Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 5 de novembro de 2020
Este inacreditável São Paulo e este inacreditável Vasco

A quarta-feira da Copa Sul-Americana foi simplesmente doida para os brasileiros em campo. Afinal de contas, quem ganhou caiu fora e quem não venceu se deu bem. O Vasco tem agora apenas, tão somente, única e exclusivamente uma vitória nas últimas 12 apresentações gerais (7 perdidas) e é justamente ela - o 1 x 0 em São Januário - que garantiu a classificação para as oitavas, somado a isso o fato de que o 0 x 0 com o Caracas fora de casa fez o time do Ricardo Sá Pinto chegar às 3 pelejas sem derrota. Vem aí o Defensa y Justicia, aquele que caiu fora da Libertadores por somada sua derrota pro Santos à surpreendente vitória fora de casa do Delfín diante do Olimpia. Ele eliminou o Sportivo Luqueño com 1 x 1 ontem e 3 x 2 totais. E isto do Cruzmaltino não é o que de mais surreal teve.



Eliminação como a do São Paulo terão existido poucas, raras, raríssimas no futebol nem digo sul-americano, mas mesmo mundial. Foi para o intervalo tomando 2 x 1 do Lanús, necessitando marcar mais três para vaga nos 90 minutos. Quando chegou aos 3 x 2, obteria os pênaltis. Aí, 44 minutos do segundo tempo e obtém o 4 x 2. Incrível, fantástico, extraordinário! Só que 47 minutos e o Lanús diminuiu para 4 x 3 para ter a vantagem pelos gols fora de casa. Um dia disseram: torcer para o Tricolor é uma grande moleza. Desde o título da própria "Sul-A Miranda" em 2012, torcer para o Tricolor tem sido uma grande tristeza. 33º campeonato perdido, 25º mata-mata fracassado. É por essas e outras que a equipe do Fernando Diniz não dá base para confiança e que domingo passado foi exceção e não regra.

Hoje tem Bahia em campo, Melgar o oponente em Salvador. Como tomou 1 x 0 no Peru, um gol que sofra e precisará anotar 3. A sorte do Esquadrão, se é que podemos dizer assim, é que os dois únicos êxitos dele nas últimas 7 partidas foram por diferenças que garantem vaga no tempo normal (3 x 0 no Vasco e 3 x 1 no Atlético Mineiro). Mas é promessa de mais sofrimento para os comandados do Mano Menezes e, sobretudo, para a torcida tricolor.

9 anos depois, a carroça do Ceará desembestou de novo



As quartas-de-final da Copa do Brasil não eram atingidas desde 2011, ano da "Carroça Desembestada" que chegou a eliminar o Flamengo. Eram 8 partidas em 10 anos sem ganhar do Santos. A vitória voltou no momento mais certo possível, 1 x 0 anotado de forma lindona pelo Vina na metade complementar. O Ceará do Guto Ferreira confirmou sua vaga e Marinho ficou tão indignado que, se não fosse a turma do deixa-disso, teria feito picadinho do Leandro Vuaden após o último trilar de apitante. O Vozão agora tem uma única derrota nos últimos 8 jogos gerais (3 vencidos) e o Peixe do Cuca venceu somente uma vez nas últimas 4 presenças gerais (duas perdidas).

Depois do São Paulo na Sul-Americana e do Santos na CB, outro paulista eliminado no mesmo dia foi o Corinthians nesta Copa do Brasil. Saiu na frente diante do América Mineiro em um pênalti inicialmente duvidoso - mas que aconteceu - e isso garantiria a disputa dos chutes livres a 11 passos da marca fatal. Mas a menos de 10 minutos do fim, quem teve pênalti foi o Coelho - e aí Wagner do Nascimento Magalhães mandou mal pois foi "mandrake". Convertido, resultou em 2 x 1 totais e na presença dupla da Série B nas quartas por somada essa à do Cuiabá, o que a competição não tinha desde ABC e América de Natal em 2014. Se no Brasileirão Vagner Mancini está bem, no mata-mata já não mandou bem. E Lisca celebrou o 4º sucesso de um time por ele treinado diante do Timão.

O que ficou dentro do esperado foi o embate rubro-negro no Maracanã. Já com 5 minutos o Flamengo estava na frente, uma pintura maravilhosa do Pedro, que depois da desmarcação de um pênalti inexistente para o Athletico fez outro para chegar aos 20 gols neste ano, superando sua melhor marca pessoal anterior (19 pelo Fluminense em 2018). O Furacão até encostou numa pintura lindona do Erick, mas Michael garantiu a classificação no 3º gol pois ali ficavam 4 x 1 totais. Mesmo que o Athletico diminuísse para 3 x 2 no jogo, ainda eram 4 x 2 no agregado e não dava mais tempo de uma reação. O atual campeão está eliminado e completou 11 jornadas fracassadas (8 perdidas), não tem vitória desde o 1 x 0 sobre o Bahia em 26 de setembro. Já o Mengão se reabilitou, mas o time com Domènec Torrent preocupa lá atrás: em 22 jogos, só não foi vazado em 5 deles. São 32 gols tomados para 38 anotados.

O sorteio das quartas da CB acontecerá amanhã, às 11h30 de Brasília (10h30 de Cuiabá), e hoje teremos contendas locais fechando as oitavas. De SP virá ou o Palmeiras, que tem 3 x 1 de frente deixada pelo "Cebolismo" do Andrey Lopes como herança para o português Abel Ferreira - primeiro técnico estrangeiro a liderar a casamata palestrina no Parque desde o argentino Filpo Nuñez na derrota por 2 x 1 para o Guarani em 1979, pelo atrasado Paulistão de 1978 (obs.: na época do argentino Ricardo Gareca, o estádio estava em obras e os mandos eram no Pacaembu) -, ou o Red Bull Bragantino, que não bate o Verdão como visitante há 17 jogos desde os 2 x 0 do Brasileirão de 1991. E daqui da aldeia pampeana sairá ou o Grêmio, que fez 1 x 0 na ida, ou o Juventude, que não só não supera o Tricolor há 10 jogos desde 2016, mas nem sequer fez um mísero golzinho nele que seja nos últimos 9 encontros.

Os destaques de ontem e de hoje

Paulistão Feminino Num confronto que pode ser a decisão nacional caso superem respectivamente Avaí/Kindermann e Corinthians, tivemos "Choque-Rainha" entre São Paulo e Palmeiras, com vitória palestrina por 3 x 0.

Liga dos Campeões da UEFA Haaland está impossível e reforçou isso nos 3 x 0 do Borussia Dortmund sobre o Brugge. Com dois gols, chegou aos 14 nas primeiras 11 atuações pela competição, sendo 5 pelos alemães e antes 6 pelo Red Bull Salzburg. Com Cristiano Ronaldo estreando nesta edição, Morata foi o cara da Juventus com dobra nos 4 x 1 diante do Ferencvaros. O Barcelona teve Ter Stegen de volta após 3 meses afastado devido a uma cirurgia no joelho e venceu o Dínamo de Kiev por 2 x 1. E o Manchester United conseguiu sofrer 2 x 1 do Basaksehir.

Curtinhas Esportivas

Novo zagueiro no Palmeiras Kuscevic assinou por 5 anos e veio da Universidad Católica.

Ivan foi operado O goleiro da Ponte Preta foi submetido a uma correção da lesão ligamentar no punho direito, o que faz com que retorne aos gramados somente no ano que vem. Prejuízo enorme pra Macaca na Série B.

As mil vitórias de Rafael Nadal Marca sensacional de um tenista sensacional, obtida nos 2 x 1 diante de Feliciano López (4/6, 7/6 - 7/5 e 6/4) em sua estreia no Masters de Paris. E não ficará apenas nisso, não.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Bem-vinda de volta, Camila Diesel Recuperada do coronavírus, a apresentadora da Rádio Guaíba retomou ontem a apresentação do noturno "Set Guaíba", o ponto de encontro da cultura e da arte no AM/FM de Porto Alegre.

Estreia confirmada na Play FM Será na próxima segunda o começo do grupo Café com Bobagem na estação da Rede Bandeirantes em São Paulo, das 12h às 14h, voltando ao ar depois de deixarem a Transcontinental FM de Mogi das Cruzes. É um retorno às origens, surgido que foi em 1989 na antiga Bandeirantes FM (atual Band FM).

Rosana Jatobá se despediu do "Jornal da CBN - 2ª Edição" A desta quarta-feira foi a última edição apresentada por ela, que ficou nos finais de tarde da emissora por exatamente 1 ano e 1 mês, desde que encerrado o "Redação Globo" na Rádio Globo. Ao término às 8 da noite (para Rio de Janeiro e parte da rede), ela agradeceu pela oportunidade, anunciou que está entrando em férias e por isso Tânia Morales será a última apresentadora deste noticiário hoje e amanhã, convidou a audiência para escutar tanto o novo "Ponto Final CBN" a partir da próxima segunda (com Rodrigo Bocardi e Carolina Morand) quanto sua nova e própria atração a estrear em breve (o "CBN Sustentabilidade") e, numa manifestação muito simpática, deixou uma saudação ao agora ex-colega Roberto Nonato, âncora da CNN Rádio na Transamérica FM, que liderou o "JCBN 2" por anos a fio até sair da Rádio CBN há 2 meses.

Rádio Jovem Pan e Record SP demitiram Rodrigo Constantino Era o mínimo a ser feito depois da acintosa, revoltante e moralmente criminosa manifestação deste ser repugnante em seu canal de vídeos no YouTube a respeito do estupro num geral, claro que manifestação motivada pela revolta geral do povo com a humilhação sofrida pela blogueira Mariana Ferrer durante julgamento em SC no qual o acusado de estuprá-la foi absolvido.

Guga Chacra ficou revoltado O comentarista da GloboNews não gostou nada de alguns perfis no Twitter pegarem imagens dele há muitos meses no "Manhattan Connection", quando emocionou-se com pautas como a pandemia do coronavírus e a explosão no Porto de Beirute, e alegarem que ele estaria "chorando" por causa de uma vantagem de Donald Trump na apuração da eleição presidencial dos EUA. Enfim, coisas típicas daquelas escórias virtuais que habitam as redes sociais há tanto tempo. No mesmo microblog, ele prometeu processar quem espalhou tal história. Uma coisa é a pessoa brincar, como foi com a imagem dele de corpo inteiro na tela e segurando o tablet junto à perna, que descontraíram que ele parecia um pastor segurando a Bíblia. Aí é diversão. Outra coisa é safadeza.



Karla Krieger deixou a TV Pampa após 12 anos Para surpresa dos próprios colegas, ela anunciou sua saída ao término do "Atualidades Pampa" de ontem. Ao Coletiva, disse querer se dedicar mais a projetos pessoais que se somem ao seu propósito e que, enquanto esteve fora do programa por um tempo - quando vários agora ex-colegas foram contaminados pela Covid-19 e outros seguiam negacionistas -, foi despertada com mais uma evidência uma mudança nas coisas. Demorou, mas caiu a ficha dela, que era debatedora e apresentadora substituta.

Luto na dublagem Morreu aos 75 anos José Carlos Guerra, que deu voz ao Comissário Gordon da série "Batman" na década de 1960 e ao Homem da Roupa Velha na dublagem original da Maga para "Remédio Duro de Engolir", o esquete mais antigo existente de "Chaves" distribuído pela Televisa até a recente pendenga com a família do Roberto Gomez Bolaños. Depois daquilo, ele ficou 20 anos sem dublar e retomou a profissão.

Bela do Dia: Ana Paula Moreira

Ana Paula Moreira, repórter da TV Anhanguera (Globo Goiás). Olhos brilhando e piscando sem parar de admirados com uma boniteza tão "angelicalmente angelical", como diria o Sr. Redundância Redundante.

Difícil imaginar "Mom" sem Anna Faris Mas assim será nos EUA a partir de hoje, quando estreado o 8º ano da série, atualmente fora do ar na TV brasileira desde que o Warner parou de passá-la. Muito do sucesso da série do Chuck Lorre está na relação dela como filha com Alison Janney como mãe. Uma sem a outra, olha... Bom, não que isso seja novidade numa série do Chuck. "Dois Homens e Meio" acabou quando Charlie Sheen saiu, apenas permanecendo em "estado vegetativo" por outras 4 temporadas simplesmente fracotes com Ashton Kutcher.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta-feira, 5 de novembro, são estas:

*115 anos do nascimento de Joel McCrea, falecido em 1990 e ator de filmes como "Correspondente Estrangeiro" e "Pistoleiros do Entardecer".

*90 anos do adiantado 3º Oscar, válido por 1931 e que premiou "Sem Novidade no Front" como melhor filme.

*80 anos de Elke Sommer, atriz que foi a mocinha gatíssima de "Um Tiro no Escuro", a segunda comédia da franquia "A Pantera Cor-de-Rosa".

*65 anos ao triplicado: de Francisco Diá, treinador campeão paraibano em 2015 e 2016 pelo Campinense, 2017 pelo Sampaio Corrêa e deste ano pelo ABC; do Oriente Petrolero, 4 vezes campeão boliviano (a última em 2010); e do dia para o qual o Dr. Emmett Brown levou Marty McFly em DeLorean voador em "De Volta Para o Futuro".

*60 anos de Tilda Swinton, ganhadora do Oscar de coadjuvante por "Conduta de Risco" e atriz de filmes como "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "Precisamos Falar Sobre Kevin".

*30 anos da estreia de "Brasileiras e Brasileiros", novela do SBT.

*15 anos ao dobrado: da estreia do "SP Record", jornal local paulistano; e da estreia de "O Melhor do Brasil", programa de variedades apresentado primeiro por Márcio Garcia e depois por Rodrigo Faro também na Record.

*10 anos da morte de Jill Clayburgh, nascida em 1944 e atriz indicada ao Oscar por "Uma Mulher Descasada" e "Encontros e Desencontros".

*5 anos do rompimento da barragem de Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, tristeza que ainda não cicatrizou nem lá, nem em Minas Gerais e nem no Brasil inteiro (sobre isso, aliás: leiam "Tragédia em Mariana", da Cristina Serra).

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 161 mil dos 5 milhões e 600 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.