Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Domingo, 15 de março de 2020
O esporte parando devido ao coronavírus

Jogos com portões fechados em Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambucano, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo (menos em parte do seu interior). Libertadores, Liga dos Campeões e Liga Europa suspensas na próxima semana. Todos os principais campeonatos nacionais europeus suspensos. Jogadores de alguns clubes da Europa diagnosticados com a doença. MLS e Liga dos Campeões da Concacaf suspensas. Vôlei suspenso nos torneios da FIVB, como a Liga das Nações, e nas nossas Superligas. Liga Futsal e Stock Car adiando seus inícios. ATP e WTA suspendendo torneios. Mais dois jogadores infectados na NBA. LBF suspensa. NBB com portões fechados e com o Jogo das Estrelas suspenso. Giro D'Italia adiado. Nascar, Fórmula Indy e Fórmula 1 suspensas. Maratona de Boston adiada. Revezamento da tocha olímpica interrompido. Efeitos mil do coronavírus no esporte.

Destaques do futebol nos últimos dias

Copa Libertadores (2ª rodada) Com 8 expulsões, sendo 3 de titulares e 1 de reserva em cada time, o Grenal de 53 mil fãs e muitas chances dos dois lados só perdeu em cartões vermelhos para os 19 de Boca Juniors 2 x 2 Sporting Cristal, em 1971, e lembrou o primeiro do Beira-Rio em 1969, quando foram 20 os expulsos. 6º Grenal empatado em 0 x 0 na história da Arena. O Grêmio chegou à maior invencibilidade mandante do clássico, com 12 mandos desde 2014, e o Internacional só tomou gols em 10 das 14 partidas neste ano. No Grupo E, azuis e vermelhos estão empatados em 4 pontos contra 3 do América de Cáli e 1 da Univesidad Católica.

Copa do Brasil (ida da 3ª fase) Depois de 15 anos em São Januário e 13 anos na cidade do Rio de Janeiro, o Vasco voltou a perder pelo torneio. Goiás leva pra volta da quarta que vem um importante 1 x 0 de vantagem. É um dos dois visitantes de ida a sair na frente para as voltas sob seu mando, igual ao Brusque também com 1 x 0 diante do Brasil em Pelotas. 1 x 0 em casa quem fez foi o Ceará no Vitória. 3º triunfo consecutivo do Vozão neste ano que era basicamente de igualdades e que segue invicto, com 6 êxitos e 8 empates. Já a Ponte Preta só perde a classificação, mesmo que a decida longe de sua gente, se fizer a papagaiada das papagaiadas. Livrou 3 x 0 de frente para o Afogados da Ingazeira, a Macaca se impôs ante a Coruja. O que será que pensou a torcida do Atlético Mineiro, hã?

Curtinhas Esportivas

CNH falsa, Bruno Henrique? Bom que o atacante do Flamengo explique isso que o laudo pericial comprovou.

Alexandre Mattos no Atlético Mineiro O ex-Cruzeiro e ex-Palmeiras é o novo diretor de futebol.

O Cruzeiro não deixou Rogério Ceni usar a base O próprio técnico afirmou isso na coletiva após o triunfo do Fortaleza sobre o Pacajus, na última quarta. Mas por qual motivo ele não poderia usar a gurizada?

Luto no Ceará Morreu o ex-jogador Didi, de embolia pulmonar. Ele foi campeão do Norte/Nordeste em 1969.

Novo técnico no Sampaio Corrêa É Léo Condé, regressado ao clube depois de 5 anos.

Renúncia nos EUA Carlos Cordeiro deixou a presidência da Federação de Futebol. Cindy Cone o substitui.

Finalista no basquete É o Flamengo na Liga dos Campeões das Américas após fazer 66 x 64 no Instituto de Córdoba, que chegou a estar 20 pontos na frente. Ele decidirá o torneio contra Quimsa ou San Lorenzo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Tensão na Band/RS Foi nesta 5ª, na versão porto-alegrense de "Bastidores do Poder", na Rádio Bandeirantes. Milton Cardoso recebeu convidados para falar sobre temas políticos, entre eles o deputado estadual Fábio Ostermann, do Novo. Em dado momento, o apresentador falou sobre drogas ao sugerir um assunto para Rogério Forcolen, âncora do "Brasil Urgente" local na TV, e Ostermann disse ser favorável ao uso da maconha para fins medicinais. Milton se revoltou, passou a gritar contra o político e mandou cortar seu microfone ao chamar o intervalo. Fora do ar, conforme vídeo divulgado por Fábio nas redes sociais, o jornalista o chamou várias vezes de "imbecil", "coitado" e "besta". O deputado do Novo se retirou da emissora e, na sequência, o programa continuou falando sobre drogas.

Novo repórter no SBT RS É Lucas Abati, que deixou a Rádio Gaúcha após 6 anos.

Nova programação na Band Começa nesta segunda com o "Primeiro Jornal", apresentado das 3h45 às 6h por João Paulo Vergueiro, que era repórter do "Aqui na Band" e que já foi repórter esportivo na própria TV Bandeirantes. Depois tem a faixa local das 6h às 8h, incluindo o "Bora SP" na capital paulista e o "Notícias da Redação" no SAT, e a seguir o "Bora Brasil" das 8h às 9h, uma versão nacional do jornal de Joel Datena e Laura Ferreira.

Maria, Maria... Melhoras para a Beltrão, que teve uma crise de tosse no "Estúdio i" de ontem, na GloboNews, quando entrevistava a médica infectologista Cristiana Meirelles sobre o coronavírus. Claro que teve telespectadores que já levaram a coisa para outro lado até porque o povo perde os amigos, mas não perde as piadas.

CNN Brasil começa neste domingo Entra às 18h na internet e às 20h no canal 577 das operadoras por assinatura.

Cíntia Lima deixou a RedeTV! Li no Fernando Oliveira que ela não é mais repórter do "A Tarde é Sua", findando uma parceria de muitos anos com Sônia Abrão, e vai para o "Melhor da Tarde", da Bandeirantes.

Cadê o Amaury Jr. do dia 6, RedeTV!? O programa dele neste dia não foi publicado no portal da emissora e nem terá qualquer repercussão nas redes sociais. Leio no Sandro Nascimento que isso se deu devido a entrevistas com Irene Ravache e Miguel Falabella, que fizeram críticas ao governo de Jair Bolsonaro, apoiado pela emissora.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Baixista do U2, Adam Clayton completou 60 anos na sexta-feira. Em 1996, ele e o baterista Larry Mullen se uniram para uma versão sensacional do tema de "Missão Impossível" para o 1º filme estrelado por Tom Cruise.



Clipe do Dia (parte 2)

O multi-instrumentista Caçulinha completa 80 anos neste domingo. Parceiro de Fausto Silva no "Domingão" da Globo por 19 anos e de Ronnie Von no "Todo Seu" da Gazeta SP na última meia década, é visto aí se apresentando em 2012 na TV Cultura, tocando um medley de "Tristeza do Jeca" e "Luar do Sertão" no "Viola, Minha Viola".



Clipe do Dia (parte 3)

Vocalista do Twisted Sister, Dee Snider chega aos 65 anos. Em 1984, ele mandou ver em "We're Not Gonna Take It".



Clipe do Dia (parte 4)

O rapper will.i.am celebra 45 anos. Líder do Black Eyed Peas, se uniu em 2006 a Sergio Mendes para uma versão em inglês de seu clássico "Mas que Nada", aqui famosa pela abertura do "Estrelas", da Angélica, na Globo.



Clipe do Dia (parte 5)

O humorista Zé Fidélis morreu há 35 anos completados hoje. Nascido em 1910, era autodeclarado "o inimigo número 1 da tristeza". Em 1959, ele parodiou a canção "Boneca Cobiçada" e lançou "Boneca Cabeçuda".



Clipe do Dia (parte 6)

Nascido em 1955, Mike Porcaro morreu há 5 anos fechados neste domingo. Baixista do Toto por 25 anos, era irmão do baterista Jeff e do tecladista Steve. Curta seu baixo envolvente em "I'll Be Over You", de 1986.



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

As de sexta-feira, 13 de março, foram estas:

*75 anos da morte de Custódio Mesquita, pianista e compositor nascido em 1910.

*70 anos de William H. Macy, ator indicado ao Oscar de coadjuvante por "Fargo - Uma Comédia de Erros".

*65 anos do nascimento de Glenne Headly, falecida em 2017 e atriz de filmes como "Os Safados" e "Dick Tracy".

As de sábado, 14 de março, foram estas:

*90 anos do nascimento de Hank Ketcham, cartunista falecido em 2001 e criador de "Dennis, o Pimentinha".

*55 anos de Kevin Williamson, criador das séries "Dawson's Creek" e "Diários de um Vampiro".

10 anos da morte de Peter Graves, ator nascido em 1926 e que fez Jim Phelps na série "Missão Impossível".

As deste domingo, 15 de março, são estas:

*95 anos do nascimento de Sérgio Cardoso, falecido em 1972 e ator de novelas como "Antônio Maria", "A Cabana do Pai Tomás" e "O Primeiro Amor", que estava no ar quando morreu a 28 capítulos de seu fim.

Bela do Dia: Cindy Sampson

Cindy Sampson, atriz que faz a detetive Angie Everett na série "Private Eyes". Não só os olhos, mas tudo nela é tri sexy.

*85 anos de Judd Hirsch, ator ganhador 2 vezes do Emmy pelo Alex Rieger da série "Taxi" de 1978 até 1983.

*75 anos de Badeco, ex-jogador do America do RJ e da Portuguesa, pela qual foi campeão paulista em 1973.

*65 anos de Eliana Guttman, atriz de novelas como "Xica da Silva", "Esperança", "Luz do Sol" e "Carinha de Anjo".

*55 anos de Rui Taveira, disc-jóquei por muitos anos comunicador das noites de sábado na Globo FM do RJ.

*45 anos de Eva Longoria, atriz que fez a Gabrielle Solis de "Desperate Housewives" de 2004 até 2012.

*45 anos da morte de Aristóteles Onassis, magnata grego nascido em 1906.

*45 anos da fusão dos estados de Rio de Janeiro e Guanabara.

*35 anos de José Sarney empossado 1º presidente civil do Brasil após 21 anos de ditadura militar.

*30 anos de Giorgio Guedin, jornalista no interior de SC, mais especificamente em Blumenau.

*25 anos de Gabriel Vaquer, repórter do UOL Esporte e do Observatório da Televisão, além de ex-NaTelinha.

Arremate

Se o mundo não cair na real diante dos alertas que o coronavírus dá, infelizmente nunca mais terá jeito.

"24 Horas" volta antes que esta pandemia termine e dê um sossego para todos nós!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.