (esse aí prometerá bastante, vai sair lasca), Juventude x Paraná, Guarani x Botafogo e Cruzeiro x Figueirense. Os outros serão no sábado: Oeste x Brasil, Operário x América, CRB x Náutico e Cuiabá x CSA.

Os destaques de ontem e de hoje

Seleção Olímpica O Brasil perdeu de virada pro Egito por 2 x 1. Dois amistosos, uma vitória e uma derrota, 4 gols marcados e 3 sofridos. Problemas que André Jardine precisa corrigir a partir do ano que vem.

Campeonato Brasileiro Jogo atrasado da 6ª rodada e exclusivo do rádio, Atlético Mineiro x Athletico Paranaense. Tem um surto de coronavírus no Galo, são 25 casos totais envolvendo jogadores, comissão técnica e dirigentes. Entre os ausentes estarão Jorge Sampaoli, Victor, Réver e o recém-contratado Vargas. Não vou mais dizer que não deveria ter bola rolando durante a pandemia porque, infelizmente, é uma luta inglória que não conseguiremos vencer.

Copa do Brasil Volta das quartas-de-final nesta quarta: Grêmio x Cuiabá, vantagem gaúcha por 2 x 1 e história feita pelo 5 vezes campeão pois se tornará o clube com mais partidas na história da competição (187, uma acima do Vasco); Ceará x Palmeiras, vantagem paulista por 3 x 0 e Weverton goleiro alviverde pois os outros dois estão com Covid (de novo não conseguirei falar nada, enfim, já sabem, o futebol acha que dá pra levar adiante mesmo que não dê); São Paulo x Flamengo, vantagem paulista por 2 x 1; e América x Internacional, vantagem mineira por 1 x 0.



Liga das Nações da UEFA 1, 2, 3! 4, 5, 6! 1, 2, 3! 4, 5, 6! Como é que se sente a Alemanha tomando tanto gol de uma só vez? Eh, eh, eh... Espanha proporcionando algo que os germânicos não sofriam desde 1931, quando tomaram 6 x 0 da Áustria num amistoso. Eles não tomavam 6 gols numa só partida desde os 6 x 3 da França, no terceiro lugar da Copa do Mundo de 1958. E isso logo no dia em que Neuer tornou-se o goleiro mais presente na seleção alemã, com 96 jogos (um acima de Sepp Maier). Esquentou muitíssimo a chapa para Joachim Low.

Curtinhas Esportivas

Enderson Moreira fora do Goiás Demitido após 3 empates e 7 derrotas, nenhuminha vitória que fosse. Até que chegue um novo treinador, o time será tocado por Augusto César e Glauber Ramos, ambos dos juniores.

O próximo Mundial de Clubes Acontecerá de 1º a 11 de fevereiro do ano que vem. O campeão da Libertadores estreará apenas uma semana depois da finalíssima, fora o choque com Brasileirão e Copa do Brasil. Êlaiá!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Debate na Rádio Gaúcha Desta vez não foi em drive-in o do segundo turno na manhã de hoje, eh, eh... Fizeram na redação da emissora, com distanciamento bem considerável entre os candidatos e o mediador Daniel Scola, bem como se fosse programa de TV mesmo (teve transmissão em vídeo pela GZH no YouTube), inclusive na dispensa das máscaras enquanto estavam no ar. Foi o mesmo que certamente acontecerá amanhã na TV Bandeirantes.



Cristina Ranzolin voltou ao "Jornal do Almoço" Depois de mais de uma semana de ausência e após o anúncio de que está em tratamento contra um câncer de mama, a apresentadora da RBS TV voltou hoje a fazer a tradicional atração do meio-dia. Depois de duas sessões de quimioterapia, ela foi liberada pelos médicos para retomar as atividades. Com isso, Daniela Ungaretti retornou ao "Bom Dia Rio Grande", no qual Josmar Leite a substituiu.

Xicão Tofani recebeu alta O comunicador de 68 anos, atuante na TV Pampa e na Rádio Grenal, ficou internado por 40 dias devido ao coronavírus, chegando a ser entubado no CTI do Hospital de Clínicas. Fique bem, "fashion"!

Mudanças na Rádio Bandeirantes Primeiro: será até o fim desta semana a presença do Eduardo Castro no "Jornal Gente", reforçando a escala com Thays Freitas (em teletrabalho) e Cláudio Humberto (que fica só até 9h) devido às ausências dos infectados Pedro Campos e Mariana Godoy. Segundo: não foi por causa da Covid a ausência da Izabella Camargo ontem e hoje do "Primeira Hora", no qual Ana Paula Rodrigues a substituiu, e sim por se dedicar à apresentação de um evento corporativo do setor médico. E terceiro: outra ausência por maravilhoso motivo é a do Christiano Panvechi, que ganhou seu segundo filho nesta semana - chamado Leonardo, justamente o nome pelo qual vive sendo chamado por engano pelo Milton Neves -, por isso Danilo Gobatto faz o "Bastidores do Poder".

São Paulo com quatro debates Fecharam assim a conta entre Bruno Covas e Guilherme Boulos: CNN anteontem, Bandeirantes amanhã, Record depois de amanhã e Globo na sexta-feira da semana que vem.

Rio de Janeiro com dois ou três debates? Eduardo Paes confirmou presença apenas nos debates da Bandeirantes e da Globo, mas li no Audiência Carioca que ele e Marcelo Crivella foram convidados pela Record para outro na quinta-feira da semana que vem. Ontem era para ter debate na CNN, mas Paes não foi e teve apenas entrevista com Crivella, que tomou uma reprimenda da Monalisa Perrone por usar o termo "Globo lixo" em dado momento, haha...



Tino Júnior voltou rapidinho, rapidinho Apenas 6 dias depois de ter sido afastado do "Balanço Geral RJ" por estar com coronavírus, o apresentador retomou hoje o comando do programa da hora do almoço da Record.

Falha técnica no "Jornal Nacional" Tudo que acontece no carro-chefe da Globo sempre repercute mais, então, imagina o auê que foi quando Renata Vasconcellos e William Bonner ficaram perdidos em dado momento de ontem, rs.

Ayres Rocha com coronavírus O representante do Acre no rodízio de apresentadores das emissoras da Rede Globo no "JN" tem 57 anos e explicou pelas redes sociais o que aconteceu. Ele está ausente do "Jornal do Acre - 2ª Edição" desde segunda-feira, dia seguinte ao teste positivo e está em recuperação. Que fique bem!

Faa Morena deixou a RedeTV! Foram 17 anos dela na emissora, na qual fez programas como o "Ritmo Brasil".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Thais Pimenta

Thais Pimenta, repórter da TV Thathi (Record Campinas), novo nome da TVB depois da venda dos veículos do Grupo SolPanamby. Sol, que não reluz tanto quanto a beleza dessa linda guria, que é a repórter mais ardida deste país - mais ardida como pimenta do que Doris Day interpretando Jane Calamidade. E uma dúvida sincera: teria Thais algum, mesmo que distante, parentesco com o Helton, que foi narrador esportivo de rádio e que apresentou o "Jornal das Onze" na Rede Família de mais de 20 anos atrás?

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 18 de novembro, são estas:

*70 anos do nascimento de Tim Lopes, jornalista que era repórter investigativo da TV Globo quando foi brutalmente assassinado em 2002.

*60 anos ao dobrado: de Éder Jofre campeão mundial de boxe pela 1ª vez (bateu Eloy Sanchez pelo título dos galos da Associação Mundial); e de Elizabeth Perkins, atriz da série "Weeds" e de filmes como "Quero Ser Grande", "Sobre Ontem à Noite" e "Os Flintstones".

*55 anos de Orã Figueiredo, ator de novelas como "Totalmente Demais" e que fez o Tijolo na série "Tapas & Beijos".

*50 anos de Peta Wilson, atriz da série "La Femme Nikita".

*40 anos da estreia de "O Portal do Paraíso", filme de Michael Cimino que tanto foi indicado a melhor na Palma de Ouro do Festival de Cannes quanto ganhou o prêmio de diretor na Framboesa de Ouro.

*30 anos ao dobrado: do Corinthians salvo pelo gongo para se classificar pro mata-mata do Brasileirão com as calças e as cuecas nas mãos (tomou 3 x 0 do Internacional e só não foi eliminado pois o Goiás perdeu por 2 x 0 para a Portuguesa); e da 1ª partida feminina de tênis com 5 sets desde a vitória de Elisabeth Moore sobre Myrtie McAteer no US Nationals de 1901 (Monica Seles campeã do Virginia Slims sobre Gabriela Sabatini).

*5 anos de Marthina Brandt eleita Miss Brasil.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 167 mil dos mais de 5 milhões e 900 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.