Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 2 de outubro de 2020
Santos classificado com revirada e liderança



Se fora de campo o clube vive um momento horrível demais com o afastamento nesta semana do presidente José Carlos Peres, dentro das quatro linhas o time vai tirando leite de pedra e conseguindo muita coisa boa, que o diga a Libertadores com 1º lugar assegurado no Grupo G. São 13 pontos após os 3 x 2 de revirada sobre o Olimpia, com direito a um gol do Sánchez, que não ia às redes desde fevereiro. João Paulo foi importantíssimo também com uma defesa fundamental que impediu um 3 x 3. O Peixe apenas cumprirá tabela no dia 20 contra o Defensa y Justicia, que segue em 2º neste quadrangular com 6 pontos pois o Olimpia parou no 5 - e todos os outros brigarão pela segunda vaga pois o Delfin, que visitará os paraguaios no mesmo dia, foi aos 4 com os 3 x 0 no Defensa.

Já no Grupo B, o Palmeiras ainda não ratificou a liderança com 13 pontos, 10 de saldo e 12 gols pró pois o Guaraní marcou 3 x 1 no Tigre e foi aos 10 pontos com 5 de saldo e 10 gols pró, garantindo presença nas oitavas. De qualquer maneira, a faca e o queijo estão nas mãos alviverdes pois receberá o Tigre no dia 21, enquanto os paraguaios visitarão o Bolívar, que ao menos tentará oficializar o "rebaixamento" para a 2ª fase da Sul-Americana. Guaraní, Palmeiras e Santos formam um grupo de 11 esquadras já asseguradas no mata-mata, as outras sendo Athletico Paranaense, Boca Juniors, Flamengo, Grêmio, LDU, Nacional, Racing e River Plate. Sobram, portanto, 5 vagas.

No Grupo A, ela está entre Independiente del Valle (9) e Junior (6) - os equatorianos ainda tentarão tirar a liderança do Flamengo (12). No C, tudo indefinidíssimo entre Jorge Wilstermann (7) e Peñarol e Colo-Colo (ambos 6) - os bolivianos querem pegar o 1º lugar do Athletico (10). O Grupo E está entre Internacional (8) e América de Cáli (5) - os colorados ainda podem ficar na frente do Grêmio (10). E o Grupo H tem Caracas e Libertad (ambos 7) pelo 2º lugar. Duas chaves simplesmente definirão quem acabará na frente entre os dois já classificados: a D, com LDU (12) versus River (10); e a F, com Racing e Nacional (ambos 12). Um tempo na Libertadores, vem aí Eliminatórias.

Os destaques de ontem e de hoje

Brasileirão Série B Sexta-feira de Figueirense x Oeste, CRB x Avaí, Operário x Vitória e Botafogo de Ribeirão Preto x Paraná. Amanhã, a matinê trará América Mineiro x Guarani.



Campeonato Amapaense Ypiranga campeão com 2 x 0 sobre o Santana, em final parada duas vezes por falta de energia no Zerão, que recebeu 300 pessoas neste que foi o primeiro jogo de futebol no Brasil com público desde a retomada após o recesso pandêmico. Os relatos não são nada positivos e dão um sinal do altíssimo risco que seria corrido se isso ocorresse com 30% do público liberado no Campeonato Brasileiro, indo de aglomerações, desrespeito à regra do distanciamento social e uso errado das máscaras. Guardem isso na lembrança!

Brasileirão Feminino O 0 x 0 entre Grêmio e Palmeiras foi marcado por uma acusação muito séria da alviverde Camilinha ao término da partida, em entrevista à Júlia Goulart na transmissão do Twitter. Disse a atleta palmeirense que o 4º árbitro, Eleno Todeschini, usava de sua autoridade para ser machista com as atletas do banco.

Curtinhas Esportivas

Lateral do Náutico faz o parto da própria filha Experiência única vivida pelo destro Bryan no saguão do prédio onde mora sua cunhada, em Recife. Quando chegou na hora da esposa Myllena dar à luz, não daria tempo de levá-la ao hospital. Assim, na cara e na coragem, o jogador resolveu trazer a filha ali mesmo, tendo a ajuda de dois porteiros. Nascida Cecília, aí sim todo mundo foi ao hospital. Graças a Deus, tudo bem com todos. Que história!!!

José Carlos Brunoro é do Cruzeiro Ele será consultor de planejamento estratégico. Já Deivid dirigirá o futebol.

Boa sorte, Bruno Lazaroni Conseguirá ele se sair melhor na casamata do Botafogo do que Paulo Autuori?

"Brasileiro" convocado Isla desfalcará o Flamengo nas próximas rodadas do Brasileirão pois foi chamado por Reinaldo Rueda para o Chile, que pegará Uruguai e Colômbia na abertura das Eliminatórias.

Trocado local de jogo do Brasil Não será mais no Mané Garrincha o embate contra a Venezuela, dia 13 de novembro, e sim no Morumbi, devido à maior oferta de voos para SP e ao gramado ruim do palco brasiliense.

Lewandowski é o melhor do ano O melhor jogador da Europa em 2019/2020, assim eleito pela UEFA.

Jogo do Genoa adiado Claro, né, 15 casos de coronavírus... Fica para outro dia o pega contra o Torino.

Honda de saída da Fórmula 1 A partir de 2022, Red Bull e Alpha Tauri ficarão sem fornecedor de motores. A Honda vai se dedicar às tecnologias limpas, que não emitem carbono, e ficará na categoria só até o fim do ano que vem. Após sua saída, restarão Mercedes, Ferrari e Renault como fornecedores de motores às equipes.

Especial: debates na TV Bandeirantes



14 encontros com candidatos a prefeito foram realizados nesta quinta-feira. Estes foram os mediadores e as durações dos debates: São Paulo com Eduardo Oinegue em 2h10; Campinas com Valter Sena em 1h55; São José dos Campos com Cláudio Nicolini em 2h26; Presidente Prudente com Hiltonei Fernando em 2h27; Rio de Janeiro com Carlos Andreazza em 2h26; Belo Horizonte com Inácia Soares em 2h30; Uberaba com Ricardo Bagnete em 2h20 + 10 minutos de pós; Porto Alegre com Oziris Marins em 2h28; Curitiba com Alessandra Cônsoli em 1h41 + 30 minutos de pós; Maringá com Fabrício Binder em 2h34; Salvador com Carolina Rosa em 2h24; Natal com Anna Ruth Dantas em 3h16; São Luís com Valteno de Oliveira em 2h41; e Manaus com Neto Cavalcante em 2h23 + 15 minutos de pré.

Houve diferenças nos formatos dos debates, embora regras básicas orientadas pela matriz fossem adotadas, como sanitização máxima inclusive durante os programas. SJC, Prudente, Uberaba, POA, Salvador e São Luís tinham os candidatos mascarados o tempo todo e dois púlpitos nos quais quem ia neles podia ali tirar a máscara. Sampa, Campinas, BH e Manaus tinham os candidatos posicionados lado a lado com o distanciamento mínimo necessário e todos mascarados com exceção da hora das perguntas e das respostas - mas não em Campinas, onde todos os participantes continuaram de máscara do início ao fim, mesmo durante suas horas de falarem.

No Rio (cujo debate também passou na Band Rio Interior, que fará no dia 14 um debate com os candidatos de Volta Redonda), todos estavam mascarados com exceção da hora do confronto, onde ficavam frente a frente em pé e separados por uma tela de acrílico. Em Natal, quase todos os candidatos ficaram sem máscara na maioria do tempo, poucos a usá-la - eles ficaram lado a lado e tinha os púlpitos. Maringá (talvez por não ser emissora própria da Rede Bandeirantes e sim a afiliada TV Maringá) teve todos os candidatos sem máscara o tempo inteiro e lado a lado. Aqui em Porto Alegre, eles ficavam num espaço distante do mediador e só os dois chamados ficavam perto dele.

Os debates paranaenses foram divididos em dois para todo mundo participar sem ser todos de uma vez, já que passar de uma dezena de postulantes tá sendo praxe nos pleitos deste ano. Curitiba dividiu em 8 ontem e 8 no próximo dia 14, enquanto Maringá dividiu em 6 ontem e 6 na quinta-feira da semana que vem. Aqui na aldeia pampeana, o ex-judoca João Derly foi o primeiro perguntado e se viu envolvido num momento inacreditável, quando o perguntador Rodrigo Maroni simplesmente soltou essa: "João, fala o que tu quiser". Só isso. Até Oziris Marins ficou em silêncio, ninguém acreditou naquilo. A cara do ex-atleta, de "ahn????", é daquelas que vira meme em questão de segundos.

Em Sampa City, Eduardo Oinegue foi o único sem máscara o tempo todo por falar o programa inteiro, por isso ficando bem distante dos candidatos, diferentemente do que houve em Campinas e BH, onde Valter Sena e Inácia Soares usaram máscara o debate inteiro. O debate da matriz teve ainda perguntas de quatro jornalistas do grupo, como é habitual nos por ela promovidos: Sheila Magalhães pela BandNews FM, Joel Datena pela TV Bandeirantes, Thays Freitas pela Rádio Bandeirantes e Marcello D'Ângelo pelo BandNews TV. Já no Rio, os candidatos foram liberados para usar seus celulares durante todo o debate, mas sem poder tirar fotografias do mesmo.



Os fatos mais inusitados vieram do Norte e do Nordeste. Em Manaus, advogados decidiam se concediam ou não direitos de resposta solicitados. O detalhe é que a resposta vinha com plaquinhas "sim" ou "não", outra daquelas que vira meme fácil. Além disso, a bandejinha de acepipes na mesa deles fez muito sucesso no Twitter, me fazendo lembrar de Sílvio Luiz e Juarez Soares nas transmissões de futebol no interior paulista na década de 90 pela própria Bandeirantes, quando viviam citando no ar os salgados que recebiam em tudo quanto era estádio.

Já Natal conseguiu se superar com "SU" maiúsculo. Não foi o único debate com um altíssimo número de candidatos, quase todos tiveram cerca de uma dezena de presentes - e a capital potiguar tem 14, só o atual prefeito não foi. O que impressionou foi a duração muito maior que a de todos os outros programas. Para se ter uma ideia: o debate de São Paulo acabou à 0h42, quando veio o "Jornal da Noite", que fez uma junção de rede com outras praças à 1h. Sérgio Gabriel saiu do ar à 1h38. Depois veio Milton Neves com o boletim "Que Fim Levou?" e, então, o tapa-buraco de reportagens reprisadas "+ Info". Só aí terminou o debate natalense, à 1h46. Corujaço-aço-aço!!!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Rádios da Band separadas desta vez Diferentemente do que acontece habitualmente nos debates realizados em São Paulo (municipais, estaduais e nacionais), Bandeirantes e BandNews não se uniram ontem à noite. A BandNews teve Débora Alfano e Sandro Badaró, enquanto a RB contou com Bruna Barboza e Christiano Panvechi.

Fernando Zanuzo em mais uma rádio A partir de segunda-feira, além da Jovem Pan Serra Gaúcha com um comentário diário às 7h40 na versão local do "Jornal da Manhã", o ex-apresentador da Gaúcha também terá comentário diário na Difusora FM de Arroio Grande, chamado "Conexão RS", que entrará no ar às 10h15.

Vem aí Marcelo Rech na Rádio Gaúcha O jornalista terá comentários na programação da emissora, restando saber dia de estreia e horário. Ele não é mais executivo da RBS, da qual era vice-presidente editorial e institucional, mas continua presidindo a Associação Nacional de Jornais, sendo inclusive reeleito há dois meses. Além da Rádio Gaúcha, Marcelo terá colunas no jornal Zero Hora e no site GZH, além de ser consultor para temas editoriais.

O novo diretor presidente da EBC Oficializado no Diário Oficial o ex-executivo do SBT e do HSBC, Glen Lopes Valente, que era secretário de publicidade e comunicação da Comunicação Social da Presidência. Ele substituirá o general Luiz Carlos Pereira Gomes, que comandava a dona da TV Brasil e da Rádio Nacional havia 1 ano e 1 mês.



Ananda Apple sabia lidar com o sabiá Ontem, a conterrânea completou 59 anos e revelou a idade por si mesma ao ser parabenizada pelo Rodrigo Bocardi no "Bom Dia SP", mostrando ser mais uma daquelas que parece deter o "elixir da juventude" pois não aparenta a idade que tem. Pois no fim de ontem, a repórter da Globo acabou ganhando de presente um sabiá. Ela mesma explicou a história no "Quadro Verde" de hoje: enquanto jantava com o namorado e as filhas, ele mostrou o sabiá em questão, resgatado na sarjeta em meio aos carros na rua. Minimamente informada, mesmo que apavorada com a situação, Ananda deu água e papinha de banana para ele através de uma seringa, o que felizmente fez o bichinho melhorar. Colocado em uma jaula, será devolvido à natureza em uma divisão de fauna que o Parque do Ibirapuera tem. Motivos mil existem pra Ananda ser curtida ao máximo. Este é mais um deles.

"Raridade rara" com Mônica Teixeira Ela apresentou ontem o "Jornal Nacional" da Globo no lugar da Renata Vasconcellos, não sei por qual motivo, se folga, ausência de última hora ou o quê. A curiosidade para fins de aldeia pampeana que fica: ela agora é uma das duas únicas apresentadoras a ter feito um noticiário em dupla tanto com William Bonner quanto com Elói Zorzetto, a outra sendo Cristina Ranzolin. Faz 15 anos que a Mônica deixou a RBS TV por se transferir para a matriz carioca do Plim-Plim ao lado do marido Paulo Renato Soares (o que abriu espaço para a "musa-mor" Cristina Vieira virar titular), mas até hoje não esqueço dela no "RBS Notícias". Uma lástima que não a conheci pessoalmente, só falei por telefone com ela uma única vez, após saber de sua eminente saída.

Valéria Valenssa deixou a Record do RJ A eterna "Globeleza" fazia dois quadros na programação local, o "Bom do Bairro" e o "Lugar de Fala", além de aparecer direto no "Balanço Geral RJ" dos sábados. É mais uma de diversas dispensas que a filial carioca da rede faz nestes tempos pandêmicos de cortes de custos.

Demissões a rodo no SBT É o Roberto Cabrini, é a Rachel Sheherazade, é o elenco da suspensa "Poliana Moça", é a produção do "Bom Dia & Cia.", vi agora pelo Gabriel Perline que são as produções dos agora suspensos "Topa ou Não Topa" e "Programa Raul Gil"... Tá saindo carinha a conta da compra da Libertadores, heinhô?



"Férias Frustradas" de volta ao SBT Depois de 8 anos da última exibição, a clássica comédia com Chevy Chase e Beverly D'Angelo (que tem uma dublagem extraordinária da Herbert Richers - e que não é a original estreada pela Globo) passará às 23h15 de hoje na "Tela de Sucessos", logo após o "Programa do Ratinho". Estreado pelo Plim-Plim em 1988, este hilário filme mudou-se pra ex-TVS em 1993 e virou um dos "confirmados" do canal.

Força, John Legend O craque da música e a modelo Chrissy Teigen perderam aquele que seria o 3º filho do casal, que tinha 6 meses de gestação, mas cujas complicações levaram a um parto prematuro e à morte do bebê.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Marcela Terra

Marcela Terra, repórter da TV Bandeirantes em São Paulo. Na terra, no céu, na água e no mar, seja a terra redonda ou plana (não, plana não para não dar palco para maluco), ela sempre mostra graça cativante e apaixonante.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 2 de outubro, são estas:

*130 anos do nascimento de Groucho Marx, humorista falecido em 1977 e que compôs com Harpo e Chico o trio Irmãos Marx em comédias como "Um Dia nas Corridas" e "Uma Noite na Ópera" - além disso, em presença solo, ele co-estrelou "Copacabana" ao lado de Carmen Miranda.

*70 anos ao dobrado: do cineasta Murilo Salles, que dirigiu o documentário "Todos os Corações do Mundo", sobre a Copa do Mundo vencida pelo Brasil em 1994; e da primeira tirinha de jornal de "Minduim", com Charlie Brown, Snoopy e toda a patota.

*65 anos da estreia de "Alfred Hitchcock Apresenta", série que durou 361 episódios em 10 temporadas e que ganhou nova versão entre 1985 e 1989, aqui conhecida como "Suspense".

*60 anos do Estádio do Morumbi, ao qual dedicarei ampliadamente a coluna deste domingo, cobrem-me isso.

*50 anos de Maribel Verdú, atriz de filmes como "Sedução" e "E Sua Mãe Também".

*40 anos de Rodrigo Scarpa, o Repórter Vesgo do programa "Pânico" na Rádio Jovem Pan, na RedeTV! e na TV Bandeirantes.

*35 anos da morte de Rock Hudson, nascido em 1925 e ator de filmes como "Assim Caminha a Humanidade" e a trilogia com Doris Day, que teve "Volta, Meu Amor", "Confidências à Meia-Noite" e "Não Me Mandem Flores".

*15 anos ao dobrado: da anulação das 11 partidas apitadas por Edílson Pereira de Carvalho, decisão do STJD em decorrência da reportagem explosiva da revista Veja sobre a máfia do apito; e do 1º jogo da NFL fora dos EUA (Arizona Cardinals 31 x 14 San Francisco 49ers no México).

Clipe do Dia: Wando

Se não tivesse nos deixado em 2012, o maior colecionador de calcinhas da história deste país chegaria aos 75 anos nesta sexta-feira. Da trilha de "Roque Santeiro", seu maravilhoso clássico "Fogo e Paixão".



Clipe do Dia: Don McLean

Com belos temas como "Vincent", "Castles in the Air" e "Crying", o cantor de hoje completados 75 anos ainda agora tem como canção-assinatura aquela que décadas depois Madonna regravaria: "American Pie".



Clipe do Dia: Mike Rutherford

O baixista e guitarrista do Genesis celebra 70 anos hoje. Além da banda liderada por Phil Collins, ele tem sua própria banda, a Mike & The Mechanics, cujo vocal de Paul Carrack rendeu ótimos momentos, como "Silent Running".



Clipe do Dia: Philip Oakey

65 anos é o que atinge nesta sexta este músico, que é um dos pioneiros na música eletrônica. A Human League tornou-se expoente do gênero há 4 décadas com canções como a envolvente "Don't You Want Me".



Clipe do Dia: Oasis

O maior disco da história da melhor banda inglesa de sua geração completa 25 anos de lançamento hoje: "(Whats the Story) Morning Glory?", que tem canções espetaculares como "Champagne Supernova", "Don't Look Back in Anger" e a aqui destaca "Wonderwall". Elas ajudaram a colocar Noel e Liam Gallagher na história da música.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 144 mil dos mais de 4 milhões e 800 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.