Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 10 de fevereiro de 2020
Sofrimento? Não para o Brasil

Aquela lenga-lenga de "medo do trauma de 1992" e outras choradeiras de véspera foram para o vinagre pois o Brasil jogou bem demais tendo a necessidade da vitória depois dos 3 x 1 do Uruguai sobre a Colômbia. Não deu pro cheiro da Argentina, 3 x 0 bem de boas graças a Paulinho e ao dobrador Mateus Cunha. O campeão olímpico do futebol masculino na Rio 2016 estará em Tóquio 2020 ao lado dos próprios argentinos e de outros países já garantidos: os asiáticos Arábia Saudita, Austrália (que geograficamente é da Oceania e futebolisticamente é da Ásia), Coreia do Sul e o anfitrião Japão; os africanos África do Sul, Costa do Marfim e Egito; a oceânica Nova Zelândia; as europeias Alemanha, Espanha, França e Romênia; e dois países da Concacaf, que serão definidos no mês que vem. Os 4 grupos serão sorteados no dia 20 de abril. Felizmente, a reação veio na hora mais do que certa da parte canarinha.

Destaques do futebol no fim-de-semana

Campeonato Paulista (5ª rodada) 31 anos depois, o Corinthians voltou a ser derrotado pela Inter de Limeira. O 1 x 0 em Itaquera deixou os alvinegros em 2º lugar no Grupo D com 7 pontos. Próximo sábado eles farão um clássico de batidos nesta rodada diante do São Paulo, 3º do C com 8 após tomar 2 x 1 do Santo André - o gol tricolor, do Daniel Alves, foi o primeiro de falta depois de 100 partidas (desde o do Nenê nos 3 x 1 sobre o Fluminense, em maio de 2018). Apesar do Dudu ter sido expulso, o Palmeiras é 2º do B com 10 após marcar 1 x 0 na Ponte Preta, 2º do A com 6. O Verdão pegará no domingo que vem o Mirassol, enquanto a Macaca só jogará na segunda que vem diante do Ituano. O Guarani, 1º do D com 8, ficou no 1 x 1 com o time que mais empata no mundo, o Oeste, 4º do A com 4. Sábado, o Bugre jogará diante do Novorizontino e o Rubrão encarará o Red Bull Bragantino, que voltou às más ao sofrer 2 x 0 do Mirassol e é 3º do D com 5. Hoje tem o Santos, 1º do A com 7, versus o Botafogo, 4º do B com 1.

Campeonato Carioca (6ª e última rodada do 1º turno) O tanto que o Flamengo está ótimo dentro de campo com o sucesso de Jorge Jesus, Gabriel, Bruno Henrique e cia., está desastroso fora dele no tocante ao comportamento de Rodolfo Landim e cia. em relação às famílias das 10 vítimas da tragédia no CT Ninho do Urubu - e o que aconteceu no sábado foi extremamente negativo (e, tristemente, parece que não se importaram que assim o povo pensasse). No dia em que a tristeza completou 1 ano, o minuto de silêncio respeitado por mais de 64 mil torcedores no Maracanã falou fundo ao coração e precedeu os 2 x 0 sobre o Madureira, o que deixou os rubro-negros em 2º no Grupo A com 13 pontos e 5 de saldo devido aos 2 x 1 diante do Volta Redonda que levaram o Boavista aos 13 com 6. Já o Fluminense tocou 3 x 0 no Botafogo e acabou o Grupo B em 1º com 15 pontos, 3 acima do Voltaço. O Fogão, que na véspera fez uma belíssima festa para recepcionar o Honda, viu a alegria dar lugar ao baixo astral em 24 horas. 3º do A com 9, mandou embora Alberto Valentim após 8 vitórias, 2 empates e 9 derrotas. Nas semifinais, a Taça Guanabara terá Fla-Flu nesta quarta e Boavista x Volta Redonda domingo, com os tricolores das Laranjeiras e os verdes de Saquarema jogando pelo empate para irem à final. E cumprindo tabela, o Vasco fez 3 x 2 na Portuguesa e ficou em 4º no B com 7.

Campeonato Mineiro (5ª rodada) Ambos tendo um jogo a menos, Cruzeiro e América ficaram no 1 x 1 e isso deixou a Raposa em 2º, com 10 pontos, e o Coelho em 4º, com 8. Novo clube do venezuelano Savarino, assinado por 4 anos e egresso do Real Salt Lake, o Atlético fez 1 x 0 na URT e lidera com 11 pontos. Próximo domingo tem Galo x Caldense e Patrocinense x Cruzeiro, ficando para segunda-feira Coimbra x América.

Campeonato Gaúcho (5ª e última rodada do 1º turno) O Internacional fazer 2 x 0 sobre o Novo Hamburgo num dilúvio de dar inveja ao Arroio no 1º tempo, o Grêmio sofrer 2 x 1 do Aimoré, o Ypiranga ficar no 0 x 0 com o Juventude e o Caxias sofrer 1 x 0 do Esportivo resultaram em Grenal e Caxias x Ypiranga na semifinal da Taça Ewaldo Poeta, já que o Grupo A terminou com o Inter com 13 e o Ypiranga com 11 (mais o Juventude em 3º, com 5), enquanto o B findou com o Caxias com 10 e o Grêmio com 9 (mais o Brasil em 6º, com 4, após 1 x 0 no São José). Grenal no Beira-Rio no sábado e Caxias x Ypiranga no domingo. Aqui não há vantagem de empate, ao contrário do RJ. Empate? Pênaltis.

Campeonato Paranaense (6ª rodada) Aos 44 minutos do 2º tempo, o Athletico tomou 1 x 0 do líder FC Cascavel, chegou aos 3 jogos sem vitória e é 5º, com 10 pontos. O Coritiba tocou 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 1 no União Beltrão, não perde há 19 partidas e é 2º com 14. O Paraná "oxou" com o Cianorte e está em 8º com 6, enquanto o Operário fez 2 x 1 no PSTC e é o 3º, com 13. Sábado tem Athletico x Toledo e domingo acontecem Cascavel CR x Coritiba e Paraná x Operário.

Campeonato Catarinense (5ª rodada) O Figueirense ganhou do Concórdia por 2 x 0 e lidera com 10 pontos. Sábado ele enfrentará o Marcílio Dias, que impôs 1 x 0 à Chapecoense, 9ª com 2. Ela jogará também no sábado diante do Criciúma, que fez 1 x 0 no Avaí. O novo clube do Adryan, do Sion, é 6º com 7, pega o Joinville no domingo.

Copa do Nordeste (3ª rodada) Tivemos Fortaleza 3 x 0 Santa Cruz, Botafogo da Paraíba 2 x 1 Náutico, ABC 0 x 0 Ceará (Argel mandado embora após 4 meses, 1 vitória, 1 derrota e 6 empates), Bahia 0 x 2 Vitória (os tricolores não perdiam havia 12 clássicos e, agora, os rubro-negros é que não caem há 4), Freipaulistano 2 x 4 Confiança, CRB 1 x 1 CSA e River 2 x 3 América de Natal (pancadaria horrível entre organizadas dos dois clubes). O Grupo A tem: Fortaleza, Sport e Botafogo com 5 pontos; River, CRB, ABC e Bahia com 4; e Freipaulistano com 1. Já o B mostra: Confiança com 7; Vitória com 5; Náutico, América e Imperatriz com 4; Ceará 3; e CSA e Santa com 1. Nesta quinta tem Santa Cruz x ABC, depois o sábado reserva Ceará x Bahia, América x CRB, Náutico x Sport e Confiança x River, ficando para domingo Vitória x Freipaulistano e CSA x Botafogo e o desfecho da rodada só na segunda, com Imperatriz x Fortaleza.

Campeonato Pernambucano (4ª rodada) O Sport ficou no 0 x 0 com o Decisão, está em 5º com 7 pontos e um jogo a mais e voltará a campo só no dia 26, versus o Salgueiro.

Campeonato Baiano (5ª rodada) O Bahia tocou 3 x 1 no Jacobina e lidera com 11 pontos. Sábado, o Atlético será adversário do Vitória, 3º com 8. No estadual, os tricolores só voltarão no Ba-Vi de 1º de março.

Campeonato Maranhense (3ª rodada) O Sampaio Corrêa venceu o Pinheiro por 2 x 1, lidera com 7 pontos e enfrentará o Imperatriz no dia 24.

Campeonato Goiano (5ª rodada) O Goiás ficou no 1 x 1 com o Goianésia e perdeu um pênalti com Henrique Almeida. 3º colocado com 9 pontos, fará clássico no domingo contra o Atlético, cuja partida contra o CRAC foi adiada.

Campeonato Mato-Grossense (5ª rodada) Hoje tem Cuiabá, 3º colocado com 10 pontos, versus o Sinop.

Campeonato Paraense Destaque para Remo 1 x 2 Paysandu (são 7 clássicos de invencibilidade do Papão, que ainda por cima ganhou 4 dias depois do Leão completar 115 anos).

Campeonato Brasileiro Feminino A 1ª rodada teve (a atual campeã) Ferroviária 4 x 0 Audax, Palmeiras 1 x 3 Corinthians (as alvinegras não perdem há 46 partidas), Santos 4 x 0 Flamengo, Grêmio 2 x 1 Minas Icesp, Internacional 2 x 0 São José, Kindermann Avaí 7 x 0 Vitória e Ponte Preta 0 x 5 Iranduba. Hoje tem Cruzeiro x São Paulo.

Liga Sul-Americana Feminina Sub-20 Brasil campeão com 100% em 6 partidas ao fazer 2 x 0 na Venezuela.

Campeonato Espanhol (23ª rodada) Depois de eliminados da Copa do Rei, os dois grandões voltaram a se dar bem. O Real Madrid fez 4 x 1 no Osasuna e lidera com 52 pontos, 3 acima do Barcelona, que fez 3 x 2 no Betis.

Campeonato Italiano (23ª rodada) A Internazionale virou de 0 x 2 para 4 x 2 o "Derby della Madonnina" contra o Milan e lidera com 54 pontos e 28 de saldo contra 54 e 23 da Juventus, que tomou 2 x 1 do Verona. Na cola deles está a Lazio, 53 pontos após 1 x 0 sobre o Parma.

Campeonato Alemão (21ª rodada) Bayern de Munique e Red Bull Leipzig "oxaram" e são os dois primeiros, respectivamente com 43 e 42 pontos. O Borussia Dortmund sofreu 4 x 3 do Bayer Leverkusen e é o 3º com 39.

Campeonato Francês (24ª rodada) O Paris Saint Germain derrotou o Lyon por 2 x 1 e lidera com 61 pontos, 12 a mais que o Olympique.

Campeonato Português (20ª rodada) O Porto tinha 7 pontos de desvantagem para o Benfica e precisava ganhar o clássico. E ganhou: 3 x 2. Agora a distância dos benfiquistas para os portistas é de 54 a 50.

Supercopa do Japão Vissel Kobe campeão por 3 x 2 nos pênaltis sobre o Yokohama Marinos após 3 x 3 no tempo normal. Detalhe: 9 cobranças perdidas dos dois lados. Nada que fizesse frente ao inesquecível Atlético Goianiense x Palmeiras da Copa do Brasil de 2010, proporcionalmente ainda pior pois foram 7 erros em 10 cobranças e 2 x 1 para o Dragão - e, neste caso, foram 9 erros em 14 chutes. Iniesta conquistou seu 37º título profissional.

As copas do meio de semana

Libertadores (ida da 2ª fase) Amanhã tem Internacional x Universidad de Chile e na quarta tem Corinthians x Guaraní. O Colorado é obrigado a vencer pois 0 x 0 dará pênaltis e qualquer empate com gol é de La U. Já o Coringão precisa ganhar por 1 x 0 para pênaltis ou 2 ou mais gols de diferença para avançar nos 90 minutos. Se vencer por um gol de diferença a partir de 2 x 1, os paraguaios avançarão devido ao tento fora de casa.

Copa Sul-Americana (ida da 1ª fase) Tem Sol de América x Goiás nesta terça, Bahia x Nacional do Paraguai na quarta e, especialmente, Independiente x Fortaleza na quinta-feira.

Copa do Brasil (1ª fase) Amanhã tem Imperatriz x Vitória e na quarta tem um caminhão de jogos: Toledo x Náutico, Brusque x Sport, Freipaulistano x Remo, Gama x Brasil, Manaus x Coritiba, Atlético de Alagoinhas x Botafogo de João Pessoa, Caucaia x São José, Boavista x Chapecoense, Bangu x Oeste, Bragantino do Pará x Ceará, Altos x Vasco, Campinense x Atlético Mineiro, Galvez x Vila Nova e Águia Negra x Sampaio Corrêa. Na quinta, vamos de Afogados x Atlético Acreano, Novo Hamburgo x Ponte Preta, Ferroviária x Avaí e São Raimundo de Roraima x Cruzeiro.

Curtinhas Esportivas

Caiu uma escrita histórica Foi no judô, onde Teddy Riner voltou a perder após 154 vitórias consecutivas em 9 anos e meio. O francês caiu diante de Kokoro Kageura nas oitavas dos pesados no Grand Slam de Paris.

Recorde mundial Estabelecido no salto com vara por Armand Duplantis: 6,17 metros, um centímetro acima do que Renaud Lavillenie marcou há 6 anos. Esta é marca indoor e aconteceu num torneio na polonesa Torun. Externamente, o recordista mundial ainda é de Sergey Bubka com os 6,14 de 1994.

Tênis para 51.954 pessoas É a maior plateia da história da humanidade e foi registrada no mundialista estádio da Cidade do Cabo, na África do Sul, para os 2 x 1 de Roger Federer sobre Rafael Nadal em amistosaço.

Fedeu na Fed Cup Não cheirou bem a coisa para o Brasil, 4 derrotas sem uma só vitória sobre a Alemanha.

Título não importava aí A vaga na Copa do Mundo de futsal sim. Essa o Brasil já tinha obtido, não importava vencer ou não as eliminatórias. Fez 3 x 0 na Venezuela, tomou 3 x 1 da Argentina na decisão e o que importava veio.

José Roberto Guimarães suspenso 3 jogos de gancho para ele na Superliga Feminina por ordenar a retirada do time do São Paulo / Barueri da quadra no jogo contra o Praia Clube, pela Copa Brasil. Um já foi cumprido.

Ana Marcela Cunha melhor do mundo 6ª vez que a campeã mundial é a melhor atleta de maratona aquática.

Não deu para as gurias do basquete Brasil fora dos Jogos de Tóquio depois de sofrer 89 x 72 da França e 86 x 72 da Austrália. A última ausência olímpica tinha sido em Seul 1988. Depois, sempre presente... mas agora não.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Ico Thomaz deixou a Band/RS Foram 6 anos e meio nos veículos dela, da qual atualmente era apresentador do "Happy Hour" nos finais de tarde da BandNews FM - antes, fez reportagens para diversos jornais e programas da TV Band, desde o "Band Cidade" até "Os Donos da Bola". Inicialmente, Ana Cássia Hennrich ficará sozinha à frente do programa local da rádio noticiosa. Ico saiu por decisão própria e deixa a Band em meio às suas férias, pretendendo se dedicar a projetos pessoais e estudos de gastronomia no exterior, como dito ao Coletiva.

Novidades para Sidney Rezende Duas, mais precisamente: passou a fazer a partir de hoje a coluna "Informe do Dia" na página 2 do jornal O Dia e estreará também nesta segunda-feira o programa de entrevistas com personalidades cariocas e nacionais "Visões do Rio", das 21h às 21h30, nos canais 26 e 526 da Net do Rio de Janeiro. Com Carlinhos de Jesus como convidado de estreia, a atração será produzida pela empresa municipal MultiRio.

O comentário do Rodrigo Bocardi É, aquele de sexta-feira passada no "Bom Dia SP", continua rendendo. Mário André Monteiro, do IG, ouviu o jovem envolvido naquela cena, o jogador de polo aquático Leonel Diaz. Ele disse que, depois de refletir, achou o comentário do apresentador da Globo um pouco mal-intencionado pois as cores do clube Pinheiros são azul e preto, enquanto a blusa dos garotos que repõem as bolas de tênis só tem em comum com a que usava o símbolo da entidade e mais nada. Também afirmou não se sentir ofendido por ser perguntado se era gandula pois, se fosse, o seria com muito orgulho devido a grandes atletas já terem feito isso. Por fim, pediu que o Bocardi se retratasse ao vivo no mesmo espaço onde tudo aconteceu, já que feito ao vivo ali o comentário que gerou as muitas acusações de racismo de vários telespectadores. Reivindicação justa, o público da TV não é necessariamente o mesmo das redes sociais. Se algo falado na TV precisa de retificação ou de retratação, que se faça isso também na TV.

Temporal em São Paulo Afetou as emissoras de TV de diversas maneiras. A Globo derrubou a grade nacional pós-"Bom Dia Brasil" para fazer um plantão espichado - e mais cedo ainda, já no "Hora 1", o repórter Rômulo D'Ávila e um motoqueiro ajudaram ao vivo um senhor de idade que ficou preso em um alagamento na Marginal Pinheiros. A Record não cobriu mais nada a não ser isso mesmo quando em rede a partir do "Fala Brasil" e também no "Hoje em Dia", que por isso não pôde fazer o devido alarde em cima da estreia de seu novo e suntuoso cenário. O SBT surpreendeu e seguiu até as 13h com um plantão jornalístico só para São Paulo mesmo depois do fim do "Primeiro Impacto", na faixa em que a rede ficou com os desenhos do "Bom Dia e Cia." - apresentadora da 3ª parte do jornal, Márcia Dantas não conseguiu chegar na emissora. Já a Bandeirantes cortou o "Aqui na Band" e foi de plantão do "Bora SP" para a capital, tendo como mais afetado Luiz Megale, que não só não conseguiu chegar para fazer o "Café com Jornal" na TV e o "90 Minutos" na rádio, como ainda soube pelas colegas da RB que um carro prestes a ser guinchado e que a Band mostrava era o dele. A RedeTV! fez um plantão entre 11h40 e 13h com apresentação de André Lucena, que estava na emissora para fazer o matinal "Papo de Bola", que foi cancelado por boa parte de seus integrantes não conseguirem chegar. E a TV Cultura teve que fazer o "Jornal da Cultura - 1ª Edição" do estúdio do "Metrópolis" pois o dele em si alagou, além de só duas pessoas conseguirem realizá-lo - o símbolo disso foi Aldo Quiroga apresentá-lo usando galochas.

Fábio Pannunzio no YouTube Estreou às 7h de hoje seu canal pessoal de jornalismo, chamado "TV Democracia". Serão 12 horas diárias de conteúdo com programas, o primeiro deles se chamando "Jornal Despertador". Há alguns problemas a ser corrigidos, sobretudo de áudio, mas tenho certeza que logo, logo isso estará direitinho.

Oscar histórico Tendo na telinha a "raridade rara" da Globo ter exibido a festa completa em VT logo após o finalzinho que deu para pegar ao vivo depois de Brasil x Argentina - que nem o SBT fazia 30 anos atrás ao repetir o filme da "Sessão das 10" logo após seu encerramento -, a festa consagrou "Parasita" e seu diretor Bong Joon Ho como a primeira produção a vencer como melhor filme sem ser falada em língua inglesa, ainda por cima faturando a estatueta de filme internacional. A obra sul-coreana teve ótimo índice de aproveitamento: 6 indicações e 4 prêmios, o último deles de roteiro original. Renée Zellweger por "Judy - Muito Além do Arco-Íris" e Joaquin Phoenix por "Coringa", nos principais, e Laura Dern por "História de um Casamento" e Brad Pitt por "Era uma Vez em... Hollywood", nos coadjuvantes, foram os atores ganhadores. "Jojo Rabbit" venceu como roteiro adaptado, "Coringa" teve laureada sua trilha sonora e "Rocket Man" teve Elton John tocando ao vivo a canção original vencedora, "I'm Gonna Love Me Again". Em documentário, o brasileiro "Democracia em Vertigem", da Petra Costa, perdeu para "Indústria Americana".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os atrasados registros de 8 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*115 anos do nascimento de Preguinho, falecido em 1979 e autor do 1º gol do Brasil em Copas do Mundo, na derrota por 2 x 1 para a Iugoslávia em 1930. Ele também foi atleta em outras 9 modalidades, sendo campeão em 7 delas.

*95 anos do nascimento de Jack Lemmon, falecido em 2001 e ator vencedor do Oscar principal por "Sonhos do Passado" e de coadjuvante por "Mister Roberts", sendo indicado por "Quanto Mais Quente Melhor", "Se Meu Apartamento Falasse", "Vício Maldito", "Síndrome da China", "Tributo" e "Desaparecido, um Grande Mistério". Parceiro inesquecível de Walter Matthau em obras como "Uma Loura por um Milhão", "Um Estranho Casal", "A Primeira Página", "Amigos, Amigos, Negócios à Parte" e "Dois Velhos Rabugentos", também fez filmes como "Irma La Douce" e "A Corrida do Século".

*75 anos do surgimento do Corinthians de Presidente Prudente, infelizmente findado em 2001.

*65 anos de John Grisham, autor de livros como "A Firma", "O Dossiê Pelicano" e "O Homem que Fazia Chover".

*50 anos de Alonzo Mourning, ex-pivô campeão da NBA pelo Miami Heat em 2006.

*45 anos de César Prates, ex-jogador campeão gaúcho pelo Internacional em 1994, brasileiro pelo Vasco em 1997 e pelo Corinthians em 1999 e catarinense pelo Figueirense em 2008, além de faturar 5 títulos pelo Sporting.

*40 anos de Elisabetta Gregoraci, modelo casada com um dos ex-papas da Fórmula 1, Flavio Briatore.

*35 anos de Nathalia Arcuri, dona do canal de vídeos "Me Poupe!" e atuante em TVs como SBT, Record e Band.

*30 anos de Klay Thompson, campeão da NBA pelo Golden State Warriors em 2015, 2017 e 2018.

*10 anos da morte de Pena Branco, cantor nascido em 1939 e que fez uma famosa dupla com Xavantinho.

Os atrasados de 9 de fevereiro são estes:

*75 anos de Mia Farrow, atriz que foi casada com Frank Sinatra e relacionada com Woody Allen. Vários dos seus filmes mais conhecidos são "O Bebê de Rosemary", "O Grande Gatsby", "Morte Sobre o Nilo", "A Rosa Púrpura do Cairo", "Hannah e Suas Irmãs", "Setembro", "A Outra", "Crimes e Pecados" e "Contos de Nova York".

*65 anos de Charles Shaughnessy, ator que fez o Sr. Sheffield na série "Nanny".

*45 anos de Micaela Góes, atriz de novelas como "Jamais Te Esquecerei", do SBT, e apresentadora do "Santa Ajuda", do GNT.

*40 anos de Charisteas, ex-jogador campeão europeu de 2004 pela Grécia e autor do gol do título.

Bela do Dia: Carol Anchieta

Carol Anchieta, ex-repórter da RBS TV de Porto Alegre. Hoje ela não está mais no ar por tocar projetos fora da telinha, mas felizmente ainda pode ser acompanhada nas redes sociais.

Já os de hoje, 10 de fevereiro, são estes:

*90 anos de Robert Wagner, ator que fez Jonathan Hart na série "Casal 20" e que era casado com Natalie Wood quando da até hoje nunca esclarecida totalmente morte dela em 1981.

*80 anos da estreia de Tom & Jerry no curta-metragem "Puss Gets the Boot".

*70 anos de Mark Spitz, ex-nadador que conquistou 11 medalhas olímpicas entre Cidade do México 1968 e Munique 1972, sendo 9 delas apenas de ouro, duas no México e as outras todas na Alemanha.

*20 anos da morte de Jim Varney, ator nascido em 1949 e que fez 9 filmes do personagem Ernest, além de interpretar o patriarca Zé Buscapé no filme "A Família Buscapé".

*15 anos da morte de Arthur Miller, dramaturgo nascido em 1915 e autor de "A Morte do Caixeiro Viajante" e "As Bruxas de Salém".

*10 anos da morte de Orlando Peçanha, ex-zagueiro campeão mundial pelo Brasil em 1958 e que venceu também por Vasco (Cariocas de 1956 e 1958), Boca Juniors (Argentinos de 1962 e 1964) e Santos (Taça Brasil de 1965 e Paulistas deste ano e de 1967).

Arremate

Luto no mundo das séries. Morreu aos 84 anos Robert Conrad, o protagonista de "James West" de 1965 até 1969.

"24 Horas" volta antes que algum canal de TV volte a exibir os episódios desta produção clássica!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.