Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 27 de outubro de 2020
São Bento sobreviveu a uma irresponsabilidade da CBF



21 jogadores ausentes, sendo 15 com coronavírus, dois suspeitos do mesmo, três lesionados e um suspenso. Um único jogador no banco de reservas, ainda por cima goleiro, que teve que jogar na linha nos minutos finais. Um atleta contundido foi para o sacrifício. E não adiaram São Bento x Criciúma mesmo com tudo isso! O que a CBF cometeu nesta partida da Série C foi uma irresponsabilidade, mas nada que seja incomum quando lembramos do que tem ocorrido em outros episódios deste Brasileirão e ainda mais quando comparamos com outras ligas mundo afora - tem campeonato onde um ou dois casos de Covid já levam à suspensão de um jogo! Mas aqui é Brasil, né...

Aí bate uma dúvida, até um seguidor tuiteiro questionou com propriedade: a CBF não diz que um time pode ir a campo se tiver no mínimo 13 jogadores aptos? Como é que o Bentão pôde jogar com apenas 12 entre dentro e fora das quatro linhas? Simples: a entidade não considera atletas machucados e suspensos na conta sugerida pelo protocolo, por isso considerou que havia 17 aptos pro jogo, mesmo que quatro estivessem lesionados (incluindo aquele que foi para o sacrifício) e um suspenso. Porra!!! Se isso acontece na Série A, é um escândalo que vira pauta central em tudo quanto é noticiário. Mas como foi na Série C, geral dá de ombros para isso e faz que nem é consigo mesma. Unf... Em protesto, o time da casa foi a campo usando máscaras e ficou de joelhos nos primeiros 15 segundos de jogo.

O mais inacreditável de tudo foi que, mesmo esfacelado, arrebentado e improvisado, o Bentão não perdeu para o Tigre! Conseguiu empatar em 0 x 0! Pessoal catarinense ficou uma arara com isso, por ter sido mais uma péssima apresentação criciumense no ano. Eles estão no Grupo B da terceirona tupiniquim, os paulistas estando em penúltimo lugar entre 10 times, com 9 pontos (4 acima do São José de Porto Alegre, primeiro fora da zona de rebaixamento), e os catarinenses em 4º lugar, com os mesmos 16 pontos da Tombense e um gol a mais de saldo (por isso os mineiros fora da zona de classificação). 12 rodadas já foram disputadas de 18 totais. E por mais que o Bentão tivesse sobrevivido a um dos dias mais terríveis de sua história, isso não precisaria acontecer não fosse a CBF irresponsável.

Os destaques de ontem, de hoje e de amanhã

Copa do Brasil Com o São Paulo já garantido nas quartas-de-final, as oitavas prosseguirão hoje com Botafogo x Cuiabá. O Fogão tá pertinho da zona de rebaixamento da Série A e tem apenas uma derrota nas últimas 5 partidas (duas vencidas), enquanto o Dourado caiu pro 3º lugar na Série B após tomar 6 gols no empate com o Paraná e na derrota pro Sampaio Corrêa. Amanhã à tarde tem Santos x Ceará, o Peixe vindo da derrota para o Fluminense com uma chiadeira tremenda pra cima da arbitragem e o Vozão depois da redentora virada diante do Coritiba.



Brasileirão Série B A 18ª rodada acabou ontem com o Paraná saindo do sério e voltando a ganhar depois de 7 fracassos consecutivos, tocando 1, 2, 3, 4 x 0 no Oeste. Em duas partidas, foram marcados 7 gols. Antes disso, ficou 4 apresentações sem ir às redes e, para obter a mesma quantidade de 7 gols, foram necessários 10 jogos. O Tricolor foi aos 28 pontos e igualou o Juventude, que ainda é o 4º colocado por ter dois gols a mais de saldo. Nesta noite, a 2ª rodada terá recuperado o atrasado Chapecoense x CSA. Líder isolado com 36 pontos, o Verdão do Oeste vem de 14 partidas gerais sem derrota. 10º com 24, o Azulão do Mutange não perde há 5 partidas.

Liga dos Campeões da UEFA O exponencial destaque fica para amanhã em Juventus x Barcelona. Era para ser o reencontro de Cristiano Ronaldo e Messi, mas o português ainda não recuperou-se do coronavírus.

Campeonato Italiano Um 3 x 3 que rendeu demais entre Milan e Roma. Cada time reclamou de um pênalti contra si.

Curtinhas Esportivas

Mais um problemão para o Internacional Depois de Guerrero e Saravia, outro jogador perderá o restante da temporada devido a uma lesão no joelho direito: Boschilia, que já sofrera porém semelhante no Monaco em 2017.

Churi Churin Fun Flais no Grêmio Contratado por 2 anos e possível um a mais o centroavante Churín, do Cerro Porteño e que já defendeu Independiente e Universidad Concepción. Falar em "Churín" é obrigatoriamente lembrar da música famosa cantada pelos Sete Anões na paródia de Branca de Neve feita na série "Chapolin". As redes sociais tricolores não perderam a viagem e anunciaram o argentino ao som deste tema clássico. Um golaço!



Foi ótimo tê-lo nos gramados, Douglas O "Maestro Pifador" (também conhecido como "Barriga de Cadela") aposentou-se do futebol aos 38 anos, tendo o Brasiliense como último clube. Ele fez o anúncio na estreia do canal de vídeos da Débora de Oliveira ("só com isso" a loira estreou, isso é o que eu chamo de estreia positivisíssima com "ES" maiúsculo). Surgido no Criciúma campeão brasileiro da Série B de 2002 e da C de 2006, além de catarinense em 2005, teve como último caneco o estadual do ano passado pelo Avaí. Mas dois clubes marcaram ele especialmente: o Corinthians, no qual venceu a Série B de 2008, os Paulistas de 2009 e 2013, a Copa do Brasil de 2009, Libertadores e Mundial em 2012 e Recopa Sul-Americana em 2013; e o Grêmio, pelo qual faturou os Gaúchos de 2010 e 2018, a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017 e a Recopa Sul-Americana de 2018. Jogou um monte!

Paulo André não é mais diretor do Athletico Paranaense Mudança que torcedores já queriam e vieram ontem.

Substituições a mais na segundona cearense Campo Grande 1 x 2 Crato foi marcado pelas 7 substituições do Campo Grande. Só podiam fazer cinco em até três momentos, neles não contando o intervalo. Pois foram feitas duas trocas no intervalo, que não foram sabidas pela arbitragem, e as demais 5 durante o segundo tempo. O próprio presidente do Campo Grande, Suárez Leite Machado, registrou isso ao árbitro Juceando Francisco de Sousa. Bah!!!

Rafael Nadal ficou em 6º lugar Foi a posição dele no torneio de golfe na espanhola Mallorca, 10 tacadas atrás do vencedor Sebastián Garcia. Cara quando é bom mesmo, é "bão" em tudo, né?

Prêmio Brasil Olímpico cancelado Não teremos neste ano o reconhecimento aos melhores do desporto nacional. Claro, a pandemia levou à não-realização do evento, até porque muita coisa dos esportes não está acontecendo. Criado em 1999, o evento teve apenas um adiamento até hoje, com o de 2016 acontecendo em março de 2017.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Apresentador de afiliada da Record foi sequestrado Romano dos Anjos, que comanda o programa "Mete Bronca" na TV Imperial de Roraima, foi encontrado vivo e com ferimentos leves nos braços na manhã de hoje, depois de ter sido levado ontem à noite, quando estava em sua casa jantando com a esposa. A preocupação havia aumentado depois que se soube que o carro dele fora encontrado carbonizado momentos após o sequestro. Felizmente, perto das 10 da manhã desta terça-feira, veio durante o jornal "Fala Brasil" a boa notícia. Agora é saber quem o sequestrou e por qual motivo, se tem a ver com denúncias de corrupção que tem feito em seu programa na Imperial.

BandNews TV proibindo homenagens a Pelé? Flávio Ricco afirma que isso aconteceu na última semana, tanto que a redação quis produzir um especial sobre os 80 anos dele e isso não foi permitido pelo diretor Marcello D'Ângelo.

O horário de Luiz Carlos Braga na TV Brasil Destaquei na terça-feira passada, após ver o próprio anunciar no Facebook, que o apresentador ex-Globo e Record em Brasília retornara ao Rio de Janeiro e que estrearia no próximo dia 9 à frente do novo "Repórter Brasil Tarde". Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV História que o jornal irá ao ar às 14h30, marcando seu retorno à capital fluminense depois de 27 anos. Braga saiu da Record e depois só apareceu na telinha em maio, por não lembro se um ou dois dias, como convidado de telejornais da CNN Brasil.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Mauricio de Sousa completa 85 anos



Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento, Bidu, Tina, Rolo, Penadinho, Horácio, Piteco, Astronauta, Papa-Capim, Pelezinho e muito mais. O gênio maior dos quadrinhos no Brasil completa mais um ano de vida e merece hoje, amanhã e sempre todas as celebrações possíveis e impossíveis. Salve sempre, Mauricio!!!

Bela do Dia: Raquel Honorato

Raquel Honorato, repórter da TV Globo em Brasília. Desde os tempos do Rio de Janeiro na capital e no interior, permanentemente de olho ela está na notícia, ainda mais agora na política.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 27 de outubro, são estas:

*105 anos do nascimento de Harry Saltzman, falecido em 1994 e produtor de todos os filmes de James Bond ao lado de Albert R. Broccoli de 1962 até 1975, com exceção de "007 Contra a Chantagem Atômica" em 1965 (as produções deles foram desde "007 Contra o Satânico Dr. No" até "007 Contra o Homem da Pistola de Ouro").

*65 anos da estreia de "Juventude Transviada", filme clássico de Nicholas Ray e que eternizou o "rebelde sem causa" James Dean, astro dele (penúltimo de sua curta e icônica carreira) ao lado de Natalie Wood e Sal Mineo.

*55 anos do Quixadá, cujas melhores participações no Campeonato Cearense foram no 4º lugar de 1997 e 1998.

*40 anos de Hugo, ex-futebolista com quatro passagens pelo Juventude e campeão por Tokyo Verdy na Copa do Imperador de 2004, Corinthians no Brasileirão de 2005, Grêmio nos Gauchões de 2006 e 2010, São Paulo bi brasileiro em 2007 e 2008, além do Al-Wahda no Emiratense de 2010.

*30 anos da morte de Ugo Tognazzi, nascido em 1922 e ator de filmes como "Barbarella", "Satyricon", "Meus Caros Amigos", "Quinteto Irreverente" e especialmente os três filmes "A Gaiola das Loucas".

*5 anos da aposentadoria de Abby Wambach, uma das maiores futebolistas da história e melhor do mundo em 2012, quando foi campeão olímpica em Londres, reprisando o que fizera em Atenas 2004.

Clipe do Dia: Xavier Cugat

Cubano de nascimento e catalão por autoconsideração, este bandleader nascido em 1900 morreu há 30 anos completados nesta terça. Fique com uma preciosidade de 1944, do filme "Escola de Sereias", de George Sidney: a banda de Cugat tocando "Bim Bam Bum", do porto-riquenho Noro Morales. Canta e encanta Lina Romay.



Clipe do Dia: Ben E. King

Há 60 anos fechados hoje, o cantor gravava dois temas: "Spanish Harlem" e aquele que seria sua grande assinatura por todo sempre, ainda mais quando relançada em 1986 por entrar na trilha do filme "Conta Comigo", sem contar a versão gravada na década anterior por John Lennon. Saboreie a esplêndida "Stand by Me".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 157 mil dos mais de 5 milhões e 400 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.