Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 14 de outubro de 2020
Neymar foi o dono da noite



Os 4 x 2 do Brasil sobre o Peru ficarão marcados pelos 3 gols do atacante, dois deles de pênalti, o segundo muito discutível. São agora 64 em jogos oficiais pela Seleção, dois acima de Ronaldo e apenas 13 abaixo de Pelé, que provavelmente será superado neste número específico. Fazendo uma trinca pela 19ª vez na carreira e pela 4ª com os canarinhos, Neymar tornou-se o 4º jogador brasileiro a fazer 3 ou mais gols na casa do adversário em Eliminatórias, juntando-se a Tostão em 1969 e Romário em 2000, ambos na Venezuela, e Paulinho em 2017 no Uruguai (se não fosse o Alexis MisterChip, nem saberia dessa). Apesar de ficar duas vezes na frente no marcador, os peruanos treinados por Ricardo Gareca voltaram a perder no torneio após 9 jogos. Tite marcou positivamente seu 50º jogo pelo Brasil.

Depois de 15 anos, um empate e duas derrotas, a Argentina voltou a ganhar em La Paz, 2 x 1 de virada sobre a Bolívia. O Equador chegou a quatrilhar, mas Suárez diminuiu ao dobrado e ficou em 4 x 2 a derrota celeste, que deixou ele como maior goleador absoluto das Eliminatórias com 24 tentos. Com direito a pênalti perdido pela Venezuela, o Paraguai ganhou por 1 x 0. E Falcao Garcia arrancou no finalzinho o 2 x 2 que salvou a pele da Colômbia diante do Chile. Brasil e Argentina têm 6 pontos, Colômbia e Paraguai 4, Equador e Uruguai 3, Chile e Peru 1 e Venezuela e Bolívia nada. Próximas rodadas nas datas-base de 12 e 17 de novembro, no nosso caso com a Seleção primeiro recebendo a Venezuela antes e na sequência visitando o Uruguai depois das eleições municipais.

Pedro 90 só enfrenta quem aguenta



Pedreira dura foi Tadeu, mas a fase do goleador do Flamengo é tão sensacional que Domènec Torrent tem um senhor pepinaço para resolver: botar Gabriel no time quando ele voltar, mas como tirar Pedro? São 16 gols em 30 partidas na temporada, a virada sobre o Goiás passou por ele. O 1 x 1 era altíssimo lucro para os esmeraldinos, o goleiro pegou tudo quanto pôde. Mas a 10 segundos do último dos 6 minutos de acréscimo, ficou impossível segurar o rojão. Uma vitória com "VI" maiúsculo dos rubro-negros, que mereceram pelo tanto que criaram o tempo todo. Co-líderes do Brasileirão após esta peleja pendente da 11ª rodada, os flamenguistas agora dependem do Fluminense não perder para acabar a semana isolados na ponta - desde, claro, que ganhando do Bragantino nesta quinta.

Fluminense, que é o desafio do Atlético Mineiro nesta 16ª rodada. Um detalhe é a bola rolar no Mineirão, onde ambos não se enfrentam desde os 3 x 1 tricolores de 2010, depois disso frente a frente estando somente no Independência ou, quando não nele, em Ipatinga ou Brasília. O Galo tentará seu 13º êxito consecutivo no palco maior das alterosas. Além do Flamengo torcendo por no máximo empate, quem também torce aí para o Flu ganhar - desde, claro, que fazendo sua parte - é o Internacional, que quer o 3º triunfo consecutivo e que volta a ter Rodrigo Douado relacionado após 1 ano e 3 meses de recuperação de duas cirurgias no joelho esquerdo. Pela frente estará o Sport, que vem de duas derrotas seguidas, mas que especificamente pros gaúchos não perde há 3 partidas desde 2012 (duas vencidas).

A quarta-feira tem ainda os jogos dos envolvidos no "Troféu Oeste de Empatite Aguda", embora uma preocupação: Grêmio x Botafogo nunca terminou igualado na Arena, 4 vitórias gaúchas e uma carioca. Será que o Palmeiras "tirará proveito" disso no encontro de alviverdes turbulentos ante o Coritiba? Há 12 compromissos sem derrota, o Santos recebe o Atlético Goianiense na primeira atuação após a saída do Vagner Mancini, que estreará no Corinthians fora de casa contra o Athletico Paranaense, clube pelo qual foi vice da Copa do Brasil em 2013. Adiados para sabe lá Deus quando foram Ceará x São Paulo e Vasco (cujo novo técnico é Ricardo Sá Pinto, ex-Braga) x Fortaleza pois hoje começam as oitavas da Copa do Brasil com Fortaleza x São Paulo, cuja volta será no dia 25 devido a um remanejo monstro de datas por causa da eminente presença são-paulina na 2ª fase da Copa Sul-Americana.

Os destaques de ontem e de hoje



Brasileirão Série B A 16ª rodada prosseguiu com Avaí e CSA iguais em 1 x 1 e o Cuiabá tomando 1 x 0 do Guarani na sua 1ª derrota após 8 partidas (desde os 4 x 2 do Vitória em 5 de setembro). Os mato-grossenses ainda estão na liderança com 32 pontos, mas agora 5 pontos acima da Ponte Preta depois da inédita vitória dela sobre o Náutico nos Aflitos na segunda. A quarta-feira terá duas pelejas atrasadas: a da 9ª rodada é CRB x Chapecoense, enquanto a da 4ª rodada é Sampaio Corrêa x Figueirense, que numa dessas tristes ironias da vida tinha sido suspenso lá atrás por causa de um surto de coronavírus nos maranhenses, mas que agora é marcado por um surto nos catarinenses, que têm 17 infectados entre 11 jogadores e comissão técnica (incluindo o treinador Elano).

Liga das Nações da UEFA Incrível, fantástico, extraordinário: San Marino não perdeu, conseguiu pontuar! O 0 x 0 com Liechtenstein, pela Liga D, representou o 1º ponto em torneio internacional depois de 40 derrotas consecutivas nos últimos 5 anos e 11 meses. Hoje, a Liga em si terá Portugal x Suécia, que não contará com Cristiano Ronaldo em campo pois ele é mais um célebre futebolista infectado pelo coronavírus.

O "crime" de Carol Solberg foi ter posição



Advertida pelo STJD, a jogadora de vôlei de praia tornou-se reincidente e passa a correr risco de punição mais séria no futuro, embora possa participar com Talita da nova etapa de Saquarema do Circuito Nacional nesta semana. Aliviaram de forma a não dar mais na cara ainda a verdadeira intenção da "advertência": dar um aviso aos atletas de que posições contrárias a quem está no poder não serão toleradas, só a favor - vide nada ter sido feito neste sentido nem nos apoios dos jogadores da seleção masculina de quadra, nem do Felipe Melo no futebol, só para ficar nestes exemplos. Detratores dela usam argumentos variados para tentar justificar o injustificável, mas todos caem ante fatos detalhados de quem sabe mais a fundo sobre os regulamentos e o que pode e não pode. O "crime" da Carol foi ter uma posição não favorável à dos puxa-sacos dos governantes. E isso não pode ser aceito normalmente.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

RIC FM estreando em Curitiba Sintonizada em 107,1, a nova rádio das araucárias é vendida como uma extensão da RIC TV (Record), incluindo programas como "Jornal da Geral" das 8h às 9h, com apresentação do mesmo Jasson Goulart do "Balanço Geral PR", e o "Manhã da Gente" às 9h, apresentado pelo mesmo Guilherme Rivaroli do matinal "Paraná no Ar". Uma curiosidade ficará para a atração das 13h: o "Pretinho Básico". Sim, o mesmo da Atlântida FM do Rio Grande do Sul, também transmitido para Santa Catarina. O curioso disso é que a Atlântida pertence à RBS gaúcha, atualmente também sendo tocada pela NSC catarinense. E RBS e NSC são parceiros televisivos e radiofônicos da Globo, suas TVs são afiliadas do Plim-Plim. E a RIC é afiliada da Record. Ou seja: em Curitiba, teremos agora uma associação radiofônica dos grupos cujas TVs são afiliadas da Globo em RS e SC e da Record no PR.

Tem debate na Bandeirantes nesta quarta Será o dos candidatos de Volta Redonda a partir de 22h50 através da Bandeirantes Rio Interior, cuja sede está em Barra Mansa. A rede ficará com "Beethoven 3" no "Cine Clube".

Covid em massa na CNN Só nesta terça foram informadas as infecções do Leandro Karnal, da Gabriela Prioli e da Monalisa Perrone, esta sabida inicialmente através do Paulo Pacheco no NaTelinha. No dia anterior, a Monalisa apresentou normalmente o "Expresso CNN", inclusive em distância mais aproximada do Caio Junqueira na bancada. Sinal de alerta aceso no canal devido a estes episódios que se somam a outros mais dos meses anteriores. Com Monalisa ausente, Carol Nogueira foi para o "Expresso", sendo substituída por Roberta Russo no "CNN 360º".

"Batman" em alta definição na Rede Brasil A emissora voltará a mostrar a série clássica dos anos 60, prometendo passar agora os episódios em HD e com som Dolby Stereo. Será às quintas e sextas, às 11 da noite.



Perdemos Conchata Ferrell Complicações decorrentes de uma parada cardíaca vitimaram aos 77 anos a eterna intérprete da Berta em "Dois Homens e Meio" de 2003 até 2015. A personagem fez ela entrar para a história das sitcoms americanas com seu sarcasmo e deboche afiadíssimos, mérito total de sua intérprete. Luto na TV.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Rafaelle Seraphim

Rafaelle Seraphim, jornalista que ontem fez os comentários de Peru x Brasil no site da CBF e que, entre outros trabalhos, aparece volta e meia como debatedora convidada do "Redação SporTV". Mais uma moça talentosa que tem tudo para escrever uma trajetória muito legal na crônica esportiva.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 14 de outubro, são estas:

*115 anos do Sevilla, seis vezes campeão da Liga Europa (atual vencedor), uma da Supercopa da Europa, uma única do Espanhol (há 74 anos!!!), cinco da Copa do Rei e uma da Supercopa da Espanha.

*60 anos ao triplo: de Genilson Araújo, há 30 anos o principal repórter aéreo do Rio de Janeiro, iniciado na função na Rádio Jornal do Brasil AM e há 26 anos nas Organizações Globo (este PB não fala "Grupo Globo" nem se isso me for pedido simultaneamente por Silvana Ramiro, Mariana Gross e Ana Luiza Guimarães), estando na Rádio Globo e na CBN até 2016, quando chegou à TV Globo, destacando-se principalmente no "Bom Dia Rio"; de Marcos Breda, ator de produções como "Mandala" e "Caras & Bocas" na Globo e "O Rico e Lázaro" na Record, além de filmes como "Feliz Ano Velho" e muito teatro, sem contar a astrologia; e de Carla Camurati, atriz de filmes como "Eternamente Pagu" e "O Olho Mágico do Amor", de séries como "Grande Pai" no SBT e de novelas como "Livre Para Voar" e "Fera Radical" na Globo, além de cineasta de obras como "Carlota Joaquina, Princesa do Brazil" e "Copacabana".

*50 anos de Jon Seda, ator que fez o Antonio Dawson nas séries "Distrito 21" e "Justiça de Chicago", além de constantes participações principalmente em "Heróis Contra o Fogo" e também em "Atendimento de Emergência", além de interpretar o marido da protagonista feita por Jennifer Lopez em "Selena", fora ter sido boxeador amador antes de ser ator (cartel bem bonzinho, 21 vitórias e uma derrota), o que foi explorado algumas vezes na franquia "Chicago".

*35 anos de Xandinho Negrão, automobilista e marido da atriz Marina Ruy Barbosa.

*20 anos do "Altas Horas", programa apresentado por Serginho Groisman na Globo inicialmente nas madrugadas de sábado para domingo e, há alguns anos, nas noites de sábado.

*5 anos da morte de Miele, showman nascido em 1938 e com dezenas de trabalhos na televisão entre TV Rio, Excelsior, Globo, Manchete, SBT e Record, além de produzir e dirigir espetáculos de grandes artistas.

Clipe do Dia: Leonard Bernstein

Nascido em 1918, partia há 30 anos fechados nesta quarta este grande maestro e compositor de temas para clássicos do cinema como "Amor, Sublime Amor" e "Um Dia em Nova York". Destaco de 1976 ele ao piano tocando "Rhapsody in Blue", o magistral tema de George Gershwin, ao lado da Filarmônica de Nova York.



Clipe do Dia: Karyn White

Completa 55 anos nesta quarta a cantora desta confirmada das rádios de flashback romântico: "Superwoman".



Clipe do Dia: Kiko Zambianchi

Quarta-feira dos 60 anos do cantor de músicas como "Rolam as Pedras" e a aí conferida "Primeiros Erros".



Clipe do Dia: Cliff Richard

Um dos mais populares cantores da Grã-Bretanha chega aos 80 anos nesta quarta. Tem muitas e muitas músicas dele que gosto muito, especialmente as pop, tipo esse temaço de 1979: "We Don't Talk Anymore".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 151 mil dos mais de 5 milhões e 100 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.