Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 16 de setembro de 2020
A redenção de Walter

P.S. (não de "pós" e sim de "pré-scriptum" mesmo): obrigado às damas e aos cavalheiros que mandaram mensagens por Twitter, Facebook, Instagram e Whatsapp pelo regresso do PAPO DE BOLA - O SITE desde ontem. Ainda vou responder todas, pelas quais agradeço muito - e farei o mesmo em relação às enviadas pelos 39 anos que completo hoje. Vou gastar o dedo de tanto responder, mas por coisa boa vale muito a pena.



Este jogador nós, aqui da aldeia pampeana, conhecemos muito bem por ter surgido no Internacional como grande promessa nunca concretizada por completo. Sempre enfrentou problemas extracampo até não poder mais, especialmente de peso, ao longo da carreira. Recentemente, ficou um tempão suspenso por doping. Ganha agora no Athletico Paranaense mais uma chance. Mas ao contrário de outros indisciplinados da bola, de alguma maneira fica uma ponta de esperança numa volta por cima dele. Este sentimento foi reforçado ontem com o gol decisivo dos 3 x 2 sobre o Jorge Wilstermann, que por duas vezes esteve na frente do marcador. Como genialmente disse Ayrton Baptista Jr. nas redes: o Athletico teve atitude na altitude. São agora 6 pontos no Grupo C, mesma pontuação do seu próximo adversário, o Colo-Colo, que fez 2 x 1 no Peñarol. Os rubro-negros vinham de 6 visitas perdidas pela Libertadores, não ganhavam fora desde os 3 x 2 sobre a Católica em 2017.

Universidad Católica, que será a adversária do Grêmio, cujo sentimento de sua torcida é de frustração por ontem à noite, quando a expectativa era que fosse anunciado Cavani como novo reforço durante o evento de aniversário de 117 anos - e inúmeras indiretas neste sentido foram dadas, mas nada de confirmá-lo como jogador tricolor, diferentemente do que tem sido noticiado aqui, ali e acolá há alguns dias, o que gerou um falatório tremendo e ajudou a minimizar o alcance e a lembrança do futebol reduzido que o time mostra há um bom tempo. Vamos ver se sai a 1ª vitória gremista sobre a "PUC chilena" em Santiago, o que não aconteceu nem no empate pela Mercosul de 1998 e nem nas duas derrotas pela Libertadores em 2011 e no ano passado. Por falar em passado: passados 27 anos, o Internacional voltará a pegar o América de Cáli por esta competição. Naquele 1993 de melancólica presença vermelha, o duelo entre eles no Beira-Rio ficou no 1 x 1. Embora líder do Brasileirão, o Colorado ainda não é unanimidade, até por vir de derrota pro Goiás e algumas atuações contestadas, como aquela do empate com o Bahia, mesmo que algumas críticas sejam exageradas.

E tem também os paulistas. O São Paulo só joga amanhã contra o River Plate, mas o Grupo D voltou a ser movimentado ontem pelo 1 x 0 da LDU sobre o Binacional, que deixou os equatorianos com 6 pontos contra 3 dos demais. Em enfrentamento aguardadíssimo por motivos televisivos, o Palmeiras visitará o Bolívar. Por fim, ontem teve Santos, mas foi como se não tivesse dado o "oxo" dele com o Olimpia, que só serviu para levá-lo aos 7 pontos no Grupo G, contra 5 dos paraguaios. Partida tão chinfrim que até encarar essa novela abaixo da crítica que é "Fina Estampa" foi mais negócio - e por aí se tem noção de quão chatíssimo foi o jogo. Bom, o próprio gramado da Vila Belmiro mostrou que não dava para querer coisa boa desta pugna renhida. Tinha setores tão embranquecidos que ele parecia cabelo com caspa.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Brasileiro A 11ª rodada começará hoje mesmo com Corinthians x Bahia. Ambos têm 9 pontos nos respectivos 15º e 16º lugares. Mesmo que 9 também seja a pontuação do Botafogo, o perdedor - caso haja - na Neo Química Arena não entrará nos quatro últimos pois ambos já ganharam 2 vezes contra uma solitária dos cariocas. Enquanto os tricolores agora liderados por Mano Menezes querem repetir exatos 30 anos atrás no tocante a ganhar de um grande paulista em Sampa City (naquele 16 de setembro de 1990, o Esquadrão de Aço fez 2 x 1 sobre o Palmeiras no antigo jardim suspenso), os alvinegros vêm de tensão absoluta depois das agressões e hostilidades dos torcedores organizados na volta para casa após a derrota pro Fluminense, o que rendeu imagens condenáveis, reprováveis e lastimáveis, que se somaram a algumas nada positivas destes dias no futebol brasileiro, vide aquele horror no Figueirense e agora baderna também no CSA.

Copa do Brasil A 4ª fase terá hoje Fluminense x Atlético Goianiense, Brusque x Ceará e Ponte Preta x América Mineiro pela rodada de ida.

Brasileirão Série B Compromissos pendentes da 3ª rodada: ontem, Confiança e Avaí deram uma daquele clássico de João Bosco e Aldir Blanc imortalizado por Elis Regina, pois foi 2 pra lá e 2 pra cá (Dan Sister adora dizer isso nas locuções de gols da rodada na TV Bandeirantes, eh, eh). Catarinenses em 11º, com 10 pontos, e sergipanos em 16º, com 8. Hoje tem CSA, lanterna com 4 pontos, versus Cuiabá, 7º com 15.

Paulistão Série A2 A vitória do São Bento sobre o Taubaté por 8 x 7 nos pênaltis após 1 x 1 no tempo normal determinou estas semifinais, das quais sairão os finalistas que irão para a próxima divisão principal: São Bernardo x São Bento e São Caetano x XV de Piracicaba.

Liga dos Campeões da UEFA O que teve de torcedor do Flamengo rogando praga para Jorge Jesus pela forma como ele deixou o clube não foi fácil - e pegou com "PE" maiúsculo, como diriam em Garanhuns, Ipojuca e Arcoverde, aquela que tem um Flamengo para chamar de seu. Benfica eliminado ainda na 3ª fase prévia, 2 x 1 para o PAOK. Para deixar a coisa mais "piada pronta" ainda, o técnico do time grego se chama Abel - Abel Ferreira. E um dos times pelos quais ele passou foi o Sporting Braga em Portugal. O Extra não aguentou e lascou ontem essa: "Conheça Abel, ex-Braga, técnico que eliminou Jorge Jesus da Champions League". Pena que o texto com trocadilho na manchete alusivo ao técnico antecessor do "Mister" não foi assinado, queria cumprimentar muito seu autor pela maravilhosa sacada.

Curtinhas Esportivas

Rumo ao Catar em 2022 Outubro marcará o início da eliminatória sul-americana, confirmou a Conmebol.

Esse cara é doente, débil, mau caráter ou tudo junto? Noel Le Graet, o nome da excrescência desumana que preside a Federação Francesa. Como não tratá-lo desta maneira truculenta verbalmente falando depois que ele, ao comentar em entrevista à RMC o racismo cometido por Álvaro González, do Olympique, contra Neymar, do Paris Saint Germain, diz que "racismo no esporte - e no futebol em particular - não existe ou quase não existe" e que tanto é assim que "temos menos de 1% de problemas assim hoje" e que "quando um negro marca, todo o estádio aplaude"??? Mas meu Deus do céu!!!

Viradaça na NBA O Denver Nuggets estava em desvantagem para o Los Angeles Clippers, mas virou de 1 x 3 para 4 x 3 ao ganhar por 104 x 89 no jogo decisivo e decidirá a Conferência Oeste contra o Los Angeles Lakers. 4º play-off seguido com os Nuggets jogando 7 vezes e 3º vencido. Como diria o há 106 anos nascido Lupicínio Rodrigues: é preciso ter nervos de aço. Ontem, a final do Leste começou com o Miami Heat fazendo 117 x 114 no Boston Celtics.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Prêmio Press 2020 Não acontecerá da forma tradicional este ano, evidentemente, mas o evento já clássico da Revista Press nos finais de todos os anos para distinguir os melhores da comunicação no Rio Grande do Sul será realizado virtualmente em 8 de dezembro, nos estúdios da RDC TV. A votação está aberta aqui e vai até 1º de novembro.

Voz nova na Rádio Guaíba Li no Coletiva que o programa "Guaíba Correio Rural", veiculado diariamente às 5h e aos sábados às 8h30, passará a ser apresentado por Sandro Fávero, que trabalhou na RBS de 2006 até 2011 em vários veículos, como o Canal Rural, a TVCOM e a Rádio Gaúcha, da qual foi correspondente em SP por um curto período. Ele substitui Lucas Rivas, que deixou a emissora para cobrir as eleições daqui de Porto Alegre para o jornal O Estado de S.Paulo.

Morreu o fundador da Rádio Transamérica Banqueiro e empresário de 99 anos, Aloysio de Andrade Faria partiu de causas naturais. Os muitos negócios do Conglomerado Alfa em várias áreas incluem a emissora, surgida originalmente em 1976 em Recife e depois expandida para outras partes do país com matriz em São Paulo - matriz esta, aliás, que receberá em breve o projeto "CNN Rádio", que será coordenado pela ex-CBN Joyce Murasaki, pelo que li no Flávio Ricco.

Mudanças na BandNews FM Vem aí trocas na grade das tardes (obrigado pela dica ao excelso Alef de Lima, ainda que neste caso específico eu não deveria chamá-lo de "excelso" por esta palavra lembrar Excelsior, no lugar da qual em SP entrou a concorrente direta CBN, mas agora já foi de qualquer maneira): o "BandNews no Meio do Dia" manterá Eduardo Oinegue (o "amigo" de Davi Alcolumbre, vide maravilhosa tirada dele no "Jornal da Band" de ontem) e Felipe Bueno, mas Carla Bigatto sai e Débora Alfano a substitui; depois vem o "Expresso BandNews" das 14h às 15h, com Thaís Dias (nestes dias substituindo Cynthia Martins à noite no "Band Notícias") e Sandro Badaró; e na sequência chegará o "BandNews em Alta Frequência" até as 17h, agora com Fábio França, Gabriela Mayer e André Coutinho - às 17h tem a divisão de rede para as atrações locais.

Tanta gente saindo que me perdi Obrigado ao Carlos Sousa por me lembrar que, além dos ontem citados Maicon Mendes, Marina Machado e Michelle Trombelli, outra baixa na reportagem geral da TV Bandeirantes foi a da "Kim Basinger de Criciúma" Sandra Redivo, que batia ponto diariamente no "Brasil Urgente". Ê Band!!! Não aprende nunca...

Acabou o "Globo Urgente News" Desde que a pandemia começou no Brasil há 6 meses, a GloboNews deixou fixo o dia inteiro, todos os dias, o selo "Urgente" em seu logo, aquele que é acionado em notícia importante de última hora. Pensei que assim permaneceria até que a vida voltasse ao normal com o fim da pandemia, já que ainda estamos em situação de cuidado máximo e preservação necessária para que a doença diminua drasticamente seu potencial - pombas, continuamos registrando cerca de mil mortes diárias, até quando??? Enfim: desde a "Edição da Meia-Noite" desta quarta, o "Urgente" não está mais fixo no logo da GloboNews, que voltou ao normal.

70 anos da televisão no Brasil Estamos na semana desta efeméride máxima a ser celebrada depois de amanhã. Hoje mesmo, duas séries especiais começarão a relembrar a ocasião: uma é a do "Jornal da Band", feita por Gilberto Smaniotto, e que vai ao ar até sábado; e a outra é do "Jornal da Record", essa no ar até sexta-feira e não sei por qual repórter sendo feita pois o boletim de sua assessoria de imprensa não informou o autor do material.

Cesar Milan na TV Bandeirantes Estreará neste sábado "O Encantador de Pets", às 3 da tarde. O nome é diferente, mas é o mesmo programa "O Encantador de Cães" já famoso dos canais Discovery (dentre os quais o Animal Planet) e que já passou na nossa TV aberta através da RedeTV! em 2012, ano no qual foi extinto nos EUA após surgir em 2004.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Mariana Spinelli

Mariana Spinelli, repórter e apresentadora da ESPN, que tem se destacado mais e mais não só na telinha, mas também nas redes sociais, tanto falando sobre o futebol masculino quanto sobre o feminino, brilhando há pouco nas transmissões da Liga dos Campeões. E ela teve a quem bem puxar para mandar bem ao falar de esportes e ganhar mais e mais presença e respaldo do público. Mariana é filha de Adriana Spinelli, por muitos anos tradicional e talentosa figura da TV esportiva mineira em canais como Globo, Band e Alterosa (SBT), entre outros.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta-feira, 16 de setembro, são estas:

*95 anos de dois nascimentos musicais: de Charlie Byrd, guitarrista falecido em 1999 e que ajudou a levar a bossa nova aos EUA ao participar do álbum "Jazz Samba", de Stan Getz; e também de B. B. King, mestre do blues que nos deixou em 2015. Embora eu curta mais temas como "My Lucille" (o clipe é um barato com a banda formada por artistas como Michelle Pfeiffer, Steve Martin, Eddie Murphy e Dan Aykroyd) e "Riding With The King" (dueto com Eric Clapton), seu grande sucesso é "The Thrill is Gone". Mas ao contrário do título dele, que a emoção nunca se vá e permaneça firme e forte sempre, nas melhores e também nas piores horas.

*60 anos de Jayne Brook, atriz que fez a dra. Diane Grad na série "Chicago Fire" de 1995 até 1999 - eu era meio gamadinho por ela não só por achá-la gatinha nessa série que passava na Record e na Fox, mas porque a dublagem da Isis Koschdoski dava um charme mais especial ainda.

*55 anos em dose dupla: de Riedle, atacante alemão campeão mundial em 1990 e campeão europeu pelo Borussia Dortmund em 1997; e da morte de Fred Quimby, nascido em 1886 e produtor de desenhos clássicos da MGM, como "Tom & Jerry" e "Droopy". Se você assiste ou já assistiu eles, certamente já viu o nome do Fred nos créditos de muitos episódios.

*45 anos da Papua Nova Guiné independente da Austrália.

*40 anos de Jadel Gregório, saltador triplo campeão do Pan do Rio em 2007.

*35 anos em dose dupla: de Fábio Santos, lateral direito do Atlético Mineiro e vencedor de dois Mundiais (um pelo São Paulo e outro pelo Corinthians), duas Libertadores (idem), um Brasileirão (pelo Timão) e 5 estaduais entre os três times e mais o Grêmio; e de Madeline Zima, atriz que fez a caçula Grace Sheffield em "Nanny" de 1993 a 1999 e atuou em outras séries como "Californication".

*30 anos do 42º Emmy, que premiou como melhores séries "L. A. Law" em drama e "Murphy Brown, a Repórter" em comédia.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 133 mil dos quase 4 milhões e 400 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.