Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 19 de fevereiro de 2020
Flamengo busca o 4º para ser o 5º e o 8º

Não entendeu os números do título da coluna? Simples: buscará o 4º título sob o comando de Jorge Jesus e tentará ser o 5º campeão da Libertadores consecutivo a derrotar o vencedor da Copa Sul-Americana e o 8º brasileiro a conquistar a Recopa da Conmebol. Os cariocas encararão o Independiente del Valle hoje no Equador e quarta-feira da semana que vem no Rio de Janeiro, isso apenas 3 dias depois de terem faturado a Supercopa Brasileira.

7 clubes já conquistaram 10 Recopas Sul-Americanas para o Brasil. 3 deles repetiriam a dose: São Paulo em 1993 e 1994; Grêmio em 1996 e 2018; e Internacional em 2007 e 2011. Tivemos ainda as conquistas de Cruzeiro em 1998 (jogos válidos também pela Copa Mercosul), Santos em 2012, Corinthians em 2013 e Atlético Mineiro em 2014. Outras 8 Recopas tiveram vices brasileiros, só que três deles em duelos domésticos - todos envolvendo o São Paulo, que bateu Cruzeiro em 1993 e Botafogo em 1994, mas perdeu pro Corinthians em 2013. Os tricolores também foram vices em 2006, tal qual o Cruzeiro em 1992, o Inter em 2009, a Chapecoense em 2017 e o Athletico Paranaense em 2019.

No formato atual da Recopa da Conmebol (a partir de 2003), são 12 títulos dos campeões da Libertadores e apenas 5 dos vencedores da Copa Sul-Americana. Desta, o último a papar a Recopa foi o River Plate em 2015.

Destaques do futebol ontem e hoje

Copa Libertadores (ida da 3ª e última pré-grupos) Novo clube de Gustavo, atacante emprestado pelo Corinthians até o fim deste ano, o Internacional visitará o Deportes Tolima, que pegará pela 5ª vez um brasileiro em seus domínios pelo torneio e que jamais perdeu para eles pois venceu Grêmio em 2007, Corinthians em 2011 e Athletico Paranaense no ano passado, além de empatar com o Cruzeiro. Espera-se que Eduardo Coudet e cia. botem mais o pé na forma em relação ao que se viu no 2º tempo do Grenal e que não deixem tanta necessidade para a volta aqui em Porto Alegre igual foi com a Universidad de Chile - mas claro que os colombianos tentarão impedir isso ao máximo. Também hoje, o Flamengo começará a saber o último time do seu grupo, se Barcelona ou Cerro Porteño.

Copa Sul-Americana (volta da 1ª fase) Que papelão, hein, Fluminense??? E que "touca" esse Unión La Calera, tá louco! Não bastou a Chapecoense no ano passado? Voltou a eliminar um brasileiro logo no começo do torneio, outra vez com 1 x 1 aqui no Brasil e 0 x 0 no Chile. Vida dura para Odair Hellmann e associados na sequência do ano por boa parte dele ter sido perdida. Hoje, o Vasco visitará o Oriente Petrolero numa Bolívia onde passou por apertos neste século 21. A vantagem carioca é de 1 x 0, importantíssima. Tomara que isso impeça sufocos como os de 2011 na própria Sul-A, contra o Aurora, e especialmente aquele horror da Libertadores de 2018 contra o Jorge Wilstermann, quando os pênaltis impediram o que seria uma catástrofe. Os cruzmaltinos precisam recuperar crédito depois do 1 x 1 com o Altos que só lhe foi benéfico devido ao protecionismo aos grandes na primeira fase da Copa do Brasil.

Copa do Brasil (2ª fase) Foi por um triz, hein, Figueirense! Por um triz!!! 2 minutos e teríamos pênaltis, mas o 1 x 0 do Diego Gonçalves salvou a pele dos alvinegros do Estreito, que jogaram toda a 2ª etapa com um jogador a menos diante do Vitória do Espírito Santo. Esta noite teremos Paysandu x CRB, Náutico x Botafogo e Oeste x Ceará. Mas a 2ª fase começou sem que a 1ª tivesse acabado, é mole? Tanto que somente hoje o São José saberá se enfrentará Boavista ou Chapecoense e o Vitória conhecerá seu oponente dentre Lagarto ou Volta Redonda. Assim, dia de bola rolando com regulamentos distintos para empates, que nos casos de Chape e Voltaço lhe serão benéficos - e desta vez os duelistas da Taça Guanabara no último domingo invertem suas situações em relação à igualdade, tu vê só.

Copa do Nordeste (5ª rodada) Lanterna do Grupo B com 1 ponto, o CSA receberá o Bahia, 3º do A com 5.

Campeonato Sergipano (6ª rodada) Co-líder com 13 pontos e um jogo a menos, o Confiança enfrentará o Dorense.

Copa Libertadores Sub-20 (2ª rodada) Mais uma vitória do Flamengo, que tocou 1, 2, 3, 4, 5 x 1 no Sporting Cristal. Sábado, ele fechará a 1ª fase encarando o venezuelano Puerto Cabello.

Campeonato Inglês (26ª rodada) Hoje tem Manchester City x West Ham, primeiro jogo dos Citizens depois da punição de suspensão por 2 temporadas aplicada pela UEFA devido à quebra do fair play financeiro.

Liga dos Campeões da UEFA (ida das oitavas) O Atlético de Madrid arrancou um importantíssimo 1 x 0 sobre um surpreendentemente inoperante Liverpool, que numa "raridade rara" não chutou uma vez sequer no alvo. É o atual campeão, claro, mas alguma dúvida de que Simeone e cia. darão das tripas coração para não perder na Inglaterra esta frente fundamental para os comandados do Klopp? Bem melhor fez o Paris Saint Germain pois guardou na rede com Neymar e, mesmo perdendo por 2 x 1 para o Borussia Dortmund do dobrado Haaland (jogador mais jovem a chegar ao 10º gol na história do torneio (19 anos), só precisa do marcador simples na França para avançar. Nesta quarta, mais duas contendas serão iniciadas: Atalanta x Valencia e Tottenham x Red Bull Leipzig.

Curtinhas Esportivas

Furacão sem Santos? É o risco de momento. O goleiro do Athletico Paranaense ficará de 1 mês a 1 mês e meio em recuperação de uma cirurgia no joelho direito, lesão vinda da Supercopa do último domingo contra o Flamengo. Deverá perder a estreia na Libertadores contra o Peñarol, marcada para 3 de março.

Pacaembu com Santos O Peixe mandará no estádio agora privado o clássico contra o Palmeiras no dia 29. Lá ele não joga desde que perdeu para o Atlético Mineiro no começo de junho do ano passado, pela Copa do Brasil.

Gilson Kleina caiu na Ponte Preta 7 vitórias, 8 empates e 11 derrotas, as últimas 3 consecutivas no Paulistão.

Organizadas extintas São as dos 3 grandes clubes do Recife, findadas pela Justiça de Pernambuco, mais precisamente por Augusto Sampaio Angelim. Foi a sentença do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública que deu um fim na Torcida Jovem do Sport, na Inferno Coral e na Fanáutico. Que isso traga boas e necessárias consequências, pois infelizmente sabemos que no Brasil todo é muito por causa das organizadas que temos as badernas, as confusões e os incidentes violentos nos estádios e fora deles. Há exceções dentro delas, mas os ruins predominam demais.

Rafael Vaz fica no Goiás O zagueiro acertou os ponteiros com o clube para continuar até o fim do ano.

Jean vai estrear no Atlético Goianiense O 1º jogo do goleiro será amanhã, contra o CRAC, adiado de dias atrás devido à chuva em Catalão. O Genervino da Fonseca ainda não está bom, então, a bola rolará no Olímpico de Goiânia.

Pia Sundhage convocou o Brasil Chamadas para o Torneio Amistoso da França, de 2 a 11 do mês que vem: as goleiras Aline Reis (Tenerife), Bárbara (Avaí Kindermann) e Natascha (Paris FC); as zagueiras Erika (Corinthians), Daiane (Tacón), Rafaelle (Changchun Dazhong) e Tayla (Santos); as defensoras Tamires (Corinthians), Letícia Santos (FFC Frankfurt), Jucinara (Levante UD) e Bruna Benites (Internacional); as meias Thaísa (Tacón), Formiga, Luana (ambas Paris Saint Germain), Andressinha (Corinthians), Andressa Alves (Roma), Debinha (North Carolina Courage), Aline Milene (Ferroviária) e Duda (São Paulo); e as atacantes Bia Zaneratto (Palmeiras), Cristiane (Santos), Ludmila (Atlético de Madrid), Marta (Orlando Pride) e Geyse (Madrid CFF).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Rádio Gaúcha do interior Por um lado, Viviana Fronza anunciou que deixou há 2 semanas a Gaúcha Santa Maria, da qual era apresentadora e coordenadora jornalística, sendo escutada diariamente com boletins locais no "Gaúcha Hoje". Não se sabe ainda quais serão os próximos passos profissionais dela. Por outro lado, já se sabe o destino de outra voz habitual do matinal comandado por Antônio Carlos Macedo. José Finkler, recentemente saído da Gaúcha Zona Sul, agora será assessor de imprensa do Internacional, mais especificamente dos times das categorias de base.

Luiz Megale deixará o "Café com Jornal" A Band confirmou que isto acontecerá após a saída dele em março e também que ele permanecerá normalmente no matinal "90 Minutos", da Rádio Bandeirantes. Se a emissora confirmou estas duas partes da notícia do Daniel César e do Fabrício Falcheti no NaTelinha, nada falou sobre a outra metade da informação deles: de que ainda não há substituto definido pro Megale (que atualmente divide o "Café" com Mauro Soares - ambos sendo os dois "membros fundadores" restantes de 5 anos e 10 meses atrás - e Michelle Trombelli, que entrou no lugar da Joana Treptow, agora a moça do tempo do "Jornal da Band") e que ele terá novos projetos tanto no BandNews TV quanto, atenção, na BandNews FM, da qual saiu em 2011 para ser correspondente da TV aberta nos EUA. Onde será que o Megale entraria na BandNews? Na faixa nobre matinal, talvez revivendo com Eduardo Barão a dupla do local "BandNews São Paulo"? No horário da tarde? Algum programa semanal? Dúvidas, dúvidas.

Mudou o nome antes de estrear Leio no Flávio Ricco que isso aconteceu com o novo canal de jornalismo agropecuário da Band, que será AgroMais e não mais AgroNews, com lançamento às 5 da tarde de 18 de março. Insisto: precisava desse canal novo? Não daria pra tudo que nele estará ser encaixado no já existente Terra Viva? Pra quê que a Rede Bandeirantes vai ter dois canais pagos do segmento rural ao invés de fortalecer o que já tem???

Consideração com a ex-empregadora É por isso que Márcio Canuto não fará nada de cobertura do carnaval deste ano, como contou ao UOL. Diz ele ser uma forma de respeitar a Globo pelas quase 4 décadas de trabalho nela entre rede SP, rede RJ e TV Gazeta de Alagoas. Sondado foi, isso foi, mas neste 1º ano pós-Plim-Plim ficará quietinho por questão de tradição, lealdade e gratidão tendo sido a emissora, em sua definição, tão correta e generosa com ele. Mas um dia, sim, Canuto não descarta pular a folia desfilando, seja em blocos ou até numa escola de samba.

Amanda Klein está voltando Leio no Flávio Ricco que será na próxima segunda-feira a volta dela ao "RedeTV! News" ao findar de sua licença-maternidade. Até depois de amanhã, Mariana Godoy seguirá ao lado de Boris Casoy.

CNN Brasil no ar em testes A dica veio do perfil "Xalungo" no Twitter. Os testes do novo canal jornalístico por assinatura acontecem abertamente nas antenas parabólicas, sinal aberto no SES 14 Banda C.

Renata Lo Prete responde a Jair Bolsonaro No "Jornal da Globo" desta madrugada, ela expressou sua profunda indignação pela grosseria do presidente do Brasil com a repórter Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, e em linhas gerais com as mulheres num todo ao dizer que "ela queria dar o furo a qualquer preço" contra ele. A âncora de fim de noite criticou Bolsonaro por não respeitar a dignidade das pessoas, se eximindo de tão básica obrigação.

Cultura homenageará Elis Regina No dia 17 do mês que vem, o nascimento da maior cantora brasileira completará 75 anos. Leio no Flávio Ricco que a rádio e a TV paulistanas farão diversas homenagens a ela, que já começam nesta semana com as pílulas de intervalo "Essa Mulher", com depoimentos de artistas sobre Elis. Em março, três especiais irão ao ar. Um deles será gravado hoje: "Elis 75, Transversal do Tempo", com pensamentos dela sendo buscados no acervo e transportados para seus filhos Maria Rita, João Marcello Bôscoli e Pedro Mariano. Além disso, a TV Cultura resgatará íntegras de entrevistas concedidas por ela aos programas "Vox Populi", em 1978, e "Jogo da Verdade", em 1982 - nesta última atração, comandada por Salomão Ésper, a cantora falou pela última vez na telinha. Já a Rádio Cultura Brasil AM 1200 de São Paulo terá 24 horas de Elis no dia de seu aniversário.

Sílvia Abravanel mandou mal demais Em pleno "Bom Dia & Cia." no SBT (ainda bem que não tive o desprazer de ver este momento aqui no RS pois aqui ele termina às 11h35), a apresentadora chamou 3 funcionários para a frente as câmeras, deu uma bronca neles por não ter tido programa na segunda-feira passada - quando ela não foi ao ar devido à cobertura especial da chuvarada em São Paulo e o "Bom Dia" até passou na rede nacional, mas somente com os desenhos e as séries - e os chamou de "idiotas". Tudo isso em um programa infantil. Tem hora e tem jeito se se falar as coisas. O jeito foi o pior possível e o momento o mais inadequado possível. Não é porque ela é uma das 6 filhas do Silvio Santos, do dono da emissora, que tem o direito de tratar assim seus colegas. Aliás: não é a primeira que esta senhora apronta, diga-se de passagem. Ela não queimou seu filme agora. Ele já anda queimado há tempos.

Cadê a Lisa na retomada??? Durante entrevista ao "The Dr. Oz Show" de hoje, a atriz Lark Voorhies contou que não foi chamada para fazer a nova fase da famosa série adolescente "Uma Galera do Barulho", que fez sucesso aqui no Brasil na década de 1990 pelo SBT. Quase todos os outros protagonistas foram convidados: Mark-Paul Gosselaar (Zack), Mario Lopez (Slater) e Elizabeth Berkley (Jessie), estes já confirmados, e Tiffani Thiessen (Kelly), que negocia seu regresso. Não se sabe o que será do Dustin Diamond (Screech), se também estará na retomada. A trama da versão 2020 de "Galera" terá Zack como o governador da Califórnia, que fecha diversos colégios por contenção de gastos e desloca estudantes de baixa renda para a escola dele e dos demais, a Bayside High.

Sophia Loren está de volta Depois de 10 anos, a eterna deusa italiana reaparecerá num filme, este produzido para a Netflix. Será uma adaptação do livro "A Vida à Sua Frente", de Romain Gary, a ser dirigida por Edoardo Ponti. A última produção com ela foi o tele-filme italiano "La Mia Casa È Piena di Specchi".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

O Viva começa a exibir hoje "Brega & Chique", novela de Cassiano Gabus Mendes que a Globo exibiu na faixa das 7 em 1987 e que foi reprisada pelo "Vale a Pena Ver de Novo" entre 1989 e 1990. A exibição será às 14h30 e à 0h40, substituindo a refilmagem de "Selva de Pedra". Neste tópico, destacarei três canções da trilha nacional.

A primeira delas é o tema da Rafaela (Marília Pêra), a chique que vira brega: "Preciso Aprender a Só Ser", com Caetano Veloso.



A segunda delas é o tema de Rosemere (Glória Menezes), a brega que vira chique, e Baltazar (Dennis Carvalho): "Pega Rapaz", com Rita Lee e Roberto de Carvalho.



E a última é a clássica "Pelado", do Ultraje a Rigor, o tema da controversa abertura com o modelo nu no encerramento. Aí deu uma confusão pois ainda eram os tempos finais da censura, botaram uma folha de parreira tapando a bunda do cara, mas o povo dobrou os conservadores e o ministro Paulo Brossard liberou o buzanfão do cidadão.



Clipe do Dia (parte 2)

Celebramos nesta quarta-feira os 80 anos de uma das mais belas e doces vozes da soul music: Smokey Robinson, o "Rei da Motown" - pois foi vice-presidente da lendária gravadora de 1961 até 1988. Primeiro ele se destacou nos vocais do grupo The Miracles e, a seguir, em carreira solo. Do tempo de grupo, eis "The Tracks of My Tears", de 1965.



Na carreira solo, um baita momento veio em 1979 com "Cruising", aqui no Brasil famoso por ser tema de Janete (Lucélia Santos) e Marcos (Fábio Jr.) na novela global "Água Viva". Duas décadas depois, Huey Lewis e Gwyneth Paltrow gravariam esta linda canção para o filme "Duets - Vem Cantar Comigo".



Outra canção com Smokey viraria tema de novela em 1987: "Just To See Her", que lhe deu o Grammy de melhor gravação masculina de R&B e foi a música de Diana (Marcela Muniz) e Tavinho (Alexandre Lippiani) em "Sassaricando". Este tema também foi aproveitado pela Globo em 2009, na abertura da série "Guerra e Paz", estrelada por Danielle Winits e Marcos Pasquim, e ganhou uma versão brasileira do Placa Luminosa, chamada "Mais uma Vez".



Clipe do Dia (parte 3)

Há 40 anos, uma overdose matava o 2º vocalista do espetacular AC/DC - sim, 2º vocalista, pois Dave Evans foi o 1º. Mas claro que, para a grande massa, a banda começa a ganhá-la na era de Bon Scott, nascido em 1946. Separei dois temaços de 1979 na voz dele, do último disco que gravou com a banda. Um é o auto-intitulado "Highway to Hell".



O outro admito que conheci apenas em 2000 ou 2001, já que foi tema musical do programa "Band Esporte Show", da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, quando apresentado pelo narrador Daniel Oliveira, um roqueiro de carteirinha. Acabou se tornando, também por isso, um dos meus prediletos do AC/DC. Eis "Girls Got Rhythm".

Bela do Dia: Maira Di Giaimo

Maira Di Giaimo, repórter da Rádio Bandeirantes, na qual era escutada até pouco tempo atrás como meteorologista da Climatempo. Que o tempo das notícias que traga seja sempre o melhor.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 19 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*125 anos do nascimento de Louis Calhern, ator falecido em 1956 e indicado ao Oscar por "O Nobre Rebelde".

*90 anos do nascimento de John Frankenheimer, cineasta falecido em 2002 e indicado ao Globo de Ouro por "Sete Dias de Maio", além de realizador de "Grand Prix", "Domingo Negro" e "O Ano da Fúria".

*70 anos de Regina Martelli, jornalista que foi comentarista e consultora de moda do jornalismo da Rede Globo de 1996 até 2012. Antes, ela passou pelos jornais cariocas O Globo, Jornal do Brasil e O Dia.

*65 anos de Jeff Daniels, ator de filmes como "Laços de Ternura", "A Rosa Púrpura do Cairo", "Totalmente Selvagem", "Debi e Lóide - Dois Idiotas em Apuros" e "Voando Para Casa".

*25 anos de Nikola Jokic, jogador do Denver Nuggets na NBA.

Arremate

Um gol aos 51 minutos do segundo tempo é bom, né? Vélez Sarsfield que o diga no 2 x 1 sofrido ante o Aucas.

"24 Horas" volta antes que tenhamos uma classificação tão sufocante quanto essa na Sul-Americana!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.