Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 18 de setembro de 2020
Um vexame histórico do Flamengo



Parece inacreditável abrir uma coluna com um título desses menos de 1 ano após aquele título sensacional diante do River Plate em Lima. Mas aconteceu - e virou manchete, como diriam Paulo Stein e Márcio Guedes. Com golaços tanto individuais quanto coletivos, o Independiente del Valle do Miguel Ángel Ramirez deu um banho de bola e impôs um 1, 2, 3, 4, 5 x 0 acachapante no rubro-negro, que escapou de tomar mais gols. Domenec Torrent perdeu seu 4º de 11 jogos no clube, rapidissíssimo ele igualou a marca do Jorge Jesus nos seus 56. O Mengão não tomava 5 gols de diferença desde os 5 x 0 do Coritiba na 6ª rodada do Brasileirão de 2009 e sofreu não só sua pior derrota em Libertadores, superando os 5 x 1 do Grêmio na fase semifinal de 1984, mas a pior derrota de um atual campeão na sexagenária história da competição.

A sorte dos cariocas, que estão com 6 pontos no Grupo A contra 9 dos equatorianos, é que seu próximo adversário está zerado e quase eliminado. O Barcelona tomou 2 x 1 em casa do Junior, que foi aos 3. Como esta partida será no próprio Equador, o Flamengo poderá permanecer por lá pois a bola rolará na terça, visto que não atuará na Série A neste fim-de-semana por impossível o intervalo de 66 horas entre um jogo e outro - fora que não faria o menor sentido, ainda mais nestes tempos pandêmicos, sair do Equador de volta para o Brasil e voltar de cá para lá em menos de 5 dias.

Outro que decepcionou foi o São Paulo no Grupo D. Nem parecia que o River Plate estava havia 6 meses sem jogar, tão consistente que se mostrou. A sorte tricolor foi que ele nem precisou marcar para garantir o 2 x 2 - claro, todos os gols marcados pelos argentinos sendo dois deles contra, algo que não acontecia desde 1942, numa derrota millonaria pro Racing por 6 x 1 (crédito a quem merece: essa eu vi no Twitter do Silvio Maverino). Ambos foram aos 4 pontos, mas os tricolores estão em 3º por ter saldo 2 contra saldo 5 do River, que na terça que vem visitará o Binacional, lanterna com 3. No mesmo dia, os são-paulinos vão ao Equador para encarar a LDU, líder com 6 - motivo pelo qual seu jogo pela rodada deste fim-de-semana na Série A, contra o Athletico Paranaense, já aconteceu há 3 semanas. O Tricolor manteve sua escrita de jamais perder para argentinos no Morumbi pela Libertadores em 12 enfrentamentos, mas agora empatou pela vez 2ª. Agora, o desafio será voltar a ganhar fora, algo que não ocorre desde o Danubio em 2015. Depois disso, 10 visitas fracassadas pelo torneio, das quais 6 perdidas.

Também ontem, o Grupo B foi movimentado pelos 4 x 1 do Guaraní sobre o Tigre, que levou os paraguaios aos 6 pontos. Eles serão os adversários do líder 100% Palmeiras na próxima quarta. Já no Grupo G, que tem o Santos líder com 7 e o Olimpia em 2º com 5, o Defensa y Justicia foi aos 3 ao tocar 3 x 0 no Delfín, 1 mísero pontinho. Este jogo e também Racing 0 x 1 Nacional, pelo Grupo F, tiveram as duas primeiras presenças femininas em equipes de arbitragem da história da Libertadores masculina, ambas de bandeirinhas argentinas. A vitória do Defensa contou com Daniela Milone e o triunfo do Nacional do Uruguai teve Mariana de Almeida na equipe que substituiu a brasileira afastada por infectada pela Covid-19.

Os destaques de ontem e de hoje

Copa do Brasil A ida da 4ª fase terminou com as vantagens do Botafogo por 1 x 0 sobre o Vasco e do Juventude por 2 x 0 diante do CRB.

Campeonato Brasileiro Série B A 10ª rodada começará hoje com Confiança x Guarani (16º x 15º ambos com 8 pontos) e Náutico (9º com 13) x Chapecoense (5ª com 16 pontos em 7 jogos).

Curtinhas Esportivas

Mal chegou e já caiu fora É Argel Fucks no CSA: 4 jogos em 18 dias e já "elvis", como diria Priscilla Presley. O auxiliar Adriano Rodrigues dirigirá o time amanhã à noite, contra o Cruzeiro.

Boa sorte, Sport Votos necessários com isso do Thiago Neves ser contratado até o fim do Brasileirão. Pior é que tem torcedor jurando que desta vez ele deslanchará, vide a - indevida nestes tempos pandêmicos - aglomeração com "AG" maiúsculo na chegada dele no aeroporto de Recife. Tomara mesmo que haja positivismo nesta passagem, torço por isso menos pelo Thiago por não merecedor disso ante sua postura dentro e fora de campo no Cruzeiro e no Grêmio, mas mais pelo rubro-negro mesmo. Dando tudo certo, serei o primeiro a reconhecer isso.

D'Alessandro é cidadão brasileiro Tendo agora a cidadania do país no qual está desde 2008 com exceção daquele empréstimo ao River Plate ao 2016, o argentino libera uma vaga de estrangeiro no Internacional, que tem feito mais jus ao nome do que nunca com tantos "forasteiros" no grupo atual.

Higuaín deixou a Juventus Nela estava desde 2016, embora emprestado duas vezes para Milan e Chelsea. Na Velha Senhora, o atacante venceu três Italianos e duas Copas da UEFA.

Mundiais de vôlei cancelados Claro, consequência do coronavírus. O delas seria na China e o deles na Itália. Os torneios voltarão em 2021, em novas sedes a definir. Se acontecessem neste ano, teriam o Minas no feminino e o Cruzeiro no masculino enquanto atuais campeões sul-americanos.

Mudança no tênis A partir do ano que vem, a Fed Cup (torneio feminino de seleções) se chamará Copa Billie Jean King, uma homenagem à ex-líder do ranking e criadora da WTA, icônica representante das mulheres de raquete.

Grande ausência em Roland Garros Campeã do Aberto dos EUA, Naomi Osaka não estará na França pois sofre há semanas com problemas físicos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Mudança importante na BandNews FM Além daquelas que registrei na coluna de anteontem - Débora Alfano substituindo Carla Bigatto no "BandNews no Meio do Dia", Thaís Dias e Sandro Badaró no "Expresso BandNews" das 14h às 15h e Fábio França, Gabriela Mayer e André Coutinho no "BandNews em Alta Frequência" -, outras serão um novo noticiário das 22h às 23h com Maíra Gama e Narley Resende, o que fará o esportivo "BandNews na Área" começar mais cedo e ser menor, às 21h40. Mas a principal de todas é que os paulistanos voltarão a ter um jornal só deles no fim de tarde com o retorno do "BandNews São Paulo - 2ª Edição", originalmente transmitido nas 18h hoje pertencentes ao "É da Coisa" de Reinaldo Azevedo e que agora serão das 17h às 18h, com a já citada Débora Alfano e Felipe Bueno. Até então, o "Alta Frequência" não era 100% nacional pois seguia só na matriz da rede depois das 17h para que cada praça fique com uma hora só de notícias locais.

As primeiras da CNN Rádio Com estreia dentro da Rede Transamérica marcada para 5 de outubro, já teve divulgados seus dois primeiros programas, não com títulos ainda, mas sim com seus apresentadores: Roberto Nonato (ex-CBN) das 6h às 10h e Sidney Rezende e Thaís Herédia das 10h às 12h. Muito ouvi o Nonato nesta faixa das 6 da manhã quando era apresentador da Antena 1 FM (atividade simultânea à CBN), enquanto Sidney volta a um horário tão familiar para ele nos muitos anos de comando do "CBN Rio", da qual saiu em 2008 - o que gerou uma instabilidade no matinal a ponto de haver algumas trocas de apresentadores nestes 12 anos seguintes e abriu terreno para um avanço do "BandNews Rio de Janeiro" do saudoso Ricardo Boechat. Já Thaís voltará a ser matinal radiofônica após ter feito o "Jornal Gente" na Bandeirantes.

Mais uma novidade na Rádio Guaíba Depois do Sandro Fávero para a apresentação do "Guaíba Correio Rural", leio no Coletiva que chegou outro profissional para a reportagem do jornalismo geral: Aristóteles Júnior, que saiu recentemente da Band RS após 3 anos, nos quais passou pela Bandeirantes AM/FM, pela BandNews FM e pela TV Band, inclusive aparecendo nacionalmente em todas.

Max Corrêa de volta à telinha O ex-repórter de jornalismo geral e esportes da TV Bandeirantes passou a participar do "Bom Dia Rio Grande" na RBS TV, da qual já fazia parte atrás das câmeras como editor.

Por falar na RBS TV... como domingo é a data máxima do Rio Grande do Sul, será exibido amanhã o especial "Dia do Gaúcho", das 14h40 às 15h05, logo após o "Posso Entrar".

"Globo Repórter" sobre os 70 anos da TV brasileira Será o primeiro de dois dedicados ao tema, com exibição prevista para 23h05, logo após a reprise do último capítulo de "Fina Estampa" e duração de 80 minutos.

Quem não viu, não perdeu pois tem como recuperar Falo da estreia ontem de "Os Campeões de Audiência", série da TV Cultura em 3 episódios sobre os 70 anos da TV no Brasil. Muita gente no Twitter queria assisti-lo e não conseguiu por motivos variados, como ter outro compromisso no horário ou mesmo a afiliada local não retransmiti-lo. Felizmente a emissora disponibilizou o material na íntegra tanto em sua fanpage do Facebook quanto em seu canal no YouTube, disponíveis estando seus 46 minutos de depoimentos atuais e imagens históricas de arquivo de todos os canais para quem quiser curtir este trabalho muito elogiado por quem o acompanhou - e que, em seus créditos finais, foi dedicado ao diretor geral da casa, Del Rangel, falecido há 2 meses.



Live campeoníssima no YouTube No dia em que a televisão faz 70 anos no Brasil (mas pode chamar de hoje que dá no mesmo), um grande encontro virtual acontecerá às 7 da noite e reunirá quatro donos de canais no YouTube dedicados a trazer relíquias descobertas em fitas VHS pelo simples prazer do resgate da memória afetiva e da história audiovisual do veículo, muitas vezes com achados que as próprias emissoras nem devem ter mais nos próprios alfarrábios: Danilo Rodrigues, hoje do "Arquivo de Vídeos" e antes do "Pedro Janov", lamentavelmente excluído devido a strikes em massa da TV Globo - o que, nada me tira da cabeça por ter sido coincidência demais, aconteceu pouco tempo depois de viralizar nas redes sociais um recorte de um vídeo dele do "Jornal da Globo" com uma matéria de 25 anos do César Tralli que era "gordofobia" pura, o que gerou muitas críticas por ser algo ali comum, mas que não cabe mais nos tempos atuais onde todos estamos procurando corrigir erros de postura do passado e melhorarmos como pessoas (quero voltar melhor a esse assunto neste fim-de-semana, lembrem-me disso para eu não esquecer); Fábio Marckezini, do "Arquivo Marckezini"; João Antônio Franz, da "Videoteca do Jota"; e Marque Neto, do "MofoTV". Convidados especiais também estarão nessa, como Ted Sartori ("Arquivos 1000" e "Só Esportes"), Giorgio Guedin, Paulo Pacheco e o @BrazaEsthetic do Twitter, entre outros. É uma legítima seleção brasileira do arquivismo televisivo brasileiro.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta-feira, 18 de setembro, são estas:

*115 anos do nascimento de Greta Garbo, atriz falecida em 1990 e indicada ao Oscar por "Anna Christie", "Romance", "A Dama das Camélias" e "Ninotchka" - no livro "Apontamentos de História Sobrenatural", de 1976, disse o conterrâneo Mário Quintana em "Dois Versos Para Greta" (mentalizá-los na voz de Milton Ferretti Jung no "Quintanares" da Rádio Guaíba): "O teu sorriso é imemorial como as Pirâmides. E puro como a flor que abriu na manhã de hoje…"

*100 anos do nascimento de Jack Warden, ator falecido em 2006 e ganhador do Emmy pelo telefilme "Glória e Derrota", além de astro da série "Faro Fino" e partícipe de películas como "Justiça Para Todos" e "Enquanto Você Dormia".

*80 anos de Frankie Avalon, cantor de músicas como "Venus" e protagonista dos filmes da "Turma da Praia" em dupla com Anette Funicello.

*75 anos de John McAfee, programador de computadores que fundou a McAfee, aquela do antivírus que remove malwares.

*70 anos do surgimento da televisão no Brasil com a inauguração da pioneira TV Tupi no canal 4 de São Paulo (extinto em 1980 e que voltou ao ar em 1981 como SBT).

*55 anos de duas séries icônicas: "Agente 86", estrelada por Don Adams e Barbara Feldon em 138 episódios até 1970; e "Jeannie é um Gênio", com Barbara Eden e Larry Hagman em 139 episódios também até 1970.

Bela do Dia: Daniela Lima

Daniela Lima, apresentadora da CNN. Informativa, simpática e descontraída, tem sido um ponto alto do canal na apresentação do vespertino "CNN 360º". Dos melhores motivos pra ver a CNN.

*50 anos ao quadrado: de Marcello Airoldi, ator de novelas como "Viver a Vida" e de vários filmes; de Frank Aguiar, político e cantor conhecido como "Cãozinho dos Teclados"; de Aisha Tyler, atriz que fez a Charlie em "Friends" e a dra. Tara Lewis em "Mentes Criminosas"; e da morte do mestre máximo das guitarras Jimi Hendrix, nascido em 1942.

*45 anos de Poliana Abritta, apresentadora do "Fantástico" na Globo.

*40 anos de Ilan, ex-futebolista campeão por Paraná (Módulo Amarelo da João Havelange de 2000), São Paulo (RJ/SP de 2001) e especialmente Atlético Paranaense (Brasileirão de 2001 e bi estadual em 2001 e 2002).

*30 anos da escolha de Atlanta para sediar os Jogos Olímpicos de 1996.

*25 anos da morte de Henriqueta Brieba, atriz nascida em 1901 - catalã de nascimento - e com mais de 7 décadas de carreira no teatro de revista, no cinema em filmes como "Toda Nudez Será Castigada" e na televisão em produções como o "Viva o Gordo".

*15 anos do 57º Emmy, que laureou "Lost" em drama e "Raymond e Cia." em comédia como as melhores séries do ano.

*5 anos da aparição de Aline Aguiar, então repórter e hoje apresentadora da Globo Minas, em uma matéria do "Bem Estar" sobre como manter os cabelos cacheados e saudáveis - e ela, que desde a TV Alterosa adotava o liso, mudou para o cacheado naquele ano, o que a deixou ainda mais linda do que já era (já era uma gatinha cativante com cabelo liso, mas com os cachos ficou devastadoramente arrebatadora).

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 135 mil dos mais de 4 milhões e 400 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.