Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 12 de março de 2020
Coronavírus: sobreviveremos?

Casos e mais casos surgindo pouco a pouco no Brasil, onde a situação deve piorar muito nas próximas semanas. Apresentações de artistas estrangeiros por aqui começando a ser suspensas, vide as do Sammy Hagar. Mortes quadruplicando na Itália em apenas 24 horas. Voos egressos da Europa até os EUA suspensos por 1 mês, salvo algumas ressalvas específicas, como os voos vindos do Reino Unido. Famosos também sendo infectados, vide os testes que deram positivo para o casal de atores Tom Hanks e Rita Wilson na Austrália.

Adiamento das 2 rodadas iniciais da eliminatória sul-americana da Copa do Mundo de 2022, que teria Brasil x Bolívia em Recife no dia 27 e Peru x Brasil em Lima no dia 31 (ainda que o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, mostrasse ter muita vontade de tirar do presidente da Juventus o "Troféu Declaração Bacacamente Canalhíssima do Ano" ao vomitar essa babaquice de que tudo seria feito normalmente e que foi dito à FIFA para "que acabasse de besteira" pois aqui o Brasil "não está dando a mínima para isso").

Partidas de Libertadores e Sul-Americana no Paraguai sem torcida por enquanto. Rugani, jogador da Juventus, dando positivo para a doença. Campeonato Alemão tendo em Borussia Monchengladbach 2 x 1 Colônia seu 1º jogo com portões fechados da história. NBA suspendendo sua temporada após a infecção do Rudy Gobert, jogador do Utah Jazz, que na antevéspera desdenhou do temor geral e tocou um microfones de uma coletiva para debochar da situação ("tudo o que você faz um dia volta pra você", já cantaria Renato Russo naquele tema de novela).

Etapa da Argentina da MotoGP transferida de 19 de abril para 22 de novembro. Fórmula E suspensa por 2 meses. Etapa do Catar da Copa do Mundo de ginástica adiada da semana que vem para 3 a 6 de junho. Eventos internacionais suspensos na Argentina. UFC Brasília podendo ter portões fechados neste fim-de-semana ou até ser cancelado. Até mesmo a Fórmula 1, que terá nesta noite os primeiros treinos na Austrália, com membros de 2 equipes (um da McLaren e dois da Haas) sendo isolados - e a McLaren decidiu não correr nesta etapa.

Quando terminei estes parágrafos, foi surgindo mais e mais: Campeonato Espanhol suspenso por 2 semanas. Federação Internacional de Basquete suspendendo suas competições a partir de amanhã. Euroliga de basquete também suspendeu suas partidas. Possibilidade da UEFA suspender as Ligas dos Campeões e Europa. E o pior de tudo: parece estar ainda apenas no começo. Sobreviveremos?

A 2ª rodada da Libertadores

A noite é de alta expectativa para o Grenal do Grupo E, ambos vindos de estreias vitoriosas. Não se fala de outra coisa aqui na aldeia pampeana. 3ª vez com bola em jogo por torneios Conmebol depois dos encontros nas Sul-Americanas de 2004 (pela 2ª fase brasileira, 2 x 0 do Inter e 2 x 1 do Grêmio) e de 2008 (1ª fase brasileira com gol fora contando para desempate, 1 x 1 no Beira-Rio 2 x 2 no Olímpico). Claro que nenhuma delas tão especial como será esta pela maior competição do continente. Amanhã, muito aqui sobre o que teremos hoje. Joguem bem, hein!

Ontem, o Flamengo teve 63 mil fãs a empurrá-lo num Maracanã de gramado criticado pelo Jorge Jesus. Nada que impedisse o Barcelona de tomar 3 x 0 do Gustavo Henrique (1º tento pelo clube), do Gabriel (10º pelo Mengão em 14 partidas neste torneio, só atrás dos 16 em 20 de Zico) e do regressado Bruno Henrique. Com 6 pontos no Grupo A, fará na quinta que vem um encontro de líderes com o velho conhecido Independiente del Valle, outra vez mandante após os 3 x 0 feitos no Junior de Barranquilla, ainda zerado a exemplo do Barcelona.

No Grupo D, o São Paulo criou vergonha na cara e tocou um 3 x 0 sem traumas na LDU, mais aliviante ainda depois de abrir 2 gols de frente dos 13 aos 15 minutos. O problema passou a ser Tiago Volpi, saído lesionado aos 6 minutos do 2º tempo. Terça que vem ele receberá o River Plate, que fez o Binacional parecer indigno de disputar o Desafio ao Galo. Mesmo com portões fechados (as badernas da final de 2018) e perdendo 2 pênaltis, o vice-campeão argentino enfiou 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 x 0, reprisando o que fizera no Jorge Wilstermann em 2017. Todos têm 3 pontos.

Outro grupo com todo mundo tendo 3 pontos é o C. C de Colo-Colo, que teve o ex-palmeirense Mouche garantindo o 1 x 0 sobre o Athletico Paranaense, que teve Nikão se tornando o seu jogador mais atuante em Libertadores (21ª presença) e perdeu Jandrei expulso de maneira babaquíssima por quase arrancar fora a cabeça do apitante com a bicudaça que deu ao término da peleja - tá, exagerei um tantinho, mas não tanto assim... Terça que vem é Furacão na Bolívia contra o já citado Wilstermann, que também perdeu fora de casa pelo escore mínimo, para o Peñarol.

Já o Grupo G agora tem o Santos com 6 pontos, o Olimpia com 4, o Delfín com 1 e o Defensa y Justicia com 0. Sem torcida devido ao coronavírus, os paraguaios ganharam dos argentinos por 2 x 1 mesmo tendo Adebayor expulso nem se faz ideia de por qual motivo. Dizem que foi por isso aqui, mas foi um afago tão gentilíssimo, uma delicadeza tão carinhosa... Mas o apitante não foi na dele e isso tira o togolês do enfrentamento na Vila terça que vem.

Mais do futebol ontem e hoje

Copa do Brasil (ida da 3ª fase) O Cruzeiro vai ficar com trauma de alagoano, tomar 1 x 0 do CSA na finaleira da Série A de 2019 parece que não foi o bastante. 2 x 0 com dobra do Léo Gamalho, baita vantagem do CRB para a volta diante de sua gente num Trapichão que promete trepidar. Um dia que começou mal para a Raposa com o bloqueio de contas em valor acima de 905 mil mangos por causa de uma ação movida pelo seu ex-jogador Thiago Ribeiro não poderia mesmo terminar com positivismo. Bem, outro que fez 2 x 0 foi o Atlético Goianiense no São José, aí independendo o CRB ter sido visitante e o Atlético mandante pois é saldo simples, sem gol fora valendo desempate. No "revival" da final de 2007, deu Figueirense por 1 x 0 sobre o Fluminense. Ainda dois empates: um 0 mútuo da Ferroviária com o América Mineiro e o de 1 x 1 do Juventude com o América de Natal - detalhe: 1º gol do Ju em 5 porfias neste ano no Alfredo Jaconi, onde não anotava desde os 2 x 1 da semi contra o Náutico na Série C de 2019. Nesta quinta tem mais 4 duelos: Ponte Preta x Afogados da Ingazeira, Ceará x Vitória, Brasil x Brusque e Vasco x Goiás.

Copa do Nordeste (7ª e penúltima rodada) Será aberta hoje pelo enfrentamento do Santa Cruz, 6º colocado do Grupo B com 7 pontos, contra o desafiante Botafogo da Paraíba, líder do A com 12.

Campeonato Cearense (3ª rodada) Fortaleza líder com 12 pontos e semifinalista após tocar 3 x 0 no Pacajus. Todos os times agora têm 5 partidas e faltam 2 pro fim desta 2ª fase. Quarta que vem, os tricolores visitarão o Guarany. Já o Ceará, 2º colocado com 11, volta a campo apenas no dia 25, versus o Barbalha.

Campeonato Sergipano (1ª rodada da fase final) Tivemos Itabaiana 0 x 1 Confiança e Sergipe 1 x 1 Freipaulistano. Quarta que vem, vamos de Confiança x Sergipe e Freipaulistano x Itabaiana.

Liga dos Campeões da UEFA (volta das oitavas) Classificação inacreditável do Atlético de Madrid numa prorrogação para a história. Liverpool conseguiu provocá-la, fez 2 x 0, mas ainda no 1º tempo extra tomou o empate que dava a vaga aos espanhóis pela vitória na ida. Mais um tento no 2º, final de 3 x 2 ontem e 4 x 2 totais. Depois do Real Madrid pro Ajax no ano passado, mais uma vez o atual campeão caiu nesta fase do certame. Enquanto Jurgen Klopp deu uma de mau perdedor, Diego Simeone chegou a uma marca extremamente curiosa: o Atleti sob seu comando só perdeu apenas 2 de 12 contendas eliminatórias pela Champions - detalhe: as perdidas foram para times que tinham Cristiano Ronaldo (Real Madrid e Juventus). Descontraio: ele será Lyon mais do que nunca a partir de agora para ter vida menos difícil nas quartas, rs... Enquanto isso, Neymar guardou uma no alvo e deu Paris Saint Germain de virada no agregado, Borussia Dortmund 2 x 0 na ida e os frances fizeram 2 x 1 para 3 x 2 totais.

Copa She Believes EUA campeões deste torneio amistoso com 3 x 1 sobre o Japão. Detalhe especial deste jogo: as americanas aqueceram em campo com o uniforme ao contrário, sem expor o escudo da federação nacional em protesto contra membros dela, que desdenham das jogadoras do próprio país por alegarem que não são tão fortes e hábeis quanto os da seleção masculina. Lá vou eu de novo, como diria Rodney Brocanelli, emular Afanásio Jazadji por não me controlar (risos): mas o que é que esses desgraçados imundamente malditos e canalhamente retardados têm nas cabeças??? Deve ser titica podre no lugar do cérebro para vomitarem uma estupidez porcalhona assim. As gurias dos EUA venceram 4 Copas do Mundo, são as atuais bicampeãs e grandes referenciais no futebol feminino mundial, seja em organização, seja em talentos. E os barbados, faturaram o quê? Ah, é: 6 Copas Ouro e só. Ah, mas vão esses abortos da natureza em forma de homem chuparem umas meias sujas pra não encherem mais meu saco!!! Era só o que faltava, desdenhar de orgulhos do esporte americano como a campeoníssima seleção de futebol. Baaahhh!!!

Curtinhas Esportivas

Do Atlético Mineiro para o Sport Cedidos até o fim do ano o beque Iago Maidana e o meia Bruninho.

Doga no DF Ex-Grêmio, Vasco e Corinthians, por último atuante no Avaí, Douglas jogará no Brasiliense.

Jobson não aprende Ficou 2 semanas no Independente de Tucuruí, que no domingo passado tomou 4 x 1 do Paragominas pelo Parazão. Neste jogo, ele perdeu um pênalti e tomou cartão vermelho. Logo depois, surgiu um vídeo dele bebendo e cantando em um karaokê. Falta de comprometimento ninguém quer, então, rua pra ele.

Flamengo em busca de final no basquete Pode ser a da Liga dos Campeões das Américas. É ganhar hoje no Maracanãzinho do Instituto de Córdoba e mata essa charada. Quem passar encarará Quimsa ou San Lorenzo.

Descaso com o esporte olímpico no Brasil Se não existisse, não teríamos que saber de algo tão triste e doloroso quanto isso do Esquiva Falcão anunciar nas redes sociais que colocou à venda a medalha de prata que conquistou no torneio de boxe dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Não há maiores detalhes, simplesmente pediu por ela 50 mil dólares e afirmou que doará 10% da quantia para uma instituição de caridade. Que não seja nenhuma ação comercial ou "pegadinha para conscientizar" pois não acrescentaria em nada e não seria bem-vinda. Em não sendo nada disso e sim algo efetivo, pra valer, só entristecerá mais e mais por não sermos um país "esportivo" porcaria nenhuma.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Cacau Menezes deixou a NSC Demorou alguns dias, mas aconteceu o que estava na cara que ocorreria, ainda mais depois que o próprio comunicador expôs ao Claiton Selistre, do Making Of, que não estava mais na mesma sintonia com a empresa na qual estava havia mais de 40 anos, desde que a afiliada da Globo em SC ainda se chamava RBS antes dos gaúchos a venderem pra NC Comunicação. A despedida foi oficializada pelo grupo na tarde de ontem. Cacau estava no "Jornal do Almoço" desde o surgimento da TV Catarinense em 1979, sempre com seu "põe na tela, Amarelo", e passou a ser colunista do jornal Diário Catarinense em 1986. Já fazia 3 semanas que aparecera por último no "JA", do qual se despediu com um "até qualquer dia", e sua última coluna no DC saiu no dia 29. Resta saber o que será de Cacau Menezes agora. Fará algo próprio? Irá para uma TV concorrente? Dará um tempo?

Cristina Ranzolin e Márcio Bonfim juntos de novo Será no "Jornal Nacional" deste sábado que teremos outra vez a dupla que inaugurou no ano passado o lance dos apresentadores locais no noticiário da Globo.

Demissões na Record Brasília Quando Léo Dias noticiou que 4 jornalistas dela foram mandadas embora por envolvimento num grupo de Whatsapp onde escreviam mensagens racistas sobre colegas de redação, escrevi na coluna de ontem que temia demais que alguma das dispensadas fosse alguém que aparecesse sempre no vídeo, que conhecêssemos, que pintasse rotineiramente no ar. Por isso me senti muito mal quando li que Daniel Castro e Gabriel Perline afirmaram no Notícias da TV que uma dessas demitidas foi Lívia Braz, 12 anos na empresa e conhecida de muito tempo dos noticiários da rede como repórter na capital federal, atualmente dividindo a apresentação do noturno "DF Record" com Luiz Carlos Braga. O DC e o Perline disseram, baseados em fontes, que ela usaria termos de baixo calão para se referir a colegas negros da Record. Porém, horas depois ela respondeu via assessoria que não faz parte do tal grupo de Whatsapp e que sua demissão não teve relação com este episódio, causando nela surpresa e pesar, embora com sensação de dever cumprido e aquela coisa toda. É bom mesmo que isso que a Lívia diz a seu respeito seja verdade pois, em sendo fato o que o Daniel e o Gabriel noticiaram, será uma enorme decepção. Além dela, também foi mandado embora o diretor jornalístico João Beltrão, que teria tentado proteger as autoras dos comentários racistas - porém, uma carta dos integrantes da redação da Record Brasília manifestou apoio a ele e procurou enaltecer virtudes e qualidades dele, definindo como "infundadas" tais acusações. Em seu lugar assumiu Domingos Fraga, que dirigia o R7, agora sob comando do mesmo Thiago Contreira que já dirigia o conteúdo do jornalismo da Rede Record. Por fim, tem uma forma de acabar o assunto, culpe-se a quem deva ser culpado e inocente-se a quem deva ser inocentado: expor publicamente as mensagens e suas autoras, seja elas quais forem. Quem fará isso?

Madrugadas e manhãs da TV Bandeirantes Amanhã tem o último "Café com Jornal", que sairá do ar após 6 anos. Da formação inicial sobraram apenas Luiz Megale e Mauro Soares, que tiveram colegas de bancada como Aline Midlej, Júlia Duailibi (ambas hoje na GloboNews), Laura Ferreira, Joana Treptow e Paloma Tocci. Desde que a Joana fora transferida para a previsão do tempo do "Jornal da Band", quem passou a apresentá-lo foi Michelle Trombelli, que está de férias nesta semana, onde é substituída pela Maiara Bastianello. Megale passará pras manhãs da BandNews FM das 7h às 9h, por isso também amanhã se despedindo do "90 Minutos" da Rádio Bandeirantes de São Paulo, que será devolvido após quase 2 anos a José Luiz Datena. A partir da próxima segunda, o "Primeiro Jornal" voltará ao ar após justamente dar lugar ao "Café" em 2014, agora com João Paulo Vergueiro a apresentá-lo das 3h45 às 6h. Aí virá a faixa regional da rede das 6h às 8h, incluindo a versão paulistana do "Bora SP" (falo "versão paulistana" para diferenciar das versões locais de praças do interior do estado, antes que alguém pergunte), e na sequência estreará o "Bora Brasil" das 8h às 9h. Com o "Primeiro Jornal" às 3h45, acabarão as reprises do "Jornal da Noite" e do "Band Notícias", mas continuará havendo uma reapresentação: agora será a do "Jornal da Band", menos nas viradas de sábado para domingo, sempre às 2h40. Já o "Primeiro" irá ao ar de segunda a sexta e, consequentemente, a faixa das 3h45 nas viradas de sábado para domingo terá o "Cine+", com filmes compactados até 5h.

Caco Barcellos trocando de dia na Globo Leio no Flávio Ricco que o "Profissão Repórter" agora sera às terças-feiras e não mais às quartas. Nova temporada começando, portanto, em 28 de abril.

"Melhor resultado da semana"? Como assim??? Me veio um "ãhn???" quando li no Flávio Ricco que quem obteve o referido na TV Bandeirantes aqui em Porto Alegre na última semana foi "Orange is the New Black", com 3,1 pontos de média e 4,3 de pico. Mas como assim esta série, às 23h de um sábado, por mais consagrada e campeoníssima que seja, dar a maior audiência da semana pra Band/RS??? Mas e o "Band Cidade"? E "Os Donos da Bola"? E os diversos programas locais dos finais de semana? E o "Jornal da Band"? E o Datena? E o "Jogo Aberto"??? Velho, não dá pra entender, sinceramente - ainda mais que nenhum dos grandes portais ou dos principais colunistas publica audiências das TVs daqui de Porto Alegre, o que só aumenta a desinformação pra nós aqui na aldeia pampeana.

23 anos de cadeia para Harvey Weinstein Condenado o ex-produtor de filmes e programas televisivos pelos muitos casos de assédio e agressão sexual. Ficou bem mais perto da máxima de 29 que da mínima de 5.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Falecido em 2017, um dos meus cantores preferidos completaria 80 anos hoje. Único ganhador do Grammy em 3 categorias distintas (jazz, pop e R&B), Al Jarreau deu ao mundo lindezas como "After All", "Morning", "We're in This Love Together" e o tema de "A Gata e o Rato", além desta magistral versão de "Your Song", do Elton John.



Clipe do Dia (parte 2)

Nascido em 1920, Charlie Parker morreu há 65 anos completados nesta quinta. Mas é um saxofonista tão histórico que ainda hoje é referencial mesmo depois de tantas décadas. Eis um ilustrativo: "All The Things You Are".



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

As desta quinta-feira, 12 de março, são estas:

*120 anos do nascimento de Vaslav Nijinsky, bailarino e coreógrafo falecido em 1950, considerado "o deus da dança".

Bela do Dia: Joyce Heurich

Joyce Heurich, repórter da RBS TV no Vale dos Sinos, na região metropolitana daqui de Porto Alegre. Vale muito acompanhá-la, tanto faz se os sinos tocarem, dobrarem ou nada disso.

*75 anos de Roberto Bonfim, ator de diversas novelas da Globo e que voltará ao ar no fim do mês com a estreia de "Nos Tempos do Imperador", que substituirá "Éramos Seis" às 6 e meia.

*60 anos de Jason Beghe, ator que desde 2012 interpreta Hank Voight na franquia de séries "Chicago", inicialmente recorrente em "Heróis Contra o Fogo" e desde 2014 o astro central de "Distrito 21", além de recorrente desde 2015 também em "Atendimento de Emergência" e, às vezes, visto em "Lei e Ordem - Unidade de Vítimas Especiais".

*60 anos de Courtney B. Vance, ator que fez o promotor Carver em "Lei e Ordem - Crimes Premeditados" de 2001 até 2006.

*55 anos da abertura dos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México.

*45 anos da escritora e ex-prostituta Vanessa de Oliveira.

*40 anos de Juliana Silveira, atriz que foi assistente de palco de Angélica entre SBT e Globo de 1993 até 1998, depois estreante em novelas em "Pecado Capital", depois fazendo "Laços de Família" e 3 anos de "Malhação". Após isso, estourou como protagonista e cantora de "Floribella" na Bandeirantes. A seguir vieram algumas novelas na Record, entre elas "Chamas da Vida" e "Vitória". Atualmente é vista no Warner com a série nacional "Matches".

*25 anos da abertura dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata.

Arremate

Ferra o esporte, ferra o dia-a-dia do povo, ferra abraços e apertos de mão. Coronavírus, vá pro inferno!!!

"24 Horas" volta antes que voltemos a ter o direito de nos abraçarmos sem ficarmos doentes!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.