Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 2 de março de 2020
O futebol destes últimos dias

Sempre lembro: acompanho prioritariamente os 40 clubes das Séries A e B do Brasileiro por impossível seguir tudo de tudo, daí ter esta distinção de prioridade. Mas algo fora deles que merecer destaque também virá aqui, claro.

Campeonato Paulista (8ª rodada) Apesar das muitas defesas do Ivan, o São Paulo fez 2 x 1 na Ponte Preta vinda do pior começo em 14 anos e foi aos 15 pontos na liderança do Grupo C, enquanto a Macaca tem 7 e é 3ª no A, grupo liderado pelo Santos apesar de 300 minutos sem bola na rede. 12 pontos após o 0 x 0 com o Palmeiras, que não perde este clássico há 5 realizações, que estreou Rony no 2º tempo e que foi aos 17 no Grupo B, ainda em 2º por 2 pontos menor seu índice que o do Santo André. B é o quadrangular do Botafogo, lanterna com 5 ao tomar 1 x 0 da Ferroviária, que neste momento só está atrás do Corinthians no Grupo D por causa dos cartões amarelos. Eles estão empatados em pontos, vitórias, saldo e gols pró. O 2º desta chave com 10 pontos é o Guarani, "oxo" com o Água Santa. Lidera com 11 o Red Bull Bragantino, 2 x 1 no Ituano. 4º do A com 4, o Oeste visita hoje o Mirassol.

Campeonato Carioca (1ª rodada do 2º turno) Jogos agora dentro de cada chave, a A começando com a trinca do Gabriel nos 4 x 1 do Flamengo sobre a Cabofriense - o lesionado Bruno Henrique não jogou, mas foi notícia pela história da blitz da Lei Seca na qual não fez o teste do bafômetro e entregou um documento que pode ser falso. Com muitas homenagens ao inesquecível Valdir Espinosa e um belissimamente respeitado minuto de silêncio, o Botafogo só conseguiu chegar aos 2 x 1 sobre o Boavista aos 46 do 2º tempo. No Grupo B, o Vasco ficou no 1 x 1 com o Resende e o Fluminense saiu perdendo, mas virou para 5 x 1 ante o Madureira - e entra aí o detalhe a cuidar nesta Taça Rio: se o Flamengo vencê-la, só não será campeão direto se outro time tiver pontuação geral maior, algo a ser constantemente acompanhado. Neste momento, por exemplo, o Flu tem 18 pontos contra 16 do Fla. Sábado tem Flamengo x Botafogo e domingo acontecerão Volta Redonda x Vasco e Fluminense x Resende.

Campeonato Mineiro (7ª rodada) Com Jorge Sampaoli adquirido, o Atlético pós-fiascos recentes não limpou muito sua barra por ficar no 1 x 1 com o Boa Esporte e neste momento estar fora da zona de classificação, 5º colocado que é com 12 pontos e apenas 2 vitórias nos últimos 9 jogos gerais. O Cruzeiro fez 2 x 1 no Uberlândia com a reestreia do Marcelo Moreno e passe para um dos tentos, mas também não ficou essas maravilhas todas só porque ganhou, vide Fábio salvar sua pele ao defender um pênalti no finalzinho, mesmo que sem tanto esforço devido ao chute pifiamente pateticaço-aço-aço com "PA" maiúsculo (como diriam em Castanhal, Bragança e Tucuruí) do Diego Peixoto. Ainda assim, é o 4º com 14. Bem quem está é o América, líder com 17 ao marcar 2 x 1 na Tombense. Sábado tem Atlético x Cruzeiro, que o pessoal já está temendo que seja o clássico mais mal jogado em muito tempo devido ao "lindo" nível técnico atual de ambos - Sampaoli ainda não estreará por resolver problemas particulares, então, mais um pouco de James Freitas no Galo. Domingo, o América receberá o Boa Esporte.

Campeonato Gaúcho (1ª rodada do 2º turno) No provável primeiro jogo em Porto Alegre às 11h de um sábado desde Grêmio 0 x 2 Caxias há 17 anos a ser completados daqui a 2 semanas, os tricolores tiveram maioria de titulares e sobraram por 3 x 0 sobre um Juventude que não deu nem pro cheiro. 3 pênaltis foram marcados para os gremistas, mas apenas 2 convertidos pois o outro foi defendido pelo Marcelo Carné. O Bepe foi o desafio do Internacional, que anunciou o empréstimo por 1 ano junto ao Porto do lateral direito Saravia e que teve reservas no 1 x 1 na serra. Já o Brasil de Pelotas deu uma melhorada importante na luta contra o descenso ao fazer 1 x 0 num Novo Hamburgo que impressiona pela falta de gol por não ter feito um único o torneio inteiro em 6 partidas - foi aquele na derrota para a Ponte Preta na Copa do Brasil e mais nada. Nunca vi algo assim, sinceramente. Próximo domingo, o Grêmio visitará o Pelotas, o Inter receberá o Brasil e o Juventude encarará o São José.

Campeonato Paranaense (9ª rodada) O sub-23 do Athletico deu de ombros para o Operário e aplicou 3 x 1 de boa fora de casa. O Furacão lidera com 19 pontos e o Fantasma é o 4º com 16. Entre eles está o Coritiba, 2º com 18 após o 1 x 1 com o Toledo. Já o Paraná vinha da virada extraordinária sobre o Bahia de Feira, mas desta vez faltou seu 3º tento e a consequência do 2 x 2 com o Londrina é ser o 9º colocado, com 10 pontos. Nesta quarta tem Athletico x Rio Branco, sábado acontece Paraná x União Beltrão - cujo nome não significa a soma de forças da Maria e da Cristiana - e domingo seremos contemplados com PSTC x Coritiba e Operário x Toledo.

Campeonato Catarinense (7ª rodada) Lanterna com 4 pontos, a Chapecoense "oxou" com o Figueirense, 3º com 11 e que jogou com portões fechados devido às tretas contra o Avaí, 4º com 10 e que pega hoje o Tubarão. Sabe quem lidera? O Brusque, 16 pontos e que tocou um 3 x 1 impiedoso no Criciúma fora de casa.

Campeonato Pernambucano (7ª rodada) Pela 1ª vez sem torcidas organizadas, o "Clássico das Emoções" chegou às 400 realizações com 2 x 0 do Santa Cruz, que agora tem 154 vitórias contra 134 do Náutico, 4º com 11 pontos. O resultado assegurou os tricolores diretamente na semifinal, que recebe os 2 primeiros desta fase inicial, enquanto do 3º ao 6º haverá duas quartas-de-final pelas vagas restantes no penúltimo estágio. Já o Sport matou de raiva a torcida do Atlético Mineiro pois meteu 1, 2, 3, 4 x 0 com direitos a 2 pênaltis "brocados" pelo Hernane no Afogados da Ingazeira. 5º com 10, o Leão visitará o Petrolina na quarta. Já o Timbu recebe o Retrô no domingo.

Campeonato Baiano (6ª rodada) O Bahia coroou uma semana perfeita depois da classificação com trinca sobre o Nacional no Paraguai pela Sul-Americana. No último lance, fez 2 x 1 no Vitória e descontou a frustração pelos 2 x 0 tomados no Ba-Vi da Copa do Nordeste. Os tricolores lideram com 14 pontos e voltam a campo domingo, contra o Doce Mel. Em 2º com 11, os rubro-negros só atuarão no dia 15, versus o Jacuipense.

Campeonato Cearense (5ª rodada) No primeiro jogo após a dolorosa eliminação da Sul-Americana com a "vitória derrotada" sobre o Independiente, o Fortaleza deu um pontapé nos fundilhos da frustração e abotoou o Barbalha por 4 x 2 para estar em 2º com 9 pontos em 3 compromissos. Nesta quarta, ele fará o clássico contra o Ferroviário pela 4ª rodada. Em 3º com 8 pontos em 4 atuações, o Ceará está cada vez mais disposto a ganhar o "Troféu Oeste" de time que mais empata. O 0 x 0 com o Guarany representou a 8ª igualdade do time - e isso que sem ter entrado ainda em março, foi sábado que a bola rolou. Domingo, desafiará o Atlético pela 3ª rodada.

Campeonato Alagoano (5ª rodada) O CSA sentou a bota no Coruripe por 1, 2, 3, 4 x 0 e é o 2º colocado, somando 10 pontos. Vaga assegurada na semifinal, restando saber se assim como está ou em 3º lugar, já que sábado que vem tem CRB x CEO. Os alvirrubros somam 7 pontos e, se vencerem, a coisa irá para saldo e gols pró (respectivamente 5 a 4 e 9 a 7 pró-azulinos). O Murici ficou em 1º com 11 e a última vaga está entre os próprios Coruripe e CEO, respectivamente com 6 e 4 pontos. CEO e ASA deram sorte de escapar do descenso, mesmo tendo 4 pontos, graças ao confronto direto domingo entre CSE, com 3, e Jacyobá, com 2. Apenas um sorrirá.

Campeonato Sergipano (7ª e última rodada) O Confiança fez 3 x 2 no Boca Júnior e terminou na frente com 17 pontos. Ele, Sergipe com 16, Freipaulistano com 10 e Itabaiana com 9, um ponto acima de Boca e Dorense, vão para um quadrangular em turno e returno que definirá o campeão. Lagarto e América foram rebaixados.

Campeonato Maranhense (6ª rodada) O Sampaio Corrêa aplicou 3 x 0 no Cordino e lidera com 10 pontos. Sábado, valendo pela rodada anterior, ele fará o clássico contra o Moto Club.

Campeonato Goiano (8ª rodada) O Atlético tomou a liderança ao arrebentar o Jaraguá por 1, 2, 3, 4, 5 x 0 e ir aos 17 pontos. O Goiás ficou no 0 mútuo com o Vila Nova e é o 4º, somando 13 pontos. Sábado, os esmeraldinos receberão o Iporá. Por sua vez, os atleticanos visitarão o Goianésia no domingo.

Campeonato Mato-Grossense (7ª rodada) O Cuiabá lidera com 17 pontos após o 1 x 1 com o Poconé, em jogo marcado pelo sorteio de um novilho após sua realização - o moço sorteado não pôde levá-lo para a capital por ter ido ao interior de ônibus, daí vendeu o prêmio para um cidadão local por 800 notas. Você preferiria ganhar o novilho desta peleja ou um carro 0km na finalíssima? Bom, domingo o Cuiabá pegará o Dom Bosco.

Campeonato Amazonense (final do 1º turno) Manaus campeão ao fazer 4 x 1 no Amazonas.

Campeonato Brasileiro Feminino (4ª rodada) Dois grandes destaques: o São Paulo marcar 2 x 0 no Corinthians e tirar a invencibilidade de 48 jogos do rival, superado duas vezes no sábado pois, além do futebol, se deu bem horas antes no basquete ao ganhar por 89 x 80 no NBB; e o Santos derrotar o Grêmio por 2 x 0 tendo a auxiliar Sandra dos Santos no lugar do técnico Guilherme Giudice, que não viajou por estar em quimioterapia devido a um câncer, mas que segue trabalhando diariamente normalmente nos preparativos das Sereias da Vila para suas partidas - que ele consiga ganhar essa luta pela vida! Tivemos ainda 3 estrondosas goleadas: a da Ferroviária por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 1 sobre a Ponte Preta, que tá mal pra dedéu este ano não só nos homens, mas também nas mulheres; a do São José ante o Vitória por 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 0; e a do Palmeiras pra cima do Cruzeiro por 1, 2, 3, 4, 5 x 0. Após estes cotejos e também Internacional 0 x 0 Kindermann/Avaí, Audax 1 x 2 Iranduba e Minas Icesp 2 x 3 Flamengo, a classificação aponta: em 1º, Ferroviária e Santos com 12; em 3º, Corinthians com 9; em 4º, Inter com 8; em 5º, Kindermann e São Paulo com 7; em 7º, Palmeiras, São José, Iranduba, Grêmio, Flamengo e Cruzeiro com 6; em 13º, Minas Icesp com 3; e em 14º, Audax, Vitória e Ponte com 0. Sábado teremos 3 compromissos: Minas Icesp x Ponte, Iranduba x Cruzeiro e sobretudo Corinthians x Ferroviária, a re-edição da final de 2019. No domingo serão 4 atrações: Palmeiras x São Paulo, Grêmio x Vitória, São José x Kindermann e Santos x Audax. E 2ª-feira, desfecho com Inter x Flamengo.

Copa Libertadores Sub-20 O Flamengo terminou em 3º lugar ao aplicar 1, 2, 3, 4, 5 x 2 no Libertad. Seu algoz na semi foi o campeão. Deu Independiente del Valle por 2 x 1 sobre o River Plate.

Campeonato Inglês (28ª rodada) Depois de 44 partidas, o Liverpool voltou a perder. Mas apesar dos 3 x 0 que tomou do Watford, ainda está com 79 pontos, 22 acima do 2º colocado Manchester City, que neste domingo venceu a Copa da Liga Inglesa pela 7ª vez. Tricampeonato assegurado com 2 x 1 no Aston Villa.

Campeonato Espanhol (26ª rodada) Com Cristiano Ronaldo na plateia já que o coronavírus não deixou que jogasse no mesmo dia, o Real Madrid fez 2 x 0 no Barcelona e Vinícius Júnior ao se tornar o 18º brasileiro a fazer gol no jogo maior dos espanhóis e o mais jovem a nele anotar, com seus 19 anos, 7 meses e 19 dias superando Messi, até então detentor da marca com 19 anos, 8 meses e 7 meses. São 56 pontos do líder Real e 55 do Barça.

Campeonato Italiano (25ª rodada) 20 anos depois da última rodada que lhe tornou campeã, a Lazio voltou à 1ª colocação ao marcar 3 x 2 no Genoa e ir aos 62 pontos. Lógico que isso só acontece pois a Juventus, que tem 60, não pôde enfrentar a Internazionale por este e mais 3 enfrentamentos serem adiados para daqui a 2 meses por causa do coronavírus. Mesmo assim, o gostinho da dianteira garantiu a diversão.

Campeonato Alemão (24ª rodada) O Bayern de Munique esmagou até onde pôde o Hoffenheim por 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 0 e lidera com 52 pontos contra 49 do Red Bull Leipzig, que ficou no 1 x 1 com o Bayer Leverkusen e que periga agora perder a posição pro Borussia Dortmund, 3º com 48 após 1 x 0 no Freiburg.

Campeonato Francês (27ª rodada) 13 pontos para o Olympique a vantagem do Paris Saint Germain, que foi aos 68 ao golear o Dijon por 1, 2, 3, 4 x 0.

Prévias deste meio de semana

Copa Libertadores (1ª rodada) Partidas grupo a grupo: o A terá Junior x Flamengo e Barcelona x Independiente del Valle na quarta; o B apresentará Tigre x Palmeiras e Guaraní x Bolivar na quarta; o C reserva Athletico Paranaense x Peñarol na terça e Jorge Wilstermann x Colo-Colo na quarta; o D mostrará LDU x River na quarta e Binacional x São Paulo na quinta; o E começará com Internacional x Universidad Católica e América de Cáli x Grêmio na terça; o F vai de Estudiantes de Mérida x Racing e Alianza x Nacional do Uruguai na quinta; o G arrancará com Defensa y Justicia x Santos na terça e Delfion x Olimpia na quarta; e o H terá Caracas x Boca Juniors e Independiente Medellin x Libertad na terça. Depois das 3 fases prévias, chegou o 1º momento mais quente do torneio.

Copa do Brasil (2ª fase) 6 times conhecerão adversários, 4 deles na quarta: o Brusque em Brasil de Pelotas x Manaus, o CRB em Boa Esporte x Cruzeiro, o Figueirense em Fluminense x Botafogo da Paraíba e o São José de Porto Alegre em Atlético Goianiense x Santa Cruz. Outros 2 serão definidos na quinta: o do Ceará em Vitória x Lagarto e o da Ferroviária em Operário de Ponta Grossa x América Mineiro. O último enfrentamento sairá dos ganhadores de Santo André x Goiás na quarta e Vasco x ABC na quinta. Mandos da 3ª fase sorteados hoje.

Curtinhas Esportivas

O começo da Série B Marcado para 1º de maio, terá esta como sua 1ª rodada: Avaí x Náutico, Confiança x Paraná, Cruzeiro x Botafogo de Ribeirão Preto, CSA x Guarani, Cuiabá x Brasil, Juventude x CRB, Oeste x Chapecoense, Operário x Figueirense, Ponte Preta x América Mineiro e Vitória x Sampaio Corrêa.

Ninguém tem paciência comigo Se quiser, Alexandre Ferreira pode tomar para si o bordão do Chaves. Intervalo do jogo contra o Primavera e ele simplesmente foi mandado embora pelo Olímpia, é mole? A partida pela Série A3 do Campeonato Paulista terminou 2 x 2 e seu substituto na 2ª etapa foi o auxiliar Paulo Roberto Fonseca.

Ainda é pouco 8 jogos de suspensão para Kiko Casilla, goleiro do Leeds United. Motivo: atos racistas dele contra Jonathan Leko, do Charlton, em jogo de 5 meses atrás pela segundona inglesa.

Maratona de Tóquio Com apenas pouco mais de 200 atletas devido ao medo que o coronavírus está causa sobretudo na Ásia, os vencedores foram o etíope Birhanu Legese no masculino, marcando 2 horas, 4 minutos e 34 segundos, e a israelense de origem queniana Lonah Chemtai no feminino, com 2 horas, 17 minutos e 45 segundos.

Mais uma vitória de Esquiva Falcão Foi sábado, no "Boxing For You". Nocaute técnico sobre o argentino Jorge Daniel Miranda no 4º assalto, combate de pesos médios. Vai pro cinturão que boto fé na tua conquista!

Os 85 títulos de Rafael Nadal Não vou listá-los um a um, claro. Só registro que é a marca obtida com a conquista do ATP de Acapulco (vulgo "Torneio Os Farofeiros de Tênis") por 2 x 0 sobre Taylor Fritz.

Selvagemente campeão! Quem achou que eu não faria esse trocadilho de cara não deve ir com minha cara, rs... Mas é com positivismo isso pois Thiago Wild foi a grande notícia positiva do esporte brasileiro no fim-de-semana ao vencer o ATP de Santiago com 2 x 1 sobre Casper Ruud em parciais de 7/5, 4/6 e 6/3. Primeiro título profissional dele, que tem 19 anos, um a menos que Gustavo Kuerten ao faturar seu primeiro caneco.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Interior no comando estadual Passou a ser assim na RPC a partir deste fim-de-semana no jornal semanal "Bom Dia Sábado". Um apresentador das filiais do interior estará à sua frente no último sábado de cada mês. A estreia foi com Anelize Camargo, do "Meio Dia Paraná" de Maringá. Iniciativa que poderia ser adotada em outros estados cujos noticiários sejam 100% estaduais, o que infelizmente exclui da sugestão que dou regiões como SP, RJ e MG, que só tem estadualizados os seus "Bom Dia", já que os noticiários das 11h45 e das 19h15 são separados de cada emissora, a capital com o seu e cada afiliada do interior por si mesma também, até mesmo aos sábados. Mas é uma ideia que caberia, por exemplo, aqui ao meu RS em relação aos apresentadores locais do "Jornal do Almoço", que hoje se revezam é na reportagem de fim-de-semana aqui em Porto Alegre, mas não fazendo estúdio.

"Band Cidade" com novidades São duas edições de cara nova nesta segunda-feira: uma delas é a 1ª de Curitiba às 12h45, pois agora a apresentação será de Alessandra Consoli no lugar de Douglas Santucci, que foi promovido para a matriz da Rede Bandeirantes em São Paulo - ela terá dose dupla pois seguirá à frente do matinal "Acontece Paraná" às 5h30; e a outra é a noturna da TV Barriga Verde de Santa Catarina às 18h50, que nos últimos anos era ancorada pelo recentemente dispensado Gregório Silveira e que agora ganha a apresentação de Rodrigo Cardozo e os comentários políticos de Roberto Azevedo, dois que estavam na ND TV (Record).

Despedida do "Aqui na Band" dia 10 Leio no Flávio Ricco que é quando João Paulo Vergueiro será repórter do programa matinal. Depois, ele se preparará para começar a apresentar o regressado "Primeiro Jornal", que entrará às 4 da madrugada no lugar do "Café com Jornal", assunto já bem antecipado na última semana.

De quem será que Sikêra Jr. falou? O apresentador da TV A Crítica lavou rouja suja no ar durante o "Alerta Nacional" desta sexta, dizendo que não atenderia o pedido de um contratado da RedeTV! para não falar do carnaval de São Paulo em seu programa e que faria isso por ter respaldo da direção da emissora paulista, citando por duas vezes o dono Amilcare Dallevo. Enfim, o homem esbravejou em trecho que já correu a internet graças ao Renato J. Garcia. Reina a grande dúvida: quem será o cara que Sikêra acusou de querer proibir seu trabalho?

CNN Brasil não para de contratar Só neste domingo, oficializou 3 aquisições. Uma já tinha destacado nesta coluna na última sexta, que foi da Larissa Alvarenga, que deixou a Record - embora uma matéria dela ainda tivesse passado no "Fala Brasil" de sábado (que, por sinal, teve dupla de bancada formada por Mariana Bispo e Natália Teodoro, esta da filial de Manaus e pela vez 1ª apresentando nacionalmente). Também foram confirmadas Elisa Veeck, que deixou após 4 anos a TV Vanguarda (Globo Vale do Paraíba) e a apresentação do noticiário de almoço "Link Vanguarda", e Basília Rodrigues, nos últimos 12 anos repórter da Rádio CBN de Brasília. Aliás, o que a CNN atacou a CBN foi uma grandeza, heinhô? Basília, Lourival Sant'anna, Joyce Murasaki, Chico Prado, Pedro Durán... Eita! Na manhã desta segunda-feira, o canal confirmou que irá ao ar a partir de dia 15, um domingo, com festa de lançamento na segunda da semana que vem, aquela habitual onde vão governantes, políticos, publicitários, endinheirados e tal.

Podcast vai virar programa de TV Será na GloboNews em abril. Leio na Mônica Bergamo que isso acontecerá com o "Papo de Política", podcast publicado pelo G1 e que conta com Júlia Duailibi, Andréia Sadi, Maria Júlia Coutinho e Natuza Nery. Será uma atração semanal. Resta saber data de estreia, dia e horário.

20 anos de Fábio Turci na TV Foi a marca celebrada neste domingo pelo repórter da Globo, que iniciou sua carreira em Bauru e que inicialmente estaria de folga neste dia, mas que nele trabalhou por cobrir para o "Fantástico" a posse do novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que sucedeu Tabaré Vazquez.

Nada de não reprisar Regina Duarte Leio na Cristina Padiglione que, apesar dela ter deixado a Globo após 5 décadas por assumir a secretaria de cultura do governo federal, a emissora não pretende evitar a reapresentação de produções com sua participação. Ainda bem. Regina estrelou muitos dos maiores clássicos da teledramaturgia brasileira. É história, está feita e merece sempre ser revisitada, apesar do cenário atual e de suas nuances únicas.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia: Karen Carpenter

Fecha isso na tua mente, vivente: 70 anos. Esta é a idade que uma das maiores cantoras da história completaria hoje se não tivesse nos deixado tão precocemente ainda no longínquo e distante 1983. Ela morreu com apenas 32 anos e ficou eternizada não só como uma deslumbrante vocalista ainda hoje com poucas a atingir o mesmo nível de maravilhamento e excelência, mas também como uma triste expoente da anorexia e dos malefícios aos montes que ela ocasiona, algo que sempre me vem à tona quando vejo alguém com magreza excessiva.

Além de cantora, Karen também era baterista em diversos dos temas que ela e o irmão, o pianista e co-vocalista Richard, gravaram como Os Carpenters. Eles mal passaram de uma década juntos, mas como gravaram quase um disco por ano em média a produção foi enorme e os sucessos foram tantos que há um vasto repertório para tocar em emissoras de rádio e ser usado em filmes, séries, novelas, enfim. O material, felizmente, foi tanto deixado pela Karen - inclusive para disco solo - que até a metade dos anos 90 houve canções inéditas surgindo.

Como adoro a voz celestialmente angelical da Karen, me reservo o direito de fazer um tópico espichado pois uma artista do tamanho dela merece muito. Largo em 1970 com uma de suas assinaturas: "Close To You", do álbum homônimo e aí conferida em vídeo que mostra Karen tocando a bateria, embora na gravação original quem o faça seja Hal Blaine. Destaque ainda para o lindo solo de trompete de Chuck Findley. Um charme só.



Em 1973, Karen e Richard deram sua leitura para uma canção de Leon Russell do ano anterior: "This Masquerade", do disco "Now and Then", aí com ela tocando bateria. Este tema ficou muito famoso 3 anos depois em icônica e premiada gravação do mestre George Benson, mas pessoalmente me cativa mais com os Carpenters.



Outra música extraordinária dos irmãos chega em 1975, no LP "Horizon". Novamente temos Karen somente cantando docemente, mas não tocando bateria. É Jim Gordon quem a assume em "Only Yesterday", um primor de sofisticação que tem como outro luxuoso destaque o saxofone de Bob Messenger. Magistral registro.



Entre 1979 e 1980, Karen gravou um disco solo que dedicaria a Richard, mas que não seria lançado com ela viva por chegar às lojas apenas e tão somente em 1996. Entre as canções, destaca-se uma das mais bonitas de Paul Simon, que a gravou em 1975 e que ficou igualmente show com ela: "Still Crazy After All These Years".



Termino a homenagem à Karen recordando a vinda dela e do Richard ao Brasil para divulgação do álbum "Made in America" em novembro de 1981, quando eu nem sabia direito o que era este mundão de meu Deus por ter apenas 2 meses de vida, eh, eh... Eles passaram tanto por São Paulo, onde concederam uma entrevista à Rádio Cidade FM, quanto pelo Rio de Janeiro, onde se apresentaram no programa "Geração 80", da Globo, e ainda gravaram este clipe de uma de suas mais lindas canções, das minhas favoritas: "Touch Me When We're Dancing".



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

As do sábado, o bissexto 29 de fevereiro, foram estas:

*80 anos de Hattie McDaniel sendo a 1ª atriz negra a vencer o Oscar como melhor coadjuvante por "...E o Vento Levou".

*40 anos de Peter Scanavino, o detetive Carisi de "Lei e Ordem - Unidade de Vítimas Especiais".

As do domingo, 1º de março, foram estas:

*455 anos da cidade do Rio de Janeiro, que tantos maltratam há tanto tempo, mas que ainda haverá de resistir muito e muito no maravilhamento que possui, especialmente o turístico, assim torço e espero.

Bela do Dia: Nathália Pereira

Nathália Pereira, produtora e repórter do "SBT Esporte Rio", que completa 5 anos nesta segunda-feira. Atualmente apresentado pela Fernanda Maia, o programa começou com os ex-parceiros dela de "Donos da Bola" na Band, os quais reencontraria tempos depois na TV do Silvio Santos: José Carlos Araújo, Gerson, Gilson Ricardo e Dé, o Aranha, hoje todos na Super Rádio Tupi e colegas da Isabele Benito, do "SBT Rio". A dama aí vista ajuda a deixar o programa sempre nos trinques com muito empenho.

*210 anos do nascimento de Frédéric Chopin, compositor clássico falecido em 1849.

*110 anos do nascimento de David Niven, ator falecido em 1983 e vencedor do Oscar por "Vidas Separadas" e do Globo de Ouro por este filme e também por "Ingênua Até Certo Ponto". Fez ainda obras como "O Grande Motim", "A Carga da Brigada Ligeira", "A Volta ao Mundo em 80 Dias" e "A Pantera Cor-de-Rosa". Foi até mesmo intérprete de James Bond no primeiro "Casino Royale", a versão cômica do agente secreto.

*105 anos do nascimento de Algodão, jogador de basquete falecido em 2001 e que foi campeão mundial em 1959 e medalha olímpica de bronze em 1948 e 1960 pelo Brasil, além de campeão sul-americano de 1953 e brasileiro neste ano e também em 1949 e 1951 pelo Flamengo, pelo qual venceu ainda 13 estaduais do RJ.

*65 anos de Nil Bernardes, cantor e compositor que foi a voz da Orquestra da Terra no tema-título da novela "O Rei do Gado", da Globo.

*40 anos de Gavilán, ex-jogador bicampeão paraguaio de 1998 e 1999 pelo Cerro Porteño e ganhador de 5 estaduais (tri gaúcho de 2003 a 2005 pelo Inter e mais o de 2007 pelo Grêmio, além do carioca de 2008 pelo Flamengo).

Nesta segunda-feira, 2 de março, temos estas:

*80 anos da morte de D. H. Lawrence, nascido em 1885 e escritor de obras como "O Amante de Lady Chatterley".

*80 anos do nascimento de Tom Wolfe, escritor falecido em 2018 e autor de livros como "A Fogueira das Vaidades" e "Os Eleitos", considerado um dos expoentes do "new journalism" nos EUA nos anos 60 e 70.

*10 anos da morte de Winston Churchill, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, ex-primeiro-ministro britânico e considerado em votação da BBC o maior britânico de todos os tempos. Na escrita, destacou-se com a obra em 6 volumes "A Segunda Guerra Mundial".

Arremate

Um sono desgraçado querendo me derrubar e o vivente ainda quer "arremate"? Outro dia, mas hoje não dá.

"24 Horas" volta depois que eu dormir 15 horas para ficar em dia com meu sono atrasado!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.