Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 9 de outubro de 2020
Sampaio manda o Cruzeiro mais ainda pro fundo do poço



Camisa pode até ganhar jogo algumas vezes, mas tem horas que nem isso adianta. Num confronto de equipes niveladas por baixo, melhor se deu o Sampaio Corrêa com um 2 x 1 histórico no Mineirão, que para sorte do Cruzeiro estava vazio por não ser hora de botar público de volta nos estádios enquanto a pandemia não acaba - não parece devido ao comportamento de muita gente aqui, ali e acolá, mas não, a pandemia ainda não acabou porque ainda não surgiu uma vacina que cure do coronavírus e impeça sua disseminação, mas são as escolhas que cada um faz e pelas quais responderão no futuro, ainda que botando em risco quem nada tiver a ver com as referidas. Enfim, dado a descida de cacete necessária de cada dia nos negacionistas que prolongam tudo que temos aguentado, sigamos.

Com compromissos a menos devido a alguns adiados tanto pelo surto de Covid-19 quanto pela simultânea decisão maranhense, o Bolívia Querida deu uma engatada e chegou às 7 partidas gerais de invencibilidade (4 vencidas). Já a Raposa está calamitosamente deplorabilíssima com "CA" e "DE" maiúsculos, como diriam os lá do órgão federal que investigam monopólio de uma rede de televisão e aprovam fusões de dois grandes canais, mas isso é assunto pro "Papo de Mídia" e não pra cá. São apenas 2 vitórias nos últimos 12 compromissos gerais (7 perdidos). Parece repetitivo, mas Nelson Rodrigues já afirmava que algo dito somente uma vez permanece inédito: não há perspectiva de melhora, não se vê um horizonte belo, é feiura pura. Com razão o Fábio desabafou na declaração ao SporTV após a partida, não deveria de forma alguma ser assim que ele completasse 900 jornadas pelos azuis.

Passadas 14 rodadas da Série B, vamos à classificação, sempre com asterisco correspondendo a um jogo a menos: em 1º, Cuiabá com 29; em 2º, Chapecoense** com 12; em 3º, Ponte Preta com 24; em 4º, Juventude, Paraná e América Mineiro com 23 (gaúchos dentro do G4 por empatar no saldo com os paranaenses, mas ter 6 gols pró a mais); em 7º, Operário com 21; em 8º, CRB* com 20; em 9º, Avaí com 19; em 10º, Vitória e Confiança com 18; em 12º, CSA* com 16; em 13º, Náutico* e Brasil* com 13; em 15º, Sampaio Corrêa*** e Botafogo de Ribeirão Preto com 14; em 17º, Figueirense* com 13; em 18º, Cruzeiro e Guarani com 11; e em 20º, Oeste com 6.

A 15ª rodada começa hoje e tem Figueirense x Chapecoense, Operário x Confiança, Cuiabá x Ponte Preta e América x Náutico. Neste sábado, a matinê será aqui na aldeia pampeana com Juventude x Brasil.

A "Galhardependência" do Internacional



Não há exagero no termo, fundamental que tem sido Thiago Galhardo para os colorados, nas boas e nas más. Seus gols fazem muita diferença e ontem não foi diferente, por ele que foram assinados os 2 x 0 diante do Red Bull Bragantino para cessar a incômoda série de 5 fracassos consecutivos. Uma vitória sem traumas para devolver a tranquilidade a Eduardo Coudet e associados, além também da vice-liderança do Brasileirão, sendo o Inter mais um, assim como Flamengo e São Paulo anteontem, a tirar proveito da derrota do Atlético Mineiro para o Fortaleza para voltar a se aproximar da liderança. Também ontem, Athletico Paranaense e Ceará "oxaram", 4 duelos sem vitória do Vozão.

Depois de 14 rodadas, a Série A está assim, com asterisco indicando jogo a menos: em 1º, Atlético Mineiro* com 27; em 2º, Internacional com 25; em 3º, Flamengo* com 24; em 4º, São Paulo* com 23; em 5º, Palmeiras* com 22; em 6º, Fluminense e Santos com 21; em 8º, Sport e Fortaleza com 20; em 10º, Vasco* com 18; em 11º, Grêmio* com 17; em 12º, Athletico Paranaense*, Bahia, Ceará, Corinthians, Atlético Goianiense e Botafogo com 15 (cariocas abrem os 4 últimos por ter só 2 vitórias); em 18º, Coritiba e Bragantino com 12; e em 20º, Goiás*** com 11.

Este fim-de-semana terá clássicos amanhã: Vasco x Flamengo e Palmeiras x São Paulo. Ainda teremos Coritiba x Fortaleza e o encontro de extremos, Atlético Mineiro x Goiás. Domingo, tem Fluminense x Bahia, Santos x Grêmio, Sport x Botafogo, Atlético Goianiense x Bragantino, Internacional x Athletico e Ceará x Corinthians.

Prossegue a abertura das Eliminatórias

Hoje, ainda até a publicação desta coluna com a dúvida sobre Neymar jogar ou não, o Brasil receberá a Bolívia em Sampa City, na corintiana NeoQuímica Arena, antes disso tendo Colômbia x Venezuela. Ontem, a Argentina fez 1 x 0 no Equador, o Uruguai derrotou o Chile por 2 x 1 e Paraguai e Peru empataram por 2 x 2.

Curtinhas Esportivas

Rio Grande processará a Ponte Preta Sei pelo Rafael Diverio na Zero Hora que o Vovô do sul do Rio Grande do Sul prepara uma ação judicial para impedir que a Macaca da paulista Campinas continue denominando-se o clube mais velho do Brasil em atividade. Será exigida uma indenização milionária pelo que entendem como uso indevido de tal "título" ao longo dos anos - o valor não é confirmado oficialmente, mas comenta-se em Rio Grande que passe dos R$ 50 milhões, além de retratação pública em jornais, rádios, sites e TVs. O Vovô diz ter dois documentos, tanto da CBD quanto da CBF, atestando ser ele o mais antigo do país em atividade por fundado em 19 de julho de 1900, enquanto a Ponte surgiu em 11 de agosto de 1900. Além disso, a direção do clube gaúcho diz ter provas de que a equipe paulista foi convidada para jogar torneios pelo que chama de "mentira" sobre ser a brasileira mais antiga.

Raniel recebeu alta Retirado um hematoma causado pela trombose, o atacante do Santos fará fisioterapia.

Sem Danilo Avelar por 8 meses Ligamento cruzado do joelho rompido, tremendo prejuízo para o Corinthians.

Roland Garros nos finalmentes Amanhã tem a decisão delas, que terá Sofia Kenin, que derrotou Petra Kvitova por 2 x 0 (6/4 e 7/5), contra Iga Swiatek, 2 x 0 sobre Nadia Podoroska (6/2 e 6/1). A americana é a atual campeã da Austrália e a polonesa tem aí sua melhor marca em Grand Slams. Também amanhã, tem a final das duplas deles, com o nosso Bruno Soares e o croata Mate Pavic encarando os alemães Andreas Mies e Kevin Krawietz.

Los Angeles Lakers a uma vitória do título Que seria o 1º da NBA depois de 10 anos. É ganhar hoje do Miami Heat e pronto. O Lakers atuará com a camisa "Black Mamba", usada em 4 jogos da pós-temporada, todas elas vencidas. Criada pelo saudoso Kobe Bryant, é preta com detalhes dourados e uma leve estampa no estilo de pele de cobra.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Morreu Gilberto Verardi Marcante locutor noticiarista de 75 anos, ele ficou internado por 2 meses aqui em Porto Alegre, sendo diagnosticado com coronavírus e tendo como causa da partida falência múltipla de órgãos. Embora gaúcho, começou no rádio na Paiquerê de Londrina em 1962, depois passando pela Cruzeiro do Sul. Aqui, sua voz de timbre clássico foi escutada em Metrópole, Princesa, Pampa, Continental, Cultura, Guaíba e Gaúcha. Nesta, fez parte de um momento especial em 2 de janeiro de 2005: apresentar a última edição em formato original do "Correspondente Ipiranga", somente com um locutor lendo as notícias e nada mais, como era na época de informativos como o "Repórter Esso". Do dia seguinte até os atuais, a síntese noticiosa passou a ter um formato modernizado, de radiojornal em versão compactada, incluindo trilha de fundo e pequenas entradas de repórteres e sonoras de entrevistas.

Mais sexo na Bandeirantes Leio no Flávio Ricco que o "Cine Privé" ganhará uma companhia nas viradas de sábado para domingo a partir do fim-de-semana que vem (de 17 para 18). Depois da sessão de filmes, que neste dia exibirá "Consultas Íntimas", estreará às 3h o programa "Sex Privé Club", produzido pelo canal por assinatura de mesmo nome e que será apresentado por Krishna Mahon, Maru Karv e a tesudérrima Erica Vieira. Entendo...

Termina hoje "Totalmente Demais" Acaba esta noite a reprise da novela das 7, feita pela Globo em 2015 e muito legal com exceção de alguns pedaços dispensáveis, como o da louca da Sofia e o da a mãe da Cassandra e da Débora. A partir da próxima segunda-feira, será reprisada curiosamente a sucessora original, "Haja Coração".

Demitido, mas permanecido Ué, como assim? Sim, Leão Lobo não trabalha mais no SBT. Mas não, ele não deixará de ser visto ali. Leio no Notícias da TV que o "Programa do Ratinho" continuará tendo ele - não na próxima segunda devido a poréns técnicos, mas de volta na outra - como jurado do quadro "Dez ou Mil" pois o apresentador não abriu mão da participação dele. Além disso, Ratinho chamou ele para retomar o projeto de um programa que apresentará na Rádio Massa FM, o qual era para ter estreado em março, mas aí veio a pandemia e abortaram tudo.

"Tricotando" suspenso por enquanto Leio no Notícias da TV que o programa de fofocas não é mais nem quadro agora do novo matinal "Vou Te Contar". A RedeTV! deu um tempo nele, vai ver se dá um jeito de conseguir reencaixá-lo na grade como programa em si por custar pouco e faturar bastante. Até lá, Lígia Mendes estará fora do ar.

"Dexter" de volta na RedeTV! Sei disso pelo TV História, restando saber se será com temporadas inéditas ou com reprise das 3 já mostradas entre 2010 e 2012. Além disso, a série passará num horário muito incomum nos dias atuais - que um dia até foi comum em outras emissoras para produções americanas, mas que há muitos anos não é mais (ainda mais para uma série forte para o horário, no qual só não é mais barrada por não ter mais a obrigatoriedade de vinculação da classificação dos programas à faixa horária): domingo, 8h20. Sim, de manhã cedinho.

Bela do Dia: Fabiana Lemos

Fabiana Lemos, repórter da RBS TV (Globo) de Santa Maria. Lindindona e tem algo que me chama uma atenção a mais, não sei se não sendo os próprios olhos extremamente brilhantes. É impossível não ficar vidrado nela quando pinta na telinha para dar notícias.

Cinema com horário político amanhã Será a proeza da Bandeirantes com "O Bebê de Bridget Jones", que passará na "Sessão Livre" pois não tem nacionais europeus nesta data-FIFA, logo, sem Alemão ou Italiano amanhã. O filme começará às 12h50, aí parará às 13h por causa dos candidatos às prefeituras e retornará às 13h10.

Mais Griswold no SBT esta noite A "Tela de Sucessos" reprisará às 23h15 o segundo filme da família desastrada, hoje anunciado como "Férias Frustradas 2", mas que tanto ele nos últimos anos quanto a Globo ao estreá-lo há 3 décadas já mostraram pelo título brasileiro original, que mais parece sinopse: "Loucas Aventuras de uma Família Americana na Europa". Até o vivente terminar de dizer esse título, o filme já acabou. (rs) Na dublagem da Herbert Richers, uma curiosidade: aparentemente ela não recebeu o áudio original da obra sem as vozes originais dos atores para a mixagem devida, já que todas as trilhas escutadas na dublagem não são do filme em si e sim reaproveitadas de fontes diversas - há algumas de outra ótima comédia estrelada pelo Chevy Chase, "Golpe Sujo". Ele, aliás, tem outro dublador: o saudoso Julio Cezar, que difere do Armando Braga original e do Dario de Castro da redublagem.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 9 de outubro, são estas:

*80 anos do nascimento de Cláudio Mamberti, ator falecido em 2001 e que fez filmes como "Kuarup" e "Barrela", além de novelas como "A Viagem" na Globo e "Tocaia Grande" na Manchete.

*40 anos de Fábio Pinto, artilheiro do Brasil campeão mundial de juvenis em 1997 e campeão gaúcho de 2002 pelo Internacional.

*35 anos de Grace Abdou, repórter da TV Record em São Paulo.

*15 anos da morte de Clóvis Bornay, entidade máxima do carnaval carioca e inigualável e imbatível nos desfiles de fantasias, nascido em 1916 e idealizador do Baile de Gala do Theatro Municipal, além de carnavalesco de diversas escolas nas décadas de 60 e 70, sendo campeão pela Portela em 1970 com "Lendas e Mistérios da Amazônia".

Clipe do Dia: Nalva Aguiar

A "Rainha do Rodeio" completa hoje 75 anos. Fiquem aí com a tristíssima "Dia de Formatura", de Moacyr Franco. As imagens são do "Especial Sertanejo", semanal que Marcelo Costa comandava na Record em 1996.



Clipe do Dia: Taiguara

Há 75 anos fechados nesta sexta-feira nascia este uruguaio, que nos deixou em 1996 e que foi o artista mais censurado do Brasil, com mais de 6 dezenas de canções proibidas pelo Regime Militar. Autoexilado, voltou ao país somente no início dos anos 80, já após a Anistia. Seu grande clássico foi lançado antes da censura dos militares estourar com tudo: "Universo no Teu Corpo", gravada em 1970 e de introdução espetacular liderada por Lindolfo Gaya.



Clipe do Dia: há 80 anos nascia John Lennon

Um homem que fez história, que mudou a história da música, uma personalidade ímpar, alguém para quem nunca ninguém ficou indiferente. Este foi o eterno Beatle, cujos 40 anos do assassinato serão completados em 8 de dezembro e cujo nascimento é hoje celebrado, rememorado, destacado e daí por diante. Os anos passam, as décadas são atravessadas e Lennon nunca deixa de ser atual em muitas ideias expressadas, já que o mundo de seu tempo não difere tanto do mundo do nosso tempo. É difícil selecionar apenas 5 canções que não digo representem sua obra por impossível isso com apenas tão poucas, mas como lembrança ilustrativa espero que seja válido.

Dos Beatles, separei "Twist and Shout", de 1963. É um tema simbólico da banda, de seus primórdios, e que não é original deles e sim de Phil Medley e Bert Russell, gravada inicialmente 3 anos antes pelo Top Notes. Em 1986, a canção foi revitalizada pela icônica cena de "Curtindo a Vida Adoidado", com Matthew Broderick.



Tem outra dos Beatles que é excepcional: "Revolution", de 1969. Precursora do dito hard rock, tem guitarras distorcidas, berros, bateria forte e uma letra de tom político, inspirada em situações como a revolta dos estudantes em Paris, a Guerra do Vietnã e o assassinato de Martin Luther King. Então, você diz que quer revolução? Bem, todos nós queremos mudar o mundo. Mas se queres dinheiro para pessoas com mentes odiosas, então 'guenta as pontas aí.



Em 1970, uma canção fortíssima expôs um sentimento ateu de Lennon, embora ele se dissesse agnóstico. "God" traz Deus descrito como um conceito pelo qual medimos nossa dor e na qual John cita personalidades e conceitos religiosos nos quais não acredita, como mágica, I-Ching, Bíblia, tarô, Hitler, Jesus, John Kennedy, Buda, mantra, Gita, ioga, reis, Elvis Presley, Zimmerman (Bob Dylan) e os Beatles, apenas em si mesmo e em Yoko Ono. A frase final entrou para o imaginário popular: "o sonho acabou". Mas antes, ele diz que não é mais um tecedor de sonhos.



Porém, um ano depois Lennon afirmava que poderíamos até dizer que ele era um sonhador, mas que não era o único. O discurso pela paz e por um mundo perfeito e ideal tornaram "Imagine" um dos maiores clássicos da história.



Por fim, do 1980 que marcou sua despedida deste mundo, separei "Beautiful Boy (Darling Boy)", no qual John consola seu filho de um pesadelo e descreve a alegria que ele lhe deu. Motivação para incluí-la no tópico? É outra "data em 0 ou 5" de hoje, os 45 anos do homenageado no tema, o filho mais novo Sean Lennon.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 149 mil dos mais de 5 milhões de infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.