Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 6 de novembro de 2020
Quais serão as semifinais da Copa do Brasil?



Primeiro, o Palmeiras ganhou por 1 x 0 e chegou aos 4 x 1 sobre o Red Bull Bragantino numa jornada clamorosamente entediante por tão perceptível que não haveria a mínima possibilidade de reviravolta, o que fez da estreia de Abel Ferreira no Verdão um mero "treinamento aberto de luxo" e ainda rendeu a cena maluca do expulso Luan Cândido chutando sem dó e nem piedade uma caixa cheia de copinhos d'água depois de apenas 7 minutos em campo, prejudicando mais ainda o Massa Bruta e facilitando mais ainda a vida do Verdão. Depois, o Grêmio do Kannemann (convocado pela Argentina para os jogos contra Paraguai, dia 12, e Peru, dia 17) foi constrangedor por um tempão, mas o Juventude foi incompetente e não traduziu a superioridade em gol - ah: não foi pênalti. Quando o Tricolor atacou, mostrou-se eficiente e fez o 1 x 0 ontem com 2 x 0 totais que assegurou a vaga nas quartas.

Quartas-de-final, que foram sorteadas nesta sexta-feira e já têm o chaveamento definido até a finalíssima. Uma semifinal sairá de São Paulo x Flamengo (aliás: com ingrediente extra de chiadeira no bastidor pois a Seleção Brasileira convocou Pedro para as partidas contra Venezuela no dia 13 e Uruguai no dia 17, mas sem desconvocar Neymar pois ele não atuará no Morumbi, mas esperam tê-lo em Montevidéu) e de Grêmio x Cuiabá, enquanto a outra sairá de América Mineiro x Internacional e de Ceará x Palmeiras. Bola rolando nos dois próximos meios de semana.

Esquadrão saiu do sério e homenageou Jotinha



Jogando de luto devido à morte do popular humorista baiano de 52 anos, cujos áudios engraçados em grupos lhe deram o título de "Rei do Whatsapp" e que é mais uma das milhares de vítimas do coronavírus, o Bahia fez um primeiro tempo de exceção contra o Melgar e nele mesmo resolveu a parada para seguir na Sul-Americana, na qual enfrentará o Unión Santa Fe, que ganhou do Emelec por 2 x 1 e, com 2 x 2 totais, foi beneficiado pelos gols visitantes.

Depois de tomar 1 x 0, precisava ganhar por dois ou mais de diferença para ir às oitavas. Fez ainda melhor: tocou logo 1, 2, 3, 4 x 0 no retorno à Fonte Nova, com direito a dois gols em dois minutos, e depois apenas administrou na metade complementar. Claro que os peruanos chegarem a Salvador apenas na véspera da partida e sem realizar um só treino que fosse deve ter colaborado, mas não importa porque a fase tricolor tem sido tão danada que nem isso permitia imaginar de véspera um primeiro tempo tão maravilhoso assim do time do Mano Menezes. A última vez que o Bahia ganhara por tamanha diferença foi em 17 de março do ano passado, 5 x 0 no Jequié fora de casa.

O chaveamento está todo definido até o final, assim sendo, de dois em dois enfrentamentos sairá uma quarta-de-final e de quatro em quatro uma semifinal (time citado primeiro mandará a segunda partida): Independiente x Fénix, Lanús x Bolívar, Universidad Católica x River Plate do Uruguai, Deportivo Cali x Vélez Sarsfield, Unión Santa Fe x Bahia, Vasco x Defensa y Justicia, Unión La Calera x Atlético Junior e Sport Huancayo x Coquimbo Unido. Com isso, cruzados que poderão Bahia e Vasco estar já nas quartas. Os baianos jogarão em duas terças às 19h15, em 24 de novembro e 1º de dezembro, e os cariocas em duas quintas às 21h30, em 26 de novembro e 3 de dezembro.

O sempre antenado Franklin Berwig trouxe um registro interessante: dos 32 clubes permanecidos nos dois torneios da Conmebol, são oito do Brasil (6 na Libertadores e 2 na Sul-Americana), oito da Argentina (3 e 5), três do Equador (3 e 0), três do Uruguai (1 e 2), três do Chile (0 e 3), dois do Paraguai (2 e 0), dois da Bolívia (1 e 1), dois da Colômbia (0 e 2) e um do Peru (0 e 1). Apenas a Venezuela está rigorosamente fora de tudo de tudo já agora.

Os destaques de ontem e de hoje

Brasileirão Série B O returno começa nesta sexta com quatro jogos, o principal deles Botafogo de Ribeirão Preto (19º com 18) x Cruzeiro (16º com 20), a Raposa invicta em 3 partidas com Felipão. Tem ainda Náutico (17º com 19) x Avaí (9º com 26), Guarani (14º com 21) x CSA (7º com 28) e Paraná (8º com 28) x Confiança (11º com 25).

Campeonato Roraimense Uma partida que "durou 8 meses" enfim acabou. GAS 2 x 1 Rio Negro começou em 14 de março e estava 2 x 1 para o Grêmio Atlético Sampaio quando foi interrompida aos 26 minutos do segundo tempo devido a uma treta que envolveu intervenção policial e até spray de pimenta. Determinaram a conclusão dela, que aconteceu apenas e tão somente ontem, quando a competição finalmente foi retomada.

Liga Europa O principal destaque desta semana foi o Milan voltando a perder depois de 24 jogos - e perdendo feio demais, 3 x 0 para o Lille com trinca pessoal do Yasici. Outro registro é o Tottenham, que visitou o Ludogorets e tocou 3 x 1 com direito a Harry Kane indo pra rede e chegando aos 200 gols pelo clube inglês.

Curtinhas Esportivas

Ramón Díaz é do Botafogo O argentino é o novo treinador alvinegro, o 4º nesta temporada, sucedendo Bruno Lazaroni, Paulo Autuori e Alberto Valentim. Atuante por último no Libertad, ele tem taças por Internazionale e Monaco como jogador e San Lorenzo e Al-Hilal como jogador, mas especialmente sendo uma lenda do River Plate. Dentro de campo, foi campeão nacional em 1979, 1981 e 1991, e na casamata ganhou os Argentinos de 1996 (Apertura), 1997 (ambos), 1999 (Apertura) e Clausura (2002), e especialmente a Libertadores de 1996 em final contra o América de Cáli e a Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1997, em decisão diante do São Paulo. O último técnico estrangeiro do Fogão foi o uruguaio Ondino Viera nos longinquaços e distantérrimos idos de 1947.

Novo atacante no Atlético Mineiro O chileno Vargas, do Tigres, foi adquirido por 2 temporadas.

Novo zagueiro no Corinthians Chegou Jemerson, do Monaco, com vínculo de somente 8 meses.

Fórmula 1 na Arábia Saudita O país receberá a categoria em novembro de 2021, o que gerou muitas críticas por ser uma nação que viola direitos humanos até não poder mais. Mas a Liberty Media não tá nem aí para isso. Botando dinheiro nos seus cofres, podem ser a pior escória desumana do mundo. As notas comandam.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Força, Amapá!!! 14 das 16 cidades do estado sofrem pelo 4º dia consecutivo com um apagão de energia elétrica, que não se sabe ainda quando será solucionado positivamente. Praticamente nada tem funcionado por lá e somente uma fonte de informação pode ser acompanhada: a única emissora de rádio de Macapá ainda no ar, que é a CBN. Não dá para ver televisão nem pela internet, também ela está falhando nestes dias. Consertem isso imediatamente!!! Não dá para deixar essas pessoas assim por mais 10 dias, como disseram hoje que poderá acontecer. Pombas!!! Jamais deixariam 10 dias a população, sei lá, de SP, RJ, MG e RS sem energia elétrica. O Amapá pede socorro!!!

Chegou o dia do último "Jornal da CBN - 2ª Edição" Vai ao ar às 5 da tarde a edição derradeira do noticiário por mais de duas décadas ancorado pelo Roberto Nonato até sua saída para a CNN Rádio em setembro, desde então feito solo pela até ali co-apresentadora Rosana Jatobá, que entrou em férias anteontem, com isso sendo Tânia Morales ontem e hoje a última âncora deste clássico de fim de tarde da Central Brasileira de Notícias, às sextas-feiras com apenas metade da duração por ter o "Fim de Expediente" às 6 e meia. A partir da próxima segunda, a faixa das 17h às 20h contará com Rodrigo Bocardi em SP e Carolina Morand no RJ no novo "Ponto Final CBN".

Rádio Bandeirantes do Rio de Janeiro mudará de prefixo Leio no TudoRádio que a Anatel publicou uma consulta pública na qual sabemos que a estação, lamentavelmente há muitos anos abandonada pelo Grupo Bandeirantes e que virou uma mera loteadora de tudo quanto é horário possível e impossível, deixará em breve o prefixo AM 1360, no qual está no ar desde 1932 como Rádio Guanabara, pois assumirá o AM 860, que está fora do ar desde setembro de 2018 quando do fim das operações das emissoras próprias da Rede CBN em amplitude modulada.



O "SC no Ar" voltará com tudo Leio no Making Of que a NDTV (Record) retomará o jornal matinal em versão ao vivo e com duração amplificada, diferentemente dos dias atuais, quando dura mera meia hora e é gravado na noite anterior. A partir do dia 16, o noticiário entrará no ar às 6h30 e entregará para o "Fala Brasil" às 8h30, prometendo seriedade com descontração e relevância. A apresentadora será Márcia Dutra, que passou pelas extintas RCE, RBS e Rede SC, depois se mudando para São Paulo e ali trabalhando primeiro na Cultura e depois na TV Brasil.

César Tralli mais nacional Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV História que o apresentador do "SPTV - 1ª Edição" passará a fazer plantões de folgas e férias no "Jornal da Globo" e no "Jornal Hoje", sendo o substituto imediato das respectivas titulares Renata Lo Prete e Maria Júlia Coutinho - que, aliás, mandou muito bem ao citar a letra de "Evidências" ao falar do negacionismo da derrota na eleição dos EUA da parte de Donald Trump, eh, eh, eh...

Bah, Nadja Haddad!!! Mas esse teu marido também... O mesmo Gabriel já citado trouxe no TV História que a casa da apresentadora do SBT foi invadida ontem por policiais do GAECO (Grupo de Atuação Especial Repressão ao Crime Organizado de SP). Causa, motivo, razão e circunstância: ela é casada com Danilo Joan, prefeito de Cajamar, e ele é investigado por suspeita de desvio de recursos públicos na compra de suplementos hospitalares para o combate ao coronavírus. Danilo diz não ter feito nada disso e se colocou à disposição das autoridades. A irmã da jornalista, Patrícia Haddad, é secretária de saúde do município paulista. É essa mistura com política que... olha... Bah!!!

Amanhã tem o 23º Teleton no SBT Mas devido à pandemia e à própria crise na emissora, uma edição muito diferente neste ano, durando apenas um dia e sem ser rigorosamente ele inteiro. O programa irá ao ar das 10 e meia da manhã até as 8 e meia da noite, 90% dela sendo feita remotamente e não presencialmente em estúdio. Fica no ar o suspense: será que teremos Silvio Santos por videoconferência no encerramento ou ausente ele estará?



Luto no cartum: morreu Lan O chargista do jornal O Globo tinha 95 anos e sofria de pneumonia havia 2 meses. As belezas do Rio de Janeiro ficavam ainda mais belas por seus traços sensacionais. Fará muita falta.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta-feira, 6 de novembro, são estas:

*65 anos de Maria Shriver, jornalista e ex-esposa de Arnold Schwarzenegger, sendo primeira-dama da Califórnia quando ele governou este estado.

*50 anos de Ethan Hawke, ator indicado ao Oscar de coadjuvante por "Dia de Treinamento" e "Da Infância à Juventude", sendo indicado também como roteirista por "Antes do Pôr-do-Sol" e "Antes da Meia-Noite".

Bela do Dia: Luiza Duarte

Luiza Duarte, jornalista que está cobrindo a demoradíssima eleição presidencial dos EUA para a Rede Record, voltando ao ar depois de sair recentemente da CNN Brasil. Eleita ela já foi sem risco de erro: eleita a dona deste espaço hoje.

*45 anos da morte de Vicente Feola, nascido em 1909 e treinador do Brasil campeão mundial em 1958, além de bicampeão estadual pelo São Paulo em 1948 e 1949.

*40 anos de Daniella Cicarelli, ex-apresentadora de vários programas da MTV, como o "Beija Sapo".

*30 anos de Schürrle, ex-futebolista aposentado em julho deste ano e campeão mundial de 2014 pela Alemanha, além de vencedor por Chelsea, Wolfsburg e Borussia Dortmund.

*25 anos de "Explode Coração", novela de Glória Perez exibida pela Globo às 20h30 e estrelada por Edson Celulari, destacando-se Tereza Seiblitz como Dara e Ricardo Macchi como o cigano Igor.

*15 anos ao dobrado: da estreia do "Programa Raul Gil" na Bandeirantes, para a qual retornava depois de 37 anos e que marcava sua mudança do sábado para o domingo após 7 anos na última passagem pela Record; e da inesquecível goleada do Corinthians por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 1 sobre o Santos pelo Campeonato Brasileiro.

Clipe do Dia: Whitney Houston

Dias atrás ela já esteve nesta seção e volta hoje - e voltará sempre e sempre pois nunca será esquecida enquanto cantora extraordinária que foi e cuja partida até hoje não superei (mais marcante ainda porque eu voltara para casa de uma celebração do aniversário de uma amiga, a jornalista Priscila Ulbrich, e aí quando cheguei perto da meia-noite e fui ver as últimas notícias na internet por não acessá-la fora de casa, topei direto com a morte da Whitney e fiquei bastante entristecido). Bem, há 30 anos completados nesta sexta era lançado o terceiro disco dela, "I'm Your Baby Tonight", cujo principal sucesso aqui no Brasil é uma das suas mais lindíssimas interpretações: "All The Man That I Need", alavancada por ser trilha da novela das sete "Lua Cheia de Amor", da Globo, e que é em fato uma regravação por ter sido lançada originalmente em 1982 por Linda Clifford.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 162 mil dos mais de 5 milhões e 600 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.