Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 11 de março de 2020
Só deu Luiz Adriano no Parque

Depois de um 1º tempo tão chatonildo que me lamentei por não ter assistido já na exibição das 22h o 2º episódio de "Mulheres à Obra" no Discovery Home & Health (aliás: que mascarada do cacete a Alison, faça-me o favor... Pra cima dela, Jasmine, Leanne e Mina! rs), finalmente a bola entrou na 2ª etapa e o Palmeiras obteve um 3 x 1 que lhe deixou com 6 pontos após 2 rodadas do Grupo B da Libertadores - quer dizer: 3 x 1 ou 2 e meio x 1, considerando-se que ao vivo a filmagem própria da "querida e amada" Conmebol não nos deixou ver o lance inteiro, hahaha... Daria para evitar no fim o tento do Bobadilla, aquele dos lustres, mas o Guaraní não levou muito perigo.

2º brasileiro a atingir 100 vitórias em Libertadores (agora ele e o Grêmio têm a marca centenária), o Verdão terá novo compromisso na quarta que vem visitando o Bolívar, que também ontem fez 2 x 0 no Tigre, o que deixa neste quadrangular os paulistas com 6, paraguaios e bolivianos com 3 e argentinos com 0. Luiz Adriano é o 3º palestrino a marcar 3 vezes no mesmo jogo do torneio, reprisando Borja nos 3 x 1 sobre o Junior em 2018 e Lopes nos 3 x 3 com o Cruzeiro em 2001. Além disso, se tornou o 3º jogador a marcar 3 ou mais vezes num mesmo encontro tanto no certame sul-americano quanto na Liga dos Campeões da UEFA, na qual fez isso pelo Shakhtar Donetsk. Os outros dois a fazê-lo tambem são brasileiros: Neymar por Santos, Paris Saint Germain e Barcelona; e Jadson por Corinthians e Shakhtar (no qual foi companheiro do agora alviverde de Palestra Itália entre 2007 e 2012).

Também ontem, o Grupo G teve um enfrentamento mamífero no qual deu Peixe sobre o Cetáceo. 1 x 0 com Lucas Veríssimo e Santos com 2 vitórias em 2 partidas, esta numa Vila Belmiro sem torcida devido ainda à baderna no jogo contra o Independiente em 2018. Em evolução neste março após um péssimo fevereiro, tendo agora 3 vitórias gerais consecutivas e 4 jogos sem derrota, o alvinegro da Baixada Santista terá torcida na jornada da terça que vem, quando receberá o Olimpia, que nesta noite atuará diante de sua gente contra o Defensa y Justicia. Já o Grupo E, que terá amanhã o Grenal na Arena, foi movimentado ontem pelos 2 x 1 do América de Cáli sobre a Universidad Católica. Na quarta que vem, os colombianos visitarão o Inter e os chilenos recepcionarão o Grêmio.

Nesta noite, 3 brasileiros em campo em rodadas completas de suas chaves. A C terá o Athletico Paranaense fora de casa contra o Colo-Colo, sendo o outro cotejo do dia Peñarol x Jorge Wilstermann. O D ganha ares decisivos para o São Paulo ao precisar da vitória em casa contra a LDU, vinda de êxito na estreia sobre o reservão do River Plate, que mandará o prélio contra o Binacional após a perda do título argentino na última rodada. Já o Grupo A terá festa com "FE" maiúsculo no Maracanã, onde o atual campeão Flamengo fará sua 1ª peleja de Libertadores desde os 5 x 0 sobre os gremistas na semifinal. O oponente é o Barcelona, que tomou uma paulada na estreia em casa, 3 x 0 sem cerimônia do Independiente del Valle. Este atuará em seus domínios contra o Atletico Junior de Barranquilla.

Os destaques de ontem e hoje

Copa do Brasil (ida da 3ª fase) Uma jogada pessoal do Luiz Fernando ainda no começo do jogo decidiu o 1 x 0 favorável ao Botafogo diante do Paraná, que precisará ganhar por 1 de diferença na quarta que vem para provocar os pênaltis - é saldo simples nestas idas e voltas. O empate classificará os cariocas. Hoje são mais 5 enfrentamentos iniciando: Cruzeiro x CRB (com torcida no Mineirão graças ao efeito suspensivo obtido pela Raposa, que deveria atuar com portões fechados devido às badernas da última Série A), Atlético Goianiense x São José, Ferroviária x América Mineiro, Juventude x América de Natal e Figueirense x Fluminense ("revival" da decisão de 2007).

Campeonato Cearense (3ª rodada) Em 4º lugar com 9 pontos em 4 partidas, o Fortaleza receberá o Pacajus no Castelão, motivo pelo qual Ceará x Vitória, pelo mata-mata nacional, ficou para amanhã.

Campeonato Sergipano (1ª rodada da fase final) Agora começa a disputa pelo título, um quadrangular em turno e returno com troféu para quem pontuar mais. Hoje tem Itabaiana x Confiança e Sergipe x Freipaulistano.

Liga dos Campeões da UEFA (volta das oitavas) Para desespero daquele safado desgraçadamente maldito que preside a Juventus e quer elitizar as competições a despeito do resultado dentro de campo (tô com um nojo daquele verme imundo depois da baboseira que vomitou que acho que jamais superarei e tento não transferir essa irritação para o clube por mais que difícil isso por nunca ter tido mesmo uma simpatia especial pela Juve), a Atalanta é quadrifinalista após 4 x 3 ontem e 8 x 4 totais sobre o Valencia infelizmente com portões fechados devido ao coronavírus. Ilicic foi "o cara", anotou todos os gols da esquadra de Bergamo. Quem também mandou bem foi o Red Bull Leipzig, 3 x 0 ontem e 4 x 0 totais no Tottenham do "Not Special Anymore" José Mourinho. Hoje infelizmente tem mais portões fechados, será sem sua torcida que o Paris Saint Germain terá de reviravoltar os 2 x 1 favoráveis ao Borussia Dortmund - em tempo: portões fechados eu sou favorável quando é devido a badernas violentas de selvagens agressivos sanguinários, aí tudo bem, mas por um motivo triste como essa praga que está assolando o mundo dói bastante por mais que compreensível e justificável. Já o atual campeão Liverpool está atrás do Atlético, que fez 1 x 0 em Madrid.

Torneio Feminino da França 2 empates e 1 derrota, foi o saldo das comandadas da Pia Sundhage ao término dos 2 x 2 com o Canadá. O Brasil chegou a abrir 2 x 0 de frente com Marta (108 gols em 154 atuações pelo escrete) e Ludmila. Parecia: "é hoje". Não foi. As adversárias anotaram 2 vezes em menos de 10 minutos. Mas tudo bem não ter vencido nenhum dos confrontos, eles serviram para testes e avaliações das suecas, observar o que está bom e especialmente o que está errado para procurar aprimorar com vistas aos Jogos de Tóquio. Vitórias em ocasiões assim podem até ser enganosas, mascarar problemas. Melhor que sejam expostos agora para ser consertados em tempo.

Curtinhas Esportivas

Os finalmentes de Pedrinho no Corinthians É depois do Paulistão que ele irá por 5 anos para o Benfica.

Mais um beque no Cruzeiro 3º só nos últimos dias a chegar, se não perdi algo e nem me engano na conta. Agora foi Ramon, que não renovou com o Vitória no fim de 2019. Vínculo de 1 ano.

Clássico arruma e desarruma casa No Maranhão não é diferente, Júnior Amorim que o diga. Substituto de Brigatti quando do retorno dele à Ponte Preta, treinou o time em 2 oportunidades. Ganhou do Cordino por 3 x 0, mas tomou 1 x 0 do Moto Club. Mais rápido que ele, só mesmo o MC Livinho no Osasco Audax.

Marcelinho Paraíba vai pendurar as chuteiras O jogador de 44 anos fará seu último jogo no próximo domingo, quando o Perilima que defende atualmente enfrentar o CSP, pelo Campeonato Paraibano, que venceu em 1991 e 1993 pelo Campinense. Depois, foi bicampeão estadual pelo São Paulo, ganhou o Gaúcho e a Copa do Brasil ambos em 2001 pelo Grêmio e mais duas Copas da Liga Alemã pelo Hertha Berlim.

Superliga Feminina de vôlei A 1ª fase terminou ontem e as quartas-de-final ficaram assim: Praia Clube x Curitiba, SESC x Fluminense, Minas x São Paulo / Barueri e SESI / Bauru x Osasco Audax. São Caetano e Valinhos foram rebaixados para a Superliga B e os "nem fu, nem fá" da vez foram Pinheiros e Flamengo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Saída na Rádio Gaúcha Foi a do repórter Lucas Abati após 6 anos. Terá novidades, mas não divulga ainda.

José Luiz Datena de volta à Rádio Bandeirantes E assim será no 2020 em que completará 10 anos no próximo dia 17 de maio a 1ª passagem dele pela emissora paulistana, sempre na faixa das 10h, logo após o "Jornal Gente". Primeiro ele fez o "Manhã Bandeirantes". A primeira saída aconteceu em 2013, quando Agostinho ficou inicialmente sozinho e depois em dupla com Carolina Ercolin. No ano seguinte ele voltaria ao rádio não na RB e sim na Bradesco Esportes FM, fazendo o "Nossa Área" para SP e RJ às 11h até o fim da estação em 2017. Aí começou a 2ª passagem pela AM/FM de Sampa City com o "90 Minutos", que substituiu o "Manhã", então feito por Thays Freitas e Marcelo Duarte. Ela durou até a metade de 2018, quando saiu outra vez pois concorreria ao Senado, o que acabou não acontecendo. Desde então o matinal foi assumido por Luiz Megale, que devolverá o horário ao antigo comunicador a partir da próxima segunda-feira. Só que tem um extra na história: na quarta-feira da semana passada, o pai do Joel apresentou o "Brasil Urgente" direto de Brasília. Causa, motivo, razão e circunstância: se filiar ao MDB, o que dá margem a se imaginar que ele concorra na eleição municipal deste ano como candidato à prefeitura paulistana. Com isso, outra saída teria que acontecer em 29 de junho, limite para comunicadores que concorrerão seguirem no ar na TV e no rádio. E agora? De novo teremos que assistir essa novela do "concorre ou não concorre".

Supermanhã da BandNews FM Será a da faixa das 7h às 9h a partir também da segunda que vem, já que Eduardo Barão (nas últimas semanas aqui no Brasil pois será correspondente da TV e das rádios nos EUA por ocasião da eleição presidencial deste ano) e Carla Bigatto ganharão as companhias não só do Megale, que retornará a esta faixa após ter sido parceiro do eterno Ricardo Boechat em seus primeiros anos, mas também de Sheila Magalhães, que era escutada apenas no "BandNews São Paulo" das 9h e que agora também entrará neste horário nobre nacional da rede. Um belo quarteto de apresentadores que, lá no céu, deixaria o "Careca" orgulhoso.

Troque o "í" pelo "y" na RB Será no "Jornal da Bandeirantes Gente", que recentemente perdeu Thaís Herédia na equipe de apresentadores pois ela foi para a CNN Brasil. A solução vem de casa mesmo e a nova companheira de José Paulo de Andrade, Rafael Colombo, Pedro Campos, Cláudio Zaidan e Cláudio Humberto será a diretora geral Thays Freitas, que retornará ao horário matinal após ter sido a última apresentadora do já citado "Manhã Bandeirantes". Ela continuará nos finais de tarde à frente do "Bastidores do Poder", ao lado do Pedro e do Humberto.

Dia 28 tem Brunna Colossi no "Masbah!" Eu já sabia disso desde domingo, quando vi a própria apresentadora postar nas redes sociais uma chamada de sua chegada ao semanal do SBT RS, e nada falei na coluna de anteontem por puro e simples desligamento. Mas é isso, temos então o dia da estreia da jornalista ex-RBS TV no programa de entretenimento da filial gaúcha do Silvio Santos, no ar às 12h dos sábados e às 10h30 dos domingos. Desde a saída da Mônica Fonseca no mês passado, quem tem feito a atração são Luciane Kohlmann, do jornalismo geral, e Jeremias Wernek, comentarista esportivo. Brunna será a 4ª apresentadora central do "Masbah!", no ar há 8 anos e que, antes dela e da Mônica, foi estreado por Ivo Schergl Jr. e depois feito por Marco Antônio Capu.

O novo afazer de Douglas Santucci na Band Li no Flávio Ricco que ele, que saiu da reportagem em Curitiba - e da apresentação do "Band Cidade" das 12h45, assumido por Alessandra Consoli - e que é apresentador plantonista do "Jornal da Band" aos sábados, agora é chefe de produção jornalística na redação nacional, trampo que pretende fortalecer a relação com filiais e afiliadas e integrá-las cada vez mais à produção de SP.

A programação da CNN Brasil Será esta a grade de 2ª a 6ª que estará no canal 577 nas operadoras por assinatura a partir da semana que vem: "Agora CNN" das 6h às 7h, com Taís Lopes; "Novo Dia" das 7h às 10h, com Taís e Reinaldo Gottino (mais o quadro "O Grande Debate", com Caio Coppolla e Gabriela Prioli); "Live CNN" das 10h às 13h, com Phelipe Siani e Mari Palma; "Visão CNN" das 13h às 16h, com Luciana Barreto e Cassius Zeilmann; "CNN 360º" das 16h às 18h30, com Gottino e Carol Nogueira; "Expresso CNN" das 18h30 às 21h30, com Monalisa Perrone e Daniela Lima; "Jornal da CNN" das 21h30 às 23h, com William Waack; "Realidade CNN" das 23h às 23h55, documentários com apresentador não definido; "Newsroom" das 23h55 à 0h, das 4h05 às 4h15 e das 5h45 às 6h, com Elisa Veeck; e "Amanpour" da 0h à 1h05, programa de Christiane Amanpour na CNN americana com legendas em português. A madrugada ainda terá reprises do "Expresso" e do jornal ancorado pelo Waack.

A-ha no Brasil (u-hu!) Mas não aqui em Porto Alegre. (ãããããã) Serão 5 shows dos noruegueses símbolos máximos do pop oitentista, todos em setembro: Curitiba no dia 8, São Paulo no dia 11, Rio de Janeiro no dia 13, Belo Horizonte no dia 16 (aproveitem por mim o presente de aniversário que não ganharei) e Salvador no dia 19.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Cortez não se chamava Alberto? Claro que se chamava sim, Professor Girafales! Senão, como bem disse Seu Madruga, de onde é que saiu isto? "Meu pai e eu contemplamos a estrelinha do espaço, iluminando as coisas" Bom, essa piada clássica do episódio "O Castigo Vem a Cavalo", da série "Chaves", tornou conhecido por aqui o cantor argentino Alberto Cortez por ter sido traduzida literalmente do original, não recebendo uma versão brasileira igual a tantas outras na mesma linha - esse episódio foi dublado pela Maga em 1992, no último lote clássico. Alberto Cortez morreu no ano passado e seu nascimento completa 80 anos nesta quarta-feira. Em 1970, ele lançou o tema que o pai da Chiquinha citou no episódio, canção que foi muito premiada dois anos depois: "Mi Árbol y Yo".



Clipe do Dia (parte 2)

Celebrando 70 anos hoje, Bobby McFerrin ganhou os Grammys de gravação do ano, melhor canção e melhor vocalista pop masculino em 1988 por uma música que não tem instrumentos, é toda trabalhada vocalmente inclusive nos sons que fazem as vezes de instrumentos e nas vozes dobradas como se fossem backing vocals. O clipe também ficou clássico ao ter as participações de Bill Irwin e Robin Williams. Claro, é "Don't Worry, Be Happy".



Clipe do Dia (parte 3)

A "Garota de Berlim" do clipe da banda Tokyo, aquela do Supla, está fazendo 65 anos nesta quarta-feira. Nina Hagen gravou o vídeo desta canção depois de se apresentar no Rock in Rio de 1985, quando estava estourada nas paradas de sucesso com o tema que evidenciou sua extravagância vocal: "New York / NY", de 2 anos antes.



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

As desta quarta-feira, 11 de março, são estas:

*125 anos do nascimento de Shemp Howard, comediante falecido em 1955 e integrante original dos "Três Patetas", inicialmente com Ted e Moe, mais tarde com Moe e Larry, isso entre 1922 e 1932. Irmão de Moe e Curly, atuou junto deles em um único episódio da série de curtas - no caso, com o trio sendo Moe, Larry e Shemp, mais uma pontinha especial do Curly. Este trio ficou de 1946 até a morte de Shemp, substituído por Joe.

Bela do Dia: Giselle Suardi

Giselle Suardi, apresentadora do "Band Mulher" nas tardes da TV Bandeirantes de Curitiba. Graça docemente encantadora de monte tem ela, que é educadora física e que, antes de chegar à Band há 2 anos, foi apresentadora da E-Paraná.

*70 anos de Jerry Zucker, cineasta e roteirista que é irmão de David Zucker. Eles e Jim Abrahams formaram o "Trio ZAZ", que nos deu comédias alucinantes no começo dos anos 80, com uma sequência imparável de piadas a cada minuto - muitas vezes mais de uma por minuto -, além de paródias hilariantes. Juntos eles dirigiram "Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu...", "Top Secret! Superconfidencial" e "Por Favor, Matem Minha Mulher", além de criarem a série televisiva "Esquadrão de Polícia", estrelada pelo mesmo Leslie Nielsen que depois reprisaria seu maravilhoso Frank Drebin no sensacional "Corra que a Polícia Vem Aí!". Mas Jerry também fez história longe da comédia com um drama ainda hoje campeoníssimo de audiência: "Ghost - Do Outro Lado da Vida", o romance que uniu vida e morte com Demi Moore e Patrick Swayze (e que até hoje não assisti, mas isso não vem ao caso agora).

*55 anos de Wallace Langham, ator que nos anos 80 assinava Wally Ward e que fez o Phil de "The Larry Sanders Show" de 1992 a 1998 e o Josh Blair de "Veronica's Closet" de 1997 até 2000, mas que ficou marcado pra valer pelos telespectadores pelo David Hodges de "CSI - Investigação Criminal" de 2003 até 2015.

*40 anos de Jordana Saldanha, ex-repórter das TVs Record, Brasília e da Radiobras na capital federal e da RedeTV! em SP, além de apresentadora da TV Justiça até o ano passado, atualmente sendo gerente de comunicação do Conselho Federal de Química. Isso ela jornalista, pois tem também a lutadora de kung fu nominada Dana Lee. Nele, é "apenas" bicampeã pan-americana, campeã mundial, bicampeã sul-americana e decacampeã nacional.

*10 anos do Iguatu, o "Azulão das Lagoas", campeão cearense da 2ª divisão em 2017 e da 3ª em 2012.

Arremate

Ronaldinho Gaúcho e Assis ainda presos no Paraguai. Vai quarentar atrás das grades, que vergonha.

"24 Horas" volta antes que os irmãos Moreira tomem jeito na vida e parem com as falcatruas!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.