Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 18 de março de 2020
Coronavírus já causa términos esportivos

Superliga Feminina B de vôlei sendo o 1º evento esportivo no Brasil a ser encerrado, conforme decidido por CBV e clubes, com a classificação final sendo a de momento - logo, com o líder Brasília sendo o campeão e o Itajaí o vice.

Campeonatos Capixaba, Potiguar, Piauiense, Amazonense, Rondoniense, Acreano e especialmente Goiano suspensos - e digo "especialmente Goiano" pois ele prosseguiria com portões fechados, mas o Goiás decidiu não mais jogar enquanto a pandemia não der uma folga e a Federação decidiu reviravoltar o que decidira inicialmente (Goiás, aliás, cujo técnico Ney Franco aguarda contraprova para saber se contraiu a covid-19 ou não).

Campeonato Brasiliense suspenso após realizar hoje a última rodada da 1ª fase, embora ela não fique totalmente concluída por ainda faltar um jogo atrasado, que sabe lá Deus quando acontecerá.

Campeonato Paraense voltando atrás, não mais ficando suspenso e sim mantido com portões fechados.

Mais campeonatos com portões fechados: Mato-Grossense, Amapaense e Roraimense - no qual houve protesto do Baré, que deixou o campo assim que apitado o início do jogo contra o São Raimundo por não concordar com a continuidade do torneio.

Campeonato Tocantinense, remando contra a maré, mantido com público nos estádios.

Depois do presidente do Internacional, Marcelo Medeiros, agora a suspeita de coronavírus acomete os vice-presidentes do Grêmio, Marco Bobsin e Cláudio Oderich, que aguardam contraprova.

Juventus confirmando que Matuidi está com o coronavírus e em isolamento voluntário.

FIFA adiando para sabe lá Deus quando o novo Mundial de Clubes pois as datas dele em 2021 agora serão usadas pela Eurocopa e pela Copa América.

Copa Africana de Nações adiada.

Canceladas na ginástica as etapas da copa mundial em Stuttgart, Birmingham e Tóquio.

No atletismo, Liga Diamante suspendendo as etapas do Qatar e duas na China.

No basquete, suspensa por 1 mês a Liga ACB na Espanha.

4 jogadores do Brooklyn Nets têm covid-19, entre eles Kevin Durant.

Jungle Fight será realizado neste sábado em Manaus, com portões fechados pela 1ª vez.

Na coluna de ontem, abri com consequências do coronavírus no esporte. Na coluna anterior, também. E assim continuará sendo todos os dias até que a coisa dê uma acalmada, seja lá quando isso acontecer.

Curtinhas Esportivas

Troca-troca no Ceará Guto Ferreira, recentemente atuante no Sport, é o novo técnico alvinegro após Enderson Moreira pedir as contas pois consta dos autos que será o sucessor de Adilson Batista no Cruzeiro.

27 anos depois É a marca que passou batida em meio a tantas notícias mais fortes ainda, mas merece destaque: era desde 1993 que o Fluminense não ganhava dos outros 3 rivais do Rio de Janeiro no mesmo Campeonato Carioca, por incrível que pareça. Em termos gerais, os tricolores não faziam isso desde 2015.

Acabou o aspirante colorado O Internacional encerrou o time sub-23, duas vezes campeão brasileiro da categoria, e mandou embora seu técnico, Ricardo Colbachini. Agora é o sub-20 que levará ao profissional.

Manga no Retiro dos Artistas O ex-goleiro de dupla Grenal e Botafogo será o primeiro ex-futebolista a morar na instituição no Rio de Janeiro. Com 82 anos, ele reside no Equador há quase 4 décadas.

Luto no basquete feminino Morreu aos 39 anos a pivô tetracampeã nacional Kelly Cota, que passou por equipes como Americana, Vasco, São Paulo/Guaru, Piracicaba e Santo André, pelo qual foi campeã sul-americana.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Mudanças na Band/RS Até sexta-feira passada, a meia hora matinal da Igreja Universal local ia ao ar às 5h30, fazendo o "Café com Jornal" deixar de passar aqui até as 6h. Felizmente isso foi alterado a partir da re-estreia do "Primeiro Jornal", que vem completinho na aldeia pampeana das 3h45 às 6h, quando só então entra a pregação religiosa, o que não resulta em prejuízo pois neste horário é cortada a meia hora inicial do "Notícias da Redação", que a Band exibe no SAT em cadeia com o BandNews TV, onde dá para assisti-lo neste período em questão. Essa é uma já realizada. A outra foi decidida ontem: uma edição extra do "Brasil Urgente" local de Rogério Forcolen das 13h30 às 14h30, faixa que tem tido reprises de semanais regionais de fim-de-semana desde a extinção do jornal "RS Acontece". Alteração feita também na edição habitual das 16h, agora com duração dobrada até as 18h a partir desta 4ª.

"SBT Meio-Dia" mais cedo Mas não é mais cedo nível "TV Jornal Meio-Dia" passando a começar às 11h20. O horário mais cedo do jornal da afiliada em Pernambuco virou "fichinha" perto do noticiário da afiliada de Santa Catarina, que nesta quarta-feira entrou muito mais cedo, já às 10h30, logo após o "Primeiro Impacto".

Apresentadores afastados por estarem no grupo de risco São dois dos mais importantes nos seus canais. Mário Motta não estará a partir de amanhã no estúdio do "Jornal do Almoço" da NSC TV (Globo SC), mas participará via Skype. Quem também ficará em casa a partir de agora é Eduardo Costa, do matinal "MG no Ar", da Record.

Distrações acontecem, Ricardo Ishmael, relaxe! No "Jornal da Manhã" desta terça na Rede Bahia (Globo), o apresentador disse sem querer um "7 horas e 17 municípios" ao dar a hora certa. Rapidamente, procurou consertar o erro, que não está publicado na íntegra do noticiário no GloboPlay, que comunica na tela ter havido uma modificação "para correção de erro". Só que o internauta César Pierangeli salvou o vídeo e o publicou no Twitter, o que o levou à sua rápida difusão. Não sei se esta "correção de erro" aconteceu por pedido do Ricardo, mas se foi, ele teria que dar uma aliviada e não ficar tão atormentado, puxa, levar mais na esportiva. Outro dia, no "Bom Dia Rio Grande", a Kelly Costa disse "Copa Suruba" sem querer ao se referir à Copa Suruga, vencida pelo Athletico Paranaense, e brincou em cima disso ao corrigir rapidamente - a cena até parou no "Isto a Globo Não Mostra", do "Fantástico". Aliás: essa aí do Ricardo, alguma dúvida de que entrará numa próxima edição deste quadro? Se entrar, aí não terá como a Rede Bahia "editar conteúdo na versão web para correção de erro", o "Fantástico" é publicado a partir do RJ.

"Home office" na RBS TV Está sendo adotada ao máximo possível no "Jornal do Almoço", que está contando no estúdio somente com as apresentadoras Cristina Ranzolin, a meteorológica Giulia Perachi e a esportiva Kelly Costa. Todos os comentaristas (Túlio Milman, Giane Guerra, Paulo Germano e Pedro Ernesto Denardin) estão em suas casas.

Coronavírus afeta o "Jornal Nacional" Está suspenso temporariamente o rodízio de sábado com os apresentadores locais de todo o país. O último por enquanto foi o do fim-de-semana passado, com Márcio Bonfim e a já citada Cristina Ranzolin. Então, até que a coisa dê uma normalizada, só os apresentadores do RJ neste dia da semana. Aliás, uma situação preocupante é a de um dos apresentadores locais, o piauiense Marcelo Magno, que está internado na UTI de um hospital de Teresina devido a uma pneumonia, inclusive estando entubado.

Chatonildo atrapalhou a CNN Brasil Foi no "Visão CNN" da tarde desta terça, quando Marcelo Favalli entrou ao vivo direto de Nova York, mas o tempo todo um cara atrás dele ficava falando em inglês sobre as medidas de Donald Trump contra o coronavírus. Chegou uma hora que não deu para seguir no ar e o Favalli encerrou sua fala.

Não teve Caio Coppolla no "Grande Debate" O quadro do "CNN Novo Dia" foi desfalcado do comentarista de direita nesta quarta, justificou-se que ele não passou bem e ficou repousando em casa por recomendação médica. Para discutir com a comentarista de esquerda Gabriela Prioli, chamaram Tomé Abduch, do movimento "Nas Ruas".

Marcelo de Carvalho com plateia? Sei pelo Gabriel Vaquer que o vice da RedeTV! quer isso na gravação do "Mega Senha" prevista para amanhã - e se não der para encher 100% dos lugares, ao menos metade deles quer. Diretores tentam convencer o Marcelo a desistir da gravação. A RedeTV! mantém em ação nos seus estúdios e na redação profissionais idosos, como Boris Casoy e Nelson Rubens, e os diabéticos, justificando que não pode impor afastamento compulsório e que estuda medidas de prevenção para cada momento, que deixará em casa algum funcionário que solicite afastamento ou apresente algum sintoma, mas que fora isso estão lidando com pessoas saudáveis que querem trabalhar. Não vou nem falar nada a não ser isso: estão na contramão geral. Boa sorte a todos.

Record mudará sua programação dominical Leio no Flávio Ricco e no Daniel Castro que isto acontecerá após apenas 2 semanas da grade lançada com alto alarde. O "Domingo Show" da Sabrina Sato irá das 11h para as 12h45, depois a "Hora do Faro" entrará das 15h55 às 19h30 e passará para o "Domingo Espetacular". O programa "The Four Brasil", da Xuxa Meneghel, sairá das 18h de domingo para as 22h30 das sextas-feiras. O "Hoje em Dia", que não era em rede 100% nacional das 9h às 11h, também cai fora. Não se sabe ainda o que passará neste espaço de quase 4 horas das 9h às 12h45. Mas por via das dúvidas, é bom Chris Rock e Pica-Pau ficarem de sobreaviso.

Programa especial de coronavírus na Record Será o "Plantão Coronavírus" nesta quinta, das 22h30 à 0h30, com apresentação do Luiz Bacci. Serão cancelados neste dia o "Em Nome da Justiça" e "Distrito 21" (Chicago PD).

Mais um afastado na Record Este no Rio de Janeiro: Amin Khader, de 61 anos, que faz a "Hora do Venenoso" no "Balanço Geral" das 11h50. Ana Paula Portuguesa ficará em seu lugar nas próximas 2 semanas. A comunicadora da Super Rádio Tupi já tinha substituído ele neste quadro em suas férias de dezembro.

Fábia Oliveira fora do "Fofocalizando" Sei pelo Erlan Bastos que a colunista de fofocas do jornal O Dia foi demitida ontem, após 1 única semana no programa do SBT. A emissora justificou que ela era "colunista convidada", daí não participar mais. Entendo... A partir desta quarta, Chris Flores voltará a participar da atração vespertina, já que as gravações da próxima temporada da "Fábrica de Casamentos" estão suspensas.

Séries americanas na Globo A partir de 7 de abril, o humorístico "Fora de Hora" será substituído às 23h das terças por "Manifesto - O Mistério do Voo 828", inédita na televisão por aqui conferida somente pelo GloboPlay - um compilado dos dois primeiros episódios passou ano passado na "Tela Quente". A produção tem 2 temporadas com 22 episódios totais. Já "Castle" continuará com seu 6º ano logo depois do "Jornal da Globo" até o dia 31. A partir da virada de 1º para 2 de abril, começará uma temporada inédita de "Truques da Mente" (Perception).

Perdas nos Estados Unidos Morreram Lyle Waggoner, aos 84 anos, e Stuart Whitman, aos 92. Lyle fez Steve Trevor, o namorado da protagonista vivida por Lynda Carter na série "Mulher Maravilha" de 1975 até 1979. Já Stuart foi indicado ao Oscar de coadjuvante por "A Marca do Cárcere" e atuou em filmes como "Os Comancheros".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Como ontem reservei a seção somente para lembrar dos 75 anos do nascimento de Elis Regina, passei para hoje a lembrança dos ontem completados 45 anos de Jair Oliveira. Ilustro seu natalício com "Tiro Onda", de 2006, que ganhou um clipe bem divertido co-estrelado por Foguinho, personagem de Lázaro Ramos em "Cobras & Lagartos".



Clipe do Dia (parte 2)

75 anos faz hoje o nascimento de Eric Woolfson, falecido em 2009 e colaboador assíduo do Alan Parsons Project de 1976 até 1987. Na década de 80, ele foi vocalista de vários sucessos, dentre eles "Time", de 1980. Aqui no Brasil, esta foi a canção de Lúcia (Natália do Valle) e Quinzinho (Tony Ramos) na novela "Baila Comigo", da Globo.



Clipe do Dia (parte 3)

75 anos quem completa nesta quarta é Bobby Solo, cantor que só não pôde vencer o Festival de Sanremo em 1964 pois um problema técnico fez ele cantar em playback, o que não é permitido. O prêmio do festival não veio, mas o sucesso mundial veio com a canção aí destacada: "Una Lacrima Sul Viso", de 1964.



Clipe do Dia (parte 4)

Um dos membros fundadores do Doobie Brothers está fazendo 70 anos. John Hartman foi baterista da banda de 1970 até 1979, mas não o único pois ela teve dois na função a partir de 1971 - o outro foi inicialmente Michael Hossack e depois Keith Knudsen. Separei de 1972 o classicaço "Listen to The Music".



Clipe do Dia (parte 5)

Queen Latifah comemora hoje 50 anos. Indicada ao Oscar de coadjuvante por "Chicago", ela atuou em filmes como "Um Salão do Barulho", "As Férias da Minha Vida", "A Casa Caiu" e "Juntos Pela Vida", além das séries "Living Single" e "Star". Dela cantora, separei uma belezura lindona de 2004: "Hard Times".



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

As desta quarta-feira, 18 de março, são estas:

*75 anos de Marta Suplicy, sexóloga e ex-prefeita de São Paulo, ex-senadora, ex-deputada federal e ex-ministra da cultura e do turismo. Ela ficou notória ao fazer o quadro "Comportamento Sexual" no "TV Mulher" da Globo de 1980 até 1982, fazendo quadro semelhante na Manchete entre 1986 e 1987. Na Band, apresentou o programa comportamental "Jogo Aberto com Marta Suplicy" por 2 meses em 1999.

Bela do Dia: Ana Paula Caramori

Ana Paula Caramori, dermatologista. Nestes dias, ela tem sido uma das médicas mais mostradas nas TVs daqui de Porto Alegre enquanto entrevistada para dar dicas de combate ao coronavírus.

*70 anos de Brad Dourif, ator ganhador do Globo de Ouro de revelação por "Um Estranho no Ninho" e que deu voz ao Chucky em "Brinquedo Assassino".

*60 anos de Christiane Couto, atriz e apresentadora que fez várias novelas e séries nas últimas décadas, além de ser VJ da MTV de 1990 até 1999 e repórter do "Vídeo Show" na Globo de 1999 até 2001 e na "Fazenda" da Record de 2009 até 2012.

*35 anos de Bia Figueiredo, piloto iniciada no kart e atuante em categorias como Fórmula Renault, Fórmula 3 Sul-Americana, Indy Lights, Fórmula Indy e Stock Car.

*30 anos da morte de Zacarias, humorista nascido em 1933 e que começou no rádio aos 22 anos até chegar à televisão no começo dos anos 60 em Belo Horizonte, depois indo pro Rio de Janeiro. De 1976 até a morte, ele formou o inesquecível quarteto "Os Trapalhões". Mauro Gonçalves era casado com Selma Lopes, a lendária dubladora de Whoopi Goldberg e da Marge de "Os Simpsons", entre outras.

*10 anos da morte de Fess Parker, ator nascido em 1924 e que fez o protagonista da série "Daniel Boone" de 1964 até 1970.

Arremate

Libertadores retomada em 6 de maio? Olimpíada mantida "normalmente"? Mas Conmebol e COI estão loucos???

"24 Horas" volta antes que esses idiotas estupidamente babacaços se toquem das asneiras que cometem!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.