Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 5 de fevereiro de 2020
A Copa (que um dia já foi a) mais democrática

Mais uma Copa do Brasil começando. A atual Copa do Brasil não me seduz, sinceramente. Restringiram tanto a coisa para os médios e especialmente os pequenos, quase como se fosse um "favor" tê-los agora, para proteger de tal maneira os grandes que agora é tudo voltado para eles. Essa Copa do Brasil "nutellada" não me convence, com todo o respeito aos seus campeões no formato atual, todos justos, devidos, merecedores, mas com caminhos bem menos difíceis que aqueles que tornaram esta competição um referencial.

A Copa do Brasil mesmo que eu curtia era aquela que o Criciúma ganhou do Grêmio, que o Juventude ganhou do Botafogo, que o Santo André ganhou do Flamengo, que o Paulista ganhou do Fluminense, de duelos vencidos por Londrina diante do Internacional, ASA diante do Palmeiras, 15 de Campo Bom diante do Vasco, Ipatinga diante do Santos... Essa era a graça do torneio: botar todo mundo no mesmo nível, de igual para igual. Infelizmente, não temos mais isso. Nunca mais deixarão um pequeno ou médio vencer a Copa do Brasil.

Mas apesar disso, ela merece ser acompanhada - e vou acompanhá-la como faço desde sempre. O arranque é às 15h30 com Coruripe x Juventude, Independente x CRB e Barbalha x Operário de Ponta Grossa, e às 16h30 tem Santo André x Criciúma. Às 20h30, acontecerão São Luiz x América de Natal, XV de Piracicaba x Londrina, Bahia de Feira x Luverdense, Vilhenense x Boa Esporte e Santos do Amapá x América Mineiro. Às 21h30, vamos de River x Bahia, Caxias x Botafogo, Palmas x Paraná e Operário de Várzea Grande x Santa Cruz, além de Aquidauanense x ABC (este às 20h30 locais). Por fim hoje, Fast x Goiás às 22h30 (ou 21h30 locais) arrematará o 1º dia.

Era para ter mais uma peleja, entre Atlético de Alagoinhas x Botafogo da Paraíba. No entanto, algo triste adiou ele para quarta-feira da semana que vem: um passageiro acabou morrendo de mal súbito no avião da Gol que levaria o Belo para a Bahia, em voo vindo do Rio de Janeiro e com passagem por Salvador até chegar a João Pessoa, depois fazendo o caminho inverso (capitais paraibana, baiana e fluminense). Sem outro voo, sem jogo hoje.

Destaques do futebol ontem e hoje

Copa Libertadores (ida da 2ª pré-grupos) Dos incidentes violentos causados pela convulsão social que o Chile vive há muito tempo, falarei na coluna "Papo de Mídia" por omitidos pela filmagem oficial da Conmebol. Aqui me atenho ao jogo, onde o 0 x 0 foi pior para o Internacional pois agora será obrigado a ganhar no Beira-Rio da Universidad de Chile na terça que vem, visto que o gol fora vale desempate e agora tudo de 1 x 1 em diante beneficia os visitantes. Os dois times tiveram chances muito boas, mas a pontaria estava bem falha - e, no caso colorado, Marcelo Lomba teve algumas intervenções importantíssimas. Esta noite, o Corinthians reencontrará depois de 5 anos o Guaraní do Paraguai, aquele que tinha sido "escolhido" por Tite e cia. e que acabou por eliminá-lo daquelas oitavas.

Copa Sul-Americana (ida da 1ª fase) O Fluminense muito tentou e enfim saiu na frente, mas uma bobeadaça e o Unión La Calera arrancou um 1 x 1 que pode fazer a diferença no dia 18 igualzinho foi para os chilenos no ano passado, contra a Chapecoense. Esta noite, o Vasco estreará confrontando o Oriente Petrolero, embate que será sua prioridade máxima nos próximos dias pois jogo pra valer pelo Campeonato Carioca ele só terá depois da volta na Bolívia, dia 19 - até porque o do próximo domingo, contra a Portuguesa, será uma mera "disputa por laranjas".



Campeonato Pernambucano (5ª rodada) Velho... Pensei que a cota de calamidades da arbitragem nesta semana já tivesse sido preenchida com "louvor" pelo São Paulo 1 x 1 Novorizontino de anteontem. Mas o que aconteceu na Ilha do Retiro não ficou nada atrás, não. Falta cobrada na área, sobra para o Hernane em condição legal por um marcador e o goleiro estarem na sua frente. Gol do Sport. Só que Francisco Chaves Bezerra Júnior deu impedimento. O pessoal do Leão protestou e o bandeirola voltou atrás, confirmando o gol. Acontece que José Washington da Silva tanto não se tocou desta "remarcação" que permitiu o reinício do jogo - e o Retrô foi para cima e tentou empatar. Então, o apitante percebeu o que acontecia, foi conferenciar com o assistente e finalmente ele, árbitro, validou o gol. Mas que confusão dos diabos, como diria aquele que deu o "Cherrin Cherrion" para o Mefistófeles no episódio do "Chapolin". Bom, no fim das contas o Retrô acabou mesmo chegando ao 1 x 1 e isto deixou os rubro-negros em 4º, com 6 pontos. Domingo, eles encararão o Decisão. Hoje tem o Náutico, 3º com 7, pegando o Vitória na Arena Pernambuco.

Campeonato Cearense (2ª rodada da 2ª fase) Os dois arqui-rivais voltam a campo pelo estadual depois do 1 x 1 pela Copa do Nordeste. Ganhador na estreia doméstica, o Fortaleza recebe o Atlético. Já o Ceará, que empatou seu primeiro compromisso, tentará diante do Pacajus a 1ª vitória sob o comando do Argel.

Campeonato Sergipano (5ª rodada) Líder com 10 pontos, o Confiança enfrenta o América de Pedrinhas.

Copa da Inglaterra (4ª rodada) O Shresbury até obteve o replay, mas a normalidade imperou: Liverpool 1 x 0.

Campeonato Francês (23ª rodada) O Paris Saint Germain fez 2 x 1 sobre o Nantes, tem 58 pontos e está 15 acima do Olympique, que ainda jogará neste meio de semana.

Curtinhas Esportivas

Mané privatizado O consórcio Brasília Sociedade Arena BSB administrará o Mané Garrincha por 35 anos.

Portões fechados Nos jogos do River Plate contra Binacional e São Paulo na Libertadores deste ano. Punição do Tribunal Arbitral do Esporte pelos incidentes ainda na final da Libertadores vencida no ano retrasado.

Vinho à portuguesa José Peseiro é o sucessor de Dudamel, hoje no Atlético Mineiro, na seleção da Venezuela.

Retorno forçado Será o de Ricardinho às quadras de vôlei aos 44 anos. O levantador é presidente do Maringá, que vive uma crise seríssima com salários atrasados há 3 meses e que está perdendo vários jogadores - por isso mesmo, para completar o grupo, ele voltará a jogar. Isso acontecerá a partir de amanhã, contra o Cruzeiro.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Saída na Bahia Rita Batista saiu da TVE, na qual apresentava havia 2 anos o programa "TVE Revista". Quem chega à emissora do governo do estado é Raoni Oliveira, que deixa a reportagem da TV Aratu (SBT).

Visita agora, convite depois... Vocês acham, sinceramente, que não vai rolar isso? Claro que vai, espere e confira. Leio no Flávio Ricco que Paloma Poeta, repórter da Record/RS e apresentadora do segmento esportivo do matinal "Rio Grande no Ar", esteve na última sexta-feira em São Paulo tanto conhecendo as instalações da matriz quanto gravando para o "Domingo Espetacular". Palpite: ela não termina 2020 aqui em Porto Alegre, não.

Mariana Godoy no jornal Li no Flávio Ricco que ela começa hoje a apresentar o "RedeTV! News" em dupla com Boris Casoy, substituindo Gabriela di França e permanecendo até a volta de Amanda Klein da licença-maternidade. Faz mais de 5 anos que ela não apresenta noticiários desde que saiu da GloboNews, na qual fazia o "Jornal das 10". Há 5 anos completados recentemente, ela apresenta o semanal "Mariana Godoy Entrevista".

Loteria na Band Rio Destaquei na coluna de ontem que a Bandeirantes passará a exibir a partir do próximo domingo os sorteios do "RJ da Sorte", às 9h, e cheguei a jurar - até pela coincidência de acontecimentos - que sua saída da Record tivesse relação com isso do "Hoje em Dia" passar a ser exibido também neste dia de semana e neste horário a partir de 8 de março. Mas não é isso, não. O Leonardo Dantas, da Band Rio Interior, explicou que a mudança se deu devido a uma proposta mais atraente da TV Bandeirantes mesmo, pois em breve será na filial de Barra Mansa que os sorteios serão realizados, dali indo ao ar para todo o estado fluminense, sendo este envolvimento com a praça do interior que atraiu a Loterj - além disso, a equipe que gere o "RJ da Sorte" é justamente do Sul Fluminense e aí fica mais vantajoso fazer tudo "de casa". Além disso, o conviva (obs.: "conviva" é como chamo os leitores de longa data, explicando para os recém-chegados) Carlos A. Fonseca acrescenta que terminou o contrato de 12 anos da Loterj com a Hebara Distribuidora, que mantinha o antigo "Rio de Prêmios" que Carlos Alberto, Viviane Romanelli e Aline Malafaia vinham fazendo na Record, enquanto o "RJ da Sorte" agora é uma parceria com a Capemisa.

Bela do Dia: Mariana Bispo

Mariana Bispo, repórter da Rede Record SP. Boto muita fé que essa dama vencerá demais na carreira.

Precisa disso, Bandeirantes??? Leio no Flávio Ricco que será lançado no dia 10 o canal AgroNews, destinado a jornalismo rural o dia todo. Mas vem cá, tchê: pra quê que tem o Terra Nova... não, esse é o conde aquele. Pra quê que tem o Terra Viva, então? "Ah, mas ele é de leilões, entretenimento e tal". Pô, mas é tudo destinado ao homem e à mulher do campo no fim das contas! Agora vão ficar dois canais destinados ao mesmo público com propostas separadas quando daria para fazer tudo junto num só. Desculpa se alguém curtiu, mas não sei onde que isso será bom.

Asa Branca descansou O maior locutor de rodeios do Brasil já estava muito adoentado e enfraquecido há muito tempo, infelizmente era apenas questão de tempo que desencarnasse. Isso aconteceu ontem, aos 57 anos, por câncer de mandíbula e vírus HIV. Algo que eu não fazia a menos remotíssima ideia e que só soube hoje ao ler uma matéria do GloboEsporte é que Asa Branca foi jogador de futebol e defendeu o Taubaté por 6 jogos em 1981, ano em cujo Campeonato Paulista participou de uma vitória especial por 1 x 0 sobre o São Paulo no Morumbi.

Mais dois registros de luto Morreram: Gene Reynolds, de 96 anos, co-criador da série "Mash" e da série "Lou Grant", derivada de "Mary Tyler Moore"; e José Luis Cuerda, diretor espanhol de obras como "A Língua das Mariposas".

E fique ligado! "Sintonia PB" continua antenado no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

O registro deste 5 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes vai para os 45 anos de Van Bronckhorst, ex-jogador vencedor de uma Copa da Liga Escocesa, dois Escoceses e duas Copas da Escócia pelo Rangers, um Inglês e duas Copas da Inglaterra pelo Arsenal, dois Espanhóis, duas Supercopas da Espanha e uma Liga dos Campeões pelo Barcelona, além de duas Copas da Holanda dentro de campo pelo Feyenoord - pois fora dele, como treinador, faturou mais duas, além de um Holandês e de duas Supercopas da Holanda.

Arremate

Associação de clubes??? Mas vai arrumar outra coisa pra fazer da vida, Vicente Cândido!

"24 Horas" volta antes da próxima ideia "jenial" para duração de 6 meses!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.