Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 4 de fevereiro de 2020
Arbitragem calamitosa no Morumbi



Impossível qualificar a do São Paulo 1 x 1 Novorizontino de ontem. Somando seus atos, o apitante Flávio Roberto Mineiro Ribeiro e o bandeirola Vitor Carmona não validaram dois gols legalíssimos do Alexandre Pato antes dos 15 minutos de jogo e não foram marcados ao menos dois pênaltis para os donos da casa - pra não dizer que não foram três, pois teve um que vi ao vivo e que não entrou no compacto que assisti depois com mais calma. Flávio é um árbitro novato, está surgindo agora. Até por isso, deveria ser mais experimentado em partidas menos cotadas até chegar às principais. Como aqui é Brasil e aqui nem sempre o que é ruim merece apontamento de erros e indicação de rumos a serem acertadamente tomados, perigava este moço ser era promovido pela FPF e ganhar um clássico em breve. Mas a entidade felizmente não foi louca a esse ponto e afastou os árbitros deste desastre absoluto.

Para não dizer que tudo foi ruim: pessoal do sistema de iluminação do estádio merece parabéns com "PA" maiúsculo, como diriam em Cametá, Paragominas e Ipixuna. Quando tudo ficou às escuras no fim do 1º tempo devido a problemas de energia no bairro, não deu 1 minuto inteiro e, graças a geradores acionados rapidamente, a luz renasceu com força total sem que precisasse de discussão (Sandra Mara Azevedo e Carlos Seidl entenderiam a associação se lessem estas mal traçadas linhas). Menos de 5 minutos de parada e tudo beleza. Assim foi bonito.

Destaques do futebol ontem e hoje

Campeonato Paulista (4ª rodada) Além do São Paulo 1 x 1 Novorizontino acima destacado, que manteve em 1º do C com agora 8 pontos o Tricolor, que no próximo domingo encarará o Santo André, tivemos mais. A Ponte Preta tomou 2 x 1 da Inter de Limeira, seguiu com 6 pontos em 2º no Grupo A e receberá o Palmeiras no sábado. Agora, mais vergonhoso que a arbitragem no Morumbi, só mesmo o Botafogo, que diante de sua gente tomou 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 0 do Mirassol. Valha-me Senhor amado!!! A Pantera, que visitará o Santos segunda que vem, é 4ª do B com 1.

Campeonato Carioca (5ª rodada do 1º turno) Com mais de 53 mil fãs no outrora maior do mundo, o Flamengo saiu atrás diante do Resende, mas virou "quando deu vontade" para 3 x 1 e chegou aos 10 pontos no Grupo A, igualando o líder Boavista. Eles e o Botafogo, com 9, chegam vivos à última rodada da Taça Guanabara, que terá no sábado Boavista x Volta Redonda e Flamengo x Madureira, além do domingo com Fluminense x Botafogo.

Campeonato Gaúcho (4ª rodada do 1º turno) Fazia 6 anos que eles não se enfrentavam. Se depender do Esportivo, tão cedo não gostará de ver o Grêmio pela frente: 1, 2, 3, 4, 5 x 0 com direito à estreia do Thiago Neves e ao regresso do Diego Souza, que voltou a anotar pelos tricolores como fizera pela vez última nos 3 x 0 sobre o América de Natal no hoje não mais existente Machadão, pela penúltima rodada do Brasileirão de 2007. O Imortal é 2º com 9 pontos no Grupo B, que tem ele e o Caxias, líder com 10, já classificados. As posições serão definidas no próximo domingo em Aimoré x Grêmio e Esportivo x Caxias. A possibilidade de Grenal na semifinal da Taça Evaldo Poeta existe. E muito.

Copa Libertadores (ida da 2ª pré-grupos) Em um Chile de clima indimensionável de tensão - tanto que a bola rolará às 18h para que o último apito seja ainda com ao menos um pouco de luz natural e 500 policiais farão a segurança do prélio num Nacional de Santiago que só terá 25 mil torcedores ao invés dos 45 mil máximos -, o Internacional estreará contra a Universidad de Chile. Por tudo que se tem acompanhado deste país nos noticiários, soa realmente loucura querer fazer futebol como se nada de mais acontecesse. O mercantilismo sempre fala mais alto. Quem passar deste enfrentamento pegará Deportes Tolima ou Deportivo Macará na 3ª prévia.

Copa Sul-Americana (ida da 1ª fase) Após a perda da invencibilidade no Carioca, o Fluminense receberá hoje o Unión La Calera, aquele que eliminou a Chapecoense ano passado com dois empates.

Campeonato Pernambucano (4ª rodada) 4º com 5 pontos, o Sport recebe hoje o Retrô depois de algo cruel e criminoso que torcedores dele fizeram ontem ao invadir uma comemoração de torcedores do Santa Cruz pelos 106 anos celebrados ontem e praticarem atos violentos que causaram pânico, correria e muitas pessoas feridas. No momento desta barbaridade, crianças jogavam bola no pátio do local da festa. Felizmente, o Leão se pronunciou condenando isso que adeptos seus fizeram e procurará as autoridades estaduais e o Ministério Público para proceder o banimento dos autores desta patifaria das suas partidas e das dependências do clube. O mínimo do mínimo, ainda bem. Já o Tricolor prometerá "abraçar" - ainda de forma não especificada - as crianças envolvidas na situação.

Pré-Olímpico Masculino (1ª rodada do quadrangular final) O Brasil segue invicto, mas não mais 100% após o 1 x 1 com a anfitriã Colômbia. Já a Argentina fez 3 x 2 no Uruguai e, se derrotar os colombianos nesta quinta, estará nos Jogos de Tóquio. Antes deste embate, os brasileiros encararão os uruguaios.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Acabou a Rádio Globo AM 1100 SP Na verdade ela já tinha acabado desde que a fase estreada em 2017 ficou tanto com "cara de FM" que ninguém mais nem lembrava que este prefixo continuava ligado. O Diário Oficial da União trouxe ontem uma portaria assinada por Marcos Pontes, ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Por ela, a concessão deste prefixo para o Sistema Globo de Rádio é extinta e, assim, o canal poderá sair do ar na hora que bem lhe der na telha - de repente já saiu do ar agora mesmo e não sei, embora o TudoRádio afirme que a previsão do desligamento seja para a segunda-feira da semana que vem. Este era o último prefixo AM de emissoras próprias do SGR ainda ativo, desligados que já haviam sido no ano retrasado o 780 da CBN SP, o 1220 da Globo RJ, o 860 da CBN RJ e o 1150 da CBN BH. Diferença básica: estas quatro emissoras têm canais FM próprios (90,5 para a CBN SP, 98,1 para a Globo RJ, 92,5 para a CBN RJ e 106,1 para a CBN BH). Isto não acontece com a Globo SP, cujos 94,1 foram arrendados em 2017, pouco depois que a Band encerrou a Bradesco Esportes FM. Ou seja: se dá qualquer zebra e acaba o arrendamento dos 94,1, a Rádio Globo simplesmente sairia do ar em São Paulo. O AM 1100 estreou em 1952 como Rádio Nacional, trocando de nome em 1977 numa exigência do governo militar por registrado por ele o nome para a AM 1130 do Rio. A transição foi de Nacional Globo para Globo Nacional e, enfim, Rádio Globo em 1979. Lançada pelas Organizações Victor Costa, a Nacional foi adquirida por Roberto Marinho ainda em 1965.

Paulo Lopes re-estreou em São Paulo Ele, aliás, também trabalhou na áurea Rádio Globo SP por muito tempo, até estava nela em 1993 quando o SBT o contratou para fazer ali algo semelhante ao que irradiava nos 1100, o "Debate na TV". Mas voltando: após uma temporada na Massa FM de Londrina, o homem re-estreou ontem na Capital, que passou a ser a grande rádio popular AM paulistana desde que a Globo deu de ombros de vez para as ondas médias.



César Sacheto em vídeo Esta imagem postada por ele no Instagram dedico aos seus ouvintes dos tempos de repórter na Jovem Pan e apresentador na Bandeirantes ("Jornal de Amanhã") e Estadão ("Estadão no Ar"). Há mais de 2 anos no portal R7, ele esteve há alguns dias no CT Ninho do Urubu gravando um especial sobre o incêndio que matou 10 jogadores da base do Flamengo, infortúnio que completará 1 ano no próximo sábado.

Robson Aldir na 94 FM Li no Mídia de Verdade que o comunicador ex-rádios Globo e Tupi passou a responder pela geração de conteúdo da emissora pertencente ao governo do Rio de Janeiro. Um destes conteúdos terá a ver com a transmissão do carnaval, que pela vez primeira terá juntos Robson e Miro Ribeiro. Trabalhar com o Miro, um dos grandes conhecedores da folia carioca, foi definido como uma alegria enorme por Aldir ao Audiência Carioca. Ribeiro já estava na 94 com o programa diário "Vai Dar Samba", às 20h (menos nas noites de futebol).

Troféu Mulher Imprensa A 14ª edição da premiação da Revista Imprensa destinada somente às mulheres do jornalismo brasileiro teve divulgadas as finalistas de 18 categorias, todas selecionadas por um júri especializado que tem profissionais de relevância no mercado brasileiro e que cobrem ou têm pleno conhecimento da mídia na qual votaram. A pessoa só poderá votar uma vez em cada categoria por endereço de e-mail e o voto deverá ser confirmado clicando em link enviado para a caixa de entrada cadastrada. Como ilustrativo, destaco cinco categorias de áreas sempre destacadas nesta "24 Horas". As indicadas em Âncora ou Comentarista/Colunista de TV são Adriana Araújo (Record), Daniela Lima (antes Cultura e agora CNN), Maria Júlia Coutinho, Renata Lo Prete e Sandra Annenberg (todas Globo). Em Repórter de Telejornal, temos Andréia Sadi, Camila Bonfim, Sônia Bridi (todas Globo), Dulcinéia Novaes (RPC) e Sônia Blota (Band). Em Âncora ou Comentarista/Colunista de Rádio, concorrem Carla Bigatto (BandNews FM), Carolina Ercolin (Estadão), Fabíola Cidral, Tatiana Vasconcellos (ambas CBN) e Thays Freitas (Bandeirantes). Em Repórter de Rádio, as finalistas são Basília Rodrigues, Camila Carelli, Renata Carvalho (todas CBN), Helen Braun (BandNews FM) e Marilu Cabañas (Brasil Atual). E em Correspondente Brasileira ou Estrangeira Residente no Brasil, ficaram Bianca Rothier, Carolina Cimenti, Ilze Scamparini (todas TV Globo), Heloísa Villela (Record TV) e Shannon Sims (The New York Times). Quem quiser votar nestas e nas outras 13 categorias, pode vir aqui para tanto.

Mudança no Rio de Janeiro O programa de loterias apresentado às 9h dos domingos por Carlos "Homer Simpson" Alberto, Viviane Romanelli e Aline Malafaia deixou a Record, na qual se chamava "Rio de Prêmios", e se transferiu para a Bandeirantes, onde terá o nome "RJ da Sorte" a partir do próximo domingo, no mesmo horário. Será que esta mudança tem influência disso da Rede Record passar a ter o "Hoje em Dia" também neste dia a partir de março?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua antenado no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia (parte 1)

Completando 45 anos nesta terça, Natalie Imbruglia até hoje tem uma única canção que ouço tocar volta e meia nas rádios de flashback: "Torn", que estourou por ser tema dos personagens de Cristiana Oliveira e Fábio Jr. na novela "Corpo Dourado", da Globo na faixa das 7. Mas para não cair num lugar tão comum e por lembrar de algo que fui privado de escutar semanas atrás, não destacarei este tema de 1977 e sim outro de 1999: "Identify", do filme "Stigmata", drama de temática religiosa estrelado por Patricia Arquette e Gabriel Byrne. Esse filme passou no Paramount num sábado recente à noite e a canção toca nos créditos finais. Só que tanto ele quanto praticamente todos os canais exibidores de filmes na TV paga atual têm uma safadeza pilantramente desgraçada atualmente, que é acelerar demais a exibição dos créditos para que eles fiquem uns 30 segundos no ar ou mesmo não mostrá-los por já ao fim da última cena começar a atração seguinte. Palhaçada idiotamente babacaça essa, humpf... Vai, Natalie, canta!



Clipe do Dia (parte 2)

Há 40 anos completados hoje, a Globo estreava uma das novelas das 8 mais bem sucedidas dos anos 80: "Água Viva", de Gilberto Braga e Manoel Carlos, com elenco liderado por Betty Faria, Reginaldo Faria e Raul Cortez. Reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo" em 1984 (1ª trama das 8 liberada pela censura federal para esta sessão), ressurgiu na metade da década de 2000 no YouTube em postagens feitas por gente da Europa, que gravou capítulos da exibição feita na versão internacional do canal GNT. Entre 2013 e 2014, o Viva a reapresentou completinha. É até um pecado trazer uma única canção da excelente trilha sonora que esta produção teve, com belezuras como "Wave" com João Gilberto, "Grito de Alerta" com Maria Bethânia e outras - e só falo das nacionais sem nem sequer uma das muitas internacionais arrebatadoras -, mas vamos lá com a canção de abertura, de autoria de Caetano Veloso e cujo clipe passou no "Fantástico" da véspera: "Menino do Rio", com Baby Consuelo.

Bela do Dia: Karine Nascimento

Karine Nascimento, comentarista da TV Jangadeiro (SBT) na Copa do Nordeste e primeira mulher a comentar numa transmissão de futebol na televisão cearense. Ruivona maravilhosa que faz história.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros deste 4 de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*80 anos do nascimento de George A. Romero, falecido em 2017 e um dos maiores cineastas de terror, sendo suas obras como "A Noite dos Mortos Vivos" e "Show de Horrores".

*50 anos de Gabrielle Anwar, atriz da série "Queima de Arquivo" e de filmes como "Por Amor ou Por Dinheiro" e "Perfume de Mulher" (ninguém esquece ela dançando tango com Al Pacino).

*45 anos da morte de Louis Jordan (nascido em 1908), pioneiro do jazz, blues e rhythm & blues, "o rei das jukebox".

*25 anos da morte de Patricia Highsmith, nascida em 1921 e escritora de suspenses criminais - um deles originou um dos grandes filmes de Alfred Hitchcock, "Pacto Sinistro".

*15 anos da morte de Ossie Davis, nascido em 1917 e ator da série "The L Word" e de filmes como "Faça a Coisa Certa" e "Dois Velhos Rabugentos".

*5 anos da morte de Odete Lara, nascida em 1929 e atriz de produções da TV Tupi e de filmes, cantora, escritora de três autobiografias, tradutora de livros de budismo... Enfim, uma vida muito rica e intensa.

Arremate

Sem algo de especial para arrematar, "me limito-me a mim mesmo" a lhes desejar uma boa tarde.

"24 Horas" volta antes que você tenha tido uma boa noite! Um bom dia...

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.