Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Domingo e segunda, 23 e 24 de fevereiro de 2020
O futebol folião do Brasil

Dias carnavalescos marcados por Flamengo e Caxias campeões de turno, quatrilhos de São Paulo e Goiás, quedas de Santos e Corinthians, quina do Athletico titular, Ceará sorrindo e Fortaleza chorando, Sport igual na bacia das almas... Enquanto você ficou no "skindô, skindô", o que acontecia nas relvas tupiniquins era isto que segue.

Obs.: coluna publicada originalmente no domingo e que sofreu atualizações na segunda-feira.



Campeonato Carioca (final do 1º turno) O Boavista assustou ao sair na frente, mas o Flamengo do Jorge Jesus - que poupou quase todos os titulares para a Recopa Sul-Americana - é aquilo: parece que ganha "quando quer". Sem blá-blá-blá e sem chororô, chegou à igualdade com direito a mais um tento do Gabriel, que celebrou com "CE" maiúsculo (como diriam em Sobral, Crato e Itapipoca) suas 300 partidas como profissional. Mais um troféu para os rubro-negros, que agora poderão ser campeões diretos sem necessidade de finalíssima com uma condição que é novidade neste ano: desde que não tenha outro time com mais pontos que ele na soma das Taças Guanabara e Rio. Exemplo: o Fla vence os dois turnos marcando 25 pontos, mas outro time faz 26. Se isso acontecer, aí ambos decidirão o caneco, com o campeão dos turnos tendo vantagem. É a FERJ forçando ao máximo a realização de uma decisão.

Campeonato Paulista (7ª rodada) O Água Santa voltou a aprontar diante de um dos grandes. Aqueles 4 x 1 sobre o Palmeiras em 2016 agora estão acompanhados dos 2 x 1 de virada sobre o Corinthians, que estreou em Diadema desta maneira. São agora 3 derrotas nas últimas 5 partidas para o novo time do volante Ederson, adquirido na véspera por 5 anos após deixar o Cruzeiro. 2º colocado do Grupo D com 8 pontos, o Timão receberá nesta quarta o Santo André,
que impôs 1 x 0 ao Red Bull Bragantino, 3º do D também com 8 - e é por causa desta vitória do Ramalhão, que teve em Fernando Henrique um goleiraço, que o alvinegro paulistano continua na zona de classificação. Aliás: Santo André é a melhor pontuação até o momento, 18 pontos em 21 possíveis. Outro que decepcionou foi o Santos ao tomar 2 x 0 do Ituano, embora os corneteiros gozem que houve uma "evolução", já que em 2019 tomou 5 x 1. Aliás, coisa incrível: até 2016, o Galo só tinha batido o Peixe 3 vezes em 27 partidas, uma delas na finalíssima de 2014; e agora, já são 4 jogos de invencibilidade. 1º do A com 11 e apenas 6 gols marcados em 7 partidas, o Santos receberá no sábado o Palmeiras, 1º do B com 16. Quem mandou bem foi o São Paulo, que teve três nomes: Antony, oficializado por 5 anos pelo Ajax; Daniel Alves, que voltou a marcar 2 vezes no mesmo jogo desde os 4 x 0 do Sevilla sobre o Grasshoppers, pela antiga Copa da UEFA, há 13 anos e 3 meses; e Alexandre Pato, que não ia às redes havia meio ano e já tratou de dobrar - e desta vez sem anulação. 4º do A com 4, o Rubrão jogará na segunda que vem contra o Mirassol, enquanto o Tricolor, 1º do C com 12, receberá no domingo a Ponte Preta novamente agora de João Brigatti como seu treinador, 3ª do A com 7 e que sustentou num 1 x 1 a escrita de 30 anos e agora 13 partidas sem cair pra Ferroviária, oponente no próximo domingo do Botafogo, 4º do B com 5 e que enfim ganhou uma ao marcar 2 x 1 na Internacional.



Campeonato Gaúcho (final do 1º turno) Caxias campeão num 1 x 0 a 10 minutos do encerramento e, com isso, pela 5ª vez nas últimas 6 edições não teremos Grenal na finalíssima. Resta saber se ele faturará o caneco direto e se decidirá ou contra o Grêmio ou contra o Internacional ou contra outro que não eles. Os tricolores até tiveram um pênalti não marcado na 2ª etapa, mas mesmo assim ficaram tão abaixo do esperado que o erro do Leandro Vuaden foi um pouco neutralizado - daria perfeitamente para, na bola, superar este porém. No entanto, os comandados do Renato Portaluppi (entre eles Maicon, 200 atuações pelo time) sucumbiram ante a esquadra do Rafael Lacerda, com 5 vitórias nestas 7 partidas e apenas 2 gols tomados ante 7 sofridos. Curiosamente, tirando o êxito sobre os próprios gremistas por 2 x 0 na estreia, todos os outros foram pelo escore mínimo. É aquilo que volta e meia falo neste site e nas redes sociais: melhor repartir gols em diversas partidas ao invés de gastar muitos numa só. Prefiro muito mais quem vença quase todas por 1 ou 2 x 0 do que quem faz 4 ou 5 x 0 em 2 ou 3 jogos e depois fica 4 ou 5 empatando ou perdendo. Bem, sábado que vem o 2º turno iniciará com Caxias x Inter, Grêmio x Juventude e Brasil x Novo Hamburgo.

Campeonato Paranaense (8ª rodada) No último compromisso antes da estreia na Libertadores contra o Peñarol no dia 3, os titulares do Athletico tocaram 1, 2, 3, 4, 5 x 1 no Cascavel CR. 3º com 16, retomará o sub-23 no domingo diante do Operário, que fez 1 x 0 no União Beltrão e está em 4º com a mesma pontuação. O Coritiba se deu bem com 2 x 0 no Cianorte e lidera com 17. Sábado, receberá o Toledo. Já o Paraná se deu mal e tomou 1 x 0 do PSTC, o time que parece partido político pela sigla. Em 7º com 9 pontos, receberá o Londrina no domingo.

Copa do Nordeste (5ª rodada) No último compromisso antes da necessária virada sobre o Independiente na Copa Sul-Americana, o Fortaleza (2º do A com 8) tomou 2 x 0 do Confiança (1º do B com 13), ex-time do Daniel Paulista, agora novamente técnico do Sport (4º do A com 6), que contou com um pênalti aos 44 do 2º tempo para arrancar o 1 x 1 do América (5º do B com 6) em Natal. Também neste sábado, o Imperatriz (3º do B com 7) fez 1 x 0 no River (7º do A com 4). A jornada será completada na quarta-feira de cinzas, com Ceará (7º do B com 4) x Botafogo da Paraíba (3º do A com 8) e Santa Cruz (6º do B com 4) x Freipaulistano (8º do A com 2), ficando para quinta-feira Vitória (4º do B com 6) x CRB (5º do A com 5) e Náutico (2º do B com 7) x ABC (6º do A com 4).

Campeonato Pernambucano (6ª rodada) Foi uma semaninha mais encardida para o Náutico que o coelhinho Sansão da Mônica na definição do Cebolinha. 1 x 0 para o Central, que não lhe derrotava no Recife havia 7 anos e que rompeu a série positiva de 17 atuações nos Aflitos do Timbu, 2º com 11. Some a isso a eliminação na Copa do Brasil e a perda por 7 meses do lesionado Matheus Carvalho, sem contar isso do caminhão que bateu numa pilastra que sustenta um trecho da arquibancada dos Aflitos. Xô, zica, vá de retro! (eu disse "retro" e não "Retrô") Próximo domingo tem clássico para vermos se os alvirrubros ajustarão a casa, só que é fora contra o líder Santa Cruz.

Campeonato Cearense (4ª rodada) Rodrigão garantiu o 1 x 0 sobre o Caucaia e o Ceará está em 2º, com 7 pontos em 3 partidas. Próximo sábado, o Guarany de Sobral será o adversário.

Campeonato Alagoano (4ª rodada) Os arqui-rivais somam 7 pontos, só que o CRB está em 2º após fazer 2 x 1 no Jacyobá e o CSA é o 3º depois de sofrer 1 x 0 do Murici. Falta apenas uma rodada para a definição dos semifinalistas. Sábado teremos CSA x Coruripe, ficando para domingo CRB x CEO.

Campeonato Goiano (7ª rodada) Com 2 gols do Rafael Moura - que ganhou de presente a visita da mãe, que sofre de câncer -, o Goiás abotoou a Anapolina por 1, 2, 3, 4 x 1 para estar em 2º no Grupo B, com 12 pontos. Próximo domingo tem clássico contra o Vila Nova. Já o Atlético "oxou" com o Anápolis, é o 1º do A com 14 pontos e receberá no sábado o Jaguará, que mesmo liderando o B com 16 mandou embora o técnico Lucas Oliveira, consta dos autos que devido a desentendimentos dele com o presidente Silvano Martins sobre pagamentos de salários de atletas e comissão técnica. Mas vem cá, tchê: demitir treinador por causa de algo que poderia ser tão mais facilmente resolvido???

Libertadores Sub-20 (3ª rodada) O Flamengo tomou 1 x 0 do venezuelano Puerto Cabello, mas está na semifinal da próxima quinta contra o... Independiente del Valle. Parece gozação, mas é sério. Como se tivessem estabelecido um decreto de que, neste ano, Mengão e Del Valle precisam se enfrentar em todos os campeonatos possíveis. É Recopa Sul-Americana, é Libertadores profissional, agora Libertadores de juniores... Numa dessas, capaz de rolar jogo entre eles até no Campeonato Brasileiro mesmo o Independiente sendo equatoriano, hahaha... Mas enfim, um deles decidirá o torneio contra River Plate ou Libertad, duelistas da outra semi também na quinta-feira.

Campeonato Espanhol (25ª rodada) Com "apenas" 4 gols do Messi, o Barcelona enfiou 1, 2, 3, 4, 5 x 0 no Eibar e pela 1ª vez passou a ter mais gols na história de 91 anos do torneio ao chegar aos 6.151, um acima do Real Madrid, que era o bambambam nos últimos 57 anos, mas que tomou 1 x 0 do Levante. Com isso, eles vão para o super clássico do próximo domingo separados por 2 pontos: 55 para os catalães e 53 para os madrilenhos.

Campeonato Italiano (25ª rodada) Cristiano Ronaldo chegou aos 1.000 jogos oficiais na carreira e aos 725 gols com o inaugural dos 2 x 1 da Juventus diante do Spal. São 11 partidas consecutivas na competição com ao menos um tento do português, reprisando Batistuta em 1994 e Quagliarella no ano passado. A Velha Senhora lidera com 60 pontos contra 59 da Lazio, que bateu o Genoa por 3 x 2, e 54 da Internazionale, cuja partida contra a Sampdoria foi um dos inúmeros eventos esportivos adiados no país devido ao surto do coronavírus.

Campeonato Inglês (27ª rodada) O Manchester City ganhou do Leicester por 1 x 0 e diminuiu para "somente" 19 pontos a frente do líder Liverpool. Londres recebeu duas belas jornadas: uma delas faturada pelo Chelsea no clássico citadino, 2 x 0 sobre o Tottenham, e outra com Arsenal 3 x 2 Everton. Mas o grande destaque ficou na Série B para Rooney, que chegou aos 500 jogos na Liga Inglesa e anotou o 1 x 1 do seu Derby County contra o Fulham.

Campeonato Alemão (23ª rodada) Os primeiros colocados venceram. Líder com 49 pontos, o Bayern de Munique passou pelo Paderborn por 3 x 2. Em 2º com 48, o Red Bull Leipzig humilhou o Schalke 04 por 1, 2, 3, 4, 5 x 0. Já em 3º com 45, o Borussia Dortmund teve um da sensação Haaland os 2 x 0 diante do Werder Bremen.

Campeonato Francês (26ª rodada) Com um 4 x 3 diante do Bordeaux que teve o 200º gol de Cavani pelo clube, dois do Marquinhos e um do Neymar (que ainda tomou cartão vermelho no fim), o Paris Saint Germain foi aos 65 pontos e aumentou para 13 a vantagem sobre o Olympique, que voltou a perder no torneio após 4 meses ao sofrer 3 x 1 do Nantes. Outro destaque ficou para os 2 x 0 do Lyon sobre o Metz, na estreia do Bruno Guimarães.

Campeonato Português (22ª rodada) Com direito a homenagens e reverências da torcida ao Marega depois do crime racial que a torcida do Vitória de Guimarães fez contra ele domingo passado, o Porto teve um gol do Alex Telles a 3 minutos do fim para fazer 1 x 0 no Portimonense e ir aos 56 pontos, 2 acima do Benfica com um jogo a menos.

Campeonato Paraguaio Destaque para Olimpia 1 x 1 Cerro Porteño, que marcou a estreia do Adebayor no Olimpia, adversário do Santos na Libertadores - e foi de um ex-santista o gol de igualdade, do Derlis González.

Curtinhas Esportivas

Rony finalmente é do Palmeiras Aquisição por 5 anos do atacante do Athletico Paranaense, campeão da Sul-Americana de 2018 e das Copas do Brasil e "ex-Suruga" de 2019. Novelão que pensei que nunca mais iria acabar, pois uma hora ele ia pro Corinthians, aí ele renovaria com o Furacão e, finalmente, chegou ao Verdão. Que nó nas tripas!

Morreu Salvador da Costa Não reconheceu de imediato pelo nome? É o ex-presidente do Vitória do Espírito Santo, que no começo desta semana foi eliminado da Copa do Brasil pelo Figueirense em estádio que tem seu nome e cujo apelido é Ninho da Águia - a bola rolou na terça e ele partiu na quinta, aos 88 anos, de mal de Alzheimer.

Recordes no atletismo Um deles é da etíope Ababel Yeshaneh na Meia-Maratona de Ras al-Khaimah: 1 hora, 4 minutos e 31 segundos, 20 segundos a menos da marca de Joyciline Jepkosgei há 3 anos. O outro foi da cubana Yulimar Rojas no salto triplo: 15,43 metros no Meeting Villa de Madrid, novo recorde indoor e segundo maior geral.

Camisa aposentada na NBA Foi a 3 de Dwayne Wade no Miami Heat, pelo qual foi campeão em 2006, 2012 e 2013, além de 13 vezes selecionado para o Jogo das Estrelas. O cerimonial, com direito aos gritos de "MVP! MVP! MVP!" da torcida para o campeão olímpico, foi no intervalo dos 124 x 105 sobre o Cleveland Cavaliers.

Emoção pelos Bryant Será forte no Staples Center nesta segunda, quando acontecerá a partir das 3 da tarde no nosso horário a cerimônia de despedida do craque Kobe e da sua filha Gianna.

Aberto do Rio de Janeiro Chileno campeão sobre um italiano. Deu Cristian Garin na final de simples com casa cheia na Quadra Guga Kuerten. Ele bateu Gianluca Mager por 2 sets a 0 em hora e meia de jogo.



Minas pentacampeão! 5 títulos sul-americanos de vôlei para as indomáveis gurias de Belo Horizonte e vaga no Mundial do fim deste ano. Sheilla, Carol Gattaz, Thaísa e associadas fizeram uma final estadual contra o Praia Clube, que atuou na sua Uberlândia. O Minas fez 3 x 0 e chegou ao tri (18, 19 e 20) que se soma a um bi (99 e 00). Da parte do time do Triângulo Mineiro, é esperar melhor sorte na próxima vez. Foi o 3º vice em 4 anos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Adelzon Alves na 94 FM É uma bela surpresa que a rádio estatal do RJ proporciona neste carnaval, convocado que foi pela presidente Cristiane Almeida o comunicador recentemente afastado pela Rádio Nacional. Leio no Audiência Carioca que ele se une à equipe que já tem Miro Ribeiro, Robson Aldir e João Estevam.

Carnaval carioca no rádio Sete emissoras do dial convencional do Rio de Janeiro estão transmitindo entre domingo e segunda o Grupo Especial do desfile das escolas de samba: 94 FM, BandNews FM, CBN, FM O Dia, Mania FM, Transamérica e Tupi. Além delas, outro veículo de destaque é a Rádio Arquibancada somente pela internet.

Carnaval carioca com Cláudio Brito Há um lado notavelmente positivo na cobertura do seu timaço direto da Marquês de Sapucaí: a transmissão desta vez é completa com "CO" maiúsculo pela Rádio ABC AM de Novo Hamburgo, diferentemente do que acontecia até o ano passado na Rádio Gaúcha. Na estação da RBS, independentemente do momento do desfile, os trabalhos terminavam às 5h por iniciado o jornalístico "Gaúcha Hoje", depois disso havendo somente um posto informativo com flashes do restante do desfile - e isso desde sempre, desde ainda a época que este programa começava às 6h. Mas felizmente, no veículo do Grupo Sinos é diferente. Nesta virada de domingo para segunda-feira, por exemplo, a transmissão foi até 6h45, invadindo em 15 minutos a faixa do jornalístico "ABC 1ª Hora". Era uma frustração que sempre me dava na época da Gaúcha quando ela seguia com o "Gaúcha Hoje" normal mesmo com as escolas ainda na passarela por não ver sentido em deixar de transmitir parte do evento para seguir com a grade habitual. Tinha que buscar outra rádio ou ir pro som da TV. Ainda bem que a ABC difere nisso.

Culinária na RBS TV A partir do próximo sábado, a afiliada gaúcha da Globo exibirá o "Destemperados", programa originado de um projeto criado na internet em 2007 por Lela Zaniol e Diogo Carvalho, que se juntou ao jornal Zero Hora em 2014 e ganhou um site no ClicRBS, além de ter um restaurante no Moinhos de Vento, o bairro da elite endinheirada daqui de Porto Alegre. A atração será exibida das 14h às 14h30 e terá 4 programas nesta 1ª fase.



EPTV para gaúcho assistir Aconteceu neste domingo, já que a RBS não exibiu o "Galpão Crioulo" mesmo estando ele constado para 7h na grade mostrada no guia eletrônico de programação da "ex-Net" (hoje Claro). Atualmente a atração nativista é reprise neste dia da semana do exibido originalmente no sábado, tendo apenas o acréscimo da seção rural "Campo e Lavoura". Mas como "reprisar" neste domingo algo que não foi ao ar no sábado de grade toda entregue à rede nacional por causa do carnaval? Então, ao findar do desfile de São Paulo, o Rio Grande do Sul continuou plugado na Rede Globo mesmo nesta faixa destinada para dominicais matinais regionais. Então, veio pra cá o carioca "Globo Comunidade"? Não. Veio o "Antena Paulista"? Só por 3 ou 4 segundos em descuido técnico, mas também não. O programa efetivamente mostrado foi o "Terra da Gente", semanal dedicado ao campo, à ecologia e à natureza com apresentação de Ciro Porto na afiliada de Campinas. Dois programas de meia hora, ambos exibidos em 2015, preencheram o espaço desta vez desprovido de Shana Muller e Neto Fagundes.

Repórter da RedeTV! faz história É Lisa Gomes, do "TV Fama". Leio no Observatório da Televisão que a profissional, que é trans, apresentará um serviço inédito de meteorologia da Climatempo: a previsão de arco-íris. Sim, existe a previsão do tempo e agora teremos com apresentação dela a previsão de probabilidade de arco-íris, algo que a honrou por ser de enorme importância para a comunidade LGBTQ+, tanto que chorou antes da 1ª gravação. O serviço será enviado para todos os veículos de comunicação que utilizam os serviços da empresa.

CNN Brasil também na Oi TV Sei pelo Gabriel Vaquer que também esta operadora, assim como a Claro (tanto ela em si quanto a ex-Net) e a Sky, carregará em sua grade o novo canal jornalístico por assinatura, com estreia marcada para o mês que vem. A oficialização das empresas acontecerá depois do carnaval e, na Oi, ele ficará no pacote intermediário, a exemplo do que será nas demais operadoras - ou seja: vizinho do BandNews TV.

GloboNews com novidades? Leio na Cristina Padiglione que muitas mudanças serão feitas pelo canal a partir do dia 2, com mais informações ao vivo. Só me pergunto uma coisa: como será possível exibirem mais notícias ao vivo ainda se a grade das 6 da manhã até as 11 da noite já é toda ela ao vivo, só com a madrugada tendo gravações? Tentei ver se tinha na grade no site da emissora a programação na data em questão e... nada. Mistéééério...



O tropicão acidental da Aline Midlej Foi um momento engraçado da edição das 12h da GloboNews neste sábado. Ela mostrava mensagens de telespectadores via Whatsapp e se direcionou ao lado direito da tela para apontar com exatidão o código QR para envio de participações. Mas sem perceber, ela pisou em falso no estúdio e por pouco não se esborrachou no chão. A própria apresentadora tirou a situação de letra com muito bom humor, brincando que seus colegas no controle de transmissão se divertiram com aquilo e que, depois, queriam que ela fosse de novo ao mesmo local - aí a Aline fingiu que ia, mas não foi. Mandou bem, não levou a pior e proporcionou diversão.

Dudu Camargo sendo Dudu Camargo Positivo que isto não seria, né? Claro que pegou mal pra dedéu a história dele apalpar os seios da Simony nos "Bastidores do Carnaval" na RedeTV!, tem que ser muito mesquinho para sair favorável ao apresentador do "Primeiro Impacto" - isso que é pior: um molecote desses, sem o mínimo de juízo na cachola e que já fez tudo que fez fora do SBT, apresentar um telejornal. É por esse tipo de coisa que ainda tem muitos que falam que Silvio Santos não valoriza o jornalismo por mais que haja um tantão de gente boa e ótima neste setor. Enfim... A Simony disse que, se não estivesse na televisão, teria dado uma porrada no Dudu. Pois tinha mais era que ter dado uma mesmo, pra ele aprender a criar vergonha na cara de uma vez para alguém que tem o posto que tem.

Carnaval na Rede Globo O atraso de mais de 1 hora na virada de sexta para sábado por causa de um dos carros alegóricos da Dragões da Real fez com que o 1º dia do desfile de São Paulo acabasse somente às 8h20, sendo impossível até 9h para um realinhamento nacional da grade com o Rio de Janeiro, onde o 1º dia do Grupo A terminou às 5h45 e deu para passar o "Via Brasil" às 6h e o "Como Será?" às 7h30. Então, por mais de meia hora lá foram a estreante Michelle Barros (que deusa... suspiros, suspiros), Chico Pinheiro e cia. comentarem compactos mais espichados das escolas deste dia até os trabalhos poderem terminar pois começaria o "É de Casa". Resultado: a cobertura de sexta para sábado, iniciada depois das 23h e que deveria durar umas 8 horas, ficou quase 10 no ar. Neste domingo já ficou tudo de boa pois a transmissão nacional de SP acabou às 7h, conforme programado. Já a segunda noite do Grupo A carioca terminou às 5h40 e, na mais de hora seguinte, foi exibido apenas para o Rio de Janeiro uma prévia do Grupo Especial, com apresentação da Silvana Ramiro e VTs feitos por Milton Cunha.

Sem TV nas campeãs de SP? Infelizmente, parece que sim. Leio no Flávio Ricco que o desfile delas, na próxima sexta, não será feito pois a Globo não tem interesse em fazê-lo mesmo tendo os direitos para tanto e porque a Cultura, canal que exibiu esta festa em anos anteriores, decidiu não transmiti-la, somente cobrindo blocos nos telejornais. Para não ser "secreto" este desfile dos campeões, só mesmo se o portal G1 transmitisse - mas será que o farão?



Carnaval na Globo Minas Foi a surpresa positiva deste sábado: a transmissão de blocos locais em Belo Horizonte. Os trabalhos começariam às 7h30, mas os 50 minutos iniciais foram restritos à internet devido ao atraso no desfile de São Paulo. A transmissão foi até 13h, entregando para o "Globo Esporte", com apresentação de Liliana Junger e Sérgio Marques, além de repórteres - a mais esbaldada na festa era Cláudia Mourão, com seu lindo sorrisão. Uma segunda parte da cobertura foi ao ar das 14h às 15h, aí com Mara Pinheiro, que mais tarde fez o "MGTV - 2ª Edição". A dose foi repetida neste domingo, das 7h às 8h, com mais um pouco do "Globeleza BH". Foi um acompanhamento inédito em termos da filial mineira do Plim-Plim. Que seja assim sempre agora.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Perdemos na sexta-feira Cláudia Telles, aos 62 anos. Internada há mais de 1 mês, sofria de insuficiência cardíaca e disfunção da válvula aórtica. De ascendências portuguesa e francesa, ela emplacou na década de 70 duas canções marcantes: "Eu Preciso Te Esquecer" e "Fim de Tarde", esta mais lembrada pelo refrão: "perdi você..."



Clipe do Dia (parte 2)

Este sábado marcou os 75 anos de nascimento do cantor Oliver, falecido em 2000 e que teve como gravações mais memoráveis "Jean", tema do filme "Diário de uma Solteirona", e especialmente "Good Morning Starshine", tema originalmente do musical "Hair". Essa canção de 1969 me faz lembrar da jornalista Carla Vilhena pois uma vez, não me lembro se no ar mesmo num dos jornais matinais da Globo ou se num vídeo publicado nas redes sociais, ela disse que estava indo trabalhar quando ligou o rádio e tocava esta música, que cantarolou lindamente.



Clipe do Dia (parte 3)

Fechou 5 anos neste sábado a morte de Renato Rocha, nascido em 1961 e baixista da Legião Urbana desde o início até 1989. Infelizmente ele voltou à mídia 3 anos antes de partir por um motivo triste, já que estava morando nas ruas do RJ, uma situação trazida à tona por reportagens da Isabela Veiga no "Domingo Espetacular", da Record. Depois disso, ele chegou a ser convidado para participar de algumas apresentações especiais alusivas à Legião e a Renato Russo. Um clássico da banda do trabalho final de Renato com ela é de 1989: "Angra dos Reis".



Clipe do Dia (parte 4)

Domingo dos 65 anos de Howard Jones, que cantou a dançante "Things Can Only Get Better" em 1985.



Clipe do Dia (parte 5)

Há 20 anos completados neste domingo morria a cantora israelense Ofra Haza, nascida em 1957 e que fez sucesso ao misturar a sonoridade do Oriente Médio com sons ocidentais em 1988, numa versão de "In Nin' Alu".



Clipe do Dia (parte 6)

Nesta segunda-feira, quem chega aos 70 anos é o roqueiro George Thorogood, que liderou a banda The Destroyers para emplacar em 1982 aquele que seria um classicaço-aço-aço da televisão humorística: "Bad To The Bone", que ganharia fama como tema de cenas decisivas de Al Bundy na série "Um Amor de Família".



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 22 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontaram estas ocorrências:

*120 anos do nascimento de Luis Buñuel, cineasta falecido em 1983 e Oscar de filme estrangeiro por "O Discreto Charme da Burguesia". Ele fez ainda "A Bela da Tarde", "Tristana" e "Esse Obscuro Objeto do Desejo".

*80 anos de Aracy Balabanian, atriz de novelas, séries e outras produções como "Nino, o Italianinho", "Vila Sésamo", "Elas por Elas", "Rainha da Sucata", "Deus nos Acuda" (nestas duas últimas interpretou a dona Armênia, uma raridade uma mesma personagem em duas novelas diferentes), "A Próxima Vítima" (inesquecível Filomena), "Sai de Baixo" (6 anos ótimos de Cassandra, a "cascacu" de "cútis" irretocável), "Passione" e "Sol Nascente".

*75 anos do nascimento de Elke Maravilha, artista falecida em 2016 e que foi atriz de poucas novelas e muitos filmes, o último deles "Lua em Sagitário", mas especialmente marcada como jurada dos programas "Cassino do Chacrinha", na Globo, e "Show de Calouros", no SBT. Algo que eu nem fazia ideia é que Elke, russa de nascimento, morou aqui em Porto Alegre de 1966 até 1969 por ocasião da transferência de seu pai para a direção da Liquigás. Na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ela se formou tradutora e intérprete de línguas estrangeiras.

*75 anos do nascimento de Luiz Armando Queiroz, ator falecido em 1999 e que fez novelas e séries como "Selva de Pedra", "A Grande Família" (o Tuco original), "Pecado Capital", "Os Imigrantes", "Roque Santeiro" e "A História de Ana Raio e Zé Trovão", além de apresentar o "Concertos Para a Juventude" na Globo e o "Sem Limite" na Manchete.

*70 anos de Julius Erving, craque do basquete campeão da antiga ABA em 1974 e 1976 pelo New York Nets e da NBA em 1983 pelo Philadelphia 76ers.

*70 anos de Miou-Miou, atriz indicada 10 vezes ao prêmio maior do cinema francês, o César, que venceria por "O Sexo Oculto".

*70 anos de Julie Walters, atriz vencedora do Globo de Ouro em comédia ou musical por "O Despertar de Rita", que valeu uma indicação ao Oscar, no qual também concorreu como coadjuvante por "Billy Elliot".

*45 anos de Drew Barrymore, atriz de filmes como "E.T., o Extraterrestre", "Batman Eternamente", "Nunca Fui Beijada", "As Panteras", "Como Se Fosse a Primeira Vez", "Amor em Jogo", "Letra e Música" e "Amor à Distância".

*35 anos de Larissa Riquelme, a "paraguaia da Copa", aquela do celular no meio dos seios, rs... Não sei até hoje como é que o Bourbon Ipiranga não veio abaixo pra valer com o frenesi malucamente tresloucado do macharedo excitadíssimo quando ela terminou o evento de autógrafos da Playboy, pois ela e os seguranças saíram correndo e todo mundo foi atrás da Larissa, hahahaha... Menos eu, até porque quem mais me chamou a atenção naquele dia nem foi a paraguaia e sim uma das coelhinhas do evento, a muito mais linda e muito mais cativante Daiane Steffens.

*10 anos de Rafael Colombo como apresentador do "Jornal Gente", da Rádio Bandeirantes de São Paulo. À ocasião, ele passou a fazer um quarteto com os icônicos José Paulo de Andrade, Salomão Ésper e Joelmir Beting. O pai do Mauro nos deixou em 2012, Salomão deixou o "Gente" no ano passado e Zé e Rafael continuam no ar.

Para 23 de fevereiro, os registros desta seção são estes:

*80 anos do nascimento de Peter Fonda, falecido no ano passado. O filho do Henry foi indicado ao Oscar tanto pelo roteiro original de "Sem Destino", que co-estrelou, quanto por atuar em "O Ouro de Ulisses".

*65 anos do nascimento de Flip Saunders, falecido em 2015 e que era técnico do Minnesota Timberwolves na NBA. Outros times treinados por ele no melhor basquete do mundo foram o Detroit Pistons e o Washington Wizards.

*55 anos de Kristin Davis, atriz que interpretou Charlotte tanto na série quanto nos dois filmes "Sexo e a Cidade".

*55 anos da morte de Stan Laurel, histórico parceiro de Oliver Hardy na engraçadíssima dupla O Gordo e o Magro em uma centena de produções de 1927 até 1955. Nascido em 1890, ganhou ao lado de Ollie o Oscar de curta-metragem em comédia por "Caixa de Música". Na dublagem brasileira, Stanley teve duas vozes marcantes: a de José Soares nos trabalhos originais da AIC paulistana nos anos 60 e a de Waldyr Sant'anna na VTI carioca nos anos 90.

Bela do Dia: Fernanda Arantes

Fernanda Arantes, repórter da EPTV (Globo) no interior paulista e com muito destaque em jogos feitos atualmente pelo SporTV com uma presença cativante e carismática, o que reforçou ano passado até como narradora de futebol tanto pelo portal da afiliada campineira quanto na Rádio CBN de Ribeirão Preto. Não demora muito e essa mineira top, que já passou também pela TV Centro América (Globo) do MT, vai parar de vez na capital paulista. No mais, ela me lembra visualmente uma atriz de séries que curto muito, Emmanuelle Vaugier, a Mia de "Dois Homens e Meio" e a detetive Jessica Angell de "CSI: NY".

*20 anos da morte de Sir Stanley Matthews, nascido em 1915 e que foi um lendário jogador de futebol atuante até os 52 anos, sendo o mais velho a atuar profissionalmente até 2017, quando foi superado pelo japonês Miura. Foram 701 partidas e 71 gols dele, campeão da Copa da Inglaterra de 1953 pelo Blackpool e da segunda divisão inglesa de 1933 e 1963 pelo Stoke City. Pela seleção, atuou de 1934 até 1957 em 54 jogos, marcando 11 gols.

Para 24 de fevereiro, os registros desta seção são estes:

*80 anos do nascimento de Cláudio Cavalcanti, falecido em 2013 e ator de novelas e outras produções como "Véu de Noiva", "Irmãos Coragem", "Cavalo de Aço", "Dona Xepa", "Água Viva", "Roque Santeiro", "Mulheres de Areia" e "A Viagem". Além da dramaturgia, ele também foi um entusiasmaso ativista pelos direitos dos animais.

*80 anos do nascimento de Jimmy Ellis, boxeador falecido em 2014 e que foi campeão dos pesados em 1968 - dois anos depois, ele seria derrotado por Joe Frazier.

*75 anos de Barry Bostwick, ator de filmes como "Rocky Horror Show" e "Um Morto Muito Louco 2", além de séries como "Limpando a Barra".

*65 anos do nascimento de Steve Jobs, magnata da tecnologia falecido em 2011 e co-fundador da Apple e da Pixar.

*40 anos do "Milagre no Gelo" do hóquei dos Estados Unidos, campeão olímpico de inverno com 4 x 2 sobre a Finlândia.

*30 anos da morte de Malcolm Forbes, nascido em 1917 e publicador da revista Forbes, aquela dos triliardários tão cheios da grana que nunca precisão sofrer por boletos não pagos.

Arremate

Terça-feira tem Liga dos Campeões à tarde. Napoli x Barcelona e Chelsea x Bayern de Munique os jogos.

"24 Horas" volta antes que iniciemos a ver o desenrolar destas histórias europeias!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.