Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 20 de outubro de 2020
Inter e Flamengo agradecem muito ao Bahia



E poderiam agradecer também ao próprio Atlético Mineiro por desta vez não traduzir em bola na rede o tanto de oportunidades - teve uma hora no segundo tempo que o gráfico do Premiere mostrou 15 finalizações dele contra apenas duas dos mandantes. Mas tem dias que a coisa não dá certo como se quer e assim foi com o Galo do Jorge Sampaoli, que era para ter uns 3 de vantagem ante sua produção, mas que ficara apenas num gol solitário insuficiente quando sentiu o baque do empate tricolor, depois convertido em virada e ampliação com direito a um dos gols mais malucos dos últimos tempos, o 2º do Esquadrão, quando Guga devia estar com a cabeça em Roland Garros e recuou "pro nada", deixando Everson (que já papagaiara no tento de 1 x 1) ao fácil alcance do dobrador Gilberto, que deixou Igor Rabello de bunda no chão pra tocar no gol vazio, igual a Ronaldo num Brasil 3 x 1 Lituânia de 1996 no Piauí.

Os mineiros deixaram Internacional e Flamengo chegarem tão perto que agora tiram proveito disso para dividir a liderança, já que somaram apenas 4 dos últimos 12 pontos disputados. Foi incrível como sentiram o baque do 1 x 1, o time praticamente morreu ali - e ainda escapou até de tomar o 4º, veja você. Ah, só para não faltar citação: pareceu, mas não foi pênalti no Keno. Ele dá uma forçadinha no choque, foi correto Anderson Daronco não apontar nada (mas não foi correto escalarem ele neste jogo sendo gaúcho e tendo um time do RS na briga pela liderança com o Galo por gerar desconfiança mesmo que nada de ontem tenha passado pelo apito). Dirigido por James Freitas devido às suspensões do Mano Menezes e do Sidnei Lobo, o Tricolor obteve apenas e tão somente seu 3º êxito nas últimas 14 apresentações. Também ontem, Botafogo e Goiás "oxaram" e, "só para variar", Tadeu foi "o cara" uma vez mais.

Finalizada a 17ª rodada, eis a classificação (asterisco significa jogo a menos): em 1º, Inter e Flamengo com 34 (15 a 11 no saldo); em 3º, Atlético Mineiro* com 31; em 4º, São Paulo** e Santos com 27; em 6º, Fluminense com 26; em 7º, Fortaleza* com 24; em 8º, Palmeiras* e Atlético Goianiense com 22; em 10º, Grêmio* com 21; em 11º, Sport com 20; em 12º, Bahia, Ceará* e Botafogo com 19; em 15º, Vasco** e Corinthians com 18; em 17º, Athletico*, Coritiba e Bragantino com 16; e em 20º, Goiás** com 11. A próxima rodada tem adiados São Paulo x Botafogo e Bahia x Fortaleza devido ao embate tricolor da Copa do Brasil, começando amanhã com Vasco x Corinthians e prosseguindo no sábado com Red Bull Bragantino x Goiás, Ceará x Coritiba e Atlético Mineiro x Sport, ficando para domingo Atlético Goianiense x Palmeiras, Fluminense x Santos, Athletico Paranaense x Grêmio e "só" Internacional x Flamengo.

A propósito de Inter x Flamengo: Elmo Alves Resende Cunha no VAR dessa partida é piada de mau gosto, né? Depois do que ele no vídeo e o Rafael Traci no campo aprontaram em São Paulo x Grêmio? Pombas!!!

Começa o fim dos grupos da Libertadores

Falei muito sobre isso na coluna de anteontem, as situações dos quadrangulares e dos times. Hoje tem o já classificado Athletico Paranaense visitando o Peñarol com o recém retornado diretor Paulo Autuori dando uma mão para Eduardo Barros na casamata enquanto não chega um novo técnico pra valer. Há 4 casos de coronavírus na delegação do Furacão, mas a bola rolará pois há o mínimo de 13 jogadores aptos. Ao mesmo tempo, o São Paulo tentará ao menos empatar com o Binacional para confirmar presença na Sul-Americana, já que é o que resta. Antes disso, o líder assegurado Santos cumprirá tabela contra o Defensa y Justicia, que jogará a vida numa chave onde todos os outros estão no páreo pela outra vaga. A pergunta que fica: teremos ou não teremos "a volta dos que não foram"? Porque se tinha que a vitória sobre o Coritiba marcaria a despedida do Soteldo, mas e se ele não for pro Al Hilal?

Felipão no Cruzeiro 19 anos depois



A principal atração da abertura da 17ª rodada da Série B está em Ponta Grossa, onde o Operário vindo de uma pauladaça do CRB e com um único sucesso nas últimas 7 presenças receberá uma Raposa caótica, tumultuada, entregue à própria sorte, há 4 jogos sem saber o que é vencer. A esperança na volta às boas reside naquilo que é popularmente conhecido por "pensamento mágico": o que deu certo uma vez, dará certo de novo. Será? Fato é que Luiz Felipe Scolari reestreará nos mineiros mais de 19 anos após sua despedida naquele 2 x 2 + 3 x 4 com o Palmeiras, pelas quartas da Libertadores de 2001. Aliás, a estreia nos azuis também foi contra um paranaense, só que desta vez esperam eles um fim diferente daquele de 30 de setembro de 2000, quando deu Atlético Paranaense por 3 x 0 no Mineirão, pela Copa João Havelange. Felipão volta à Série B após 29 anos, liderou o Criciúma na de 1991.

Outras cinco pugnas renhidas acontecerão hoje: América x Brasil, CSA x Botafogo de Ribeirão Preto, Juventude x Avaí, Ponte Preta x Chapecoense e Oeste x Náutico. Essa partida aí não será narrada por Rômulo Mendonça, mas é o legítimo e absoluto retrato do caos prévio: o Timbu não vence há 6 partidas e não faz um mísero gol há 5, enquanto o Rubrão mandou embora o técnico Thiago Carpini após 20 dias, um empate (adivinha contra quem esse empate???) e 3 derrotas, estando o time em si com 7 fracassos seguidos. E o Cruzeiro não ganhou deleeee!!!!! (risos)

Os destaques de ontem e de hoje

Brasileirão Série C Adiado em um dia devido à intoxicação alimentar em alta escala no time visitante, Bragantino x Rio Branco terminou com vitória paraense por 2 x 1 sobre os acreanos.

Liga dos Campeões da UEFA Começa hoje a fase de grupos, sendo destaque o vice-campeão Paris Saint Germain recebendo o Manchester United, ainda sem Cavani relacionado por treinar mais um pouco. Outras boas pedidas prometem ser Dinamo de Kiev x Juventus e Chelsea x Sevilla. 8 partidas hoje e mais 8 amanhã.

Curtinhas Esportivas

Ministra pediu prisão imediata para Robinho Por motivos variados e desnecessários de explicação por amplo o conhecimento de todo mundo - também entre eles estando certas coisas ditas no tal áudio "vazado" no fim-de-semana -, admito sim estar surpreso pela postura da Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. Disse ela que "nenhum estuprador pode ser aplaudido", que "o cara quer voltar para o campo para posar como herói" e que merece "cadeia imediatamente". Daqui a pouco vai ter bot no Twitter chamando ela de "esquerdista"...

São Paulo também quer anulação de jogo Ação no STJD visa que seja refeita a partida contra o Atlético Mineiro, perdida por 3 x 0, devido ao erro no gol anulado admitido pelo Leonardo Gaciba. Não duvido que isso aconteça também por causa da ação do Grêmio, que quer a mesma coisa em relação ao 0 x 0 com os próprios são-paulinos e que agora quer mais ainda: quer o afastamento do Leonardo Gaciba do comando da arbitragem da CBF. Pior que merece.

Fábio Santos voltou pro Corinthians Ele deixou o Atlético Mineiro, ficou livre e fechou até o fim de 2021.

SESC/Flamengo campeão de vôlei Título masculino obtido com 3 x 0 na decisão diante do Fluminense, em torneio que teve apenas 3 times, o outro sendo o Tijuca, que não joga profissionalmente e tem um sub-20. O SESC é tetra e deu a Bernardinho seu 16º caneco, da parte do Flamengo sendo a 1ª conquista depois de 36 anos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Porã na NSC O comunicador deixou a RBS e o Rio Grande do Sul, embora não fique totalmente longe da RBS pois continuará participando do programa "Pretinho Básico" na Atlântida FM. Mas agora ele é contratado da NSC em Santa Catarina e comandará as rádios dela: CBN/Diário, Itapema, Atlântida e Globo Joinville.

Mais um debate na Rádio Gaúcha A emissora fará o último debate entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre, tendo sido dela o primeiro. É uma compensação pela falta do encontro na RBS TV, já que ela cancelou o seu pois não aceitaram a regra determinada pela Rede Globo, de só os 4 candidatos mais bem colocados na pesquisa mais recente. O formato drive-in será repetido e o debate acontecerá em 12 de novembro, às 8 da noite.

"Atualidades Pampa" foi mantido Apesar daquilo que foi noticiado ontem de manhã pelo José Luiz Prévidi, a afiliada da RedeTV! resolveu transmitir normalmente seu jornalístico das 19h15 mesmo com vários casos de coronavírus na sua equipe, não apenas atrás das câmeras, mas também na frente delas, ausentes que estão a apresentadora Magda Beatriz e os comentaristas Gustavo Victorino e Xicão Tofani, este em situação grave conforme notícias desta manhã. Outros integrantes decidiram se afastar preventivamente, casos de Karla Krieger e Rafael Marconi, enquanto ficaram na bancada a advogada Roberta Coltro como apresentadora e também Airton Ruschel e Ali Klemt, que por isso não tem apresentado o "Jornal da Pampa". Junto deles passaram a estar a psiquiatra Mariana Uebel e o comentarista esportivo Luiz Carlos Reche, da Rádio Grenal. Resta esperar que saibam o que estão fazendo.



A nova mãe do ano no telejornalismo É Mara Pinheiro, do "MGTV - 2ª Edição" na Globo. Ela anunciou a novidade nas redes sociais nesta segunda-feira e, claro, já é devidamente celebrada por isso. Felicidades!!!

Boris Casoy na internet Começou às 8h de hoje o "Jornal do Boris", transmitido no YouTube, no Facebook e no Alpha Channel, que sei pelo Flávio Ricco ser o novo nome da TV Alphaville em SP. Será meia hora diária de leitura dos jornais do dia com comentários, tipo fazia Vicente Leporace no "Trabuco" da Rádio Bandeirantes de 1962 até 1978.

Só isso pro Márcio Gomes, CNN Brasil??? Sei pelo Mauricio Stycer que o apresentador, que saiu ontem da Globo após 24 anos, será o principal nome do CNN Brasil+, um streaming que a emissora lançará entre janeiro e março de 2021 prometendo ser o primeiro gratuito do segmento jornalístico no Brasil, com programação exclusiva das 7 da noite até a meia-noite, faixa na qual ele apresentará o principal noticiário deste novo veículo, que nas outras 19 horas do dia apresentará os mesmos programas do canal por assinatura, no qual ele também estará por uma hora noturna diariamente. E eu achando que viria uma apresentação numa tal parceria com o SBT... Nada, nada.

Aliás, tem mais Covid na CNN Não aguento mais, gente, tá demais! Monalisa Perrone, Gabriela Prioli, Leandro Karnal, Taís Lopes... isso falando só de agora, porque meses atrás teve a Mari Palma, lembremos. Pois leio no NaTelinha que a nova infectada com coronavírus é a Marcela Rahal, apresentadora do "Live CNN", no qual desde ontem em seu lugar está Muriel Porfiro na dupla com Phelipe Siani. Por prevenção já que é marido da Marcela, Rafael Colombo também está afastado preventivamente e é substituído pelo Diego Sarza no "CNN Manhã", dupla com Elisa Veeck.

Acabou o "Conexão Repórter" Depois de 10 anos e meio, foi ao ar nesta madrugada a última edição do semanal de matérias especiais do Roberto Cabrini no SBT, a derradeira sendo sobre habitantes da ala de doentes terminais de um grande hospital de São Paulo. O jornalista foi recontratado pela Record há alguns dias e passará a fazer a "Grande Reportagem" do "Domingo Espetacular". No SBT, vem aí futebol com Benjamin Back às 23h45 das segundas.



Vem aí Luiz Carlos Braga na TV Brasil O ex-apresentador do "Bom Dia Brasil" e do "DFTV" na Globo, por último visto no "DF Record" até deixar a emissora no primeiro semestre, retornou para o Rio de Janeiro e anunciou ontem nas redes sociais que estreará no canal da EBC em 9 de novembro, à frente do novo "Repórter Brasil Tarde".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Jennifer Nicole Freeman

Jennifer Nicole Freeman, atriz que completa 35 anos nesta terça. Ela é a 2ª intérprete da Claire Kyle em "Eu, a Patroa e as Crianças" do 2º até o 5º e último ano da série, substituindo Jazz Raycole. Não houve mistério na sua entrada na série, simplesmente em seu primeiro episódio o pai Michael a vê e diz: "puxa vida, você está bem diferente". E segue assim.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 20 de outubro, são estas:

*85 anos do nascimento de Jerry Orbach, falecido em 2004 e ator de filmes como "Dirty Dancing - Ritmo Quente", no qual fez o pai da Baby, e especialmente da franquia "Lei & Ordem", interpretando o detetive Lennie Briscoe do 4º ao 14º ano da série original, além de fazê-lo em três episódios de "Unidade de Vítimas Especiais", um de "Crimes Premeditados" e um de "Processos Judiciais", além de outros três da série "Homícidio".

*65 anos de Thomas Newman, compositor de trilhas de diversos filmes, muitos deles dirigidos por Sam Mendes.

*30 anos da morte de Joel McCrea, nascido em 1905 e ator de filmes como "Correspondente Estrangeiro" e "Pistoleiros do Entardecer".

*10 anos da morte de Bob Guccione, nascido em 1930 e que criou e dirigiu a revista pornográfica Penthouse, além de produzir o famoso filme "Calígula", que tantas lembranças traz - não necessariamente positivas - da incompleta transmissão pela Rede OM nos idos de 1992.

*5 anos da morte de Yoná Magalhães, atriz nascida em 1935 e que fez peças de teatro e alguns filmes, como "Deus e o Diabo na Terra do Sol", mas especialmente novelas como "Uma Rosa com Amor", "Cavalo Amarelo", "Roque Santeiro", "A Próxima Vítima" e a derradeira da carreira, "Sangue Bom".

Clipe do Dia: Tom Petty

O cantor faria 70 anos hoje se não tivesse nos deixado em 2017. Líder da Tom Petty and The Heartbreakers, fez duetos ótimos com Stevie Nicks e integrou o supergrupo Traveling Wilburys com George Harrison, Bob Dylan, Roy Orbison e Jeff Lynne. Um dos seus principais momentos surgiu em 1989: a boa demais "Free Falling".



Memória: 30 anos da MTV Brasil



Dos videoclipes aos acústicos. Dos debates de comportamento aos humorísticos transgressores de regras. Do futebol com irreverência aos namoros sem censura e sem restrição. Dos craques nacionais aos mestres internacionais. De programas como "Hermes e Renato", "Acústico MTV", "MTV Al Dente", "Piores Clipes do Mundo", "Fica Comigo", "MTV Sports", "Rockgol de Domingo", "Cine MTV", "Comédia MTV", "Furo MTV", "MTV no Ar", "Disk MTV", "Quinta Categoria" e "Gordo Pop Show". De eventos como o Campeonato Rockgol e o Video Music Brasil.

De apresentadores como Astrid Fontenelle, Bento Ribeiro, Cazé Peçanha, Chris Couto, Chris Nicklas, Cuca Lazzarotto, Dani Calabresa, Daniella Cicarelli, Didi Wagner, Edgard Picolli, Fábio Massari (o "Reverendo"), Fernanda Lima, Fernando Meligeni, Gabriel Moojen, Gastão Moreira, Jairo Bouer, João Gordo, Kika Martinez, Lobão, Lorena Calábria, Luisa Micheletti, Luiz Thunderbird, Marcelo Adnet, Marcelo Tas, Márcio Garcia, Marco Bianchi, Marcos Mion, Maria Paula, MariMoon, Marina Person, Max Fivelinha, Paulo Bonfá, Penélope Nova, Sabrina Parlatore, Sarah Oliveira, Soninha Francine, Tatá Werneck, Thaíde, Titi Muller, Zeca Camargo e tantos, tantos e tantos mais e mais.

A MTV brasileira fez história, alterou padrões, revelou gente pra chuchu, deu novos rumos a alguns modelos tradicionais. Mesmo depois de 7 anos do seu fim - e desconsidere-se a MTV Brasil atual da Viacom, em fato mais uma espécie de "Sexy Hot dos pobres" ou algo assim -, continua sendo tendência, não sai nunca de moda. É eterna.

Clipe do Dia: o 1º clipe da MTV

A primeira música tocada pela emissora brasileira foi o remix de "Garota de Ipanema", com Marina Lima.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 154 mil dos mais de 5 milhões e 200 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.