Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 17 de novembro de 2020
2º título das paulistas? Ou 1º caneco das catarinenses?

O Corinthians vai decidir o Brasileirão Feminino contra o Avaí/Kindermann com ida no próximo domingo e volta em 6 de dezembro - se bem que a volta foi colocada em 6 de dezembro porque teríamos entre as duas partidas os amistosos da Seleção contra a Argentina, que acabaram cancelados devido à volta com tudo da Covid na Europa.

Uma equipe paulistana já era certa na final e, depois do 0 x 0 na ida, esperava-se um pouco mais de emparelhamento. Mas quem foi melhor a competição inteira acabaria se sobressaindo, naturalmente. As corintianas tocaram 3 x 0 no Palmeiras, que não merece reprovação pois recém chegou na elite este ano e já alcançou a semifinal. Destaque pro gol olímpico da Ingryd Lima, pintura com "PI" maiúsculo (como diriam em Floriano, Oeiras e Caracol). Foi a 30ª vitória alvinegra em partidas de mata-mata nos últimos 5 anos, desde 2017 só sendo campeãs ou vices de tudo que disputam. Tarefa dura pras catarinenses, que tomaram 1 x 0 do São Paulo no sábado, mas tiveram 3 x 1 totais.

O Corinthians chega à 4ª decisão consecutiva do Brasileirão delas, recorde absoluto e imbatível. Foi campeão em 2018, com duas vitórias sobre o Rio Preto, e vice nas outras, tanto diante do Santos com duas derrotas em 2017 quanto diante da Ferroviária no ano passado, com dois empates e epílogo nos pênaltis. Já o Kindermann, hoje associado ao Avaí, foi vice ainda na segunda edição da competição, em 2014, quando perdeu as duas para a Ferroviária. Neste 2020, o Timão tem 17 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com 53 gols marcados e 8 sofridos, sendo de 45 o saldo. Já as Leoas da Ilha têm 10 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, marcando 46 gols e sofrendo 17, com saldo de 29.

Um efetivo teste duro para a Seleção

Se bem que menos duro pois o Uruguai não terá Suárez, que testou positivo pro coronavírus. Mas ainda assim, bem mais pegada a coisa deverá ser para o Brasil, ainda que ele não perca o clássico há 10 jogos nos últimos 19 anos desde aquele 1 x 0 celeste da estreia do Luiz Felipe Scolari em 2001, na despedida oficial do Romário. Os comandados do Tite não foram bem diante da Venezuela, que hoje receberá o Chile, e não é que se queira goleada, não é isso, essa fase muitas pessoas já superaram. Só o que se quer é um pouco mais de futebol bem jogado.

Enquanto isso, Messi tentará pela 1ª vez marcar diante do Peru, contra quem a Argentina até está invicta em Eliminatórias tendo ele em campo (2 vitórias e 3 empates), mas sem gol seu. O detalhe é que a Federação Peruana confirmou a realização do jogo mesmo com o país mesmo num estado caótico pelo cenário político - o interino Manuel Merino renunciou após 6 dias no cargo e o parlamentar Francisco Sagasti será empossado hoje (na terça-feira da semana passada, Martín Vizcarra foi afastado da presidência por incapacidade moral).

Antes das três partidas em questão e também de Paraguai x Bolívia e Equador x Colômbia, a classificação aponta após 3 rodadas: em 1º, Brasil com 9; em 2º, Argentina com 7; em 3º, Equador e Uruguai com 6; em 5º, Paraguai com 5; em 6º, Chile e Colômbia com 4; em 8º, Peru com 1; e em 9º, Venezuela e Bolívia com 0.

Antes dos profissionais, vão a campo os olímpicos do André Jardine. Brasil fazendo o segundo amistoso no Egito, desta vez contra os anfitriões, depois dos 3 x 1 sobre a Coreia do Sul no sábado passado.

Visitas incômodas para os mandantes

Tendo no sábado Santos 2 x 0 Internacional (300 vitórias do Peixe em pontos corridos), Sport 0 x 2 Vasco (Cano cessou jejum de 9 jogos), Goiás 0 x 1 Athletico Paranaense, Corinthians 1 x 2 Atlético Mineiro (1ª vitória do Galo em Itaquera), Fortaleza 2 x 3 São Paulo (3ª vitória são-paulina vitoriosa), Grêmio 4 x 2 Ceará, Palmeiras 2 x 0 Fluminense e Flamengo 1 x 1 Atlético Goianiense (e o Lincoln???), a 21ª rodada do Brasileirão foi concluída ontem.

Nas duas partidas, os visitantes venceram por 2 x 1. Isto fez o Bahia chegar aos 4 êxitos seguidos e 5 sucessos gerais nas últimas 7 apresentações, perdendo os outros. Só na Série A, são 4 triunfos nas últimas 5 jornadas, perdendo a outra. Mano Menezes demorou, mas conseguiu dar uma sacudida no time. Já o Coritiba, desfalcadíssimo devido ao surto de coronavírus (nem adianta dizer que não deveria ter bola rolando durante a pandemia, luta inglória) tem apenas uma vitória nas últimas 5 rodadas, das quais 3 perdidas. Enquanto isso, o Red Bull Bragantino voltou a vencer depois de 4 partidas, enquanto o Botafogo não ganha há 7 partidas gerais, das quais 4 perdidas.

Com asterisco indicando jogo a menos (e vai demorar para nos livrarmos deles, êlaiá), eis a classificação: em 1º, Atlético Mineiro* com 38; em 2º, Internacional, São Paulo*** e Flamengo com 36; em 5º, Palmeiras* e Santos com 34; em 7º, Grêmio* com 33; em 8º, Fluminense com 32; em 9º, Bahia com 28; em 10º, Sport e Corinthians com 25; em 12º, Fortaleza*, Ceará* e Atlético Goianiense com 24; em 15º, Red Bull Bragantino com 23; em 16º, Vasco** e Athletico Paranaense com 22; em 18º, Coritiba e Botafogo* com 20; e em 20º, Goiás** com 12.

Duas das "setecentos e cinquenta e quatro" partidas atrasadas serão disputadas neste meio de semana: amanhã, Atlético Mineiro x Athletico Paranaense (Galo com 9 casos de Covid, entre eles Jorge Sampaoli e o zagueiro Gabriel, os demais sendo do departamento de futebol); e depois de amanhã, Vasco x Fortaleza.

Vão acabar os "asterísticos" na Bêzona

Só tem um jogo atrasado, um mísero joguinho pendente - e ele será realizado hoje. Vindo dos 3 x 2 do Caio Dantas sobre o Juventude, o Sampaio Corrêa não perde há 5 jogos, dos quais faturou 4, e só caiu uma vez nas últimas 15 presenças gerais, 10 delas vencidas, enquanto o Náutico não se dá bem há 4 porfias e ganhou uma mísera das 11 últimas, 6 delas derrotadas. É o reencontro dos finalistas da Série C do ano passado.

Depois deste Juventude 2 x 3 Sampaio e de Cuiabá 0 x 0 América Mineiro, que concluíram 21 rodadas, eis a classificação: em 1º, Chapecoense com 44; em 2º, América e Cuiabá com 37; em 4º, Sampaio* e Juventude com 34; em 6º, Ponte Preta com 32; em 7º, Avaí com 30; em 8º, CRB, Paraná, Operário e Confiança com 29; em 12º, CSA com 28; em 13º, Brasil com 26; em 14º, Guarani com 25; em 15º, Cruzeiro e Vitória com 24; em 17º, Náutico* com 20; em 18º, Figueirense com 19; em 19º, Botafogo de Ribeirão Preto com 18; e em 20º, Oeste com 8.

Os destaques dos últimos dias

Brasileirão Série D O São Caetano não viajou até Itajaí e tomou W.O. no jogo que não fez contra o Marcílio Dias, protesto pelos salários atrasados. Vamos ver se isso acontecerá de novo ou não diante do São Luiz.

Mineiro Feminino Não era para ter tido este jogo devido ao surto de coronavírus no Cruzeiro, tanto que a Federação havia topado adiá-lo, mas o Ipatinga fez questão de disputá-lo. Só que também a equipe do Vale do Aço sofreu com muitas baixas, foram 14 ausências nos dois times. Todos perderam e ninguém ganhou, deu 1 x 1.

Liga das Nações da UEFA A Suíça só ficou no 1 x 1 com a Espanha pois Sergio Ramos perdeu dois pênaltis.

Curtinhas Esportivas

Surto de coronavírus no Palmeiras 15 casos até a publicação desta coluna. É o terceiro clube com casos em grande quantidade só nas duas últimas semanas, além do Santos e do Coritiba - sem contar lá atrás o Flamengo e, agora, o Atlético Mineiro mais fora que dentro de campo, mas nem por isso menos grave. Fora que todos os times já tiveram não um e sim alguns casos em variados momentos. Até quando levarão adiante essa irresponsabilidade? Não apenas a CBF, mas os próprios clubes por ninguém tomar posição firme e forte contra isso, sempre cedem em algo. "Precisará" algum jogador ou treinador morrer de Covid para essa canalhada tomar alguma atitude atrasada?

Cuca recebeu alta médica O técnico do Santos ficou internado por 9 dias justamente devido à Covid.

Orlando Rollo se enrolou de novo Vaso ruim não quebra assim tão fácil, vide a infeliz declaração do presidente do Peixe à "Mesa Redonda", da TV Gazeta SP. Que ele critique a administração do José Carlos Peres tudo bem, até porque foi mesmo nociva ao clube. Mas dizer que ele "estuprou" o Santos administrativamente e financeiramente? "Estuprou"? Esse senhor não aprendeu nada de nada de nada com a história do Robinho??? Baaahhh!!!!

Luto no futebol brasileiro Domingo passado, Carlos Amadeu foi vitimado aos 55 anos depois de um ataque cardíaco. Técnico do Al-Hilal, foi campeão sul-americano de juvenis pelo Brasil em 2017 e campeão da Copa do Brasil júnior de 2012 pelo Vitória. Como jogador, o lateral esquerdo foi campeão brasileiro de 1988 pelo Bahia. Já ontem, quem partiu aos 69 anos foi o ex-lateral Luiz Carlos Beleza, ex-Botafogo, Caldense, América Mineiro, Santos (onde Pelé o apelidou de "Beleza"), Juventus da Mooca e Mixto. Residente em Cuiabá, sofreu um acidente vascular cerebral.

Luto no futebol inglês O câncer de próstata vitimou aos 72 anos o ex-goleiro Ray Clemence. Pelo Liverpool, ganhou cinco Ingleses, uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga Inglesa, cinco Supercopas da Inglaterra, duas Copas da UEFA, uma Supercopa da Europa e as Copas dos Campeões da Europa de 1977, 1978 e 1981. Pelos Hotspurs, faturou uma Copa da Inglaterra, uma Supercopa da Inglaterra e mais uma Copa da UEFA.

Mascherano pendurou as chuteiras A derrota por 1 x 0 do seu Estudiantes para o Argentinos Juniors marcou a última atuação dele, aos 36 anos. Bicampeão olímpico pela Argentina em 2004 e 2008, quatro vezes vice da Copa América e vice mundial em 2014, ganhou dois nacionais pelo River Plate (ambos Clausura) e foi campeão brasileiro de 2005 pelo Corinthians, mas fez a festa mesmo no Barcelona: campeão europeu, mundial e super europeu em 2011 e 2015, além de três Supercopas da Europa, quatro Copas do Rei e quatro nacionais espanhóis.

Lewis Hamilton 7 vezes campeão da Fórmula 1 Assim oficializado após ganhar o GP da Turquia, que lhe tornou o maior vencedor por uma única equipe (73 vitórias pela Mercedes, uma acima de Michael Schumacher pela Ferrari), o inglês agora buscará quebrar outros recordes nas etapas que restam nesta temporada, a próxima delas no dia 29, no Bahrein - aliás: serão duas corridas seguidas por lá, pois na semana seguinte teremos o GP de Sakhir.

Carol Solberg inocentada no STJD A advertência com ares de censura prévia da primeira instância caiu na segunda e definitiva no Pleno. 5 x 4 a favor da voleibolista de praia, que protestou contra o presidente Jair Bolsonaro após a primeira etapa do Circuito Brasileiro, algo que nitidamente gerou toda a denúncia e tentativa de sua condenação, como não acontecera da mesma maneira com esportistas favoráveis - enfim, tudo que já falei diversas vezes nas últimas colunas. Só isso que se pede: igualdade de tratamento em situações iguais. A Carol tem tanto direito de manifesto quanto o Wallace, o Felipe Melo e outros mais. A tentativa de mordaça não deu certo. Felizmente.

Eleições municipais Muita gente ligada ao esporte concorreu no pleito de anteontem e quase todo mundo fracassou. Os poucos eleitos - dos quais sei, pois pode ter outros que não registro por não saber: Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético Mineiro, foi re-eleito prefeito de Belo Horizonte em primeiro turno; outros prefeitos eleitos são Axel Grael (irmão de Torben e Lars e tio da Martine) em Niterói e Edson Ermegenildo (presidente do Mirassol) na cidade referida de SP; entre os eleitos para câmaras de vereadores, destacam-se Marcos Braz (vice de futebol do Flamengo) no Rio de Janeiro, o triatleta olímpico Paulo Miyashiro em Santos, o ex-nadador Raphael de Thuin em Campos dos Goytacazes, o ex-futebolista Renan (pentacampeão estadual entre Coritiba e Paraná) em Pinhais e o goleiro Vinícius em Belém - detalhe: ele tem atuado normalmente pelo Remo, na antevéspera do pleito tomou 2 x 0 do Santa Cruz.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Eli Corrêa vereador O histórico comunicador paulistano recebeu 32.461 votos e estará na Câmara a partir de 2021. Fica a curiosidade sobre seu futuro no rádio, já que ele deixou a Capital para concorrer.

Preocupação na Rádio Bandeirantes SP Muitas escalas diferenciadas de ontem para hoje na emissora, uma delas a ausência da Mariana Godoy pois pegou coronavírus na base do "por tabela", já que seu marido Dalcides Biscalquin foi um dos afetados pelo surto na Rede Vida - aliás: não teve "Melhor Agora" ontem na TV Bandeirantes, preencheram o horário com um "Band Eleições Especial". Algumas situações estão confirmadas e outras são suspeitas, e as alterações saltam aos ouvidos e aos olhos. O "Jornal Gente", por exemplo, não teve nenhum dos titulares em estúdio. Thays Freitas está em teletrabalho e Pedro Campos está afastado, assim como Silvania Alves, ambos substituídos no "Pulo do Gato" por Agostinho Teixeira. O Pedro é outro que está infectado, que fiquem bem ele e a Mariana.

E não fica apenas nisso Agostinho teve hoje a companhia da Ana Paula Rodrigues, que também fez o "Primeira Hora" no lugar da Izabella Camargo e formou dupla com Ricardo Capriotti, que tem coberto a ausência de Nelson Gomes, em recuperação de uma cirurgia. Além da Ana emendada das 5h30 às 8h, outra diferenciação destes dois dias foi o "Gente" ter em estúdio a presença do Eduardo Castro, ex-apresentador do "Primeira Hora" no fim dos anos 1990 e hoje apresentador do BandNews TV e narrador do BandSports. Casos que preocupam muito.

O primeiro debate do segundo turno em Porto Alegre Acontecerá nesta quarta na Rádio Gaúcha, às 8h10, com Daniel Scola sendo o mediador do embate inicial entre Sebastião Melo e Manuela D'Ávila. Dois dias seguidos de debates, pois na quinta-feira tem o primeiro televisivo da "finalíssima", às 22h30, na Bandeirantes.

Surpresa na RBS TV Foi Elói Zorzetto presente no estúdio no domingo eleitoral pela vez 1ª depois de 8 meses, ancorando a cobertura noturna. Quando a RBS divulgou na semana passada a cobertura que seus veículos fariam, citou na parte da televisão as apresentadoras Cristina Ranzolin e Carla Fachim. Como sabemos, a Cris está em tratamento contra o câncer de mama, então possivelmente tenham colocado a Carla no turno que seria dela e o Elói no turno que seria da Carla - a manhã foi feita por Simone Lazzari. O apresentador do "RBS Notícias" segue nele normalmente nestes tempos pandêmicos, mas desde março fazendo o jornal de casa, com a Carla no estúdio. Ontem foi exatamente assim que aconteceu: Elói em casa e Léo Saballa Jr. (cobrindo folga da "Sharon Stone de São Sepé") no estúdio.

Marisol Santos eleita vereadora A ex-apresentadora do "Jornal do Almoço" de Caxias do Sul estará na câmara.

Estreias na segunda-feira A matutina das 6h30 foi a da nova fase do "SC no Ar" na NDTV (Record), agora com Márcia Dutra na apresentação. E a vespertina foi o retorno do "Repórter Brasil Tarde", na TV Brasil, com apresentação de Luiz Carlos Braga às 14h30 a partir de um novo estúdio de vidro na sede dela no Rio de Janeiro.

Só dois debates no Rio de Janeiro Se depender de Eduardo Paes, assim será. Hoje teria o da CNN Brasil às 20h, com mediação da Caroline Nogueira, mas ele disse que só debaterá com Marcelo Crivella tanto na Bandeirantes, nesta quinta-feira, quanto na Globo, na sexta-feira da semana que vem. CNN, Record e SBT dançaram.

Seis debates em São Paulo São os agendados pelas emissoras de televisão. O primeiro entre Bruno Covas e Guilherme Boulos já aconteceu ontem na CNN Brasil, mediado pela Monalisa Perrone e que decepcionou quem curte barraco e treta, sendo por muitos elogiado pela troca de ideias e argumentos dos dois candidatos em prol de melhorias para a capital paulista. O próximo é o da Bandeirantes depois de amanhã e depois tem ainda os de SBT e Record ambos no próximo sábado, o da RedeTV! na terça da semana que vem e o da Globo na sexta seguinte.

Frila agora, talvez efetiva Leio no Flávio Ricco que foi pontual a participação na CNN Brasil da Carolina Aguaidas, que cobriu a eleição de Porto Alegre, para onde voltou após 8 anos de SP e recente saída do SBT. Mas o "guru" diz que tem quem aposte na contratação dela. Seria até importante isso para dar um reforço na cobertura porto-alegrense, pois ela hoje é respondida apenas e tão somente pela Bruna Ostermann. Pouco para um estado como o RS.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Tracy Spiridakos

Tracy Spiridakos, atriz que faz a policial Hailey Upton em "Distrito 21". Claro que até hoje é forte a saudade deixada pela Erin Lindsay (Sophia Bush), mas a loirinha, com seu jeito e à sua maneira, possui uma presença forte que garante o show e mantém a audiência de "Chicago P.D." à toda.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 17 de novembro, são estas:

*110 anos do nascimento de Rachel de Queiroz, escritora falecida em 2003 e autora de obras como "As Três Marias" e "Memorial de Maria Moura", primeira mulher na Academia Brasileira de Letras.

*100 anos do Osasuna, 4 vezes campeão da segunda divisão espanhola.

*95 anos do nascimento de Rock Hudson, falecido em 1985 e ator de filmes como "Não Me Mandem Flores", "Confidências à Meia-Noite" e "Volta, Meu Amor", a trilogia cômica romântica com Doris Day.

*75 anos de Roland Joffe, cineasta indicado ao Oscar por "Os Gritos do Silêncio" e "A Missão".

*60 anos de RuPaul, drag queen, artista, personalidade da mídia, enfim, a dona do pedaço todo.

*55 anos do Santa Helena, duas vezes campeão do Acesso de Goiás e vice estadual em 2010.

*45 anos de Diane Neal, atriz de séries como "NCIS - Investigação Naval" e "Lei & Ordem - Unidade de Vítimas Especiais", na qual fez a promotora Casey Novak.

*40 anos ao dobrado: de Aranha, ex-goleiro campeão por Atlético (Mineiro de 2010), Santos (Libertadores de 2011, Recopa Sul-Americana de 2012 e Paulista nos dois anos) e Palmeiras (Copa do Brasil de 2015); e de Isaac Hanson, guitarrista e cantor da banda Hanson.

Clipe do Dia: John Lennon

Há 40 anos completados nesta terça, era lançado o último disco inédito do ex-Beatle estando ele ainda vivo (pois depois viria um póstumo em 1984). "Double Fantasy" teve como destaques faixas como "(Just Like) Starting Over", "Beautiful Boy (Darling Boy)", "Woman" e aquela que aqui destaco, "Watching the Wheels".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 166 mil dos quase 5 milhões e 900 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.