Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 31 de outubro de 2020
Felipão, Mineirão, Raposão, triunfão



No estádio em si, era 1 ano e meio sem regressar. Na vez última, Bruno Henrique dobrara para 2 x 0 do Palmeiras sobre o Atlético. Como mandante, bom... deixa pra lá, você bem sabe dos 7 x 1 da Alemanha. (risos) Como mandante pelo Cruzeiro, era a vez primeira desde a eliminação pro já citado Verdão nas quartas da Libertadores. Por isso, foi positivo o retorno de Luiz Felipe Scolari ao palco maior das alterosas. A Raposa saiu na frente ainda no primeiro minuto diante do Paraná, me parecendo levemente impedido Marcelo Moreno. Antes ainda do intervalo, ampliou num velocíssimo contra-golpe iniciado por Fábio, continuado por Patrick e finalizado por Airton. O Paraná de 7 gols nas duas últimas atuações voltou às más e isto mantém Felipão invicto no time mineiro, agora com 2 vitórias e 1 empate. São agora 5 partidas invictas do Cruzeiro (2 vencidas), o que não acontecia havia quase 3 meses em termos gerais.

O próximo compromisso cruzeirense é na sexta que vem ao visitar o Botafogo de Ribeirão Preto, que hoje visitará aquele que Scolari derrotou na estreia, o Operário. Os paulistas vêm do triunfo de domingo passado contra o Vitória, que ontem foi aos 8 fracassos seguidos ao "oxar" com o Brasil de Pelotas, liderado na casamata pelo interino Cirilo após a saída do Hemerson Maria e que já tem substituto definido: Cláudio Tencati, que tentará uma vez mais dar um rumo efetivo à carreira após aqueles tantos anos no Londrina, depois dos quais nunca mais foi o mesmo. Hoje ainda teremos Oeste x Sampaio Corrêa, CSA x Náutico, Cuiabá x CRB e os enfrentamentos dos dois que brigam pela liderança nesta 19ª rodada: Confiança x Chapecoense, líder com 37; e Avaí x América Mineiro, vice com 35.

O domingo nos dará Juventude x Guarani, os gaúchos únicos visitantes derrotados na ida das oitavas da Copa do Brasil ao perder para o Grêmio, e fica para segunda-feira Ponte Preta x Figueirense. A Macaca terá um desfalque considerável neste e nos próximos compromissos: Ivan será operado devido a uma lesão ligamentar no punho direito.

Os dois ainda juntos ou um na frente do outro?

Pergunta que a 19ª rodada do Brasileirão responderá entre hoje e amanhã. Ainda iguais na liderança com 35 pontos depois do empataço de domingo passado, Internacional e Flamengo terão paulistanos pela frente.

1º colocado por ter 4 gols a mais de saldo, o Colorado visitará neste sábado o Corinthians, 13º com 21 e que vem da derrota para o América Mineiro na Copa do Brasil - na qual os gaúchos se deram bem diante do Atlético Goianiense, 11º com 22 e hoje visitante diante do Coritiba, penúltimo com 16. Em 2º e já com mais gols pró caso haja empate em pontos, vitórias e saldo ao término da rodada, o Mengão receberá o São Paulo, 5º com 27 e que vem da derrota pro Lanús na Sul-Americana, tendo disputado a Série A pela vez última no 0 x 0 de duas semanas atrás com o Grêmio pois no domingo passado eliminou o Fortaleza na Copa do Brasil - na qual os cariocas saíram na frente do Athletico Paranaense, antepenúltimo com 16 e que neste domingo visitará o Sport, 12º com 21 pontos.

Falei do Fortaleza, falei de dois CE x RJ neste sábado. 8º com 24 pontos, receberá o Fluminense, 4º com 29. Antes disso tem o Botafogo, 16º com 19 e vindo da baixa pro Cuiabá na Copa do Brasil. No seu caminho estará o Ceará, 10º com 22 e que "oxou" na Copa do Brasil com o Santos, 6º com 27 e que renovou em 2 anos o agora só no fim de 2022 findado vínculo do Pará. O Peixe receberá o Bahia, 14º com 19 e que tomou fumo do Melgar na Sul-Americana, na qual o único dos 3 brasileiros vencedor nesta ida da 2ª fase foi o enfim aliviado Vasco, 17º com 18 pontos e que vai ao "paraíso verde plano do Brasil" visitar o Goiás, lanterna com 11 pontos e já a 8 do 16º lugar.

Ficam para segunda-feira duas partidas: Palmeiras (7º com 25) x Atlético Mineiro (3º com 32), os paulistas confirmando como novo treinador até o fim de 2022 o português Abel Ferreira, egresso do PAOK da Grécia - algoz do Benfica do Jorge Jesus na segunda pré-grupos da atual Liga dos Campeões - e ex-Braga e Sporting; e Grêmio (9º com 24) x Red Bull Bragantino (15º com 19), que não se encaram há 22 anos gerais e 24 aqui em Porto Alegre.

Curtinhas Esportivas

Paraguai convocou "brasileiros" Três chamados por Eduardo Berizzo para os jogos contra Argentina no dia 12 e Bolívia no dia 17, ambos pelas Eliminatórias: Gatito Fernández, do Botafogo; Gustavo Gómez, do Palmeiras; e Junior Alonso, do Atlético Mineiro. Fora eles estão de Fogão x Bragantino, Verdão x Fluminense e Corinthians x Galo.

Copa Liga Profissional da Argentina Começou nesta sexta-feira, recolocando em ação o futebol nacional em caráter doméstico depois de 7 meses da suspensão da divisão principal. Treinado pelo ontem sessentão Maradona, o Gimnasia La Plata estreou ganhando do Patronato por 3 x 0. "El Pibe D'Oro" era dúvida pois ficou alguns dias em isolamento depois que um segurança dele testou positivo para coronavírus, mas foi e saiu aos 18 do primeiro.

Luto na Inglaterra Morreu aos 78 anos o meia Nobby Stiles, campeão mundial em 1966 e vencedor de dois Ingleses e duas Supercopas da Inglaterra pelo Manchester United, com o qual foi campeão europeu em 1968.

Luto na NFL Morreu aos 81 anos o ex-cornerback Herb Adderley, seis vezes campeão pelo Green Bay Packers no bicampeonato de 1961 e 1962, no tri de 1965 até 1967 e também em 1971.

Fórmula 1 de volta a Imola Mas não é com o GP de San Marino, não realizado desde o vencido por Michael Schumacher em 2006, e sim com o GP da Emília-Romanha, região da qual Bolonha é a capital. Prova marcada para 9h10, vale acordar mais cedo para assisti-la pois normalmente as provas têm sido às 10h10 este ano. Valtteri Bottas larga na pole position, com Lewis Hamilton, Max Verstappen e Pierre Gasly na sequência.

Taubaté campeão no vôlei masculino Antes da abertura da Superliga 20/21 neste sábado, tivemos ontem a equipe do Vale do Paraíba conquistando a Supercopa do Brasil com 3 x 2 sobre o Cruzeiro (19/25, 25/21, 30/28, 14/25 e 15/11). Os mineiros estavam nela enquanto atuais vencedores da Copa do Brasil e os paulistas a disputaram pois estavam na liderança quando da interrupção da pandemicamente finalizada inconclusa temporada anterior da Superliga. No sábado passado, o Taubaté já havia faturado outro caneco diante do Cruzeiro no Supervôlei Masculino.

O Flamengo bobeou e o Quimsa com a taça ficou Os cariocas foram para o último quarto tendo vantagem de 68 x 63, mas perderam a final da Liga dos Campeões das Américas de basquete na quadra neutra de Montevidéu. Os argentinos reagiram no momento certo e ganharam por 92 x 86. Esta foi a primeira edição do torneio, que substituiu a Liga FIBA das Américas, conquistada pelo Mengão em 2014 e que o Quimsa não havia faturado.

O cinema de luto: morre o Sir Sean Connery



O sábado começou muito triste com a partida desta lenda, que já estava ausente das telonas há quase duas décadas e cuja saúde ficara debilitada nos últimos anos. Com 90 anos completados há quase 3 meses, sua morte foi confirmada por familiares à BBC, que deu primeiramente a notícia. Indicado ao Oscar uma única vez, ganhou justamente nessa vez única pelo Jim Malone de "Os Intocáveis", que também rendeu um Globo de Ouro. Laureado também com um Bafta pelo William von Baskerville de "O Nome da Rosa", esteve ainda em obras como "O Mais Longo dos Dias", "Confissões de uma Ladra", "Robin e Marian", "O Primeiro Assalto de Trem", "Highlander: o Guerreiro Imortal", "Mais Forte que o Ódio", "Caçada ao Outubro Vermelho", "Armadilha", "Encontrando Forrester" e o derradeiro "A Liga Extraordinária", além de ser o pai do protagonista de "Indiana Jones e a Última Cruzada", uma caracterização especial.

Mas o referencial mais imediato de Sean será sempre James Bond, o agente secreto 007, o "double-o-seven", que derretia os corações das donzelas e enfrentava maléficos vilões. Foram seis filmes oficiais da franquia num espaço de 9 anos, começando em 1962 a sequência que teria "007 Contra o Satânico Dr. No", "Moscou Contra 007", "007 Contra Goldfinger", "007 Contra a Chantagem Atômica", "Com 007 Só Se Vive Duas Vezes" e "007 - Os Diamantes São Eternos", este último de 1971 e que marcou seu retorno ao personagem após George Lazenby interpretá-lo em "007 A Serviço Secreto de Sua Majestade". Depois ainda voltaria a encarná-lo numa obra que não é da série oficial, "007 Nunca Mais Outra Vez". Depois dele vieram Roger Moore em sete filmes, Timothy Dalton em dois, Pierce Brosnan em quatro e Daniel Craig em quatro, cada um à sua maneira. Mas Bond e Sean são indissociáveis.

O futebol também teve ligações com Sean Connery. Jogador de times da sua Escócia na juventude, começou a conciliar as atuações antes ainda de ir para o profissional. Durante a turnê em Manchester de uma peça na qual atuava, chamou a atenção "só" de Matt Busby, icônico treinador do United, que ofereceu um teste no clube - isso era 1953, quando haviam sido conquistados dois Ingleses e duas Copas da Inglaterra. Mas Connery, embora amasse futebol e ficasse empolgado com o convite, declinou por crer que a dramaturgia lhe daria mais futuro, afirmando à Playboy em 1965 que esta foi uma das decisões mais inteligentes que já tomara. Torcedor do Celtic a partir do pai, acabou mudando de lado para o Rangers por lealdade ao seu mandatário David Murray. Narrador de "G'olé!", filme oficial da Copa do Mundo de 1982, deu o pontapé inicial de Barcelona 2 x 1 Combinado Israel + Palestina, amistoso disputado em 2005.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Também a tarde da Rádio Guaíba mudará Além das alterações matinais destacadas na coluna de ontem e válidas a partir desta segunda-feira, outra alteração acontecerá das 16h às 17h, extinto que é o jornal "Guaíba News" após dois anos no ar (inicialmente das 15h às 17h) e devolvidos que são para a reportagem Samantha Klein no geral e Gutiéri Sanchez no esporte. No lugar dele entrará o "Redação Guaíba - 2ª Edição", apresentado por Ricardo Pont.



Romano dos Anjos falou ao "Domingo Espetacular" Libertado nesta semana após ser sequestrado enquanto jantava em casa com a esposa, o apresentador do "Mete Bronca" na TV Imperial (Record Roraima) está internado em recuperação de fratura no ombro esquerdo e lesões nas pernas. O apresentador Eduardo Ribeiro foi até Boa Vista e esteve no quarto do Romano para gravar uma exclusiva a passar às 19h45. Receoso de ficar traumatizado pelo episódio, Roamno contou que foi deixado sozinho e que passou a noite pedindo socorro até ser localizado.

Mudança no sábado da Record Com o fim da 7ª temporada de "Heróis Contra o Fogo" na semana passada, não só a série sai momentaneamente do ar (o 8º ano está sendo reprisado pelo Universal TV às segundas-feiras), mas também o repeteco do "Show do Tom". Em seus lugares regressará a tradicional "Supertela", que exibirá às 23h30 o tenso "O Quarto do Pânico", com Jodie Foster, que já havia passado 5 meses atrás na mesma sessão.

Distrações globais Duas aconteceram nesta sexta-feira: pela manhã, o repórter André Luís Rosa terminou um vivo no "Bom Dia SP" direto do Vale do Paraíba e devolveu desejando bom feriado para Rodrigo (Bocardi) e Glória... opa, Glória não pois a Vanique trocou a Globo pela CNN (risos) e sim Sabina Simonato, mas logo em seguida ele mesmo emendou corrigindo o erro, que levou os apresentadores às risadas; e à noite, Leila Sterenberg terminou um boletim sobre a eleição presidencial dos EUA no "Edição das 18", da GloboNews, anunciando mais comentários sobre ela para hoje, no "Grande Debate"... ops, "Grande Debate" é da CNN (eh, eh), mas ela corrigiu para "GloboNews Debate" antes de devolver para César Tralli. A semana foi muito marcante na disputa das duas emissoras.

Mudança no "Poder em Foco" A partir desta virada de domingo para segunda-feira, o programa de entrevistas eminentemente políticas do SBT será apresentado pela editora-chefe Roseann Kennedy, ex-TV Brasil e Rádio CBN, que substitui Fernando Rodrigues, saído após o fim da parceria de seu portal Poder360 com a emissora. O primeiro entrevistado dela será Alessandro Oliveira, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato.

Que vergonha, Lori Loughlin, que vergonha A Tia Becky de "Três é Demais" não precisava passar por algo assim, mas quem mandou ela subornar uma faculdade e mentir no formulário de inscrição da filha para ela ser admitida? Então, lá vai a atriz ficar dois meses no xilindró em Dublin - não a Dublin da Irlanda e sim a Dublin americana da Califórnia. A condenação veio somente em agosto, mas a história vem desde 2019, outra castigada sendo Felicity Huffman, que admitiu culpa e por isso foi presa por 11 dias e pagou multa, além de cumprir serviço comunitário.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Torrey DeVitto

Torrey DeVitto, atriz da série "Atendimento de Emergência". A dra. Natalie Manning feita por ela é um dos ótimos motivos para assistir "Chicago Med", tão docemente encantadora que ela a torna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 31 de outubro, são estas:

*100 anos do nascimento de Fritz Walter, ex-futebolista falecido em 2002 e que marcou 33 gols em 61 jogos pela Alemanha, pela qual foi campeão mundial em 1954, além de duas vezes campeão nacional pelo Kaiserslautern.

*80 anos de Walderez de Barros, atriz cuja última novela foi "Éramos Seis" no ano passado e que é revista atualmente tanto na Globo em "Laços de Família" quanto no Viva em "Mulheres Apaixonadas".

*75 anos de Brian Doyle-Murray, irmão mais velho de Bill Murray e ator de vários filmes, além de séries como "Sim, Querida" e "Uma Família Perdida no Meio do Nada".

*70 anos do nascimento de John Candy, ator falecido em 1994 e que brilhou em comédias como "Os Irmãos Cara-de-Pau", "Férias Frustradas", "Uma Sereia em Minha Vida", "Antes Só do que Mal Acompanhado", "As Grandes Férias", "Quem Vê Cara Não Vê Coração", "Esqueceram de Mim", "Mamãe Não Quer Que Eu Case" e "Jamaica Abaixo de Zero" (parece o currículo inteiro dele e não é, mas é que assisti a maioria dos seus filmes).

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 160 mil dos 5 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.