Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 10 de novembro de 2020
O jogo mais divertido da Série B de 2020



Foi o 3 x 3 do Cruzeiro e do Guarani no Mineirão. Não estou dizendo que foi primoroso tecnicamente, não é isso, mas inegavelmente rendeu um entretenimento muito legal pelas muitas alternâncias. Por três vezes os campineiros estiveram na frente (a primeira delas num golaço lindão do Murilo Rangel) e por três vezes os mineiros empataram. Depois do 3º gol, os paulistas tiveram uma excelente oportunidade de uma vitória consagradora. Bobearam de maneira imperdoável. Por mais que ela não seja a mesma hoje em dia, a "velha aura do Felipão" ainda mostra força.

Da parte do Bugre, destaque positivo para Pablo, que guardou pela vez primeira depois de 5 anos que seriam completados exatamente hoje, não anotando desde um América Mineiro 4 x 0 Vitória ainda da época que o hoje selecionável Richarlison defendia o Coelho - e aquele tinha sido o 1º tento do Pablo desde Oeste 0 x 4 Boa Esporte em 2013. E da parte da Raposa, destaque negativo para William Pottker, que poderia ser falado apenas positivamente pelo gol feito, mas que acabou falado negativamente pelos dois amarelos e consequente expulsão em 3 minutos.

Com 24 pontos, o Cruzeiro garante mais uma rodada fora da zona do rebaixamento e chega aos 11 pontos ganhos em 15 disputados por Luiz Felipe Scolari. Sexta-feira da semana que vem ele receberá o Figueirense, que nesta semana visitará o Vitória depois de amanhã. Já o Guarani foi aos 25 pontos e tem 14 pontos obtidos em 21 disputados sob o comando do Felipe Conceição. Também na sexta da semana que vem, seu desafio será em seus domínios contra o Botafogo de Ribeirão Preto, 19º com 18 pontos e que hoje visitará o Confiança, 12º com 26.

Além de Confiança x Botafogo, a terça-feira tem ainda pela 21ª rodada a líder Chapecoense, com 41 pontos e 17 jogos de invencibilidade geral (10 vencidos), fora de casa contra o CSA, 8º com 28 e que vem da perda da invencibilidade de 7 rodadas, mas que tem apenas 2 derrotas nos últimos 11 compromissos (7 vencidos), sendo um mandante extremamente eficiente com 6 sucessos consecutivos. Parada tortíssima e que promete render muito.

Começam amanhã as quartas da Copa do Brasil

Às 4 e meia da tarde tem Palmeiras x Ceará, que já menciono hoje mesmo pois, com o pessimamente desastroso hábito que tenho tido de atualizar o site por volta das 2 da tarde - motivo que foi um dos quais acabei interrompendo as atualizações em 2018, por cansar de fazê-lo tão tardiamente, mas que infelizmente se mantém na retomada deste ano -, se o fizesse amanhã a citação prévia valeria por pouco menos de 3 horas e não valeria praticamente de nada, até devido à nula repercussão deste espaço, vide ninguém comentá-lo no Twitter (aliás, um dia eu paro e falo com mais calma sobre a grande mentira que é aquela rede social, pois diz lá que tenho mais de 29 mil seguidores, mas toda vez que atualizo o site só recebo um máximo de 5 curtidas no post de anúncio disso, mas deixa quieto por agora).

Verdão e Vozão duelarão pela 4ª vez na história da competição, todas as outras sendo na década de 90. Os alvinegros se deram bem nas oitavas de 1994 graças ao gol fora de casa, dois empates com o local sendo 0 x 0 e o visitado terminando 1 x 1, com direito a Chico defendendo um pênalti cobrado pelo Evair. Os palestrinos faturaram as outras duas vezes. As quartas de 1997 tiveram duas goleadas, 5 x 2 fora com direito a 4 gols do Viola e 5 x 0 em casa. Já na 1ª fase de 1998, a ida em Fortaleza até foi parelha com 1 x 1, mas na volta em Sampa City deu 6 x 0.

O vai-e-vem de treinadores na Série A

Primeiro, o Flamengo mandou embora Domènec Torrent e contratou Rogério Ceni, que se despediu ontem do Fortaleza, tendo como última atuação nele a derrota de sábado para o Athletico Paranaense. Claro que o índice do espanhol era eminentemente positivo, como destaquei na coluna de ontem, mas acho que não só as duas goleadas em dois domingos seguidos, mas também a defesa extremamente falha e muito vazada, acabaram contando para sua saída. Não tem como aceitar que sua defesa só não seja pior no Brasileirão que a do lanterna Goiás. Nesse sentido, até se entende a troca dele. Já Rogério Ceni, que em 12 de outubro prometera no "Bem, Amigos!" que cumpriria seu contrato no Leão até o final independentemente de qualquer coisa, descumpriu o que falou e tem aí a maior oportunidade em termos de casamata. E de cara, contra o São Paulo na Copa do Brasil. O climão, minha gente...

Depois, o Internacional anunciou a saída do Eduardo Coudet, que foi para o Celta e saiu com 24 vitórias, 13 empates e 9 derrotas. Mesmo sendo líder do Campeonato Brasileiro, ficou nítido que o argentino sofreu uma fritura interna por parte da direção, que nunca foi unânime a seu respeito e com a qual ficou mais distante depois da saída daquele que o contratou, o vice de futebol Alessandro Barcellos, que é candidato na eleição presidencial de daqui a alguns dias. Nem estou dizendo que o Coudet é o maior técnico da história pois cometia vacilos e era merecedor de restrições por isso. Mas ora bolas, bem ou mal, é o líder da Série A. E por picuinha de bastidor, foi fritado até que, na primeira chance que pintou, caiu fora por não aguentar mais. Pela 7ª vez o Colorado contratou Abel Braga, que retorna após 6 anos. Muita gente ainda tem 2006 na cabeça, só que 2006 ficou em 2006. O Abel de hoje não dá a mínima perspectiva.

Curtinhas Esportivas

Coronavírus em massa no Santos Não apenas nas mulheres, como destaquei na coluna de ontem, mas também nos homens. Além do Cuca, também foram infectados João Paulo, Lucas Veríssimo, Madson e o preparador de goleiros Arzul, fora um médico e um dirigente. É um surto no Peixe, condição absolutamente lamentável.

Contratações O Bahia adquiriu até o fim do ano que vem o atacante colombiano Ramirez, do Atlético Nacional; o Palmeiras contratou até a metade do ano que vem o beque Empereur; e o Corinthians obteve até o fim de 2023 o atacante Jonathan Cafu, que estava sem clube desde que rescindiu com o saudita Al-Hazm.

Vai demorar a estreia do Ramón Díaz no Botafogo Será submetido a uma cirurgia e ficará alguns dias em recuperação. Enquanto isso, seu filho e auxiliar Emiliano Díaz comandará as picapes do Glorioso.

Efeito suspensivo, sempre ele, beneficia o Figueirense Com isso, Alemão pode defendê-lo até o julgamento no Pleno do STJD da punição que resultou em 6 partidas de gancho, das quais duas já foram cumpridas.

Loco Abreu "foram demitidos" Parece erro crasso meu, mas não é, não. Foram demitidos tanto o jogador Sebástian quanto o treinador Sebástian, "ambos" do Boston River, que tomou 3 x 0 do River Plate anteontem, pelo Intermedio do Uruguai. Como técnico, teve 3 vitórias, 7 empates e 8 derrotas, "se escalando-se a si mesmo e vice-versa" em 14 oportunidades, com míseros e reles 2 gols. O Loco de dentro do campo não se deu bem com o Loco de fora dele.

Final da Copa Sul-Americana Data oficializada para o confronto no Mario Kempes, em Córdoba: 23 de janeiro.

Fórmula 1 no ano que vem Divulgado o calendário, que terá 23 corridas, dentre elas a estreia da Arábia Saudita, a volta da holandesa Zandvoort, uma etapa a definir em abril e, ainda a confirmar, Brasil em SP em 14 de novembro.

Começa o Novo Basquete Brasil Depois da temporada 2019/2020 ser interrompida sem um campeão oficial devido à pandemia, a temporada 2020/2021 terá 16 times jogando em quatro cidades: Brasília, Mogi das Cruzes, Rio de Janeiro e São Paulo, cada uma recebendo um número X de partidas sequenciais. Assim será na abertura nesta terça, com o Maracanãzinho recebendo uma rodada dupla com Campo Mourão x Fortaleza e Flamengo x Goiás.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Força, Amapá!!! 8º dia consecutivo com praticamente todo o estado sofrendo as consequências de um apagaço de energia elétrica, que está voltando aos poucos, verdade, mas ainda muitíssimo longe do ideal. Resolvam isso de uma vez por todas o quanto antes! Não dá para deixar essas pessoas assim por muito mais tempo, não há sanidade e resistência física suficiente. Pombas! O Amapá pede socorro! Mais um episódio vergonhoso para nossa história.

Luciana Barreto voltou pro RJ É da capital fluminense que a apresentadora da CNN Brasil passou a fazer desde ontem o "CNN Novo Dia", em trio com Elisa Veeck e Rafael Colombo em São Paulo. Ela participará de segunda a quinta tanto nele pela manhã quanto à noite no "Realidade CNN", além de fazer às sextas o "CNN Nosso Mundo". Como dito pela própria nas redes sociais: "você pode acordar e ir dormir me prestigiando".

O único debate de TV aberta em Recife Foi organizado hoje pela Jornal (SBT), das 11h às 13h por aproveitarem a faixa da programação local do almoço, na base do "é isso ou... não é isso". O mediador foi Leandro Oliveira.

Globais divulgando concorrentes Aconteceu ontem, quando Renata Capucci e Ana Luiza Guimarães mandaram saudações e votos de sucesso ao agora ex-colega Márcio Gomes por ocasião da estreia no novo "CNN Prime Time". O post da Renata no Instagram acabei perdendo pois ela apagou, mas o da Luli cheguei a ver ontem à noite ainda no Twitter, onde ela também saudou Rodrigo Bocardi pela estreia do "Ponto Final CBN", ao lado de Carolina Morand.

Clássico que sempre vale rever É "Quase Famosos", a belíssima obra em tom autobiográfico do Cameron Crowe em 2000, estrelada por Billy Crudup, Kate Hudson e Frances McDormand, com trilha sonora lindíssima, de Led Zeppelin a Beach Boys, passando por Elton John. Passará no "Corujão" da Globo, às 2h de hoje para amanhã.

Scooby-Doo de luto Morreu um dos criadores do desenho animado, Ken Spears, vitimado aos 82 anos por complicações relacionadas à demência. Ele e Joseph Ruby - que faleceu de causas naturais há 3 meses, aos 87 anos - lançaram o cachorro detetive e seus amigos Salsicha, Fred, Velma, Daphne e Fred em 1969.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 10 de novembro, são estas:

*100 anos do nascimento de Lily Marinho, socialite falecida em 2011 e que era casada com o dono da Globo, Roberto Marinho.

*95 anos do nascimento de Richard Burton, falecido em 1984 e que atuou com Elizabeth Taylor em "Cleópatra" e "A Megera Dourada", sendo indicado ao Oscar por "O Manto Sagrado", "Becket, o Favorito do Rei", "O Espião que Veio do Frio", "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", "Ana dos Mil Dias" e "Equus", além de coadjuvante por "Eu Te Matarei, Querida".

Bela do Dia: Bruna Macedo

Bruna Macedo, repórter da CNN Brasil em São Paulo. (mais palavras não são possíveis pois os suspiros são tantos que impossibilitam que se diga algo a mais)

*90 anos do nascimento de Ênio Rodrigues, falecido em 2001 e futebolista campeão gaúcho de 1954 e 1956 pelo Grêmio, do qual foi o técnico campeão estadual de 1962, além de ser campeão pan-americano em 1956 pelo Brasil, que foi representado por um combinado da dupla Grenal e mais atletas de outros times do RS.

*65 anos ao dobrado: da Mocidade Independente, uma das grandes escolas do Rio de Janeiro, campeã do carnaval em 1979, 1985, 1990, 1991, 1996 e 2017; e de Roland Emmerich, cineasta que dirigiu "Soldado Universal", "Independence Day" e "O Dia Depois de Amanhã".

*55 anos de Eddie Irvine, ex-piloto da Fórmula 1 com 4 vitórias na categoria, todas em 1999 pela Ferrari.

*45 anos de Simone Santos, apresentadora da TV Record de Porto Alegre desde a inauguração em 2007 e ex-RBS TV e TVCOM.

*40 anos de Jackeline Petkovic, ex-apresentadora dos programas "Fantasia" e "Bom Dia & Cia." no SBT.

*35 anos ao dobrado: de Jacqueline Brazil, apresentadora da previsão do tempo da TV Globo; e do Athletico campeão paranaense com um 3 x 0 sobre o Londrina, garantindo o caneco direto pelos dois turnos.

*30 anos da estreia de "Esqueceram de Mim", clássico de Chris Columbus estrelado por Macaulay Culkin e os "bandidos molhados" feitos por Joe Pesci e Daniel Stern.

*10 anos da morte de Dino de Laurentiis, nascido em 1919 e produtor de filmes como "Barbarella", "Serpico", "Flash Gordon" e "Conan, o Bárbaro".

*5 anos da morte de Sandra Moreyra, nascida em 1954 e clássica repórter da TV Globo do Rio de Janeiro.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 163 mil dos quase 5 milhões e 700 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.