Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 10 de março de 2020
Em busca da 100ª vitória

É o Palmeiras nesta noite pela 2ª rodada da Libertadores, quando receber o Guaraní pelo mesmo Grupo B que terá ainda Bolívar x Tigre. Ele tenta ser o segundo brasileiro a chegar à marca centenária, já obtida pelo Grêmio com 102 triunfos, e ir aos 6 pontos no jogo entre os ganhadores da semana inicial. Também nesta terça, o Santos não terá torcida diante do Delfin pelo Grupo G por causa ainda da punição a cumprir pelas badernas na partida contra o Independiente no ano retrasado, aquela do W.O. por causa da irregularidade do Sánchez. Já a semana do Grupo E, marcada pelo Grenal da próxima quinta, iniciará hoje com os derrotados Universidad Católica x América de Cáli.

Os destaques de ontem e hoje

Copa do Brasil (ida da 3ª fase) Botafogo x Paraná abre esta noite este novo estágio do torneio. É a 4ª vez que nele os dois se encaram. O Tricolor se deu bem em 1996 e em 2002, enquanto o Fogão avançou em 2011.

Campeonato Paulista (9ª rodada, 3 para o fim) A Ponte Preta segue em 3º no Grupo A, com 7 pontos, pois perdeu em casa. Os 2 x 1 devolveram ao Red Bull Bragantino a liderança do Grupo D, com 14. Destaques da próxima rodada: na sexta, Oeste x Botafogo e BragaBull x Água Santa; no sábado, Internacional x Palmeiras e São Paulo x Santos; no domingo, Corinthians x Ituano; e na segunda, Guarani x Ponte.

Campeonato Gaúcho (2ª rodada do 2º turno, 4 para o fim) Destaque negativo para São Luiz 1 x 2 Caxias devido ao crime de racismo cometido por alguns vermes na torcida do clube de Ijuí contra o adversário Léo Tilica. Até quando imundos dessa laia continuarão causando tristes acontecimentos assim???

Torneio Feminino da França Termina hoje para o Brasil quando enfrentar o Canadá.

Liga dos Campeões da UEFA (volta das oitavas) Fim de tarde com Valencia x Atalanta e Red Bull Leipzig x Tottenham, vantagens de 4 x 1 dos italianos e 1 x 0 dos alemães. Mas a bola em jogo não é o mais importante devido ao torneio ser fortemente atingido pelas consequências do coronavírus, tanto que 5 das 8 partidas já se sabe até a publicação desta coluna que terão portões fechados: esta de hoje na Espanha e mais Paris Saint Germain x Borussia Dortmund, Juventus x Lyon, Barcelona x Napoli e Bayern de Munique x Chelsea. Some a isso portões fechados nas próximas 2 rodadas na Espanha, em jogos na Alemanha, em partidas em Portugal e ainda a suspensão de todas as modalidades esportivas em equipe na Itália até 3 de abril em todos os níveis. Gravidade máxima.

Curtinhas Esportivas

Luto no futebol Morreu aos 73 anos o auxiliar técnico do Vasco, Silveira, que passou mal ontem à tarde e não resistiu mesmo sendo levado ao hospital. Zagueiro da "Máquina Tricolor" do Fluminense campeão do Robertão em 1970, defendeu diversos clubes pelo país, entre eles o Guarani campeão brasileiro de 1978.

Liga dos Campeões das Américas O basquete do Flamengo quer decidir o título e começou muito bem a melhor-de-3 contra o Instituto ao batê-lo na Argentina por 63 x 54. Próximo jogo é nesta quinta, no RJ.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Lúcia Mattos de volta à Band RS Se seu marido Leonardo Meneghetti reassumiu a direção geral ao regressar recente do casal após 2 anos em São José do Rio Preto, claro que o mesmo caminho seria seguido por ela, que assim começará sua 3ª passagem pelo grupo e reassumirá atrações que eram suas antes de deixar Porto Alegre: "Happy Hour" na BandNews FM, em dupla com Ana Cássia Hennrich, às 17h a partir da próxima segunda-feira; e "Band Cidade" na TV aberta, ao lado de Sérgio Stock, a partir do dia 23. Claro que fico muito contente, a Lúcia é maravilhosa desde sempre e fazia uma falta enorme por aqui. Será ótimo voltar a curti-la diretamente.

Semana que vem já tem estreia Leio no Flávio Ricco que será na próxima segunda-feira o retorno do "Primeiro Jornal" à TV Bandeirantes, com João Paulo Vergueiro apresentando das 3h45 às 6h. Assim sendo, esta com a Maiara Bastianello nas férias da Michelle Trombelli é mesmo a última semana do "Café com Jornal".

Novidades do BandNews TV Outra que sei pelo "guru" Ricco: se chamará "Estado de Direito" o programa semanal que será apresentado por Eduardo Oinegue, do "Jornal da Band" e do "No Meio do Dia" da BandNews FM, sobre assuntos de segurança jurídica e institucional. Além disso, a programação ganhará um talk show, gênero mais afeito ao entretenimento e que desperta curiosidade sobre como será levado ao ar num canal noticioso.

Alexandre Garcia é do Canal Rural Leio na Cristina Padiglione que o jornalista, fora da TV desde que saiu da Globo há 1 ano, voltará ao ar pela emissora agropecuária com comentários sobre a política e a economia no tocante ao agronegócio, à influência delas no ramo rural. Sua estreia será na próxima segunda-feira e ele terá participações no "Mercado & Cia.", às 12h20, e no noticiário "Rural Notícias", às 18h35. Neste último ano, Alexandre seguiu no ar com colunas para "trocentos" jornais e dezenas de rádios pelo país, dentre elas Guaíba e Itatiaia.

Demissões no jornalismo da Record Uma em SP, leio no Flávio Ricco: a de Mariana Ferreira, 16 anos na emissora e atualmente editora-chefe do "Cidade Alerta". Falam nos bastidores que foi ordem "de cima", leia-se, de um bispo, mas que isto não teria relação com aquela vergonha inadmissível da mãe que descobriu ao vivo que a filha tinha sido assassinada. Então seria qual o motivo para mandá-la embora, então? Já outras 4 aconteceram em Brasília, sei pelo Léo Dias. São jornalistas não nominadas por ele e que foram dispensadas após o blog Mundo Negro destacar no dia 28 do mês passado conversas em tom racista num grupo de Whatsapp, onde falavam coisas baixas, rasteiras e cretinas sobre colegas negros da redação. Muito medo de saber quais foram estas jornalistas demitidas pois vai que alguma delas seja daquelas que assisto na telinha e que eu aprecie, o que me decepcionaria demais.

8 da noite do próximo domingo Será então o início da programação da CNN Brasil com o programa de matérias especiais "CNN no Ar". Depois dele, haverá uma cobertura do debate do partido democrata nos EUA.

Troféu Mulher Imprensa 2020 Foram anunciadas as vencedoras da 14ª edição do prêmio promovido pela Revista Imprensa em reconhecimento ao trabalho das mulheres no jornalismo. As ganhadoras receberão seus troféus em cerimônia a acontecer em breve em SP e foram definidas por votação popular depois de terem sido indicadas por um júri especializado. Alguns destaques: a Âncora ou Comentarista/Colunista de TV foi Maria Júlia Coutinho (Globo), com 38%; a Repórter de Telejornal foi Sônia Blota (Band), com 25%; a Âncora ou Comentarista/Colunista de Rádio foi Carla Bigatto (BandNews FM), com 38,2%; a Repórter de Rádio foi Basília Rodrigues (CBN, mas agora televisiva da CNN Brasil), com 30%; e a Correspondente brasileira ou estrangeira aqui residente foi Ilze Scamparini (Globo), com 26%. Ela, aliás, se emocionou hoje ao terminar seu vivo no "Bom Dia Brasil" sobre as consequências que o coronavírus tem causado na Itália, que está em um momento extremamente caótico e tumultuado.

"Stairway to Heaven" não é plágio Assim foi decidido por um tribunal de apelações de São Francisco, que confirmou uma decisão de 4 anos favorável ao Led Zeppelin e que não considera que parte de seu clássico maior tenha violado direitos autorais da faixa "Taurus", de Randy Wolfe, ex-integrante da banda Spirit.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Ídolo da Jovem Guarda, Wanderley Cardoso faz 75 anos nesta 3ª. Em 1967, ele melodiou "O Bom Rapaz".



Clipe do Dia (parte 2)

Apresentador de programas como "Som Pop" na Cultura e "Lado B" na MTV, Kid Vinil nasceu há 65 anos fechados hoje. Partido em 2017, foi vocalista da Magazine, que nos deu a genial "Sou Boy" em 1983.



Clipe do Dia (parte 3)

Há 25 anos completados nesta terça, o samba perdia Agepê, cantor nascido em 1942. A novela "Vereda Tropical", da Globo, trouxe em 1984 um clássico dele como tema do Bertazzo (Nuno Leal Maia): "Deixa Eu Te Amar".



Datas em 0 ou 5

Bela do Dia: Isabella de Vito

Isabella de Vito, jornalista, ex-repórter esportiva da Rede Família no interior de SP. Ela faz a alegria de todas as famílias impactadas por sua simpática presença.

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

As desta terça-feira, 10 de março, são estas:

*80 anos de Chuck Norris, ícone dos filmes de ação e ator da série "Chuck Norris: o Homem da Lei" (Walker Texas Ranger) de 1993 até 2001, além de obras como "O Voo do Dragão", "McQuade, o Lobo Solitário", três "Braddock" e dois "Comando Delta", sem contar os muitos memes na internet nos últimos tempos.

*75 anos de Katharine Houghton, atriz de filmes como "Adivinhe Quem Vem Para Jantar", no qual interpretou a filha de Katharine Hepburn, que na vida real era sua tia.

*20 anos de Thiago Wild, tenista campeão recentemente do ATP de Santiago.

*10 anos da morte de Corey Haim, ator nascido em 1971 e que fez filmes como "Admiradora Secreta", "Garotos Perdidos", "Sem Licença Para Dirigir" e "Envolvidos com o Perigo".

Arremate

Do coordenador de base Branco no SporTV: não houve punição a Gerson devido à recusa à seleção pré-olímpica.

"24 Horas" volta antes que quem acha que nos engana se toque que não está enganando ninguém!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.