Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 17 de outubro de 2020
Ê Cruzeiro! Quando empatar só não é pior do que perder



Foi assim nesta sexta-feira, quando "oxou" com o Juventude pela 16ª rodada e não só continuará nos 4 últimos da Série B, como permanecerá em penúltimo ao término desta rodada com 13 pontos, hoje a dois do 16º Náutico. Se o Figueirense vencer neste sábado, irá aos 17 pontos, sairá do Z4 e quem entrará nele é o Timbu, daí os mineiros ficariam não a dois e sim a 4 pontos da 16ª posição e continuariam na zona de rebaixamento por ao menos mais uma rodada. São apenas duas vitórias nos últimos 13 jogos, um desempenho tão vergonhoso que não tem como não imaginar que esta na qual Luiz Felipe Scolari "se meteu-se a si mesmo e vice-versa" seja a maior roubada de sua vida, maior até que os 7 x 1 do Brasil diante da Alemanha em 2014. E isso que o Fábio defendeu um pênalti nos primeiros minutos do jogo! Êlaiá... Quando empatar só não é pior do que perder. Cruzeiro de 2020 virando Fluminense de 1998?

Enquanto isso, o Papo foi aos 24 pontos e está em 5º, não entrando no G4 na próxima rodada nem se ganhar do Avaí e a Ponte Preta perder para a Chapecoense pois, mesmo que iguale seus 27, ainda terá uma vitória a menos. Quem terminará a rodada nos quatro primeiros é o América Mineiro, invicto há 6 partidas e 3º com 29 após os 2 x 1 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, que está em 17º com 14 pontos e perdeu a 3ª consecutiva. Sábado de Chapecoense x Vitória, Confiança x Oeste, CRB x Operário e Brasil x Figueirense, com domingo de Paraná x Sampaio Corrêa.

A encrenca foi "melhor" que o jogo em si



O "tretation-tion, tretation" que tirou Enderson Moreira e Mano Menezes dos próximos jogos respectivos de Goiás e Bahia foi "melhor" que o jogo proporcionado por seus times, mais abominável que o homem das neves, mais digno de pesadelo que a hora do Freddy Krueger, mais horrível que o Hagar das tirinhas de jornal. Tá bom, estou exagerando demais... mas na verdade não estou, não. Foi de doer na alma, mais do que ouvir um "não" da amada dos sonhos quando pedida de joelhos a mão dela em matrimônio. Os esmeraldinos adoram uma entregada de rapadura que não é brincadeira, o 1º gol do Fessin desde um pelos juniores do Corinthians há 2 anos assegurou aos tricolores o empate. O Esquadrão de Aço ganhou apenas duas de 8 vezes com o pai da Camilla e o Verdão do Cerrado só empatou uma das 5 atuações lideradas por Enderson (1 ponto contra 5 de Thiago Larghi na mesma quantidade).

Somente agora acabou a 16ª rodada, vinda ainda de quarta-feira e cuja classificação mostra isso (asterisco indica jogo a menos): em 1º, Atlético Mineiro*, Internacional e Flamengo com 31 (as vitórias dão a ponta ao Galo); em 4º, São Paulo** com 26; em 5º, Fluminense com 25; em 6º, Santos com 24; em 7º, Palmeiras* com 22; em 8º, Fortaleza* e Atlético Goianiense com 21; em 10º, Sport e Grêmio* com 20; em 12º, Vasco**, Ceará*, Corinthians e Botafogo com 18; em 16º, Bahia e Coritiba com 16 (dois gols a menos de saldo negativo colocam os baianos fora da zona de risco); em 18º, Athletico Paranaense* com 15; em 19º, Red Bull Bragantino com 13; e em 20º, Goiás** com 10.

A 17ª rodada também será em três dias: sábado de Fluminense x Ceará, Coritiba x Santos, Atlético Goianiense x Athletico Paranaense e São Paulo x Grêmio; domingo de Corinthians x Flamengo, Internacional x Vasco (Alexandre Grasseli dirigirá os cruzmaltinos antes de Ricardo Sá Pinto assumir), Bragantino x Sport e Fortaleza x Palmeiras (Andrey Lopes comandará os palestrinos depois da saída do Vanderlei Luxemburgo); e segunda de Botafogo x Goiás e Bahia x Atlético Mineiro (quem dirigirá o Tricolor, já que não só Mano foi expulso, mas Sidnei Lobo também?).

Curtinhas Esportivas

Santos suspendeu o contrato do Robinho Neste país, certas coisas só acontecem quando mexem no bolso. Assim foi neste caso, patrocinadores ameaçando tirar o seu da reta por não concordarem em associar suas imagens a um jogador que responde processo judicial na Itália e que foi condenado em 1ª instância pelo crime de estupro. As explosivas conversas transcritas ontem pelo GE aumentaram exponencialmente a repercussão do caso. Mas como vaso ruim não quebra assim tão facilmente, o Peixe não rescindiu o acerto e sim o suspendeu por esperar a 2ª instância em 10 de dezembro, torcendo que inocentem o jogador para tê-lo novamente. Mas e o dano à imagem, como fica? Ainda mais depois do que foi transcrito? Ainda mais depois do jeito que ele reagiu após tudo isso? O que começou errado não pode mesmo acabar corretamente. "Rollo" é mais do que um sobrenome para Orlando.

Luto na América do Sul Morreu aos 76 anos o ex-atacante Fischer, estrangeiro mais atuante pelo Botafogo com 180 partidas de 1972 (ano de vice-campeonato brasileiro) até 1976. Nos famosos 6 x 0 sobre o Flamengo em 1972, anotou dois gols. Pelo San Lorenzo, jogou duas vezes, antes e depois do Fogão. No Brasil, ainda defendeu o Vitória.

Zabaleta pendurou as chuteiras O agora ex-lateral sai de cena aos 35 anos, os 3 últimos pelo West Ham. Destacado em 9 anos de Manchester City, ganhou por ele 6 canecos, incluindo duas Premier League. Vice-campeão mundial pela Argentina em 2014, foi campeão mundial de juniores em 2005 e olímpico em 2008.

Tragédia na ginástica rítmica De maneira absolutamente inacreditável quando se sabe que ela tinha 31 anos e mais ainda pela suspeita inicial da causa ter sido um infarto fulminante, morreu a atleta Ana Paula Scheffer, bronze no individual de arco dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007. Infarto aos 31... Puxa!!!

Será que atenderão ao convite? Falo de CBV, COB e CBF, que o Ministério Público Federal querem que sejam representados em audiência pública sobre liberdade de expressão e isonomia no esporte em 10 de novembro, às 2 da tarde, na qual também estará Carol Solberg. Terão coragem de comparecer e passar mil e um "cachorros" nas pessoas como se trouxas elas fossem para não evidenciar às claras o quanto lambem as botas do poder?

Título inédito no vôlei masculino É o do Renata de Campinas, que impediu o octacampeonato do Taubaté e arrematou o caneco paulista por 3 sets a 1. De lambuja, conquista na casa do adversário.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



1.000 semanas curiosas com Marcelo Duarte Foi a ocasião celebrada pelo Marcelo Duarte neste sábado com seu programa no YouTube, "Olá, Curiosos!", que completou 3 meses no ar - ou 12 semanas, as quais se somaram as 988 desde 20 de julho de 2001 como "Você é Curioso?" na Rádio Bandeirantes, cuja saída ainda hoje não assimilei por ser absoluta e totalmente injustificável e inaceitável. Mas enfim, o fato legal desta celebração de mil semanas no ar foi uma convidada especialíssima do Marcelo: sua eterna parceira Silvania Alves, que continua na Bandeirantes com "O Pulo do Gato" de segunda a sexta e o "Primeira Hora" aos sábados. E mais: foi prometido que em breve ela participará outras vezes da atração virtual (eba!). Longa e próspera jornada a Marcelo e cia. belíssima!

Vem aí Paulo Lopes na Massa FM Sei pelo Rodney Brocanelli que o comunicador estreará na emissora de São Paulo no próximo dia 3, com programa de debates das 19h30 às 20h30, logo depois do "Na Geral". Ele não deixará a Capital AM, na qual segue das 11h às 12h. Ano passado, Paulo passou rapidamente pela Massa FM de Londrina.

Carolina Aguaidas deixou o SBT após 8 anos A jornalista está voltando para Porto Alegre junto do marido, o cronista esportivo Gustavo Berton, e da filha deles. Egressa da filial daqui, foi não apenas repórter, mas também apresentadora substituta e constante especialmente no "SBT Brasil". Disse a Carol que escolheu ser agora a hora de arrumar as malas e levar sua experiência para outro lugar, dando a entender ser sua a decisão. Só que Gabriel Perline afirmou no Notícias da TV que ela não disse nas redes sociais que também entrou na longa lista de demissões da emissora. Pelo sim, pelo não, muito contente fico pela volta da Carolina para cá por curti-la desde ainda a Bandeirantes.

Vai ter debate na TV Cultura Sei pelo Flávio Ricco que o segundo debate dos candidatos a prefeito de São Paulo foi marcado para 12 de novembro, às 10 da noite - segundo e último, pois ninguém mais acreditava que teria outro depois que Globo, Record, SBT, RedeTV! e CNN cancelaram os seus. O mediador ainda não foi escolhido e o encontro acontecerá no Memorial da América Latina. Os candidatos serão separados por acrílicos.

RedeTV! sendo RedeTV! Só isso que digo a respeito da revolta dos funcionários do jornalismo coagidos a aceitar uma prorrogação da redução salarial dos tempos pandêmicos. Só se surpreende com ela quem quer.

Fique bem, Salcy Lima! Desde quarta-feira ela está ausente do "Fala Brasil", com Celso Zucatelli indo à bancada junto da Roberta Piza. A Record não deu explicações e nem a própria apresentadora falou mais às claras, limitando-se a dizer no Instagram que tem passado por um momento delicado e que dará mais detalhes assim que puder. Li no Notícias da TV que ela apresentou sinais do coronavírus na noite de terça e foi proibida de ir à sede da emissora até ter certeza do seu quadro clínico. Apenas nesta sexta-feira a Salcy confirmou não estar infectada, mas mesmo assim não há confirmação de seu retorno já na segunda próxima ou ainda não. O mistério é cada vez mais estimulado, deixando os admiradores dela (dentre os quais me incluo) bem preocupados. Que não seja algo tão sério, torço.

Record demitiu Gerson de Souza Sei pelo Daniel Castro que isto aconteceu agora por ele ser réu na Justiça de SP pelo crime de importunação sexual, acusação feita por 4 vítimas associadas na ação que teve nesta uma primeira grande consequência, confirmada pela emissora. Desde maio do ano passado, o repórter especial foi afastado do trabalho desde que surgiram denúncias de assédio sexual no Recursos Humanos da Record, história que o próprio colunista trouxe diversas vezes desde então e cujo primeiro caso relatado na Polícia remete a 2016. Triste demais ver um profissional costumeiramente elogiado acabar assim, mas tais atos devem ser punidos devidamente, sim.



O cabelão da Poliana Abritta Chamou a atenção de muita gente na noite desta sexta, quando exibida chamada do "Fantástico" no intervalo de "A Força do Querer". Um penteado volumoso e com franja, bem incomum nela desde ainda os tempos da Globo Brasília. No Twitter, o povo disse que ela lembrava de tudo e de todas: de P. J. Harvey até Florence da The Machine, passando até mesmo pela família Ramone (hahaha) e pela minha lembrança, que foi em dado momento da série "O Mentalista" o penteado da Amanda Righetti como Grace van Pelt.

Um é "mais ou menos" e outro é só "menos" Não é obrigatório todo mundo gostar de todo mundo, claro que não. Por isso mesmo eu, que já não tenho lá muitos motivos para gostar de Mário Sérgio Conti, menos ainda gostei depois que ele chamou John Lennon de "mais ou menos" ao comentar uma exposição dedicada ao ex-Beatle no Museu da Imagem e do Som de São Paulo durante o "Edição das 10", da GloboNews. Um baaahhh!!! pra ti, Mário! Ah: não se confunda mais, que agora o Luiz Felipe Scolari tirou o bigode e se surgir um "Felipão de bigode" é falso. (rs)

Sabe aqueles choques no "Jogo dos Pontinhos"? Pois eram verdadeiros! Lívia Andrade disse ao "OtaLab", programa do Otaviano Costa no UOL, que tomou tantos choques gravando o quadro do "Programa Silvio Santos" que ficou até com marca de queimadura na bunda e que a almofada na qual sentava queimava o pano onde dava o choque, com os fios às vezes ficando para fora onde tinham os ferrinhos. Gente do céu, aí é insano demais.

Florinda foi reencontrar Abelardo Na véspera de completar 100 anos, Florinda Barbosa morreu nesta sexta. Viúva de Chacrinha, deixa o filho Leleco, oito netos e dois bisnetos. Mês passado, o filho Jorge foi vitimado pela Covid-19 aos 72 anos. Daquelas histórias que não têm explicação mais lógica, simplesmente nos tocam muito.

Bela do Dia: Karen Meneghim

Karen Meneghim, jornalista que atua na comunicação da Rede Record e que também faz transmissões de futebol feminino em SP. A partir deste fim-de-semana, ela também se envolve nas coberturas do Paulistão tanto pelo Facebook quanto no MyCujoo. Quem sabe aí esteja a futura repórter de esportes da própria Record para um retorno forte dela daqui a anos?

Semana que vem na Globo Dois filmes que valerá rever nos próximos dias: segunda para terça, o "Corujão" mostrará "Surpresa em Dobro", comédia estrelada por Robin Williams e pelo casal John Travolta e (a saudosa) Kelly Preston; e na quarta-feira tem "Uma Mãe Para o Meu Bebê", com Tina Fey, na "Sessão da Tarde".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 17 de outubro, são estas:

*120 anos do nascimento de Jean Arthur, falecida em 1991 e atriz de filmes como "O Galante Sr. Deeds", "A Mulher Faz o Homem", "Do Mundo Nada Se Leva" e "Os Brutos Também Amam".

*105 anos do nascimento de Arthur Miller, dramaturgo falecido em 2005 e autor de peças como "A Morte do Caixeiro Viajante" e "As Bruxas de Salem".

*100 anos do nascimento de Montgomery Clift, falecido em 1966 e ator de filmes como "Rio Vermelho", "Um Lugar ao Sol", "A um Passo da Eternidade", "Os Desajustados" e "Julgamento em Nuremberg".

*40 anos de Gamova, ex-jogadora de vôlei duas vezes prata olímpica pela Rússia em 2000 e 2004, além de duas vezes campeã mundial, duas do Grand Prix e duas europeias (ela foi um terror com "TE" maiúsculo em partidas memoráveis contra as brasileiras).

*5 anos de Cristiano Ronaldo tornando-se o maior goleador isolado da história do Real Madrid, com 324 gols após um nos 3 x 0 diante do Levante, pelo Campeonato Espanhol.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 153 mil dos mais de 5 milhões e 200 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.