Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 7 de maio de 2018 - Ano 15 / Edição 116
A última semana em revista

Obs.: registros que vão da data da última coluna inédita até o dia 6 de maio de 2018.

BOLA ROLANDO

Campeonato Brasileiro A 4ª rodada teve Grêmio 5 x 1 Santos, Flamengo 2 x 0 Internacional (retorno de Guerrero aos gramados após quase 7 meses), Atlético Paranaense 1 x 3 Palmeiras (fim de 6 meses de invencibilidade dos rubro-negros na Arena da Baixada e 11ª vitória em 14 jogos do Verdão fora de casa neste ano), Corinthians 1 x 1 Ceará (estreia de Roger nos paulistas), Cruzeiro 1 x 0 Botafogo (primeiro gol de Dedé em 1 ano e 1 mês), Vitória 1 x 2 Fluminense, Vasco 4 x 1 América Mineiro (um dos gols marcados por Kelvin, que ficou 11 meses sem jogar por lesão), São Paulo 2 x 2 Atlético Mineiro e Chapecoense 1 x 1 Paraná. A classificação aponta: em 1º, Flamengo com 10; em 2º, Palmeiras com 8; em 3º, Corinthians, Vasco*, Grêmio, Atlético Mineiro, Fluminense e Sport todos com 7; em 9º, América Mineiro e São Paulo com 6; em 11º, Atlético Paranaense e Botafogo com 5; em 13º, Internacional, Cruzeiro e Bahia com 4; em 16º, Santos* e Chapecoense com 3; em 18º, Ceará com 2; e em 19º, Vitória e Paraná com 1. A 5ª rodada terá no sábado Grêmio x Internacional (azuis sem o suspenso Ramiro e vermelhos sem o expulso William Pottker), ficando para domingo Cruzeiro x Sport, Atlético Paranaense x Atlético Mineiro, Chapecoense x Flamengo, Bahia x São Paulo, Vasco x Vitória, Corinthians x Palmeiras (verdes sem o suspenso Felipe Melo) e Santos x Paraná, com o desfecho na segunda-feira tendo Botafogo x Fluminense e Ceará x América Mineiro.

Campeonato Brasileiro Série B A 4ª rodada teve Criciúma 1 x 3 CSA (o que foi o gol contra do tricolor Nilo?), Boa Esporte 1 x 2 Juventude (Sidney Moraes não é mais técnico dos mineiros), Brasil 1 x 0 Figueirense, Londrina 1 x 1 Fortaleza, Sampaio Corrêa 1 x 1 Paysandu, CRB 3 x 1 Atlético Goianiense (todos os gols alagoanos de Williams Santana), Oeste 1 x 1 Coritiba (6º jogo dos verdes sem vitória fora de casa), Avaí 1 x 1 São Bento, Goiás 1 x 3 Vila Nova (Hélio dos Anjos demitido pelos verdes e cenas tristes envolvendo sua torcida e a polícia) e Guarani 2 x 3 Ponte Preta (5ª vitória alvinegra nos últimos 4 dérbis no Brinco de Ouro). A classificação mostra: em 1º, Vila Nova com 12; em 2º, Fortaleza e Paysandu com 10; em 4º, CSA e Figueirense com 9; em 6º, Londrina e Coritiba com 7; em 8º, Ponte Preta, Atlético Goianiense e São Bento todos com 6; em 11º, Avaí, Brasil e Oeste com 5; em 14º, Juventude e Sampaio Corrêa com 4; em 16º, Guarani e CRB com 3; em 18º, Goiás com 1; e em 20º, Criciúma e Boa Esporte com 0. Jogos da 5ª rodada: na segunda, Sampaio Corrêa x CRB; na terça, Guarani x Criciúma e Coritiba x Brasil; na sexta, Juventude x Paysandu e Atlético Goianiense x Londrina; no sábado, São Bento x Oeste, Figueirense x Avaí, CSA x Boa Esporte e Fortaleza x Goiás; e no domingo, Vila Nova x Ponte Preta.

Copa Libertadores No Grupo 1, o Grêmio goleou o Cerro Porteño por 5 x 0 (marcador que aplicou no torneio apenas diante do Palmeiras em 1995) e foi aos 8 pontos contra 7 dos adversários, 4 do Defensor e 3 do Monagas, tudo após 4 rodadas. Ramiro fez história ao se tornar o primeiro jogador gremista a marcar em quatro Libertadores diferentes (2014, 2016, 2017 e agora). No Grupo 5, o Vasco foi eliminado ao sofrer 4 x 0 do Cruzeiro, em jogo parado alguns minutos no primeiro tempo devido à explosiva tensão nas arquibancadas. Os cariocas pararam nos 2 pontos e os mineiros foram aos 8, abaixo dos 11 do Racing e acima dos 5 da Universidad de Chile, a uma rodada do fim. No Grupo 6, o Santos tomou 1 x 0 do Nacional em sua 1ª vez na história no Parque Central, mas se garantiu nas oitavas ao ainda liderar com 9 pontos contra 8 dos uruguaios e 5 de Estudiantes e Real Garcilaso, faltando uma rodada pro fim. No Grupo 7, o Corinthians ("Futebol Clube", como novamente chamado de maneira errada por Michel Temer) tomou 2 x 1 do Independiente em sua 1ª derrota como mandante desde que estreou na competição em 1977. Emerson Sheik foi o destaque negativo ao ficar menos de 2 minutos em campo graças a uma expulsão justíssima. Semana horrível para ele, que foi citado por doleiros em operação da Polícia Federal. Os paulistas ainda lideram com 7 pontos, mas os argentinos igualaram os 6 do Deportivo Lara, ambos acima dos 4 do Millonarios, tudo após 4 rodadas disputadas. E no Grupo 8, o classificado Palmeiras abotoou o Alianza Lima por 3 x 1 e confirmou a liderança com 13 pontos contra 7 do Junior e 6 do Boca Juniors.

Copa do Brasil Duas idas das oitavas: Ponte Preta 0 x 1 Flamengo e Atlético Mineiro 0 x 0 Chapecoense.

Copa do Nordeste Bahia semifinalista contra CRB ou Ceará após empatar sem gols com o Botafogo, a quem derrotara na ida. Já o ABC saiu na frente diante do Santa Cruz por 1 x 0. Por fim, a fase prévia de 2019 terminou com o CRB classificado com 3 x 1 sobre o Campinense. Ele, Confiança, Salgueiro e Sampaio Corrêa se juntarão na próxima edição aos 9 campeões estaduais e a três assegurados via ranking nacional: Fortaleza, Vitória e Santa Cruz, eliminado nas quartas do Pernambucano. Vai o Santa e não vai o vice-campeão Central. Absurdo.

Liga dos Campeões da UEFA Real Madrid e Bayern de Munique decidirão a competição no dia 26, em Kiev. Os espanhóis ficaram no 2 x 2 com o Bayern após derrotá-lo em Munique, enquanto os ingleses flertaram com o perigo ao tomar 4 x 2 na Roma e avançar por um gol a mais no agregado. Os dois times eliminados reclamaram de um pênalti não marcado para cada.

Liga Europa Atlético de Madrid e Olympique farão a final do próximo dia 16, em Lyon. Os espanhóis ganharam do Arsenal e os franceses superaram o Red Bull Salzburg no agregado graças a um gol na prorrogação.

FUTEBOL BRASILEIRO

Punição reduzida De Rildo, do Vasco: não mais 6 meses e sim 5 jogos no próximo Campeonato Carioca por lesionar João Paulo, do Botafogo, na edição deste ano.

Copa América Disputada aqui no Brasil, a edição de 2019 terá os 10 países sul-americanos e mais os convidados Japão e Catar.

Pensando na Copa Neymar publicou um vídeo fazendo embaixadinhas com o pé operado e Filipe Luís voltou a jogar menos de dois meses após a fratura na perna direita, atuando 65 minutos na derrota por 2 x 0 do seu Atlético de Madrid para o Espanyol.

FUTEBOL ESTRANGEIRO

O último "El Clásico" Disputado por Iniesta pelo Barcelona acabou em 2 x 2 com o Real Madrid.

Despedida do Emirates Stadium Arsene Wenger fez seu último jogo no estádio do Arsenal, que goleou o Burnley por 5 x 0 pelo Campeonato Inglês.

Campeão português Título assegurado pelo Porto antes ainda dos seus 2 x 1 sobre o Feirense, isso graças ao 0 x 0 entre Sporting e Benfica.

Campeão russo Deu Lokomotiv Moscou no país da Copa, 14 anos depois do último título nacional. O 1 x 0 no Zenit foi anotado por Éder, o mesmo do gol do título de Portugal na Eurocopa de 2016.

Gerrard agora é treinador O ex-jogador do Liverpool assinou por 4 anos com o Rangers de Glasgow.

OUTROS ESPORTES

Mundial de Endurance Marcadas por um acidente grave sofrido por Pietro Fittipaldi na classificação da véspera, as 6 Horas de Spa-Francorchamps foram vencidas por Fernando Alonso, que dividiu um TS050 com Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi. Primeira corrida de qualquer categoria vencida pelo espanhol desde o GP da Espanha de Fórmula 1 em 2013.

Mais um recorde de LeBron James Nos 113 x 112 do seu Cleveland Cavaliers sobre o Toronto Raptors, pela semifinal da Conferência Leste, o craque superou Scottie Pippen como maior ladrão de bolas em play-offs na história da NBA.

Liga de Basquete Feminino Semifinais definidas: Vera Cruz de Campinas x Blumenau e Sampaio Corrêa x Uninassau de Pernambuco.

Novo Basquete Brasil O Mogi das Cruzes ficou a uma vitória da final ao marcar 88 x 74 no Flamengo e o Paulistano assegurou no mínimo um 4º jogo ao empatar em 1 x 1 a série com o Bauru ao derrotá-lo por 70 x 59.

Superliga Masculina Deu Cruzeiro campeão pela 6ª vez nos últimos 7 anos - só perdeu em 2013 pro RJX - ao marcar 3 x 2 no SESI (25/16, 17/25, 25/22, 23/25 e 22/20). 24 dos 112 pontos mineiros foram de Leal, que se despediu pois jogará no Civitanova da Itália. Foi o 5º título cruzeirense nesta temporada, somado este ao Mineiro, à Supercopa, à Copa do Brasil e ao Sul-Americano.

ESPORTES: DATAS EM 0 OU 5

Quinta (dia 3) 45 anos de Reiziger, ex-defensor holandês campeão mundial e europeu pelo Ajax em 1995; e 40 anos do Anderlecht campeão da Recopa Europeia ao marcar 4 x 0 no Austria Vienna.

Domingo (dia 6) 20 anos da Internazionale campeã da Copa da UEFA com 3 x 0 sobre a Lazio, um dos gols marcados por Ronaldo Nazário.

SINTONIA PB

Novo presidente na EBC Alexandre Parola, que era porta-voz de Michel Temer e estreia em veículos de comunicação, substituiu Laerte Rímoli, que pediu para sair.

Afiliadas da Alpha FM A rádio musical paulista de estilo adulto-contemporâneo não está mais no Rio de Janeiro, onde a Feliz FM assumiu o prefixo 94,9. Em compensação, estreou a afiliada de Brasília em FM 89,9, substituindo a Brasília Super Rádio, que tocava música clássica e instrumental.

Liderança em Santos Da Bandeirantes no rádio jornalístico. Li no Flávio Ricco que pesquisa de abril apontou a RB em 1º lugar nesta cidade das 6h às 10h, faixa que tem "O Pulo do Gato", "Primeira Hora" e "Jornal Gente".

Nova programação na Rádio Guaíba Começou na quarta-feira passada. Os programas "Agora" e "Conexão Guaíba" acabaram e foram substituídos pelos novos "Direto ao Ponto", apresentado por Nando Gross e Ananda Muller das 9h às 11h, e "Guaíba News", feito das 15h às 16h30 por Samantha Klein e Gutieri Sanchez. O "Esfera Pública" segue iniciando às 13h10 e ganhou mais meia hora, o "Repórter Esportivo" foi antecipado para 16h30 (com 20 minutos a mais) e o "Correspondente" voltou a ir ao ar às 18h50.

Nova integrante do "Balanço Geral RS" Jéssica Weber estreou no quadro "A Hora da Venenosa" no programa apresentado por Alexandre Mota na Record de Porto Alegre. Ex-TV Pampa, ela substituiu Mônica Fonseca, agora apresentadora do "Masbah!" no SBT.

Manhãs da Rede Massa Mudaram na afiliada do SBT com a estreia do "Primeiro Impacto PR", apresentado das 7h às 8h por Ana Fhernandes e Eduardo Scola. O novo noticiário substituiu o "Tribuna da Massa - Manhã".

Mudanças na TV Bahia Válidas a partir desta segunda: o "Bahia Meio-Dia" passou a ser ancorado por Jéssica Senra, ex-Record, em substituição a Silvana Freire, que se despediu no último sábado e que fará projetos especiais, e Fernando Sodake, que foi para o "BATV" no lugar de Camila Marinho, que estreará um novo projeto no segundo semestre.

Morreu Luiz Gasparetto Vitimado por um câncer aos 68 anos no último dia 3, o médium apresentou programas como "Terceira Visão", na Bandeirantes dos anos 80, e "Encontro Marcado", na RedeTV!, de 2005 a 2008.

Fábio Assunção preso No ar em "Onde Nascem os Fortes", o ator da Globo bateu seu carro em outros dois. Ele foi solto depois de pagar fiança.

Algumas do Viva O canal decidiu manter as edições em "Bebê a Bordo" na televisão e publicar a íntegra dos capítulos somente na internet. Além disso, a exibição de "Brega & Chique" foi cancelada pois a sucessora da novela das 15h30 e da 0h30 será "Vale Tudo", reprisada pela segunda vez por ocasião dos 30 anos que completa neste 2018. Outra mudança é não ser mais "Roda de Fogo" e sim "A Indomada" a próxima novela das 13h30 e das 23h30, substituindo "Explode Coração". Outra novidade será "A Grande Família", que terá exibidos 140 episódios das 4 primeiras temporadas.

Mudança de série na TV Globo A atração que antecede o "Hora 1" foi trocada na semana passada. "Máquina Mortífera" passou a ter sua 1ª temporada reprisada em substituição a "Mentes Criminosas" na rede e "Flash" em São Paulo.

Bill Cosby e Roman Polanski expulsos A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas eliminou de seus quadros tanto o comediante, condenado nos últimos dias por um dos mais de 50 estupros dos quais é acusado, quanto o diretor, vencedor do Oscar por "O Pianista" e condenado na década de 1970 por estuprar uma menor de idade, motivo pelo qual nunca mais viajou até os Estados Unidos pelo risco de parar na prisão.

SINTONIA PB: DATAS EM 0 OU 5

Quarta (dia 2) 25 anos da estreia do programa "Xuxa" na TV Globo e da morte de Armando Bógus, ator nascido em 1930 e que fez novelas como "Gabriela", "Roque Santeiro" e "Tieta".

Quinta (dia 3) 75 anos de Dráuzio Varella, médico e escritor, colunista de saúde por anos na TV Globo e nas rádios Jovem Pan FM e Bandeirantes, além de autor do livro "Estação Carandiru"; e 35 anos de Cândida Oliveira, repórter e apresentadora da TV Bandeirantes do Rio de Janeiro.

Sexta (dia 4) 65 anos de Pia Zadora, cantora e atriz de filmes como "Corra Que a Polícia Vem Aí 33 1/3 - O Insulto Final"; 30 anos da TV Equinócio, afiliada da Rede Record no Amapá e que antes se chamou TV Marco Zero e TV Gazeta Marco Zero, sendo afiliada do SBT até 2000; e 20 anos das estreias do "Fala Brasil" e da novela "Estrela de Fogo" na TV Record.

Sábado (dia 5) 75 anos de Michael Palin, integrante do Monty Python e comediante de filmes como "Um Peixe Chamado Wanda"; 60 anos de Clóvis Monteiro, apresentador da Super Rádio Tupi e com passagens por Rádio Globo e várias TVs do Rio de Janeiro; 45 anos de Tina Yothers, a caçula Jennifer da série "Caras e Caretas" de 1982 a 1989; 40 anos de Júlia Feldens, atriz de novelas como "Laços de Uma Família" e "Coração de Estudante"; 25 anos do fim de "Contratempos", série estreada em 1989 e que teve 97 episódios; 15 anos de "Kubanacan", novela da TV Globo escrita por Carlos Lombardi e estrelada por Marcos Pasquim e Adriana Esteves; e 10 anos de "Ciranda de Pedra", regravação de novela da própria Globo em 1981.

Domingo (dia 6) 105 anos do nascimento de Stewart Granger, falecido em 1993 e ator de filmes como "O Homem de Cinzento" e "Scaramouche"; 55 anos de Britto Júnior, ex-repórter e ex-apresentador das TVs RBS de Caxias do Sul e Globo, SBT e Record em São Paulo; e 5 anos da estreia de Rodrigo Bocardi na apresentação do "Bom Dia SP" na TV Globo.

Segunda (dia 7) 95 anos do nascimento de Anne Baxter, falecida em 1985 e vencedora do Oscar de coadjuvante por "O Fio da Navalha", além de indicada ao de atriz principal por "A Malvada"; 50 anos de Traci Lords, popular atriz pornô da década de 80 e estrela constante da revista Penthouse; e 30 anos do fim de "Vivendo e Aprendendo", série com 209 episódios a partir de 1979 e que foi derivada de "Arnold".

Terça (dia 8) 140 anos de O Fluminense, jornal impresso de Niterói; 55 anos de Pedro Augusto, apresentador da Super Rádio Tupi e da TV Bandeirantes do Rio de Janeiro; 15 anos do "Linha Direta Justiça", versão especial do programa da TV Globo com uma reconstituição por mês de crimes famosos; e 10 anos da morte de Maria Alves, nascida em 1947 e atriz de novelas como "Xica da Silva" na Manchete e várias de Manoel Carlos na TV Globo, como "História de Amor" e "Por Amor".

CLIPE DO DIA: DATAS EM 0 OU 5

Quinta (dia 3) 115 anos do nascimento de Bing Crosby, falecido em 1977 e vencedor do Oscar de ator por "O Bom Pastor", além de popular cantor de temas como "True Love", entoado por ele com Grace Kelly no filme "Alta Sociedade", de 1956; 85 anos do nascimento de James Brown, falecido em 2006 e histórico cantor e dançarino denominado "The Godfather of Soul", dentre seus temas históricos estando "Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine", de 1970, com backing vocals de Bobby Byrd; 80 anos de Agnaldo Rayol, ator de humorísticos - muitos deles ao lado de Ronald Golias - e cantor de sucesso sobretudo em temas italianos, caso de "Mia Gioconda", que cantou a três vozes com a dupla Chrystian & Ralf em 1996 para ser tema de Geremias (Raul Cortez) em "O Rei do Gado"; e 30 anos de "Stay On These Roads", disco do A-ha que trouxe aqui a faixa-título e outros temaços, como "Touchy!", "There's Never a Forever Thing" e "You Are The One".

Sexta (dia 4) 90 anos do nascimento de Maynard Ferguson, trompetista cuja versão de 1982 para "Don't Stop 'Til You Get Enough" ficou imortalizada no Brasil como tema do "Vídeo Show" na TV Globo; 65 anos de Lulu Santos, desde 2012 um dos técnicos do "The Voice Brasil" na Globo e um dos maiores autores de sucessos pop do país a partir de "Tempos Modernos" em 1982, e de Oleta Adams, cantoraça de soul que ganhou destaque em 1989 ao entoar "Woman in Chains" com o Tears For Fears; e 55 anos do nascimento de Vange Leonel, cantora falecida em 2014 e cujo timbre especial deixou muito especial "Noite Preta" na abertura de "Vamp" em 1991.

Sábado (dia 5) 100 anos do nascimento de Dino 7 Cordas, falecido em 2006 e um dos maiores instrumentistas de choro, como demonstrado aqui no golaço que é "1 x 0"; 40 anos de "Strangers in Town", disco de Bob Seger que trouxe "Old Time Rock and Roll" e a aqui curtida "Still The Same"; e 30 anos de Adele, uma das maiores cantoras de sua geração com clássicos modernos como "Set Fire To The Rain", de 2011.

Domingo (dia 6) 60 anos de Fátima Guedes, cantora que curtirão melodiando "Sonho Desfeito", em 2008, no programa "Senhor Brasil" na TV Cultura.

Segunda (dia 7) 20 anos da morte de Eddie Rabbitt, cantor nascido em 1941 e que se destacou em 1982 no lindo dueto "You and I" com Crystal Gayle.

Terça (dia 8) 25 anos de "What is Love", compacto que explodiu aqui o sucesso do estreante cantor Haddaway; e 15 anos da morte de Elvira Pagã, nascida em 1920 e que foi atriz, vedete e cantora de músicas como "Cidade Turbilhão", apresentada por ela em 1949 no filme "O Dominó Negro".

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.