Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 12 de maio de 2018 - Ano 15 / Edição 117
Acontecimentos revisitados

Obs.: registros que vão da data da última coluna inédita até o dia 11 de maio de 2018.

BOLA ROLANDO

Copa do Brasil Dois times se classificaram para as quartas-de-final: o Grêmio, cuja vitória por 3 x 1 sobre o Goiás foi sucedida pela triste notícia da morte do ex-presidente Fábio Koff a três dias de completar 87 anos (em três mandatos, conquistou um Mundial, duas Libertadores, um Brasileirão, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e dois Gauchões), e o Corinthians, que eliminou o Vitória pelo mesmo placar com direito ao primeiro gol de Romero desde janeiro no geral e no Itaquerão neste ano. Três idas foram realizadas: o Palmeiras marcou 2 x 1 no América Mineiro para chegar à 12ª vitória em 15 visitas neste ano, o Bahia atropelou o Vasco por 3 x 0 e o Santos virou sobre o Luverdense por 5 x 1 com direito à primeira trinca da carreira de Gabriel, um dos seus gols marcados de letra.

Copa Sul-Americana Cinco brasileiros jogaram e só o Atlético Mineiro foi eliminado ao empatar sem gols com o San Lorenzo, embora o presidente Sérgio Sette Câmara não lamentasse por considerar este torneio "a segunda divisão da Libertadores" e não dar tanto valor às duas Conmebol ganhas pelo clube. O Atlético Paranaense chegou aos 5 jogos sem vitória ao tomar 2 x 1 do Newell's Old Boys, mas tinha 3 x 0 a favor. O Fluminense foi no limite: sofreu 2 x 0 do Nacional Potosí, a desumanos 4 mil metros de altitude, e passou por um gol a mais no agregado. O Botafogo ficou no 1 x 1 com o Audax Italiano após ganhar a ida. Já o São Paulo derrotou o Rosario Central por 1 x 0 após empate na ida e teve sofrimento nos minutos finais por ter dois jogadores expulsos.

Copa do Nordeste A definição do adversário do Bahia nas semifinais não poderia começar de maneira mais eletrizante: CRB 3 x 3 Ceará. Todos os gols alagoanos foram de Neto Baiano, que igualou Gustavo, do Fortaleza, como maior artilheiro do futebol brasileiro no ano, ambos com 18 proezas.

Campeonato Brasileiro Série B Até sexta-feira, metade da 5ª rodada foi disputada: Sampaio Corrêa 2 x 3 CRB (os maranhenses chegaram a empatar aos 49 minutos do segundo tempo, mas sofreram o desempate no lance seguinte e Francisco Diá foi demitido, sendo Roberto Fonseca o novo treinador), Guarani 1 x 0 Criciúma (com 5 derrotas nas 5 primeiras rodadas, Argel foi demitido pelos catarinenses), Coritiba 1 x 0 Brasil, Juventude 1 x 1 Paysandu e Atlético Goianiense 0 x 0 Londrina.

FUTEBOL BRASILEIRO

Mudança no Boa Esporte Daniel Paulista assumiu como novo técnico e seu auxiliar é Chicão, ex-zagueiro campeoníssimo pelo Corinthians.

Jobson jogará a Série D Libertado pela Justiça, o atacante precisa de autorização dela para defender o Brasiliense.

FUTEBOL ESTRANGEIRO

Os campeões da semana O da Argentina foi o Boca Juniors ao empatar em 2 x 2 com o Gimnasia y Esgrima; o da Copa da França foi o Paris Saint Germain com 2 x 0 diante do Les Herbies, embora houvesse tristeza pela lesão no joelho direito que tirou Daniel Alves da Copa do Mundo; e o da Copa da Itália foi a Juventus, tetracampeã consecutiva com 4 x 0 sobre o Milan, cujo goleiro Donnarumma papagaiou em dois destes tentos.

Árbitros das finais da UEFA O holandês Bjorn Kuipers dirigirá Olympique x Atlético de Madrid no dia 16, em Lyon, pela Liga Europa. Já o sérvio Milorad Mazic comandará Real Madrid x Liverpool no dia 16, em Kiev, pela Liga dos Campeões.

Punição dura Para Sergi Roberto, do Barcelona: quatro jogos de suspensão por agredir Marcelo, do Real Madrid, nos 2 x 2 de domingo passado.

Punição muitíssimo mais duríssima Para Arda Turan, do Basaksehir: 16 partidas de gancho por empurrar o auxiliar de arbitragem ao reclamar de uma falta não marcada no 1 x 1 com o Sivasspor, pela Supercopa da Turquia. São 10 jogos por atacar o bandeirinha, três por insulto e três por ameaça ao apitante.

OUTROS ESPORTES

Recorde no tênis Nos 2 x 0 sobre Diego Schwartzman, pelas oitavas do Masters de Madrid, Rafael Nadal chegou aos 50 sets vencidos consecutivamente, batendo uma marca que John McEnroe sustentava desde 1984.

Quem decidirá a NBA? As finais de conferência serão Boston Celtics x Cleveland Cavaliers no Leste e Houston Rockets x Golden State Warriors no Oeste.

Liga de Basquete Feminino O Sampaio Corrêa começou em vantagem a semifinal contra o Uninassau ao derrotá-lo por 83 x 73 no Recife.

Novo Basquete Brasil Enquanto o Flamengo diminuiu para 2 x 1 na semifinal melhor-de-cinco a vantagem do Mogi das Cruzes ao vencê-lo por 71 x 64, o Paulistano ganhou por 95 x 64 e o Bauru empatou ao vencer por 82 x 75, sendo necessária a partida de desempate.

Outra mudança no Ministério do Esporte Rogério Sampaio saiu da secretaria de Alto Rendimento após duas semanas para ser diretor executivo do Comitê Olímpico do Brasil e seu substituto é Celso Luiz Giacomini, que estava na ABCD havia 8 meses.

ESPORTES: DATAS EM 0 OU 5

Quarta (dia 9) 40 anos do PSV Eindhoven campeão da Copa da UEFA ao golear o Bastia por 3 x 0.

Quinta (dia 10) 40 anos do Liverpool bicampeão europeu ao marcar 1 x 0 sobre o Brugge em Wembley; e 35 anos de Lico Kaesemodel, piloto da Stock Car.

Sexta (dia 11) 45 anos do Santos do Amapá, seis vezes campeão estadual, a primeira em 2000 e as outras consecutivamente entre 2013 e 2017.

Sábado (dia 12) 25 anos do Parma campeão da Recopa Europeia ao marcar 3 x 1 no Royal Antuérpia em Wembley.

SINTONIA PB

Mônica Apor no rádio A apresentadora da Band começou na última 2ª a fazer o semanal "Rock A3", na Kiss FM, com Daniela Mel e Edu Parez. Veiculação das 20h às 21h.

Miss Brasil 2018 Leio na Patrícia Kogut que o concurso do próximo dia 26, transmitido pela Bandeirantes direto do Rio de Janeiro (onde não acontecia desde 2007), será mais uma vez apresentado por Cássio Reis, mas com a companhia de Maria Eugênia Suconic, apresentadora da MTV.

Outra rendida à religião Leio no Flávio Ricco que, a partir de 1º de junho, a Rede Brasil (RBTV) terceirizará 12 horas diárias para a Igreja Plenitude do Trono de Deus.

Martin Riggs demitido Seu intérprete Clayne Crawford não faz mais a série "Máquina Mortífera" devido a diversos episódios de mau comportamento. Fica a expectativa se a TV Fox e os estúdios Warner produzirão uma 3ª temporada e, caso ela aconteça, quem fará dupla com Damon Wayans como Roger Murtaugh.

SINTONIA PB: DATAS EM 0 OU 5

Quarta (dia 9) 60 anos de "Um Corpo que Cai", um dos mais clássicos suspenses de Alfred Hitchcock, estrelado por Kim Novak e James Stewart.

Quinta (dia 10) 60 anos de Geraldo Magela, humorista cego e famoso justamente por piadas sobre cegos; 40 anos de Kenan Thompson, ator das séries "Kenan & Kel" e "Saturday Night Live"; 35 anos da Rádio MEC FM do Rio de Janeiro; 25 anos de Daniel Torres, ator das séries "Toma Lá Dá Cá" e "Pé na Cova"; e 10 anos da segunda versão do "TV Xuxa", que veio a ser o último programa de Xuxa Meneghel na TV Globo até sua saída em 2014.

Sexta (dia 11) 85 anos do nascimento de Eduardo Coutinho, diretor falecido em 2014 e considerado um dos maiores documentaristas brasileiros, com obras como "Cabra Marcado Para Morrer"; 55 anos do nascimento de Natasha Richardson, atriz de filmes como "Operação Cupido" e que morreu em 2009 num acidente de esqui semelhante ao sofrido por Michael Schumacher; e 45 anos de Cassiano Carneiro, ator que fez Zé Carijó no "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de 2002 a 2007.

Sábado (dia 12) 45 anos de Mackenzie Astin, ator da série "Vivendo e Aprendendo" de 1985 a 1988 e filho dos atores Patty Duke e John Astin; 40 anos dos atores Malin Akerman, de filmes como "Vestida Para Casar" e "Watchmen", e Jason Biggs, da franquia "American Pie" e da série "Orange is The New Black"; 35 anos de Thell de Castro, jornalista autor do site TV História; 25 anos do último dos 115 episódios da série "Anos Incríveis", que durou 6 temporadas; 15 anos da 2ª versão do "Boa Noite Brasil" na TV Bandeirantes, apresentada até 2006 por Gilberto Barros; e 5 anos da morte de Paulo Flores, nascido em 1944 e dublador do Sr. Richfield na "Família Dinossauros", do Jamanta (Bubba Smith) nos filmes 3, 4 e 6 de "Loucademia de Polícia" e do ator Michael Clarke Duncan em filmes como "À Espera de um Milagre".

Domingo (dia 13) 45 anos de Otaviano Costa, apresentador do "Vídeo Show" na TV Globo e do "No Ar" na Rádio Globo, além de ex-Band, Record, SBT, CNT, MTV e Jovem Pan FM; e 5 anos da Dra. Joyce Brothers, psicóloga nascida em 1927 e que foi personalidade da televisão ao aparecer em inúmeros programas, seriados e filmes.

CLIPE DO DIA: DATAS EM 0 OU 5

Quarta (dia 9) 20 anos da morte de Alice Faye, nascida em 1915 e atriz de filmes como "Aquilo Sim Era Vida", no qual cantou aqui a vencedora do Oscar de canção original "You'll Never Know".

Quinta (dia 10) 130 anos do nascimento de Max Steiner, falecido em 1971 e compositor vencedor do Oscar por "Desde que Partiste", "A Estranha Passageira" e "O Delator", além de autor dos inesquecíveis temas musicais de "Casablanca" e "...E o Vento Levou", este conferido aqui; 35 anos de "She Works Hard For The Money", disco de Donna Summer cuja faixa-título está aqui; e 25 anos de "Os Dedinhos", disco de estreia de Eliana, cuja música-título está aqui.

Sábado (dia 12) 105 anos do nascimento de Jamelão, falecido em 2009 e intérprete - puxador não; intérprete! - da Mangueira de 1949 a 2006, sendo o principal a partir de 1952, mas que também foi um grande cantor de MPB, como demonstrou em 1973 no "Ensaio", da TV Cultura, aberto com "Lendas do Abaeté"; 90 anos de Burt Bacharach, compositor vencedor do Oscar de canção por "Raindrops Keep Falling On My Head" ("Butch Cassidy") e "Best That You Can Do" ("Arthur, o Milionário Sedutor"), além de ter sucessos como "Mexican Divorce" em 1971; 70 anos de Steve Winwood, cantor solo e também de bandas como o Spencer Davies Group, pelo qual emplacou "Gimme Some Loving" em 1966; 60 anos de Eric Singer, baterista do Kiss e que é visto em 1992 tocando "Creatures of The Night" ao vivo; e 20 anos de "5", disco do Maroon Five que tem aqui "Sugar".

Domingo (dia 13) 90 anos de Ângela Maria, uma das maiores cantoras brasileiras e que imortalizou em 1959 "Babalu", cantada em playback em 2006 no "Rei Majestade", do SBT; 75 anos do nascimento de Mary Wells, falecida em 1992 e 1ª cantora contratada pela histórica gravadora Motown, pela qual lançou em 1964 "My Guy"; 40 anos de Barry Gibb se tornando o único compositor na história autor de 4 sucessos consecutivos em 1º lugar nas 100 Mais da Billboard com "If I Can't Have You", cantada aqui por Yvonne Ellimann (os outros temas foram "Night Fever" e "Staying Alive", cantadas pelos Bee Gees, e "Love Is Thicker Than Water", com Andy Gibb); e 30 anos da morte de Chet Baker, trompetista e cantor de jazz nascido em 1929 e que tocou "Time After Time" ao vivo na Bélgica em 1964.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.