Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 17 de fevereiro de 2020
A dor de Marega



2020 e ainda temos que ver crimes raciais cometidos em estádios de futebol. O francês naturalizado malinês do Porto foi a última vítima de uma praga que, infelizmente, parece não ter fim. Ao ser alvo de cânticos racistas da torcida do Vitória de Guimarães, decidiu abandonar o campo por não se conformar que aquilo acontecesse sem que houvesse impedimento para tanto. Ao invés de dar apoio ao seu companheiro, os atletas portistas tentaram impedir sua saída - quando, em solidariedade, deveriam ter saído junto. A dor que o Marega sentiu, os brancos como você, eu e tantos mais não sabemos e nunca saberemos dimensionar. A crueldade praticada com os negros só por causa da cor da pele precisa cada vez mais ser combatida e não "colocada para debaixo do tapete". Receio que isso não termine nunca porque o mundo falhou demais, falhamos enquanto seres humanos. Mas todo combate a isso é, mais do que necessário, obrigatório. E atos como o do jogador do Porto são fundamentais para que os olhos não seja nunca fechados a este malefício de séculos. Enquanto houver desgraçados como esses malditos racistas da torcida do Vitória de Guimarães, a dor que o Marega e tantos outros negros sentem, nos campos de futebol e na vida, jamais terminará. Ah! Sabe o que foi ainda pior? O jogador portista tomou cartão amarelo pelo abandono do campo. Árbitro desgraçado!!! "Ah, mas tem regra e tal..." Chuta a bunda da regra pra bem longe, algo muito maior e mais grave está acontecendo, porra!!!

Destaques do futebol no fim-de-semana

Obs.: alguns dos jogos de sábado mereceram destaque especial na "24 Horas" deste domingo.

Supercopa do Brasil Além de representar a Jorge Jesus seu 3º título em menos de 1 ano, os 3 x 0 do Flamengo estabeleceram a pior derrota do Athletico Paranaens em 9 meses, desde que tomou o mesmo marcador do River Plate na Recopa Sul-Americana. Detalhe especial para o borderô no Mané Garrincha: R$ 7.423.760,00 desembolsados por 48.009 viventes. Dá uma média de 155 dinheiros por cabeça. A ganância financeira ainda matará o futebol brasileiro.

Campeonato Carioca (semifinal do 1º turno) O Boavista aumentou sua vantagem ao sair na frente, o Volta Redonda assustou ao igualar, mas o 1 x 1 leva o time de Bacaxá à final do sábado de carnaval contra o Flamengo.

Campeonato Paulista (6ª rodada) O Mirassol "batizou" a estreia da grama sintética do Allianz Parque, mas 8 minutos bastaram para o Palmeiras chegar aos 3 x 1 e ser o 2º do Grupo B, com 13 pontos. 5ª-feira ele receberá o Guarani, 1º do D com 9 e que ficou no 1 x 1 com o Novorizontino. O Santos "oxou" com a Ferroviária, lidera o A com 11 e visitará o Ituano no sábado de carnaval. Sem gols também para São Paulo, 3º do C com 9, e Corinthians, 2º do D com 8, no reencontro de ex-treinadores do Athletico Paranaense. Sábado, a equipe do Thiago Neves duelará contra o Água Santa e o time do Fernando Diniz encarará o Oeste, 4º do A com 4 e que tomou 3 x 0 do Red Bull Bragantino, que fará uma domingueira carnavalesca contra o Santo André. Hoje tem Ponte Preta, 2º do A com 6, visitando o Ituano.

Campeonato Mineiro (6ª rodada) Diego Tardelli foi re-apresentado à torcida, mas o Atlético não festejou pois deu Caldense no Mineirão por 2 x 1. A derrota só não foi o ponto mais negativo por causa do que o moço que usa a fantasia do mascote Galo Doido fez, quando apresentaram o time feminino junto do regressado atacante e o mascote fez uma das atletas dar uma voltinha sensual e depois esfregou as mãos. O machismo foi criticado demais e o clube afastou "sumariamente" o funcionário, sem no entanto especificar o que foi feito dele. 3º com 11 pontos, o Atlético visitará o Boa Esporte no dia 1º. Já o Cruzeiro quase perdeu pela 1ª vez na história para o Patrocinense. O gol do Maurício, no último lance, garantiu o 1 x 1 e o 5º lugar, com 11 pontos e um jogo a menos. Pela 3ª vez clube do ontem confirmado Marcelo Moreno, a Raposa fará nesta 5ª aquela partida atrasada contra a Tombense. Hoje tem América, 4º com 11, encarando o Coimbra.

Campeonato Gaúcho (semifinal do 1º turno) O 1 x 0 sobre o Internacional fez o Grêmio chegar aos 6 clássicos de invencibilidade, marca que um mesmo técnico não atingia desde Luiz Felipe Scolari em 1996. O adversário de Renato Portaluppi e cia. será o Caxias, de 1 x 0 anotado aos 46 minutos do 2º tempo contra o Ypiranga do técnico Paulo Henrique Marques, que ficou pistolaço e esbarrou numa porta de vidro dos vestiários do Centenário, sofrendo cortes nas duas mãos e precisando até ser atendido num hospital. A final da Taça Ewaldo Poeta será no sábado de carnaval, em Caxias do Sul, e o autor do gol do Bepe não poderá atuar. Da Silva é emprestado a ele justamente pelos tricolores.

Campeonato Paranaense (7ª rodada) O sub-23 do Athletico tocou 3 x 0 no Toledo e é 3º com 13 pontos. O Coritiba é o 2º com 14 depois de sofrer 3 x 2 do Cascavel CR, cujo triunfo beneficiou o arqui-rival FC Cascavel, líder com 16. Já o Paraná é 8º com 9 ao marcar 1 x 0 no Operário, 4º com 13. Teremos nesta 6ª-feira Coritiba x Cianorte e, no sábado de carnaval, União Beltrão x Operário, Athletico (com os titulares em ação) x Cascavel CR e PSTC x Paraná.

Campeonato Catarinense (6ª rodada) Romário foi à Ressacada assistir o filho Romarinho, mas o Joinville dele tomou 2 x 1 do Avaí, 3º com 10 pontos e que confirmou Rodrigo Santana para suceder Augusto Leitão na casamata. O 1 x 1 com o Criciúma foi o fim de linha para Hemerson Maria na Chapecoense, lanterna com 3 e que anunciou Umberto Louzer pro seu lugar. Já o Figueirense está em 4º, com 10 pontos, depois de sofrer 2 x 1 do Marcílio Dias, um dos dois líderes com 13 pontos - assim como o Brusque, que prestou atenção no serviço e teve gol de Dandan para 1 x 0 no Juventus. Dia 29, o Avaí visitará o Tubarão. Já em 1º de março teremos Figueirense x Chapecoense.

Copa do Nordeste (4ª rodada) Tivemos Ceará 2 x 2 Bahia, América de Natal 1 x 1 CRB, Náutico 2 x 0 Sport, Confiança 2 x 0 River (despedida do Dragão de Daniel Paulista, que vai pro Leão recifense e cujo sucessor será Matheus Costa), Vitória 0 x 0 Freipaulistano e CSA 0 x 1 Botafogo da Paraíba. Hoje, teremos Imperatriz x Fortaleza. O Grupo A mostra: Botafogo com 8; Fortaleza, Bahia, CRB e Sport com 5; River e ABC com 4; e Freipaulistano com 2. No B, vemos: Confiança com 10; Náutico com 7; Vitória com 6; América com 5; Imperatriz, Santa Cruz e Ceará com 4; e CSA com 1.

Campeonato Baiano (5ª rodada) O Vitória fez 2 x 1 no Atlético e é 2º com 11 pontos, tal qual o líder Bahia. Dia 1º, por sinal, teremos Ba-Vi.

Campeonato Goiano (6ª rodada) Cristóvão Borges e cia. sobraram diante de Ney Franco e associados. Atlético 3 x 0 Goiás e, respectivamente, 2º lugar com 12 pontos e 4º com 9. Sábado tem Goiás x Anapolina e, domingo, Anápolis x Atlético.

Campeonato Mato-Grossense (6ª rodada) O Cuiabá esmagou o Araguaia por 1, 2, 3, 4, 5 x 0, lidera com 16 pontos e pegará o Poconé no dia 1º.

Campeonato Brasileiro Feminino (3ª rodada) Líder com 100%, a Ferroviária tocou 4 x 1 no Palmeiras, 10º com 3. O Kindermann/Avaí está em 2º, com 6 pontos, após 1 x 0 no Grêmio, 6º com 6. O São Paulo é o 4º, com 8 pontos, e aplicou 3 x 1 no Flamengo, 12º com 3. O Internacional é o 7º, com 4, depois de estraçalhar por 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 1 a Ponte Preta, 15ª com 0. O Iranduba segue com 3 em 9º após tomar 3 x 1 do São José, 13º com 3. E o Vitória é o lanterna zerado após perder por 1 x 0 para o Minas Icesp, 11º com 3. Duas noturnas concluirão hoje esta rodada: Santos (3º com 6) x Cruzeiro (4º com 6) e Corinthians (5º com 6) e Audax (14º com 0). Depois, bola rolando só após o carnaval.

Campeonato Inglês (26ª rodada) O Liverpool ganhou do Norwich por 1 x 0, lidera com 76 pontos, tem 25 a mais que o Manchester City, está a 5 vitórias de oficializar aquilo que todo mundo já está careca de saber e ainda se garantiu na próxima Liga dos Campeões com 7 meses de antecedência.

Campeonato Italiano (24ª rodada) A Juventus ganhou do Brescia por 2 x 0, foi aos 57 pontos e lidera graças à Lazio, que tem 56 após fazer 2 x 1 na Internazionale, estacionada nos 54.

Campeonato Alemão (22ª rodada) O Bayern de Munique venceu o Colônia por 4 x 1 e lidera com 46 pontos, um acima do Red Bull Leipzig, que meteu 3 x 0 no Werder Bremen. Com 42 vêm Borussia Dortmund, que fez 4 x 0 no Eintracht Frankfurt, e Borussia Monchengladbach, que enfiou 4 x 1 no desafortunado Fortuna Dusseldorf.

Campeonato Francês (25ª rodada) Um 4 x 4 malucaço-aço-aço do Paris Saint Germain com o Amiens: abriu 3 x 0 de frente, sofreu a virada e empatou na mudança do sinal amarelo para vermelho. 62 pontos na liderança, 10 acima do Olympique.

Campeonato Português (21ª rodada) O Benfica tomou 1 x 0 do Braga e ainda lidera com 54 pontos, mas o Porto foi aos 53 com os 2 x 1 sobre o Vitória de Guimarães, o jogo marcado pelo crime racial contra o Marega.

O futebol no meio de semana

Libertadores (ida da 3ª prévia) Quarta-feira tem Tolima x Internacional.

Copa Sul-Americana (volta da 1ª fase) Teremos nesta terça Unión La Calera x Fluminense (1 x 1 na ida), na quarta Oriente Petrolero x Vasco (1 x 0 cariocas na ida) e na quinta Atlético Mineiro x Unión Santa Fe (3 x 0 contra os mineiros na ida).

Recopa Sul-Americana (ida) Quarta-feira tem Independiente del Valle x Flamengo.

Copa do Brasil (1ª e 2ª fases) Amanhã tem Vitória do Espírito Santo x Figueirense pela 2ª. Na quarta, vamos de Boavista x Chapecoense pela 1ª e de Paysandu x CRB, Náutico x Botafogo e Oeste x Ceará pela 2ª. E quinta-feira tem Brusque x Remo pela 2ª.

Copa do Nordeste (5ª rodada) Depois de amanhã teremos CSA x Bahia.

Liga dos Campeões da UEFA (ida das oitavas) Terça-feira de Borussia Dortmund x Paris Saint Germain (com direito a Neymar relacionado, contrariando aquilo que o povo jurava de que "se lesionara" para curtir o carnaval) e Atlético de Madrid x Liverpool, ficando para quarta-feira Atalanta x Valencia e Tottenham x Red Bull Leipzig.

Curtinhas Esportivas

Treinador demitido Wagner Lopes caiu no Botafogo de Ribeirão Preto, pior time do Paulistão.

Recomeço para Fábio Carille O ex-corintiano é o novo treinador do saudita Al-Ittihad.

Violência no futebol do Chile Pensa que ficou só naquilo de Universidad x Internacional, que a filmagem oficial da Conmebol escondeu? Pensou errado. Colo Colo 0 x 2 Universidad Católica foi interrompido aos 25 minutos do segundo tempo pois a torcida mandante tocou fogos de artifício no gramado e eles atingiram Blandi, jogador dos próprios mandantes, que ficou com dificuldade na audição e ferimentos nas duas pernas. Nem com torcida única houve calmaria. Ou alguém acha que, na convulsão social vivida pelos chilenos, dá para ter futebol "normalmente"?

Tragédia no Equador A queda de um penhasco no Peru fez 8 passageiros de um ônibus com torcedores do Barcelona de Guayaquil morrerem e outros 40 ficarem feridos. Há 1 ano e meio, outra tragédia parecida matou 12 adeptos deles.

Luto no Manchester United Morreu aos 87 anos o ex-goleiro Harry Gregg, o "herói de Munique", que resgatou dois companheiros de time e um bebê e sua mãe grávida do avião em chamas no trágico acidente de 1958, que matou 8 atletas da equipe. Foram 9 anos de Gregg na meta do United, que defendeu 247 vezes.

Casillas presidente? Pode ser. Iker anunciou que concorrerá neste ano ao comando da Federação Espanhola.

Recorde no atletismo Ao ganhar uma prova de 5.000 metros em Mônaco, o ugandês Joshua Cheptegei fez história: 1º a correr esta distância abaixo dos 13 minutos, estabelecendo 12 minutos e 51 segundos. A marca anterior era do mês passado, cravada pelo queniano Rhonex Kipruto e 27 segundos mais demorada.

Jogo das Estrelas da NBA Cercado de homenagens a Kobe Bryant, que agora dá nome ao troféu de melhor jogador em quadra (entregue a Kawhi Leonard), o Time LeBron derrotou o Time Giannis por 157 x 155.

Cruzeiro campeão sul-americano de vôlei 7º título da Raposa, 3 x 1 sobre o UPCN da Argentina e vaga no próximo Mundial. A Raposa do vôlei continua bambambam e passando o carro por cima dos adversários. São 50 competições disputadas pelo Sada/Cruzeiro, com fantásticas 44 finais e espetaculares 37 títulos. É uma Raposa que dá orgulho com "OR" maiúsculo. O 3º lugar ficou com o Taubaté por 3 x 1 diante do também argentino Bolívar.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Tristeza no Ceará Leio no Nonato Albuquerque que morreu o primeiro apresentador do programa atualmente feito por ele na TV Jangadeiro (SBT). Tadeu Nascimento tinha 74 anos, estava internado depois de sofrer um acidente de carro devido a um AVC surgido enquanto dirigia. Com passagens por outros veículos como a Rádio Verdes Mares e a TV Diário, foi vereador em Fortaleza e atualmente apresentava um programa na TV Metrópole de Caucaia.

Sufoco em João Pessoa Foi vivido na última semana pela TV Tambaú (SBT). Leio no Flávio Ricco que a forte chuva na capital paraibana, quinta-feira passada, fez com que um raio atingisse o sistema de transmissão da emissora, que ficou fora do ar das 9 da manhã até depois das 4 da tarde. Quando a natureza age, nada há a fazer contra isso.

Tempo bom com Joana Treptow Começa hoje a participação da ex-apresentadora do "Café com Jornal" com o quadro de meteorologia no "Jornal da Band". Ela será a primeira específica a fazê-lo sem ser uma meteorologista - logo, digo isso por lembrar da fase em que a previsão foi dada no noticiário pela Laura Ferreira, que surgiu no rádio enquanto meteorologista da Somar até que chegou à televisão (inicialmente na Record) e foi ganhando espaço a ponto de hoje ser integrante da equipe de jornalismo da TV Bandeirantes e apresentadora da versão capital do "Bora SP" e do próprio "Jornal da Band" nos rodízios de sábado. Fora isso, quem informava sobre o tempo era sempre a mesma apresentadora do jornal em si - isto começou, devemos voltar no tempo, quando a Mariana Ferrão estreou o quadro de meteorologia ainda na época do Carlos Nascimento para, algum tempo depois, chegar à bancada em si em dupla com o saudoso Ricardo Boechat. A mesma coisa aconteceria depois com Ticiana Villas Boas, Paloma Tocci e a atual Lana Canepa. Desta vez, o tempo terá na Joana uma apresentadora exclusiva.

Tadeu Schmidt de bermuda É a foto que rodou a internet neste fim-de-semana depois que o apresentador do Globo a publicou no Instagram. As chamadas do "Fantástico" em plano fechado ele grava sem usar calça.

Pinto matutino em ação É o bloco carnavalesco Pinto da Madrugada em Maceió. Um destaque sobre ele foi feito no "É de Casa" de anteontem pelo repórter Abdias Martins, que disse bem assim: "todo mundo brinca, o pinto está lá atrás, o pinto está lá no fundo". Zeca Camargo e toda a audiência da Globo, claro, ficaram desestabilizados, hahahaha...

Uma boa para a Record Leio na Cristina Padiglione que ela venceu pela 3ª vez o Prêmio Rei da Espanha com a reportagem "A Besta", de Romeu Piccoli e equipe, sobre perigosas viagens de imigrantes no trem La Bestia rumo à fronteira com os Estados Unidos para neles tentarem entrar. O material foi reprisado ontem pelo "Câmera Record".

Uma má para a Record Regiane Oliveira revelou no El País que a emissora foi condenada em 2ª instância a pagar R$ 2 milhões por apagar uma arte rupestre de um sítio arqueológico na mineira Diamantina para gravações de "Rei Davi" em 2012. Tinta branca foi usada para cobrir a relíquia. A Record alega que a pintura não é culpa sua pois a perícia foi feita 1 ano e 7 meses após as gravações e que não havia registro do local ser sítio arqueológico.

Programa do Home & Health indicado Leio no Flávio Ricco que o canal do grupo Discovery teve indicado ao New York Festivals TV & Film Awards o programa "Prova de Noiva", apresentado por Arlindo Grund e Emanuelle Junqueira, na categoria "Melhor Produção de Estilo de Vida". Premiação em abril, em Las Vegas. Boa sorte!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 17 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*95 anos de Hal Holbrook, ator que fez o Garganta Profunda no filme "Todos os Homens do Presidente".

Bela do Dia: Yaya DaCosta

Yaya DaCosta, atriz que interpreta a April Sexton em "Atendimento de Emergência" (Chicago Med), uma das campeãs de audiência da franquia de Dick Wolf. Hoje é dia das "Segundas de Chicago", a faixa que o Universal TV faz com ela, "Heróis Contra o Fogo" (Chicago Fire) e "Distrito 21" (Chicago P.D.) em sequência. E esta médica também é um dos ótimos atrativos para acompanhar estas baita séries.

*85 anos de Christina Pickes, atriz que fez a Judy Geller, mãe da Monica e do Ross na série "Friends".

*65 anos do ex-jogador Elói, campeão do Torneio dos Campeões e da Taça Rio de 1982 pelo America e português de 1986 e europeu e mundial de 1987 pelo Porto.

*55 anos de Michael Bay, diretor de filmes como "Bad Boys", "Armagedon" e "Transformers".

*50 anos da morte de Alfred Newman, compositor nascido em 1901 e ganhador de 9 Oscars de trilha sonora, por "Epopeia do Jazz", "A Vida é uma Canção", "A Canção de Bernadette", "...E os Anos Passaram", "Meu Coração Canta", "Sua Excelência, a Embaixatriz", "Suplício de uma Saudade", "O Rei e Eu" e "Camelot". Ele teve nada mais e nada menos que 45 indicações ao Oscar, só não sendo o compositor mais indicado da história pois John Williams tem duas a mais. Um sobrinho de Alfred é o cantor Randy Newman, de temas como "Falling in Love" e "Short People".

*45 anos de Marcelo Chemale, apresentador do "SBT Rio Grande - 2ª Edição" e um dos repórteres mais tradicionais da filial gaúcha da rede. Antes, ele passou pelas TVs Bandeirantes e Record aqui em Porto Alegre.

*45 anos da morte de George Marshall, cineasta nascido em 1891 e que fez filmes como "Barqueiro de Voga", "Um Conde em Sinuca", "Amiga da Onça", "A Dália Azul" e "O Irresistível Forasteiro".

*10 anos da morte de Kathryn Grayson, soprano nascida em 1922 e atriz de filmes como "Marujos do Amor".

Arremate

Teve o primeiro "Clássico dos Maiorais" do ano em Campina Grande. Ninguém venceu. Campinense 1 x 1 Treze.

"24 Horas" volta antes que tenhamos um novo "match" entre eles e que, aí sim, um dos dois ganhe!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.