Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 1º de fevereiro de 2020
O primeiro aos 21



21 anos e o primeiro título de Grand Slam. Na Austrália, Sofia Kenin entrou para a história como a mais nova campeã de um dos quatro principais torneios do mundo. Em pouco mais de duas horas, derrotou a espanhola nascida venezuelana Garbiñe Muguruza, já vencedora de Wimbledon e de Roland Garros, por 2 x 1 de virada (4/6, 6/2 e 6/2). A russa naturalizada americana entrou com tudo em 2020, indo longe como nunca fora em Slams anteriores - no aberto australiano do ano passado, já caíra fora na 2ª rodada. É um novo nome a ganhar holofotes no tênis.

Amanhã, é conferir se Novak Djokovic seu 7º Australian nos últimos 11 ou se Dominic Thiem o faturará pela vez 1ª.

Agenda do fim-de-semana de futebol

Campeonato Carioca (5ª rodada do 1º turno) Hoje tem Fluminense x Boavista, tricolores (que receberão de volta Wellington Silva do Internacional) líderes do Grupo B com 12 pontos. Já amanhã tem Botafogo x Vasco, os alvinegros em 4º no A com 6 e os cruzmaltinos necessitadíssimos da vitória por estarem em 4º no B com 4. Dependendo de resultados, o Gigante da Colina pode cair fora neste próprio domingo da Taça Guanabara, por ele obtido no ano passado.

Campeonato Paulista (4ª rodada) Sábado vazio, só tem Oeste x Ferroviária - o Rubrão é 3º do Grupo A com 3 pontos. Amanhã tem matinê clássica entre o Corinthians, 2º do D com 4, e o Santos, 1º do A com 7. À tarde, o Red Bull Bragantino ainda sem um mísero gol no torneio e 3º do D com 2 pontos receberá o Palmeiras, 2º do B com 7 e que não perde este embate há 14 partidas em 24 anos. E à noite, o Santo André é o desafio do Guarani, 1º do D com 4.

Campeonato Mineiro (4ª rodada) Em 5º com 4 pontos em 2 partidas e sabedor de que a pendente contra o Villa Nova foi remarcada para 12 de fevereiro, o América recebe hoje o Uberlândia. Amanhã tem o Atlético, 1º com 7 a exemplo da URT, encarando a Tombense. Já o Cruzeiro, 3º com 6 em 2 jogos e que emprestou Manoel ao turco Trabzonspor até a metade deste ano, visitará o Tupynambás.

Campeonato Gaúcho (4ª rodada) Com reservas devido aos titulares serem guardados para terça contra a Universidad de Chile pela pré-grupos da Libertadores (se bem que a situação está tensa e violenta no país desde as mortes de um torcedor atropelado durante um jogo do Colo-Colo na terça passada e de outro anteontem em um protesto de organizados deste clube contra o presidente Sebastián Piñera, além de ontem torcedores do Coquimbo interromperem a partida dele contra o Audax Italiano aos 17 minutos do 1º tempo ao invadir o gramado e protestar com a faixa que dizia "ruas sem sangue, campos sem futebol"), o Internacional visitará hoje o Ypiranga, ambos líderes do Grupo A com 9 pontos. Ainda neste sábado, o Pelotas é o adversário do Juventude, 3º do A com 4. Neste domingo, o Caxias recepcionará o Brasil de Pelotas, 6º do B com 1 mísero pontinho.

Campeonato Paranaense (5ª rodada) Sábado de Londrina x Coritiba, os alviverdes em 4º com 8 pontos e não mais tendo Guilherme Parede por vendido ao Talleres de Córdoba. Ainda tem hoje o Operário, 6º com 7, enfrentando o Cianorte. Já o domingo terá a estreia nesta temporada dos titulares e do novo treinador Dorival Júnior no Athletico, um dos líderes com 9 pontos a exemplo de FC Cascavel e Londrina, versus o Paraná, 9º com 4.

Campeonato Catarinense (4ª rodada) Domingo de clássico em Florianópolis entre Figueirense, líder com 7 pontos, e Avaí, 5º com 4. Tem ainda a Chapecoense, 8ª com 2, em seus domínios ante o Brusque.

Copa do Nordeste (2ª rodada) Sábado cheio: Sport x Vitória (o rubro-negro recifense, que ganhou na estreia, volta a jogar pelo torneio diante de sua gente pela vez 1ª desde o 1 x 1 com o Bahia na ida da final perdida em 2017, enquanto o rubro-negro soteropolitano empatou seu 1º jogo), River x CSA (os piauienses empataram na estreia e os alagoanos perderam a deles), Fortaleza x Ceará (ambos empatados no princípio), Botafogo x Confiança (os paraibanos saíram empatando e os sergipanos começaram ganhando) e Frei Paulistano x Náutico (ambos empatados na rodada inaugural). Domingo tem ABC x América (os potiguares iniciaram nem ganhando, mas nem perdendo).

Campeonato Baiano (4ª rodada) Domingo do Bahia, líder com 7, em casa contra o Jacuipense, além do Vitória, 4º com 5, visitar o xará da Conquista.

Campeonato Alagoano (2ª rodada) Depois de perder na estreia, o CRB pega hoje o CSE.

Campeonato Maranhense (2ª rodada) Sábado de Maranhão x Sampaio Corrêa, os tricolores estreados naquele massacre à alemã contra o São José.

Campeonato Goiano (4ª rodada) O Atlético faz neste sábado contra o Jaraguá o confronto dos líderes, enquanto o domingo terá o Goiás, 3º com 7, jogando o clássico diante do Vila Nova.

Campeonato Mato-Grossense (4ª rodada) Empatado em 1º com o União Rondonópolis em 9 pontos, o Cuiabá joga neste domingo contra o Operário de Várzea Grande.

Campeonato Português Destaque para Benfica 3 x 2 Belenenses (16 vitórias seguidas dos encarnados no certame).

Curtinhas Esportivas

*Grande coisa a auto-entrevista do José Mourinho no Tottenham. Não bate Salvador Hugo Palaia no Palmeiras. (rs)

*Carlos Barbosa, terra de Tatiana Mantovani e da ACBF, recebe de hoje até domingo da semana que vem a eliminatória sul-americana da Copa do Mundo de Futsal. O Brasil pega a Colômbia hoje e o Paraguai amanhã.

*Vôlei: Copa Feminina do Brasil decidida neste sábado entre o Praia Clube, que ganhou o enfrentamento das alterosas contra o Minas por 3 x 1, e as cariocas do SESI, que superaram as paulistas do SESI Bauru por 3 x 0.



*31 de janeiro de 2020. Homenagens inesquecíveis do Los Angeles Lakers a Kobe Bryant antes da derrota de 127 x 119 para o Portland Trail Blazers. O jogo da NBA em si acabou sendo o de menos. A reverência ao ídolo está eternizada.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Força, Juçara Carioca! A famosa e popular fofoqueira do "Show do Antônio Carlos" na Super Rádio Tupi, companheira dele também na época de Rádio Globo, está sofrendo de câncer em um dos pulmões devido ao consumo excessivo de cigarro. Seu retorno ao ar dependerá do quadro clínico. Que as orações e as energias positivas a ajudem a sair dessa!

Mudança na TV Bahia "Bom Dia Sábado" na afiliada da Globo passando desde hoje a ser apresentado por Camila Marinho e Thaic Carvalho em rodízio entre ambas. Até o fim do ano passado o jornal semanal era feito por Silvana Freire, que foi dispensada pela emissora, e por Eduardo Oliveira, que continua na reportagem.



Lívia Baral na Globo??? Mas ela não chegou à TV Cidade tem 2 meses e meio? Sim, e segue na afiliada da Record como repórter e apresentadora. Acontece que praças sem grade local das 8h às 9h que formam rede com a Globo RJ + SP das 6h às 7h exibem o "Via Brasil" com uma semana de diferença para a GloboNews, que o transmite aos domingos, às 16h05 - já quem tem local às 8h transmite o "Como Será?" a partir das 6h. E uma das emissoras sem algo seu às 8h e que exibe o "Via" às 6h é a cinquentenária Verdes Mares do Ceará. Imagina quem estava ligado nela e viu a Lívia numa matéria sobre uma receita de pudim de côco??? Ainda mais de manhã cedo??? Vivente pode ter achado que viu coisas ao abrir os olhos (sim, coisa linda como a lindíssima Baral, mas "no canal errado"). Ocorre que muitas matérias vistas no "Via Brasil" têm não semanas e sim meses de diferença para a transmissão original nas afiliadas. Foi o caso deste VT da Lívia, feito para o dominical "Nordeste Rural" em setembro do ano passado e agora reaproveitado pela GloboNews. Grato a Emmanuel Antônio, Assis Nogueira e Mídia Cearense pela dica.

3 em 1 da TV de Porto Alegre A primeira: apresentado pela estonteante Mônica Fonseca, o semanal "Masbah!" entra mais cedo a partir de hoje no SBT, não mais às 12h30 e sim às 12h. A segunda: com a saída de Ana Carolina Aguiar da Rede Pampa para o esporte e o jornalismo geral da Rádio Guaíba, sua substituta no jornalístico noturno "Atualidades Pampa" passou a ser a publicitária e fotógrafa Fernanda Padoin, estreada nesta sexta-feira. E a última: sei pelo Gabriel Vaquer que a Record pensa em transferir André Azeredo da matriz de SP de volta aqui para Porto Alegre para apresentar o "Balanço Geral RS", sendo essa uma das possibilidades para repor a saída depois de 12 anos do Alexandre Mota, que continuará na Rede Record, mas agora comandando o meio-dia da TV Vila Real do Mato Grosso.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua antenado no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

O tecladista de uma das grandes bandas brasileiras - hoje destacada aqui pela excelência de sua música e não por aquela ação comercial com um amaciante (rs) - completa 70 anos neste sábado. Cléberson Horsth é tecladista do Roupa Nova desde ainda sua precursora, a banda Famks, e é co-autor de muitos clássicos, como "Sensual", "Tímida", "Seguindo no Trem Azul", "Volta pra Mim", "Amar É..." e uma que destacarei a seguir pois é o tema-título de uma das novelas de maior sucesso da história. Ele e Aldir Blanc compuseram o tema de "A Viagem", o remake da Globo.



A novela acima recordada foi ao ar em 1994. Mas em 1983, Cléberson também entrou para a história da televisão pois ele e Ricardo Feghali são os autores de uma música ainda hoje, duas décadas depois, memorável. É escutar as primeiras notas e você a reconhecerá de imediato. Sim, é "Videogame", tema icônico do "Jornal da Manchete" desde o surgimento da emissora até seu fim em 1999. É ouvir e lembrar de Carlos Bianchini, Leila Richers, Eliakim Araújo, Leila Cordeiro, Márcia Peltier, Marcos Hummel e todos os demais apresentadores dele em seus 16 anos.

Bela do Dia: Garbiñe Muguruza

Garbiñe Muguruza, vice-campeã do Aberto da Austrália. Ela não ganhou este Grand Slam pela primeira vez, mas ganhou a vinda a este espaço. ("grande consolo", ela diria... rs)

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros deste 1º de fevereiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*55 anos do nascimento de Brandon Lee, ator falecido em 1993 e que, a exemplo do pai Bruce Lee, morreu enquanto rodava um filme - o do Brandon era "O Corvo", que tinha uma cena com tiroteio na qual seu personagem seria atingido. Uma falha no revólver utilizado na rodagem fez com que uma bala de verdade, presa no cano da arma e não percebida mesmo após a limpeza dela e o carregamento com balas de festim, fez com que ela acertasse Brandon e o matasse. Antes disso, ele rodou filmes como "Massacre no Bairro Japonês" e "Rajada de Fogo".

*55 anos de Sherilyn Fenn, atriz que fez a Audrey da série "Twin Peaks" e filmes como "Encaixotando Helena".

*30 anos do volante Fellipe Bastos, campeão da Taça da Liga de Portugal pelo Benfica em 2009, da Copa do Brasil pelo Vasco em 2011 e paulista e brasileiro pelo Corinthians em 2017.

*15 anos da morte de John Vernon, ator nascido em 1932 e que fez filmes como "O Clube dos Cafajestes", "Perseguidor Implacável" e "Josey Wales, o Fora da Lei".

Arremate

Depois dos 2 x 1 sobre o Paraguai, vem aí o quadrangular final do Pré-Olímpico. 2ª-feira tem Brasil x Colômbia.

"24 Horas" volta antes que possamos assistir a 5ª vitória dos verde e amarelos rumo aos Jogos de Tóquio!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.