Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 29 de janeiro de 2020
O AA me faz sentir o peso da idade



Causa, motivo, razão ou circunstância: pela 1ª vez, um tenista nascido na década de 1990 decidirá este primeiro Grand Slam do ano. Resta saber se será Dominic Thiem ou Alexander Zverev. O austríaco de 1993 superou Rafael Nadal por 3 sets a 1, o que faz o jejum do espanhol na Austrália completar 11 anos. Já o alemão de 1997 bateu Stanislas Wawrinka por 3 x 1, de virada.

Com isso, aquilo que citei ontem das 16 edições anteriores do Aberto da Austrália terem tido somente 5 jogadores campeões do simples masculino faz com que apenas os dois predominantes continuem, pois Nadal bailou, Wawrinka se deu mal e Marat Safin já se aposentou há horas. A grande pergunta que fica é: terá o ganhador de Zverev x Thiem potencial para fazer frente a quem passar de Novak x Roger? Amanhã, Djokovic e Federer estarão frente a frente, enquanto Alexander e Dominic se encararão na sexta-feira.

Já no simples feminino, as finalistas serão conhecidas na próxima madrugada. Depois de Ashleigh Barty x Sofia Kenin, teremos o embate de Garbiñe Muguruza, que eliminou Anastasia Pavlyuchenkova por 2 x 0, contra Simona Halep, que fez o mesmo placar sobre Anett Kontaveit.

Destaques do futebol ontem e hoje

Pré-Olímpico Sul-Americano Apesar dos 5 x 3 que garantiram com uma rodada de antecedência a presença no quadrangular decisivo que levará duas seleções aos Jogos de Tóquio, o Brasil merece uma chamada enorme de atenção pelo risco que correu diante da Bolívia. Chegou a ter 4 x 1 de vantagem, mas relaxou tanto que o adversário, mesmo nitidamente limitado tecnicamente, se encheu de brios e procurou superar a capacidade inferior com valentia e disposição de sobra, chegando a diminuir para 4 x 3. Só o gol do Pepê, já nos acréscimos, enfim tranquilizou os brasileiros - até a página 9, pois no lance os bolivianos ainda acertaram o travessão. Ontem ainda deu para levar vencido pois o adversário, embora valente, não tinha potencial para algo além disso. Mas e quando for contra uma equipe bem melhor agora no quadrangular final? André Jardine tem que botar na cabeça dos jogadores que não dá pra repetir tal acomodação. 4 x 1 significa que daria para administrar? Pelo santo nome de Cristo, o Flamengo de 2019 não ensinou nada??? Pombas!!!

Campeonato Mineiro A 3ª rodada, que teve ontem Cruzeiro 1 x 0 Villa Nova (Raposa com 6 pontos em 2 jogos) e hoje terá Tupynambás x América (Coelho em 8º com 1 da estreia) e Coimbra x Atlético (Galo líder com 6 e adquirindo por 3 anos o lateral esquerdo Guilherme Arana, do Sevilla e que estava na Atalanta), se torna absolutamente nem digo secundária e sim tercerária diante de mais um momento de calamidade desoladora vivido por Belo Horizonte e outras cidades com mais rastros de destruição após um novo temporal fortíssimo nesta terça. Fotos e vídeos que correm pela internet são de dar um aperto no coração. Pessoal das alterosas tem que ser muitíssimo forte para aguentar tudo isso.

Copa do Nordeste A 2ª rodada teve o Imperatriz seguindo com 3 pontos no Grupo B pois tomou 2 x 0 do Bahia, agora com 4 no A (o Tricolor, que teve Flávio jogando com a camisa 24 tanto como mais uma das muitas homenagens rendidas a Kobe Bryant como sendo um combate à homofobia, já que os clubes brasileiros em geral evitam jogar com este número só porque ele é associado ao veado no Jogo do Bicho - 2020 e ainda isso, pode??? -, foi denunciado no Ministério Público do Trabalho sobre trabalho excessivo e horas extras não respeitadas na Central de Atendimento dos Sócios, algo que é bom que seja devidamente averiguado, esclarecido e renda punições a quem merecê-las pois negativiza um clube que fora de campo tem mandado tão bem nos últimos tempos). Hoje tem o CRB, zerado no A, contra o Santa Cruz, que está no B e empatou a estreia.

Campeonato Pernambucano O Sport ganhou do Central por 1 x 0 e tem 5 pontos em 3 rodadas (a preocupação veio antes do intervalo quando o rubro-negro Betinho teve uma concussão em campo após um choque com o adversário Allan Miguel, sendo levado em seguida a um hospital no Recife).

Campeonato Cearense O Fortaleza estreou ganhando do Caucaia por 1 x 0 e hoje a 1ª rodada da 2ª fase terá o clássico Ceará x Ferroviário (no qual Argel tentará seu 1º êxito em 5 partidas que fechará pelo Vozão).

Campeonato Alagoano Não foi fácil para o CSA ganhar do Jacyobá por 3 x 2. Abriu dois gols de frente, tomou dois - sendo o empate aos 45 do 2º tempo - e conseguiu vencer no último lance com Jean Cléber.

Campeonato Sergipano Com 1 x 0 sobre o Itabaiana, o Confiança chegou aos 10 pontos em 4 rodadas.

Campeonato Carioca A 4ª rodada terá o radiofônico clássico entre Flamengo, 2º do Grupo A com 7 pontos, e Fluminense (o Mengão renovou por 3 anos com Bruno Henrique e por 2 com Renê, além de adquirir o zagueiro Léo Pereira, do Athletico Paranaense, que chega como compensação pela perda de Pablo Marí, emprestado ao Arsenal).

Campeonato Paulista Os destaques da 3ª rodada ficam para Palmeiras x Oeste (ambos 3ºs, o Verdão no B com 4 e o Rubrão no A com 3), Ferroviária x São Paulo (o Tricolor lidera o C com 4) e Ituano x Botafogo (a Pantera é 4ª do B com 0).

Campeonato Gaúcho Hoje tem pela 3ª rodada São Luiz x Internacional (1º do A com 6, o Colorado adquiriu por 3 anos o meia Boschilia, do Monaco), Juventude x Novo Hamburgo (o Papo é 3º do A com 3) e Brasil x Esportivo (o Xavante é 6º do B com 0).

Campeonato Paranaense A 4ª rodada destaca Coritiba x Operário (o Coxa é 2º com 9 e o Fantasma o 4º com 6).

Campeonato Catarinense Jogam hoje pela 3ª rodada Chapecoense x Juventus (a Chape é 8ª com 2) e Figueirense x Joinville (o Furacão do Estreito, 2º com 4, encarará um aniversariante do dia, JEC chegando aos 44 anos).

Campeonato Baiano A 3ª rodada apresenta Vitória x Juazeirense (o Leão é 4º com 4) e Bahia de Feira de Santana x Bahia de Salvador (os tricolores estão em 2º, também com 4).

Campeonato Goiano As atrações da 3ª rodada são Atlético x Anápolis (o Dragão lidera o Grupo A com 6 pontos) e Anapolina x Goiás (o Esmeraldino é 2º do B com 4).

Campeonato Mato-Grossense A 3ª rodada destaca Luverdense x Cuiabá (o Dourado é 2º com 6).

Copa da Itália Destaque para Milan 4 x 2 Torino (aos 24 minutos da 1ª etapa, a torcida rubro-negra fez 1 minuto de aplausos em homenagem a Kobe Bryant, que torcia para os rossoneros).

Copa da Liga Inglesa Aston Villa finalista com 2 x 1 sobre o Leicester e tento decisivo de Trezeguet aos 48 do 2º (a torcida ficou tão feliz que invadiu o campo do Villa Park). Pegará no epílogo um dos grandes de Manchester. City (que renovou por 1 ano com Fernandinho) ou United? Saberemos hoje.

Curtinhas Esportivas

*Danilo Barcelos, que estava no Vasco e que deixou o Atlético Mineiro, foi adquirido pelo Botafogo.

*O ex-presidente da Argentina e do Boca Juniors, Mauricio Macri, agora é presidente executivo da Fundação FIFA.

*Mais uma das muitas homenagens que Kobe Bryant continua e continuará recebendo acontecerá no dia 9 do mês que vem, no Oscar, vencedor que foi da estatueta no ano retrasado pelo curta-metragem animado "Querido Basquete" (Dear Basketball).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Som da Guaíba fora do ar Foi ontem, por volta das 22h às 22h25, no FM 101,3, logo após o fim da "Voz do Brasil". Estava no ar o micro-jornal "Guaíba Notícias" quando o som sumiu - porém, me parece ter sido algo específico da frequência modulada, já que a atração do horário (o programa de debates "Contraponto", apresentado pelo Fabiano Brasil) estava normalmente no ar, inclusive pelo "ao vivo" no Facebook e, creio, também no AM 720.

Mudança na Rádio Gaúcha Locutora noticiarista da madrugada, Noele Scur está deixando a matriz de Porto Alegre, mas continuará na emissora pois agora integrará a equipe da Gaúcha Serra em Caxias do Sul. Foram 3 anos dela aqui na capital, contando mais de 2 anos na emissora da RBS e um anterior na Rádio Bandeirantes, à qual chegara egressa justamente da Serra, repórter que tinha sido da Tua Rádio São Francisco. Na matriz da Gaúcha, os noticiários da madrugada passarão a ser apresentados por Eduardo Pinzon.

História triste aqui no RS Leio no Coletiva que o repórter cinematográfico Jota Nilson está com uma vaquinha on line para se sustentar depois de complicações cirúrgicas quando operado no coração. Tudo começou em 2018, quando estava a serviço da TV Bandeirantes no Uruguai e voltou para Porto Alegre. 3 pontes de safena depois, sentiu muitas dores no peito e nos ombros, mas não teve suporte por parte do SUS e parou de trabalhar por não conseguir segurar mais uma câmera, diagnosticada que foi uma tendinopatia do supraespinhal, que vem a ser uma evolução de tendinite no tendão do ombro. Para piorar, o INSS lhe negou o benefício saúde - e é por causa do INSS que não recebe salários desde maio do ano passado, mesmo ainda sendo funcionário da Band até agora. A vaquinha foi aberta por amigos colegas de Jota e visa arrecadar R$ 5 mil para que ele pague contas e supra necessidades básicas. Para tentar dar conta disso até agora, ele vendeu tudo que podia, sobrando em sua casa apenas uma geladeira, uma máquina de lavar roupas e um carro antigo. Com 30 anos de carreira, Jota Nilson está na TV aberta desde 2003, trabalhando por 4 anos na Pampa e outros 8 na Record, chegando à Bandeirantes em 2017. Até a publicação desta coluna, a vaquinha acessível aqui tinha arrecadado R$ 2.045,00.

Simone Santos Comunica É a marca pessoal adotada pela apresentadora do jornal noturno "Rio Grande Record", no qual continuará normalmente. Li no Coletiva que ela oferecerá produtos de imagem, áudio e vídeo para empresas e profissionais, com visibilidade através de perfil próprio no Instagram.

Demissão na TVBV A afiliada da Bandeirantes mandou embora o apresentador e diretor jornalístico Gregório Silveira, que fazia o noturno "Band Cidade". Eram 7 anos na emissora com múltiplos nomes (já foi Band SC, já foi TV Catarina, voltou a ser TVBV, amanhã já não se sabe...).

"Bom Dia MG" extra Entrou no ar na Globo Minas às 9h, logo após o "Bom Dia Brasil", com mais informações sobre as consequências de mais um temporal em Belo Horizonte. Já o "MG1" tomou o espaço da edição local do "Globo Esporte", restrita à internet. Desde sexta-feira, a filial da capital tem derrubado boa parte da grade nacional para transmitir notícias sobre este triste momento local.

Força, Susana Naspolini!!! A repórter irreverente da Globo sofre pela 5ª vez de câncer. Provações até não poder mais ela têm vivido. Que mais uma vez ela consiga vencer esta maldita e desgraçada doença. Para adaptação ao tratamento médico, Susana ficará 1 mês fora do "RJ Móvel", do "RJ1".

Cecília Malan voltou ao ar Regressada de licença-maternidade, a jornalista voltou ontem a participar do "Bom Dia Brasil" com as notícias da Inglaterra.

Joana Treptow entrando no clima Li no Flávio Ricco que ela está passando por um treinamento com a Somar Meteorologia, prestadora das informações do assunto para a TV Bandeirantes, por aquilo que - crédito a quem merece - o Cadu Safner noticiou semana passada, dela deixar o "Café com Jornal" (no qual Michelle Trombelli fará trio com Luiz Megale e Mauro Soares) para assumir o quadro da previsão do tempo no "Jornal da Band", que será reformulado com pacote gráfico mais moderno e dinâmico. O quadro não tinha mais uma apresentadora específica desde que a Laura Ferreira passou a apresentar a versão paulistana do "Bora SP" e costumeiramente vinha sendo feito nestes anos pela mesma co-apresentadora do "Jornal da Band" em si, tanto atualmente com Lana Canepa como já fora anteriormente com Paloma Tocci, Ticiana Villas Boas e inicialmente com Mariana Ferrão.

Caroline Nogueira na CNN Brasil Foi aquilo que escrevi na coluna de ontem: algumas horas mais e oficializariam a ex-Band como nova apresentadora.

Triste perda nas variedades da Globo Um infarto fulminante vitimou aos 58 anos o diretor Flávio Goldemberg, o que levou ao cancelamento temporário das gravações do programa que ele comandava, o "The Voice Kids" - outra atração sob sua direção costumeira era o "Popstar".

Nelson Rubens de visual havaiano? Leio no Flávio Ricco que ele deverá surgir assim na sempre inacreditável - que desta vez, com Léo Dias à frente, deverá não mais ser inacreditável como fora sempre - cobertura de bastidores do carnaval na RedeTV!. Tchau pro smoking, olá para um figurino que fico imaginando que seja algo mais próximo ao de Thomas Magnum (não o atual e sim o original vivido por um dos aniversariantes que citarei mais abaixo). Além disso, ele participará não mais dos estúdios da emissora e sim de um hotel próximo ao sambódromo do Anhembi, em SP.

Coisinhas e mais coisinhas A Globo exibirá às 23h de hoje a sessão especial "Espiadinha GloboPlay", que mostrará o 1º episódio de uma série disponível no portal de internet. A comédia dramática "Um Milhão de Coisas" (A Million Little Things) é inédita na TV em si e está na 2ª temporada, que acabará nos EUA no próximo dia 13. O site global já disponibilizou 26 episódios da produção, que fechará 30 quando concluída a atual temporada.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Nascido em 1893, Jimmy Durante morria há 40 anos completados nesta quarta. Por 6 décadas um dos artistas americanos mais populares, foi cantor, pianista, comediante e ator, tendo feito televisão, cinema, rádio e teatro. Indicado ao Globo de Ouro de ator em comédia ou musical em 1963 por "A Mais Querida do Mundo", apresentava um programa na NBC em 1955 quando, pela última vez, ninguém mais e ninguém menos que Carmen Miranda se apresentaria. Musicalmente, entrou no ano passado na trilha de "Coringa" com "Smile". Mas aqui, separei um tema por ele entoado que encerra um dos meus filmes preferidos de sempre. Fiquem aí com "Make Someone Happy", que arrematou com brilhantismo "Sintonia de Amor" em 1993.



Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. Algumas não entrarão nesta coluna por ganharem edições à parte na nova seção independente "Raridade Rara".

Os registros deste 29 de janeiro no esporte, no jornalismo geral e nas artes apontam estas ocorrências:

*140 anos do nascimento de W. C. Fields, falecido em 1946 e notório humorista dos primórdios.

*125 anos do nascimento de Barão de Itararé, pseudônimo de Apparício Torelly, falecido em 1971 e jornalista e escritor que seguiu o estilo do humorismo político, tendo passado pelos jornais cariocas O Globo e A Manhã, além do semanário A Manha. Fundou ainda o Jornal do Povo.

*80 anos de Katharine Ross, ganhadora do Globo de Ouro de revelação por "A Primeira Noite de um Homem" e de coadjuvante em cinema por "A Viagem dos Condenados". Um filme ainda hoje muito lembrado com a presença dela é "Butch Cassidy", especialmente pela cena dela com o protagonista vivido por Paul Newman na bicicleta ao som de "Raindrops Keep Falling On My Head", cantada por B. J. Thomas.

*75 anos de Tom Selleck, eternamente protagonista da versão original de "Magnum" dentro dos nossos corações, intérprete que foi do Thomas de 1980 até 1988, vencedor de um Globo de Ouro pela série em 1985. Para uma geração posterior, ele é mais lembrado pelo Richard Burke, o interesse romântico da Monica em alguns inesquecíveis episódios de "Friends", inclusive naquele onde encoraja o Chandler a pedir a mão dela em matrimônio. No cinema, as mais memoráveis presenças do Tom foram em comédias ótimas como "Três Solteirões e um Bebê", "Adorável Sedutora" e "Será que Ele É?".

*50 anos de Heather Graham, atriz de filmes como "Sem Licença Para Dirigir", "Drugstore Cowboy", "Boogie Nights", "Austin Powers", "Os Picaretas", "Diga que Não é Verdade", "Mata-me de Prazer" e a trilogia "Se Beber, Não Case!".

*45 anos de Felipe Bueno, apresentador do "No Meio do Dia" na BandNews FM e que já atuou em mais duas estações da Band, a Trânsito FM de São Paulo e a Bandeirantes, na qual apresentou o dominical "Acontece". Passou ainda pelas rádios Eldorado e Kiss.

*45 anos de Kelly Packard, atriz das séries "California Dreams" (exibida aqui nos anos 90 pelo Multishow) e "S.O.S. Malibu".

*45 anos de Sara Gilbert, atriz que fez a Leslie Winkle em "Big Bang: a Teoria" e a Darlene na versão original da série "Roseanne".

Bela do Dia: Susan Hypolito

Susan Hypolito, repórter da TV Record em São Paulo e que teve passagem não muito longa aqui por Porto Alegre, entre 2017 e 2018, egressa da matriz, na qual está novamente há meio ano. Brilha muito ela, como percebem.

*40 anos de Jason James Richter, que quando criança e pré-adolescente protagonizou os três filmes "Free Willy" - mas convenhamos: quem, sinceramente, lembra dos outros dois? O que marcou de fato foi o primeiro, o de 1993. É que Hollywood muitas vezes não sabe a hora de parar quieta.

*35 anos de Athina Onassis, hipista que é neta e única descendente viva do magnata grego Aristóteles Onassis, além de ter sido casada por 12 anos com o cavaleiro brasileiro Doda Miranda.

*35 anos de Leilah Moreno, atriz de produções da Globo como "Antônia" e "Aquele Beijo", integrante da antiga banda do "Altas Horas" e cantora indicada 3 vezes ao Grammy Latino.

*35 anos de Marc Gasol, pivô que é atualmente campeão da NBA pelo Toronto Raptors e foi campeão mundial em 2006 e 2019 e europeu em 2009 e 2011 pela sua Espanha, além de bi vice-campeão olímpico em 2008 e 2012, perdendo justamente para os EUA de Kobe Bryant.

*35 anos de Wágner, atualmente no catari Al-Khor e que foi 3 vezes campeão mineiro (2006, 2008 e 2009) pelo Cruzeiro, além de campeão carioca e brasileiro em 2012 pelo Fluminense, tendo iniciado no América Mineiro e passado pelo Vasco.

Vale ainda um registro atrasado de uma data desta terça, dia 28, da qual só fui saber no fim da noite ao ver uma postagem dela no Instagram pois não fazia a menor ideia do dia de seu aniversário: completou 40 anos Silvana Ramiro, co-apresentadora do "Bom Dia RJ" na Globo e que algumas vezes neste PB chamei de "anjo loiro" pela faceta adoravelmente encantadora que mostra há muitos anos em que a assisto desde ainda como repórter.

Arremate

O Vasco pagou salários atrasados: novembro aos jogadores e outubro e novembro a trabalhadores.

"24 Horas" volta antes que os cruzmaltinos consigam ficar em dia! (que seja logo, logo)

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.