.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 15 de março de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 111
Vinícius Júnior foi "o cara" no Equador

Fazia 4 anos que o Flamengo não ganhava fora de casa pela Libertadores. O último êxito havia sido justamente contra o Emelec, ontem beneficiado tanto por um pênalti contra si não dado pela arbitragem quanto por sair na frente. Mas aí, o futuro jogador do Real Madrid entrou na segunda etapa e, em menos de 10 minutos, empatou e virou com dois grandes gols. Resultado: assédio geral (esse um assédio legal) dos torcedores ao fim da partida. O moleque de 17 anos foi "o cara" na necessária vitória rubro-negra pelo Grupo 4, no qual está agora com 4 pontos e pelo qual voltará a jogar somente em 18 de abril, num Maracanã com portões fechados, diante do Independiente Santa Fe. Antes, os colombianos visitarão o River Plate no dia 5 do mesmo mês.

Enquanto isso, o Corinthians contou com um do Emerson "Sheik das Américas" (by saudoso Deva Pascovicci) e um auto-tento para derrubar o Odete Lara... digo, Pedro de Lara... isto é, Tema de Lara... na verdade, Deportivo Lara. Assim, foi aos 4 pontos no Grupo 7 contra 3 dos venezuelanos, 1 do Millonarios e 0 do Independiente. A segunda rodada terminará hoje com os argentinos mandantes contra os colombianos. No próximo dia 18, será a vez do Coringão desafiar o "Rey de Copas" em Avellaneda. Se o Independiente não ganhar hoje, essa peleja dos alvinegros paulistanos será uma fumaceira desgraçada pois a pressão será enorme.

Hoje, o Santos receberá o Nacional pelo Grupo 6, que teve ontem o Estudiantes trincando o Garcilaso para ir aos 4 pontos contra 3 dos peruanos. Os uruguaios empataram a estreia e os alvinegros praianos perderam a sua. Será a 12ª vez que eles ficarão frente a frente, nas anteriores o Peixe faturando 3, perdendo 2 e empatando 6, inclusive os dois embates eletrizantes das oitavas de 2003. Será o primeiro jogo do Santos contra um clube do Uruguai desde o tricampeonato obtido em 2011 sobre o Peñarol no Pacaembu. Este, aliás, será o palco desta quarta-feira. Olho vivo e lanternas a postos. Sacumé, né? Vai que até o tal "plano D anti-apagão" dá errado?

Emoção não faltou no Horto

Literalmente do começo ao fim, desde as homenagens a Bebeto de Freitas até os dois pênaltis defendidos pelo Victor (agora com 16 catados de 61 cobrados contra ele enquanto alvinegro), passando pelo golaço sensacional do Zé Antônio e pela vitória do Figueirense que forçou os chutes livres a 11 passos da última linha, somente neles o Atlético Mineiro se garantindo na 4ª fase da Copa do Brasil. Aí tivemos uma perfeita prova do novo regulamento, já que o saldo simples é o que vale agora. Se fosse pelo antigo, teria dado Furacão do Estreito. Mas pedindo mil perdões à sua torcida: até pela memória do Bebeto, tinha mesmo que dar Galo. E gostei.

Enquanto isso, o São Paulo nem aí pro CRB e trincou na maior mesmo em Maceió, ainda com André Jardine como interino antes de Diego Aguirre assumi-lo no próximo sábado, contra o São Caetano. Enquanto isso, D'Alessandro perdeu um pênalti, mas se redimiu com um gol e o Internacional não teve maiores problemas para excluir com dobra na volta e quatrilho no agregado o Cianorte. Um gol espetacular do Carlos Eduardo deixou o Goiás mais ainda em vantagem, não bastando pro Coritiba o empate com o guarda-metas Wilson. Torcida do Coxa muito na bronca pois foi o 7º jogo neste ano no Couto Pereira e, creia, apenas e tão somente um foi vencido.

Depois destas pelejas e da classificação do Náutico com novo triunfo sobre o Cuiabá, a 3ª fase terminará hoje com Avaí x Fluminense (2 x 1), Vitória x Bragantino (0 x 1), Vila Nova x Ferroviário (1 x 1), Sampaio Corrêa x Ponte Preta e Ceará x Atlético Paranaense (ambos 0 x 0). Sabidos todos os 10 classificados, será esperar pelas 11h da próxima segunda-feira para sabermos os últimos 5 enfrentamentos antes das oitavas.

Outros destaques da bola rolando

Campeonato Pernambucano (quartas-de-final) O reforço no policiamento parece que adiantou pois, até onde acompanhei, nem de longe houve as mesmas gravidades da semana na Ilha do Retiro. O que preocupou foi quando Magrão pulou para defender uma bola e bateu a cabeça na trave. Felizmente, foi só um sustaço e ele levou dois pontos e nada mais. Deu Sport sem a menor cerimônia no jogo único, sonoros 3 x 0 no Santa Cruz. Vem aí as semifinais contra o Central, que tomou 2 do América, mas se classificou pois marcou 3. Enquanto isso, o escore mínimo sobre o Vitória fará o Salgueiro esperar no domingo por Náutico ou Afogados.

Campeonato Cearense (4ª rodada da 2ª fase) O Fortaleza (2º com 7) foi derrotado pelo Floresta.

Campeonato Alagoano (ida das semifinais) Um gol bastou para o ASA sair ganhador diante do CSA.

Copa Verde (volta das quartas-de-final) Após os 3 x 2 no Amapá, o Paysandu recebe hoje o Santos.

Quais serão as quartas da Liga dos Campeões?

Saberemos disso na manhã desta sexta-feira, às 8 no BBB (Big Ben Brasília). Nesta fase se garantiram Bayern de Munique, que trincou o Besiktas para fechar com 8 gols no agregado, e Barcelona, que nem tomou conhecimento do Chelsea e o detonou com um 3 x 0 sem traumas, com direito a dois do Messi, agora centenário na artilharia histórica do torneio. Na antepenúltima fase da UEFA Champions League, teremos três clubes da Espanha (Barça, Real Madrid e Sevilla), dois da Itália (Juventus e Roma), dois da Inglaterra (Liverpool e Manchester City) e um da Alemanha (Bayern de Munique). Qualquer combinação é permitida e possível. Claro que não acontecerá isso - até porque mais fácil eu assistir o Grenal do próximo domingo no camarote mais premium da Arena ao lado da "Sharon Stone de São Sepé" -, mas já pensou se sorteassem Barcelona x Real Madrid, Juventus x Roma e Liverpool x Manchester City já para agora? Seria hediondo futebolisticamente, mas seria "duca".

Curtinhas

Chuvarada com "CHU" maiúsculo Assim está aqui em Porto Alegre quando edito esta coluna e assim esteve ontem em Curitiba a ponto da Vila Capanema ficar do jeito que veem aqui. A sorte do Paraná é que tem tempo até a próxima partida ali, na quarta que vem, contra o Maringá. Até lá, ficará tudo numa boa. Eu acho...

Convocação que causa desfalques É a do Uruguai para amistosos contra República Tcheca no dia 23 e País de Gales ou China no dia 27. Martín Silva desfalcará o Vasco na semifinal e numa eventual final da Taça Rio, enquanto Arrascaeta perderá as duas semifinais do Mineiro se nelas o Cruzeiro estiver.

Adversário do Grêmio na Libertadores Empatou com ele na estreia deste ano. Falo do Defensor, que foi campeão uruguaio em 1976, 1987, 1991 e 2008. Cito este clube pois hoje completa 105 anos.

Supercopa da Argentina Deu River Plate por 2 x 0 sobre o Boca Juniors na decisão realizada em Mendoza.

Campeonato Italiano A partida atrasada por causa da nevasca finalmente aconteceu e deu Juventus sobre a Atalanta. São 74 pontos em 28 rodadas para a Velha Senhora contra 70 do Napoli.

Campeonato Francês Jogo adiantado da 31ª rodada foi vencido pelo Paris Saint Germain sobre o Angers. São 80 pontos, 17 acima do vice Monaco. Enquanto isso, Neymar mandou mal na tentativa de homenagem ao falecido Stephen Hawking. Foto sua de cadeira de rodas no Instagram com uma frase dele? Ora bolas...

Basquete da Liga das Américas Será em Buenos Aires o Final Four, na próxima semana. Mais um fator para o Mogi das Cruzes superar, visto que Estudiantes, Regatas Corrientes e San Lorenzo são todos argentinos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Rede Brasil Sul promoverá lançamento Acontece hoje uma coletiva de anúncio da nova emissora musical popular FM de Porto Alegre, que assumirá o prefixo 92,1 a partir do mês que vem. A saber o nome da emissora, seus comunicadores e mesmo se a Farroupilha voltará a ficar só em AM 680 ou se vão terminá-la.

Desligado o sinal analógico Assim ocorreu à meia-noite aqui em Porto Alegre, em Caxias do Sul e em mais 105 cidades da aldeia pampeana. Veja aqui como foi o desligamento do velho canal 12 VHF da RBS, cujo diretor de tecnologia Carlos Fini tirou a imagem do ar em entrada ao vivo feita pelo repórter Léo Saballa Jr. Para saber como foi a sequência só no 12.1 digital, acompanhe aqui. Aproveite e olhe aqui o final analógico da Bandeirantes, sem nada de mais especial e ocorrido no meio do filme "Cruzada". Também não houve algo de específico pra ocasião na Pampa, que fechou aqui seu analógico no começo da reprise do "Atualidades Pampa".

Mais do caos analógico Quando deu meia-noite, a Record mostrou um clipe especial com participação de Fábio Porchat, locução do voz-padrão nacional Doni Littieri e imagens de programas nacionais e locais para marcar o encerramento do sinal VHF. Já no SBT, nada de mais diferente também, simplesmente com o sinal que um dia foi da pioneira TV Piratini sendo desligado ao retorno de intervalo do "Programa do Ratinho". Gradualmente, os canais UHF também saíram do ar. Resta saber o que será da TV Urbana, já que ela não estava com duplicata HD no ar - logo, enquanto escrevo este tópico, esta emissora está sem sinal em termos televisivos. Vale registrar que, ainda em 31 de janeiro do ano passado, a TVE desligou seu analógico por conta própria.

Jornal cancelado em Santa Catarina Foi o "Band Cidade" desta quarta-feira. Leio no Making Of que os funcionários da TV Catarina decidiram não produzi-lo e apresentá-lo devido aos atrasos salariais, sendo este apenas mais um de muitos problemas vividos pela antiga Band/SC e mais antiga ainda TV Barriga Verde. Se não estivesse igualmente problemática, a Rede Bandeirantes tinha que intervir já nesta afiliada.

SBT para americano ver Será pela plataforma de streaming Brusa TV, que transmite conteúdos em português nos Estados Unidos. Leio na Cristina Padiglione que o SBT Internacional será captado pelo pacote BR Channel e terá toda a programação própria da emissora - ou seja: descontados os produtos estrangeiros.

Uma data brasileira Falecido no fim do ano passado, o ensaísta, jornalista, diretor teatral e roteirista Luiz Carlos Maciel nasceu há 80 anos completados nesta quinta. Atuante em publicações como Pasquim e Última Hora, encenou peças como "Esperando Godot" e publicou ensaios como "Sartre, Vida e Obra". Liderou a versão nacional da revista Rolling Stone, colaborou com veículos como Jornal do Brasil, Veja e Folha de S.Paulo, e ainda integrou a equipe do "Globo Repórter" nos anos 80, quando também colaborou com especiais musicais de João Gilberto e Gal Costa, além do programa "Chico & Caetano". Nos anos 2000, foi roteirista na Record.

Uma data estrangeira Fazendo 75 anos hoje David Cronenberg, diretor de filmes como "Sua Mente Pode Destruir", "A Mosca", "Gêmeos - Mórbida Semelhança", "Estranhos Prazeres" e "Um Método Perigoso".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: Maria Mariana

A filha do cineasta Domingos de Oliveira celebra 45 anos nesta quarta-feira. Como atriz, não teve muitas atuações na televisão, tanto que fez somente três novelas, todas na Globo: "Top Model", "Lua Cheia de Amor" e "Pedra Sobre Pedra". O efetivo destaque neste ramo veio na série "Confissões de Adolescente", da qual também foi autora e que passou na Cultura entre 1994 e 1996, depois ganhando reprise na Bandeirantes - que também mostrou a temporada produzida na França pela TF1. Curta aqui o primeiro episódio desta produção bem legal na qual ela, Georgiana Góes, Daniele Valente e Débora Secco eram as filhas de Luiz Gustavo. Como roteirista, Maria também escreveu as temporadas de 1998 e 1999 de "Malhação", sendo colaboradora entre 2007 e 2010. No cinema, teve participações como atriz em obras como "Uma Escola Atrapalhada" e "Cazuza - O Tempo Não Para".

Momento Raridade Rara: 20 anos sem Tim Maia

Dia para lembrar do eterno "síndico" nascido em 1942 e do qual maiores apresentações são dispensáveis por desnecessárias, amplamente conhecida que é sua história (até por retratada em cinema e teatro) e revisitada constantemente que segue e seguirá sempre sendo sua obra. As imagens daquele que seria seu último show, exclusivas do Multishow pois passaria nele a apresentação, até hoje não me saem da cabeça. Ao deixar o palco, Tim deixou a vida, não imediatamente e sim depois de alguns dias internado. Assista neste tópico a vários vídeos com a repercussão de sua partida nos noticiários e em outros programas da televisão.

Começo aqui com sua internação reportada por Renata Affonso no "Jornal SBT CBS Telenotícias", apresentado por Paulo Echebarria. Continuo aqui com um boletim de Cecília Leite na Globo, dentro do "Domingão do Faustão". Passo aqui para o "Jornal Nacional", com William Bonner e Carlos Nascimento apresentando uma reportagem de Lília Teles. Sigo aqui com um vídeo em dobro: "Edição da Tarde" na Manchete, com Elisa Mendes e reportagem de Nathércia Motta; e "Tempo Quente" na Bandeirantes, com Marcos Hummel. Avanço aqui pro "Jornal Onze e Meia" na Record, com Adriana de Castro apresentando uma reportagem de Fernando Cesar. E termino aqui com outro "SBT CBS", agora com Eliakim Araújo chamando a matéria de Giuliana Morrone.

Bela do Dia: Débora Tessler

Débora Tessler, publicitária e empresária gaúcha. O sorriso de quem curtiu vir à principal seção deste site. (não é por isso, não, mas bem que poderia ser pois é luminosa)

Clipe do Dia: Tim Maia

Não pode faltar ele cantando, evidentemente. Assim, assista do final de 1997 um show gravado no Metropolitan de São Paulo para exibição no ano seguinte pela hoje extinta Rede Mulher. Tem diversos dos seus principais temas, como "Azul da Cor do Mar", "Não Quero Dinheiro", "Vale Tudo", "Descobridor dos Sete Mares", "Gostava Tanto de Você", "Me Dê Motivo", "Festa de Santo Reis", "Sossego" e "Não Quero Dinheiro".

Clipe do Dia: Sabrina Salerno

Nascida há 50 anos hoje fechados em Gênova, esta italiana ganhou popularidade cantando em inglês no fim de 1987, quando lançado seu primeiro disco. Uma que tocou bastante nas rádios pop aqui do Brasil está aqui: "Boys (Summertime Love)", cujo videoclipe foi inicialmente proibido pela BBC no Reino Unido até que fosse editado pois, como notarão, Sabrina dança em uma piscina e seu biquíni cai diversas vezes, mostrando não em totalidade e sim parcialmente seus belos seios. Não que eu esteja reclamando disso, muito ao contrário. (rs)

Clipe do Dia: "Naked"

Este álbum dos Talking Heads era lançado há 30 anos hoje fechados. Seu principal para está aqui: "(Nothing But) Flowers", no qual David Byrne tem as companhias de Kirsty MacColl nos vocais de fundo e Johnny Marr (ex-Smiths) na guitarra. O videoclipe é considerado inovador no uso de tipografia.

Antes do Arremate...

...observação que faço aqui pois a coluna já estava fechada e apenas prestes a publicá-la li isso nas redes sociais: o Flamengo era o time de coração da Marielle Franco, vereadora do PSOL no Rio de Janeiro e que foi brutalmente executada com 9 tiros exatamente na mesma noite em que seu time fazia bonito fora do Rio de Janeiro. Mais um tristíssimo episódio de um Rio cada vez mais triste em janeiro e no ano inteiro. Vamos arrematar.

Arremate

Veja aqui o golaço de bicicleta de Igor, ex-base da dupla Grenal, que deu a Recopa Gaúcha ao São José.

"24 Horas" volta antes que Zequinha e Novo Hamburgo voltem a disputar um troféu entre eles!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.