Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 6 de outubro de 2020
Um golaço digno de um templo histórico



Há 6 décadas, a Vila Belmiro tornou-se terra de reis com Pelé e cia. Há uma década, tornou-se também terra de rainhas com Marta e associadas. Quem joga nela e brilha muito faz história, entra para a história. Rafa Mineira que o diga na vitória por 2 x 1 da Ferroviária sobre o Santos, pelo Brasileirão. Primeiro tempo acabando, ela arrisca da intermediária canhota e solta a direita na bola. A guarda-metas alvinegra Michelle estava adiantada, além da pequena área. A inteligência da visão e a precisão no arremate falaram mais alto e renderam um lindíssimo lance das grenás. A peleja que encerrou a 13ª rodada do campeonato deixou a Locomotiva em 5º lugar com 26 pontos, 10 a menos que o líder Corinthians, favorecido pelo resultado pois ficou 6 pontos acima das Sereias da Vila. Vibra, Alpinópolis!

A 14ª rodada da Série B

Iniciada ontem com o Operário voltando a ganhar após 4 rodadas ao fazer 1 x 0 no Oeste (o que faz com que tenha agora esteja em 6º lugar, com 21 pontos, e com somente uma derrota nas últimas 5 atuações), ela terá praticamente tudo hoje mesmo, ficando apenas Cruzeiro x Sampaio Corrêa para o fim da tarde de depois de amanhã. Duas sessões serão vespertinas. Uma delas terá a Chapecoense, vice-líder com 22 pontos, recebendo o Botafogo de Ribeirão Preto, 13º com 14. Na outra teremos o Confiança, 12º com 15, jogando em casa contra o CRB, agora 7º com 20.

No começo da noite tem o Paraná, 4º colocado com 22 pontos, recebendo o Náutico, 14º com 14. Tem ainda o América Mineiro, agora 8º com 20, visitando o Vitória, agora 9º com 18. Sulistas frente a frente com o Avaí, 10º com 16, recepcionando o Brasil, 11º com 15. Já CSA e Figueirense, respectivos 15º e 16º com 13 pontos, fazem um embate no qual estarão muito de olho Raposa, Bolívia Querida e um dos envolvidos num dos principais embates.

E um dos principais embates da noite será aquele que a fechará: o 197º derby entre Ponte Preta, 5ª colocada com 21 pontos e que pode no melhor dos cenários ser vice-líder a apenas 4 pontos do líder, e Guarani, 18º com os mesmos 11 do Sampaio e do Cruzeiro, cuja vitória poderá tirá-lo da zona do rebaixamento desde que CSA e Figueira empatem, prejudicado contra eles que está nos critérios de desempate a ponto do empate de ambos não servir. Apesar de uma estar por cima e outro por baixo, a turbulência é forte para ambos, que o diga os donos da casa.

Macaca x Bugre fará a principal rodada dupla da terça-feira com o confronto direto entre Juventude e Cuiabá. O Papo é o 3º com 22 pontos, enquanto o Dourado é o 1º com 28. Se os gaúchos vencerem, trancarão os líderes, do que não apenas ele, mas os outros da "turma dos 22", poderiam tirar proveito. Por outro lado, os mato-grossenses podem até mesmo dar a sorte de abrir uma distância maior para os vice-líderes. Se ele ganhar do Ju, Chape e Paraná perderem e Ponte e América no máximo empatarem, seriam não mais 6 e sim 9 pontos de distância. E aí?

Quem ficará sem quem por três rodadas?

Esta semana marca o início das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022, quinta-feira já tem bola rolando e na sexta o Brasil receberá a Bolívia. Lamentavelmente, por querer acomodar 50 pessoas num elevador onde só cabem 40, a CBF não interromperá o Brasileirão durante suas rodadas - sim, eu sei que teve a paralisação de 4 meses por causa da pandemia, mas reajustes eram possíveis e ninguém os fez por não querer. Arrumaram a cama desse jeito bagunçado, agora deitem nela querendo ou não pois o que está firmado não se volta atrás.

Dos 20 clubes da Série A, quase metade ficará sem atletas por 3 rodadas devido aos jogos das seleções - repriso: culpa não das seleções, mas exclusiva, absoluta, total e irrestrita da CBF, aquela onde sai uma maçã podre do comando e entra outra basicamente igualzinha. Ficarão ausentes nestas 3 rodadas um total de 12 jogadores, sendo 5 brasileiros e 13 de outras 7 seleções (todas as demais com as exceções de Argentina e Peru, que só não têm "brasileiros" convocados devido a poréns como lesão, casos do peruano Guerrero e do argentino Saravia, ambos do Internacional, ou Covid-19, caso do Kannemann, do Grêmio). Eis os atletas e as partidas que perderão:

Atlético Goianiense Vaca (BOL) fora contra São Paulo, Red Bull Bragantino e Santos

Atlético Mineiro Junior Alonso (PAR), Alan Franco (EQU) e Savarino (VEN) fora contra Fortaleza, Goiás e Fluminense

Athletico Paranaense Santos (BRA) fora contra Ceará, Internacional e Corinthians

Botafogo Gatito Fernández (PAR) fora contra Palmeiras, Sport e Grêmio

Corinthians Cantillo (COL) e Otero (VEN) fora contra Santos, Ceará e Athletico

Flamengo Everton Ribeiro, Rodrigo Caio (ambos BRA), Arrascaeta (URU) e Isla (CHI) fora contra Sport, Vasco e Goiás

Palmeiras Gabriel Menino, Weverton (ambos BRA), Viña (URU) e Gustavo Gómez (PAR) fora contra Botafogo, São Paulo e Coritiba

Santos Soteldo (VEN) fora contra Corinthians, Grêmio e Atlético Goianiense

São Paulo Arbodela (EQU) fora contra Atlético Goianiense, Palmeiras e Fortaleza

Curtinhas Esportivas

#JustiçaPorRobson O caso do funcionário do Fernando, preso desde março do ano passado por levar medicamentos a pedido do hoje jogador do Beijing Guoan que são permitidos aqui no Brasil e proibidos na Rússia, poderá ter novos contornos. O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje no Twitter que tomará medidas para viabilizar o retorno ao país do moço de maneira diplomática junto ao presidente Vladimir Putin.

Vitor Hugo saiu do Palmeiras Ele é o novo zagueiro do turco Trabzonspor.

Giuliano também jogará na Turquia O meia ex-Al Nassr é o novo reforço do atual campeão Basaksehir.

Mais um brasileiro no PSG Ex-Barcelona e por último cedido ao Celta, Rafinha Alcântara fechou por 3 temporadas.

Alex Telles é do Manchester United O lateral esquerdo ex-Porto assinou por 4 temporadas.

Cavani também é dos Diabos Vermelhos Assinado por 1 ano, acaba por encerrar o lero de ir ou não para o Grêmio, que também ajudou a estimulá-lo nas últimas semanas como "cortina de fumaça" para a má fase do time.

O transtornado nunca mais vai correr Sabe Luca Corberi, o psicótico que quase causou uma tragédia na corrida de kart na Itália anteontem por querer tocar o parachoque da sua máquina na do Paolo Ippolito, ao qual responsabilizou pelo acidente que lhe tirou da prova? Desculpou-se pelo que chamou de "erros irreparáveis", ainda que sem mencionar o nome do rival no post que publicou nas redes sociais, e prometeu nunca mais correr. É...

Hoje tem mais decisão da NBA O Los Angeles Lakers ficará a uma vitória do título ou o Miami Heat fará o 2 x 2?

Bruno Soares semifinalista nas duplas Ele e o croata Mate Pavic seguem em Roland Garros, do qual o brasileiro já foi duplista semifinalista em 2008 e 2013. Atuais campeões dos EUA, eles enfrentarão amanhã os colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal, que eliminaram o dinamarquês Frederik Nielsen e o alemão Tim Puetz.

Nadia Podoroska faz história A argentina de ascendência ucraniana tornou-se a 1ª jogadora vinda das qualificatórias a ser semifinalista do Grand Slam francês, vitoriosa que foi por 2 x 0 sobre Elina Svitolina. Ela iguala as façanhas de Christine Dorey na semi da Austrália em 1978 e de Alexandra Stevenson na semi de Wimbledon em 1999.

Adiado o julgamento da Carol Solberg Aconteceria hoje no STJD, motivado que é por causa da manifestação contrária ao presidente Jair Bolsonaro ao fim do 3º lugar da etapa de Saquarema do Circuito Brasileiro, mostrada ao vivo pelo SporTV. Leio no Demétrio Vecchioli que duas partes externas pediram para ser partes interessadas no caso, o que será avaliado: a Associação Brasileira de Imprensa e o Movimento Nacional de Direitos Humanos. É aquilo que já falei em dias anteriores: se manifestações de apoio - seja ao presidente atual, a qualquer outro ou a qualquer político - são permitidas ou não merecem reprovações (no máximo observações restritivas sem no entanto ferir a liberdade de suas emissões), o mesmo tem que ser feito com as manifestações de contrariedade. Senão, fica claro um "dois pesos e duas medidas" que não tem o menor cabimento. Tomara que ela saia dessa livre, tem nada que ser punida.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

CNN Rádio só semana que vem O dia ainda será ajeitado certinho, mas acredita-se que seja terça-feira (mas dá no mesmo dizer dia 13), pelo que leio no TudoRádio. Tudo por causa da entrega de equipamentos importados.



Isabele Benito é mais que dedo na cara Fulérrima da vida (pra não dizer putérrima mesmo) com a agressão que um cinegrafista freelancer do SBT sofreu na sexta-feira passada por gravar a saída de um preso detido por engano, o que fez um agente penitenciário bater nele para que não captasse imagens do acontecimento, a apresentadora do "SBT Rio" desafiou ontem o tal desgraçado maldito a tentar agredi-la na porta da emissora, da qual sai todos os dias às 13h30, afirmando que prometer bater em um menino negro com uma câmera na mão sem saber que prestava serviço ao SBT era fácil, mas que queria ver se faria isso com quem era conhecida. Rapaz... Menina Isabele é faca na bota, como dizemos aqui, eh, eh... Mas ela tá certíssima, um ser repugnante desses não pode ficar por isso mesmo. Claro que o cara não terá saco roxo de fazer algo assim, até porque sabe que sairia dali para o xilindró eterno.

"Zuza Homem de Jazz" hoje no BandNews TV Imperdível ligar nele às 11 da noite de hoje, exibido que será o documentário dirigido em 2018 por Janaína Dalri e que retrata a história do anteontem partido Zuza Homem de Mello, que revisita seu passado musical desde os primórdios até a então atualidade, a paixão pela música e o paralelo entre o jazz que ele tanto acompanhou quando morou nos EUA e a música brasileira. Mandou bem, BandNews.

Bela do Dia: Sofia Sepreny

Sofia Sepreny, apresentadora do "Bom Dia Alagoas" na TV Gazeta (Globo). Ela ganhou destaque a partir do ano passado, quando houve uma greve na emissora e ela foi uma das poucas funcionárias a seguir ativa, inclusive apresentando os noticiários dela, assim permanecendo até agora no matinal. Paulistana, foi criada na Bahia e somente em 2013 foi para Maceió. Muitos com os quais me dou lá no Twitter viraram admiradores dela.

Episódio especial de "Sob Pressão" São dois na verdade, o primeiro deles passando hoje. Intituladas "Plantão Covid", as histórias exibidas às 22h55 tanto hoje quanto na terça que vem mostrarão o casal Carolina e Evandro (Marjorie Estiano e Júlio Andrade) deixando um trabalho humanitário na Amazônia para trabalharem na linha de frente do combate ao coronavírus. Será a terceira produção da Globo nos últimos meses a ter a pandemia como mote central, os outros sendo as séries "Diário de um Confinado" e o especial em 3 episódios "Amor e Sorte".

Nova série no Universal TV Estreia às 11 da noite de hoje "Devils", que não sei se manterá na dublagem o título original ou se terá um nome em português. É uma produção italiana e francesa sobre turbulências entre investidores do mercado financeiro na Londres de 2011, com os atores principais sendo Alessandro Borghi e Patrick Dempsey - que, pelas chamadas, dá para perceber que terão como vozes nacionais respectivamente Duda Ribeiro e Eduardo Borgerth. Estreada em abril pela Sky Atlantic italiana, já foi renovada para um segundo ano.

Luto no cinema Dos atores prediletos de Spike Lee, Thomas Jefferson Byrd foi assassinado por muitos tiros no último sábado aos 70 anos. Ele atuou em produções como "Irmãos de Sangue" e "Todos a Bordo".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 6 de outubro, são estas:

*60 anos de "Spartacus", obra de Stanley Kubrick estrelada por Kirk Douglas, Laurence Olivier, Jean Simmons, Charles Laughton, Tony Curtis e Herbert Lom, que ganhou os Oscars de ator coadjuvante para Peter Ustinov, direção de arte, fotografia e figurino.

*45 anos da morte de Henry Calvin, ator nascido em 1918 e que interpretou o Sargento Garcia na série "Zorro", versão Disney de 1957 a 1960.

*35 anos de duas datas históricas da Fórmula 1: o primeiro título de Alain Prost e a primeira vitória de Nigel Mansell, tudo no GP da Europa disputado na inglesa Brands Hatch, no qual o francês ficou em 4º.

*20 anos ao dobrado: de Klara Castanho, atriz de novelas como "Revelação" no SBT e "Viver a Vida" e "Amor à Vida" na Globo; e da morte de Richard Farnstorth, ator nascido em 1920 e indicado ao Oscar principal por "Uma História Real" e de coadjuvante por "Raízes da Ambição".

*10 anos do Instagram, aquela rede social na qual todo mundo "se promove-se a si mesmo e vice-versa" e onde é tudo lindo, maravilhoso e perfeito por mais desgraçadamente infeliz que seja uma situação ou esteja o mundo.

Especial: 20 anos de "CSI - Investigação Criminal"



Uma das séries mais clássicas da TV americana tem sua data redonda celebrada nesta terça-feira. O grande diferencial dela foi mostrar casos sendo investigados através de percepções apuradas para detalhes que passavam batidos, como pequeníssimos pedaços soltos de objetos e digitais deixadas tanto nos mesmos quanto nas vítimas, além de uma tecnologia avançadíssima a serviço dos investigadores forenses. Criada por Anthony E. Zuiker, durou 15 anos e 335 episódios acompanhados aqui no Brasil a partir de 2001 pelo Sony, que depois transferiu a exibição para o AXN, que até hoje reprisa a produção em horários diversos - desde ontem, maratonas especiais das primeiras 7 temporadas são feitas diariamente a partir das 11h de segunda a sexta, das 8h50 aos sábados e das 6h aos domingos. Atualmente, além do AXN, outras temporadas também são mostradas diariamente pelo TNT Séries.

Somente quatro atores romperam a barreira dos 300 episódios em "CSI": Paul Guilfoyle, 317 como Jim Brass; Robert David Hall, 328 como Al Robbins; Eric Szmanda, 333 como Greg Sanders; e George Eads, presente em rigorosamente todos, sem faltar a nenhum, como Nick Stokes (atualmente ele é o Jack Dalton do revival de "MacGyver"). Falar do elenco da série é obrigatoriamente falar em William Petersen como Gil Grissom, Marg Helgenberger como Catherine Willows, Gary Dourdan como Warrick Brown, Jorja Fox como Sara Sidle, Wallace Langham como David Hodges, David Berman como David Phillips e outros tantos mais, além dos protagonistas substitutos, que foram Laurence Fishburne como Dr. Ray Langston, Ted Danson como D. B. Russell e Elisabeth Shue como Julie Finlay.

Três séries derivadas surgiram, com todas elas havendo episódios cruzados em algum momento: "CSI: Miami", com David Caruso como Horatio Caine por 10 anos a partir de 2002; "CSI: NY", com Gary Sinise como Mac Taylor por 9 anos a partir de 2004; e o "patinho feio" da franquia, "CSI: Cyber", com Patricia Arquette como Avery Ryan por 2 anos a partir de 2015. Na TV aberta, "CSI" tornou-se clássico da Record desde a estreia em 2005, com toda a franquia tendo sido apresentada - ao menos das três séries mais duradouras, admito não saber se com "Cyber" também.

A dublagem brasileira tem diferença para quem assiste na Record e no AXN e na TNT Séries. O trabalho da emissora aberta foi feito em SP nos estúdios Parisi, Vox Mundi, Centauro e Lexx, tendo entre suas vozes Sérgio Moreno como Grissom, Denise Simonetto como Catherine, Guilherme Lopes como Ray, Marco Antônio Abreu (o Titio Marco Antônio da Rádio Kiss FM) como D.B. e Cecília Lemes como Julie. Já o trabalho exibido nos canais pagos foi feito no RJ pelos estúdios Alcatéia e Dublamix, destacando-se Hélio Ribeiro como Grissom, Sheila Dorfman como Catherine, Ronaldo Júlio como Ray, Júlio Chaves como D.B. e Mônica Rossi como Julie. Um personagem de vozes extremamente diferentes é Warrick, contrastados abissalmente que são os timbres de Sidney Lilla em SP e Jorge Lucas no RJ.

Há 20 anos estreada, "CSI" mudou o gênero policial e deu a ele uma nova diretriz. É um clássico para sempre.

Clipe do Dia: The Who

Outra característica da franquia "CSI" é todas as músicas das aberturas das séries terem sonzaços de Roger Daltrey, Pete Townshend e cia. bela. "Miami" é introduzida por "Won't Get Fooled Again", "NY" chega com "Baba O'Riley" e "Cyber" tem abertura com "I Can See For Miles". Mas tudo tem um começo, claro. E "Investigação Criminal" revitalizou para a posteridade o temaço-aço-aço "Who Are You", poderosa paulada melodiosa de 1978. O disco de mesmo nome é o último do excelente baterista Keith Moon, morto menos de 1 mês após o lançamento do álbum.



Clipe do Dia: Led Zeppelin

Deixo aí "Stairway To Heaven" na famosa apresentação de 1973 no Madison Square Garden de Nova York. Ontem, a Justiça deu decisão favorável à banda e não a considerou plagiadora do riff de abertura deste clássico de dois anos antes. A Suprema Corte dos EUA deu ganho definitivo de causa a Robert Plant e Jimmy Page, acusados pelo administrador dos bens de Randy Wolfe de plagiar "Taurus", tema dele para sua banda Spirit - Randy morreu afogado em 1997. O caso durou 6 anos. Jimmy disse em júri em Los Angeles que, mesmo que o Led tenha feito um show de abertura para a Spirit em 1968, só conheceu "Taurus" recentemente.



Clipe do Dia: Nelson Riddle

O maestro e compositor morreu há 35 anos completados nesta terça. Nascido em 1921, trabalhou com craques como Nat King Cole, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Linda Ronstadt, com esta em 3 álbuns nos anos 80, dos quais extraio uma lindíssima versão com ela, ele e sua orquestra para "Someone To Watch Over Me", de George e Ira Gershwin.



Clipe do Dia: Altemar Dutra

Há 80 anos nascia este grande cantor, que nos deixou em 1983. Fiquem aí com duas canções de uma apresentação ao vivo de 1976 na sua marcante interpretação: "Que Queres Tu de Mim" e "Sentimental Demais".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 147 mil dos mais de 4 milhões e 900 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.