Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 8 de outubro de 2020
Ceni e cia. bateram Sampaoli e associados



Pela 3ª vez desde o ano passado, um time treinado por Rogério Ceni enfrentou uma equipe comandada por Jorge Sampaoli. Depois de primeiro o Cruzeiro e depois o Fortaleza ganharem do Santos em 2019, desta vez os tricolores bateram o Atlético Mineiro, ainda líder do Brasileirão, mas que viu a concorrência se aproximar de novo. O Leão do Pici saiu na frente com o 1º gol de David após 20 jogos de seca, ficou com um jogador a menos, o Galo empatou com Sasha, mas na segunda etapa tivemos o 2 x 1 que não valeu e o que valeu - o que não valeu foi um gol invalidado pelo VAR e o que valeu foi do Bruno Melo, que voltou a jogar após se recuperar de uma concussão na ida da final local contra o Ceará, por isso jogando de cabeça enfaixada - e com ela vencendo Everson.

O Fortaleza tem agora 6 rodadas de invencilidade (metade vencida) e 7 partidas gerais (4 exitosas) contando a vitória na decisão estadual. Já o Atlético é 8 ou 80, é frio de Alasca ou calor de Saara, é subsolo ou topo de arranha-céu: não empatou até agora, tendo 9 vitórias e 4 derrotas que lhe rendem 27 pontos agora contra 24 do Flamengo, que foi de "oxo" a 3 x 0 em 10 minutos com direito a dobra do Pedro, 6 gols nas últimas 5 partidas. Não foi dessa vez que o Sport voltou a batê-lo no Maracanã 20 anos após a última vez e não vieram as 4 vitórias consecutivas. Os pernambucanos caíram para o 8º lugar com 20 pontos, mesma pontuação dos ontem vitoriosos cearenses.

Quem também encostou foi o São Paulo, 23 pontos após finalmente tanto voltar a ganhar depois de 7 fracassos seguidos quando ficar sem ser vazado depois de 10 jornadas. Um 3 x 0 para o Atlético Goianiense ficar com sinal de ocupado no ouvido até agora e com 15 pontos no 14º lugar. Outro 3 x 0 foi o do Bahia ainda na etapa inicial contra o Vasco, no recém 2º êxito nas últimas 12 pelejas - sinal de que pegar carioca faz bem para o Esquadrão de Aço, ainda mais sendo os cruzmaltinos, para os quais não perdem como mandantes há agora 6 encontros. Consequência disso: acabou o "Ramonismo" pois Ramon Menezes foi demitido. Duas vezes o Bahia ganhou de cariocas, duas vezes eles (Botafogo e agora Vasco) mandaram os técnicos embora. Abre o olho, Odair Hellmann... rs

Rafael Moura até dobrou e dedicou os tentos à sua mãe falecida no último fim-de-semana, mas o Goiás tomou o vira do Fluminense, cujo 4 x 2 foi coroado por um gol do Fred, que completou 300 jogos pelo clube. Já Botafogo e Palmeiras, incrivelmente, não empataram mesmo este sendo um embate "de 2 pontos" pelo "Troféu Oeste de Empatite Aguda", no qual permaneceram com respectivos 9 e 7 empates. Eram 10 insucessos consecutivos do Fogão, que não batia o Verdão havia 7 jogos e que derrubou a invencibilidade dele de 20 partidas, das quais metade empatada, no que tem sido apropriamente definido como uma das invencibilidades mais mentirosas de todos os tempos. O grande destaque foi Diego Cavalieri, que voltou a brilhar como nos tempos de outrora ao deter Willian em pênalti.

Outro postulante ao "Troféu Oeste de Empatite Aguda", o Grêmio continuou nas 8 igualdades pois com 10 minutos de bola jogo já tinha dobra ante o Coritiba, que diminuiu na metade complementar para 2 x 1. Eram 4 fracassos seguidos dos gaúchos, que tiveram ainda a despedida dos gramados de Marcelo Oliveira, 33 anos e de volta após 1 ano e meio recuperando-se de grave lesão. Ele entrou no minuto final e que anunciou, após o último trilar de apitante, que continuará com os gremistas, agora como coordenador técnico. Por fim, o 8º clássico paulista sem vitória do Santos (4 perdidos), 1 x 1 com um Corinthians cujo tento do Danilo Avelar foi seu primeiro após 335 minutos. Nada que aliviasse sua barra, 4 que são os compromissos sem sucesso. Já o desfalcadaço Peixe não perde há 11 apresentações.

A 14ª rodada acabará hoje com Athletico x Ceará e Red Bull Bragantino x Internacional, esta contenda voltando a acontecer 22 anos depois da vez última. Se o Colorado faturar, irá aos 25 pontos e ficará a dois do líder Galo. Lá embaixo, Furacão e Vozão fazem uma batalha "de 6 pontos" pois ambos têm 14 pontos, mas os paranaenses têm 2 gols a menos de saldo negativo - logo, cearenses fora da zona do rebaixamento só se vencerem.

Os destaques de ontem e hoje

Brasileirão Série B Empatados em 11 pontos com o Guarani, o Cruzeiro - do por 3 anos enquanto candidato único reeleito presidente Sérgio Rodrigues e do 900 vezes abridor do onze inicial Fábio - e o Sampaio Corrêa ficarão cara a cara no fim de tarde. Quem vencer sairá da zona do rebaixamento e nela entrará o Figueirense, que tem 13 e que, portanto, torce pelo empate para acabar a 14ª rodada na 16ª posição.

Eliminatórias da Copa do Mundo Com um enrosco filha da mãe referente à televisão, a sul-americana abre hoje com Paraguai x Peru, Uruguai x Chile e o televisivamente confirmadíssimo de véspera Argentina x Equador.

Amistosos O 0 x 0 com Portugal fez deste o primeiro jogo da Espanha sem marcar após 42 jornadas e fez de Sergio Ramos seu jogador com mais minutos em campo na história: 13.340, superando o recordista anterior Casillas. Já a França contou com um do pela 100ª vez presente Giroud e outro de Camavinga (mais jovem autor de gol pelos Bleus, com 17 anos e 10 meses, desde Maurice Gastiger com 17 anos e 5 meses num 2 x 2 com a Suíça em 1914) para aplicar 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 1 numa Ucrânia desprovida de 16 atletas entre lesionados e contaminados pelo coronavírus - dentre estes infectados estando nada mais e nada menos que três guarda-metas, o que forçou Shevchenko a colocar no banco de reservas seu auxiliar Shovkovskiy, ex-goleiro de 45 anos. Outro amistoso legal foi o 3 x 3 da Alemanha, que por 3 vezes esteve à frente do marcador, com a Turquia, que em todas elas buscou o empate.

Curtinhas Esportivas

Arte Barroca no Barradão Eduardo Barroca é o substituto de Bruno Pivetti no Vitória, que vai para seu 5º técnico em menos de 1 ano e meio. Com essa "convicção" toda, como achar que coisa boa virá?

Suspensões na Série A3 de SP Paulista, Olímpia e Barretos foram suspensos preventivamente e estão impedidos de se inscreverem em torneios da Federação Paulista enquanto não é julgada pelo TJD a acusação de manipulação de resultados nos 4 x 0 do Linense (não considerado suspeito) sobre o Barretos e nos 3 x 2 do campeão da Copa do Brasil de 2005 diante do Olímpia. Eles até poderão jogar pela A3 neste próximo fim-de-semana, mas não terão jogadores suspensos, sendo um do Paulista, dois do Olímpia e cinco do Barretos. 2020 e isso ainda!!!

Recorde no atletismo Joshua Cheptegei estabeleceu num evento especial em Valencia a nova marca mais baixa dos 10 mil metros rasos: 26 minutos, 11 segundos e 2 décimos. São 6 segundos a menos que a marca do Kenenisa Bekele há 15 anos. O ugandense já tinha obtido em agosto o recorde dos 5 mil metros na Liga Diamante em Mônaco.

Bruno Soares finalista mais uma vez Ele e o croata Mate Pavic, campeões nos EUA mês passado, agora tentarão vencer em Roland Garros. Na semi de hoje, fizeram 2 x 0 nos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Horário político amanhã Começam os 20 minutos diários de propaganda dos candidatos às prefeituras, sendo duas metades: no rádio AM/FM, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10; e na TV aberta, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Transmissão de segunda a sábado até 12 de novembro neste primeiro turno.

Agora vai a CNN Rádio Oficializada para terça-feira da semana que vem a estreia dela através da Rede Transamérica FM, com os programas "CNN Manhã" das 6h às 10h com Roberto Nonato (ex-CBN e Antena 1), "Espaço CNN" das 10h às 12h com Sidney Rezende (ex-CBN) e Thais Herédia (ex-Bandeirantes), além do "Expresso CNN" das 18h às 19h. William Waack e Daniela Lima serão alguns dos colunistas destas atrações, às quais serão somados vários boletins "Breaking News" ao longo da programação, que durante a tarde manterá esporte e variedades.

Surge a Rede Regional de Notícias Que, diga-se de passagem, pega o nome daquele quadro de noticiário em rede estadual que dava no "Jornal do Almoço" da RBS TV (tanto Rio Grande do Sul quanto Santa Catarina) nos anos 80 e 90. São quatro emissoras da região unidas para produzir conteúdo em Brasília sobre o dia-a-dia político por lá: ND de Santa Catarina e RIC do Paraná, ambas afiliadas da Rede Record; Pampa do Rio Grande do Sul, mezzo afiliada e mezzo parceira da RedeTV!; e Massa do Paraná, afiliada do SBT.

Luciane Kohlmann era meio que a bola da vez natural Será ela que fará as reportagens de rede do Rio Grande do Sul no SBT a partir de agora depois da saída do Andrei Rossetto após 11 anos. Natural que ela fosse a escolhida até pela exposição nacional que teve antes do estouro da pandemia com a apresentação de alguns "SBT Brasil".

Douglas Belan em outra afiliada da Globo Sei pelo Gabriel de Oliveira que ele, dispensado há 5 meses da Centro América de Mato Grosso por mostrar acidentalmente durante o "Bom Dia MT" a foto de um pênis ereto enquanto exibia na tela mensagens dos telespectadores por Whatsapp, estreou na última segunda-feira como repórter da TV TEM de Itapetininga, sendo também apresentador de uma parte do "TEM Notícias - 1ª Edição".

Bandeirantes cutucou as concorrentes Leio no Mauricio Stycer que o diretor de comunicação Caio Carvalho afirmou ser ruim para a democracia as outras redes abertas (Record, SBT e RedeTV!) cancelarem seus debates no 1º turno sob alegação de medidas de segurança, já que ela promoveu normalmente 14 encontros na quinta-feira passada. Caio disse que debates prestam um serviço à população com informações sobre os candidatos.

Erick Jacquin ganha um novo programa Cuja estreia às 22h45 de hoje só não passará na TV Maringá, que terá a 2ª parte do debate entre os candidatos à prefeitura - 6 candidatos semana passada e mais 6 hoje. "Minha Receita" terá o chef francês à procura dos melhores segredos gastronômicos do país e tendo 6 representantes que montarão receitas passadas por ele a partir do que encontrarem. Finalizados, os pratos chegarão ao Jacquin via drone e ele fará a degustação às cegas para escolher o melhor e, por fim, preparar sua própria versão da receita - que hoje será feijoada. Entre os 6 participantes estará um conterrâneo: Carlinhos, vocalista da banda Bidê ou Balde.

Zuza Homem de Mello na TV Cultura A autoridade maior em música no Brasil, que nos deixou no último domingo aos 87 anos, será homenageada hoje com a apresentação de um "Roda Viva" com ele em 2019. É às 22h15.

O último a sair apague a luz do SBT Demissões, demissões e mais demissões. Uma até não foi demissão e sim não renovação por vontade própria, que é da Lívia Andrade. Mas dispensados foram Leão Lobo e Luiz Henrique, intérprete da Mamma Bruschetta. Também foram demitidos Carlinhos Aguiar e o diretor Michael Ukstin, responsável pelo Teleton, que até acontecerá neste ano, mas em dia único no sábado, 7 de novembro, das 10h30 às 20h30.

"O Bom Doutor" ao dobrado Terminada a minissérie "Hebe" e com o "The Voice Brasil" começando apenas na quinta-feira da semana que vem, a Globo mostrará hoje dois episódios da série, que terminarão o 2º ano.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Giovana Dourado

Giovana Dourado, repórter e eventual apresentadora da TV Anhanguera (Globo) de Goiânia. A menina de ouro do Brasil Central no sinal global local há quase 20 anos.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 8 de outubro, são estas:

*70 anos de Brindisi, ex-jogador campeão uruguaio pelo Nacional e treinador campeão nacional guatemalteco pelo Municipal, equatoriano pelo Barcelona e argentino pelo Independiente, pelo qual faturou uma Supercopa da Libertadores e uma Recopa Sul-Americana.

*65 anos de Darrell Hammond, locutor anunciador do "Saturday Night Live" desde a morte de Don Pardo em 2014 e comediante do programa de 1995 até 2009.

*60 anos de Simone Carvalho, atriz de filmes como "Amada Amante" e de novelas como "Cabocla" e "Tieta", além de irmã da atriz e automobilista Suzane Carvalho.

*55 anos de Matt Biondi, nadador ganhador de 11 medalhas olímpicas entre Los Angeles 1984, Seul 1988 e Barcelona 1992, das quais 8 "apenas" de ouro.

*50 anos de Matt Damon, ganhador do Oscar de roteiro por "Gênio Indomável" e ator de filmes como a trilogia Bourne ("A Identidade Bourne", "A Supremacia Bourne" e "O Ultimato Bourne") e a trilogia do Ocean ("Onze Homens e um Segredo", "Doze Homens e Outro Segredo" e "Treze Homens e um Novo Segredo").

*20 anos de Michael Schumacher tricampeão de Fórmula 1 ao vencer o GP do Japão, tornando-se o 1º piloto da Ferrari campeão desde Jody Scheckter em 1979.

*15 anos da morte de Fernando Bonini, nascido em 1955 e desenhista de quadrinhos de Zé Carioca e Urtigão na Abril de 1987 até 1998.

Clipe do Dia: Jim Diamond

Nascido em 1951, o intérprete solo de temas como "I Should Have Known Better" e "Remember I Love You" morreu há 5 anos atingidos nesta quinta. Em 1981, a banda da qual era vocalista lançou seu principal sucesso: eis "I Won't Let You Down" com a ph.D. Um clipe fanfarrônico com ele querendo reconquistar a guria e o tecladista Tony Hymas tentando sabotá-lo de todas as maneiras. Para quem só escuta essa canção há décadas, até estranho o clipe.



Clipe do Dia: B. J. Wilson

Baterista do Procol Harum e nascido em 1947, ele morreu há 30 anos completados hoje. A banda de rock progressivo teve destaque nos anos 60 e 70, sobretudo em 1967 com "A Whiter Shade of Pale".



Clipe do Dia: Bruno Mars

Marcante por músicas românticas como "Just The Way You Are", "When I Was Your Man" e "Talking To The Moon", o havaiano chega aos 35 anos nesta quinta-feira. Seu momento mais sensacional veio em 2014, em associação com o produtor Mark Robson: "Uptown Funk", um funk soul delicioso como os mais clássicos de décadas atrás. Não apenas esse musicão é bão demais, mas o videoclipe também é um barato - e a pernocuda que o começa, hein!



Clipe do Dia: Robert "Kool" Bell

Completa 70 anos hoje o baixista e um dos fundadores da banda Kool & The Gang em 1964, banda que ganhou uma nova e definitiva cara enquanto símbolo do funk soul a partir do fim dos anos 70, mais precisamente de 1979, quando lançado este tema que tem a marca do excelente Eumir Deodato como produtor: "Ladies Night".



Clipe do Dia: AC/DC

Saiu o novo single da banda, que lançará no dia 13 do mês que vem o novo disco "Power Up", primeiro com inéditas desde "Rock or Bust" em 2014. Brian Johnson, Phil Rudd, Cliff Williams e Angus Young, agora acompanhados de Stevie Young, continuam em extraordinária forma e nos deram mais uma lindeza: "Shot in the Dark".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 148 mil dos 5 milhões de infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.