Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 16 de outubro de 2020
Para alegria de Galo e Colorado, o Mengão só empatou



Desta vez jogando pela 16ª rodada, apenas 48 horas depois de terminar sua suadíssima vitória de virada sobre o Goiás, o Flamengo mais uma vez melhorou o desempenho no segundo tempo em relação ao primeiro, mas não o suficiente para ganhar outra vez. O máximo que deu foi para arrancar a forceps o 1 x 1 no peleadíssimo gol do Lincoln, mas o lance ("queeeeee lance!", como diria o já saudoso Celestino Valenzuela) que ficou foi o gol espetacular do Red Bull Bragantino, uma jogada iniciada ainda na defesa e com toques precisos e diretos até o estufar de rede do Claudinho, que participou ainda na divisória do gramado com um passe de letra esplêndido e finalizou tudo dominando sem deixar a bola cair e dominando para uma bomba-bomba-bum fantástica. Um dos gols mais lindos deste Brasileirão de 2020, tanto quanto já fora o que ele fizera por cobertura na derrota para o Atlético Goianiense.

Quem gostou disso foram Atlético e Internacional, já que vitória levaria o Flamengo o 1º lugar aos 33 pontos, mas agora o empate faz dos três co-líderes, estando os mineiros na dianteira por 10 vitórias e os gaúchos na 2ª posição por ter 9 vitórias tal qual os cariocas, mas 6 gols a mais de saldo. Na 17ª rodada, o Mengão visitará o Corinthians no domingo em SP, depois disso o Colorado recebendo aqui o Vasco. Na segunda, o Galo visitará o Bahia, que encerrará nesta sexta a 16ª rodada ao visitar o Goiás, que na mesma segunda-feira jogará no RJ diante do Botafogo.

Os destaques de ontem e de hoje

Brasileirão Série B A 16ª rodada proseguirá hoje com Botafogo de Ribeirão Preto (17º com 14 pontos) x América Mineiro (4º com 26), bastando um empate para o Coelho terminar a semana na zona de acesso dê o que der nas outras partidas, uma delas a outra de hoje, Cruzeiro (19º com 12) x Juventude (6º com 23). Para voltar aos 4 primeiros, o Papo tem que vencer e torcer por derrota americana. Já a Raposa poderá sair dos 4 últimos nesta rodada, desde que ganhe e que Botinha hoje e Figueirense amanhã, contra o Brasil em Pelotas, no máximo empatem. Fora de campo, os mineiros confirmaram o retorno de Luiz Felipe Scolari, campeão da Sul/Minas de 2001 (nesta sexta o time será treinado pelo auxiliar Célio Lúcio) e souberam da denúncia dos ex-dirigentes Wagner Pires de Sá, Itair Machado e Sérgio Nonato e de outras 6 pessoas à Justiça de Belo Horizonte por parte do Ministério Público de Minas Gerais.

Campeonato Piauiense Série B Ao ganhar do Oeirense por 2 x 0, o Fluminense confirmou acesso para a divisão principal do torneio em 2021, que será sua primeira depois de longérrimos 44 anos.

Curtinhas Esportivas

Tem mais jogador condenado pela Justiça Não é apenas o regressado Robinho no Santos que tem contas a acertar. Soube ontem pela Lívia Laranjeira, no blog "Coisa de Gênero" do GE, que um jogador do Bragantino vive situação semelhante: o atacante Wesley, que semana passada parou numa delegacia de Bragança Paulista pois policiais constataram que há um mandado de prisão expedido contra ele, que foi condenado há exatamente 1 ano por agredir sua então namorada, sendo de 1 ano e 4 meses em regime aberto a sentença, que foi mantida em 2ª instância e é definitiva (enquanto a do santista ainda tem outras instâncias na Itália). O BragaBull afirmou que o paradeiro deve ser informado periodicamente pelo Wesley, o que era feito pelo clube devido às viagens, mas ele não jogava desde janeiro devido a uma lesão e aí foi gerado automaticamente um aviso à polícia sobre a situação.

Como foi o caso do Wesley A agressão que motivou sua sentença definitiva ocorreu em janeiro do ano passado, quando a namorada do jogador relatou ter sido golpeada por uma faca, sendo que já era agredida desde o início da relação. Os policiais militares que atenderam o chamado observaram que ela estava ensanguentada. Wesley disse que "perdeu a cabeça por ciúme". Sempre isso, né, sempre isso... "Perdeu a cabeça". Bom, na ocasião ele pertencia ao Botafogo de Ribeirão Preto e estava emprestado ao Santos, mas aí voltou pro Botinha e foi confirmado 8 dias depois do caso como emprestado ao Bragantino. A Red Bull assumiu o clube em abril e alegou não ter ciência à ocasião desta situação envolvendo o Wesley, que depois comunicou a diretoria sobre isso. Diante disso, não dá para deixar de aplicar também ao Bragantino as mesmas e justas críticas feitas ao Santos pela recontratação do Robinho.

Por falar em Robinho, aliás... Nojentas, repulsivas e repugnantes as palavras vistas nas transcrições dos áudios nos quais a Justiça da Itália baseou-se para condená-lo em 1ª instância, trabalho explosivo do correspondente Lucas Ferraz no portal GE. Material tão forte que fica difícil demais para o Santos (cujo presidente Orlando Rollo foi internado com quadro hipertensivo e ficará 5 dias de repouso, mas não pedirá licença e continuará despachando enquanto mandatário do clube) sustentar sua recontratação. Imagem é tudo e o futebol não é uma bolha à parte da sociedade.

Tem jogador novo no Vasco Emprestado até junho do ano qeu vem pelo Al-Ittihad o meia Leonardo Gil.

Mulher no comando do CD colorado Pela vez 1ª em sua história de 111 anos, o Internacional tem uma presidente no Conselho Deliberativo: Lenize Doval, que sucedeu Guinther Spode e José Aquino Flores de Camargo, respectivamente presidente e vice, que deixaram juntos o conselho pois concorrerão à presidência do clube no fim do ano.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Último dia antes das mudanças na Rádio Guaíba A sexta-feira marcará não a despedida do "Esfera Pública", mas sua última transmissão no horário original das 13h10, no qual estava desde que sucedeu o "Espaço Aberto" em março de 2010, sendo a partir de segunda-feira veiculado das 15h às 16h, o que reduzirá em uma hora o "Guaíba News", mantido até 17h. No mesmo dia, começará às 13h10 o novo "Boa Tarde, Brasil", apresentado por Júlio Ribeiro. Desde as saídas do Juremir Machado da Silva (mantido pela Record RS apenas no Correio do Povo) e do Lucas Rivas (que passou a ser correspondente do Estadão aqui em Porto Alegre), Taline Oppitz tem feito o programa em dupla com Voltaire Porto, do "Bom Dia" na própria Guaíba e do "Cidade Alerta RS" e do "Balanço Geral de Sábado" na TV Record.

Bandeirantes se precavendo de ataques dos concorrentes Sei pelo Gabriel Perline no Notícias da TV que estão colocando nos contratos de seus principais jornalistas cláusulas com multas milionárias a ser pagas por quem quiser tirá-los de lá. Atitude necessária pois SBT tá de olho em nomes como José Luiz Datena, não para apresentar um novo jornal policial e sim para ser narrador esportivo, e também na Paloma Tocci, do esporte do "Jornal da Band", para apresentar um programa esportivo semanal. Do mesmo noticiário de horário nobre, Eduardo Oinegue, Lana Canepa e Joana Treptow também tiveram vínculos renovados com essa cláusula extra depois de ser sondados.

Não é esse Chico não, CNN Brasil! Ao noticiar esse escândalo do senhor do DEM de Roraima flagrado pela Polícia Federal com 30 mil mangos na cueca e na bunda (esse dinheiro não cheira bem, pelo visto, rs), o canal colocou no letreiro o nome dele como sendo Chico Pinheiro, quando é Chico Rodrigues. O erro aconteceu no "Visão CNN" e consertaram a legenda pouco tempo depois, não a tempo de impedir o flagrante do erro, eh, eh, eh...



Maria Beltrão nas livrarias Sei pela Patrícia Kogut que será lançado com noite de autógrafos virtual no mês que vem o 1º livro da apresentadora do "Estúdio i" na GloboNews, chamado "O Amor Não Se Isola - Um Diário com Histórias, Reflexões e Algumas Confidências". A obra terá escritos dela num caderno durante esta quarentena e terá prefácio do colega de programa Octávio Guedes e orelha de Christiane Pelajo, do "Edição das 16h" e, assim como a Maria, integrante da equipe que colocou o canal no ar há mais de 24 anos. É a segunda obra de jornalista global lançada nos últimos dias, a outra sendo "Abuso - A Cultura do Estupro no Brasil", da Ana Paula Araújo.

Afiliada da Globo sem horário político É a TV Vilhena - que, até onde sei, não pertence à Carla e nem tem qualquer ligação com ela. (perdão, não resisti) Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV História que ela não está passando mais nem os programas das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 e nem os 70 minutos diários de comerciais durante os intervalos da programação, já que uma decisão do juiz Francisco Borges Ferreira Neto atendeu um pedido da Rede Amazônica devido a incapacidade técnica para exibir os materiais por ter sido comprovado que a afiliada do interior de Rondônia não tem como interromper a programação da matriz da capital Porto Velho, a TV Rondônia, para mostrar estes comerciais regionais. Além disso, a cidade de Vilhena tem pouco mais de 61 mil eleitores aptos, o que não a enquadra na obrigatoriedade da transmissão de propaganda eleitoral. Cabe recurso em instâncias superiores.

Limpa geral no humor da Globo Mauricio Stycer bateu de primeira que acabaram os programas "Zorra", "Fora de Hora" e "Escolinha do Professor Raimundo", além do quadro dominical "Isso a Globo Não Mostra", todos eles fora da programação de 2021 e todos eles surgidos durante a gestão de Marcius Melhem, que deixou em agosto a coordenação da área de humor depois de uma investigação interna após acusações de assediar moralmente funcionários do canal. Um novo programa de temática popular será criado para os sábados no ano que vem.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Gridânia Brait

Gridânia Brait, repórter e apresentadora da TV TEM (Globo São José do Rio Preto). É a primeira mulher chamada Gridânia que publico nesta seção em 17 anos de PB. Que ela continue brilhante como dá a entender seu sobrenome (Brait lembra "bright").

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 16 de outubro, são estas:

*95 anos de Angela Lansbury, atriz ganhadora de quatro Emmys pela Jessica Fletcher de "Assassinato por Escrito", série que fez por 263 episódios entre 1984 e 1996.

*80 anos do nascimento de Célio Taveira, ex-futebolista campeão do RJ/SP de 1966 pelo Vasco e que foi vitimado pelo coronavírus em maio.

*65 anos do Estádio Heriberto Hulse, inaugurado num Comerciário 0 x 1 Imbituba e palco dos títulos do Criciúma na Copa do Brasil de 1991, na Série C de 2006 e nas Séries B de 2002 e 2010, além de várias conquistas catarinenses e das inesquecíveis partidas da Libertadores de 1992, especialmente contra o São Paulo.

*45 anos ao quádruplo: de Didi Wagner, ex-apresentadora da MTV (uma das mais marcantes do canal) e há 14 anos no Multishow, tanto no programa "Lugar Incomum" quanto em transmissões especiais; de Lair Rennó, que deixou a Globo ano passado após 19 anos como apresentador da EPTV Sul de Minas, da Globo Minas, da GloboNews e do "Encontro com Fátima Bernardes"; de Sérgio Abreu, ator de novelas como "Malhação" (2008 a 2010) na Globo e "Revelação" no SBT; e do recorde mundial de João do Pulo no salto triplo com 17,89 cm nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, marca que seria superada apenas em 1985 por Willie Banks com 17,97 cm.

*15 anos do GP do Japão vencido por Fernando Alonso, que marcou o 1º título de construtores da Renault e as despedidas tanto de Rubens Barrichello da Ferrari quanto das escuderias Minardi, Jordan e BAR.

Clipe do Dia: Ronaldo Resedá

Talentosíssimo cantor e bailarino, ele nasceu há 75 anos fechados hoje, mas morreu precocemente em 1984, a um mês de fazer 32 anos, de tumor cerebral. No fim dos anos 70, ele emplacou três temaços em novelas da Globo: "Kitche Zona Sul" em "Dancin' Days", "A Última Moda" em "Plumas e Paetês" e o tema-título aí curtido, "Marrom Glacê".



Clipe do Dia: Leila Pinheiro

Uma das mais elegantes e refinadas cantoras brasileiras, de Belém para o mundo, celebra 60 anos nesta sexta com direito ao lançamento de um novo álbum, seu 4º só neste produtivíssimo ano: "Melhor Que Seja Rara", com 12 canções em voz e piano. Em 1985, ela foi eleita revelação e 3ª colocada geral no "Festival dos Festivais", promovido pela Globo em alusão aos seus 20 anos, cantando "Verde". A música que destaco é minha preferida dela de muitas que aprecio bastante, lançada em 2000 no disco "Reencontro" e de autoria do Gonzaguinha, um dos dois homenageados na obra, o outro sendo Ivan Lins: "Feliz", que foi trilha de duas novelas da Globo, tanto "Porto dos Milagres" como tema de Lívia e Guma (Flávia Alessandra e Marcos Palmeira) quanto "Amor Eterno Amor".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 152 mil dos quase 5 milhões e 200 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.