Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 12 de fevereiro de 2020
O banco bancou a vitória



Passou pelos reservas a classificação do Internacional para a 3ª e última prévia da Libertadores num 2 x 0 sobre uma Universidad de Chile que, tirando momentos de assanhamento na 2ª etapa, não foi uma adversária à altura. Mesmo sendo superior o tempo todo, o Colorado não sabia traduzir isso em oportunidades de gol. O primeiro reserva a anotar, Boschilia, foi pro jogo pois Patrick saiu lesionado bem cedinho. Esperto para tomar a bola do Carrasco, pôs no alvo pouco antes do intervalo. Depois dele, um Guerrero muito aquém do que sabemos que pode fazer se perdeu na poeira e perdeu uma tremenda chance após driblar o goleiro. O que Paolo não fez, Marcos Guilherme fez em lance todo pessoal. Este substituiu D'Alessandro (agora um dos dois argentinos a mais jogar pelo torneio, igualando as 84 partidas do goleiro Orión) numa opção do Eduardo Coudet, tentativa de mudar o jeito do time. Como o substituto decidiu, não há como não considerar certeira a troca, nem que seja na base da "sorte iluminada". Inter classificado.

Há 4 jogos sem ser vazados, os gaúchos enfrentarão o Deportes Tolima, que repetiu o 1 x 0 sobre o Macará. Bola rolando nos dois próximos meios de semana, ida na Colômbia e volta aqui. Dias ainda serão confirmados pela Conmebol, numa dessas até sendo definido conforme a grade das TVs dependendo do que der hoje. Mas antes disso tem Grenal no sábado, também no Beira-Rio, pela semifinal do 1º turno do Gauchão. Clássico que terá arbitragem de vídeo bancada pelos dois arqui-rivais, que racharão os menos de 30 mil mangos dela - que virá do Rio de Janeiro. Pena que o mesmo não se repita no Caxias x Ypiranga de domingo pois, sendo partidas de peso semelhante enquanto definidoras de finalistas de um turno do estadual - independentemente do Grenal ter muito mais peso histórico.

Logo menos, o Corinthians terá pela frente essa pedra chatonilda no sapato chamada Guaraní do Paraguai, que tem 1 x 0 de frente e que, se marcar uma vez, só cairá fora se tomar de 3 x 1 para cima. Graças ao Diego Salgado (pois, por mim mesmo, admito que não lembrei de pesquisar isso), digo que o Timão tentará algo que não vem desde as oitavas de 2000: reviravoltar uma desvantagem inicial em Libertadores. Naquele ano, tomou 3 x 2 do Rosario Central na Argentina e devolveu o escore no Pacaembu, triunfando nos pênaltis por 4 x 3. De lá para cá, foram 21 mata-matas pelo torneio, 9 vencidos e 12 perdidos. Em 10 destes 12, o Coringão saiu da ida em desvantagem e não conseguiu a virada. Será que finalmente hoje este retrospecto desafiador será positivamente contrariado? Chuto: sim.

Destaques do futebol ontem e hoje



Copa Sul-Americana (ida da 1ª fase) Se o Goiás seguisse o ritmo da batucada legal escutada nas arquibancadas, teria saído do Paraguai com um resultado interessante. Mas deu Sol de América por 1 x 0 e os esmeraldinos ficaram numa sinuca de bico para a volta no "paraíso verde plano do Brasil" no dia 25. Nesta noite, o Bahia receberá o Nacional do Paraguai obrigado a ganhar nem digo só pelo duelo em si, mas pela própria necessidade de dar uma resposta positiva à sua gente e também para tentar salvar a lavoura do Roger Machado após a saída precoce da Copa do Brasil e a derrota no Ba-Vi do Nordestão.

Copa do Brasil (1ª fase) Ao "oxar" com o Imperatriz, o Vitória se classificou e saberá na semana que vem se jogará contra Lagarto ou Volta Redonda. Para hoje, o que temos desde o meio da tarde até o comecinho da madrugada é Bragantino do Pará x Ceará, Freipaulistano x Remo, Caucaia x São José de Porto Alegre, Bangu x Oeste, Brusque x Sport, Gama x Brasil de Pelotas, Atlético de Alagoinhas x Botafogo da Paraíba, Toledo x Náutico, Campinense x Atlético Mineiro (confronto não realizado há 38 anos), Galvez x Vila Nova, Altos x Vasco, Águia Negra x Sampaio Corrêa e Manaus x Coritiba. Cuidemos quantos mandantes conseguirão se dar bem neste regulamento, uma vez mais digo, ridículo (não no sentido positivo do Everaldo Marques e sim no negativo mesmo) no protecionismo aos melhores ranqueados, como se antiguidade garantisse posto. Até quando a CBF permitirá essa palhaçada?

Campeonato Carioca (semifinal do 1º turno) Fluminense e Flamengo "se encontrar-se-ão-se a si mesmos" após terem feito a semi da Taça Rio do ano passado, na qual os rubro-negros se deram bem ao vencer por 2 x 1 - hoje, pela melhor campanha na sua chave, os tricolores têm a vantagem do empate, que na semi da Rio de 2018 foi suficiente para classificá-lo. Com promessa mais uma vez de casa cheia até pelo horário muito bom de 20h30 e pela ausência total de TV, o clássico volta a opor os treinadores Odair Hellmann e Jorge Jesus depois das quartas da Libertadores de 2019, nas quais deu Fla sobre o Inter.

Campeonato Mineiro (2ª rodada) Acontecerá hoje a partida atrasada entre Villa Nova e América, que é o 4º colocado com 8 pontos. Foi um dos jogos adiados naquele fim-de-semana da terribilíssima chuva em Belo Horizonte e região - mas queriam fazê-la na ocasião mesmo com toda a calamidade pública que vimos, foi preciso uma liminar para adiá-lo.

Campeonato Alagoano (3ª rodada) 7º colocado com 1 ponto, o CRB enfrenta nesta noite o ASA.

Campeonato Brasileiro Feminino (2ª rodada) Duas jornadas hoje: Vitória x Palmeiras e Flamengo x Ponte Preta. Todos eles perderam suas estreias e feio, só ver os saldos: -2 do Verdão, -4 do Mengão, -5 da Macaca e -7 do Leão.

Curtinhas Esportivas

O "dia do fico" no Santos O tampinha bom de bola Soteldo permanecerá na Caldeira do Urbano até 2023.

O "dia do fico" no Athletico Paranaense O zagueiro Thiago Heleno renovou até 2022.

Punição pós-Figueirense x Avaí O TJD catarinense aplicou 8 partidas de gancho ao avaiano Bruno Silva, que quis chutar um torcedor alvinegro que invadiu o campo por ficar uma arara com sua provocação e acabou chutando foi a cabeça do companheiro de time, o guarda-metas reserva Gledson, que conteve o invasor. Mas cabe recurso.

6 meses sem Dembélé É o tempo que o Barcelona não o terá devido ao rompimento do tendão da perna direita. Por uma série de circunstâncias negativas diversas e contínuas de lesões sérias aos montes, os catalães estão com grupo reduzidíssimo até o fim da temporada - tipo o vivente que ganha 5 mil dinheiros por mês, pagou quase 4 mil em contas logo no que recebeu o salário e ficou com apenas 1 mil trocados para se aguentar nos 29 dias restantes.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Cadê o substituto do Alexandre Mota? Sem crise, sem crise. A Record de Porto Alegre tá que nem o mantra do saudoso Patropi, sei pelo excelso Gabriel Vaquer. Como a audiência do "Balanço Geral" continua boa com Voltaire Porto à frente, por enquanto fica ele ali até março e, consequentemente, Vanessa Pires no "Cidade Alerta". Só depois do carnaval deverão finalmente definir o substituto do "Gordinho" agora âncora da TV Vila Real (Record Cuiabá). Um nome pretendido era o do André Azevedo, que saiu daqui da aldeia pampeana em 2015, quando transferido da RBS para a Globo paulistana. Porém, consta dos autos que ele prefere continuar em Sampa City como repórter e apresentador em rodízio do "BG" local aos sábados.

Menos visto, sim, mas campeão de audiência É o Oscar de domingo passado. Incoerência? De forma alguma. Tudo aí é verdade verdadeira. Tanto é verdade que realmente foi a cerimônia menos vista nos Estados Unidos em sua história, ao atingir "apenas" 23 milhões e 600 mil telespectadores (3 milhões a menos que a marca mais baixa anterior, do ano retrasado), quanto também é verdade o que sei pelo Ricardo Feltrin de que a TNT foi o canal por assinatura mais visto das 22h à 1h35 e o 4º geral mais acompanhado, com seus 3,32 pontos no Painel Nacional de Televisão (as 15 principais regiões metropolitanas brasileiras) subindo em 12% o público do ano passado e perdendo apenas para os 3,53 da Record, os 3,56 do SBT e os 15 da Globo. É claro que para isso possivelmente contou muito o fato da festa ter sido exclusivíssima do canal da Turner até meia-noite e meia, quando só ao fim de Brasil x Argentina do Pré-Olímpico o Plim-Plim passou a exibi-la em andamento. Mas é notável, não é? Claro que é, sim.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Quarta-feira dos 70 anos de Steve Hackett, guitarrista do Genesis na fase mais psicodélica e progressiva da banda, a dita "era Peter Gabriel". Steve deixou o Genesis em 1977, após gravar 8 discos, e não pegou a fase mais pop, da dita "era Phil Collins". Mas o som que destacarei, embora tenha a ver com sua Inglaterra, também tem a ver aqui com o Brasil. Causa, motivo, razão e circunstância: ele participou dos dois primeiros álbuns de Ritchie, sendo um dos autores de "A Mulher Invisível" em 1984. Antes, tocou guitarra num dos mais belos temas dele: "Voo de Coração".



Clipe do Dia (parte 2)

Apresentadora do "Galpão Crioulo" na RBS TV desde 2012, Shana Muller celebra hoje 40 anos, três terços deles dedicados à carreira de cantora nativista - e isso se notou desde cedo na própria atração que comanda atualmente, ainda na época do saudoso Antônio Augusto "Nico" Fagundes. Em 1993, então com 12 para 13 anos, ela fez sua primeira aparição no "Galpão" como uma lindindinha prendinha que melodiou "Vitória Régia" com Wilson Paim.



Datas em 0 ou 5


É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros de 12 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*105 anos do nascimento de Lorne Greene, ator falecido em 1987 e intérprete do Ben Cartwright, o patriarca da série "Bonanza".

Bela do Dia: Mêlanie Albuquerque

Mêlanie Albuquerque, repórter da TV Record de Porto Alegre há 1 ano completado ontem, egressa que foi da TV Pampa. Sei que já faz algum tempo que ela assina apenas "Mel" no ar, mas ainda a chamo e a chamarei pelo nome inteiro por ser um lindo nome, até por remeter à atriz hollywoodiana Melanie Griffith - até poderia ter perguntado pra ela se há uma relação entre ambas, mas por não me sentir apresentável à sua altura não a abordei para conversar nas duas vezes em que a encontrei no supermercado onde compro sempre, eh, eh... No mais, é uma guria simpática e irrequieta, ligada em 220 volts desde cedo, como facilmente notado nos vivos que segura por um tempão nos matinais "Balanço Geral" e "Rio Grande no Ar".

*75 anos de Maud Adams, única atriz a fazer duas "Bond girls" diferentes: Andrea Anders em "007 Contra o Homem da Pistola de Ouro" e a personagem-título de "007 Contra Octopussy" (ambos os filmes estrelados por Roger Moore).

*70 anos do primeiro título do Guarani: a atrasada 2ª divisão do Campeonato Paulista de 1949, obtida num 2 x 1 sobre o Batatais não nesta cidade e nem em Campinas, mas sim em Sampa City, mais especificamente na Rua Javari.

*70 anos de Michael Ironside, ator coadjuvante de inúmeros filmes e séries. Qualquer hora você topa com ele aqui, ali ou acolá.

*60 anos de Adriana Falcão, escritora e roteirista de séries como "Mister Brau" e de filmes como "Se Eu Fosse Você".

*55 anos de Christine Elise, atriz de filmes como "Brinquedo Assassino 2" e de séries como "Barrados no Baile" e "Plantão Médico".

*40 anos de Christina Ricci, atriz indicada ao Globo de Ouro por "O Oposto do Sexo" e famosa já desde infanto-adolescente em filmes como "Minha Mãe é uma Sereia", "Gasparzinho" e especialmente a eterna Vandinha em dois "Família Addams". Velho, a Vandinha dos anos 90 chegou à turma dos "enta". Como diria Roger Murtaugh: estou ficando velho demais para isso.

*40 anos de Sarah Lancaster, atriz que fez a irmã do protagonista na série "Chuck".

*40 anos de Juan Carlos Ferrero, ex-tenista campeão de Roland Garros em 2003 e vice nos EUA no mesmo ano.

*35 anos de Matheus Ferraz, zagueiro do Fluminense e campeão estadual de 2008 pelo Brasiliense no DF (distrital neste caso, mas vocês entenderam... eu acho), de 2013 pelo Criciúma em SC e de 2017 pelo Sport em PE.

*35 anos da morte de Nicholas Colasanto, ator nascido em 1924 e que fez filmes como "Touro Indomável", além de ser o treinador Pantusso da série "Cheers" - que repôs sua morte com um novo personagem, interpretado por Woody Harrelson.

*20 anos da morte de Charles M. Schulz, nascido em 1922. Obrigado para sempre a ele por Charlie Brown, Snoopy, Woodstock, Patty Pimentinha, Marcie, Lino, Sally, Lucy, Schroder, enfim, por toda a excepcional turma do Minduim.

Arremate

Adiado o GP da China. Seria em 17 de abril. É: Corona Vírus. Depois de 5/4 no Vietnã, só em 3/5 na Holanda.

"24 Horas" volta antes que inicie uma temporada da Fórmula 1 com dois hiatos de um mês!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.