Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 16 de março de 2020
Mais consequências do coronavírus

Competições da CBF suspensas por 30 dias. Campeonatos Paulista, Carioca, Mineiro, Gaúcho, Catarinense e Sergipano suspensos. Baiano e Cearense sendo mantidos, mas com portões fechados nas últimas rodadas. River Plate não abrindo o Monumental de Nuñez para enfrentar o Atlético Tucumán, mesmo sujeito a punições. Maratona de São Paulo adiada. NBB suspenso a partir de hoje. Vôlei de praia cancelando eventos. Campeonatos da Confederação Brasileira de Automobilismo parando por 2 a 3 semanas. WTA suspendendo seus torneios até o início de maio. O esporte não pode afrontar o coronavírus. É feito o que precisa ser feito. Saúde em primeiro lugar.

Destaques do futebol no fim-de-semana

Campeonato Paulista (10ª e antepenúltima rodada) Os 2 x 1 do São Paulo sobre o Santos, além de darem aos tricolores sua 3ª vitória seguida no Morumbi sobre os alvinegros, representaram o 1º San-São sem torcida da história, batendo inapelavelmente o duelo entre eles com menor público na história: um 1 x 0 do Peixe pelo Torneio dos Campeões de 1982, com 1.159 fãs. O Corinthians completou 200 partidas em Itaquera jogando pela vez 1ª com portões fechados, mas o sistema de alto-falantes procurou neutralizar isso colocando cânticos da Fiel em gravação. Só que deu 1 x 1 com o Ituano e são agora 6 fracassos seguidos. Pra piorar, tem isso do Luan ter suspeita de coronavírus, conforme dito hoje pelo presidente Andrés Sanchez na Federação Paulista. Com torcida, o Palmeiras voltou a Limeira depois de 15 anos, mas nem de longe repetiu aqueles 5 x 3 de revirada na Internacional pois agora ficou no 0 x 0. O Red Bull Bragantino tocou 4 x 0 no Água Santa, o Oeste fez 3 x 0 no Botafogo e hoje teremos o 1º Guarani x Ponte Preta com portões fechados da história. Chave por chave, estamos assim: na A, Santos com 15, Oeste e Água Santa com 10 e Ponte com 7; na B, Santo André e Palmeiras com 19, Novorizontino com 16 e Botafogo com 8; na C, São Paulo com 18, Mirassol com 16, Inter com 11 e Ituano com 10; e na D, BragaBull com 17, Guarani com 13 e Corinthians e Ferroviária com 11. Luta contra os dois descensos: Corinthians, Ferroviária e Inter com 11 pontos; Ituano, Oeste e Água Santa com 10; Botafogo com 8; e Ponte com 7. A ver em qual parte da tabela o dérbi influenciará.

Campeonato Carioca (3ª rodada do 2º turno, 2 para o fim) Abel Braga treinava o Fluminense na última vez que vencera o Vasco. Hoje, ele treina os cruzmaltinos. E depois de 7 derrotas e 3 empates em 3 anos, os tricolores voltaram a se dar bem ao marcar 2 x 0. Ambos estão no Grupo B, o Flu liderando com 9 pontos e o Gigante da Colina em 5º com apenas 2. No dia seguinte ao clássico perdido, perdido foi o emprego do Abelão, que ficou apenas 3 meses em São Januário. Enquanto isso, Honda estreou, guardou um de pênalti, mas o Botafogo ficou no 1 x 1 com o Bangu e é o 4º do Grupo A, com 4 pontos. O Flamengo saiu atrás, mas virou para 2 x 1 sobre a Portuguesa e lidera o A com 9 pontos.

Campeonato Mineiro (9ª e antepenúltima rodada) Voltando a ser mandante no Horto desde os 4 x 1 sofridos diante do Grêmio há 6 meses, o Cruzeiro perdeu a 3ª seguida no torneio e rendeu ao Coimbra seu 1º triunfo no campeonato. 1 x 0 na finaleira e isto levou às demissões do Adilson Batista e do diretor de futebol Ocimar Bolicenho. Que rabo de foguete pro Angulo, atacante adquirido até o fim do ano por empréstimo junto ao Palmeiras. A Raposa está em 5º com 14 pontos, 3 abaixo da Caldense, que hoje fecha a zona da semifinal. O Atlético estreou Jorge Sampaoli e tocou 3 x 1 no Villa Nova para ser o 3º com 18. Já o América fez 1 x 0 no Patrocinense e lidera com 21.

Campeonato Capixaba (última rodada) Sabe o Linhares, que outro dia tomou 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 x 0 do Vitória? Pois desta vez ele sofreu 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 x 0 do Rio Branco, o que "bugou" o placar eletrônico do Kléber Andrade a ponto do "1" de "10" ficar abaixo do zero por não suportado os dois números lado a lado. As quartas-de-final terão Vitória x Estrela do Norte, Desportiva x Rio Branco de Vitória, Rio Branco de Venda Nova x São Mateus e Real Noroeste x Serra. Foram rebaixados o Linhares e o Atlético de Itapemirim.

Campeonato Gaúcho (3ª rodada do 2º turno, 3 para o fim) Guerrero chegou aos 50 jogos pelo Internacional, mas o cara dos 4 x 1 sobre o São José foi Nonato com 2 tentos pelo Internacional, 1º do Grupo A com 7 pontos. Nesta chave, o 4º com 1 ponto é o Juventude, que ficou no 0 x 0 com o Aimoré. No Grupo B, o Brasil ficou no 2 x 2 com o Ypiranga e é o 6º com 4 pontos. O 1º é o Grêmio, 9 pontos após a virada de 0 x 2 para 3 x 2 diante do São Luiz. Everton chegou às 6 partidas sem marcar, mas Thiago Neves enfim desencantou e Diego Souza fez um golaço.

Campeonato Paranaense (11ª e última rodada) Depois de 25 anos, o Coritiba voltou a marcar 4 gols de diferença sobre o Athletico. Tá que era o rubro-negro aspirante, mas não importa: para a posteridade, o que fica é o resultado, tanto faz quem estava em campo. E o Coxa, que liderou com 24 pontos, enfiou 1, 2, 3, 4 x 0 no Furacão, que terminou em 3º com 22. O Paraná ficou em 8º com 13 - dois pontos acima do Cascavel CR - ao sofrer 1 x 0 do Toledo e o Operário fechou em 4º com 20 ao ganhar do Londrina por 1 x 0. As quartas-de-final terão Coritiba x Paraná, FC Cascavel x Rio Branco, Athletico x Londrina e Operário x Cianorte. Foram rebaixados PSTC e União Beltrão.

Campeonato Catarinense (9ª e última rodada) A Chapecoense conseguiu vaga nas quartas ao ficar em 8º, com 10 pontos, com os 3 x 1 sobre o Tubarão, que disputará a fuga do único descenso contra o Concórdia, que ficou no 1 x 1 com o Avaí, líder com 17 pontos. O Figueirense ganhou do Brusque por 1 x 0 e terminou em 3º, com 15. As quartas-de-final: Avaí x Chapecoense, Brusque x Joinville, Figueirense x Juventus e Marcílio Dias x Criciúma.

Copa do Nordeste (7ª e penúltima rodada) O Santa Cruz fez 3 x 0 no Botafogo, voltou a ganhar dos paraibanos após 5 jogos em 6 anos e "causou" a demissão de Ernesto Piza. O Ceará virou para 2 x 1 sobre o Sport em partida com 3 pênaltis, sendo um perdido pelo Leão e um acertado e outro perdido pelo Vozão. O CSA fez 1 x 0 no Freipaulistano com gol do Alecsandro, retornado após uma fratura no tornozelo direito há 4 meses. Tivemos ainda América de Natal 0 x 2 Bahia, Confiança 0 x 1 CRB, Náutico 0 x 3 Fortaleza, Imperatriz 3 x 4 ABC e Vitória 4 x 1 River. Classificação do Grupo A: em 1º, Fortaleza e Bahia com 14; em 3º, Botafogo com 12; em 4º, ABC e Sport com 9; em 6º, CRB com 8; em 7º, Freipaulistano com 5; e em 8º, River com 4. Vamos ao Grupo B: em 1º, Confiança e Vitória com 13; em 3º, Náutico e Ceará com 11; em 5º, Santa com 10; em 6º, Imperatriz com 7; em 7º, América com 6; e em 8º, CSA com 4.

Campeonato Baiano (7ª e antepenúltima rodada) O sub-23 do Vitória tomou 1 x 0 do Jacuipense e é 4º com 11.

Campeonato Paraibano (7ª rodada) Os 2 x 0 do Perilima sobre o CSP marcaram o encerramento da carreira de Marcelinho Paraíba, do time vencedor. Ele pendura as chuteiras aos 44 anos.

Campeonato Goiano (10ª e penúltima rodada) O Atlético fez 2 x 1 no Grêmio Anápolis e lidera com 23 pontos. Já o Goiás anotou 2 x 1 na Aparecidense e está em 3º lugar, com 19 pontos.

Campeonato Mato-Grossense (9ª e última rodada) O Cuiabá fez 1, 2, 3, 4, 5 x 1 no Dom Bosco e liderou a primeira fase com 21 pontos. As quartas-de-final terão Cuiabá x Luverdense, Sinop x Nova Mutum, Operário x Dom Bosco e União Rondonópolis x Poconé. Caíram para a segundona Mixto e Araguaia.

Campeonato Roraimense (3ª rodada) GAS 2 x 1 Rio Negro acabou aos 25 minutos do 2º tempo, quando do gol da virada, pois o time perdedor reclamou de irregularidade, foi para cima do árbitro e aí a coisa ficou feia demais, com direito a seguranças em campo, policiais tocando spray de pimenta... 16 minutos de treta e jogo encerrado.

Campeonato Brasileiro Feminino (5ª rodada) Tivemos Minas Icesp 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 0 Ponte Preta, Iranduba 0 x 2 Cruzeiro, Palmeiras 2 x 1 São Paulo, Grêmio 2 x 0 Vitória e São José 0 x 3 Kindermann/Avaí. Foram suspensos Internacional x Flamengo, Santos x Audax e Corinthians x Ferroviária. A classificação, com asterisco para quem tem um jogo a menos: em 1º, Ferroviária* e Santos* com 12; em 3º, Kindermann com 10; em 4º, Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Cruzeiro com 9; em 8º, Internacional* com 8; em 9º, São Paulo com 7; em 10º, Minas Icesp, São José, Iranduba e Flamengo* com 6; e em 14º, Audax*, Vitória e Ponte Preta com 0.

Curtinhas Esportivas

Atalanta em quarentena Assim foi determinado por se saber que não um ou dois, mas nada mais e nada menos que 5 jogadores do Valencia, por ele derrotado terça passada na Espanha, contraíram o coronavírus.

Morte devido ao coronavírus Arquiteto responsável pelo estádio olímpico dos Jogos de Barcelona em 1992, Vittorio Gregotti tinha 92 anos e sofreu uma pneumonia após ser hospitalizado em Milão.

Tragédia no motociclismo brasileiro Foi no Superbike Goiás neste domingo, no autódromo de Goiânia. A piloto Indy Muñoz, de 29 anos, morreu ao sofrer um acidente durante a prova das 600 cilindradas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Saída na TV TEM Após quase 18 anos, Sandro Zeppi não é mais repórter da afiliada da Globo em Sorocaba, na qual era correspondente em Jundiaí. Ele fez o anúncio nas redes sociais neste fim-de-semana.

"Jornal da Band" na madrugada Será assim a partir desta segunda para terça. Eduardo Oinegue, Lana Canepa, Joana Treptow e Paloma Tocci, que já entram ao vivo das 19h20 às 20h25, serão revistos também das 2h40 às 3h45, entregando diretamente para o hoje regressado "Primeiro Jornal" - só não terá repeteco de sábado para domingo. Com isso, caem as reapresentações corujonas do "Band Notícias" e do "Jornal da Noite".

Mudança na programação da Globo Mais jornalismo ao vivo nestes dias de cuidados necessários com o coronavírus. Desde esta segunda-feira, os "Bom Dia" locais passaram a ir das 6h às 8h30, o "Bom Dia Brasil" agora é das 8h30 às 10h30, o "Mais Você" fica suspenso, o "Jornal Hoje" vai das 13h25 às 14h30 e o "Se Joga" é suspenso. A partir de amanhã, os noticiários locais do meio-dia entregarão para o "Hoje", suspenso que fica o "Globo Esporte".

GloboNews x CNN Brasil I No domingo de lançamento do novo canal às 20h, a emissora de quase 24 anos no ar colocou às 18h uma programação especial sobre o coronavírus, reunindo alguns dos seus principais apresentadores. Nesta manhã, a reprise do "Bom Dia Brasil" caiu (claro, ele ainda estava ao vivo no horário em questão) e a "Edição das 10" começou às 9h15. Já o "Estúdio i" passou a ter integrantes de SP diariamente: César Tralli às segundas, Júlia Duailibi às terças e quintas, Natuza Nery às quartas e Mônica Waldvogel às quintas e sextas.

GloboNews x CNN Brasil II No veículo estreado ontem, uma mudança de última hora envolveu Daniela Lima, que faria o "Expresso CNN" das 18h30 às 21h30 com Monalisa Perrone e que foi deslocada para o "CNN 360º" das 16h às 18h30 ao lado de Reinaldo Gottino, que teria a companhia de Caroline Nogueira, agora a nova dupla da Monalisa. Na equipe de repórteres, duas curiosidades: os correspondentes no estrangeiro incluem o de Buenos Aires, que é Diego Rezende, filho do saudoso Marcelo Rezende; e o correspondente no Recife é Diego Barros, que apresentava o "Balanço Geral SE" na TV Atalaia. Na atração inicial, o que mais me chamou a atenção foi ver o Gottino e a Monalisa juntos não só porque eram concorrentes na televisão aberta sendo ele da Record e ela da Globo desde o começo dos anos 2000, mas principalmente porque eu já era ouvinte deles no rádio, do Gottino pelo "heróico 0,1 kw" do AM 1340 da CBN daqui de Porto Alegre quando ele apresentava o "Primeiras Notícias" das 4h às 6h e da Monalisa pelas ondas curtas da RB em 25 e 31 metros no "Manhã Bandeirantes" ancorado por ela das 10h às 12h.

GloboNews x CNN Brasil III Prévia do Ibope da TV paga no Painel Nacional de Televisão, leio no Notícias da TV, apontou a CNN em 2º lugar dentre os canais por assinatura com o programa de estreia das 20h às 23h35, atrás do 1,1 da líder GloboNews, mas acima do 0,7 do Multishow, do 0,5 do SporTV, do 0,3 da ESPN Brasil e do 0,1 de BandNews e Record News. A CNN teve audiência nivelada à de um dos canais abertos, a Band, que também fechou com 0,8.

Novidades na TV Brasil São várias a partir de hoje, entre elas o "Sem Censura" em novo horário, agora das 14h às 14h30, e também estreias de programas como o drama policial britânico "Sherlock" às 21h30 de segunda a sexta, a série clássica "O Vigilante Rodoviário" às 23h30 das terças e às 22h30 dos domingos, além do documentário "Brasil Visto de Cima" (aquele que dá no +Globosat) diariamente tanto às 20h quanto à 1h.

Sem plateia devido ao coronavírus Foram vários programas de auditório neste domingo, casos do "Domingão do Faustão" na Globo, do "Encrenca" na RedeTV! e do "Domingo Legal" e do "Roda a Roda" no SBT. Este último teve como convidado especial Alexandre Pato, o felizardo maridão da Rebeca Abravanel.

Canais liberados na TV paga Devido ao maior tempo em casa da maioria das pessoas devido ao coronavírus, a Claro (ex-Net) liberou para todos os assinantes os sinais de todos os canais com as exceções do Premiere FC, do Combate e do Fox Premium. Isto inclui a liberação dos canais Telecine e HBO. Sky e Vivo fizeram igual.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Nascida em 1945, Tammi Terrell morreu há 50 anos hoje completados. Primeira grande parceira de Marvin Gaye, ela sofreu um tumor cerebral com apenas 24 anos. Em 1967, eles imortalizaram "Ain't No Mountain High Enough".



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Bela do Dia: Maria Carolina Paz

Maria Carolina Paz, repórter da TV Record em São Paulo. Uma moça que é paz pura no ar.

As desta segunda-feira, 16 de março, são estas:

*115 anos do Mainz 05.

*85 anos de Juca de Oliveira, ator atualmente revisto na Globo em "Avenida Brasil" e no Viva em "O Clone".

*80 anos do nascimento de Bernardo Bertolucci, cineasta falecido em 2018 e diretor vencedor do Oscar por "O Último Imperador", além de realizador de obras como "O Último Tango em Paris" e "Beleza Roubada".

*70 anos de Kate Nelligan, atriz indicada ao Oscar de coadjuvante por "O Príncipe das Marés".

*65 anos de Bruno Barreto, cineasta de filmes como "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "O Que é Isso, Companheiro?", "Bossa Nova" e "O Casamento de Romeu e Julieta".

*55 anos de Cristiana Reali, atriz brasileira radicada na França por ser filha do saudoso jornalista Reali Jr., o eterno correspondente por décadas da Rádio Jovem Pan direto da "Maison de la Radio", às margens do rio Sena.

*30 anos do confisco das poupanças pela ministra Zélia Cardoso de Mello e pelo presidente Fernando Collor.

Arremate

O fim-de-semana já pareceu demais de fora da curva. Mas o pior ainda está por vir. Que possamos sobreviver.

"24 Horas" volta antes que a normalidade finalmente dê as caras para nos tranquilizarmos!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.