Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 30 de outubro de 2020
Don Diego, 60 anos



Você pode até discutir quem é o melhor jogador argentino da história do futebol pois Messi é merecedor demais de tal condição. Mas não há como discutir que o maior jogador da história da seleção da Argentina torna-se sexagenário nesta sexta-feira. Revelado no Boca Juniors, Maradona chegou à Europa pelo Barcelona e até ganhou 3 títulos nacionais em 1983, mas consagrou-se mesmo no Napoli, pelo qual venceria a Copa da UEFA de 1989, a Copa da Itália de 1987, a Supercopa da Itália de 1990 e os Italianos destes dois últimos anos. Foi como jogador do clube napolitano que ele conquistou como protagonista decisivo a Copa do Mundo de 1986, incluindo a famosa atuação contra a Inglaterra, com a "mão de Deus" e o golaço arrancando do próprio campo até parar na rede. Mais perdeu títulos do que ganhou na proporção e sempre foi polêmico e controverso, mas tudo isso fez e faz parte do seu show.

Grêmio contrariou a regra e Palmeiras a confirmou

Os porto-alegrenses foram os únicos mandantes a ganhar uma ida nestas oitavas da Copa do Brasil, embora não com tanto merecimento assim, e os paulistanos confirmaram sem maiores traumas a regra favorável aos visitantes.



O Tricolor saiu na frente antes ainda dos 10 minutos num gol que teve a base a assiná-lo, de Matheus Henrique para Pepê, daí para Isaque e pro gol. Só que ficou basicamente nisso pois pouco mais de interessante veio tanto dele quanto do Juventude, que jogou direitinho, fez Vanderlei ser necessário algumas vezes e ainda deixou de empatar num lance absurdo de inacreditável do Breno Lopes aos 34 do segundo - até agora não acredito que ele, já dentro da pequena área (ah: condição legal, mesma linha) e sem goleiro, conseguiu jogar por cima do alvo. O Papo chegou aos 9 jogos em 4 anos e meio sem fazer um único gol nos gremistas, que ganharam 7 deles e anotaram 22 tentos.



Já o Verdão parece que embalou com o interino Andrey Lopes, deixando para trás aquela instabilidade que marcou o fim da "milionésima" era Vanderlei Luxemburgo. Na frente aos 4 minutos, levou apenas mais 23 minutos para ampliar e trincar com direito a mais um do Luiz Adriano, que ficou 7 partidas sem marcar e agora já tem 3 gols em duas jornadas ("artilheiro ketchup", para alegria do "guru" Flávio Ricco, rs). No segundo tempo a coisa mudou de figura e o Red Bull Bragantino melhorou, mas só diminuiu para 3 x 1 a desvantagem. Nada que estragasse a noite palestrina.

Com exceção do já resolvido São Paulo x Fortaleza, as voltas acontecerão na semana que vem: na terça, às 19h tem Cuiabá x Botafogo (1 x 0) e às 21h30 vamos de Internacional x Atlético Goianiense (2 x 1); na quarta, abrimos às 19h com Ceará x Santos (0 x 0) e às 21h30 tem Flamengo x Athletico Paranaense (1 x 0) e América Mineiro x Corinthians (1 x 0); e na quinta, 19h começa Palmeiras x Red Bull Bragantino e 21h30 tem Juventude x Grêmio.

Os destaques de ontem e de hoje



Copa Sul-Americana Arrancou mal o Bahia no Peru. Voltou às más, pondo a perder o positivismo da virada sobre o Atlético Mineiro, e sofreu 1 x 0 do Melgar - isto é: deu o 1 x 0 para ele, foi um gol contra. Pior do que perder, foi perder sem marcar, já que gol fora vale desempate. Assim, na quinta que vem às 21h30, o Esquadrão precisa ganhar por 1 x 0 para pênaltis ou dois ou mais de diferença para vaga em 90 minutos. E vê como são as incoerências do futebol: no último dia 7, o Bahia fez 3 x 0 no Vasco pelo Brasileirão. Nas voltas da semana que vem, 3 gols o Bahia terá que marcar se o Melgar fizer um em Salvador e só 3 eliminarão o Vasco se ele anotar diante do Caracas.

Brasileirão Série B Dois jogos abrindo hoje a 19ª rodada. Primeiro tem o Vitória (14º com 20), vindo de 7 fracassos consecutivos, recebendo o Brasil (15º com 20 e um jogo a menos), que perdeu Hemerson Maria nesta semana e será dirigido na casamata pelo auxiliar Cirilo, contra o que o Leão já se arma para ter Maria Joaquina reforçando o banco ao lado do Eduardo Barroca. (rs) Depois, Luiz Felipe Scolari voltará ao Mineirão após 1 ano e 5 meses, desde aquele Atlético Mineiro 0 x 2 Palmeiras sem televisionamento pois os paulistas ainda não tinham acertado ponteiros com a Globo. Como mandante, é o regresso desde os 7 x 1 que o Brasil tomou da Alemanha em 2014. Especificamente pelo Cruzeiro (18º com 17), receber um Paraná (5º com 28) vindo de 7 gols nas últimas 2 apresentações marcará sua volta ao estádio desde o 2 x 2 + 3 x 4 da volta das quartas da Libertadores de 2001 contra o já citado Palestra.

Curtinhas Esportivas

Rodrigo Santana é do Coritiba Atuante por último no Avaí, do qual saiu com apenas 1 derrota em 5 partidas (2 vencidas), ele assume o lugar do demitido Jorginho, mas que começará o trabalho só na semana que vem.

Bruno Lazaroni caiu fora do Botafogo No fim das contas, ele não topou ser auxiliar após ser dispensado da função de treinador depois de somente 6 jofos (apenas 2 vencidos). Não quis ser "rebaixado".

Perda para o Corinthians Não há nada ruim suficiente que não possa pior ainda mais. Agora é Gustavo Mantuan fora do restante do ano por romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no jogo-treino da Seleção Olímpica anteontem, vencido por 4 x 2 sobre os aspirantes, veja só que ironia, justamente do Timão.

Flamengo quer a América também no basquete Às 8 da noite tem final da Liga dos Campeões das Américas em jogo único diante do Quimsa da Argentina, na quadra neutra de Montevidéu. Os cariocas haviam garantido presença nesta decisão num 2 x 0 na melhor-de-três contra o Instituto Córdoba, antes ainda da interrupção causada pela pandemia. Já o adversário só fez o tira-teima local diante do San Lorenzo na última terça-feira.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



O que será da Rosana Jatobá na Rádio CBN? Foi a dúvida que ficou a partir da informação inicial do Lauro Jardim e do Daniel Castro sobre a chegada do Rodrigo Bocardi para apresentar o "Ponto Final CBN", que estreará no dia 9 (mas dá no mesmo dizer daqui a duas segundas-feiras) das 17h às 20h, ele em SP e Carolina Morand no RJ substituindo o "Jornal da CBN - 2ª Edição". Apenas horas depois, a própria emissora trouxe a informação completa não dada de início pelos colunistas: Rosana - que vinha sendo co-apresentadora no horário desde o fim do "Redação Globo" na Rádio Globo e que ficou sozinha após a saída do Roberto Nonato para a CNN Rádio na Rede Transamérica FM - estará em um novo programa, ainda sem dia de estreia e horário anunciados, chamado "CBN Sustentabilidade", que dará notícias sobre esta editoria e entrevistará nomes importantes da área, por ela dominada há muito tempo.



Rivalidade majestosa na BandNews FM Rivalidade futebolística mesmo, eh, eh... Essa aqui foi de ontem ainda pela manhã, mas não tem como não registrar: no boletim esportivo do jornal das 7h30, Juliana Yamaoka registrou que o América ganhou do Corinthians e o são-paulino Luiz Megale, na malandragem pura, fez cara de surpresa pois achava que tinha dado Coringão. A alvinegra Sheila Magalhães não aguentou e deu um tapão no braço direito dele, rs. Só que foi mais forte do que ela queria, o que deixou a cena mais engraçada, ahahahaha - e ainda bem que tinha vídeo ao vivo para termos não só a imaginação pelo som, mas a visualização do acontecimento, eh, eh... Coitada, a Sheila ficou mal, se desculpou e tudo mais, mas no fim deu uma cutucada no Megale pois o São Paulo perdeu pro Lanús.

A irresponsabilidade matou Ricardo Boechat Não há como suavizar com meias palavras um fato atestado e ontem trazido à tona por Alexandre Bentivoglio e Valteno de Oliveira na BandNews FM e na TV Bandeirantes, eles que trouxeram a informação sobre o laudo final do acidente de helicóptero que vitimou o apresentador e também o piloto Ronaldo Quattrucci há quase 2 anos. Assinado pelo Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, apontou um entupimento no tubo que passa o óleo, algo que deveria ser feito anualmente - só que a RQ Serviços Aéreos Ltda. ficou mais de 3 anos sem adotar tal procedimento. Doloroso demais.

Agressão a jornalistas de afiliada da Globo Aconteceu ontem em Prata, no Triângulo Mineiro. O repórter Arcênio Corrêa e o cinegrafista Stanley Mathias, ambos da TV Integração, faziam uma matéria para a cobertura eleitoral. Aí, dois valentões resolveram agredir Arcênio, um deles inclusive dando um "mata-leão" no seu pescoço - esse aí, valentão e ao mesmo tempo covardão, acabou dando no pé em seguida. Stanley tentou ajudá-lo e também foi agredido. Parte do equipamento foi depredada. Cenas horríveis e inaceitáveis. Claro que eles registrarão um boletim de ocorrência e farão exame de corpo de delito, até por isso tomara que peguem esses desgraçados e trancafiem eles numa cela. Você pode até discordar de uma linha editorial de cobertura, mas aí é cafajestagem nojenta demais.



Rachel Sheherazade na Globo em João Pessoa? Pois é, aconteceu ontem à noite. Antes de estourar naquele vídeo de quando era apresentadora da TV Tambaú (SBT), determinante para sua contratação pela matriz da rede do Silvio Santos - na qual ficou até recentemente -, ela foi repórter da TV Cabo Branco, que tem às quintas-feiras no "Jornal da Paraíba - 2ª Edição" o quadro "TBTJPB2", de matérias antigas resgatadas na carona do "#tbt", o "throw back tuesday" (resgate de quinta-feira) popular nas redes sociais. Aliás, amável cornetinha: João Pessoa não deve ter rendido tanto assunto ontem para esse quadro de memória durar 6 minutos num jornal de horário nobre de 22 a 24 minutos, eh, eh... Bom, a memória foi sobre edições anteriores da caminhada da Festa da Penha, cancelada neste ano devido ao coronavírus. O trecho com uma passagem gravada pela Rachel foi de 2001. Um resgate muito curioso e bacana.

Bela do Dia: Lívia Torres

Lívia Torres, repórter da TV Globo no Rio de Janeiro. Uma torre enorme de simpatia e adorabilidade graciosa a serviço da informação pros cariocas.

Tem "Big Bang Griswold" no SBT Mas como assim? É que a "Tela de Sucessos" das 23h15 reprisará "Férias Frustradas de Natal", a 3ª comédia com a família Griswold, desta vez com os intérpretes dos filhos de Beverly D'Angelo e Chevy Chase trocados em 1989 em relação aos dos filmes de 1983 e 1985, saindo Dana Hill e Jason Lively por entrarem Juliette Lewis e... Johnny Galecki. Sim, o mesmo que 18 anos depois começaria a viver o Leonard de "Big Bang: a Teoria" (da série "efeito do tempo": quando "Férias 3" foi lançado, ele tinha 14 anos e Kaley Cuoco, que faria a Penny na série, recém tinha 4). Há outros dois elos com séries exibidas pelo SBT nesta comédia através de duas coadjuvantes: Julia Louis-Dreyfus, estrela de "As Novas Aventuras de Christine"; e Doris Roberts, que fez "Raymond & Cia." (não é essa o elo) com Patricia Heaton, de "Uma Família Perdida no Meio do Nada" (aí sim o elo).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 30 de outubro, são estas:

*85 anos ao dobrado: de Henry Winkler, ator de filmes como "Corretores do Amor" e "Professor Peso Pesado", além da série "Happy Days" (que durou 11 temporadas, das quais só a primeira veio para o Brasil através da Globo em 1980); e do nascimento de Michael Winner, cineasta falecido em 2013 e diretor dos três primeiros filmes "Desejo de Matar".

*50 anos de Nia Long, atriz de filmes como "Feita por Encomenda" e "Vovó... zona!", além de séries como "Um Maluco no Pedaço", "Parceiros da Vida" e "NCIS: Los Angeles".

*45 anos ao dobrado: de Víctor Carrillo, árbitro peruano; e de Fabiana Karla, humorista que fez a "Zorra Total" na Globo de 2004 até 2012 e a sucessora "Zorra" de 2015 até 2017, além de novelas, filmes e até programas apresentados, vide o recentemente abandonado "Se Joga" (que só falta oficializar que virou memória).

*30 anos de Lucas Hornos, que interpretou o Caquinho no humorístico "Sai de Baixo".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 159 mil dos 5 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.