.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 28 de fevereiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 96
Menos pior tomar empate no fim do que sofrer 4 gols

Assim foram duas estreias brasileiras na Libertadores. O atual campeão Grêmio sofreu contra o Defensor, que era mandante, mas que se fechou ao máximo. O gol tricolor finalmente saiu a menos de 10 minutos pro fim com Maicon, mas pouco depois os uruguaios empataram em rara falha defensiva pelo alto. Mesmo assim, estreou pontuando fora de casa, o que não deixa de ser positivo. O próximo jogo pelo Grupo 1 demorará mais de um mês para ocorrer: só no dia 4 de abril, em casa, contra um Monagas ontem superado em seus domínios pelo Cerro Porteño. Até lá, os comandados do Renato Portaluppi terão apenas o Campeonato Gaúcho, com o próximo compromisso sendo no domingo que vem, fora de casa, contra o Juventude. Além disso, jogará a classificação para as quartas (e eventualmente uma fuga do rebaixamento) no Grenal de 11 de março, também distante de sua gente. Caso não passe de fase, o clube teria inesperadas 3 semanas sem partidas oficiais.

Já o Cruzeiro teve um time bastante prejudicado pois Fábio ausentou-se para acompanhar o funeral do pai e Léo e Edílson foram sacados para evitar encrencas pois, suspensos que estavam por suas últimas atuações por torneios Conmebol (o primeiro foi expulso na despedida da Sul-Americana de 2017 e o segundo tomou o 3º amarelo na última decisão da Libertadores). Além disso, Fred sentiu dores na panturrilha direita e foi substituído recém no 5º minuto de disputa. Claro que o Racing se engrandeceu e saiu na frente. Mesmo assim, veio o empate. Só que os argentinos desempataram e ampliaram, estes 3 tentos anotados por Martínez. Os mineiros voltaram a encostar, mas sofreram outro gol para o escore definitivo. Primeira vez que a Raposa tomou 4 gols treinada por Mano Menezes, seja nesta passagem ou na anterior. Retorno ao Grupo 5 também em 4 de abril, recebendo o Vasco. No próximo domingo, é pegar o Atlético na matinê pelo Campeonato Mineiro.

Nesta quarta, pelo Grupo 4, o Flamengo não terá torcida contra o River Plate devido à punição pelas barbaridades aprontadas por torcedores na final da Sul-Americana. Pena, pois faltará algo muito importante neste enfrentamento com boas histórias nas últimas três décadas e meia. Com o mesmo Paulo César Carpegiani na casamata, o rubro-negro ganhou duas vezes dos Millonarios na fase semifinal da Libertadores de 1982, embora desse Peñarol naquele triangular. Especificamente o Rio de Janeiro, este enfrentamento é parelho: o Mengão também ganhou nas quartas das Supercopas de 1991 e 1993, ambas resolvidas nos pênaltis, com a primeira perdida e a segunda ganha; e sofreu duas derrotas na Mercosul de 2000. Desde lá que eles não se encaravam. Campeão da Taça Guanabara, o Fla vem de queda dos reservas pro Fluminense. Já o River não triunfa há 8 visitas. Também hoje, mas no Grupo 7, um embalado Corinthians visita o Millonarios, a quem abotoou duas vezes na Libertadores de 2013. Já o Santos ficará de olho no começo do Grupo 6 com Nacional x Estudiantes.

Agora é em 180 minutos

Depois de duas fases com jogo único, a Copa do Brasil entra no mata-ou-morre de ida e volta tradicional. Um dos destaques é São Paulo x CRB. Momento por momento, o dos alagoanos é melhor que o dos paulistas, que estão pura tensão. 4 anos atrás, eles se enfrentaram neste torneio e deu Bem-Amado sobre o Galo da Pajuçara, que fez 2 x 1 na ida e sofreu 3 x 0 na volta. Vale acompanhar também Figueirense x Atlético Mineiro. Os catarinenses atravessam longa invencibilidade e o Galo tá voltando às boas depois de uma instabilidade. Destaque também para Atlético Paranaense x Ceará. Será o primeiro enfrentamento da temporada do Furacão contra uma equipe da Série A do Campeonato Brasileiro, visto que encarou o Paraná no estadual com o sub-23. A bola rolará na Arena da Baixada, onde o CAP voltará a ter torcida no Paranaense graças a um efeito suspensivo.

O Coritiba visitará o Goiás do Hélio dos Anjos, que cumprirá suspensão devido à expulsão ante o Boa Esporte, mas que mesmo assim chegará aos 350 jogos pelo clube, no qual está em 6ª passagem e venceu 4 Goianos, a Série B de 1999 e a Centro-Oeste de 2000. O interior paulista recebe dois confrontos: Bragantino x Vitória e Ponte Preta x Sampaio Corrêa, este o primeiro de 4 compromissos consecutivos da Macaca no Moisés Lucarelli (os outros serão pelo Paulistão, um deles como "visitante" contra o Red Bull Brasil). Já o Nordeste receberá dois enfrentamentos com visitantes do Centro-Oeste: Náutico x Cuiabá e Ferroviário x Vila Nova.

Curtinhas

O que será do Neymar? Seu pai disse à ESPN Brasil que o atacante ficará mesmo até 2 meses parado, com ou sem cirurgia para a lesão no pé direito. Isso aí deve deixar "felizão" o Paris Saint Germain, cujas palavras do Unai Emery evidenciam que tentarão ao máximo deixá-lo o melhor possível para tentar os necessários 2 x 0 sobre o Real Madrid. Liga dos Campeões versus Copa do Mundo, a queda de braço da vez. A primeira ausência do homem será hoje mesmo, contra o mesmo Olympique de Marselha, agora na Copa da França.

Chapecoense premiada no Laureus A premiação dos melhores do esporte no ano anterior distinguiu o Verdão do Oeste como Melhor Momento Esportivo de 2017, pelo seu renascimento após a tragédia aérea em Medellín. Esta era a única categoria com votação popular no evento. Jakson Follmann representou a Chape.

Saldo final do Ba-Vi da vergonha 7 dos 9 jogadores expulsos foram punidos pelo TJD/BA: da parte do Vitória, Kanu foi suspenso por 10 partidas e Yago, Denílson e Rhayner todos por 8; e da parte do Bahia, Edson e Rodrigo Becão também tomaram 8 jogos, enquanto Vinícius recebeu dois. Aquela acusação de ordem para forçar o fim da partida não deu em nada pro Vagner Mancini, mas o pedido rubro-negro de liminar para o placar voltar a ser 1 x 1 foi indeferido e segue o cumprimento do regulamento e consequente 3 x 0 para os tricolores.

Tentativa de latrocínio É o que li no UOL que o inquérito policial apontou que Warley sofreu no dia 26 do mês passado. Agressor do ex-atacante e atual gerente de futebol do Botafogo da Paraíba, o travesti Victor Coelho da Silva será indiciado, ainda que sua versão tenha apontados alguns pontos de verdade.

Regressada à Seleção Feminina É Cristiane, que havia renunciado no ano passado em protesto pela saída da Emilly Lima. Porém, contudo, todavia, entretanto, isso foi revisto. O que será que a motivou?

Cerceamento da liberdade de expressão Assim quer o Sindicato dos Árbitros Esportivos da Argentina, que pode determinar paralisação dos jogos de futebol se os torcedores fizerem manifestações contrárias ao presidente Mauricio Macri, que tem recebido cânticos e gritos e nada positivos ultimamente. Baaahhh!!!

Não aceitou se despedir com um fiasco É Buffon na seleção da Itália, à qual acabou retornando ao ser convocado para amistosos contra Argentina e Inglaterra. Mas convenhamos: fará diferença, por exemplo, se a despedida for com vitórias nestes dois jogos? A Squadra Azzurra tá fora da Copa, cazzo!!!

Luto no Campeonato Espanhol Uma parada cardíaca vitimou aos 68 anos Quini, lendário atacante do Sporting de Gijón e do Barcelona, cinco vezes ganhador do Troféu Pichichi de artilheiro do torneio, do qual é o 8º maior goleador com 219 tentos, sendo 8 temporadas com no mínimo 20 gols em cada, contando a Segundona.

Vôlei masculino em MG Depois dos 3 x 0 (25/15, 25/15 e 25/18) sobre o Peerless do Peru, o Montes Claros volta hoje à quadra pelo Sul-Americano em enfrentamento das alterosas com o Cruzeiro.

Mais uma dessas coisas que ajudam a explicar o Brasil Superior Tribunal de Justiça negou pedido do Ministério Público e mantém Carlos Arthur Nuzman, ex-presidente do COB, em liberdade.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Novo programa na Band/RS Semana passada, coloquei Valéria Maciel como "Bela do Dia" e observei que seu programa "Cavalos Crioulos" passava no Canal Rural, usando isso como pretexto para registrar os 5 anos da venda dele pela RBS para a J&F. Pois bem: esquece isso do Canal Rural. A partir do próximo fim-de-semana, o "Cavalos" será transmitido pela TV Bandeirantes de Porto Alegre, às 8h dos domingos, com exibição nacional pelo Terraviva também aos domingos e também às 8, mas aí da noite. O assunto da atração nem preciso dizer pois o título evidencia: a relação de homens e mulheres com equinos e tudo que envolve seu universo.

A nova programação da TV Bandeirantes Foi anunciada nesta terça-feira para o mercado publicitário e alguns convidados da imprensa, nos quais este PB certamente não estaria nem se eu fosse de ou se pudesse estar em São Paulo pois quanto mais distante eu ficar todos de todos os lugares acharão melhor. (risos) O principal destaque é o "Agora é com Datena", programa de auditório que José Luiz apresentará aos domingos a partir de abril com reportagens especiais, brincadeiras, jogos e quadros musicais. Disse ele que a emissora e a família Saad enfim cederam aos seus pedidos para deixar a apresentação do "Brasil Urgente" depois de quase 15 anos, o que finalmente fará com que se livre dos jornais policiais - assunto do qual só continuará tratando eventualmente no seu "90 Minutos" da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Aos poucos, o jornal policial ficará em definitivo sob o comando do Joel Datena. Demorou 14 anos para sair a versão animador de auditório do Datenão, algo que certa vez esteve por acontecer em parceria com Jorge Kajuru. Uma das vezes em que isso quase aconteceu foi em 2004 e seria para uma reedição do "Perdidos na Noite", que nunca aconteceu. Acompanhe aqui 1 minuto do piloto deste programa, minuto este exibido em 2011 pois um dos convidados daquela gravação tinha sido Jair Rodrigues, a quem José Luiz homenageou no fim do "Brasil Urgente" no dia de sua morte.

Outras novidades confirmadas pela Band Falando só mesmo dos novos programas, sem incluir nestas menções as temporadas inéditas dos já consolidados, outra nova atração começará em abril e se chamará "Super Poderosas", com apresentação de Natália Leite (ex-repórter de jornalismo factual do SBT e da Record) e que é baseado no projeto Escola de Você, tocado por ela e pela Ana Paula Padrão, que procura ajudar a transformar para melhor as vidas das mulheres modernas. O programa passará às 9h50. Já em março será estreado "Cozinha do Bork", o que mostra que é mais fácil corintiano virar palmeirense ou flamenguista virar vascaíno do que Daniel sair do ar. Passará às 8h50 (portanto, tirando 20 minutos do "Café com Jornal"). Três programas semanais entrarão à noite: "Viagens ao Redor do Mundo", turismo com Rodrigo Ruas às 23h45 das segundas; "Senhor dos Céus", série da Telemundo sobre o narcotraficante mexicano Amado Carrillo Fuentes, às 22h das quintas; e "Espaço Musical", com shows nacionais e internacionais, às 22h30 das sextas. Faço um destaque para este último programa pois a Bandeirantes sempre teve tradição de mostrar bons espetáculos de artistas nossos e de fora ao longo de seus 50 anos. Contudo, como a música atual tá braba pra dedéu, receio ser isso uma geladaça.

Não mais apenas paulistana e sim nacional É Cátia Fonseca, que estreará amanhã o "Melhor da Tarde" às 14h para São Paulo e às 15h para todo o Brasil. Ao deixar a Gazeta SP depois de mais de 15 anos à frente do "Mulheres", ela volta a ter um programa exibido em rede depois de 18 anos, desde que saiu da Record após suceder Ana Maria Braga na apresentação do "Note e Anote". Nos últimos anos, Cátia (que, diga-se de passagem, está lindissimamente maravilhosíssima aos 49 anos completados exatamente no dia em que estreará) já dava as caras da Band por momentos engraçados protagonizados por ela entrarem no "Top Five" do "CQC".

Ou paga uma multa milionária ou nada feito Sei pelo Sandro Nascimento que uma parte do acordo com a Globo na rescisão de contrato estabelece que William Waack não pode assinar com nenhuma outra emissora aberta ao longo de 3 anos - ou seja: só mesmo em 2020 ele estará livre para fechar com um SBT, uma Record, uma Bandeirantes, uma RedeTV!, enfim, qualquer canal VHF e/ou UHF. Nada, no entanto, impede que ele possa fechar com outras mídias, como TV por assinatura, rádio ou internet. Ele não poderia assinar com a Record News pois é aberta, mas poderia fechar com o BandNews TV. Como se sabe, estreará provavelmente na metade de março o programa "Painel WW", que será veiculado na internet pela AllTV.

Nada de aposentadoria para Sérgio Chapelin Sei pelo Paulo Pacheco, que ouviu isso do próprio nos bastidores do Troféu Imprensa, que o apresentador da TV Globo pretendia sair de cena no fim do ano passado - ele tem 76 anos. Porém, a emissora pediu sua permanência por ao menos mais dois anos, nos quais continuará à frente do "Globo Repórter" e da "Retrospectiva". Chapelin é um clássico indispensável.

Datas em 0 ou 5 São quatro por hoje: 95 anos do nascimento de Charles Durning, ator falecido em 2012 e que foi indicado ao Oscar por "A Melhor Casa Suspeita do Texas" e "Sou ou Não Sou", além de atuar em "Golpe de Mestre" e "Tootsie"; 70 anos de Mercedes Ruehl, Oscar de atriz coadjuvante por "O Pescador de Ilusões" e cuja estreia no cinema foi numa pontinha como cliente americana de cassino em "Dona Flor e Seus Dois Maridos"; 70 anos de Mike Figgis, diretor de "Justiça Cega", "Por uma Noite Apenas" e especialmente "Despedida em Las Vegas", pelo qual foi indicado ao Oscar; 35 anos do fim de "M*A*S*H", série de comédia dramática baseada no filme de 1970, estrelada por Alan Alda e que durou 11 temporadas com 251 episódios, tendo no último episódio o recorde de audiência da TV americana ao longo de 27 anos: 105.970.000 telespectadores.

Fez aniversário 23 vezes em 90 anos É Joss Ackland, ator de filmes como "Caçada ao Outubro Vermelho" e "Máquina Mortífera 2". Justifica-se: nasceu em ano bissexto, logo, só "vai aniversariar" de novo em 2020. Mas claro que não é isso que lhe impede de, seja hoje ou amanhã (aí ele que sabe), virar nonagenário.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: "Matéria Pública"

Terminava há 15 anos completados nesta quarta-feira este jornalístico da TV Cultura, que estreou em 2000 e cujos apresentadores eram Alan Severiano, hoje repórter da TV Globo, e Luciana Camargo, hoje apresentadora da previsão do tempo na RedeTV!. Exibido de segunda a sexta das 13h às 14h, tinha como característica aprofundar assuntos do noticiário ao invés de abordá-los em reportagens rápidas. Havia também espaço para entrevistas, como essa de 2001 feita por Alan e Márcia Bongiovanni com a cantora Inezita Barroso, que havia parado de comunicar no rádio, mas que seguia na emissora com o sucesso dominical "Viola, Minha Viola".

Clipe do Dia: Teresa Cristina

Esta bela cantora de MPB celebra 50 anos nesta quarta-feira. Inicialmente interessada em música estrangeira, tomou gosto pela nossa através de composições de Candeia. Após fazer sucesso cantando em bares do Rio de Janeiro, solidificou sua carreira e ganhou palcos maiores. Separei de 2010 um pout-pourri de sambas de roda, que inclui "Cantiga de São Cosme e Damião', "Dona de Casa, Me Dá Licença" e "Pedrinha Miudinha".

Bela do Dia: Angélica Vale

Angélica Vale, atriz que voltará em breve às novelas mexicanas uma década depois de interpretar "A Feia Mais Bela". Nada feia, só muito bela a Angélica.

Clipe do Dia: Vincente Minnelli

Fãs dos filmes musicais nunca e jamais poderão e deverão esquecer dele, que nascia há 115 anos fechados hoje. Falecido em 1986, foi casado com Judy Garland e teve com ela uma filha, "uma tal" de, não sei se vocês já ouviram falar dela, uma certa... Liza Minnelli. Bom, Vincente (não é Vicente ou Vincent e sim Vincente) dirigiu obras como "O Pai da Noiva", "Assim Estava Escrito", "Sede de Viver", "Teu Nome é Mulher", "Deus Sabe Quanto Amei", "Papai Precisa Casar" e "Num Dia Claro de Verão", recebendo o Oscar de diretor por "Gigi". Separei três registros de outras obras realizadas por ele: de 1944, Judy Garland cantando "The Trolley Song" em "Agora Seremos Felizes"; de 1951, Gene Kelly e Leslie Caron numa linda cena de dança em "Sinfonia de Paris"; e de 1953, Fred Astaire e Cyd Charisse num belíssimo número musical em "A Roda da Fortuna".

Clipe do Dia: Bernadette Peters

Atriz, cantora e autora de livros infantis, ela faz 70 anos nesta quarta. Fez TV, fez teatro musical (sendo indicada a sete prêmios Tony para vencer dois) e fez filmes, entre eles "A Última Loucura de Mel Brooks", "Annie", "O Panaca" e "Dinheiro do Céu", estes dois com Steve Martin, que viria a ser seu marido por 4 anos. Um registro dela vem de 1975 e aconteceu no "The Carol Burnett Show", quando cantou "All That Jazz".

Clipe do Dia: "War"

Há exatamente 35 anos era lançado o 3º disco do U2, que trazia canções de cunho político e que mostravam a percepção de Bono Vox, The Edge, Larry Mullen e Adam Clayton sobre a realidade do mundo naquele momento. Dois são os clássicos: este aqui é "New Year's Day", com destaque absoluto para a união do teclado de Edge e do baixo do Adam; e este aqui é "Sunday Bloody Sunday", que remete ao "Domingo Sangrento" de 1972 na Irlanda do Norte, quando manifestantes de direitos civis foram mortos pelas tropas britânicas.

Arremate

O Prêmio Laureus também distinguiu Roger Federer (atleta do ano) e Serena Williams (retorno do ano).

"24 Horas" volta antes que sequer imaginemos quais serão os ganhadores do ano que vem!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.