Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 22 de setembro de 2020
Noite de tensão máxima para o Flamengo

É o que tem sido estes dias de Libertadores no Equador, não apenas pelos 1, 2, 3, 4, 5 x 0 aplicados quinta passada pelo Independiente del Valle, mas por tudo que veio depois e que desemboca hoje na partida contra o Barcelona, como treino impossibilitado devido às cinzas do vulcão Sangay e, sobretudo e principalmente, os agora não mais 6 e sim 7 jogadores com coronavírus - já se sabia de Isla, Matheuzinho, Filipe Luís, Diego Ribas, Michael e Bruno Henrique, e ontem também Vitinho teve a infecção confirmada. Piora? Piora. Gustavo Henrique está suspenso e Diego Alves, Pedro Rocha e Gabriel estão lesionados. Resultado: dos 25 jogadores que viajaram, restaram apenas 16 para Domènec Torrent, tanto que rumaram às pressas do Rio até Guayaquil João Lucas, Natan, Guilherme Bala e Rodrigo Muniz - e, quando da publicação desta coluna, seguiam no Brasil devido a poréns de acesso ao Equador.

A Conmebol avisou que, mesmo com todos estes poréns do rubro-negro, a partida não será adiada e, caso o time não vá a campo, aplicará o W.O., usando como argumento o aumento nas inscrições de jogadores para 50. Será lamentável se a coisa chegar nesse ponto - e isso independe do fato do Flamengo ter sido o time que puxou a fila para a volta do futebol no Brasil muitíssimo antes da hora (erro inicial dele, mas que todo mundo seguiu pouco depois), porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, já diria Juarez Soares. Só que não precisava disso. Lá atrás, ninguém imaginava que pudesse dar uma situação dessas? Aliás, deu sim! No Boca Juniors, que foi a motivadora do grande aumento no número de inscritos. Os participantes da competição poderiam ter exigido que a Conmebol colocasse no regulamento algo que permitisse um atenuante em casos assim de forma a não prejudicá-los. Agora é tarde.

2º colocado do Grupo A com 6 pontos, o Mengão fez 3 x 0 no 1º turno sobre o Barcelona, ainda zerado e lanterna da chave. Também hoje, o líder com 9 pontos Del Valle visitará o Junior, 3º colocado com 3.

Quem também está no Equador, mas em Quito, é o São Paulo, que por atuar hoje e ter jogado na última quinta teve adiantado para 3 semanas atrás o compromisso do Brasileirão contra o Athletico, que seria no último fim-de-semana. A principal controvérsia é sobre um vídeo que o Daniel Alves postou nas redes batucando um tantã com a mão direita, o que gerou falatórios mil justamente por ele estar fora da partida por fraturar o antebraço direito. Se o vídeo foi de outro dia quando tudo estava bem, o meia deveria ter explicado isso para não ser mal interpretado. Se foi do próprio domingo da postagem, aí errou feio. É aquilo: o que o jogador faz quando está de folga ou sem poder atuar não é da conta de ninguém, desde que não seja algo que tanto macule sua imagem de forma irremediável quanto tenha relação negativa com um impeditivo de atuação - e neste segundo caso o tal vídeo se encaixa, caso sendo de agora.

Os são-paulinos, que venceram o jogo do turno por 3 x 0 em casa, estão com 4 pontos contra 6 da Liga. Também nesta terça tem o River Plate, igualmente com 4 pontos e na frente do Tricolor pelo saldo, visitando o Binacional, que soma 3. Outro paulista de olho logo menos é o Palmeiras, que só jogará amanhã. O Grupo B liderado por ele em 100% terá o Tigre, lanterna zerado, recebendo o Bolívar, 3º colocado com 3 pontos.

Os destaques de ontem e de hoje

Copa do Brasil Dois classificados às oitavas serão conhecidos hoje em CRB x Juventude (vantagem gaúcha de 2 x 0) e América Mineiro x Ponte Preta (2 x 2 na ida). Gol fora não é critério de desempate, logo, teremos pênaltis com qualquer vitória alagoana por 2 gols de diferença e com qualquer empate em Belo Horizonte.

Campeonato Brasileiro Série B A 10ª rodada acabou com o Brasil de Pelotas obtendo sua 3ª vitória nas últimas 4 rodadas e 13 pontos com um jogo a menos no 11º lugar. O 1 x 0 deixou o Botafogo de Ribeirão Preto com 8 pontos na 16ª posição. Hoje é aberta a 11ª rodada com o líder Cuiabá, com 21 pontos, visitando o Operário, 6º com 16.



Campeonato Brasileiro Série C O registro de Douglas Monteiro, fotógrafo dos mandantes, exibe uma anormalidade nos 3 x 0 do Vila Nova sobre o Imperatriz. Os maranhenses esqueceram de levar calções vermelhos a Goiânia, o que faria o contraste com o calção branco dos goianos. O apitante Vinícius Furlan não deixou os visitantes atuarem com calções da mesma cor dos mandantes. Por pura e simples falta de outras alternativas, o Vila emprestou calções vermelhos ao Imperatriz, que assim fardou da cintura para baixo o distintivo do adversário.

Curtinhas Esportivas

Pelo amor de Deus, Porto Alegre, não me envergonhe!!! Já adianto que o que direi não tem a ver com uma torcida específica pois, se viesse da outra, eu diria a mesmíssima coisa pela crítica ser à situação em si. Isto posto, meu nobre (como diria o Abrilino): integrantes da organizada Guarda Popular foram incentivar o Internacional durante treino para o clássico contra o Grêmio usando um barco e portaram com faixas, bandeiras, instrumentos musicais e sinalizadores. Não vou negar que, vendo as imagens, veio aquela saudade de ver as arquibancadas com as torcidas fazendo bonito, seja a colorada nos jogos do Inter, a tricolor nos do Grêmio, as de todos os outros times, enfim.

Não é hora disso, pombas!!! Só que ainda estamos em tempos pandêmicos, meu Senhor amado! Não pode aglomerar do jeito que aglomerou! A Covid-19 ainda está aqui, ali e acolá, ao alcance de qualquer um de nós ao mínimo descuido cometido. A prevenção não pode acabar, a vida não voltou ao normal, não há exceções permitidas para algo próximo do que era antes da pandemia estourar - nem mesmo um clássico pela Libertadores da América. Digo isso tendo sido a Guarda Popular, diria o mesmo se fosse a Geral, um reforço necessário não para quem me acompanha de data mais longa e sim para muitos desses idiotas descerebrados e mal-intencionados que têm aos montes nas redes sociais e que podem distorcer as coisas. Tô nem aí pro time do pessoal que fez isso, se é o Inter, caso fosse o Grêmio, enfim. Não pode aglomerar, não pode fazer coisa normal como se estivesse normal, cacete!!!

Só para não faltar um acréscimo necessário Ah: e isso vale também para esse monte de gente reunida em lugares tipo a Praça Júlio Mesquita nos finais de semana de Orla do Guaíba fechada ou aquele bando de mauricinhos e patricinhas inúteis das Padre Chagas da vida (mas desses que tem dinheiro de mais e consciência social de menos não dá pra esperar nada mesmo). Torço que nada pior venha, mas cada um sabe as escolhas que faz.

Mais um "brasileiro" convocado Pacheco desfalcará o Fluminense enquanto servir ao Peru na primeira rodada das eliminatórias sul-americanas de 2022, chamado que foi para encarar Paraguai no dia 8 e Brasil no dia 13.

Rakitic se aposenta da Croácia A seleção não conta mais com o meia de 32 anos, vice-campeão mundial em 2018.

Público na Fórmula 1 na Alemanha Com essa liberação de até 20% em eventos por lá (o que já foi percebido neste primeiro fim-de-semana da Bundesliga), o GP de Eifel em 11 de outubro poderá receber até 20 mil torcedores. Domingo retrasado, a etapa da Toscana teve 3 mil fãs. Em 1º de novembro, a da Emilia-Romagna estará apta a receber 13 mil fãs. "Ué, mas lá pode ter gente de volta e aqui não?", perguntará um bot do Twitter sem foto no seu perfil, com incontáveis números na @ e com uns 15 seguidores e 10 seguidos. Devo responder esta excrescência virtual???

Só dá "Air" na Nascar e no Emmy Com o retrato de sua história rendendo a "The Last Dance" a vitória em melhor série documental na premiação televisiva, Michael Jordan entrará ano que vem na categoria automobilística com uma nova equipe ainda sem nome, equipe esta em sociedade com Denny Hamlin, da Cup Series.

Recordes do "Djocovid" Não que isso limpe muito a barra dele depois do que fez no tal Adria Tour, mas um fato é um fato ("a fact is a fact", já cantaria Peter Garrett ao se questionar como dormir quando as camas estão queimando): ao ganhar seu 5º Masters de Roma por 2 x 0 sobre Diego Schwartzman (que seria parente não descoberto do finado Salomão fosse V no lugar de W), o sérvio chegou às 287 semanas de liderança do ranqueamento da ATP, uma acima de Pete Sampras, e desempatou em troféus masters com Rafael Nadal, agora 36 a 35.

Boa, Fabiana! Porra, Emanuel! A bicampeã olímpica de quadra mandou muito bem ao criticar nas redes sociais o comportamento da CBV em relação ao "fora, Bolsonaro!" da Carol Solberg no Circuito Brasileiro de vôlei de praia e o uso do termo não mais cabível nos tempos atuais "denegrir" no manifesto da entidade, enquanto o campeão olímpico de praia mandou mal demais por presidir a comissão de atletas e esta afirmar que lutará para proibir atos políticos nas competições, num "baba-ovismo" do governo federal simplesmente inaceitável - embora compreensível sendo ele vice de um candidato à presidência do COB - pois, se antes manifestações favoráveis eram aceitas com o argumento da liberdade de expressão, as desfavoráveis como essa também têm que ser, oras.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Ratinho radiofônico Além de dono, ele agora é comunicador da Rede Massa FM por ter estreado ontem o programa "Turma do Ratinho", às 11h para São Paulo e das 12h às 14h para a rede de afiliadas.

Saída na Jovem Pan News Depois de 9 anos e 7 meses, o repórter Tiago Muniz deixou a emissora, da qual foi desde a rádio-escuta até a chefia de reportagem. Boa sorte nos novos rumos dele, leitor de antiga data deste PB, quando eu registrava mensagens dele o identificando como TC Muniz Relvas.

Mais uma novidade na CNN Mais uma novidade certamente pensando no projeto da CNN Rádio na Transamérica: chegou Alessandra Ferreira, que nos últimos 6 anos era apresentadora da finada Trânsito FM de São Paulo.

Debate no Rio de Janeiro O dos candidatos da capital fluminense na TV Bandeirantes será em 1º de outubro e a mediação, anunciada pelo próprio nas redes sociais, será do Carlos Andreazza, âncora da BandNews FM.



Teve mesmo o mexe-mexe na Globo Nordeste E realmente está começando hoje a troca que citei na coluna de ontem: Clarissa Góes substituindo Pedro Lins no "Bom Dia Pernambuco", Pedro substituindo Márcio Bonfim no "NE1", Márcio substituindo Meiry Lanunce no "NE2" e Meiry indo para a reportagem no lugar da Clarissa. A principal mudança diz respeito ao Pedro, antes estadual, agora ser assistido apenas em Recife, região metropolitana e Zona da Mata, já que dos três jornais apenas o "Bom Dia" é assistido por todo Pernambuco, enquanto os das 12h e das 19h15 são locais nas TVs Grande Rio de Petrolina e Asa Branca de Caruaru.

Maria Cândida continuará na Globo Regressada no ano passado com quadros no "É de Casa", a apresentadora anunciou sua renovação de contrato com a emissora e que, além do semanal dos sábados, estará a partir do mês que vem também no "Bem Estar" com matérias sobre mulheres que, assim como ela, passaram dos 40 anos.

A saída de Ana Maria Braga da Record Num dos poucos momentos aproveitáveis do "Roda Viva" com a apresentadora da Globo (quase todos que assistiam ao programa da Cultura criticaram nas redes sociais o péssimo nível das perguntas), ela respondeu ao Fernando Oliveira que sua saída aconteceu após ter uma briga com o então homem forte da Record, o bispo Honorilton Gonçalves, por causa de um pagamento. Ela ficou chateada com ele e vice-versa, aí chegou uma sexta-feira à tarde e ele a viu e disse que não precisava voltar mais. Ou seja: uma tremenda burrada por parte da emissora, já que o "Note e Anote" era um de seus carros-chefe da grade diária. Atualmente, enquanto a dona do Louro José voltou a apresentar o "Mais Você", o bispo é alvo de um enorme conflito envolvendo a Igreja Universal em Angola, onde templos dela têm sido fechados por ordens judiciais.

Ana Paula Araújo nas livrarias De férias do "Bom Dia Brasil", a apresentadora tem lançado pela Globo Livros a obra "Abuso - A Cultura do Estupro no Brasil". Por 4 anos de pesquisas e viagens, ela fez mais de 100 entrevistas com vítimas e familiares delas, criminosos, psiquiatras e outros especialistas para tratar deste assunto tão delicado, mas de abordagem extremamente necessária para que ações sejam tomadas de forma que isto diminua mais, mais e mais através de denúncias por parte de vítimas e captura dos agressores. "Abuso" já está em pré-venda na Amazon.

Roberto Cabrini saindo do SBT A passagem atual dura 11 anos e rendeu o premiadíssimo programa "Conexão Repórter", no ar há 10 anos e atualmente exibido no péssimo horário da meia-noite de segunda para terça-feira. Informação inicial do Flávio Ricco dá conta da justificativa para a saída do jornalista e o fim da atração ser comercial: gasta muito e lucra pouco em anunciantes. Mais 3 programas inéditos estão prontos. E piora: li no Daniel Castro que, além da saída do Cabrini (que ele afirma estar em negociação avançada para retornar à Record), quase 500 profissionais deverão ser dispensados até o fim deste ano. Não deixa de ser terrível essa notícia, ainda mais considerando-se esta recente aquisição da Libertadores e contratação de equipe para transmiti-la.

Até o "Câmera Record"! Até ele!!! Até o especial sobre os 70 anos da TV no Brasil foi usado dentro da série de ataques feitos pela emissora contra a Globo depois dela noticiar as denúncias do Ministério Público do Rio de Janeiro contra o prefeito Marcelo Crivella - neste caso, críticas em relação às demissões de atores que eram contratados fixos há décadas mesmo quando não estavam no ar e que, agora, até poderão atuar na Globo, mas por obra específica (e, consequentemente, estando ao alcance das demais concorrentes, inclusive da própria Record).

"Amor Sem Igual" de volta A novela da Record às 20h45 será retomada hoje, mas não ainda inédita. Primeiramente mostrarão um compacto dos capítulos já exibidos para situar novamente o público da história e do seu desenrolar. Os 40 capítulos restantes serão mostrados a partir do dia 28 do mês que vem.

Sikêra Júnior pediu desculpas à Alessandra Scatena Quinta passada, o apresentador do "Alerta Nacional" foi grosseiro com ela, que faz o quadro de prêmios da RedeTV!, ao chamá-la de "viúva da sorte", tendo sido ela mais uma impactada pela Covid por vitimar seu marido no fim de julho. Sikêra pediu desculpas, que foram aceitas.

Elenco repetido dá nisso Tuíte muito bom de André Fuoco, da IstoÉ: "Eita! A Griselda é casada com o Germano!" Brincadeira em torno do casal feito por Lília Cabral, recém vista na terminada "Fina Estampa", e Humberto Martins, ainda no ar em "Totalmente Demais", na desde ontem reprisada "A Força do Querer". Isso acontece muito não apenas pela coincidência das reprises destas produções neste momento, mas também porque a Globo muitas vezes entope os elencos das novelas de astros e estrelas mesmo naqueles papeis que serão nítidos coadjuvantes de pouco destaque, quando seria melhor dar uma variada maior e melhor nas escalas - ainda mais agora quando se abre mão de muitos contratados fixos. Já que a tendência daqui para a frente é cada vez mais montagem de elencos por obra específica, que se aposte em outros atores além dos "carimbados". Não se faz só de "grifes" um elenco, mas também de necessários "carregadores de piano", alguns dos quais poderão ser as "grifes" de amanhã.



Porto Alegre se liga na UVE Assistindo anteontem o "Show do Esporte", me chamou muito a atenção uma chamada regionalizada de "Lei & Ordem - Unidade de Vítimas Especiais" (este PB não usa o título nada a ver que a Bandeirantes inventou por sem propósito se a série já tem a tradução literal do original), com a voz de Nelson Gomes anunciando que a atração das 11 da noite dos sáabdos era "sucesso de audiência" aqui na aldeia pampeana. Consultando os resumos semanais de audiência do Ibope, comprovei: os índices são mesmo muito bons para os padrões da rede. Em agosto, eles giraram entre 4 e 5 pontos com destaque para os 5,9 no dia 22. Já setembro tá sendo muito bom para Olivia Benson, Elliott Stabler e cia.: 5,8 pontos no dia 5 e, acima de tudo e especialmente, 6,4 pontos no sábado retrasado (mas dá no mesmo dizer dia 12) - o dobro, para se ter ideia, que o "MasterChef" na mesma semana. Totalmente justificada a chamada regionalizada, portanto. Notáveis números da UVE.

Mortes no cinema Uma é de Michael Lonsdale, ator que fez o vilão de "007 Contra o Foguete da Morte", aos 89 anos. A outra foi do designer Ron Cobb, criador do DeLorean voador de "De Volta Para o Futuro", aos 83 anos.

Bodas de prata da WBTV O Warner Channel fará 25 anos de América Latina na quarta-feira da semana que vem. Antes, mostrará no sábado nada mais e nada menos que 25 episódios piloto de séries que tanto ainda passam quanto já passaram na emissora neste tempo todo. Eis: às 7h10, "Supergirl"; às 8h, "Arqueiro"; às 8h50, "Flash"; às 9h35, "Uma Segunda Chance"; às 10h25, "Nos Bastidores do Poder"; às 11h15, "Mom"; às 11h35, "Animaniacs"; às 12h, "Alf, o ETeimoso"; às 12h30, "Jovem Sheldon"; às 12h55, "A Garota do Blog"; às 13h45, "Um Estranho no Paraíso"; às 14h35, "Uma Família Perdida no Meio do Nada"; às 15h05, "Plantão Médico"; às 15h55, "Riverdale"; às 16h55, "Tal Mãe, Tal Filha"; às 17h40, "As Aventuras do Superboy"; às 18h35, "As Novas Aventuras do Superman"; às 19h25, "Três é Demais"; às 19h55, "Dois Homens e Meio"; às 20h20, "Um Maluco no Pedaço"; às 20h50, "Friends"; às 21h15, "Big Bang, a Teoria"; às 21h40, "Diários de um Vampiro"; às 22h30, "Sobrenatural"; e às 23h20, "Os 100".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Gabriele Lanza

Gabriele Lanza, repórter da Globo Minas. Assim como a ontem neste posto destacada Camila Falabela, também ela eu conheci só agora durante a pandemia, mesmo que já esteja na emissora há 2 anos. Outra lindeza ante a qual é impossível não ficar derretido de gamado.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 22 de setembro, são estas:

*150 anos do nascimento de Charlotte Cooper, tenista falecida em 1996 e 1ª mulher campeã olímpica em Paris 1900 (primeiros Jogos com mulheres autorizadas a competir), tanto em simples quanto em duplas mistas.

*85 anos do Grenal Farroupilha pelo Citadino de Porto Alegre, vencido pelo Grêmio por 2 x 0 e última partida do goleiro Eurico Lara, que contrariou ordens médicas para ir a campo e que morreria 1 mês e meio depois.

*80 anos em dose dupla: de Mustafá Contursi, presidente do Palmeiras de 1993 a 2004 (ganhador de três Paulistas, dois Brasileiros, dois RJ/SP, uma Libertadores, uma Mercosul, uma Copa do Brasil, uma Copa dos Campeões e uma Série B decorrente do 1º rebaixamento do clube); e do nascimento de Lombardi, falecido em 2009 e eterno locutor dos programas de Silvio Santos na Globo, na Tupi, na Record e no SBT por 4 décadas e meia, além de radialista.

*50 anos de Petit, campeão mundial em 1998 (autor do último gol sobre o Brasil) e europeu em 2000 pela França e nacional francês por Monaco e inglês por Arsenal.

*40 anos em dose tripla: do "Mulheres" da TV Gazeta de São Paulo, atualmente apresentado por Regina Volpato e por muitos anos comandado pelas "parceirinhas" Ione Borges e Claudete Troiano (na década de 1990, a atração foi transmitida em rede nacional pela OM e posterior CNT); de Fernanda Tavares, uma das grandes top models mundiais; e da assinatura de John Lennon e Yoko Ono com a Geffen Records (pela qual sairia o último álbum lançado com ele ainda vivo, "Double Fantasy", no mesmo ano de 1980).

*35 anos ao dobrado: do Farm Aid, show musical de temática rural organizado por Willie Nelson, Neil Young e John Mellencamp; e do 37º Emmy, que consagrou em drama a ainda hoje em nosso país inédita "Cagney & Lacey" e em comédia "O Show do Bill Cosby" como as melhores séries do ano.

*15 anos da estreia de "Mentes Criminosas", série encerrada neste atual ano após 15 temporadas e 324 episódios.

*10 anos da morte de Eddie Fisher, cantor nascido em 1928 e pai das atrizes Carrie Fisher e Joely Fisher, que teve com Debbie Reynolds, da qual se separou para ficar com Elizabeth Taylor, o que gerou um auê daqueles.

Clipe do Dia: Gonzaguinha

"Comportamento Geral", "Espere Por Mim, Morena", "Grito de Alerta", "E Vamos à Luta", "O Que É, O Que É", "Feliz", "Lindo Lago do Amor", "Explode Coração", "Preto que Satisfaz"... Com sua voz ou as de outras e outros intérpretes, Gonzaguinha viveu pouco tempo, mas viveu intensamente e fez uma história que atravessa décadas e impacta novas gerações com a força de suas palavras e da melodia de suas canções. O filho do "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, faria 75 anos nesta terça se não tivesse nos deixado em trágico acidente automobilístico em 1991.

Em 1988, Gonzaguinha lança aquele que é seu hino mais popular, turbinado especialmente pela icônica novela "Vale Tudo" - sim, anos depois ela foi tema de abertura tanto da atualmente interrompida "Amor de Mãe" na própria Globo quanto de "Vidas em Jogo" na Record, mas ela é de "Vale Tudo" acima de tudo. Uma canção que inicia com violão e voz e, pouco a pouco, ganha força maior conforme novos instrumentos se juntam e as vozes do coral também, como se uma voz levantasse um discurso e a ela o povo se somasse, um símbolo de tempos de redemocratização neste país e esperança em lamentavelmente não vindos por completo tempos melhores, nestes atuais aparentando estar mais distantes por muitos os passos retrocedidos aqui, ali e acolá. O espírito de "É" não pode morrer jamais.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 137 mil dos mais de 4 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.