Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 21 de setembro de 2020
Galo contou com gols "Keno" no 1º lugar resultaram



Eu, se fosse você, minha senhora, meu senhor, pararia de ler esta coluna já agora depois desta gosma melequenta de trocadilho cretiníssimo que fiz no título em cima do nome do autor, em um espaço de 25 minutos na 2ª etapa, das decisivas 3 proezas dos 4 x 3 do Atlético Mineiro sobre o xará Goianiense.

(...tempo...)

Agora que não sobrou mais ninguém na leitura destas mal traçadas linhas, sigamos. Bom, o Keno foi "o cara" na vitória que deixou os comandados do Jorge Sampaoli com 21 pontos e um jogo a menos, favorecidos que foram por mais cedo o Internacional outra vez perder, desta vez Eduardo Coudet e cia. sucumbiram ante o Fortaleza, cujo 1 x 0 foi anotado pelo Felipe, que não ia às redes desde os 2 x 2 com o Figueirense de 2 anos atrás, pela Série B. A noite tricolor foi mais feliz por seu sucesso ser somado ao fracasso do Ceará, que tomou uma lapada de 4 x 2 do Red Bull Bragantino, que não fazia 4 gols num jogo de Série A desde os 4 x 4 com o Santos em 1995 - sim, se sabe que o Massa Bruta ficou 21 anos fora da elite, mas de 25 para 21 não invalida o registro.

A tarde dominical foi de sangrar os olhos para quem, por exemplo, assistiu jogos qualificados do futebol europeu, como os 2 x 0 do Liverpool sobre o Chelsea com a dobra do Mané e um pênalti catado pelo Alisson. O 1 x 0 do Coritiba sobre o Vasco, ao qual não batia em casa pela divisão principal havia 4 jogos desde os 5 x 1 de 2011, foi definido em pênalti na finaleira (Sabino parou em Fernando Miguel, que saiu antes da linha, aí mandaram voltar e Robson guardou) e teve como símbolo da sua qualidade - ou da falta da mesma - o fato do melhor jogador da tarde ser o goleiro coxa-branca Alex Muralha, escolhido pelos telespectadores da Globo. Nada de tão estranho, curioso ou surpreendente não fosse o fato de que... ele estava no banco e não jogou. (rs)

Vi Grêmio 1 x 1 Palmeiras. Show de horrores dos times tanto do Renato Portaluppi - que completou 4 anos no Tricolor, igualou Luiz Felipe Scolari como 2º técnico mais longevo historicamente (363 jogos para ambos, 20 abaixo do recordista Oswaldo "Foguinho" Rolla) e que, mesmo com o time tendo míseras 2 vitórias nas últimas 14 partidas gerais e chegando aos 5 mandos sem sucesso (pior marca desde o 2004 do 2º rebaixamento), disse que crise "está na cabeça de vocês" - quanto do Vanderlei Luxemburgo - que, mesmo sem igualar Sport e Caxias como únicos times a ganhar 3 vezes na Arena pois o Ferreira na finaleira não deixou e "não tinha a necessidade do segundo gol" (doeu demais ouvir do Luxa essa frase futebolisticamente hedionda), não perde no "Novo Casarão" há 5 visitas (só 2 derrotas nos 8 embates ali desde 2015) e não perde há 16 jogos gerais (embora metade deles empatada)

Botafogo e Santos tentaram balançar a roseira, mas não teve banho de bola e sim de água mesmo. Depois daquele bombardeio alvinegro praiano em um mesmo lance não resultar em gol, concluí: se jogassem até quarta-feira de manhã, não ia mudar nada e seguiria 0 x 0. Gol teve foi na domênica noturna, Hernane "brocou" e deu Sport pelo escore mínimo ante o Fluminense. Assim terminou a 11ª rodada - terminou até a página 9, porque no dia 13 do mês que vem ainda terá Flamengo x Goiás, mas que já foi aberta por São Paulo 2 x 0 Athletico e Corinthians 3 x 2 Bahia.

A classificação aponta (asteriscos indicam jogos a menos): em 1º, Atlético Mineiro* com 21; em 2º, Internacional com 20; em 3º, São Paulo* e Palmeiras* com 18; em 5º, Vasco* e Flamengo* com 17; em 7º, Santos com 16; em 8º, Fortaleza com 15; em 9º, Fluminense e Sport com 14; em 11º, Ceará e Grêmio* com 13; em 13º, Corinthians* e Atlético Goianiense* com 12; em 15º, Athletico Paranaense* e Coritiba com 11; em 17º, Red Bull Bragantino e Botafogo* com 10; em 19º, Bahia* com 9; e em 20º, Goiás*** com 8. Próxima rodada: na quarta, Sport x Corinthians; no sábado, Athletico x Bahia, Inter x São Paulo e Galo x Grêmio; no domingo, Vasco x Bragantino, Palmeiras x Flamengo, Ceará x Goiás, Dragão x Botafogo e Santos x Fortaleza; e segunda que vem, Fluminense x Coritiba.

Os destaques do fim-de-semana

Campeonato Brasileiro Série B A 10ª rodada terminou com América Mineiro 0 x 1 Figueirense, Ponte Preta 1 x 1 Operário, CSA 3 x 1 Cruzeiro (destaquei na coluna de ontem), Cuiabá 3 x 0 Oeste (os mandantes exibiram uma faixa de protesto contra as queimadas no Pantanal, cuja fumaça chegou a ser notada na Arena) e Avaí 2 x 5 Sampaio Corrêa (os avaianos não tomavam tantos gols na Ressacada desde os 6 x 1 do Palmeiras na Série B de 2003). Esta noite tem Botafogo de Ribeirão Preto x Brasil. A classificação com asteriscos indicando jogos a menos: em 1º, Cuiabá com 21; em 2º, Paraná com 20; em 3º, Ponte Preta com 18; em 4º, Chapecoense** e América com 17; em 6º, Operário e Juventude com 16; em 8º, Vitória e Náutico com 14; em 10º, CRB* com 13; em 11º, Confiança com 11; em 12º, Avaí e Brasil** com 10; em 14º, Figueirense* com 9; em 15º, Cruzeiro, Botafogo* e Guarani com 8; em 18º, Sampaio Corrêa** e CSA* com 7; e em 20º, Oeste com 6.

Campeonato Brasileiro Série D Um dos destaques da 1ª rodada foi Nacional 1 x 4 Ferroviária. Numa semana marcada pela tragédia do presidente assassinado pelo ex-jogador, não tinha mesmo ter alegria e sorriso do Nacional dentro de campo. A derrota em campo acaba sendo o de menos ante a derrota da existência humana com o crime cometido.

Campeonato Uruguaio Loco Abreu foi o destaque dos 2 x 2 do seu Boston River com o Danubio. Técnico do time visitante, ele também joga na equipe e "se escalou-se a si mesmo" e marcou o gol do empate.

Curtinhas Esportivas

Covid-19 em massa no Flamengo Nada mais e nada menos que 6 jogadores infectados, um deles Diego Ribas, durante o período em que o time está no Equador após tomar 5 x 0 do Independiente del Valle e amanhã encarar o Barcelona. A Conmebol não vai adiar o jogo sob a alegação de ter permitido 50 inscrições para cada time, algo feito após os casos em alta quantidade no Boca Juniors (14, dos quais os 4 goleiros). Isso acontece poucos dias depois do vice de futebol Marcos Braz defender a volta parcial do público aos estádios no Brasileirão, o que no caso rubro-negro o beneficiaria a partir do dia 4, contra o Athletico.

Mantenhamos cuidado máximo, pessoas! Gente, o coronavírus não é brincadeira, a propagação dele não diminuiu e nem sequer acabou. Muitas coisas estão aceleradas demais para o cenário atual, falei muito sobre isso na coluna de anteontem. O próprio Flamengo deu um pontapé decisivo para este retorno muito antes da hora quando agiu nos bastidores para a volta do Campeonato Carioca, no que foi seguido em seguida por todo mundo (todos errados, diga-se, mas alguém errou primeiro antes dos outros também errarem). Vale aqui para o Brasil, vale para a América Latina, vale para o mundo - vamos ver como será a Alemanha daqui a alguns dias com isso dela liberar até 20% de público na Bundesliga, se será positiva ou negativa a consequência. O mínimo descuido e o estrago está feito. No mais, a Conmebol já dizer que não adiará a partida e que aplicará W.O. é só mais uma de suas mesquinharias habituais e revoltantes, mas isso não surpreende mais ninguém.

Se um protesto podia, o outro também pode, CBV Por isso completamente fora de propósito a nota de repúdio dela à manifestação da Carol Solberg após ela e Talita obterem o 3º lugar na etapa de Saquarema do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Em 2018, Wallace e Maurício Souza fizeram um sinal de 17 em alusão ao número de Jair Bolsonaro na eleição presidencial após uma vitória do Brasil e a entidade disse que, apesar de não compactuar com manifestação política, defendia a liberdade de expressão. Agora com a Carol, mudou totalmente de postura e disse que tomará medidas cabíveis para fatos assim, que "denigrem" (outro erro, o uso da expressão não mais compatível nos tempos atuais "denegrir") a imagem do esporte, não mais serem praticados. Dois pesos e duas medidas. Quando é a favor do seu aliado, tudo bem; quando é contra, fazem a caveira. Se uma pôde, a outra também pode, oras. Essa gente se merece. E ninguém merece essa gente.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Rádio Guaíba dispensa Gustavo Chagas O repórter foi demitido hoje após 3 anos de atuação na emissora. Lamento e lastimo, não só isso, mas outras coisas mais que deixa quieto por enquanto. Volte logo, Gustavo.

Novas tardes da BandNews FM A partir de hoje tendo Débora Alfano no lugar de Carla Bigatto no "BandNews no Meio do Dia", Thaís Dias estreando no "Expresso BandNews" com Sandro Badaró às 14h, Fábio França indo para o "BandNews em Alta Frequência" com Gabriela Mayer e André Coutinho às 15h e a volta do "BandNews São Paulo - 2ª Edição" às 17h, com Débora Alfano e Felipe Bueno.

Mexe-mexe na Globo Nordeste? Afirmou o jornalista Magno Martins em seu blog que sim, e possivelmente já a partir de amanhã. Ninguém sairia da emissora e nem chegaria outros contratados, seriam somente mudanças de posições: Clarissa Góes voltaria a apresentar o "Bom Dia Pernambuco" no lugar do Pedro Lins, que iria para o "NETV - 1ª Edição" substituindo Márcio Bonfim, que assumiria o "NETV - 2ª Edição" trocando de posição com Meiry Lanunce, que iria para a reportagem no lugar da Clarissa. Que dança das cadeiras, heinhô?

B.O. de Fábio Ramalho contra motorista do Uber Li na Fábia Oliveira que um motorista cancelou uma corrida que faria com o jornalista da Record por ver que o endereço de destino seria a sede da emissora e expulsá-lo do carro aos gritos de "evangélico". Fábio é evangélico, mas não disse isso em momento algum, daí concluir ter a ver com o endereço final a reação do condutor. Complemante descabido, tendo sido assim a história. Todas as religiões devem ser respeitadas, respeito quem não merece são extremistas religiosos de todos os tipos. Não é porque a Record pertence à Igreja Universal e que a Universal é o que todos sabemos que é que um funcionário da emissora deva ser nivelado a esse ponto, também não é por aí.

Heloísa Villela trocou a Record pela CNN Sei pelo Gabriel de Oliveira que a correspondente em Nova York deixou a emissora aberta após 13 anos e foi para o canal fechado no lugar da Luiza Duarte, que oficialmente saiu para tocar projetos pessoais, mas que internamente dizem que teriam saído por não corresponder ao esperado pela direção. Heloísa aparecerá principalmente no "Live CNN" e no "Visão CNN".

Roberto Cabrini fora do SBT? Sônia Racy noticia hoje que isso está por acontecer e que o "Conexão Repórter" deixará a programação após 10 anos e meio. Seria uma lástima se isso acontecesse.

Agora vai ao ar a Mariana Godoy Começa hoje o programa dela na TV Bandeirantes, não aquele que seria matinal no lugar do "Aqui Agora" por estreado hoje o Edu Guedes à frente do "The Chef" das 9h às 11h, mas sim o semanal "Melhor Agora", das 22h45 à 0h, depois dele passando a entrar o "Largados e Pelados". Além das noites de segunda na tela da Band, Mariana entregou anteontem no ar, durante entrevista à Cátia Fonseca no "Do Bom e do Melhor", que estreará na Rádio Bandeirantes no próximo dia 5 como participante do "Jornal Gente", que desde a morte do José Paulo de Andrade ficou apenas com o trio composto por Pedro Campos, Thays Freitas e Cláudio Humberto, este apenas até 9h por depois entrar no ar na BandNews FM de Brasília. Desde que deixou a GloboNews, Mariana parou de fazer o dito "hard news" - exceção ao breve período em que apresentou o "RedeTV! News" ao lado do Boris Casoy.

O patrão enlouqueceu E não falo do Ricardo Eletro e sim do Silvio Santos mesmo. Do nada, no meio do seu programa de ontem perto das 22h, ele mandou que o SBT reprisasse uma entrevista dada ao Otávio Mesquita por... Jassa. Sim, o Jassa que cuida dos cabelos do "Patrão" há 4 décadas. Mais uma amostra daquilo da sigla SBT significar em fato "Silvio Brincando de Televisão", eh, eh...

Xuxa está deixando a Record Admitido pela própria a'O Globo, 5 anos estará fechando na emissora ao término deste ano. E depois, qual será o futuro dela na telinha? Reina uma interessante expectativa desde já.

Ana Maria Braga na "Roda Viva" A apresentadora do "Mais Você", devidamente liberada pela Globo, será entrevistada às 22h de hoje.

O estrago do "Globo Repórter" da última sexta Boa parte destinada a babar ovo do próprio Plim-Plim poderia ter sido usada para recordar, mesmo que brevemente, muitas produções tanto próprias quanto das concorrentes - ainda mais que a proposta era falar dos 70 anos da televisão no Brasil e em fato o que se viu foi um especial dos 55 anos da Globo com "pitaquinhos" de outros canais, mais dos extintos que dos atuais concorrentes. Na parte destinada ao humor, a "Praça" recordada foi não a original "Praça da Alegria" ou a longeva sucessora "Praça é Nossa", mas sim a "Praça da Alegria" versão Globo só porque era a dela. Outros clássicos também foram ignorados, como "Os Trapalhões" e "Casseta & Planeta Urgente". Este último, aliás, levou Hélio de la Peña a protestar nas redes sociais contra o esquecimento em resposta a um protesto inicial do Cláudio Manoel.

"A Força do Querer" de volta O novelaço-aço-aço de Glória Perez em 2017 voltará a passar a partir desta noite, nos brindando de novo com a Bibi Perigosa da Juliana Paes, a Jeiza da Paolla Oliveira e a Ritinha da Isis Valverde (fora outras maravilhosas como Maria Fernanda e Débora Falabella - e, sim, tô ignorando o macharedo e falando só das madames lindonas, rs). Só é muito recente para retornar, mesmo que em situação emergencial. Se fosse para repetir uma novela das 9 em HD, deveria ser ou "Avenida Brasil" (impossível por já repetida há pouco tempo no "Vale a Pena Ver de Novo") ou "A Favorita" (impossível por ser um dos carros-chefe das novelas publicadas atualmente pelo GloboPlay) - ou então, quem sabe, "Duas Caras" mesmo, a 1ª HD global.

"Malhação" original de volta no Viva A partir das 16h15, o primeiro ano da novela de fim de tarde estará no ar. Essa fase, sim, valerá muito demais acompanhar de novo. Me lembro que, ao assisti-la originalmente, me sentia representado pelo Héricles do Danton Mello quando fascinado pela Bella (no duplo sentido, do nome da personagem e da boniteza visual) da Juliana Martins ao som de Patrícia Marx cantando "Espelhos D'Água", fora a abertura com a eterna "Assim Caminha a Humanidade", do Lulu Santos. Aí sim, resgate de respeito.

Varrida histórica no Emmy 2020 Não foi na categoria das séries de drama, bem repartida nas principais premiações entre "Sucession" (série e ator para Jeremy Strong), "Euphoria" (atriz para Zendaya), "Ozark" (atriz coadjuvante para Julia Garner) e "The Morning Show" (ator coadjuvante para Billy Crudup), mas sim nas séries de comédia - uma série de comédia apenas em rigorosamente todas as categorias sem exceções, um feito histórico. Coube a "Schitt's Creek" a honraria máxima em série, direção, roteiro e atores tanto principais para Eugene Levy e Catherine O'Hara quanto coadjuvantes para Dan Levy e Annie Murphy.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Camila Falabela

Camila Falabela, produtora de reportagem da Globo Minas e ex-Bandeirantes e Record. Conheci ela meses atrás ao vê-la reportando, não lembro se na GloboNews ou na Globo aberta, mas de máscara, como tem sido praxe nas emissoras nestes tempos pandêmicos. Aí a encontrei nas redes sociais e topei "só" com essa infinitude esplendorosamente apaixonantérrima e suspirantemente formosuraça-aça-aça de mulher. Coração disparou mais que a bolsa de valores em dia de grande empresa comprando outra grande empresa.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 21 de setembro, são estas:

*70 anos de Bill Murray, comediante revelado pelo "Saturday Night Live" e ganhador do Globo de Ouro por "Encontros e Desencontros", marcante também em "Os Caça-Fantasmas", "Nosso Querido Bob" e "Feitiço do Tempo".

*65 anos ao dobrado: de François Cluzet, ator de filmes como "Intocáveis"; e da última luta do boxeador campeão mundial dos pesados Rocky Marciano, nocauteando Archie Moore.

*60 anos de David James Elliott, ator que fez o Harm de "JAG - Ases Invencíveis".

*45 anos de Acelino Popó Freitas, ex-boxeador tetracampeão mundial em duas categorias diferentes e ex-deputado federal.

*35 anos de Pedro Geromel, zagueiro do Grêmio vencedor da Copa do Brasil de 2016, da Libertadores de 2017, da Recopa Sul-Americana de 2018 e tricampeão gaúcho.

*30 anos de Wirley Contaifer, dublador destacado por ser voz de Tom Holland como Homem-Aranha.

*5 anos do 67º Emmy, que premiou "Game of Thrones" em drama e "Veep" em comédia como as melhores séries do ano.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 137 mil dos mais de 4 milhões e 500 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.