Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 15 de outubro de 2020
Galo empatou, Colorado alcançou e Mengão gostou



É o reflexo da quarta-feira de 16ª rodada do Brasileirão, na qual não tivemos a 13ª vitória consecutiva do Atlético no Mineirão, onde não enfrentava o Fluminense desde 2010. Caio Paulista fez um golaço para deixar os cariocas na frente e pela vez 1ª anotar como profissional, rompendo 2 anos de seca desde os aspirantes do Avaí, mas Guilherme Arana garantiu ao menos o 1 x 1 que manteve neste momento o 1º lugar pelo critério de vitórias. Primeiro empate do Galo na competição e o Tricolor agora não perde há 5 partidas. A perda do topo é uma forte possibilidade. Se hoje o Flamengo vindo de 7 jogos sem derrota no Maracanã bater o Red Bull Bragantino, terá 33 a 31 e liderará.

Quem chegou aos 31 pontos foi o Internacional com 1, 2, 3, 4, 5 contra 1, 2, 3 do Sport, na 1ª vez em que marcou 5 ou mais gols na mesma partida desde os 6 x 0 diante do Vasco no Beira-Rio em 2015, desde os 5 x 0 sobre o São Luiz no Gauchão de 2013 em termos de visitas gerais e desde os 5 x 1 no próprio Sport em 2007 especificamente por torneios nacionais. O grande destaque do 3º êxito consecutivo colorado foi Patrick com dobra pessoal, o 1º gol lindão com dois cortes que deixaram Maidana de bunda no chão. Rodrigo Dourado foi outra boa notícia, voltou a jogar após 1 ano e 3 meses recuperando-se de grave lesão. Após início auspicioso, o Leão do Jair Ventura perdeu a 3ª seguida.

Os dois gaúchos ganharam, já que antes o Grêmio tocou 3 x 1 no Botafogo mesmo ficando boa parte da metade final sem Diego Souza, expulso ao deixar o pé na bunda do Guilherme Santos, que também deu uma valorizada daquelas. Antes disso, ele participou do 1º dos dois gols do mais uma vez bem demais Pepê, uma belíssima construção coletiva que remontou aos tempos mais gloriosos do time na era Portaluppi. O Tricolor ganhou a 3ª seguida em casa no geral e, com isso, o "Troféu Oeste de Empatite Aguda" não teve igualdades nesta rodada para ser movimentado.



O duelista maior de gaúchos e cariocas se deu tão mal que mandou Vanderlei Luxemburgo embora após 17 vitórias, 14 empates, 5 derrotas e um título paulista. Weverton foi titular do Palmeiras apenas 19 horas depois de findados os 4 x 2 do Brasil sobre o Peru em Lima e sofreu de cara com o Coritiba na dobra do Robson, o 1º gol bonitaço e o 2º com ele dando um chutão pra onde o nariz apontou e acertando os adversários em comemoração. Mesmo que Gabriel Verón tivesse diminuído num passe joia rara do Patrick de Paula, uma andorinha só não faz "verón", ainda mais que estamos na primavera. Giovanni Augusto consumou o 3 x 1 que fez o Coxa voltar a ganhar após 5 visitas em quase 2 meses e novamente no Allianz Parque após 5 anos, fim da seca de 4 rodadas. 3ª baixa consecutiva do Palestra, duas seguidas em casa. O auxiliar Andrey Lopes dirigirá o time diante do Fortaleza. Que batata quente, mamãe...

Enquanto isso, Vagner Mancini conseguiu estrear positivamente no Corinthians, que teve em Walter (substituto do suspenso Cássio) um monstro com várias defesas que impediram uma vitória consistente do Athletico Paranaense, nesta que foi sua 1ª atuação desde o 1 x 1 com o Santo André há quase 8 meses - tempo este, aliás, que será o da recuperação do ontem operado Danilo Avelar. Mesmo com um jogador a menos, o Timão tirou sabe lá Deus de onde o 1 x 0 com Everaldo aos 49 da segunda etapa para voltar a vencer após 5 fracassos. 5 fracassos quem tem agora é o Furacão entre Brasileirão e Libertadores, anulando aquele ótimo momento de 4 vitórias seguidas.

Por fim, o Santos perdeu duplamente: fora de campo, com uma estapafúrdia nota oficial que creditou à "cultura do cancelamento" as críticas de muitas pessoas à recontratação do Robinho sendo ele condenado em 1ª instância na Itália pelo crime grave que é o ato de estupro (continuam levando para o sentido mais errado possível as restrições do povo sobre este acontecimento, que nesta quarta rendeu a saída do patrocinador Orthopride por não se sentir orgulhoso de estar associado a quem abriga positivamente alguém com a imagem tão negativa como a do atacante neste momento), e também dentro dele, com Janderson despistando até o Orlando Rollo antes de servir Chico para um pelotaço maravilhoso no ângulo. Sem Marinho, o Peixe caiu após 12 partidas e o Atlético Goianiense sorriu nesta que foi sua 1ª presença após a saída do Vagner Mancini, treinado que foi pelo auxiliar Eduardo Souza.

Gols e confusão do apito aos montes



Antecipado devido ao choque de datas com a 2ª fase da Sul-Americana - na qual imagino, deduzo, suponho e presumo que não estará o Binacional, por mais que 2020 esteja surpreendente com "SU" maiúsculo em muitos sentidos -, Fortaleza x São Paulo começou mais elétrico que sede de cia. de energia elétrica. 3 gols para cada lado e isso faz com que nova igualdade resulte em pênaltis lá pelas 10 e meia da noite da volta das 8 e meia no dia 25, uma domênica noturna. O apitante Rodolpho Toski Marques roubou a cena negativamente por dar 9 minutos de acréscimo quando a paralisação da 2ª etapa foi de 10, muito em parte devido à demora inacreditável para decidir expulsar o goleiro mandante Felipe Alves, um dos 3 ausentes da volta no Morumbi daqui a 10 dias - os outros serão o também leonino Carlinhos e o treinador são-paulino Fernando Diniz. Será dinamite explosiva esta volta.

Os destaques de ontem e de hoje

Brasileirão Série B Dois jogos atrasados na quarta: o da 4ª rodada teve o Sampaio Corrêa fazendo 3 x 0 num Figueirense desmontado devido ao surto de coronavírus, que afetara justamente os maranhenses quando do adiamento na data original - o Bolívia Querida é 9º com 20 pontos, ainda tendo 3 pendências para ficar em dia, e o Furacão do Estreito é antepenúltimo com 14. Já o CRB estacionou nos 20 em 11º ao tomar 1 x 0 da Chapecoense, que ficou com dois jogos atrasados e é vice-líder com 29 pontos, apenas 3 abaixo do Cuiabá, que resistiu a uma tensão terrível na volta para casa após a derrota pro Guarani, já que a chuva impediu o desembarque em Várzea Grande e o piloto teve que fazer um pouso de emergência para reabastecimento em Goiânia. Ontem à noite, todos em casa enfim.

Brasileirão Série D Destaque para River 3 x 1 Santos do Amapá, no qual os visitantes tiveram que jogar desde os 38 do primeiro com o meia Otávio como goleiro pois Vinícius após "se contundir-se a si mesmo e vice-versa" e não dar para colocar o guarda-metas reserva Murilo por apenas fazer número no banco de reservas por também ter problemas médicos. Os amapaenses perdiam a partida e chegaram a empatar, mas depois do intervalo os piauienses obtiveram o escore definitivo. Outro destaque foi Afogados 3 x 2 Atlético de Cajazeiras. Mesmo vencendo e tendo 3 vitórias em 5 partidas, os pernambucanos mandaram embora o técnico Adelmo Soares. É mole???

Brasileirão Feminino Corinthians 1 x 0 Santos, Minas Icesp 1 x 4 Internacional, São José 1 x 0 Ferroviária, Iranduba 2 x 2 Palmeiras, Flamengo 2 x 1 Avaí/Kindermann, São Paulo 0 x 0 Grêmio, Audax 0 x 6 Cruzeiro e Vitória 1 x 3 Ponte Preta encerraram a 1ª fase, cuja classificação final teve: em 1º, Corinthians com 42; em 2º, Santos e Internacional com 33; em 4º, Ferroviária com 29; em 5º, Palmeiras com 28; em 6º, Avaí/Kindermann e São Paulo com 27; em 8º, Grêmio e Flamengo com 24 (Grêmio na frente por 3 gols a mais de saldo); em 10º, Cruzeiro com 23; em 11º, São José com 20; em 12º, Minas Icesp com 14; em 13º, Iranduba com 11; em 14º, Audax com 7; em 15º, Ponte Preta com 3; e em 16º, Vitória com 0. Quartas-de-final em dois jogos: Corinthians x Grêmio, Santos x São Paulo, Internacional x Avaí/Kindermann e Ferroviária x Palmeiras. Foram rebaixados Iranduba, Audax, Ponte Preta e Vitória.

Liga das Nações da UEFA Substituto do infectado Cristiano Ronaldo, Diogo Jota dobrou e Portugal fez 3 x 0 na Suécia.

Curtinhas Esportivas

Você sabe quem foi Ernesto Santos? Foi o último português a treinar o Vasco antes de sabermos ontem que Ricardo Sá Pinto assumirá sua casamata. Em 1946, ele teve 5 vitórias, 5 empates e 2 derrotas.



Oficializou o que já ficara na cara Falando ao "Seleção SporTV", o comandante da arbitragem Leonardo Gaciba admitiu que a linha que apontou impedimento no que seria o 1º gol do São Paulo na derrota de 3 de setembro para o Atlético por 3 x 0 foi marcada erradamente e, não, Luciano não estava impedido e sim em condição legal. Por essas e outras que digo, afirmo e reafirmo: o problema do VAR não é a tecnologia em si, mas sim quem a opera. E quem a opera são humanos. E os humanos do apito no Brasil já fazem bobagem demais sem vídeo, não seria com que melhorariam por ter uns e alguns que adoram brigar com a imagem. Nada, aliás, que surpreenda pessoalmente a mim pois lá no começo, em conversas nas redes sociais, falei aos montes: o Brasil apatifaria o VAR. É isso.

Duas novidades no Goiás Adquiridos Ariel Cabral, volante emprestado pelo Cruzeiro, e Fernandão, centroavante que estava no Bahia. Ambos com vínculo até o fim do Campeonato Brasileiro em fevereiro próximo.

Argentina voltará a ter um torneio nacional Mas não será o Campeonato Argentino e sim a Copa Liga Profissional, uma "Copa João Havelange de origem pandêmica". 24 times divididos em 6 quadrangulares, ida e volta. Passam dois de cada, 12 no total e aí teremos dois hexagonais em turno único. Os dois melhores de cada hexagonal vão pra fase final e o campeão estará na Libertadores do ano que vem. A competição-tampão iniciará no dia 30.

Desgraçado, imundo, maldito, canalha, safado, ordinário, retardado, palhaço, horrendo É o presidente da Sampdoria, Massimo Ferrero, que deu entrevista à Rádio Capital da Itália e, defendendo que os estádios de lá voltem a ter 30% da capacidade de público, afirmou que "ninguém morre de Covid-19" e que "não devemos exagerar". Mas onde é que esse saco de estrume fedorento em forma de escória desumana estava nestes meses todos que não viu o caos terrível em que seu país ficou por causa da pandemia??? Mas vai pro inferno, pulha!!!!!

Vamos recuperar a compostura, Edu Cesar Difícil depois desse soco no estômago e na mente, mas ok.

Sem Pro Bowl em 2021 A NFL cancelou o evento do ano que vem devido à pandemia. Viu, presidente da Sampdoria??? Ou vai dizer agora que os EUA também estão exagerando??? Mas vai te catar!!!

Tente ficar mais calmo, Edu Cesar Tô tentando, mas negacionistas assim tão me tirando do sério - e o Brasil tá cheio desses aí, gente que ainda fará com que fiquemos assim até lá pela metade de 2022, vai cuidando, vai.

Já pensou se a moda pega no mundo? Claro que a questão da cultura social do Japão conta mais alto. Fato é que o atual campeão mundial dos 200 e dos 400 metros na natação, Daiya Seto, foi afastado de competições oficiais e treinos até o fim deste ano não por causa de alguma irregularidade desportiva e sim por... pular a cerca. Ele é casado e tem dois filhos, mas foi flagrado num hotel com sua amante. No Japão, é assim: desvio de conduta de gente famosa dos esportes e do entretenimento é igual a gancho. Se é aqui no Brasil, então, nem quero imaginar o que teria de traidores aos montes tomando punição, quá, quá, quá... Bem, mesmo com a suspensão oficial da federação de natação, o adúltero poderá treinar por conta própria para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Madrugada especial para Gustavo Gossen O produtor da Rádio Gaúcha mal abriu a quinta-feira e já fez dela um dia dos mais marcantes da sua vida pois pela 1ª vez apresentou um programa de ponta a ponta, o "Madrugada Gaúcha", das 3h às 5h, durante folga do titular Marcelo Drago. Não apenas isso: mais inesquecível o acontecimento pois ele comunicou no horário em que seu saudoso pai, Cláudio Monteiro, esteve no ar por 15 anos. Praticamente todos os apresentadores da emissora continuam fazendo seus programas direto de suas casas, mas Gustavo dá expediente na sede da rádio enquanto plantonista da madrugada que é. Dá-lhe Gossen!!! E mais e mais de bom virá aí.

Magda Beatriz está com coronavírus A apresentadora do "Atualidades Pampa" é a segunda integrante do programa noturno da afiliada da RedeTV! a ser infectada pela Covid-19, assim como foi com Xicão Tofani, que está internado em situação que requer muito cuidado conforme as informações desta semana. Ela gravou um vídeo que passou no começo da edição desta quarta-feira, informando sua situação ao público e dizendo que, apesar de infectada, está bem. Com Magda ausente, a apresentação do "Atualidades" ao menos nesta quarta coube à advogada Roberta Coltro. Magda e Xicão estão dentro do grupo de risco pela idade por terem mais de 60 anos.

Luiz Carlos Braga trocando Brasília pelo Rio Depois de décadas na capital federal, o ex-apresentador da Globo e da Record (da qual saiu em abril) anunciou que está retornando para sua cidade natal e que em breve estará novamente na telinha televisiva. Novidades a caminho para o ex-"Bom Dia Brasil", ex-"DFTV" e ex-"DF Record"?

28 casos de coronavírus na CNN Li essa no Flávio Ricco e fiquei de queixo caído. Além da Monalisa Perrone, da Gabriela Priolli e do Leandro Karnal, quem também foi infectada é a Taís Lopes, co-apresentadora do "Jornal da CNN". A lista dos contaminados tem ainda produtores e editores. É inacreditável o que acontece, pasmo estou.

Força, Jairo Nascimento! O repórter da CNN no Rio de Janeiro denunciou nas redes sociais que na última segunda, durante uma pauta que faria com outros dois colegas - todos negros -, cerca de 30 metros depois de começar seu trajeto o carro da emissora foi parado por uma viatura policial e os policiais que nela estavam mandaram todos descer, inclusive apontando um fuzil na cara do Jairo. Os policiais só mudaram de postura ao ver o repórter com o microfone e o cinegrafista com a câmera. E não é a primeira vez que isso acontece, o Jairo relata que é a segunda. No mesmo dia, devidamente trajado para entrar no ar, foi perguntado por uma pessoa que queria saber se ele manobrava veículos. Tudo isso, claro, devido ao racismo estrutural deste país, necessário mais e mais de combate.



Foram 6 debates na Bandeirantes nesta quarta Aconteceram encontros de candidatos às prefeituras de Curitiba (a outra metade dos postulantes), Volta Redonda, Sorocaba, Marília, São Sebastião e Uberlândia. Não consegui saber os mediadores de Sorocaba e Marília, enquanto nos outros tivemos Alessandra Cônsoli em Curitiba, Cláudio Nicolini em São Sebastião, Ricardo Bagnete em Uberlândia e a aí vista Yasmin Bachour em Volta Redonda.

Fábio Porchat retornando à Globo Desta vez não como ator e sim como apresentador, exibidos na TV aberta que serão alguns dos programas "Que História é Essa, Porchat?" transmitidos semanalmente pelo GNT. A exibição será lá pela 0h20 de quinta para sexta, depois da estreia da nova temporada do "The Voice Brasil".

Do "Pânico" para a TV Brasil Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV História que Alan Rapp, ex-produtor e diretor do programa na RedeTV! e na Bandeirantes entre 2004 e 2016, agora é direção de programação do canal público.

"Dexter" voltará a ser produzida A série original de 2006 a 2013, cujo final desagradou muitos fãs, ganhará novos 10 episódios no Showtime, com produção iniciando no começo de 2021 e estreia no fim do referido ano. O protagonista Michael C. Hall voltará a encarnar o psicopata desempenhado nas 8 temporadas originais.

Era para ser Sharon Stone mesmo A deusa loira máxima do cinema disse, em entrevista a Drew Barrymore, que estava tão determinada a fazer "Instinto Selvagem" em 1992 que, quando soube que ele seria produzido e que procurariam a protagonista, fez um ensaio nua para a Playboy como parte de um plano para pegar o papel. Tanto deu certo que ela estrelou a obra do Paul Verhoeven e sua Catherine Trammell entrou para a história do erotismo ao render aquelas que, na minha opinião meramente pessoal, são as cenas de sexo mais espetaculares de todos os tempos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Karla Izumi

Karla Izumi, repórter e apresentadora da TV Anhanguera (Globo Goiás). Seja no campo ou no estúdio, o futebol do paraíso verde plano do Brasil é mais legal quando ela o relata.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 15 de outubro, são estas:

*105 anos do nascimento de Antônio Houaiss, intelectual e ex-ministro da cultura falecido em 1999, dois anos antes de ser lançado um dos referenciais da língua portuguesa no Brasil, o Dicionário Houaiss, projeto iniciado em 1986.

*100 anos do nascimento de Mario Puzo, escritor falecido em 1999 e cuja obra "O Poderoso Chefão" inspirou a icônica trilogia cinematográfica dirigida por Francis Ford Coppolla, da qual roteirizou todos os filmes, função que teve também nos dois primeiros "Superman" com Christopher Reeve como astro.

*80 anos da estreia de "O Grande Ditador", comédia dramática dirigida e estrelada por Charles Chaplin, seu 1º filme falado e inesquecível - e, lamentavelmente, ainda hoje atual por algumas coisas aqui, ali e acolá infelizmente não terem mudado nada - pelas críticas ao nazismo de facínoras como Hitler e Mussolini (na televisão brasileira, a famosa cena do ditador brincando com um globo terrestre ilustrou a abertura da novela "O Dono do Mundo" na Globo).

*65 anos de Tanya Roberts, atriz que fez Julie na última temporada de "As Panteras" e a Midge em "De Volta aos Anos 70", além de filmes como "Sheena, a Rainha das Selvas" e "007 na Mira dos Assassinos".

*55 anos de Ciro Bottini, o maior vendedor infomercial da televisão brasileira, há 25 anos no Shoptime (20 anos atrás comprei de lá dois CDs do programa dele de então, o "CD Mania", num deles eu conhecendo uma versão remix top demais de "Dance Hall Days", do Wang Chung, só para exemplificar) e que iniciou esta trajetória no "Auto Shop" da TV Gazeta de São Paulo, antes disso sendo locutor das rádios Transamérica de SP e 97 FM de Santo André.

*45 anos ao dobrado: de Claudecir, ex-jogador do São Caetano e campeão brasileiro da Série B pelo Palmeiras; e de Serginho, magistral ex-jogador de vôlei duas vezes campeão olímpico, duas vezes campeão mundial, duas vezes campeão da Copa do Mundo, uma vez campeão pan-americano e 7 vezes campeão da Liga Mundial.

*20 anos da estreia de "Segura a Onda", série criada e estrelada por Larry David (co-criador de "Seinfeld"), cuja 11ª temporada foi confirmada pela HBO em junho último.

Clipe do Dia: Herbert Kretzmer

Morreu na terça-feira o compositor de 95 anos, que fez as letras da versão em inglês do espetáculo teatral "Os Miseráveis" e que também é autor do clássico maior aí cantado por Charles Aznavour em 1974, "She".



Clipe do Dia: Chris de Burgh

Nascido na Argentina, o cantor em fato irlandês celebra 70 anos nesta quinta-feira. Entre belos temas na sua voz, como "Flying", "Love is My Decision" e "So Beautiful", o principal veio em 1986: "Lady in Red". Aqui no Brasil, esta linda canção ficou famosa como trilha da Raquel (Deborah Evelyn) na novela global "Hipertensão".



Clipe do Dia: Luiz Carlos Sá

Autor de mais de 400 canções - e também de um dos jingles comerciais mais famosos do país, o "vem pra Caixa você também, vem" -, o compositor e cantor do trio com Zé Rodrix e Guarabyra chega aos 75 anos nesta quinta-feira. Em 1985, Sá e Guarabyra nos brindaram com uma ótima canção-título para a novela "Roque Santeiro".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 152 mil dos mais de 5 milhões e 100 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.