Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 25 de setembro de 2020
Santos a um empate das oitavas



Só não precisava demorar tanto para ficar assim, ótima que estava a situação com a vantagem aberta pelo Marinho e a expulsão que deixou os paulistas com um jogador a mais. Mesmo assim, o 2º gol não vinha e aí o Delfín mandou um pacotaço de efeito doloroso para empatar (não deu muito certo essa tentativa de trocadilho com o ex-ministro da fazenda Delfim Netto, o seguidor Luiz Carlos foi melhor no Twitter ao dizer que neste momento o alvinegro praiano estava "Delfinhando"). Não demorou muito mais para o desempate, 1º toque na bola de Jean Mota e 1º gol desde os 3 x 1 sobre o Atlético Mineiro em julho do ano passado. 1ª vitória santista no Equador por Libertadores desde os 3 x 1 diante do Barcelona em março de 2004. São 10 pontos no Grupo G, contra 6 do Defensa y Justicia, 5 do Olimpia e 1 do Delfín. Próxima quinta, um empate fora de casa contra os paraguaios e o Peixe mata a charada.

Também ontem, o Grupo C teve o Athletico Paranaense vendo o adversário do seu mando de terça que vem triunfar. Deu Jorge Wilstermann por 3 x 1 sobre o Peñarol, que ficou com apenas 3 pontos. Os bolivianos igualaram os 6 do Colo-Colo, ambos atrás dos 9 do líder rubro-negro. Também o Furacão só precisa de um empate em 2 rodadas.

Emoção e escorregão de montão



Com uma presença desastrosa de Muriel em dois gols e virada agregada nos acréscimos, o Atlético Goianiense fez 3 x 1 ontem e 3 x 2 totais no Fluminense, que pelo 5º ano seguido foi eliminado da Copa do Brasil por um clube da Série A do ano corrente (vide Cruzeiro em 2019, Avaí em 2018, Grêmio em 2017 e Corinthians em 2016). Com isso, os goianos obtiveram a última vaga nas oitavas, cujo sorteio acontecerá na quinta-feira da semana que vem, sem restrições de confrontos por todo mundo ficar num só pote, sem separação daqueles que tão na Libertadores.

No mais maluco dos mundos - e só pra ver a treta pegar forte aos montes, rs -, admito que gostaria que dessem não um ou dois, mas sim os 5 clássicos possíveis destas oitavas. Que desse dois clássicos paulistas dentre os 6 possíveis (tipo Corinthians x Palmeiras e Santos x São Paulo), que desse Botafogo x Flamengo, que desse Grêmio x Internacional e que desse Ceará x Fortaleza, e aí que distribuíssem os embates restantes entre América Mineiro, Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Cuiabá, Juventude e Red Bull Bragantino. Mas não vai acontecer isso tudo, não.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Brasileiro Série B 3 jogos hoje pela 11ª rodada: Cruzeiro x Avaí (15º com 8 x 13º com 10), Chapecoense x América Mineiro (4º x 5º ambos com 17) e Botafogo de Ribeirão Preto x CRB (16º com 8 x 10º com 13).

Brasileirão Feminino Os clássicos de ontem à tarde foram vencidos pelo Internacional por 1 x 0 sobre o Grêmio e pelo Palmeiras por 2 x 1 diante do Santos, este especial por realizado no Allianz Parque, inédito pras gurias.

Supercopa da Europa Campeão em 2013, o Bayern de Munique repetiu a dose ao fazer 2 x 1 sobre o Sevilla na prorrogação. 32º jogo de invencibilidade e 23ª vitória consecutiva, 4º caneco dos bávaros.

Curtinhas Esportivas

Que desligamento inacreditável, Flamengo Notícia assustadora do Pedro Henrique Torre por não ter cabimento um negócio desses: a Libertadores teve aumentada a quantidade de inscrições para 50 jogadores, daí agora com o surto de Covid em massa o clube tentou inscrever mais 10 atletas para somar aos 34 já inscritos e a Conmebol não deixou. Causa, motivo, razão e circunstância: as inscrições terminaram na 2ª-feira da semana passada.

13 jogadores saudáveis no mínimo Foi o que CBF e clubes da Série A decidiram - em reunião marcada por um barraco com "BA" maiúsculo tamanho entre Rogério Caboclo e o presidente da FERJ, Rubens Lopes, que é até bom ter sido por vídeo, pois se fosse presencial perigava resultar numa pancadaria histérica e histórica (e aí eles que acabassem um com o outro e vice-versa que eu nem estaria aí, rs) - que cada um deverá ter para um jogo acontecer. Apenas agora, com o "adia ou não adia" de Palmeiras x Flamengo, é que se tomou uma decisão que valha para todo mundo. Além disso, os clubes também aprovaram o aumento no limite de jogadores inscritos, de 40 para 50.

Rodolfo Landim, você é um burro O presidente do Flamengo deu entrevista ao SporTV para falar sobre a foto dos jogadores sem máscara no avião que trouxe o time de volta ao Brasil, mesmo havendo contaminados pela Covid-19 entre eles. Disse Landim: "Na hora da foto eu também tiro a máscara, prendo a respiração e coloco de novo". Prender a respiração virou remédio para evitar o coronavírus!!!! Ahahahahahahahaha!!!! Eu não deveria rir em cima de algo tão sério e triste como a pior doença do mundo em um século, mas esse tipo de declaração ajuda a reforçar algumas coisas por A + B = C e todo o restante do alfabeto. Sim, Rodolfo Landim é o presidente do Flamengo que voltou aos píncaros da glória com os títulos brasileiro e da Libertadores. E ao mesmo tempo, é um burro. Um burro que está infectado e que, ainda assim, espero que melhore e fique bem, mesmo que da cabeça mostre que não melhorará.

Walter Feldman é louco, doido, biruta, tantã ou coisa pior? Porque não é possível ele ter cometido o atentado verbal que cometeu em fala à ESPN, de dizer que os protocolos adotados para retorno do futebol no Brasil trouxeram um "resultado extraordinário", com "responsabilidade" e "segurança", sendo o caso do Flamengo um "ponto fora da curva". Pelo amor de Deus, mas para trabalhar na CBF o cara tem que s... Deixa assim, deixa quieto.

Governo do RJ "a fim" de piorar a pandemia Parece que o governo fluminense "quer muito" que mais pessoas fiquem doentes, que mais pessoas baixem nos hospitais, que a situação já naturalmente caótica da saúde degringole mais ainda. Deve ser essa "vontade" que motive essa estúpida liberação do retorno do público aos estádios de futebol nas cidades das regiões em bandeira amarela ou verde. Essas pessoas não podem ser apenas desorientadas, desligadas ou crentes demais num milagre, não podem. Porra, a pandemia não acabou, cacete!!!! Vai chegar uma hora que não terei mais saúde mental para comentar essas barbaridades, por causa das quais até fiquei longe das coisas do futebol atual a ponto de parar de atualizar o site por 6 meses. Não há sanidade mental que aguente!

UEFA manterá as 5 substituições O expediente temporário destes tempos pandêmicos foi mantido pela entidade até o fim desta temporada 2020/2021 para suas competições de clubes e seleções, deles e delas.

Como está Michael Schumacher? Fazia um tempão que não se sabia novidade alguma sobre o ex-piloto, sumido da vida pública desde o acidente de esqui de quase 7 anos atrás. Disso aí eu soube agora pela manhã por dica do Fábio Seixas. Ex-esposa de Flavio Briatore, Elisabetta Gregoraci falou sobre o heptacampeão de Fórmula 1 durante o "Big Brother" da Itália, quando outro participante perguntou a ela sobre o alemão. Disse a modelo que Schumacher não fala e comunica-se com os olhos, a ele tendo acesso apenas 3 pessoas, e que foi construído pela família um hospital dentro de sua casa, antes na Suíça e hoje na Espanha. Infelizmente, não parece ter mais volta.

Mudança na F-1 O ex-Ferrari Stefano Domenicali liderará a categoria a partir de 2021 no lugar de Chase Carey.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Planeta Atlântida cancelado O tradicional festival musical promovido pela RBS aqui no Rio Grande do Sul não será realizado em 2021, nem preciso dizer o motivo - ou seja: não teremos o Planeta no ano em que fará 25 anos da 1ª edição. O evento será novamente realizado em 2022, em uma edição prometida como especial.

Morreu Miguel Vaccaro Netto Partido na última terça aos 87 anos, ele marcou época no rádio musical de São Paulo em emissoras como Panamericana, América, Bandeirantes, Tupi e Gazeta, sendo apresentador do programa "Não Diga Não" e sendo tanto divulgador de novos talentos da música brasileira - entre eles "um tal" de... Chico Buarque, manja? - quanto dono da gravadora independente Young. Além disso, foi Miguel que comprou para a Rede Tupi de SP e a TVS do Rio de Janeiro os direitos de transmissão do Cosmos 2 x 1 Santos da despedida de Pelé em 1977.

Duas de CNN Rádio Leio no Notícias da TV que dois apresentadores do canal ganharão quadros diários na parceria com a Transamérica FM a partir do dia 5. William Waack entrará às 7h10 com o "CNN Poder", comentando assuntos nacionais e internacionais, e Daniela Lima terá às 9h50 o "CNN em Off", de bastidores políticos.

Repórter agredida no Grande Rio Durante gravações para o "Fala Baixada", da CNT, Julie Alves e o cinegrafista que estava com ela foram agredidos por um agente municipal de Japeri, cidade da região metropolitana carioca. Leio no NaTelinha que a gravação era sobre um lixão vizinho a uma unidade de saúde na qual estava o tal funcionário que não só deu um tapa na mão dela tão forte que derrubou seu microfone, como ainda a chamou com ofensas tanto racistas quanto rasteiras e repulsivas, como "macaca" e "piranha". Ao saber disso, a secretária de saúde Rosilene Moraes foi à unidade e atendeu Julie e o repórter cinematográfico, mas o tal funcionário continuou a rondá-los e intimidá-los. Aquele ditado clássico: "quem não deve, não teme". Esse aí tem uma culpaça daquelas no cartório pois, se não tivesse, não seria criminoso tanto verbal quanto fisicamente como foi. Fuçando, virão os podres dele.

O programa de Luís Ernesto Lacombe Sei pelo Fernando Oliveira que se chamará "Opinião no Ar" a atração dele na RedeTV!, prevista para estrear ao meio-dia do dia 5. Estarão ele e alguns debatedores, dos quais farão parte Amanda Klein e um debatedor de fora. Este programa entrará logo após o novo da Claudete Troiano, que li no Flávio Ricco que também estreará na referida data e ainda não tem título, mas sim horário (10h30).

Taisa Pelosi estará domingo no SBT A "merchandete" da Rede Vida, que viralizou nas redes sociais com a imitação de Joelma que gerou uma crise de riso no padre Juarez de Castro no "Bendita Hora", sei pelo Notícias da TV que participará do "Domingo Legal" de depois de amanhã. Ela irá conhecer pessoalmente a ex-vocalista do Calypso, que jogará o "Passa ou Repassa". A produção do Celso Portiolli não perdeu tempo.

Estamos de olho, hein, "Globo Repórter"! Hoje vai passar a 2ª e última parte do especial dos 55 anos do Plim-Plim, que tá sendo divulgado como se fosse a respeito dos 70 anos da televisão no Brasil - e não se impressione com Silvio Santos, Gugu e Hebe nas chamadas, que na semana passada estamparam takes rápidos do "MasterChef", de "Xica da Silva" e de "Pantanal", mas basicamente 95% do programa foi sobre a própria Rede Globo. Espero muitissíssimo estar enganado e que não seja nada disso, mas duas vezes não cairei nessa armadilha, não. O fato de passar no dia seguinte ao muitissíssimo menos visto, mas muitississíssimo mais abrangente de memórias, emissoras e figuras "Os Campeões de Audiência", da Cultura, torna desleal em qualidade a competição para o "Globo Repórter". (já tô sentando o cacete de véspera de tanto que me irritei na 6ª passada, ahahaha... Retribuam se for diferente, peço) Hoje, os assuntos serão programas de auditório, esporte, realities e personagens históricos da dramaturgia.

"Ligações Perigosas" na Globo O "Corujão" passará às 2h50 o clássico dirigido por Stephen Frears e ganhador dos Oscars de roteiro adaptado, figurino e direção de arte. Mas espero, sinceramente, que o horário na grade esteja erradíssimo pois seria um corte no sentimento cinéfilo a obra estrelada por Glenn Close, Michelle Pfeiffer e John Malkovich ser reduzida pela metade, já que dura 2 horas exatas e entregará às 3h50 para a produção nacional "Deus é Brasileiro". Se for para passar assim, que nem passem. Que não seja assim.

Das tardes para as madrugadas Foi transferido de horário um dos clássicos mais carimbados da "Sessão da Tarde" nos últimos sei lá eu quantos anos de tantos que eram. Próxima quarta para quinta, a Globo mostrará "Ghost - Do Outro Lado da Vida" às 2h10, certamente com cortes pois a duração total é de 2 horas e 8 minutos e é preciso entregar impreterivelmente às 4 em ponto para o "Hora 1". Será diferente ver na madrugada o romance sobrenatural de Demi Moore e Patrick Swayze com a oscarizada Whoopi Goldberg. Aliás, não é piada por super sério o que direi: até hoje, 30 anos depois da estreia, nunca assisti "Ghost". Nunca consegui parar para vê-lo não por não querer ver (e mesmo sem ver eu sei toda a história do filme, rs), mas por nunca "fechar oportunidade" para tanto.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Iara Oliveira

Iara Oliveira, repórter da CNN Brasil e, depois da mudança de foco no trabalho da Cristiane Dias, responsável por dar as notícias esportivas nos jornais do canal. Ela chegou egressa da Rádio Jovem Pan, onde fez história ao ser a primeira mulher a compor a equipe de esportes dos 620 de SP.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 25 de setembro, são estas:

*85 anos da Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, uma das principais estações brasileiras e aniversariante justamente no dia em que é celebrado o Dia do Rádio por nele nascer em 1844 o pai da radiodifusão Edgar Roquette Pinto - há muitos anos a Tupi é líder no dial carioca, ainda mais depois que a Globo mudou seu perfil.

*70 anos de Sebastião Lazaroni, técnico campeão carioca de 1986 pelo Flamengo e 1987 e 1988 pelo Vasco, além da Copa América de 1989 pelo Brasil, mas inegavelmente marcado negativamente para sempre por treinar a Seleção eliminada pela Argentina nas oitavas da Copa do Mundo de 1990.

*65 anos de Rummenigge, ex-jogador campeão europeu pela Alemanha em 1980 e campeão mundial de 1976, bi europeu em 1975 e 1976 e duas vezes tanto da Copa da Alemanha quanto da Bundesliga pelo Bayern de Munique - hoje ele é um dos dirigentes mais ativos em prol dos clubes contra as seleções.

*65 anos de Amy Klink, navegador que foi o primeiro a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, isso em 1984.

*55 anos de Scottie Pippen, bicampeão olímpico de basquete pelo "Dream Team" dos EUA em 1992 e 1996, além de dois tricampeonatos da NBA pelo Chicago Bulls (1991 até 1993 e 1996 até 1998).

*15 anos do 1º título de Fernando Alonso na Fórmula 1, conquistado com um 3º lugar no mesmo Grande Prêmio do Brasil que também representa os 15 anos da última vitória de Juan Pablo Montoya na categoria.

*15 anos da morte de Don Adams, ator nascido em 1923 e eternamente Maxwell Smart da série "Agente 86" dentro dos nossos corações.

Clipe do Dia: Zucchero

Famoso por lindos duetos como os com Paul Young para "Senza una Donna" e Randy Crawford para "Diamante", o cantor italiano que chega aos 65 anos também arrasa sozinho. "Menta e Rosmarino", de 1996, é um exemplo.



Clipe do Dia: John Bonham

Há 40 anos completados nesta sexta-feira, uma overdose levava embora aquele que muitos consideram o maior baterista de todos os tempos. Nascido em 1948, tinha nas baquetas a força que realçava a alta potência do som do Led Zeppelin. Um excelente exemplo é a magistral "Rock and Roll", de 1972. A batida é esplendorosa.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 140 mil dos mais de 4 milhões e 600 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.