Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 27 de fevereiro de 2020
Adeus, Espinosa



Não era assim que abriria a coluna de hoje. Falaria, claro, da quarta-feira frenética de futebol. Mas fiquei muito mal por volta das 10 da manhã ao saber dessa tristíssima perda. Complicações posteriores a uma cirurgia no intestino nos levaram Valdir Espinosa, um dos grandes treinadores do futebol brasileiro. Símbolo eterno do Grêmio campeão sul-americano e mundial em 1983 (e também gaúcho de 1986, além de coordenador na Copa do Brasil de 2016) e do Botafogo - do qual era gerente de futebol havia 2 meses - campeão carioca em 1989 (rompendo 21 anos de jejum), também foi campeão estadual por Ceará em 1980, Londrina em 1981 e Athletico em 2002 no Paraná, além de distrital pelo Brasiliense em 2005. Foi ainda campeão nacional saudita em 1985 pelo Al-Hilal e paraguaio em 1987 e 1992 pelo Cerro Porteño (fim de 9 anos de jejum). Trabalhou em outras dezenas de clubes e foi comentarista do SporTV em duas oportunidades e das rádios Manchete e Globo. Há alguns anos, passei a ter no Valdir um amigo tanto virtual quanto também pessoal a partir de palestras dele que acompanhei graças às gurias do site Donas da Bola, a Jerusa Schmidt, a Priscilla Vieira e especialmente a Pri Ulbrich, inconsolável hoje. Vivência curta no tempo, mas grande na lembrança maravilhosa que fica. Lembrança que nunca acabará, gigante que foi do futebol. Adeus, Espinosa.

Destaques do futebol ontem e hoje

Copa do Brasil (2ª fase) Duas histórias extraordinárias. Uma a do Afogados da Ingazeira, de 100 mil mangos de folha mensal, que bateu nos pênaltis o Atlético Mineiro por 7 x 6 após 2 x 2 no tempo normal. A Coruja do Sertão originou um "Corujão" do Galo, que anunciou lá pelas 2 e tanto da madrugada as saídas do técnico Dudamel, do diretor Rui Costa e do gerente Marques. Os pernambucanos saberão hoje se enfrentarão Ponte Preta ou Vila Nova. A outra história inesquecível é do Paraná, que perdia por 2 x 0 para o Bahia de Feira até os 46 do 2º tempo e, em dois minutos, empatou. Aí, falta aos 53 e gol de um 3 x 2 inacreditável e raríssimo no futebol num todo. Vem aí o Botafogo no caminho paranaense. Decisões por pênaltis também definiram um próximo enfrentamento entre o Juventude, que fez 8 x 7 sobre o XV de Piracicaba, e o América de Natal, que passou por 4 x 3 pelo River, ambos os jogos 1 x 1. A Ferroviária foi tranquilíssima, tocou 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 2 no Águia Negra para esperar por Operário de Ponta Grossa ou América Mineiro. E hoje tem São José x Chapecoense, daí sai o oponente de Atlético Goianiense ou Santa Cruz.

Copa do Brasil (1ª fase) O Moto Club abriu o placar antes de fechar 1 minuto e ampliou com menos de 15, mas o Fluminense virou com direito a dobra do Nenê - um desses gols de falta, primeiro do Sr. Jéssica Garducci em 1 ano e 9 meses e primeiro dos cariocas em 11 meses. 4 x 2 finais e vem aí o Botafogo da Paraíba pela frente.

Copa Libertadores (volta da 3ª pré-grupos) Com D'Alessandro expulso após ser decisivo no gol do Guerrero e Marcelo Lomba fazendo uma defesa providencial na finaleira, o Internacional bateu o Tolima por 1 x 0 e passou pelas duas fases prévias sem ser vazado. Vem aí o Grupo E contra Universidad Católica (adversária em casa na próxima terça), América de Cáli e, especialmente, Grêmio. 12 de março na Arena e 8 de abril no Beira-Rio, dias para a eternidade com clássicos Grenal após dois mata-matas em Copas Sul-Americanas em 2004 e 2008. Já o Flamengo soube que o Grupo A, além do Independiente del Valle e do Atlético Junior, terá também o Barcelona, que atropelou o Cerro Porteño por 4 x 0 ontem e 5 x 0 totais. Hoje, quem conhecerá seu último oponente é o Palmeiras, que duelará com Bolívar e Tigre no Grupo B. Tem Guaraní x Palestino, vantagem paraguaia por 1 x 0.

Copa Sul-Americana (volta da 1ª fase) Pela 1ª vez, o Bahia ganhou fora do Brasil. E não foi um triunfo qualquer: foi um sonoro 3 x 1 sem traumas sobre o Nacional do Paraguai, 6 x 1 totais. Assim, são dois brasileiros assegurados na sequência: ele e o Vasco. Talvez seja 3, caso o Fortaleza reviravolte o 1 x 0 pró-Independiente esta noite.

Recopa Sul-Americana (volta) Mesmo tendo um jogador a menos em boa parte do jogo, o Flamengo outra vez "ganhou quando quis" pois o 1 x 0 em mais uma entregada de rapadura devidamente castigada pelo Gabriel permitia um sonho ao Independiente del Valle, mas aí dois gols do Gerson na base do "pim-pá-pum" e mais uma taça no armário para Jorge Jesus e cia. 1ª conquista internacional do rubro-negro no Maracanã, diante de sua gente. 11ª Recopa do futebol brasileiro, somada essa às de São Paulo em 1993 e 1994, Grêmio em 1996 e 2018, Cruzeiro em 1998, Internacional em 2007 e 2011, Santos em 2012, Corinthians em 2013 e Atlético Mineiro em 2014.

Campeonato Paulista (8ª rodada) Num empapado Itaquerão, o Santo André estava aprontando novamente, mas o Corinthians deu uma de Gaviões da Fiel na apuração do carnaval e escapou na finaleira, chegando ao 1 x 1 nos acréscimos. Nada que alivie muito a barra alvinegra, são 4 partidas sem vitória. A próxima será apenas no dia 7, visitando o Novorizontino. Quem gostou deste resultado foi o Palmeiras pois, se bater o Santos depois de amanhã, retomará a liderança do Grupo B pois igualará os 19 pontos do Ramalhão, mas o saldo é melhor.

Copa do Nordeste (5ª rodada) O Ceará ficou no 2 x 2 com o Botafogo, o que deixou os cearenses em 7º no Grupo B com 5 pontos e os paraibanos em 9º no A com 9. O Vozão empatou todos os seus jogos e o 2º gol dele teve emoção de sobra pois Samuel Xavier o dedicou ao seu filho, que se afogou na piscina e foi resgatado a tempo pela mãe - felizmente, a criança está bem, graças a Deus. Já o Santa Cruz agora é o 4º do B com 7 por abotoar o Freipaulistano por 3 x 1. Os pernambucanos não perdem há 5 partidas e os sergipanos são lanternas do A com 2. Hoje tem Vitória (5º do B com 6) x CRB (5º do A com 5) e Náutico (2º do B com 7) x ABC (6º do A com 4).

Campeonato Pernambucano (6ª rodada) Sport, Sport!!! Tomou 2 x 1 do Salgueiro, não vence há 8 partidas gerais, tem somente 2 êxitos em 12 jogos e pegará neste sábado quem, quem? É: o Afogados da Ingazeira.

Campeonato Amazonense Destaque para Manaus 1 x 1 Fast pela semifinal do 1º turno. O vice-campeão brasileiro da Série D tomou gol aos 48 minutos do segundo tempo e empatou aos 53.

Liga dos Campeões da UEFA A ida das oitavas foi fechada com Real Madrid 1 x 2 Manchester City (Gabriel Jesus e De Bruyne no comando das picapes) e Lyon 1 x 0 Juventus. Estes são os jogos da volta e seus panoramas: dia 10, Red Bull Leipzig x Tottenham (1-0) e Valencia x Atalanta (1-4); dia 11, Paris Saint Germain x Borussia Dortmund (1-2) e Liverpool x Atlético de Madrid (0-1); dia 17, Manchester City x Real Madrid (2-1) e Juventus x Lyon (0-1); e dia 18, Barcelona x Napoli (1-1) e Bayern de Munique x Chelsea (3-0). Um único empate em 8 enfrentamentos.

Liga dos Campeões da Concacaf Destaque para Tigres 4 x 2 Alianza pelas oitavas-de-final. O gol da classificação mexicana saiu aos 49 minutos do segundo tempo, marcado pelo goleiro Guzmán.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Rádio de luto: morreu Marne Barcelos Sim, ele também fazia televisão há uns bons anos enquanto integrante do jornalístico noturno "Atualidades Pampa" na parceira da RedeTV!, mas seus 55 anos de carreira findados hoje, aos 77 de idade em decorrência do AVC sofrido no último dia 5, foram essencialmente marcados pelo rádio como um de seus grandes nomes em Porto Alegre e não só aqui, mas também em São Paulo e Rio de Janeiro. Defendeu prefixos como Itaí, Guaíba (foi locutor do "Correspondente" com 19 anos), Difusora (atual Bandeirantes) e Farroupilha (da qual era diretor artístico quando foi fundamental para recolocar a emissora no ar após um gravíssimo incêndio em 1974), passou pela TV Gaúcha (atual RBS TV) e atuou em veículos paulistas como a Capital AM ("a gigante do rádio") e a TV Record e em cariocas como as rádios Globo e Tupi. Estava na Rádio e TV Pampa havia 12 anos e seu último dia no ar foi justamente o que antecedeu o AVC. Ninguém poderia imaginar que este AVC fosse tão forte a ponto de levá-lo. Perde o rádio, perde a comunicação e perde a cultura, que era farta da parte do Marne. Já faz imensa falta.

Saídas na Band/RS Dois profissionais deixaram a Rádio e TV Bandeirantes de Porto Alegre, pelo que entendi, por ambos terem novidades em breve: os repórteres e apresentadores Gabriela Lerina, que fazia apenas TV e eventualmente rádio, e Jônatha Bittencourt, que começou apenas da rádio e passou a ser também da TV. Passagens longas deles, a Gabriela ficou 7 anos e o Jônatha 8. Grandes perdas para a Band/RS.

João Paulo Vergueiro às 3h50 Cruzando informações do Flávio Ricco e da Cristina Padiglione, é o que teremos a partir da segunda quinzena de março. Será o repórter recentemente do "Aqui na Band" que apresentará o "Primeiro Jornal" na TV Bandeirantes, que vai retomá-lo no lugar do "Café com Jornal", cujo apresentador Luiz Megale sairá da Band aberta por regressar para a BandNews FM em substituição ao Eduardo Barão, que será correspondente nos EUA. Além disso, o Ricco noticia que o Megale sairá do "90 Minutos" da Rádio Bandeirantes de São Paulo e que sabem quem deverá apresentá-lo a partir daí? Pois é: José Luiz Datena, que retornaria à AM/FM pela 3ª vez.

Viradouro campeã 23 anos depois De alma lava pra valer e vencendo pelo critério de desempate não do último por igualado, mas sim do penúltimo quesito, onde teve 3 décimos a mais que a Grande Rio, que segue na seca no carnaval do Rio de Janeiro. Apuração eletrizante de desfecho emocionante e que levou Niterói à loucura. Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon conseguiram o que apenas Joãosinho Trinta obtivera - e isso que eles só foram os carnavalescos deste ano pois Paulo Barros quis se dividir entre RJ e SP, aí a Viradouro não topou conciliá-lo com a Gaviões da Fiel e o Paulo foi para a Unidos da Tijuca. "Sucesso" ele: 9º lugar no Rio e 10º em São Paulo. Na Série A, sem novidades: Imperatriz Leopoldinense campeã e, com as quedas de Estácio de Sá e União da Ilha, teremos 12 escolas em 2021. Mas antes disso, a festa dos vencedores. Sábado tem o desfile das campeãs - que, por sinal, o portal G1 transmitirá ao vivo com apresentação de Diego Haidar, comentários de Daniel Targueta e participação de Milton Cunha, que muitos internautas zoeiros estão querendo como voz de GPS e que deu hoje uma amostra hilária disso no "RJ1".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Os anos 90 vieram e uma das ondas foi a da lambada. Toda onda tem seu expoente e, neste caso, um desse gênero foi aquele que completa 65 anos hoje: Beto Barbosa, que vemos aí no seu sucessaço "Preta".



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 27 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontaram estas ocorrências:

Bela do Dia: Patrícia Nielsen

Patrícia Nielsen, apresentadora do "CETV - 2ª Edição" na TV Verdes Mares (Globo). Noites ótimas são as que te têm brilhando no ar.

*110 anos do nascimento de Joan Bennett, falecida em 1990 e atriz de filmes como "Um Retrato de Mulher" e "O Pai da Noiva".

*80 anos de Howard Hesseman, ator de filmes como "Loucademia de Polícia 2" e protagonista da série "Os Primeiros da Classe" (esse era o título na Warner no fim dos anos 90, mas depois virou "Uma Turma Genial" no SBT).

*80 anos de Marilu Bueno, atriz no ar na Globo em "Salve-se Quem Puder", sua primeira novela desde "Êta Mundo Bom".

*70 anos de Cláudia Mello, atriz vista por último na Record em "Topíssima" e vista na Globo em novelas como "A Força do Querer" e séries como "A Diarista".

*40 anos da morte de George Tobias, ator nascido em 1901 e que fez o vizinho Abner da série "A Feiticeira".

*5 anos da morte de Leonard Nimoy, ator nascido em 1931 e eterno Sr. Spock da série clássica e em 6 filmes de "Jornada nas Estrelas", além de atuar na série "Missão Impossível" e dirigir "Três Solteirões e um Bebê".

Arremate

Reduziram de 8 para 6 e, agora, 4 jogos a suspensão do Bruno Silva, do Avaí. Ele ainda será absolvido, cuidem.

"24 Horas" volta antes que sobre até para o chutado Gledson naquela treta contra o Figueirense!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.