.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 1º de março de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 97
Existem empates e empates

A Libertadores mostrou isso nesta quarta-feira. O do Corinthians foi bom, o do Flamengo não.

"Ah, mas o Fla encarou o gigante River Plate", alguém dirá. Mas justamente por isso o empate rubro-negro no Grupo 4 não foi bom por concedido um ponto para um oponente sempre perigoso e perdidos dois nessa parada. Não acompanhei outras jogadas da partida, somente os gols - e digo isso pois teve um pênalti que os cariocas reclamaram que não foi dado a seu favor no fim do primeiro tempo. O que eu vi foi que o gol do primeiro empate argentino foi irregular por ter impedimento. Mesmo assim, duas vezes o Mengão esteve na frente e duas vezes concedeu a igualdade. Danado começar assim. O próximo jogo do time de Carpegiani será no dia 14, fora de casa, contra o Emelec. Portanto, hoje é noite para cuidá-lo na estreia contra o Independiente Santa Fe.

Já o do Coringão foi bom por ter sido longe dos seus domínios e num jogo muito do mais ou menos (mais para menos do que para mais) contra o Millonarios, a quem quase vazou não fosse a bomba do Henrique explodir no poste. Destaque com um golaço contra o Palmeiras, Rodriguinho estava suspenso e isso fez diferença na equipe do Fábio Carille, que volta a campo pelo Grupo 7 no dia 14, diante de sua gente, contra o Odete Lara... digo, Pedro de Lara... isto é: Deportivo Lara, que estreará nesta noite contra o Independiente de Avellaneda.

Aberto num "oxo" do Nacional com o Estudiantes, o Grupo 6 terá hoje o Santos estreando no Peru, onde venceu 22 de 32 presenças por lá, mas apenas uma nas últimas 5 em 48 anos (sobre o Juan Aurich em 2012). O Garcilaso é o adversário e Gabriel, que tem 4 gols em 4 partidas no Campeonato Paulista e que desfalcará o time do Jair Ventura contra o Corinthians, é dúvida devido a dores na coxa por uma pancada tomada diante do Santo André. Mais tarde, o Palmeiras estreia no Grupo 8 visitando o Junior na Colômbia. Este quadrangular também terá nesta quinta-feira as estreias do mandante Alianza Lima e do visitante Boca Juniors.

Poucos gols na quarta-feira da Copa do Brasil

Das 8 partidas disputadas, a única com um vencedor abrindo dois gols de diferença foi a do São Paulo - que teve Jean no alvo pois Sidão se lesionou no aquecimento - diante do CRB. E isso que não foram 3 de diferença pois Cueva errou um pênalti. Se fosse no regulamento antigo, um gol marcado em Alagoas e o Galo da Pajuçara precisaria fazer 4 para reviravoltar. No entanto, passou a valer o saldo simples. Assim sendo, pênaltis só se o Tricolor sofrer qualquer diferença de dois gols. Um respiro concedido a Dorival Júnior, que vinha em má fase. Da mesma maneira, o gol do Cuiabá em Pernambuco não tem utilidade para tal fim. O Náutico fez a dobra e jogará por empate na volta, pois qualquer derrota por um de diferença levará aos tiros livres a 11 passos da marca fatal.

Com 4 jogos de invencibilidade está o Atlético Mineiro após derrotar o Figueirense pelo marcador mínimo em Florianópolis. Mesmo num bom momento, nem tudo são flores. Roger Guedes saiu pistolaço com Thiago Larghi ao ser substituído pela 7ª vez desde que chegou. Outros três times também venceram por 1 x 0: Goiás contra o Coritiba, num Serra Dourada com mais de 18 mil fãs (teve promoção: um homem comprava um ingresso e levava uma mulher de graça) e Bragantino diante do Vitória, que teve dois expulsos. Empatados três embates: Ferroviário x Vila Nova por 1 gol e Atlético Paranaense x Ceará e Ponte Preta x Sampaio Corrêa ambos "oxados". No jogo de Campinas, Fumaça ficou "revolts" ao ser substituído pelo Tricolor na etapa inicial.

A rodada de ida será completada nesta quinta por Fluminense x Avaí e Internacional x Cianorte.

Dois destaques dos Estaduais

No Carioca, o Vasco pegará o Macaé em compromisso atrasado pela 1ª rodada da Taça Rio, que aconteceu exatamente no meio de semana em que foi disputada a volta da pré-grupos da Libertadores contra o Jorge Wilstermann. Já o Cearense arrancará sua segunda fase em turno único com Fortaleza x Iguatu.

Dois e meio até três meses fora

É até quando Neymar poderá ficar fora dos gramados se recuperando da cirurgia no pé direito, que sofreu não uma fissura e sim uma "fratura importante" no quinto metatarso - ou seja: Unai Emery, quando falou aquilo de que não haveria cirurgia, acho que estava mais era torcendo internamente para assim não acontecer por talvez imaginar que a coisa fique mais complicada ainda pro Paris Saint Germain contra o Real Madrid (afinal, se com ele já não foi essas coisas todas na ida, por qual motivo melhorará sem ele na volta?). A operação acontecerá no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, por indicação do médico Rodrigo Lasmar, da Seleção. Quando surgiu a primeira notícia sobre a cirurgia, se falava em 2 meses. Voltaria um mês antes da Copa do Mundo, até daria pra levar numa boa. Mas 2 e meio a 3? Aí complica pro Tite, ficará extremamente em cima do laço.

Curtinhas

Renovou por 3 anos É Alan Ruschel com a Chapecoense. Dos três jogadores que sobreviveram à tragédia aérea, ele é o único que já voltou a jogar - Follmann não voltará, sabemos, e Neto ainda não regressou.

Chegue mais cedo ao Nilton Santos Se você estará nele para Flamengo x Botafogo às 17h deste sábado, aproveite e chegue no início da tarde. Tem preliminar às 14h15: os mesmos clubes, final da Guanabara Sub-20.

#AcabouOAmor Sabe Luiz Lombardi, que foi por muito tempo assessor do Vanderlei Luxemburgo? Li no UOL que ele está processando o treinador, ao qual acusa de recolher seu INSS durante 10 anos tomando por base o salário mínimo, muito abaixo dos reais vencimentos, o que prejudica em sua aposentadoria. Uma audiência para tentativa de conciliação aconteceu no último dia 18, mas Luxa nem aí pra comparecer - e nem aí para responder aos contatos do UOL. Agora, muito aí ele tá pra dar entrevista e se promover para conseguir outro clube. Bah!!!

Rainha suprema da Itália É a Juventus, grande sustentadora do futebol de lá há muitos anos. 4ª decisão de Copa da Itália, deu de ombros para a Atalanta. Pegará o Milan, que precisou dos pênaltis para excluir a Lazio. A decisão acontecerá em partida única em 9 de maio, no campo neutro do Olímpico de Roma.

O tubarão não o derrubou, mas o tempo sim É Mick Fanning, que deixará o surfe aos 36 anos assim que participar das duas primeiras etapas do Mundial, na Austrália. Vencedor de 22 etapas da competição e de três campeonatos, escapou ileso de um ataque de tubarão na África do Sul, em 2015.

Vai cuidar da saúde ou foi desculpa esfarrapada? Fato é que Scott Blackmun deixou a chefia do Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Sim, ele diz sofrer de câncer na próstata, por isso não estando em PyeongChang nos Jogos de Inverno. Mas como isso acontece logo depois de críticas pela maneira como conduziu o caso dos abusos sexuais cometido pelo ex-médico da seleção de ginástica Larry Nassar, sacumé...

Punição encerrada Foi a imposta à Rússia pelo Comitê Olímpico Internacional, que fez com que seus atletas não pudessem representá-la nos Jogos de Inverno. Vamos ver se agora teremos uma parada nesses casos de dopagem envolvendo atletas russos, algo tão lamentavelmente frequente nos últimos anos e que afetou inclusive a Olimpíada do Rio de Janeiro a ponto de não termos aqui sua equipe de atletismo.

Sob nova direção Sim, Heloísa Perissé e Ingrid Guimarães, foi eleito o novo presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos: Miguel Cagnoni, cujo mandato irá até fevereiro de 2021. Desta vez ele presidirá a entidade com a aprovação da FINA. A situação estava complicada havia quase um ano.

Encerrada a carreira no tênis Foi ao perder por 2 x 0 (7/6 e 7/5) para Delbonis e Gonzalez que André Sá, que competiu nas duplas do Aberto do Brasil com Thomaz Bellucci, se despediu das quadras.

Vôlei masculino em MG Depois de estrear vencendo o Montes Claros por 3 x 0 (25/22, 25/15 e 25/22), o Cruzeiro completará hoje a primeira fase do Sul-Americano contra o Peerless do Peru.

Momento Raridade Rara: 10 anos sem Haroldo de Andrade

Há 10 anos completados nesta quinta, o rádio brasileiro perdia um de seus maiores comunicadores em todos os tempos. Curitibano, estreou na latinha pela saudosa Rádio Clube Paranaense. Estreou no Rio de Janeiro em 1954, na Rádio Mauá. Sucesso com o programa "Musifone", foi contratado em 1961 pela Rádio Globo, na qual esteve até 2002 com uma breve saída que já destacarei. O começo foi com a "Alvorada Carioca" e o "Musifone", que foi com ele para a nova emissora. Nos anos 60, esteve também na Rádio Eldorado e na TV Globo, veículos co-irmãos da estação da qual se tornou um grande astro. Sem sair da Rádio Globo, esteve na TV Excelsior em 1968.

Dois anos depois, retornou ao Plim-Plim. Enquanto isso, o "Programa Haroldo de Andrade" começou a popularizar aquele que seria seu maior momento: os "Debates Populares". A breve saída aconteceu entre 1982 e 1983, quando esteve na Bandeirantes RJ. Aí veio uma até hoje imperdoável traição: ao querer nacionalizar a sua programação, a Rádio Globo demitiu Haroldo em 2002, sem lhe permitir que se despedisse dos ouvintes. Sem conseguir se acertar com outras estações, fundou sua própria emissora de rádio: a Haroldo de Andrade AM 1060, que estreou em novembro de 2005. Mas houve problemas diversos e, dois anos depois, ele saiu do ar devido a problemas de saúde. A rádio acabou 2 meses após sua morte, vendida que foi para a Canção Nova.

Acompanhe a seguir cinco registros: de 1982, um trecho da sua breve passagem pela Rádio Bandeirantes Rio, com direito a um trecho de entrevista dada a Johnny Saad; de 1999, uma homenagem ao também mítico Edmo Zarife (a voz do "Brasil-sil-sil!!!") quando de seu falecimento, sempre ao som da característica trilha sonora ao som de Tchaikovsky; de 2002, trechos daquele que nunca ninguém jamais poderia imaginar que seria o último "Programa Haroldo de Andrade" na Rádio Globo; de 2008, uma homenagem a ele feita poucos minutos após a confirmação de sua morte, com locução de Ênyo Paz; e de 2008, Márcio Gomes apresentando a reportagem de Mônica Teixeira sobre o enterro deste gigante do rádio, material do "RJTV" na Rede Globo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

O santo da "Unidos do Projac" é forte Nem estourar o tempo máximo em 5 minutos significou a queda da Grande Rio para a Série A do carnaval do Rio de Janeiro, anulado que foram os rebaixamentos dela e do Império Serrano, que havia terminado seu desfile 2 minutos antes do tempo mínimo. Então, o Grupo Especial contará com 14 escolas em 2019. Só isso já é vergonhoso, mas a coisa piora: sabem quantas agremiações foram contra a virada de mesa? Apenas, tão somente, única e exclusivamente duas: Portela e Mangueira. Pois é, rapaz, parece que as críticas sociais feitas por Beija-Flor e Tuiuti não adiantaram de nada pois elas compactuaram com algo que está alinhado às sujeiramas por elas críticas no sambódromo. Patético, tudo patético. Bah!!!

Acabou a TV analógica em Florianópolis Adiado uma vez, o desligamento enfim aconteceu no fim desta quarta na capital catarinense e em mais 6 cidades. Acompanhe aqui como foi o caos analógico na NSC (Globo), em entrada ao vivo com o repórter Edsoul Amaral, e olhe aqui o registro feito pelo SBT já apenas em sinal digital com um boletim sobre o desligamento ocorrido pouco antes (e obrigado ao EpicTimeChat e ao Giorgio Guedin pelos vídeos preciosos). A RIC (Record) mostrou apenas um clipe especial na versão analógica, enquanto Record News e TV Catarina (Bandeirantes) fizeram cortes secos para o slide que informou o desligamento.

Cirurgia de reconstrução craniana A uma dessas será submetido Alexandre Farias, o apresentador da TV Asa Branca (Globo Caruaru) que foi baleado na cabeça em setembro do ano passado, quando ficou no meio de um fogo cruzado. Li no UOL que a operação acontecerá hoje, sendo colocada uma prótese. Seu irmão José Santos Júnior disse que sessões de fisioterapia e fonoaudiologia têm acontecido diariamente e que a comunicação tem sido através de sinais e gestos pois Alexandre continua com um traqueosto.

Amanhã é o último dia deles De Matheus Furlan no "Balanço Geral Manhã" e William Travassos no "SP no Ar", já que na próxima segunda-feira os dois jornais da Rede Record passarão a ser apresentados por Bruno de Abreu. Li no UOL que Fabíola Gadelha participará do "Balanço" não mais como repórter policial, função que deixa depois de 18 anos, e sim com um quadro mais voltado para comportamento e entretenimento.

Programa de séries Estreará no dia 12: "Record News Séries". Leio no NaTelinha que ele passará de segunda a sábado, às 20h, com duração estimada de 45 minutos. Gustavo Toledo vai apresentar a cada programa, de uma só vez, todas as matérias de uma determinada reportagem especial exibida ao longo de uma semana pelo "Jornal da Record". No programa de estreia, será mostrada de uma só vez toda a série que destacou a nova postura dos brasileiros em relação a abusos físicos e psicológicos sofridos pelas mulheres.

Duas datas em 0 ou 5 Uma nossa: 90 anos do nascimento de Maurício do Valle, falecido em 1994 e que interpretou Antônio das Mortes nos filmes "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro", ambos de Glauber Rocha, além de atuar em novelas de diversas emissoras, como "Roque Santeiro" na Globo e "Pantanal" na Manchete. A outra é estrangeira: 85 anos do nascimento de Philippe de Broca, falecido em 2004 e diretor de filmes como "O Magnífico" e "O Homem que Amava as Mulheres".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: "De Frente com Gabi"

Completa 20 anos hoje a estreia de Marília Gabriela com seu programa de entrevistas no SBT, nos finais dos domingos, logo depois do "Programa Silvio Santos". A nova atração seguiu os moldes do "Cara a Cara", que fez história na Bandeirantes, mas passou a ter convidados com maior apelo popular. Isso ficou claro aqui: perceba que a convidada da estreia foi Carla Perez, a ex-dançarina do É o Tchan, que seria apresentadora da mesma emissora. Com Rita Lee ilustrando a abertura ao som do "lá vem ela, Marília Gabi Gabriela", o programa ficou no ar até março de 2000. Uma segunda fase começou em maio de 2002, de segunda a sexta, e ficou em exibição por 9 meses. Em agosto de 2003, a terceira fase marcou o retorno da exibição aos domingos. Assim ficou até abril de 2004, quando Gabi foi ser atriz na Globo em produções como "Senhora do Destino" e "Duas Caras". A quarta e última fase do "De Frente" começou em junho de 2010, sempre aos domingos, até fevereiro de 2015.

Bela do Dia: Elaine Trevisan

Elaine Trevisan, repórter e narradora da Rede Vida. Mais um belo talento feminino na crônica esportiva, inclusive destacando-se na narração tanto na televisão quanto em webrádio, servindo como uma importante incentivadora para que mais mulheres soltem sua voz como relatoras de jogos.

Clipe do Dia: destaques em 0 ou 5

O primeiro: 25 anos de "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?", álbum de estreia do Cranberries, que infelizmente pra mim acabou com a morte da Dolores O'Riordan pois, sem ela, não terá nunca mais a mesma graça. Bom, claro que o clássico maior está aqui: "Linger", popularizada mais ainda no Brasil por causa da novela "A Viagem". E o segundo destaque: 30 anos de "The Seventh One", disco do Toto que tem aqui "Pamela".

Clipe do Dia: "The Dark Side of The Moon"

São 45 anos fechados nesta quinta-feira pelo lançamento de um disco fundamental para o rock mundial e que iniciou um novo momento para o Pink Floyd. Sua importância é tão grande que, na lista dos 200 álbuns mais fundamentais do Rock and Roll Hall of Fame elaborada pela Rolling Stone, ficou em 2º lugar. A primeira faixa gravada está aqui e é uma das minhas preferidas da banda: "Us and Them", registrada ainda em junho de 1972 e que é de Roger Waters e Richard Wright com vocal de Wright e de David Gilmour. Depois de 6 dias, gravaram outra canção: curta aqui a excepcional "Money", de Waters, com vocal do Gilmour. Um detalhe é que este tema foi regravado em 1981 para a coletânea "A Collection of Great Dance Songs". Na releitura aqui, David tocou quase todos os instrumentos sozinho. Mas nas duas versões, presente está o baita saxofone de Dick Parry.

Arremate

Futebol sem torcida no estádio é horrível. Mas é uma punição necessária quando algo danoso acontece.

"24 Horas" volta antes que tirem para sempre dos estádios os violentos criminosos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.